You are on page 1of 42

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.

25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

Ioannes Paulus PP. II

Ut unum sint
sobre o Empenho Ecumnico
1995.05.25

INTRODUO

1. Ut unum sint! O apelo unidade dos cristos, que o Conclio Ecumnico Vaticano II reprops com to ardoroso empenho, ressoa com vigor cada vez maior no corao dos crentes, especialmente quando j se aproxima o ano Dois Mil que ser para eles Jubileu sagrado, comemorao da Encarnao do Filho de Deus, que Se fez homem para salvar o homem. O testemunho corajoso de tantos mrtires do nosso sculo, incluindo tambm membros de outras Igrejas e Comunidades eclesiais que no esto em plena comunho com a Igreja Catlica, d nova fora ao apelo conciliar, lembrando-nos a obrigao de acolher e pr em prtica a sua exortao. Estes nossos irmos e irms, irmanados na generosa oferta das suas vidas pelo Reino de Deus, so a prova mais significativa de que todo o elemento de diviso pode ser vencido e superado com o dom total de si prprio causa do Evangelho. Cristo chama todos os seus discpulos unidade. O ardente desejo que me move, o de renovar hoje este convite e reprop-lo com determinao, recordando aquilo que fiz ressaltar no Coliseu de Roma, em Sexta-Feira Santa de 1994, ao concluir a meditao da Via-Sacra, cujo texto fora proposto pelo venervel Irmo Bartolomeu, Patriarca ecumnico de Constantinopla. Afirmei ento que, unidos na esteira dos mrtires, os crentes em Cristo no podem permanecer divididos. Se querem verdadeira e eficazmente fazer frente tendncia do mundo a tornar vo o Mistrio da Redeno, os cristos devem professar juntos a mesma verdade sobre a Cruz. 1 A Cruz! A corrente anticrist prope-se dissipar o seu valor, esvazi-la do seu si- gnificado, negando que o homem possa encontrar nela as razes da sua nova vida e alegando que a Cruz no consegue nutrir perspectivas nem esperanas: o homem dizem um ser meramente terreno, que deve viver como se Deus no existisse.

2. A ningum passa despercebido o desafio que tudo isso coloca aos crentes. E estes no podem deixar de o enfrentar. Podero eles, portanto, recusar-se a fazer todo o possvel para, com a ajuda de Deus, abater muros de diviso e desconfiana, superar obstculos e preconceitos que impedem o anncio do Evangelho da Salvao atravs da Cruz de Jesus, nico Redentor do homem, de todo o homem? Agradeo ao Senhor por nos ter inspirado a prosseguir pelo caminho difcil, mas to rico de alegria, como o caminho da unidade e comunho entre os cristos. Os dilogos interconfessionais a nvel teolgico deram frutos positivos e palpveis: e isso encoraja-nos a continuar para diante. Mas, alm das divergncias doutrinais a resolver, os cristos no podem ignorar o peso das
1 de 42 31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

atvicas incompreenses que herdaram do passado, dos equvocos e preconceitos de uns relativamente aos outros. No raro, depois, a inrcia, a indiferena e um conhecimento recproco insuficiente agravam tal situao. Por este motivo, o empenho ecumnico deve fundar-se na converso dos coraes e na orao, ambas induzindo depois necessria purificao da memria histrica. Os discpulos do Senhor, animados pelo amor, pela coragem da verdade e pela vontade sincera de se perdoarem mutuamente e reconciliarem, so chamados, com a graa do Esprito Santo, a reconsiderarem juntos o seu doloroso passado e aquelas feridas que este, infelizmente, continua ainda hoje a provocar. So convidados pela fora sempre jovem do Evangelho a reconhecerem juntos, com sincera e total objectividade, os erros cometidos e os factores contingentes que estiveram na origem das suas deplorveis separaes. Ocorre umolhar de verdade sereno e lmpido, vivificado pela misericrdia divina, capaz de libertar os nimos e de suscitar em cada pessoa uma renovada disponibilidade em ordem ao anncio mesmo do Evangelho aos homens de todos os povos e naes.

3. Com o Conclio Vaticano II, a Igreja Catlica empenhou-se,de modo irreversvel, a percorrer o caminho da busca ecumnica, colocando-se assim escuta do Esprito do Senhor, que ensina a ler com ateno os sinais dos tempos . As experincias que viveu nestes anos, e continua a viver, iluminam ainda mais profundamente a sua identidade e misso na histria. A Igreja Catlica reconhece e confessa as fraquezas dos seus filhos, consciente de que os seus pecados constituem igualmente traies e obstculos realizao dos desgnios do Salvador. Sentindo-se constantemente chamada renovao evanglica, ela no cessa de fazer penitncia. Mas, ao mesmo tempo e mais vigorosamente, reconhece e exalta a fora do Senhor que, tendo-a cumulado com o dom da santidade, a atrai e conforma sua paixo e ressurreio. Prevenida pelas mltiplas vicissitudes da sua histria, a Igreja est empenhada em libertar-se de todo o apoio puramente humano, para viver profundamente a lei evanglica das Bem-aventuranas. Ciente de que a verdade no se impe seno pela sua prpria fora, que penetra nos espritos de modo ao mesmo tempo suave e forte , 2 nada procura para si prpria seno a liberdade de anunciar o Evangelho. De facto, a sua autoridade exerce-se no servio da verdade e da caridade. Eu mesmo tenciono promover todo e qualquer passo til a fim de que o testemunho da Comunidade Catlica inteira possa ser compreendido em toda a sua pureza e coerncia, sobretudo na perspectiva daquele encontro que espera a Igreja no limiar do novo Milnio, hora excepcional em vista da qual ela pede ao Senhor que a unidade entre todos os cristos cresa at chegar plena comunho. 3 tambm para este nobilssimo objectivo que aponta a presente Encclica que, na sua ndole essencialmente pastoral, quer ser um contributo e apoio para o esforo de todos os que trabalham pela causa da unidade.

4. Este um preciso compromisso do Bispo de Roma enquanto sucessor do apstolo Pedro. Desempenho-o com a profunda convico de obedecer ao Senhor e com a plena conscincia da minha fragilidade humana. De facto, quando o prprio Cristo confiou a Pedro esta misso especial na Igreja e lhe recomendou de confirmar os irmos, deu-lhe ao mesmo tempo a conhecer a sua debilidade humana e uma particular necessidade de converso: E tu, uma vez convertido, fortalece os teus irmos (Lc 22, 32). na prpria debilidade humana de Pedro que se manifesta plenamente como o Papa, para cumprir este especial ministrio na Igreja, depende totalmente da graa e da orao do Senhor: Eu roguei por ti, a fim de que a tua f no desfalea (Lc 22, 32). A converso de Pedro e dos seus sucessores apoia-se na orao mesma do Redentor, e a Igreja participa constantemente nesta splica. Na nossa poca ecumnica, caracterizada pelo Conclio Vaticano II, a misso do Bispo de Roma visa particularmente lembrar a exigncia da plena comunho dos discpulos de Cristo.
2 de 42 31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

O Bispo de Roma h-de ser o primeiro a fazer sua, com fervor, a prece de Cristo pela converso que indispensvel a Pedro para poder servir os irmos. Com todo o corao, peo que se associem a esta splica os fiis da Igreja Catlica e todos os cristos. Rezem todos juntamente comigo por esta converso. Sabemos que a Igreja na sua peregrinao terrena sofreu e continuar a sofrer oposies e perseguies. Mas a esperana que a sustm, inabalvel, como indestrutvel a alegria que dimana dessa esperana. Na verdade, a rocha firme e perene sobre a qual a Igreja se funda, Jesus Cristo seu Senhor.

I. O EMPENHO ECUMNICO DA IGREJA CATLICA

O desgnio de Deus e a comunho

5. Juntamente com todos os discpulos de Cristo, a Igreja Catlica funda, sobre o desgnio de Deus, o seu empenho ecumnico de reunir a todos na unidade. De facto, a Igreja no uma realidade voltada sobre si mesma, mas aberta permanentemente dinmica missionria e ecumnica, porque enviada ao mundo para anunciar e testemunhar, actualizar e expandir o mistrio de comunho que a constitui: a fim de reunir a todos e tudo em Cristo; ser para todos "sacramento inseparvel de unidade" . 4 J no Antigo Testamento, referindo-se situao do povo de Deus de ento, o profeta Ezequiel, recorrendo ao smbolo simples de duas varas, primeiro separadas e depois juntas uma outra, exprimia a vontade divina de reunir de toda a parte os membros do seu povo dividido: Serei o seu Deus e eles sero o meu povo. Ento as naes reconhecero que Eu sou o Senhor que santifica Israel (cf. 37, 16-28). Por sua vez, o Evangelho de S. Joo, pensando na situao do povo de Deus daquele tempo, v na morte de Jesus a razo da unidade dos filhos de Deus: Devia morrer pela Nao. E no somente pela Nao, mas tambm para trazer unidade os filhos de Deus que andavam dispersos (11, 51-52). De facto, como explicar a Carta aos Efsios, destruindo o muro de inimizade que os separava (...), pela Cruz levando em Si prprio a morte inimizade , Ele fez a unidade entre o que estava dividido (cf. 2, 14.16).

6. A vontade de Deus a unidade de toda a humanidade dispersa. Por este motivo, enviou o seu Filho a fim de que, morrendo e ressuscitando por ns, nos desse o seu Esprito de amor. Na vspera do sacrifcio da Cruz, Jesus mesmo pede ao Pai pelos seus discpulos e por todos os que acreditarem n'Ele, para que sejam um s, uma comunho viva. Daqui deriva o dever e a responsabilidade que incumbe, diante de Deus e do seu desgnio, sobre aqueles e aquelas que, atravs do Baptismo, se tornam o Corpo de Cristo: Corpo no qual se deve realizar em plenitude a reconciliao e a comunho. Como possvel permanecer divididos, se, pelo Baptismo, fomos imersos na morte do Senhor, ou seja, naquele mesmo acto pelo qual Deus, atravs do seu Filho, abateu os muros da diviso? A diviso contradiz abertamente a vontade de Cristo, e escndalo para o mundo, como tambm prejudica a santssima causa da pregao do Evangelho a toda a criatura . 5

3 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

O caminho ecumnico: caminho da Igreja

7. O Senhor dos sculos, porm, prossegue sbia e pacientemente o plano da sua graa a favor de ns pecadores. Comeou ultimamente a infundir de modo mais abundante nos cristos separados entre si a compuno de corao e o desejo de unio. Por toda a parte, muitos homens sentiram o impulso desta graa. Tambm surgiu entre os nossos irmos separados, por moo da graa do Esprito Santo, um movimento cada vez mais intenso em ordem restaurao da unidade de todos os cristos. Este movimento de unidade chamado ecumnico. Participam dele os que invocam Deus Trino e confessam a Cristo como Senhor e Salvador, no s individualmente, mas tambm reunidos em assembleias. Cada qual afirma que o grupo onde ouviu o Evangelho Igreja sua e de Deus. Quase todos, se bem que de modo diverso, aspiram a uma Igreja de Deus una e visvel, que seja verdadeiramente universal e enviada ao mundo inteiro, a fim de que o mundo se converta ao Evangelho e assim seja salvo, para glria de Deus . 6

8. Esta assero do Decreto Unitatis redintegratio h-de ser lida no contexto de todo o magistrio conciliar. O Conclio Vaticano II exprime a deciso da Igreja de assumir a tarefa ecumnica em prol da unidade dos cristos e de a propor convicta e vigorosamente: Este sagrado Conclio exorta todos os fiis a que, reconhecendo os sinais dos tempos, solicitamente participem do trabalho ecumnico . 7 Ao indicar os princpios catlicos do ecumenismo, o citado Decreto retoma primariamente o ensinamento sobre a Igreja presente na Constituio Lumen gentium, no captulo que trata do povo de Deus. 8 E ao mesmo tempo, tem em conta o que se afirma na Declarao conciliar Dignitatis humanae sobre a liberdade religiosa. 9 Cheia de esperana, a Igreja Catlica assume o empenho ecumnico como um imperativo da conscincia crist, iluminada pela f e guiada pela caridade. Tambm aqui se podem aplicar as palavras de S. Paulo aos primeiros cristos de Roma: O amor de Deus foi derramado em nossos coraes pelo Esprito Santo, que nos foi concedido ; assim a nossa esperana no nos deixa confundidos (Rm 5, 5). Esta a esperana da unidade dos cristos, que encontra a sua fonte divina na unidade trinitria do Pai e do Filho e do Esprito Santo.

9. O prprio Jesus, na hora da sua Paixo, pediu que todos sejam um (Jo 17, 21). Esta unidade, que o Senhor deu sua Igreja e na qual Ele quer abraar a todos, no um elemento acessrio, mas situa-se no centro mesmo da sua obra. Nem se reduz a um atributo secundrio da Comunidade dos seus discpulos. Pelo contrrio, pertence prpria essncia desta Comunidade. Deus quer a Igreja, porque Ele quer a unidade, e na unidade exprime-se toda a profundidade da sua gape. De facto, esta unidade dada pelo Esprito Santo no consiste simplesmente na confluncia unitria de pessoas que se aglomeram umas s outras. Mas trata-se de uma unidade constituda pelos vnculos da profisso de f, dos sacramentos e da comunho hierrquica. 10 Os fiis so um, porque, no Esprito, eles esto em comunho com o Filho, e, n'Ele, em comunho com o Pai: A nossa comunho com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo (1 Jo 1, 3). Para a Igreja Catlica, portanto, a comunho dos cristos no seno a manifestao neles daquela graa, pela qual Deus os torna participantes da sua prpria comunho, que a vida eterna. Por isso, as palavras de Cristo que todos sejam um so a orao dirigida ao Pai para que se cumpra plenamente o seu desgnio, de tal modo que a todos fique claro qual seja a economia

4 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

do mistrio escondido desde tempos antigos em Deus, que tudo criou (Ef 3, 9). Acreditar em Cristo significa querer a unidade; querer a unidade significa querer a Igreja; querer a Igreja significa querer a comunho de graa que corresponde ao desgnio do Pai desde toda a eternidade. Este o significado da orao de Cristo: Ut unum sint .

10. Na actual situao de diviso entre os cristos e de procura respeitosa da plena comunho, os fiis catlicos sentem-se profundamente interpelados pelo Senhor da Igreja. O Conclio Vaticano II reforou o seu empenho com uma viso eclesiolgica clara e aberta a todos os valores eclesiais presentes nos outros cristos. Os fiis catlicos enfrentam a problemtica ecumnica com esprito de f. O Conclio diz que a Igreja de Cristo subsiste na Igreja Catlica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunho com ele , e contemporaneamente reconhece que fora da sua comunidade visvel, se encontram muitos elementos de santificao e de verdade, os quais, por serem dons pertencentes Igreja de Cristo, impelem para a unidade catlica . 11 Por isso, as Igrejas e Comunidades separadas, embora creiamos que tenham defeitos, de forma alguma esto despojadas de sentido e de significao no mistrio da salvao. Pois o Esprito de Cristo no recusa servir-se delas como de meios de salvao cuja virtude deriva da prpria plenitude de graa e verdade confiada Igreja Catlica . 12

11. Deste modo, a Igreja Catlica afirma que, ao longo dos dois mil anos da sua histria, foi conservada na unidade com todos os bens que Deus quer dotar a sua Igreja, e isto apesar das crises, por vezes graves, que a abalaram, as faltas de fidelidade de alguns dos seus ministros, e os erros que diariamente investem os seus membros. A Igreja Catlica sabe que, graas ao apoio que lhe vem do Esprito Santo, as fraquezas, as mediocridades, os pecados, e s vezes as traies de alguns dos seus filhos, no podem destruir aquilo que Deus nela infundiu tendo em vista o seu desgnio de graa. E at as portas do inferno nada podero contra ela (Mt 16, 18). Contudo, a Igreja Catlica no esquece que, no seu seio, muitos eclipsam o desgnio de Deus. Ao evocar a diviso dos cristos, o Decreto sobre o ecumenismo no ignora a culpa dos homens dum e doutro lado , 13 reconhecendo que a responsabilidade no pode ser atribuda somente aos outros . Por graa de Deus, porm, no foi destrudo o que pertence estrutura da Igreja de Cristo e nem mesmo aquela comunho que permanece com as outras Igrejas e Comunidades eclesiais. Com efeito, os elementos de santificao e de verdade presentes nas outras Comunidades crists, em grau varivel duma para outra, constituem a base objectiva da comunho, ainda imperfeita, que existe entre elas e a Igreja Catlica. Na medida em que tais elementos se encontram nas outras Comunidades crists, a nica Igreja de Cristo tem nelas uma presena operante. Por este motivo, o Conclio Vaticano II fala de uma certa comunho, embora imperfeita. A Constituio Lumen gentium ressalta que a Igreja Catlica v-se unida por muitos ttulos 14 a estas Comunidades, por uma certa unio verdadeira no Esprito Santo.

12. A mesma Constituio explicitou amplamente os elementos de santificao e de verdade que, de modo distinto, se encontram e actuam para alm das fronteiras visveis da Igreja Catlica: Muitos h, com efeito, que tm e prezam a Sagrada Escritura como norma de f e de vida, manifestam sincero zelo religioso, crem de corao em Deus Pai omnipotente e em Cristo, Filho de Deus Salvador, so marcados pelo Baptismo que os une a Cristo e reconhecem

5 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

e recebem mesmo outros sacramentos nas suas prprias igrejas ou comunidades eclesisticas. Muitos de entre eles tm mesmo um episcopado, celebram a sagrada Eucaristia e cultivam a devoo para com a Virgem Me de Deus. Acrescenta-se a isto a comunho de oraes e outros bens espirituais; mais ainda, existe uma certa unio verdadeira no Esprito Santo, o qual neles actua com os dons e graas do seu poder santificador, chegando a fortalecer alguns deles at ao martrio. Deste modo, o Esprito suscita em todos os discpulos de Cristo o desejo e a prtica efectiva em vista de que todos, segundo o modo estabelecido por Cristo, se unam pacificamente num s rebanho sob um s pastor . 15 O Decreto conciliar sobre o ecumenismo, referindo-se s Igrejas Ortodoxas, chega mesmo a declarar que, pela celebrao da Eucaristia do Senhor, em cada uma dessas Igrejas, a Igreja de Deus edificada e cresce . 16 Reconhecer tudo isto uma questo de verdade.

