You are on page 1of 11

Biologia e Geologia

Nome: ______________________________________ Ano: 10 Turma: ____ Data: ___/___/______ Ficha de Trabalho n ___
L com ateno as questes antes de responder.

1. A superfcie da Terra formada por uma casca rgida, com cerca de 100 quilmetros de espessura que envolve uma camada pastosa, viscosa. Essa casca rgida est dividida num certo nmero de regies independentes que deslizam sobre a camada viscosa, modificando as suas posies relativas e as respetivas linhas de separao. O material que as constitui renova-se permanentemente. Como um tapete rolante, as placas recm-formadas percorrem um trajeto mais ou menos longo e voltam a mergulhar no interior da Terra.
Adaptado de Revista Expresso, 13/7/1991

1.1. Identifica, no mbito da teoria da tectnica de placas, o significado das seguintes expresses utilizadas neste excerto do texto original, tendo em conta o respetivo contexto: 1.1.1