13. Este ltimo documento enumera brevemente as implicaes doutrinais desta situao. A propsito dos membros dessas Comunidades, declara: Justificados no Baptismo pela f, so incorporados a Cristo, e, por isso, com direito se honram com o nome de cristos e justamente so reconhecidos pelos filhos da Igreja Catlica como irmos no Senhor . 17 Pensando nos mltiplos bens presentes nas outras Igrejas e Comunidades eclesiais, o Decreto acrescenta: Tudo isso, que de Cristo provm e a Cristo conduz, pertence por direito nica Igreja de Cristo. Tambm no poucas aces sagradas da religio crist so celebradas entre os nossos irmos separados. Por vrios modos, conforme a condio de cada Igreja ou Comunidade, estas aces podem realmente produzir a vida da graa. Devem mesmo ser tidas como aptas para abrir a porta comunho da salvao . 18 Trata-se de textos ecumnicos da maior importncia. Para alm dos limites da Comunidade Catlica, no existe o vazio eclesial. Muitos elementos de grande valor (eximia), que esto integrados na Igreja Catlica na plenitude dos meios de salvao e dos dons de graa que a edificam, acham-se tambm nas outras Comunidades crists.

14. Todos estes elementos trazem consigo o apelo unidade, para nela encontrarem a sua plenitude. No se trata de aglomerar todas as riquezas dispersas nas Comunidades crists, com o fim de se chegar a uma Igreja que Deus teria em vista para o futuro. Segundo a grande Tradio atestada pelos Padres do Oriente e do Ocidente, a Igreja Catlica cr que, no acontecimento do Pentecostes, Deus j manifestou a Igreja na sua realidade escatolgica, que Ele preparava desde o tempo de Abel, o justo . 19 Ela j est presente. Por este motivo, j nos encontramos no fim dos tempos. Os elementos desta Igreja, j presente, existem, incorporados na sua plenitude, na Igreja Catlica e, sem tal plenitude, nas outras Comunidades, 20 onde certos aspectos do mistrio cristo foram, por vezes, mais eficazmente manifestados. O ecumenismo busca precisamente fazer crescer a comunho parcial existente entre os cristos at plena comunho na verdade e na caridade.

Renovao e converso

15. Passando dos princpios, do imperativo da conscincia crist realizao do caminho ecumnico rumo unidade, o Conclio Vaticano II pe em relevo sobretudo a necessidade da converso do corao. O anncio messinico completou-se o tempo e o Reino de Deus est perto , e o consequente apelo convertei-vos e crede no Evangelho (Mc 1, 15)

6 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

, com os quais Jesus inaugura a sua misso, indicam o elemento essencial que deve caracterizar qualquer novo incio: a exigncia fundamental da evangelizao em cada etapa do caminho salvfico da Igreja. Mas isso aplica-se de modo particular ao processo desencadeado pelo Conclio Vaticano II que incluiu, no mbito da renovao, a tarefa ecumnica de unir os cristos divididos entre si: No existe verdadeiro ecumenismo sem converso interior . 21 O Conclio apela tanto converso pessoal, como converso comunitria. O anseio de cada Comunidade crist pela unidade cresce ao ritmo da sua fidelidade ao Evangelho. Ao referir-se s pessoas que vivem a sua vocao crist, o Conclio fala de converso interior, de renovao da mente. 22 Assim, cada um tem que se converter mais radicalmente ao Evangelho e, sem nunca perder de vista o desgnio de Deus, deve rectificar o seu olhar. Com o ecumenismo, a contemplao das maravilhas de Deus (mirabilia Dei) enriqueceu-se de novos espaos onde o Deus Trino suscita a aco de graas: a percepo de que o Esprito age nas outras Comunidades crists, a descoberta de exemplos de santidade, a experincia das infindveis riquezas da comunho dos santos, o contacto com aspectos surpreendentes do compromisso cristo. E correlativamente estendeu-se tambm a necessidade de penitncia: a conscincia de certas excluses que ferem a caridade fraterna, de certas recusas em perdoar, de um certo orgulho, daquele entrincheiramento anti-evanglico na condenao dos outros , de um desprezo que deriva de falsa presuno. Assim, toda a vida dos cristos est marcada pela solicitude ecumnica e, de certo modo, eles so chamados a deixarem-se plasmar por ela.

16. No magistrio conciliar, h um nexo claro entre renovao, converso e reforma. Afirma: A Igreja peregrina chamada por Cristo a essa reforma perene. Como instituio humana e terrena, a Igreja necessita perpetuamente desta reforma. Assim, se em vista das circunstncias das coisas e dos tempos houve deficincias (...), tudo seja recta e devidamente restaurado no momento oportuno . 23 Nenhuma Comunidade crist pode furtar-se a este apelo. Dialogando com franqueza, as Comunidades ajudam-se a olhar-se conjuntamente luz da Tradio Apostlica. Isto leva-as a perguntar-se se realmente exprimem adequadamente tudo aquilo que o Esprito transmitiu atravs dos Apstolos. 24 Pelo que diz respeito Igreja Catlica, vrias vezes, como, por exemplo, por ocasio do aniversrio do Baptismo da Rus', 25 ou da comemorao, ao cumprirem-se onze sculos, da aco evangelizadora dos Santos Cirilo e Metdio, 26 chamei a ateno para tais exigncias e perspectivas. Mais recentemente, o Directrio para a aplicao dos princpios e das normas sobre o ecumenismo, publicado com a minha aprovao pelo Pontifcio Conselho para a Promoo da Unidade dos Cristos, aplicou-as no campo pastoral. 27

17. Relativamente aos outros cristos, os documentos principais da Comisso F e Constituio 28 e as declaraes de numerosos dilogos bilaterais forneceram j s Comunidades crists teis instrumentos para discernir o que necessrio ao movimento ecumnico e converso que este deve suscitar. Tais estudos so importantes sob dois aspectos: mostram os notveis progressos j alcanados e infundem esperana por constituirem uma base segura para a busca da unidade que se h-de continuar e aprofundar. A progressiva comunho numa contnua reforma, realizada luz da Tradio Apostlica, , sem dvida, um dos traos tpicos e mais importantes do ecumenismo, na actual situao do povo cristo. Por outro lado, aquela tambm uma garantia essencial para o seu futuro. Os fiis da Igreja Catlica no podem ignorar que o mpeto ecumnico do Conclio Vaticano II um dos resultados do grande empenhamento da Igreja de ento em perscrutar-se luz do Evangelho e da grande Tradio. Bem o compreendera o meu predecessor, Papa Joo XXIII,

7 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

que, ao convocar o Conclio, se recusou a separar a actualizao da abertura ecumnica. 29 No final da Assembleia Conciliar, o Papa Paulo VI consagrou a vocao ecumnica do Conclio ao retomar o dilogo da caridade com as Igrejas em comunho com o Patriarca de Constantinopla, realizando com ele aquele gesto concreto e altamente significativo que relegou para o esquecimento e tirou da memria e do meio das Igrejas as excomunhes do passado. H que lembrar que a criao de um organismo especial para o ecumenismo coincidiu com o prprio incio da preparao do Conclio Vaticano II, 30 e que, atravs de tal organismo, os pareceres e avaliaes das outras Comunidades crists tiveram a sua parte nos grandes debates sobre a Revelao, a Igreja, a natureza do ecumenismo, e a liberdade religiosa.

Importncia fundamental da doutrina

18. Retomando uma ideia que o prprio Papa Joo XXIII tinha expresso na abertura do Conclio, 31 o Decreto sobre o ecumenismo menciona a forma de expor a doutrina, entre os elementos de reforma contnua. 32 No se trata, neste contexto, de modificar o depsito da f, de mudar o significado dos dogmas, de banir deles palavras essenciais, de adaptar a verdade aos gostos de uma poca, de eliminar certos artigos do Credo com o falso pretexto de que hoje j no se compreendem. A unidade querida por Deus s se pode realizar na adeso comum ao contedo integral da f revelada. Em matria de f, a cedncia est em contradio com Deus, que a Verdade. No Corpo de Cristo Ele que Caminho, Verdade e Vida (Jo 14, 6) , quem poderia considerar legtima uma reconciliao levada a cabo custa da verdade? A Declarao conciliar sobre a liberdade religiosa atribui dignidade humana a procura da verdade, sobretudo no que diz respeito a Deus e sua Igreja , 33 e a adeso s suas exigncias. Portanto um estar juntos que trasse a verdade, estaria em oposio com a natureza de Deus, que oferece a sua comunho, e com a exigncia de verdade que vive no mais profundo de todo o corao humano.

19. Contudo, a doutrina deve ser apresentada de modo que se torne compreensvel queles para quem o prprio Deus a destina. Na Epstola encclica Slavorum apostoli, lembrava como, por tal motivo, Cirilo e Metdio se esforaram em traduzir as noes da Bblia e os conceitos da teologia grega num contexto de experincias histricas e de pensamento muito diverso. Queriam que a nica palavra de Deus fosse assim tornada acessvel pela adopo dos meios de se exprimir prprios de cada civilizao . 34 Compreenderam que no podiam impor aos povos aos quais deviam pregar nem sequer a indiscutvel superioridade da lngua grega e da cultura bizantina, ou os costumes e modos de comportar-se da sociedade mais desenvolvida, em que eles prprios haviam sido educados . 35 Desta forma, praticavam aquela perfeita comunho no amor 1 preserva a Igreja de qualquer forma de particularismo, exclusivismo tnico ou preconceito racial, bem como de qualquer sobranaria nacionalista . 36 No mesmo esprito, no hesitei em dizer aos aborgenes da Austrlia: No deveis ser um povo dividido em duas partes (...). Jesus exorta-vos a acolher as suas palavras e os seus valores na vossa prpria cultura . 37 J que, por sua prpria natureza, o dado de f se destina humanidade inteira, isso requer que ele seja traduzido em todas as culturas. De facto, o elemento que decide a comunho na verdade o significado da verdade. A expresso da verdade pode ser multiforme. E a renovao das formas de expresso torna-se necessria para transmitir ao homem de hoje a mensagem evanglica no seu significado imutvel. 38 Esta renovao tem, por isso, grande importncia ecumnica . 39 E no s uma renovao no modo de exprimir a f, mas da prpria vida de f. Poder-se-ia ento perguntar: quem deve actu-la? O Conclio responde com clareza a esta pergunta: tal solicitude vale para toda a
8 de 42 31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

Igreja, tanto para os fiis como para os pastores. Afecta a cada um em particular, de acordo com a sua capacidade, quer na vida crist quotidiana, quer nas investigaes teolgicas e histricas . 40

20. Tudo isto extremamente importante e de significado fundamental para a actividade ecumnica. V-se, de modo inequvoco, que o ecumenismo, o movimento a favor da unidade dos cristos, no s uma espcie de apndice , que se vem juntar actividade tradicional da Igreja. Pelo contrrio, pertence organicamente sua vida e aco, devendo, por conseguinte, perme-la no seu todo e ser como que o fruto de uma rvore que cresce sadia e viosa at alcanar o seu pleno desenvolvimento. Assim acreditava na unidade da Igreja o Papa Joo XXIII, e desse modo contemplava ele a unidade de todos os cristos. Ao referir-se aos outros cristos, grande famlia crist, constatava: muito mais forte aquilo que nos une do que quanto nos divide . E o Conclio Vaticano II, por seu lado, exorta: Lembrem-se todos os cristos de que tanto melhor promovero a unio dos cristos quanto mais se esforarem por levar uma vida mais pura, de acordo com o Evangelho. Porque, quanto mais unidos estiverem em comunho estreita com o Pai, o Verbo e o Esprito, tanto mais ntima e facilmente conseguiro aumentar a fraternidade mtua . 41

Primado da orao

21. Esta converso do corao e esta santidade de vida, juntamente com as oraes particulares e pblicas pela unidade dos cristos, devem ser tidas como a alma de todo o movimento ecumnico, e com razo podem ser chamadas ecumenismo espiritual . 42 Avana-se pelo caminho que conduz converso dos coraes ao ritmo do amor que se dedica a Deus e, ao mesmo tempo, aos irmos: a todos os irmos, inclusive queles que no esto em plena comunho connosco. Do amor nasce o desejo de unidade, mesmo naqueles que sempre ignoraram tal exigncia. O amor artfice de comunho entre as pessoas e entre as Comunidades. Se nos amamos, tendemos a aprofundar a nossa comunho, a orient-la para a perfeio. O amor dedicado a Deus como fonte perfeita de comunho a unidade do Pai, do Filho e do Esprito Santo , para dela haurir a fora de suscitar a comunho entre as pessoas e as Comunidades, ou de a restabelecer entre os cristos ainda divididos. O amor a corrente mais profunda que d vida e infunde vigor ao processo que leva unidade. Este amor encontra a sua expresso mais acabada na orao em comum. Quando os irmos que no esto em perfeita comunho entre si, se reunem em comum para rezar, esta sua orao definida pelo Conclio Vaticano II como alma de todo o movimento ecumnico. Essa orao comum um meio muito eficaz para impetrar a unidade , uma genuna manifestao dos vnculos pelos quais ainda esto unidos os catlicos com os irmos separados . 43 Mesmo quando no se reza formalmente pela unidade dos cristos, mas por outros motivos como, por exemplo, pela paz, a orao torna-se, por si prpria, expresso e confirmao da unidade. A orao comum dos cristos convida o prprio Cristo a visitar a comunidade dos que Lhe rezam: Pois onde estiverem reunidos, em meu nome, dois ou trs, Eu estou no meio deles (Mt 18, 20).

22. Quando os cristos rezam juntos, a meta da unidade fica mais prxima. A longa histria dos

9 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

cristos, marcada por mltiplas fragmentaes, parece recompor-se tendendo para a Fonte da sua unidade que Jesus Cristo. Ele sempre o mesmo ontem, hoje e por toda a eternidade (Heb 13, 8). Na comunho de orao, Cristo est realmente presente; reza em ns , connosco e por ns . Ele que guia a nossa orao no Esprito Consolador, que prometeu e deu sua Igreja no Cenculo de Jerusalm, quando a constituiu na sua unidade original. No caminho ecumnico para a unidade, a primazia pertence, sem dvida, orao comum, unio orante daqueles que se congregam volta do prprio Cristo. Se os cristos, apesar das suas divises, souberem unir-se cada vez mais em orao comum ao redor de Cristo, crescer a sua conscincia de como reduzido o que os divide em comparao com aquilo que os une. Se se encontrarem sempre mais assiduamente diante de Cristo na orao, os cristos podero ganhar coragem para enfrentar toda a dolorosa realidade humana das divises, e reencontrar-se-o juntos naquela comunidade da Igreja, que Cristo forma incessantemente no Esprito Santo, apesar de todas as debilidades e limitaes humanas.

23. Enfim, a comunho na orao induz a ver com olhos novos a Igreja e o cristianismo. Com efeito, no se deve esquecer que o Senhor implorou do Pai a unidade dos seus discpulos, para que servisse de testemunho sua misso e o mundo pudesse acreditar que o Pai O tinha enviado (cf. Jo 17, 21). Pode-se afirmar que o movimento ecumnico teve incio, em determinado sentido, da experincia negativa daqueles que, anunciando o nico Evangelho, se apelavam cada qual prpria Igreja ou Comunidade eclesial: uma contradio que no podia passar despercebida a quem escutava a mensagem de salvao e que nisso via um obstculo para acolher o anncio evanglico. Infelizmente, este grave impedimento no est superado. verdade! No estamos ainda em plena comunho. E todavia, no obstante as nossas divises, estamos percorrendo o caminho para a plena unidade aquela unidade que caracterizava a Igreja Apostlica nos seus incios e que ns procuramos sinceramente: prova-o a nossa orao comum, guiada pela f. Nela, reunimo-nos no nome de Cristo que Um. Ele a nossa unidade. A orao ecumnica est ao servio da misso crist e da sua credibilidade. Por isso, deve estar especialmente presente na vida da Igreja e em cada actividade que tenha a finalidade de favorecer a unidade dos cristos. como se tivssemos sempre de voltar a reunir-nos no Cenculo de Quinta-Feira Santa, embora a nossa presena juntos, em tal lugar, aguarde ainda a sua completa realizao at quando, superados os obstculos que se interpem perfeita comunho eclesial, todos os cristos possam reunir-se na nica celebrao da Eucaristia. 44

24. motivo de alegria constatar como os vrios encontros ecumnicos incluem, quase sempre, a orao, antes, culminam nela. A Semana de Orao pela unidade dos cristos, que se celebra no ms de Janeiro ou, em alguns pases, por volta do Pentecostes, tornou-se uma tradio difusa e consolidada. Mas, mesmo fora dela, muitas so as ocasies, ao longo do ano, que induzem os cristos a rezarem juntos. Neste contexto, desejo mencionar aquela experincia particular que o peregrinar do Papa pelas Igrejas, nos diversos continentes e nos vrios pases daoikoumene contempornea. Estou ciente de que foi o Conclio Vaticano II que encaminhou o Papa para este especial exerccio do seu ministrio apostlico. Mais: o Conclio fez deste peregrinar do Papa um preciso dever no cumprimento do papel do Bispo de Roma ao servio da comunho. 45 Estas minhas visitas comportaram, quase sempre, um encontro ecumnico e a orao comum de irmos que procuram a unidade em Cristo e na sua Igreja. Recordo, com particular emoo, a orao em comum com o Primaz da Comunho Anglicana na Catedral de Canturia, em 29 de Maio de 1982, quando, naquele templo admirvel, reconhecia uma demonstrao eloquente dos nossos longos anos de herana comum e dos tristes anos de separao que se lhes seguiram ; 46 nem posso esquecer os encontros ecumnicos nos Pases Escandinavos e Nrdicos (1-10 de Junho de 1989), nas
10 de 42 31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

Amricas e na frica, ou aqueloutro na sede do Conselho Ecumnico das Igrejas (12 de Junho de 1984), o organismo que se prope como objectivo chamar as Igrejas e as Comunidades eclesiais, que dele fazem parte, meta da unidade visvel numa s f e numa nica comunidade eucarstica, expressa no culto e na vida comum em Cristo . 47 E como poderei esquecer a minha participao na liturgia eucarstica na igreja de S. Jorge, no Patriarcado Ecumnico (30 de Novembro de 1979), e a celebrao na Baslica de S. Pedro, durante a visita a Roma do meu venervel Irmo, o Patriarca Dimtrios I (6 de Dezembro de 1987)? Naquela circunstncia, junto do altar da Confisso, ns professamos juntos o Smbolo NicenoConstantinopolitano, conforme o texto original grego. impossvel descrever em poucas palavras os traos especficos que caracterizaram cada um destes encontros de orao. Pelos condicionalismos do passado que, de modo varivel, pesavam sobre cada um deles, todos se revestem de uma prpria e singular expressividade; todos esto esculpidos na memria da Igreja, que guiada pelo Esprito Parclito na procura da unidade de todos os crentes em Cristo.

25. No foi s o Papa que se fez peregrino. Durante estes anos, numerosos dignos representantes de outras Igrejas e Comunidades eclesiais me visitaram em Roma, e pude rezar com eles em ocasies pblicas e privadas. Aludi j presena do Patriarca ecumnico Dimtrios I. Gostaria agora de lembrar tambm aquele encontro de orao que congregou, na Baslica de S. Pedro, para a celebrao das Vsperas, a minha pessoa e os Arcebispos luteranos, primazes da Sucia e da Finlndia, por ocasio do VIo centenrio da canonizao de Santa Brgida (5 de Outubro de 1991). Trata-se s de um exemplo, j que a conscincia do dever de orar pela unidade se tornou parte integrante da vida da Igreja. No existe acontecimento importante, significativo, que no goze da presena recproca e da orao dos cristos. -me impossvel enumerar todos estes encontros, embora cada um merecesse ser nomeado. Verdadeiramente o Senhor tomou-nos pela mo e guia-nos. Estes encontros, estas oraes escreveram j pginas e pginas do nosso Livro da unidade , um Livro que devemos sempre folhear e reler para dele obter inspirao e esperana.

26. A orao, a comunho de orao permite-nos voltar verdade evanglica das palavras: Um s o vosso Pai (Mt 23, 9) aquele Pai, Abb, que o prprio Cristo invoca, Ele que seu Filho unignito e consubstancial. E o mesmo se diga quanto afirmao: Um s o vosso Mestre, e vs sois todos irmos (Mt 23, 8). A orao ecumnica descobre esta dimenso fundamental da fraternidade em Cristo, que morreu para reunir na unidade todos os filhos de Deus que estavam dispersos, morreu para que, tornando-nos filhos no Filho (cf. Ef 1, 5), reflectssemos mais plenamente a insondvel realidade da paternidade de Deus e, ao mesmo tempo, a verdade sobre a humanidade prpria de cada um e de todos. A orao ecumnica , a orao dos irmos e irms exprime tudo isso. Precisamente por estarem separados entre si, eles, com esperana ainda maior, unem-se em Cristo, confiando-Lhe o futuro da sua unidade e da sua comunho. Aqui poder-se-ia aplicar, uma vez mais e muito a propsito, o ensinamento do Conclio: Quando o Senhor Jesus pede ao Pai que todos sejam um (...), como ns somos um (Jo 17, 21-22), sugere abrindo perspectivas inacessveis razo humana que h uma certa analogia entre a unio das pessoas divinas entre Si e a unio dos filhos de Deus na verdade e na caridade . 48 A prpria converso interior do corao, condio essencial de toda a autntica procura da unidade, deriva da orao e por ela orientada para a sua perfeio: Os anseios de unidade nascem e amadurecem a partir da renovao da mente, da abnegao de si mesmo e da librrima efuso da caridade. Por isso, devemos implorar do Esprito divino a graa da sincera abnegao, humildade e mansido em servir, e da fraterna generosidade para com os outros . 49
11 de 42 31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

27. No entanto, rezar pela unidade no est s reservado a quem vive num contexto de diviso entre os cristos. Naquele dilogo ntimo e pessoal, que cada um de ns deve estabelecer com o Senhor na orao, a preocupao pela unidade no pode ficar de fora. Pois s assim que tal preocupao far parte plenamente da realidade da nossa vida e dos compromissos que assumimos na Igreja. Para confirmar esta exigncia, eu quis propor aos fiis da Igreja Catlica um modelo, que me parece exemplar, o de uma freira trapista, Maria Gabriela da Unidade, que proclamei beata no dia 25 de Janeiro de 1983. 50 A Irm Maria Gabriela, chamada pela sua vocao a estar fora do mundo, dedicou a existncia meditao e orao, centradas no captulo 17 do Evangelho de S. Joo, oferecendo-as pela unidade dos cristos. Est aqui o fulcro de toda a orao: a oferta total e sem reservas da prpria vida ao Pai, pelo Filho, no Esprito Santo. O exemplo da Irm Maria Gabriela ensina e faz-nos compreender como no haja tempos, situaes ou lugares particulares para rezar pela unidade. A orao de Cristo ao Pai modelo para todos, sempre e em qualquer lugar.

Dilogo ecumnico

28. Se a orao a alma da renovao ecumnica e do anseio pela unidade, sobre ela se baseia e dela recebe apoio tudo aquilo que o Conclio define dilogo . Essa definio no certamente independente do pensamento personalista actual. A atitude de dilogo situa-se ao nvel da natureza da pessoa e da sua dignidade. Do ponto de vista filosfico, uma tal posio une-se verdade crist sobre o homem expressa pelo Conclio: ele a nica criatura sobre a terra a ser querida por Deus por si mesma ; por isso, o homem no pode encontrar-se plenamente a no ser no sincero dom de si mesmo . 51 O dilogo passagem obrigatria do caminho a percorrer para a auto-realizao do homem, tanto do indivduo como de cada comunidade humana. Embora do conceito de dilogo parea emergir em primeiro plano o aspecto cognoscitivo (dia-logos), todo o dilogo contm em si uma dimenso global, existencial. Por isso, ele compromete o indivduo humano na sua totalidade; o dilogo entre as comunidades empenha, de modo particular, a subjectividade de cada uma delas. Esta verdade sobre o dilogo, expressa com tanta profundidade pelo Papa Paulo VI na Encclica Ecclesiam suam, 52 foi tambm assumida pela doutrina e pela prtica ecumnica do Conclio. O dilogo no apenas uma troca de ideias; de algum modo, sempre um intercmbio de dons . 53

29. Por este motivo, tambm o Decreto conciliar sobre o ecumenismo pe em primeiro plano todos os esforos para eliminar palavras, juzos e aces que, segundo a equidade e a verdade, no correspondem condio dos irmos separados e, por isso, tornam mais difceis as relaes com eles . 54 Tal documento enfrenta a questo do ponto de vista da Igreja Catlica, referindo-se ao critrio que ela deve aplicar em relao aos outros cristos. Em tudo isso, porm, h uma exigncia de reciprocidade. Ater-se a tal critrio compromisso de cada uma das partes que quer dialogar, e condio prvia para o iniciar. preciso passar de uma posio de antagonismo e de conflito para um nvel onde um e outro se reconheam reciprocamente como partner . Quando se comea a dialogar, cada uma das partes deve pressupor uma vontade de reconciliao no seu interlocutor, de unidade na verdade. Para realizar tudo isso, devem desaparecer as manifestaes de confrontao recproca. Somente assim o dilogo ajudar a superar a diviso e poder aproximar da unidade.

12 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

30. Pode-se afirmar, com viva gratido ao Esprito de verdade, que o Conclio Vaticano II foi um acontecimento abenoado, durante o qual se estabeleceram as condies basilares para a participao da Igreja Catlica no dilogo ecumnico. Por outro lado, a presena de numerosos observadores de vrias Igrejas e Comunidades eclesiais, a sua profunda participao no evento conciliar, os inmeros encontros e as oraes comuns que o Conclio tornou possvel, contriburam para criar as condies para dialogar juntos. Durante o Conclio, os representantes das outras Igrejas e Comunidades crists experimentaram a disponibilidade para o dilogo por parte do episcopado catlico de todo o mundo e, em particular, da S Apostlica.

Estruturas locais de dilogo

31. O empenhamento no dilogo ecumnico, tal como ficou patente desde os tempos do Conclio, longe de ser prerrogativa da S Apostlica, incumbe tambm sobre cada uma das Igrejas locais ou particulares. Especiais comisses para a promoo do esprito e da aco ecumnica foram institudas pelas Conferncias Episcopais e pelos Snodos das Igrejas Orientais Catlicas. Anlogas e oportunas estruturas operam ao nvel de cada diocese. Tais iniciativas comprovam o envolvimento concreto e geral da Igreja Catlica na aplicao das orientaes conciliares sobre o ecumenismo: este um aspecto essencial do movimento ecumnico. 55 O dilogo no s foi iniciado, mas tornou-se uma expressa necessidade, uma das prioridades da Igreja; em consequncia, foi aprimorada a tcnica de dialogar, favorecendo, contemporaneamente, o crescimento do esprito de dilogo. Neste contexto, pretende-se aludir, antes de mais, ao dilogo entre os cristos das diversas Igrejas ou Comunidades, estabelecido entre peritos competentes, (...) em que cada qual explica mais profundamente a doutrina da sua Comunidade, e apresenta com clareza as suas caractersticas . 56 No entanto, til a cada fiel conhecer o mtodo que permite o dilogo.

32. Como afirma a Declarao conciliar sobre a liberdade religiosa, a verdade deve ser buscada pelo modo que convm dignidade da pessoa humana e da sua natureza social, isto , por meio de uma busca livre, com a ajuda do magistrio ou ensino, da comunicao e do dilogo, com os quais os homens do a conhecer uns aos outros a verdade que encontraram ou julgam ter encontrado, a fim de se ajudarem mutuamente na inquirio da verdade; uma vez conhecida esta, deve-se aderir a ela com um firme assentimento pessoal . 57 O dilogo ecumnico tem uma importncia essencial. Com este dilogo, todos adquirem um conhecimento mais verdadeiro e um apreo mais justo da doutrina e da vida de cada Comunho. Ento estas Comunhes conseguem tambm uma mais ampla colaborao em certas obrigaes que a conscincia crist exige em vista do bem comum. E onde for possvel, reunem-se em orao unnime. Enfim, todos examinam a sua fidelidade vontade de Cristo acerca da Igreja e, na medida da necessidade, levam vigorosamente por diante o trabalho de renovao e de reforma . 58

Dilogo como exame de conscincia

13 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

33. Segundo o Conclio, o dilogo ecumnico tem o carcter de uma procura comum da verdade, em particular sobre a Igreja. De facto, a verdade forma as conscincias e orienta-as na sua aco a favor da unidade. Ao mesmo tempo, exige que a conscincia dos cristos, irmos divididos entre si, e as suas obras sejam submetidas orao de Cristo pela unidade. H sinergia entre orao e dilogo. Uma orao mais profunda e consciente torna o dilogo mais rico de frutos. Se, por um lado, a orao a condio para o dilogo, por outro, ela torna-se, de forma cada vez mais matura, o seu fruto.

34. Graas ao dilogo ecumnico, podemos falar de uma maior maturidade da nossa recproca orao comum. Isto possvel na medida em que o dilogo exerce tambm, e contemporaneamente, a funo de um exame de conscincia. Como no lembrar, neste contexto, as palavras da Primeira Carta de Joo? Se dissermos que no temos pecado, enganamo-nos a ns mesmos e no h verdade em ns. Se confessarmos os nossos pecados, Ele (Deus) fiel e justo para nos perdoar os pecados e purificar-nos de toda a iniquidade (1, 8-9). E Joo impele-nos a ir ainda mais longe, quando afirma: Se dissermos que no pecamos, fazemo- -Lo mentiroso, e a sua palavra no est em ns (1, 10). Uma exortao to radical a reconhecer a nossa condio de pecadores, deve ser tambm uma caracterstica do esprito com que se encara o dilogo ecumnico. Se este no se tornar um exame de conscincia, como que um dilogo das conscincias , poderemos ns contar com aquela certeza que a mesma Carta nos transmite? Filhinhos meus, escrevo-vos estas coisas para que no pequeis; mas, se algum pecar, temos um advogado junto do Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele a propiciao pelos nossos pecados, e no somente pelos nossos, mas tambm pelos de todo o mundo (2, 1-2). Todos os pecados do mundo foram includos no sacrifcio salvfico de Cristo, e, portanto, tambm os cometidos contra a unidade da Igreja: os pecados dos cristos, tanto dos pastores como dos fiis. Mesmo depois dos inmeros pecados que contriburam para as histricas divises, a unidade dos cristos possvel com a condio de estarmos humildemente conscientes de ter pecado contra a unidade, e convencidos da necessidade da nossa converso. No s os pecados pessoais devem ser perdoados e vencidos, mas tambm os sociais, quer dizer, as prprias estruturas do pecado, que contriburam e podem contribuir para a diviso e sua consolidao.

35. Mais uma vez, o Conclio Vaticano II vem em nossa ajuda. Pode-se afirmar que todo o Decreto sobre o ecumenismo est permeado pelo esprito de converso. 59 O dilogo ecumnico adquire neste documento um carcter prprio: transforma-se em dilogo da converso e, portanto, segundo a expresso do Papa Paulo VI, em autntico dilogo da salvao . 60 O dilogo no pode actuar-se seguindo uma direco exclusivamente horizontal, limitando-se ao encontro, troca de pontos de vista, ou mesmo dos dons prprios de cada Comunidade. Mas tende tambm e sobretudo a uma dimenso vertical, que o orienta para Aquele que, como Redentor do mundo e Senhor da histria, a nossa reconciliao. A dimenso vertical do dilogo est no comum e recproco reconhecimento da nossa condio de homens e mulheres que pecaram. precisamente isto que abrir nos irmos, que vivem em Comunidades no plenamente em comunho entre si, aquele espao interior, onde Cristo, fonte da unidade da Igreja, pode agir eficazmente, com toda a fora do seu Esprito Parclito.

Dilogo para resolver as divergncias

36. O dilogo tambm instrumento natural para confrontar os diversos pontos de vista e,

14 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

sobretudo, examinar aquelas divergncias que so obstculo plena comunho dos cristos entre si. O Decreto sobre o ecumenismo detm-se, em primeiro lugar, a descrever as disposies morais com que se ho-de enfrentar os colquios doutrinais: No dilogo ecumnico, os telogos catlicos, sempre fiis doutrina da Igreja, quando investigarem juntamente com os irmos separados os divinos mistrios, devem proceder com amor pela verdade, com caridade e humildade . 61 O amor verdade a dimenso mais profunda de uma autntica procura da plena comunho entre os cristos. Sem esse amor, seria impossvel enfrentar as reais dificuldades teolgicas, culturais, psicolgicas e sociais que se encontram ao examinar as divergncias. A esta dimenso interior e pessoal, est inseparavelmente associado o esprito de caridade e de humildade: caridade para com o interlocutor, humildade para com a verdade que se descobre e que poderia exigir reviso de afirmaes e de atitudes. Em relao ao estudo das divergncias, o Conclio requer que toda a doutrina seja exposta com clareza. Ao mesmo tempo, pede que o modo e o mtodo de formular a doutrina catlica no seja obstculo para o dilogo com os irmos. 62 certamente possvel testemunhar a prpria f e explicar a sua doutrina de um modo que seja correcto, leal e compreensvel, e simultaneamente tenha presente tanto as categorias mentais, como a experincia histrica concreta do outro. Obviamente, a plena comunho dever realizar-se mediante a aceitao completa da verdade, na qual o Esprito Santo introduz os discpulos de Cristo. H-de ser, portanto, evitada absolutamente toda a forma de reducionismo ou de fcil concordismo . As questes srias tm de ser resolvidas, porque, caso contrrio, ressurgiro noutro momento, com idntica configurao ou sob outra roupagem.

37. O Decreto Unitatis redintegratio indica tambm um critrio a seguir quando se trata de os catlicos apresentarem ou confrontarem as doutrinas: Lembrem-se que existe uma ordem ou "hierarquia" das verdades da doutrina catlica, j que o nexo delas com o fundamento da f crist diferente. Assim se abre o caminho pelo qual, mediante esta fraterna emulao, todos se sintam incitados a um conhecimento mais profundo e a uma exposio mais clara das insondveis riquezas de Cristo . 63

38. No dilogo, embate-se inevitavelmente com o problema das diferentes formulaes, mediante as quais se exprime a doutrina nas vrias Igrejas e Comunidades eclesiais, facto esse que tem as suas consequncias na tarefa ecumnica. Em primeiro lugar, diante de formulaes doutrinais que se afastem das habituais comunidade a que se pertence, convm, sem dvida, averiguar se as palavras no subentendero um idntico contedo, como, por exemplo, se constatou em recentes declaraes comuns, assinadas pelos meus Predecessores e por mim juntamente com os Patriarcas de Igrejas com as quais existia, h sculos, um contencioso cristolgico. No que diz respeito formulao das verdades reveladas, a Declarao Mysterium Ecclesiae afirma: As verdades que a Igreja intenta realmente ensinar com as suas frmulas dogmticas, embora se distingam das concepes mutveis prprias de uma poca particular e possam ser expressas prescindindo delas, pode acontecer, todavia, que essas mesmas verdades sejam de facto enunciadas numa terminologia que se ressente do influxo de tais concepes. Feitas estas consideraes preliminares, deve-se dizer que as frmulas dogmticas do Magistrio da Igreja foram, desde os incios, aptas para comunicar a verdade revelada, e que permanecem sempre aptas a comunic-la a todos aqueles que rectamente as compreenderem . 64 A este propsito, o dilogo ecumnico que estimula as partes nele envolvidas a interrogarem-se,

15 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

compreenderem-se e explicarem-se reciprocamente, permite surpreendentes descobertas. As polmicas e as controvrsias intolerantes transformaram em afirmaes incompatveis aquilo que, de facto, era o resultado de dois olhares ocupados a perscrutar a mesma realidade, mas de dois ngulos distintos. necessrio hoje encontrar a frmula que, recolhendo a realidade em toda a sua integridade, permita superar leituras parciais e eliminar falsas interpretaes. Uma das vantagens do ecumenismo que, por seu intermdio, as Comunidades crists so ajudadas a descobrir a insondvel riqueza da verdade. Tambm neste contexto, tudo aquilo que o Esprito opera nos outros pode contribuir para a edificao de cada comunidade, 65 e, de certo modo, para a instruir acerca do mistrio de Cristo. O ecumenismo autntico uma graa de verdade.

39. Por ltimo, o dilogo pe os interlocutores diante de verdadeiras e precisas divergncias que tocam a f. Estas divergncias ho-de ser encaradas, sobretudo, com sincero esprito de caridade fraterna, de respeito das exigncias da prpria conscincia e da conscincia do prximo, com profunda humildade e amor verdade. Nesta matria, o confronto tem dois pontos de referncia essenciais: a Sagrada Escritura e a grande Tradio da Igreja. Serve de ajuda aos catlicos o Magistrio sempre vivo da Igreja.

A colaborao prtica

40. As relaes entre os cristos no tendem somente ao recproco conhecimento, orao comum e ao dilogo. Prevem e exigem, desde j, toda a colaborao prtica possvel aos diversos nveis: pastoral, cultural, social, e ainda no testemunho da mensagem do Evangelho. 66 A cooperao de todos os cristos exprime vivamente aquelas relaes pelas quais j esto unidos entre si, e apresenta o rosto de Cristo Servo numa luz mais radiante . 67 Tal cooperao baseada na f comum no s aparece densa de comunho fraterna, mas uma epifania do prprio Cristo. Alm disso, a cooperao ecumnica uma verdadeira escola de ecumenismo, um dinmico caminho em direco unidade. A unidade de aco conduz plena unidade de f: Por essa cooperao, todos os que crem em Cristo podem mais facilmente aprender como devem entender- -se melhor e estimar-se mais uns aos outros, e assim se abre o caminho que leva unidade dos cristos . 68 Aos olhos do mundo, a cooperao entre os cristos assume as dimenses de um testemunho cristo comum, tornando-se instrumento de evangelizao proveitoso a uns e a outros.

II. OS FRUTOS DO DILOGO

A fraternidade reencontrada

16 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

41. Tudo o que atrs foi dito a propsito do dilogo ecumnico, desde a concluso do Conclio para diante, leva a dar graas ao Esprito de verdade, prometido por Jesus Cristo aos Apstolos e Igreja (cf. Jo 14, 26). Foi a primeira vez na histria, que a aco em prol da unidade dos cristos assumiu propores to amplas e se estendeu num mbito to vasto. Isto j um dom imenso que Deus concedeu, e que merece toda a nossa gratido. Da plenitude de Cristo, recebemos graa sobre graa (Jo 1, 16). Reconhecer o que Deus j concedeu, a condio que nos predispe a receber os dons ainda indispensveis para levar a cabo a obra ecumnica da unidade. Uma viso de conjunto dos ltimos trinta anos ajuda-nos a compreender melhor muitos frutos desta converso comum ao Evangelho, cujo instrumento usado pelo Esprito de Deus foi o movimento ecumnico.

42. Acontece, por exemplo, que segundo o esprito mesmo do Sermo da Montanha os cristos pertencentes a uma confisso j no consideram os outros cristos como inimigos ou estranhos, mas vem neles irmos e irms. Por outro lado, mesmo a expresso irmos separados, o uso tende hoje a substitu-la por vocbulos mais orientados a ressaltar a profundidade da comunho ligada ao carcter baptismal que o Esprito alimenta, no obstante as rupturas histricas e cannicas. Fala-se dos outros cristos , dos outros baptizados , dos cristos das outras Comunidades . O Directrio para a aplicao dos princpios e das normas sobre o ecumenismo designa as Comunidades a que pertencem estes cristos como Igrejas e Comunidades eclesiais que no esto em plena comunho com a Igreja Catlica . 69 Tal ampliao do lxico traduz uma notvel evoluo das mentalidades. A conscincia da comum pertena a Cristo ganha profundidade. Pude constat-lo muitas vezes, pessoalmente, durante as celebraes ecumnicas, que so um dos acontecimentos importantes das minhas viagens apostlicas nas diversas partes do mundo, ou nos encontros e nas celebraes ecumnicas que tiveram lugar em Roma. A fraternidade universal dos cristos tornou-se uma firme convico ecumnica. Deixando para trs as excomunhes do passado, as Comunidades antes rivais hoje, em muitos casos, ajudam-se mutuamente; s vezes os edifcios para o culto so emprestados, oferecem-se bolsas de estudo para a formao dos ministros das Comunidades mais desprovidas de meios, intervm-se junto das autoridades civis em defesa de outros cristos injustamente incriminados, demonstra-se a falta de fundamento das calnias de que so vtimas certos grupos. Numa palavra, os cristos converteram-se a uma caridade fraterna que abraa todos os discpulos de Cristo. Se, por causa de violentos tumultos polticos, acontece surgir, em situaes concretas, certa agressividade ou um esprito de retaliao, as autoridades das partes envolvidas procuram geralmente fazer prevalecer a Lei nova do esprito de caridade. Infelizmente, tal esprito no conseguiu transformar todas as situaes de conflito sangrento. O empenho ecumnico nestas circunstncias, no raro, requer a quem o exerce opes de autntico herosmo. Impe-se reafirmar a este propsito, que o reconhecimento da fraternidade no a consequncia de um filantropismo liberal ou de um vago esprito de famlia; mas est enraizado no reconhecimento do nico Baptismo e na consequente exigncia de que Deus seja glorificado na sua obra. O Directrio para a aplicao dos princpios e das normas sobre o ecumenismo almeja um reconhecimento recproco e oficial dos Baptismos. 70 Isto est muito para alm de um simples acto de cortesia ecumnica e constitui uma afirmao bsica de eclesiologia. oportuno lembrar aqui que o carcter fundamental do Baptismo na obra de edificao da

17 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

Igreja foi posto claramente em relevo, tambm graas ao dilogo plurilateral. 71

A solidariedade no servio humanidade

43. Acontece cada vez mais frequentemente os responsveis das Comunidades crists assumirem posio conjunta, em nome de Cristo, acerca de problemas importantes que dizem respeito vocao humana, liberdade, justia, paz, ao futuro do mundo. Agindo assim, eles comungam num dos elementos constitutivos da misso crist: lembrar sociedade, de modo realista, a vontade de Deus, alertando as autoridades e os cidados para que no sigam pelo declive que os conduziria a espezinhar os direitos humanos. claro, e a experincia demonstra-o, que em algumas circunstncias a voz comum dos cristos tem mais impacto que uma voz isolada. No entanto, os responsveis das Comunidades no so os nicos a unirem-se neste empenho pela unidade. Numerosos cristos de todas as Comunidades, motivados pela sua f, participam juntos em projectos corajosos que se propem mudar o mundo no sentido de fazer triunfar o respeito pelos direitos e necessidades de todos, especialmente dos pobres, humilhados e desprotegidos. Na Carta encclica Sollicitudo rei socialis, constatei, com alegria, esta colaborao, ressaltando que a Igreja Catlica no se lhe pode subtrair. 72 De facto, os cristos, que outrora agiam de modo independente, agora esto empenhados conjuntamente ao servio desta causa, para que a benevolncia de Deus possa triunfar. A lgica a do Evangelho. Por este motivo, reiterando o que escrevera j na minha primeira Carta encclica, a Redemptor hominis, tive ocasio de insistir sobre este ponto e de estimular todo o esforo realizado neste sentido, em todas as situaes em que nos encontramos com outros dos nossos irmos cristos , 73 e agradeci a Deus por aquilo que j fez nas outras Igrejas e Comunidades eclesiais e atravs delas , como tambm por meio da Igreja Catlica. 74 Hoje constato com satisfao que a rede j ampla de colaborao ecumnica se estende cada vez mais. Tambm pelo influxo do Conselho Ecumnico das Igrejas se realiza um grande trabalho neste campo.

Convergncias na palavra de Deus e no culto divino

44. Os progressos da converso ecumnica so significativos tambm noutro sector, o relacionado com a Palavra de Deus. Penso, antes de mais, num facto to importante para os vrios grupos lingusticos como so as tradues ecumnicas da Bblia. Depois da promulgao pelo Conclio Vaticano II da Constituio Dei Verbum, a Igreja Catlica no podia deixar de acolher com alegria esta realizao. 75 Tais tradues, obra de especialistas, oferecem geralmente uma base segura para a orao e a actividade pastoral de todos os discpulos de Cristo. Quem recorda como influram nas divises, especialmente no Ocidente, os debates em torno da Escritura, pode compreender quanto seja notvel o passo em frente representado por tais tradues comuns.

45. renovao litrgica realizada pela Igreja Catlica correspondeu, em diversas Comunidades eclesiais, a iniciativa de renovar o seu culto. Algumas delas, baseadas num desejo expresso a nvel ecumnico 76, abandonaram o hbito de celebrar a sua liturgia da Ceia

18 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

apenas em poucas ocasies e optaram por uma celebrao dominical. Por outro lado, comparando o ciclo das leituras litrgicas de diversas Comunidades crists ocidentais, constata-se que convergem no essencial. Sempre a nvel ecumnico, 77 deu-se um destaque muito especial liturgia e aos sinais litrgicos (imagens, cones, paramentos, luz, incenso, gestos). Alm disso, nos Institutos de Teologia onde se formam os futuros ministros, o estudo da histria e do significado da liturgia comea a fazer parte dos programas, como uma necessidade que se est a redescobrir. Trata-se de sinais de convergncia que dizem respeito a vrios aspectos da vida sacramental. Sem dvida que, devido a divergncias que tm a ver com a f, ainda no possvel concelebrar a mesma liturgia eucarstica. E todavia ns temos o desejo ardente de celebrar juntos a nica Eucaristia do Senhor, e este desejo torna-se j um louvor comum, uma mesma implorao. Juntos nos dirigimos ao Pai e fazemo-lo cada vez mais com um s corao . s vezes, parece estar mais perto a possibilidade de finalmente selar esta comunho real, embora ainda no plena . Quem teria podido sequer imagin-lo, h um sculo?

46. Neste contexto, motivo de alegria lembrar que os ministros catlicos podem, em determinados casos particulares, administrar os sacramentos da Eucaristia, da Penitncia, da Uno dos Doentes a outros cristos que no esto em plena comunho com a Igreja Catlica, mas que desejam ardentemente receb-los, pedem-nos livremente, e manifestam a f que a Igreja Catlica professa nestes sacramentos. Reciprocamente, em determinados casos e para circunstncias particulares, os catlicos tambm podem recorrer, para os mesmos sacramentos, aos ministros daquelas Igrejas onde eles so vlidos. As condies para tal acolhimento recproco esto estabelecidas por normas, cuja observncia se impe em vista da promoo ecumnica. 78

Apreciar os bens presentes nos outros cristos

47. O dilogo no se articula exclusivamente volta da doutrina, mas envolve toda a pessoa: tambm um dilogo de amor. O Conclio afirmou: mister que os catlicos reconheam com alegria e estimem os bens verdadeiramente cristos, oriundos de um patrimnio comum, que se encontram nos irmos de ns separados. digno e salutar reconhecer as riquezas de Cristo e as obras de virtude na vida dos outros que do testemunho de Cristo, s vezes at efuso do sangue. Deus , com efeito, sempre admirvel e digno de admirao em suas obras . 79

48. As relaes que os membros da Igreja Catlica estabeleceram com os outros cristos a partir do Conclio para diante, fizeram descobrir aquilo que Deus opera naqueles que pertencem a outras Igrejas e Comunidades eclesiais. Este contacto directo, a vrios nveis, entre os pastores e entre os membros das Comunidades, fez-nos tomar conscincia do testemunho que os outros cristos prestam a Deus e a Cristo. Abriu-se assim um espao muito amplo para toda a experincia ecumnica, que simultaneamente constitui o desafio que se coloca nos nossos tempos. No porventura o sculo XX um tempo de grande testemunho que foi at efuso do sangue ? E por acaso este testemunho no diz respeito tambm s vrias Igrejas e Comunidades eclesiais, que tomam o seu nome de Cristo crucificado e ressuscitado? Este testemunho comum da santidade, como fidelidade ao nico Senhor, um potencial ecumnico extraordinariamente rico de graa. O Conclio Vaticano II ressaltou que os bens presentes nos outros cristos podem contribuir para a edificao dos catlicos: Nem se passe

19 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

por alto o facto de que tudo o que a graa do Esprito Santo realiza nos irmos separados pode tambm contribuir para a nossa edificao. Tudo o que verdadeiramente cristo jamais se ope aos bens genunos da f, antes sempre pode fazer com que mais perfeitamente se compreenda o prprio mistrio de Cristo e da Igreja . 80 O dilogo ecumnico, como verdadeiro dilogo de salvao, no deixar de estimular este processo, em si mesmo j bem encaminhado, para progredir rumo comunho plena e verdadeira.

Crescimento da comunho

49. Fruto precioso das relaes entre os cristos e do dilogo teolgico que eles realizam, o crescimento da comunho. De facto, tais iniciativas tornaram conscientes os cristos dos elementos de f que tm em comum. E isto serviu para cimentar ainda mais o seu empenho pela unidade plena. Em tudo isso, o Conclio Vaticano II continua sendo um forte centro de propulso e orientamento. A Constituio dogmtica Lumen gentium liga a doutrina sobre a Igreja Catlica ao reconhecimento dos elementos salvficos que se encontram nas outras Igrejas e Comunidades eclesiais. 81 No se trata de uma tomada de conscincia de elementos estticos, presentes passivamente em tais Igrejas e Comunidades. Como bens da Igreja de Cristo, por sua natureza impelem para a restaurao da unidade. Da resulta que a procura da unidade dos cristos no um acto facultativo ou oportunista, mas uma exigncia que dimana do prprio ser da comunidade crist. Da mesma forma, os dilogos teolgicos bilaterais com as maiores Comunidades crists partem do reconhecimento do grau de comunho que j existe, para depois discutir progressivamente as divergncias existentes com cada uma. O Senhor concedeu aos cristos do nosso tempo a possibilidade de reduzir o contencioso tradicional.

O dilogo com as Igrejas do Oriente

50. A este propsito e antes de mais, deve-se constatar, com especial gratido Providncia divina, que a ligao com as Igrejas do Oriente, deteriorada ao longo dos sculos, foi revigorada com o Conclio Vaticano II. Os observadores destas Igrejas, presentes no Conclio ao lado de representantes das Igrejas e Comunidades eclesiais do Ocidente, manifestaram publicamente, num momento to solene para a Igreja Catlica, a vontade comum de procurar a comunho. Por sua vez, o Conclio testemunhou, com objectividade e profundo afecto, a sua considerao pelas Igrejas do Oriente, pondo em relevo o seu carcter eclesial e os vnculos objectivos de comunho que as unem Igreja Catlica. Afirma o Decreto sobre o ecumenismo: Pela celebrao da Eucaristia do Senhor, em cada uma dessas Igrejas, a Igreja de Deus edificada e cresce , acrescentando, como consequncia, que essas Igrejas embora separadas, tm verdadeiros sacramentos, e principalmente em virtude da sucesso apostlica, o sacerdcio e a Eucaristia, ainda se unem muito intimamente connosco . 82 Nas Igrejas do Oriente, sobressai a sua grande tradio litrgica e espiritual, o carcter especfico do seu desenvolvimento histrico, os ordenamentos seguidos por elas desde os primeiros tempos e sancionados pelos Santos Padres e pelos Conclios ecumnicos, o seu modo

20 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

prprio de enunciar a doutrina. Tudo isto na convico de que a legtima diversidade no se ope de forma alguma unidade da Igreja, antes aumenta o seu decoro e contribui significativamente para o cumprimento da sua misso. O Conclio Ecumnico Vaticano II, querendo basear o dilogo sobre a comunho existente, chama a ateno precisamente para a rica realidade das Igrejas do Oriente: Em vista disto, o Sagrado Conclio exorta a todos, mormente aos que pretendem dedicar-se restaurao da plena comunho desejada entre as Igrejas Orientais e a Igreja Catlica, a que tenham na devida considerao esta peculiar condio da origem e do crescimento das Igrejas do Oriente e da ndole das relaes que vigoravam entre elas e a S Romana antes da separao. Procurem apreciar rectamente todos estes factores . 83

51. Esta indicao conciliar foi fecunda quer para as relaes de fraternidade, que se foram desenvolvendo atravs do dilogo da caridade, quer para a discusso doutrinal no mbito da Comisso mista internacional para o dilogo teolgico entre a Igreja Catlica e a Igreja Ortodoxa no seu conjunto. Aquela indicao foi igualmente rica de frutos nas relaes com as antigas Igrejas do Oriente. Tratou-se de um processo lento e trabalhoso, mas que se tornou fonte de muita alegria; e foi tambm apaixonante, porque permitiu reencontrar progressivamente a fraternidade.

O restabelecimento dos contactos

52. Relativamente Igreja de Roma e ao Patriarcado Ecumnico de Constantinopla, o processo a que acabmos de aludir teve incio graas recproca abertura manifestada pelos Papas Joo XXIII e Paulo VI, de um lado, e pelo Patriarca Ecumnico Atengoras I e seus sucessores, do outro. A mudana operada teve a sua expresso histrica no acto eclesial com que se tirou da memria e do meio das Igrejas 84 a recordao das excomunhes que novecentos anos antes, em 1054, se tinham tornado smbolo do cisma entre Roma e Constantinopla. Aquele evento eclesial, to denso de empenho ecumnico, verificou-se nos ltimos dias do Conclio, a 7 de Dezembro de 1965. A Assembleia Conciliar concluia-se assim com um acto solene, que era simultaneamente purificao da memria histrica, perdo recproco e compromisso solidrio na busca da comunho. Este gesto tinha sido precedido pelo encontro entre o Papa Paulo VI e o Patriarca Atengoras I, em Jerusalm, no ms de Janeiro de 1964, durante a peregrinao daquele Terra Santa. Naquela ocasio, ele pde encontrar tambm o Patriarca ortodoxo de Jerusalm, Benedictos. Em seguida, o Papa Paulo VI fora visitar o Patriarca Atengoras a Fanar (Istambul), no dia 25 de Julho de 1967, e, no ms de Outubro do mesmo ano, o Patriarca era solenemente acolhido em Roma. Estes encontros na orao apontavam o caminho a seguir para a aproximao entre a Igreja do Oriente e a Igreja do Ocidente, e o restabelecimento da unidade que existia entre elas no primeiro milnio. Depois da morte do Papa Paulo VI e do breve pontificado do Papa Joo Paulo I, quando me foi confiado o ministrio de Bispo de Roma, considerei ser um dos primeiros deveres do meu servio pontifcio renovar um contacto pessoal com o Patriarca ecumnico Dimtrios I, que entretanto tinha assumido, na S de Constantinopla, a sucesso do Patriarca Atengoras. Durante a minha visita a Fanar, no dia 29 de Novembro de 1979, pudemos o Patriarca e eu decidir a inaugurao do dilogo teolgico entre a Igreja Catlica e todas as Igrejas Ortodoxas em comunho cannica com a S de Constantinopla. Importa acrescentar, a este

21 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

propsito, que ento estavam j em curso os preparativos para a convocao do futuro Conclio das Igrejas Ortodoxas. A procura da sua harmonia um contributo para a vida e a vitalidade daquelas Igrejas irms, e isto em considerao tambm da funo que elas so chamadas a desempenhar no caminho para a unidade. O Patriarca Ecumnico quis retribuir-me a visita que lhe tinha feito em Novembro de 1979, pelo que, em Dezembro de 1987, tive a alegria de o acolher em Roma, com afecto sincero e a solenidade que lhe era devida. Neste contexto de fraternidade eclesial, recorde-se o costume, assente j h vrios anos, de acolher em Roma, na festa dos Santos Apstolos Pedro e Paulo, uma delegao do Patriarcado Ecumnico, tal como o de enviar a Fanar uma delegao da Santa S solene celebrao de Santo Andr.

53. Estes contactos regulares permitem, alm do mais, um intercmbio directo de informaes e pareceres para uma coordenao fraterna. Por outro lado, a nossa mtua participao na orao habitua-nos de novo a viver lado a lado, induz-nos a acolher juntos e, consequentemente, a pr em prtica a vontade do Senhor para a sua Igreja. Ao longo do caminho que percorremos do Conclio Vaticano II em diante, ocorre mencionar pelo menos dois acontecimentos particularmente significativos e de grande relevo ecumnico nas relaes entre o Oriente e o Ocidente: em primeiro lugar, o Jubileu de 1984, promovido para comemorar o XIo centenrio da obra evangelizadora dos Santos Cirilo e Metdio, e que me consentiu proclamar co-patronos da Europa estes dois Apstolos dos Eslavos, mensageiros da f. J o Papa Paulo VI, em 1964, durante o Conclio, tinha proclamado S. Bento patrono da Europa. Associar os dois irmos de Tessalnica ao grande fundador do monaquismo ocidental serve indirectamente para pr em destaque aquela dplice tradio eclesial e cultural to significativa para os dois mil anos de cristianismo que caracterizaram a histria do continente europeu. Por isso, no suprfluo recordar que Cirilo e Metdio provinham do mbito da Igreja Bizantina do seu tempo, poca em que ela estava em comunho com Roma. Ao proclam-los, juntamente com S. Bento, patronos da Europa, desejava no apenas confirmar a verdade histrica sobre o cristianismo no continente europeu, mas tambm fornecer um tema importante quele dilogo entre o Oriente e o Ocidente, que tantas esperanas suscitou no ps-Conclio. A Europa encontra as suas razes espirituais tanto em S. Bento, como nos Santos Cirilo e Metdio. Agora que o segundo milnio do nascimento de Cristo chega ao seu termo, eles ho-de ser venerados conjuntamente, como patronos do nosso passado e como santos a quem as Igrejas e as naes do continente europeu confiam o seu futuro.

54. O outro acontecimento que me apraz recordar, a celebrao do Milnio do Baptismo da Rus' (988-1988). A Igreja Catlica, e de modo particular esta S Apostlica, quis tomar parte nas celebraes jubilares, e procurou sublinhar como o Baptismo conferido, em Kiev, a S. Vladimiro fora um dos acontecimentos centrais para a evangelizao do mundo. A ele devem a sua f, no apenas as grandes naes eslavas do Leste europeu, mas tambm aqueles povos que vivem para alm dos Montes Urais at ao Alasca. E, nesta perspectiva, encontra a sua motivao mais profunda, aquela afirmao, que usei vrias vezes: a Igreja deve respirar com os seus dois pulmes! No primeiro milnio da histria do cristianismo, essa frase referia-se sobretudo ao binmio Bizncio-Roma; desde o baptismo da Rus' para a frente, ela v alargarem-se os seus confins: a evangelizao estendeu-se a um mbito muito mais vasto, a ponto de abraar praticamente a Igreja inteira. Se se considera ainda que esse acontecimento salvfico, verificado ao longo das margens do Dniepre, remonta a uma poca em que a Igreja no Oriente e no Ocidente no estava dividida, compreende-se claramente como a perspectiva a seguir para a plena comunho, seja aquela da unidade na legtima diversidade. Isto mesmo o afirmei vigorosamente na Epstola encclica Slavorum apostoli, 85 dedicada aos Santos Cirilo e Metdio, e na Carta apostlica Euntes in mundum, 86
22 de 42 31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

dirigida aos fiis da Igreja Catlica na comemorao do Milnio do Baptismo da Rus' de Kiev.

Igrejas irms

55. No seu horizonte histrico, o Decreto conciliar Unitatis redintegratio tem presente a unidade que, apesar de tudo, se viveu no primeiro milnio. Tal unidade assume, em determinado sentido, a configurao de modelo: grato ao sagrado Conclio trazer memria de todos o facto de que no Oriente florescem muitas Igrejas particulares ou locais, entre as quais sobressaem as Igrejas Patriarcais; no poucas delas se gloriam de ter origem nos prprios Apstolos . 87 O caminho da Igreja tem incio em Jerusalm, no dia do Pentecostes, e todo o seu desenvolvimento primordial, na oikoumene de ento, se concentrava ao redor de Pedro e dos Onze (cf. Act 2, 14). As estruturas da Igreja no Oriente e no Ocidente foram-se naturalmente formando na linha daquele patrimnio apostlico. A sua unidade, dentro do primeiro milnio, mantinha-se naquelas mesmas estruturas, por meio dos Bispos, sucessores dos Apstolos, em comunho com o Bispo de Roma. Se hoje, no final do segundo milnio, procuramos restabelecer a plena comunho, a esta unidade, assim estruturada, que nos devemos referir. O Decreto sobre o ecumenismo pe em relevo um outro aspecto caracterstico, pelo qual todas as Igrejas particulares permaneciam na unidade: a solicitude e o cuidado de conservar na comunho de f e caridade aquelas relaes fraternas que devem vigorar entre as Igrejas locais como entre irms . 88

56. Aps o Conclio Vaticano II e retomando tal tradio, restabeleceu-se o uso de atribuir a denominao de Igrejas irms s Igrejas particulares ou locais reunidas ao redor do seu bispo. Tambm a supresso das recprocas excomunhes, removendo um doloroso obstculo de ordem cannica e psicolgica, foi um passo muito significativo no caminho para a plena comunho. As estruturas de unidade, que existiam antes da diviso, so um patrimnio de experincia que guia o nosso caminho para o reencontro da plena comunho. Obviamente, durante o segundo milnio, o Senhor no cessou de dar sua Igreja abundantes frutos de graa e de crescimento. Mas, infelizmente, o progressivo afastamento recproco entre as Igrejas do Ocidente e do Oriente privou-as das riquezas dos dons e ajudas mtuas. Impe-se realizar, com a graa de Deus, um grande esforo para restabelecer entre elas a plena comunho, fonte de tantos bens para a Igreja de Cristo. Tal esforo requer toda a nossa boa vontade, a orao humilde e uma colaborao perseverante que nada deve desencorajar. S. Paulo incita-nos: Levai os fardos uns dos outros (Gal 6, 2). Como se adapta bem a ns e to actual esta exortao do Apstolo! A denominao tradicional de Igrejas irms deveria acompanhar-nos incessantemente neste caminho.

57. Como almejava o Papa Paulo VI, o nosso claro objectivo reencontrarmos juntos a plena unidade na legtima diversidade: Deus concedeu-nos receber na f este testemunho dos Apstolos. Por meio do baptismo, ns somos um s em Cristo (cf. Gal 3, 28). Em virtude da sucesso apostlica, o sacerdcio e a Eucaristia unem-nos mais intimamente; participando nos dons de Deus sua Igreja, estamos em comunho com o Pai, por meio do Filho, no Esprito Santo (...). Em cada Igreja local, realiza-se este mistrio do amor divino. Porventura no este o motivo da expresso tradicional e to bela "Igrejas irms", com que gostavam de se designar

23 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

as Igrejas locais? (cf. Decreto Unitatis redintegratio, 14). Esta vida de Igrejas irms, vivemo-la ns durante sculos, celebrando juntos os Conclios ecumnicos, que defenderam o depsito da f de qualquer alterao. Agora, aps um longo perodo de diviso e incompreenso recproca, o Senhor concede redescobrirmo-nos como Igrejas irms, no obstante os obstculos que no passado se colocaram entre ns . 89 Se hoje, s portas do terceiro milnio, procuramos o restabelecimento da plena comunho, para a actuao desta realidade que devemos tender, como a tal realidade que havemos de fazer referncia. O contacto com esta gloriosa tradio fecundo para a Igreja. Na verdade, como afirma o Conclio, as Igrejas do Oriente tm desde a origem um tesouro, do qual a Igreja do Ocidente herdou muitas coisas em liturgia, tradio espiritual e ordenao jurdica . 90 A este tesouro pertencem tambm as riquezas daquelas tradies espirituais, que o monaquismo sobretudo expressou. Pois desde os gloriosos tempos dos Santos Padres floresceu no Oriente aquela elevada espiritualidade monstica, que de l se difundiu para o Ocidente . 91 Como tive ocasio de assinalar na recente Carta apostlica Orientale lumen, as Igrejas do Oriente viveram com grande generosidade o empenho testemunhado pela vida monstica, a comear pela evangelizao, que o servio mais elevado que o cristo pode oferecer ao irmo, para prosseguir em muitas outras formas de servio espiritual e material. Mais, pode-se dizer que o monaquismo foi na antiguidade e com interrupes, tambm em tempos sucessivos o instrumento privilegiado para a evangelizao dos povos . 92 O Conclio no se limita a pr em relevo tudo aquilo que torna as Igrejas no Oriente e no Ocidente semelhantes entre si. De acordo com a verdade histrica, aquele no hesita em afirmar: No admira que alguns aspectos do mistrio revelado sejam por vezes apreendidos mais convenientemente e postos em melhor luz por um que por outro. Nestes casos, deve dizer-se que aquelas vrias frmulas teolgicas, em vez de se oporem, no poucas vezes se completam mutuamente . 93 O intercmbio de dons entre as Igrejas, na sua complementariedade, torna fecunda a comunho.

58. A partir da reafirmao da comunho de f que j existe, o Conclio Vaticano II tirou consequncias pastorais, teis para a vida consagrada dos fiis e para a promoo do esprito de unidade. Por causa dos estreitssimos vnculos sacramentais existentes entre a Igreja Catlica e as Igrejas Ortodoxas, o Decreto Orientalium ecclesiarum ps em evidncia que a praxe pastoral demonstra, com relao aos irmos orientais, que se podem e devem considerar as vrias circunstncias das pessoas nas quais nem lesada a unidade da Igreja, nem h perigos a evitar, mas urgem a necessidade da salvao e o bem espiritual das almas. Por isso, a Igreja Catlica, consideradas as circunstncias de tempos, lugares e pessoas, muitas vezes tem usado e usa de modos de agir mais suaves, a todos dando os meios de salvao e o testemunho de caridade entre os cristos atravs da participao nos sacramentos e em outras funes e coisas sagradas . 94 Esta orientao teolgica e pastoral com a respectiva experincia feita nos anos do ps-Conclio, foi assumida por ambos os Cdigos de Direito Cannico. 95 E o mesmo ficou explicitado, do ponto de vista pastoral, no Directrio para a aplicao dos princpios e das normas sobre o ecumenismo. 96 Em matria to importante e delicada, necessrio que os Pastores instruam cuidadosamente os fiis, para que estes conheam claramente as razes precisas, quer de tal partilha no mbito do culto litrgico, quer dos ordenamentos diversos que existem a tal respeito. Nunca se h-de perder de vista a dimenso eclesiolgica da participao nos sacramentos, sobretudo na santa Eucaristia.

24 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

Progressos do dilogo

59. Desde a sua criao em 1979, a Comisso mista internacional para o dilogo teolgico entre a Igreja Catlica e a Igreja Ortodoxa no seu conjunto trabalhou intensamente, orientando progressivamente a sua pesquisa para aquelas perspectivas que, de comum acordo, tinham sido determinadas com o objectivo de restabelecer a plena comunho entre as duas Igrejas. Tal comunho fundada na unidade de f, em continuidade com a experincia e a tradio da Igreja antiga, encontrar a sua expresso plena na concelebrao da santa Eucaristia. Com esprito positivo e baseando-se sobre aquilo que temos em comum, a Comisso mista pde avanar substancialmente e, como tive ocasio de declarar ao venerado Irmo, Sua Santidade Dimtrios I, Patriarca ecumnico, ela chegou a exprimir aquilo que a Igreja Catlica e a Igreja Ortodoxa j podem professar juntas como f comum no mistrio da Igreja e no vnculo entre a f e os sacramentos . 97 A Comisso pde ainda constatar e afirmar que, nas nossas Igrejas, a sucesso apostlica fundamental para a santificao e a unidade do povo de Deus . 98 Trata-se de pontos de referncia importantes para a continuao do dilogo. Mais: estas afirmaes feitas conjuntamente constituem a base que habilita os catlicos e os ortodoxos a prestarem desde agora, no nosso tempo, um testemunho comum, fiel e concorde, para que o nome do Senhor seja anunciado e glorificado.

60. Mais recentemente, a Comisso mista internacional realizou um passo significativo na questo to delicada do mtodo a seguir na busca da plena comunho entre a Igreja Catlica e a Igreja Ortodoxa, questo essa que frequentemente exasperou as relaes entre catlicos e ortodoxos. Ela ps as bases doutrinais para uma positiva soluo do problema, que se funda sobre a doutrina das Igrejas irms. Neste contexto, tambm apareceu claramente que o mtodo a seguir para a plena comunho o dilogo da verdade, alimentado e amparado pelo dilogo da caridade. O reconhecimento s Igrejas Orientais Catlicas do direito de se organizarem e realizarem o seu apostolado, bem como o efectivo envolvimento destas Igrejas no dilogo da caridade e no dilogo teolgico favorecero no apenas um respeito recproco, real e fraterno, entre os ortodoxos e os catlicos que vivem no mesmo territrio, mas tambm o seu empenho comum na busca da unidade. 99 Um passo em frente foi dado. O empenhamento deve continuar. J desde agora se pode, porm, constatar uma pacificao dos nimos, que torna a busca mais fecunda. Quanto s Igrejas Orientais j em comunho com a Igreja Catlica, o Conclio exprimira o seu apreo nos termos seguintes: Dando graas a Deus porque muitos filhos orientais da Igreja Catlica (...) j vivem em plena comunho com os irmos que cultivam a tradio ocidental, este Sagrado Conclio declara que todo este patrimnio espiritual, litrgico e teolgico, nas suas diversas tradies, faz parte da plena catolicidade e apostolicidade da Igreja . 100 Certamente as Igrejas Orientais Catlicas sabero, no esprito do Decreto sobre o ecumenismo, participar positivamente no dilogo da caridade e no dilogo teolgico, quer a nvel local quer a nvel universal, contribuindo assim para a recproca compreenso e para uma procura dinmica da plena unidade. 101

61. Nesta perspectiva, a Igreja Catlica nada mais deseja seno a plena comunho entre Oriente e Ocidente. Para isso, inspira-se na experincia do primeiro milnio. Nesse perodo, de facto, o desenvolvimento de diferentes experincias de vida eclesial no impedia que, mediante relaes recprocas, os cristos pudessem continuar a saborear a certeza de estarem

25 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

na sua prpria casa em qualquer Igreja, porque de todas se elevava, numa admirvel variedade de lnguas e entoaes, o louvor do nico Pai, por Cristo, no Esprito Santo; todas se reuniam para celebrar a Eucaristia, corao e modelo da comunidade, no s pelo que diz respeito espiritualidade ou vida moral, mas tambm para a prpria estrutura da Igreja, na variedade dos ministrios e dos servios sob a presidncia do Bispo, sucessor dos Apstolos. Os primeiros Conclios so um testemunho eloquente desta constante unidade na diversidade . 102 Como recompor tal unidade, aps quase mil anos? Eis a grande tarefa que a Igreja Catlica deve cumprir, e que pesa igualmente sobre a Igreja Ortodoxa. Daqui se compreende toda a actualidade do dilogo, amparado pela luz e pela fora do Esprito Santo.

Relaes com as antigas Igrejas do Oriente

62. Desde o Conclio Vaticano II em diante, a Igreja Catlica, com modalidades e ritmos diversos, estreitou relaes fraternas tambm com aquelas antigas Igrejas do Oriente, que contestaram as frmulas dogmticas dos Conclios de feso e de Calcednia. Todas estas Igrejas enviaram observadores como delegados ao Conclio Vaticano II; os seus Patriarcas honraram-nos com a sua visita, e o Bispo de Roma pde falar com eles como a irmos que, aps longo tempo, felizes se reencontram. O restabelecimento das relaes fraternas com as antigas Igrejas do Oriente, testemunhas da f crist muitas vezes em situaes hostis e trgicas, um sinal concreto de quanto Cristo nos una, no obstante as barreiras histricas, polticas, sociais e culturais. E precisamente a propsito do tema cristolgico, pudemos, juntamente com os Patriarcas de algumas destas Igrejas, declarar a nossa f comum em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. O Papa Paulo VI, de veneranda memria, tinha assinado declaraes neste sentido com Sua Santidade Shenouda III, Papa e Patriarca copto ortodoxo, 103 e com o Patriarca siro ortodoxo de Antioquia, Sua Santidade Jacoub III. 104 Eu mesmo pude confirmar esse acordo cristolgico e tirar as suas consequncias: para o desenvolvimento do dilogo, com o Papa Shenouda, 105 e para a colaborao pastoral, com o Patriarca siro de Antioquia Mar Ignazio Zakka I Iwas. 106 Com o venervel Patriarca da Igreja da Etipia, Abuna Paulos, que me veio visitar a Roma no dia 11 de Junho de 1993, sublinhmos a profunda comunho existente entre as nossas duas Igrejas: Compartilhamos a f transmitida pelos Apstolos, bem como os mesmos sacramentos e o mesmo ministrio, radicados na sucesso apostlica (...). Hoje, alis, podemos afirmar que temos uma s f em Cristo, apesar de por longo tempo isto ter sido uma fonte de diviso entre ns . 107 Mais recentemente, o Senhor deu-me a alegria imensa de subscrever uma declarao cristolgica comum com o Patriarca Assrio do Oriente, Sua Santidade Mar Dinkha IV, que, por este motivo, quis visitar-me em Roma, no ms de Novembro de 1994. Tendo em conta certas formulaes teolgicas diferenciadas, pudemos assim professar juntos a verdadeira f em Cristo. 108 Quero exprimir o meu jbilo por tudo isto, com as palavras da Virgem: A minha alma glorifica ao Senhor (Lc 1, 46).

63. Para as tradicionais controvrsias sobre a cristologia, os contactos ecumnicos tornaram, assim, possveis alguns esclarecimentos essenciais, a ponto de nos permitir confessar juntos a f que nos comum. Uma vez mais, h que constatar que uma aquisio to importante seguramente fruto da pesquisa teolgica e do dilogo fraterno. E mais. Ela serve-nos de encorajamento: mostra- -nos, de facto, que o caminho percorrido justo e que razoavelmente

26 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

se pode esperar encontrar juntos a soluo para as outras questes controversas.

Dilogo com as outras Igrejas e Comunidades eclesiais no Ocidente

64. No amplo plano traado para a restaurao da unidade entre todos os cristos, o Decreto sobre o ecumenismo toma igualmente em considerao as relaes com as Igrejas e Comunidades eclesiais do Ocidente. Com o intuito de instaurar um clima de fraternidade crist e de dilogo, o Conclio situa as suas indicaes no mbito de duas consideraes de ordem geral: uma de carcter histrico-psicolgico, e outra de carcter teolgico-doutrinal. Por um lado, o citado documento ressalta: As Igrejas e Comunidades eclesiais, que se separaram da S Apostlica Romana naquela grave perturbao iniciada no Ocidente j pelos fins da Idade Mdia, ou em tempos posteriores, continuam, contudo, ligadas Igreja Catlica pelos laos de uma peculiar afinidade devida longa convivncia do povo cristo na comunidade eclesistica durante os sculos passados . 109 Por outro lado e com igual realismo, constata-se: preciso, contudo, reconhecer que entre estas Igrejas e Comunidades e a Igreja Catlica h discrepncias considerveis, no s de ndole histrica, sociolgica, psicolgica, cultural, mas sobretudo de interpretao da verdade revelada . 110

65. Comuns so as razes, tal como semelhantes, apesar das diferenas, so as orientaes que guiaram no Ocidente o desenvolvimento da Igreja Catlica e das Igrejas e Comunidades sadas da Reforma. Consequentemente elas possuem uma caracterstica ocidental comum. As discrepncias acima acenadas, ainda que importantes, no excluem, portanto, influncias e complementariedade recproca. O movimento ecumnico teve incio precisamente no mbito das Igrejas e Comunidades da Reforma. Contemporaneamente, estava-se em Janeiro de 1920, o Patriarca Ecumnico tinha formulado votos de que se organizasse uma colaborao entre as Comunhes crists. Este facto demonstra que a incidncia do contexto cultural no decisiva. Essencial , pelo contrrio, a questo da f. A orao de Cristo, nosso nico Senhor, Redentor e Mestre, interpela a todos do mesmo modo, tanto no Oriente como no Ocidente. Torna-se um imperativo que obriga a abandonar as divises para buscar e reencontrar a unidade, impelidos inclusivamente pelas prprias amargas experincias da diviso.

66. O Conclio Vaticano II no tenta fazer a descrio do cristianismo sado da Reforma, j que as Igrejas e Comunidades eclesiais (...) no s diferem de ns mas tambm diferem consideravelmente entre si , e isto por causa da diversidade de origem, doutrina e vida espiritual . 111 Alm disso, o mesmo Decreto observa que o movimento ecumnico e o desejo de paz com a Igreja Catlica ainda no alastrou por toda a parte. 112 Mas, independentemente destas circunstncias, o Conclio prope o dilogo. O Decreto conciliar procura, depois, expor (...) alguns pontos que podem e devem ser o fundamento e o incentivo deste dilogo . 113 Consideramos (...) aqueles cristos que, para glria de Deus nico, Pai e Filho e Esprito Santo, abertamente confessam Jesus Cristo como Deus e Senhor e nico mediador entre Deus e os homens . 114 Estes irmos promovem o amor e a venerao pela Sagrada Escritura: Invocando o Esprito

27 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

Santo, na prpria Sagrada Escritura, procuram a Deus que lhes fala em Cristo anunciado pelos profetas, Verbo de Deus por ns encarnado. Nela contemplam a vida de Cristo e aquilo que o divino Mestre ensinou e realizou para a salvao dos homens, sobretudo os mistrios da sua morte e ressurreio. (...) Afirmam a autoridade divina da Sagrada Escritura . 115 Ao mesmo tempo, contudo, pensam diferentemente de ns (...) sobre a relao entre a Escritura e a Igreja. Na Igreja, segundo a f catlica, o magistrio autntico tem lugar peculiar na exposio e pregao da palavra de Deus escrita . 116 Apesar disso, no (...) dilogo 1, a Sagrada Escritura um exmio instrumento na poderosa mo de Deus para a consecuo daquela unidade que o Salvador oferece a todos os homens . 117 Alm disso, o sacramento do Baptismo, que temos em comum, representa o vnculo sacramental da unidade que liga todos os que foram regenerados por ele . 118 As implicaes teolgicas, pastorais e ecumnicas do Baptismo comum so muitas e importantes. Embora de per si constitua apenas o incio e o exrdio , este sacramento ordena-se completa profisso da f, ntegra incorporao na obra da salvao, tal como o prprio Cristo o quis, e finalmente total insero na comunho eucarstica . 119

67. Apareceram divergncias doutrinais e histricas do tempo da Reforma, a propsito da Igreja, dos sacramentos e do Ministrio ordenado. Por isso, o Conclio requer que se tome como objecto do dilogo a doutrina sobre a Ceia do Senhor, sobre os outros sacramentos, sobre o culto e sobre os ministrios da Igreja . 120 Ao assinalar que s Comunidades sadas da Reforma falta a unidade plena connosco proveniente do baptismo , o Decreto Unitatis redintegratio observa que elas no conservaram a genuna e ntegra substncia do mistrio eucarstico, sobretudo por causa da falta do sacramento da Ordem , mas quando na santa Ceia comemoram a morte e a ressurreio do Senhor, elas confessam ser significada a vida na comunho de Cristo e esperam o seu glorioso advento . 121

68. O Decreto no esquece a vida espiritual e as consequncias morais: A vida crist destes irmos alimenta-se da f em Cristo e fortalecida pela graa do baptismo e pela escuta da palavra de Deus. Manifesta-se na orao privada, na meditao bblica, na vida familiar crist, no culto da comunidade congregada para o louvor de Deus. Alis, o culto deles contm por vezes notveis elementos da antiga Liturgia comum . 122 O documento conciliar, alis, no se limita a estes aspectos espirituais, morais e culturais, mas regista com apreo tambm o sentimento vivo da justia e da sincera caridade para com o prximo, que esto presentes nestes irmos; no esquece, alm disso, as suas iniciativas para tornar mais humanas as condies sociais da vida e para restabelecer a paz. Tudo isto, com a sincera vontade de aderir palavra de Cristo enquanto fonte da vida crist. Deste modo, o texto pe em destaque uma problemtica, no campo tico-moral, que se torna cada vez mais urgente no nosso tempo: Muitos dentre os cristos nem sempre entendem o Evangelho do mesmo modo que os catlicos . 123 Nesta vasta matria, h grande espao de dilogo acerca dos princpios morais do Evangelho e das suas aplicaes.

69. Os votos e o convite do Conclio Vaticano II foram actuados, tendo-se iniciado progressivamente o dilogo teolgico bilateral com as vrias Igrejas e Comunidades crists mundiais do Ocidente.

28 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

Quanto ao dilogo plurilateral, j em 1964 tinha incio o processo da constituio de um Grupo Misto de Trabalho com o Conselho Ecumnico das Igrejas e, desde 1968, telogos catlicos comearam a tomar parte, como membros de pleno direito, no Departamento teolgico do referido Conselho, a Comisso F e Constituio . O dilogo foi fecundo e rico de promessas, e continua a s-lo. Os temas sugeridos pelo Decreto conciliar como matria de dilogo, foram j enfrentados ou s-lo-o brevemente. A reflexo ao nvel dos vrios dilogos bilaterais, com uma dedicao que merece o elogio de toda a comunidade ecumnica, concentrou-se sobre muitas questes controversas, como o Baptismo, a Eucaristia, o Ministrio ordenado, a sacramentalidade e a autoridade da Igreja, a sucesso apostlica. Foram-se delineando assim perspectivas de solues inesperadas, mas, ao mesmo tempo, compreendeu-se como era necessrio investigar mais profundamente alguns argumentos.

70. Esta busca difcil e delicada, que implica problemas de f e respeito da conscincia prpria e alheia, foi acompanhada e sustentada pela orao da Igreja Catlica e das outras Igrejas e Comunidades eclesiais. A orao pela unidade, j to radicada e difundida no tecido conectivo eclesial, mostra que a importncia da questo ecumnica no passa despercebida aos cristos. Exactamente porque a busca da plena unidade exige um confronto de f entre crentes que se apelam ao nico Senhor, a orao a fonte de iluminao acerca da verdade que se h-de acolher em toda a sua integridade. Alm disso, atravs da orao, a busca da unidade, longe de ficar circunscrita ao mbito de especialistas, estende-se a todo o baptizado. Todos podem, independentemente do seu papel na Igreja e da sua formao cultural, dar um contributo activo, numa dimenso misteriosa e profunda.

Relaes eclesiais

71. preciso tambm dar graas Providncia divina por todos os acontecimentos que testemunham o progresso no caminho da busca da unidade. A par do dilogo teolgico, h que mencionar oportunamente as outras formas de encontro, a orao em comum e a colaborao prtica. O Papa Paulo VI deu um forte impulso a este processo com a sua visita sede do Conselho Ecumnico das Igrejas, em Genebra, que teve lugar a 10 de Junho de 1969, e encontrando muitas vezes os representantes de vrias Igrejas e Comunidades eclesiais. Estes contactos contribuem eficazmente para melhorar o conhecimento recproco e fazer crescer a fraternidade crist. O Papa Joo Paulo I, durante o seu pontificado to breve, exprimiu a vontade de continuar o caminho. 124 O Senhor concedeu-me trabalhar nesta direco. Para alm dos importantes encontros ecumnicos havidos em Roma, uma parte significativa das minhas visitas pastorais habitualmente dedicada ao testemunho a favor da unidade dos cristos. Algumas das minhas viagens apresentam mesmo uma prioridade ecumnica, especialmente em pases onde as comunidades catlicas esto em minoria, relativamente s Comunhes sadas da Reforma; ou em lugares onde estas ltimas representam uma poro considervel dos crentes em Cristo de determinada sociedade.

29 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

72. Isto vale sobretudo para os pases europeus, onde tiveram incio estas divises, e para a Amrica do Norte. Neste contexto, e sem querer diminuir as demais visitas, merecem especial relevo, no continente europeu, as duas feitas Alemanha, em Novembro de 1980 e em Abril-Maio de 1987 respectivamente; a visita Gr-Bretanha (Inglaterra, Esccia e Pas de Gales), em Maio-Junho de 1982; Sua, no ms de Junho de 1984; aos Pases Escandinavos e Nrdicos (Finlndia, Sucia, Noruega, Dinamarca e Islndia), onde me desloquei em Junho de 1989. Na alegria, no respeito recproco, na solidariedade crist e na orao, encontrei tantos e tantos irmos, todos eles comprometidos na busca da fidelidade ao Evangelho. A constatao de tudo isto foi para mim fonte de grande encorajamento. Experimentmos a presena do Senhor entre ns. A este propsito, queria lembrar um gesto, ditado pela caridade fraterna e repassado de profunda lucidez de f, que vivi com intensa emoo. Passou-se nas celebraes eucarsticas, que presidi na Finlndia e na Sucia, durante a minha viagem aos Pases Escandinavos e Nrdicos. No momento da comunho, os Bispos luteranos apresentaram-se ao celebrante. Com um gesto de antemo acordado, eles quiseram demonstrar o desejo de chegar ao momento em que ns, catlicos e luteranos, teremos a possibilidade de partilhar a mesma Eucaristia, e quiseram receber a bno do celebrante. Com amor, os abenoei. O mesmo gesto, muito rico de significado, foi repetido em Roma, durante a missa que presidi, na Praa Farnese, por ocasio do VIo centenrio da canonizao de Santa Brgida, a 6 de Outubro de 1991. Encontrei anlogos sentimentos do outro lado do oceano, no Canad, em Setembro de 1984; e especialmente, no ms de Setembro de 1987, nos Estados Unidos, onde se nota uma grande abertura ecumnica. o caso para dar um exemplo do encontro ecumnico em Colmbia, na Carolina do Sul, a 11 de Setembro de 1987. J de per si importante o facto de que se verifiquem com regularidade estes encontros entre os irmos do ps-Reforma e o Papa. Estou-lhes profundamente grato, porque eles me aceitaram de boa vontade, tanto os responsveis das vrias Comunidades, como as Comunidades no seu todo. Deste ponto de vista, julgo significativa a celebrao ecumnica da Palavra, realizada em Colmbia e que teve por tema a famlia.

73. Motivo de grande alegria , ainda, a constatao de como, no perodo ps-conciliar, abundam, nas diversas Igrejas locais, as iniciativas e aces a favor da unidade dos cristos, as quais estendem sucessivamente a sua incidncia ao nvel das Conferncias episcopais, de cada uma das dioceses e comunidades paroquiais, como tambm dos diversos ambientes e movimentos eclesiais.

Colaboraes realizadas

74. Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor, entrar no Reino dos Cus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que est nos Cus (Mt 7, 21). A coerncia e a honestidade das intenes e afirmaes de princpio verificam-se pela sua aplicao vida concreta. O Decreto conciliar sobre o ecumenismo assinala que, nos outros cristos, a sua f em Cristo produz frutos de louvor e aco de graas pelos benefcios recebidos de Deus. H tambm, entre eles, um vivo sentido da justia e uma sincera caridade para com o prximo . 125 O terreno, agora delineado, frtil no apenas para o dilogo, mas tambm para uma activa colaborao: a f operosa produziu no poucas instituies para aliviar a misria espiritual e corporal, promover a educao da juventude, tornar mais humanas as condies sociais da

30 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

vida e estabelecer por toda a parte a paz . 126 A vida social e cultural oferece amplos espaos de colaborao ecumnica. Com uma frequncia sempre maior, os cristos aparecem juntos a defender a dignidade humana, a promover o bem da paz, a aplicao social do Evangelho, a tornar presente o esprito cristo nas cincias e nas artes. Eles encontram-se cada vez mais unidos, quando se trata de ir ao encontro das carncias e misrias do nosso tempo: a fome, as calamidades, a injustia social.

75. Esta cooperao, que recebe inspirao do prprio Evangelho, deixa de ser uma mera aco humanitria, para os cristos. Mas tem a sua razo de ser na palavra do Senhor: Tive fome e destes-Me de comer (Mt 25, 35). Como j sublinhei, a cooperao de todos os cristos manifesta claramente aquele grau de comunho que existe j entre eles. 127 Assim aos olhos do mundo, a aco concorde dos cristos na sociedade reveste o valor transparente de um testemunho prestado unanimemente ao nome do Senhor. Aquela assume tambm as dimenses de um anncio, porque revela o rosto de Cristo. As divergncias doutrinais que restam, exercem uma influncia negativa e pem limites tambm colaborao. Porm, a comunho de f j existente entre os cristos oferece uma base slida para a sua aco conjunta no apenas no campo social, mas tambm no mbito religioso. Esta cooperao facilitar a procura da unidade. O Decreto sobre o ecumenismo observa que, por ela, todos os que crem em Cristo podem mais facilmente aprender como devem entender-se melhor e estimar-se mais uns aos outros, e assim se abre o caminho que leva unidade dos cristos . 128

76. Neste contexto, como no recordar o interesse ecumnico pela paz, que se exprime na orao e na aco com uma participao crescente dos cristos e uma motivao teolgica que pouco a pouco se vai tornando mais profunda? Nem poderia ser de outro modo. Porventura no acreditamos ns em Jesus Cristo, Prncipe da paz? Os cristos esto cada vez mais unidos na rejeio da violncia, qualquer tipo de violncia, desde as guerras injustia social. Somos chamados a um compromisso cada vez mais activo, a fim de se manifestar ainda mais claramente que as motivaes religiosas no so a verdadeira causa dos conflitos em curso, embora infelizmente, no esteja esconjurado o risco de instrumentalizaes para fins polticos e polmicos. No ano 1986, durante a Jornada Mundial de Orao pela Paz, em Assis, os cristos das vrias Igrejas e Comunidades eclesiais invocaram, a uma s voz, o Senhor da histria pela paz no mundo. Naquele dia, de modo distinto mas paralelo, rezaram pela paz tambm os hebreus e os representantes das religies no crists, numa sintonia de sentimentos que fizeram vibrar as cordas mais profundas do esprito humano. E no quero esquecer a Jornada de Orao pela Paz na Europa especialmente nos Balcs, que me levou de novo como peregrino cidade de S. Francisco, nos dias 9 e 10 de Janeiro de 1993, bem como a Missa pela Paz nos Balcs e de modo particular na Bsnia-Herzegovina, que presidi a 23 de Janeiro de 1994 na Baslica de S. Pedro, no contexto da Semana de orao pela unidade dos cristos. Quando o nosso olhar percorre o mundo, a alegria invade o nosso esprito. Constatamos, de facto, que os cristos se sentem cada vez mais interpelados pela questo da paz.

31 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

Consideram-na estritamente conexa com o anncio do Evangelho e com o advento do Reino de Deus.

III. QUANTA EST NOBIS VIA?

Continuar e intensificar o dilogo

77. Agora podemos interrogar-nos sobre quanta estrada nos separa ainda daquele dia abenoado, em que ser alcanada a plena unidade na f e poderemos ento na concrdia concelebrar a santa Eucaristia do Senhor. O melhor conhecimento recproco j conseguido entre ns, as convergncias doutrinais alcanadas e que tiveram como consequncia um crescimento afectivo e efectivo de comunho, no podem bastar para a conscincia dos cristos que professam a Igreja una, santa, catlica e apostlica. A finalidade ltima do movimento ecumnico o restabelecimento da plena unidade visvel de todos os baptizados. Na perspectiva desta meta, todos os resultados conseguidos at agora no passam de uma etapa, embora prometedora e positiva.

78. No movimento ecumnico, no so apenas a Igreja Catlica e as Igrejas Ortodoxas que possuem esta noo exigente da unidade querida por Deus. A tendncia para tal unidade expressa tambm por outros. 129 O ecumenismo implica que as Comunidades crists se ajudem mutuamente, para que esteja verdadeiramente presente nelas todo o contedo e todas as exigncias da herana deixada pelos Apstolos . 130 Sem isso, a plena comunho nunca ser possvel. Esta ajuda recproca na busca da verdade uma forma suprema da caridade evanglica. A busca da unidade est expressa nos vrios documentos das numerosas Comisses mistas internacionais de dilogo. Nesses textos, trata-se do Baptismo, da Eucaristia, do Ministrio e da Autoridade, partindo de uma certa unidade fundamental de doutrina. Desta unidade fundamental, mas ainda parcial, deve-se agora passar quela unidade visvel, necessria e suficiente, que se inscreva na realidade concreta, para que as Igrejas realizem verdadeiramente o sinal daquela comunho plena na Igreja una, santa, catlica e apostlica, que se h-de exprimir na concelebrao eucarstica. Este caminho para a unidade visvel necessria e suficiente, na comunho da nica Igreja querida por Cristo, exige ainda um trabalho paciente e corajoso. Ao faz-lo, preciso no impor outras obrigaes fora das indispensveis (cf. Act 15, 28).

79. J desde agora, possvel individuar os argumentos que ocorre aprofundar para se alcanar um verdadeiro consenso de f: 1) as relaes entre Sagrada Escritura, suprema autoridade em matria de f, e a Sagrada Tradio, indispensvel interpretao da palavra de Deus; 2) a Eucaristia, sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo, oferta de louvor ao Pai, memria sacrifical e presena real de Cristo, efuso santificadora do Esprito Santo; 3) a Ordem, como sacramento, para o trplice ministrio do episcopado, do presbiterado e do diaconado; 4) o

32 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

Magistrio da Igreja, confiado ao Papa e aos Bispos em comunho com ele, concebido como responsabilidade e autoridade em nome de Cristo para o ensino e preservao da f; 5) a Virgem Maria, Me de Deus e cone da Igreja, Me espiritual que intercede pelos discpulos de Cristo e pela humanidade inteira. Neste corajoso caminho para a unidade, a lucidez e a prudncia da f impem-nos evitar o falso irenismo e a negligncia pelas normas da Igreja. 131 Mas, a mesma lucidez e prudncia recomendam-nos fugir do desleixo no empenhamento pela unidade e, mais ainda, da oposio preconcebida ou do derrotismo que tende a ver tudo pelo negativo. Manter uma viso da unidade que tenha em conta todas as exigncias da verdade revelada, no significa pr um freio ao movimento ecumnico. 132 Pelo contrrio, significa evitar que ele se acomode a solues aparentes, que no chegariam a nada de estvel e slido. 133 A exigncia da verdade deve ser completamente respeitada. E no , porventura, esta a lei do Evangelho?

Recepo dos resultados conseguidos

80. Enquanto prossegue o dilogo sobre novas temticas ou se desenvolve a nveis mais profundos, temos uma tarefa nova a realizar: como receber os resultados conseguidos at agora. Estes no podem permanecer como simples afirmaes das Comisses bilaterais, mas devem tornar-se patrimnio comum. Para que isto se verifique, reforando assim os laos de comunho, preciso um srio exame que, segundo modos, formas e competncias diversas, h-de envolver todo o povo de Deus. De facto, trata-se de questes que, frequentemente, dizem respeito f e, como tais, requerem o consenso universal, que se estende dos Bispos aos fiis leigos, pois todos receberam a uno do Esprito Santo. 134 o mesmo Esprito que assiste o Magistrio e suscita o sensus fidei. Para receber os resultados do dilogo impe- -se, portanto, um amplo e cuidadoso processo crtico que analise e verifique com rigor a sua coerncia com a Tradio de f, recebida dos Apstolos e vivida na comunidade dos crentes reunida ao redor do Bispo, seu legtimo Pastor.

81. Este processo, que se h-de efectuar com prudncia e em atitude de f, ter a assistncia do Esprito Santo. Para que tenha xito favorvel, necessrio que os seus resultados sejam oportunamente divulgados por pessoas competentes. Para semelhante objectivo, de grande importncia o contributo que os telogos e Faculdades de Teologia esto chamados a oferecer, no cumprimento do seu carisma na Igreja. Claro est que as comisses ecumnicas tm, a este respeito, responsabilidades e funes totalmente singulares. Todo o processo seguido e ajudado pelos Bispos e pela Santa S. A autoridade docente tem a responsabilidade de exprimir o juzo definitivo. Em tudo isto, ser de grande ajuda ater-se metodologicamente distino entre o depsito da f e a formulao em que ele expresso, como recomendava o Papa Joo XXIII no discurso pronunciado na abertura do Conclio Vaticano II. 135

Continuar o ecumenismo espiritual e testemunhar a santidade

33 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

82. Compreende-se como a gravidade do compromisso ecumnico interpele profundamente os fiis catlicos. O Esprito convida-os a um srio exame de conscincia. A Igreja Catlica deve entrar naquilo que se poderia chamar dilogo da converso , no qual est posto o fundamento interior do dilogo ecumnico. Em tal dilogo, que se realiza diante de Deus, cada um deve procurar os prprios erros, confessar as suas culpas, e colocar-se nas mos d'Aquele que o Intercessor junto do Pai, Jesus Cristo. Certamente, nesta relao de converso vontade do Pai e, ao mesmo tempo, de penitncia e de absoluta confiana no poder reconciliador da verdade que Cristo, que se acha a fora para levar a bom termo a longa e rdua peregrinao ecumnica. O dilogo da converso de cada comunidade com o Pai, sem indulgncia por si prpria, o fundamento de relaes fraternas que sejam algo diverso de mero entendimento cordial ou de uma convivncia simplesmente exterior. Os laos da koinnia fraterna ho-de ser tecidos diante de Deus e em Cristo Jesus. Somente o colocar-se diante de Deus pode oferecer uma base slida para aquela converso dos indivduos cristos e para aquela contnua reforma da Igreja, enquanto instituio tambm humana e terrena, 136 que constituem as condies preliminares de todo o empenho ecumnico. Um dos procedimentos fundamentais do dilogo ecumnico o esforo de envolver as Comunidades crists neste espao espiritual, completamente interior, onde Cristo, pelo poder do Esprito, as induz a todas, sem excepo, a examinarem-se diante do Pai e a interrogarem-se se foram fiis ao seu desgnio sobre a Igreja.

83. Falei da vontade do Pai, do espao espiritual onde cada comunidade escuta o apelo a superar os obstculos unidade. Pois bem, todas as Comunidades crists sabem que semelhante exigncia e um tal superamento, graas fora que o Esprito d, no esto fora do seu alcance. Com efeito, todas tm mrtires da f crist. 137 No obstante o drama da diviso, estes irmos conservaram em si mesmos uma unio a Cristo e a seu Pai to radical que pde chegar at ao derramamento do sangue. Mas no , porventura, essa mesma unio que chamada em causa naquilo que classifiquei como dilogo da converso ? No , por acaso, este dilogo que sublinha a necessidade de seguir em toda a sua profundidade a experincia da verdade para a plena comunho?

84. Numa viso teocntrica, ns, cristos, j temos um Martirolgio comum. Este inclui tambm os mrtires do nosso sculo, mais numerosos do que se pensa, e mostra como, a um nvel profundo, Deus manteve entre os baptizados a comunho na exigncia suprema da f, manifestada com o sacrifcio da vida. 138 Se se pode morrer pela f, isso demonstra que se pode alcanar a meta, quando se trata de outras formas da mesma exigncia. J constatei, e com alegria, como a comunho, imperfeita mas real, mantida e cresce a muitos nveis da vida eclesial. Considero agora que ela seja j perfeita naquilo que todos ns consideramos o pice da vida de graa, o martyria at morte, a comunho mais verdadeira que possa existir com Cristo que derrama o seu Sangue e, neste sacrifcio, aproxima aqueles que outrora estavam longe (cf. Ef 2, 13). Se para todas as Comunidades crists os mrtires so a prova do poder da graa, estes contudo no so os nicos que testemunham tal poder. Embora de modo invisvel, a comunho ainda no plena das nossas comunidades est, na verdade, solidamente cimentada na plena comunho dos santos, isto , daqueles que, no termo de uma existncia fiel graa, esto na comunho de Cristo glorioso. Estes santos provm de todas as Igrejas e Comunidades eclesiais, que lhes abriram a entrada na comunho da salvao.

34 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

Quando se fala de um patrimnio comum, devem-se inserir nele no s as instituies, os ritos, os meios de salvao, as tradies que todas as Comunidades conservaram e pelas quais elas esto plasmadas, mas tambm, e em primeiro lugar, esta realidade da santidade. 139 Na irradiao que dimana do patrimnio dos santos pertencentes a todas as Comunidades, o dilogo da converso para a unidade plena e visvel apresenta-se, ento, sob uma luz de esperana. Esta presena universal dos santos d, de facto, a prova da transcendncia do poder do Esprito. Ela sinal e prova da vitria de Deus sobre as foras do mal que dividem a humanidade. Justamente canta a liturgia essa interveno vitoriosa de Deus nos santos: ao coroar os seus mritos, coroais os vossos prprios dons . 140 Onde existe a vontade sincera de seguir Cristo, muitas vezes o Esprito consegue derramar a sua graa por sendas diversas daquelas ordinrias. A experincia ecumnica permitiu-nos compreend-lo melhor. Se, no espao espiritual interior que descrevi, as Comunidades souberem converter-se verdadeiramente busca da comunho plena e visvel, Deus far por elas aquilo que fez pelos seus santos. Ele saber superar os obstculos herdados do passado e conduzi-las-, pelos seus caminhos, onde Ele quer: koinnia visvel que , simultaneamente, louvor da sua glria e servio ao seu desgnio de salvao.

85. Visto que, na sua infinita misericrdia, Deus pode tirar o bem at mesmo das situaes que ofendem o seu desgnio, podemos ento descobrir que o Esprito fez com que as oposies servissem, em algumas circunstncias, para explicitar aspectos da vocao crist, como sucede na vida dos santos. Apesar da diviso, que um mal de que nos devemos curar, todavia realizou-se como que uma comunicao da riqueza da graa, que est destinada a embelezar a koinnia: a graa de Deus estar com todos aqueles que, seguindo o exemplo dos santos, se esforam por favorecer as suas exigncias. Como podemos ns hesitar em converter-nos aos anseios do Pai? Ele est connosco.

Contributo da Igreja Catlica na busca da unidade dos cristos

86. A Constituio Lumen gentium, numa afirmao fundamental que ressoa depois no Decreto Unitatis redintegratio, 141 escreve que a nica Igreja de Cristo subsiste na Igreja Catlica. 142 O Decreto sobre o ecumenismo sublinha a presena nela da plenitude (plenitudo) dos instrumentos de salvao. 143 A plena unidade realizar-se- quando todos participarem da plenitude dos meios de salvao que Cristo confiou sua Igreja.

87. Ao longo do caminho que leva plena unidade, o dilogo ecumnico esfora-se por suscitar uma recproca ajuda fraterna, por meio da qual as Comunidades se dedicam a dar mutuamente aquilo de que cada uma tem necessidade para crescer segundo o desgnio de Deus que leva plenitude definitiva (cf. Ef 4, 11-13). Como disse, ns, enquanto Igreja Catlica, estamos conscientes de ter recebido muito do testemunho, da procura e mesmo at da maneira como foram sublinhados e vividos pelas outras Igrejas e Comunidades eclesiais certos bens cristos comuns. Entre os progressos realizados durante os ltimos trinta anos, h que atribuir um lugar de destaque a essa recproca influncia fraterna. Na etapa a que chegmos, 144 tal dinamismo de mtuo enriquecimento deve ser tomado seriamente em considerao. Baseado sobre a comunho que j existe, graas aos elementos eclesiais presentes nas Comunidades crists, tal dinamismo no deixar de impelir para a comunho plena e visvel, meta suspirada

35 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

do caminho que estamos realizando. a forma ecumnica da lei evanglica da partilha. Isto me incita a repetir: preciso em tudo demonstrar o cuidado de ir ao encontro daquilo que os nossos irmos cristos, legitimamente, desejam e esperam de ns, conhecendo o seu modo de pensar e a sua sensibilidade (...). necessrio que os dons de cada um se desenvolvam para a utilidade e proveito de todos . 145

O ministrio de unidade do Bispo de Roma

88. Entre todas as Igrejas e Comunidades eclesiais, a Igreja Catlica est consciente de ter conservado o ministrio do Sucessor do apstolo Pedro, o Bispo de Roma, que Deus constituiu como perptuo e visvel fundamento da unidade , 146 e que o Esprito ampara para que torne participantes deste bem essencial todos os outros. Segundo a feliz expresso do Papa Gregrio Magno, o meu ministrio o de servus servorum Dei. Esta definio preserva o melhor possvel do risco de separar a potestade (e particularmente o primado) do ministrio, o que estaria em contradio com o significado de potestade dado pelo Evangelho: Eu estou no meio de vs como aquele que serve (Lc 22, 27), diz o Senhor nosso Jesus Cristo, Chefe da Igreja. Por outra parte, como pude afirmar por ocasio do encontro no Conselho Ecumnico das Igrejas, em Genebra, a 12 de Junho de 1984, a convico da Igreja Catlica de, na fidelidade Tradio apostlica e f dos Padres, ter conservado, no ministrio do Bispo de Roma, o sinal visvel e o garante da unidade, constitui uma dificuldade para a maior parte dos outros cristos, cuja memria est marcada por certas recordaes dolorosas. Por quanto sejamos disso responsveis, com o meu Predecessor Paulo VI imploro perdo. 147

89. Todavia, significativo e encorajador que a questo do primado do Bispo de Roma se tenha tornado actualmente objecto de estudo, imediato ou em perspectiva, e igualmente significativo e encorajador que uma tal questo esteja presente como tema essencial no apenas nos dilogos teolgicos que a Igreja Catlica mantm com as outras Igrejas e Comunidades eclesiais, mas tambm de um modo mais genrico no conjunto do movimento ecumnico. Recentemente, os participantes na Va Assembleia Mundial da Comisso F e Constituio do Conselho Ecumnico das Igrejas, realizada em Santiago de Compostela, recomendaram que ela desse incio a um novo estudo sobre a questo de um ministrio universal da unidade crist . 148 Aps sculos de duras polmicas, as outras Igrejas e Comunidades eclesiais cada vez mais perscrutam com um novo olhar tal ministrio de unidade. 149

90. O Bispo de Roma o Bispo da Igreja que conserva o testemunho do martrio de Pedro e de Paulo: Por um misterioso desgnio da Providncia, em Roma que ele 1 conclui o seu caminho de seguimento de Jesus, como em Roma que d esta mxima prova de amor e de fidelidade. Em Roma, Paulo, o Apstolo dos Gentios, d tambm o seu testemunho supremo. A Igreja de Roma tornava-se assim a Igreja de Pedro e de Paulo . 150 No Novo Testamento, a pessoa de Pedro ocupa um lugar proeminente. Na primeira parte dos Actos dos Apstolos, aparece como chefe e porta-voz do colgio apostlico, designado como Pedro (...) com os Onze (2, 14; cf. tambm 2, 37; 5, 29). O lugar atribudo a Pedro est fundado sobre as prprias palavras de Cristo, tal como so recordadas nas tradies evanglicas.

36 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

91. O Evangelho de Mateus traa e especifica a misso pastoral de Pedro na Igreja: s feliz, Simo, filho de Jonas, porque no foram a carne nem o sangue quem t'o revelou, mas o meu Pai que est nos cus. Tambm Eu te digo: Tu s Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno nada podero contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Cus, e tudo quanto ligares na terra ficar ligado nos Cus, e tudo quanto desligares na terra ser desligado nos Cus (16, 17-19). Lucas pe em evidncia que Cristo recomenda a Pedro de confirmar os irmos, mas, ao mesmo tempo, faz-lhe conhecer a sua fraqueza humana e necessidade de converso (cf. 22, 31-32). como se, sobre o horizonte da fraqueza humana de Pedro, se manifestasse plenamente que o seu particular ministrio na Igreja provm totalmente da graa; como se o Mestre se dedicasse de modo especial sua converso, a fim de o preparar para a tarefa que est para lhe confiar na sua Igreja, e fosse muito exigente com ele. A mesma funo de Pedro, sempre ligada a uma realista afirmao da sua fraqueza, encontra-se no quarto Evangelho: Simo, filho de Joo, tu amas-Me mais do que estes? (...) Apascenta as minhas ovelhas (cf. 21, 15-19). Significativo ainda que, segundo a primeira Carta de Paulo aos Corntios, Cristo ressuscitado tenha aparecido a Cefas e em seguida aos doze (cf. 15, 5). importante destacar como a fraqueza de Pedro e de Paulo manifeste que a Igreja se funda sobre o poder infinito da graa (cf. Mt 16, 17; 2 Cor 12, 7-10). Pedro, logo a seguir sua investidura, repreendido, com rara severidade, por Cristo que lhe diz: Tu s para Mim um estorvo (Mt 16, 23). Como no ver na misericrdia de que Pedro tem necessidade, uma relao com o ministrio daquela misericrdia que ele primeiro entre todos experimentou? Igualmente, por trs vezes ele negar Jesus. Tambm o Evangelho de Joo sublinha que Pedro recebe o encargo de apascentar o rebanho com uma trplice profisso de amor (cf. 21, 15-17), que corresponde sua trplice negao (cf. 13, 38). Lucas, por sua vez, na palavra de Cristo j citada e qual aderir a primeira tradio com o intuito de delinear a misso de Pedro, insiste sobre o facto de que este dever confirmar os seus irmos, uma vez convertido (cf. Lc 22, 31).

92. Quanto a Paulo, ele conclui a descrio do seu ministrio com a surpreendente afirmao que lhe foi concedido ouvir dos lbios do Senhor: Basta-te a minha graa, porque na fraqueza que a minha fora se revela totalmente , podendo em seguida exclamar: Quando me sinto fraco, ento que sou forte (2 Cor 12, 9-10). Esta uma caracterstica fundamental da experincia crist. Herdeiro da misso de Pedro, na Igreja fecundada pelo sangue dos Prncipes dos Apstolos, o Bispo de Roma exerce um ministrio que tem a sua origem na misericrdia multiforme de Deus, a qual converte os coraes e infunde a fora da graa onde o discpulo sente o sabor amargo da sua fraqueza e misria. A autoridade prpria deste ministrio est posta totalmente ao servio do desgnio misericordioso de Deus e h-de ser vista sempre nesta perspectiva. que nela se explica o seu poder.

93. Ligado como est trplice profisso de amor de Pedro que corresponde trplice negao, o seu sucessor sabe que deve ser sinal de misericrdia. O seu ministrio um ministrio de misericrdia, nascido de um acto de misericrdia de Cristo. Toda esta lio do Evangelho deve ser constantemente relida, para que o exerccio do ministrio petrino nada perca da sua autenticidade e transparncia. A Igreja de Deus chamada por Cristo a manifestar a um mundo fechado no emaranhado das suas culpas e dos seus sinistros propsitos, que, apesar de tudo, Deus, na sua misericrdia, pode converter os coraes unidade, fazendo-os aceder sua prpria comunho.

37 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

94. Este servio da unidade, radicado na obra da misericrdia divina, est confiado, no seio mesmo do colgio dos Bispos, a um daqueles que receberam do Esprito o encargo, no de exercer o poder sobre o povo como fazem os chefes das naes e os grandes (cf. Mt 20, 25; Mc 10, 42) , mas de o guiar para que possa encontrar-se em pastagens tranquilas. Tal encargo pode exigir a oferta da prpria vida (cf. Jo 10, 11-18). Depois de ter mostrado como Cristo o nico Pastor, na unidade do qual todos so um s , Santo Agostinho exorta: Estejam todos os pastores no nico Pastor e proclamem a voz nica do Pastor; oiam as ovelhas esta voz e sigam o seu Pastor: no este ou aquele, mas o nico Pastor. Apregoem todos com Ele uma s voz e no haja vozes diversas. (...) Oiam as ovelhas esta voz, purificada de toda a diviso, livre de toda a heresia . 151 A misso do Bispo de Roma no grupo de todos os Pastores consiste precisamente em vigiar (episkopein) como uma sentinela, de modo que, graas aos Pastores, se oua em todas as Igrejas particulares a verdadeira voz de Cristo-Pastor. Assim, em cada uma das Igrejas particulares a eles confiadas, realiza-se a una, sancta, catholica et apostolica Ecclesia. Todas as Igrejas esto em comunho plena e visvel, porque todos os Pastores esto em comunho com Pedro, e, desse modo, na unidade de Cristo. Com o poder e autoridade sem os quais tal funo seria ilusria, o Bispo de Roma deve assegurar a comunho de todas as Igrejas. Por este ttulo, ele o primeiro entre os servidores da unidade. Tal primado exercido a vrios nveis, que concernem vigilncia sobre a transmisso da Palavra, a celebrao sacramental e litrgica, a misso, a disciplina, e a vida crist. Compete ao Sucessor de Pedro recordar as exigncias do bem comum da Igreja, se algum for tentado a esquec-lo em funo dos prprios interesses. Tem o dever de advertir, premunir e, s vezes, declarar inconcilivel com a unidade da f esta ou aquela opinio que se difunde. Quando as circunstncias o exigirem, fala em nome de todos os Pastores em comunho com ele. Pode ainda em condies bem precisas, esclarecidas pelo Conclio Vaticano I declarar ex cathedra que uma doutrina pertence ao depsito da f. 152 Ao prestar este testemunho verdade, ele serve a unidade.

95. Mas tudo isto deve realizar-se sempre na comunho. Quando a Igreja Catlica afirma que a funo do Bispo de Roma corresponde vontade de Cristo, ela no separa esta funo da misso confiada ao conjunto dos Bispos, tambm eles vicrios e legados de Cristo . 153 O Bispo de Roma pertence ao seu colgio , e eles so os seus irmos no ministrio. Aquilo que diz respeito unidade de todas as Comunidades crists, entra obviamente no mbito das preocupaes do primado. Como Bispo de Roma, sei bem e confirmei-o na presente Carta encclica que a comunho plena e visvel de todas as Comunidades, nas quais em virtude da fidelidade de Deus habita o seu Esprito, o desejo ardente de Cristo. Estou convicto de ter a este propsito uma responsabilidade particular, sobretudo quando constato a aspirao ecumnica da maior parte das Comunidades crists, e quando ouo a solicitao que me dirigida para encontrar uma forma de exerccio do primado que, sem renunciar de modo algum ao que essencial da sua misso, se abra a uma situao nova. Durante um milnio, os cristos estiveram unidos pela fraterna comunho da f e da vida sacramental. Quando entre eles surgiam dissenses acerca da f ou da disciplina, era a S de Roma quem, de comum acordo, as resolvia . 154 Desse modo, o primado exercia a sua funo de unidade. Dirigindo-me ao Patriarca Ecumnico, Sua Santidade Dimtrios I, disse estar consciente de que, por razes muito diferentes, e contra a vontade de uns e outros, o que era um servio pde manifestar-se sob uma luz bastante diversa. Mas (...) com o desejo de obedecer verdadeiramente vontade de Cristo que eu me reconheo chamado, como Bispo de Roma, a exercer este ministrio (...). O Esprito Santo nos d a sua luz, e ilumine todos os pastores e os telogos das nossas Igrejas,

38 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

para que possamos procurar, evidentemente juntos, as formas mediante as quais este ministrio possa realizar um servio de amor, reconhecido por uns e por outros . 155

96. Tarefa imensa, que no podemos recusar, mas que sozinho no posso levar a bom termo. A comunho real, embora imperfeita, que existe entre todos ns, no poderia induzir os responsveis eclesiais e os telogos a instaurarem comigo, sobre este argumento, um dilogo fraterno, paciente, no qual nos pudssemos ouvir, pondo de lado estreis polmicas, tendo em mente apenas a vontade de Cristo para a sua Igreja, deixando-nos penetrar do seu grito: Que todos sejam um (...), para que o mundo creia que Tu Me enviaste (Jo 17, 21)?

A comunho de todas as Igrejas particulares com a Igreja de Roma: condio necessria para a unidade

97. A Igreja Catlica, tanto na sua praxis como nos textos oficiais, sustenta que a comunho das Igrejas particulares com a Igreja de Roma, e dos seus Bispos com o Bispo de Roma, um requisito essencial no desgnio de Deus para a comunho plena e visvel. De facto, necessrio que a plena comunho, de que a Eucaristia a suprema manifestao sacramental, tenha a sua expresso visvel num ministrio em que todos os Bispos se reconheam unidos em Cristo, e todos os fiis encontrem a confirmao da prpria f. A primeira parte dos Actos dos Apstolos apresenta Pedro como aquele que fala em nome do grupo apostlico e serve a unidade da comunidade e isto no respeito da autoridade de Tiago, chefe da Igreja de Jerusalm. Esta funo de Pedro deve permanecer na Igreja para que, sob o seu nico Chefe que Cristo Jesus, ela seja no mundo, visivelmente, a comunho de todos os seus discpulos. Porventura no um ministrio deste gnero que muitos dos que esto empenhados no ecumenismo exprimem hoje a necessidade? Presidir na verdade e no amor, para que a barca belo smbolo que o Conselho Ecumnico das Igrejas escolheu como seu emblema no seja despedaada pelas tempestades e possa chegar um dia ao porto desejado.

Plena unidade e evangelizao

98. O movimento ecumnico do nosso sculo, mais do que as iniciativas ecumnicas dos sculos passados de que importa, contudo, no subestimar a importncia, foi caracterizado por uma perspectiva missionria. No versculo joanino que serve de inspirao e motivo condutor que todos sejam um (...), para que o mundo creia que Tu Me enviaste (Jo 17, 21) foi sublinhada a frase para que o mundo creia com tal vigor que se corre o risco de esquecer, s vezes, que, no pensamento do evangelista, a unidade sobretudo para a glria do Pai. De qualquer modo, claro que a diviso dos cristos est em contradio com a Verdade que tm a misso de difundir, comprometendo gravemente o seu testemunho. Bem o compreendera e afirmara o meu Predecessor, o Papa Paulo VI, na sua Exortao apostlica Evangelii nuntiandi: Como evangelizadores, ns devemos apresentar aos fiis de Cristo, no j a imagem de homens divididos e separados por litgios que nada edificam, mas sim a imagem de pessoas amadurecidas na f, capazes de se encontrar para alm de tenses que se verifiquem, graas procura comum, sincera e desinteressada da verdade. Sim, a sorte da evangelizao anda sem dvida ligada ao testemunho de unidade dado pela Igreja (...). Nisto h-de ser vista uma fonte de responsabilidade, como tambm de conforto. Quanto a este ponto, ns

39 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

quereramos insistir sobre o sinal da unidade entre todos os cristos, como caminho e instrumento da evangelizao. A diviso dos cristos entre si um estado de facto grave, que chega a afectar a prpria obra de Cristo . 156 Na verdade, como anunciar o Evangelho da reconciliao, sem contemporaneamente se empenhar a agir pela reconciliao dos cristos? Se certo que a Igreja, pelo impulso do Esprito Santo e com a promessa da indefectibilidade, pregou e prega o Evangelho a todas as naes, verdade tambm que ela tem de enfrentar as dificuldades provenientes das divises. Perante missionrios que esto em desacordo entre si, embora todos faam apelo a Cristo, sabero os incrdulos acolher a verdadeira mensagem? No pensaro que o Evangelho factor de diviso, ainda que seja apresentado como a lei fundamental da caridade?

99. Quando afirmo que para mim, Bispo de Roma, o empenhamento ecumnico constitui uma das prioridades pastorais do meu pontificado, 157 por ter no pensamento o grave obstculo que a diviso representa para o anncio do Evangelho. Uma Comunidade crist que cr em Cristo e deseja, com o ardor do Evangelho, a salvao da humanidade, no pode de forma alguma fechar-se ao apelo do Esprito que orienta todos os cristos para a unidade plena e visvel. Trata-se de um dos imperativos da caridade que deve ser acolhido sem hesitaes. O ecumenismo no apenas uma questo interna das Comunidades crists, mas diz respeito ao amor que Deus, em Cristo Jesus, destina ao conjunto da humanidade; e obstaculizar este amor uma ofensa a Ele e ao seu desgnio de reunir todos em Cristo. O Papa Paulo VI escrevia ao Patriarca Ecumnico Atengoras I: Possa o Esprito Santo guiar-nos no caminho da reconciliao, para que a unidade das nossas Igrejas se torne um sinal cada vez mais luminoso de esperana e de conforto para toda a humanidade . 158

EXORTAO

100. Tendo-me dirigido recentemente aos Bispos, ao clero e aos fiis da Igreja Catlica para indicar o caminho a seguir na celebrao do Grande Jubileu do Ano Dois Mil, afirmei, entre outras coisas, que a melhor preparao para a passagem bimilenria no poder exprimir-se seno pelo renovado empenho na aplicao, fiel quanto possvel, do ensinamento do Vaticano II vida de cada um e da Igreja inteira . 159 O Conclio o grande incio como que o Advento daquele itinerrio que nos conduz ao limiar do Terceiro Milnio. Considerando a importncia que a Assembleia Conciliar atribuiu obra de restaurao da unidade dos cristos, nesta nossa poca de graa ecumnica, pareceu-me necessrio corroborar as convices fundamentais que o Conclio esculpiu na conscincia da Igreja Catlica, recordando-as luz dos progressos entretanto realizados para a plena comunho de todos os baptizados. No h dvida que o Esprito Santo est em aco nesta obra, conduzindo a Igreja para a plena realizao do desgnio do Pai, em conformidade com a vontade de Cristo, expressa com vigor to veemente na orao que, segundo o quarto Evangelho, os seus lbios pronunciam no momento em que Ele se encaminha para o drama salvfico da sua Pscoa. Tal como ento, tambm hoje Cristo pede que um mpeto novo reanime o empenho de cada um em ordem comunho plena e visvel.

101. Exorto, portanto, os meus Irmos no episcopado a darem toda a ateno a tal empenho. Os dois Cdigos de Direito Cannico incluem entre as responsabilidades do Bispo a de

40 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

promover a unidade de todos os cristos, apoiando toda a aco ou iniciativa, tendente a promov-la, na certeza de que a Igreja a isso est obrigada por expressa vontade de Cristo. 160 Isto faz parte da misso episcopal e uma obrigao que deriva directamente da fidelidade a Cristo, Pastor da Igreja. Todos os fiis, porm, so convidados pelo Esprito de Deus a fazer o possvel, para que se recomponham os laos de unio entre todos os cristos e cresa a colaborao entre os discpulos de Cristo: A solicitude na restaurao da unio vale para toda a Igreja, tanto para os fiis como para os pastores. Afecta a cada um em particular, de acordo com a sua capacidade . 161

102. O poder do Esprito de Deus faz crescer e edifica a Igreja atravs dos sculos. Com o olhar voltado para o novo milnio, a Igreja pede ao Esprito a graa de reforar a sua prpria unidade e de a fazer crescer at plena comunho com os outros cristos. Como consegui-lo? Em primeiro lugar, com a orao. A orao sempre deveria incluir aquela inquietao que anelo pela unidade, e portanto uma das formas necessrias do amor que nutrimos por Cristo e pelo Pai, rico de misericrdia. A orao deve ter a prioridade neste caminho que empreendemos com os outros cristos rumo ao novo milnio. Como consegui-lo? Com a aco de graas, porque no nos apresentamos a esse encontro de mos vazias: Mas o prprio Esprito vem em ajuda da nossa fraqueza (...) e intercede por ns com gemidos inefveis (Rom 8, 26), para nos dispor a pedir a Deus aquilo de que temos necessidade. Como consegui-lo? Com a esperana no Esprito, que sabe afastar de ns os espectros do passado e as recordaes dolorosas da separao; Ele sabe conceder-nos lucidez, fora e coragem para empreender os passos necessrios, de modo que o nosso empenho seja cada vez mais autntico. E se nos viesse a vontade de perguntar se tudo isto possvel, a resposta seria sempre: sim. A mesma resposta ouvida por Maria de Nazar, porque a Deus nada impossvel. Voltam-me ao pensamento as palavras com que S. Cipriano comenta o Pai Nosso, a orao de todos os cristos: Deus no aceita o sacrifcio do que vive em discrdia, e manda-o retirar-se do altar para ir primeiro reconciliar-se com seu irmo, porque s as oraes de um corao pacfico podero obter a reconciliao com Deus. O sacrifcio mais agradvel a Deus a nossa paz e a concrdia fraterna, e um povo cuja unio seja um reflexo da unidade que existe entre o Pai, o Filho e o Esprito Santo . 162 Ao alvorecer do novo milnio, como no solicitar ao Senhor, com renovado mpeto e conscincia mais amadurecida, a graa de nos predispormos, todos, para este sacrifcio da unidade?

103. Eu, Joo Paulo, humilde servus servorum Dei, fazendo minhas as palavras do apstolo Paulo cujo martrio, unido ao do apstolo Pedro, conferiu a esta S de Roma o esplendor do seu testemunho , digo a vs, fiis da Igreja Catlica, e a vs, irmos e irms das outras Igrejas e Comunidades eclesiais, trabalhai na vossa perfeio, confortai-vos mutuamente, tende um mesmo sentir, vivei em paz. E o Deus do amor e da paz estar convosco (...). A graa do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunho do Esprito Santo estejam com todos vs (2 Cor 13, 11.13).

41 de 42

31/01/2012 12:52

Ut unum sint - Ioannes Paulus PP. II - Carta Encclica (1995.05.25)

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/...

Dado em Roma, junto de S. Pedro, no dia 25 de Maio solenidade da Ascenso do Senhor do ano 1995, dcimo stimo de Pontificado.

Copyright Libreria Editrice Vaticana

42 de 42

31/01/2012 12:52

You might also like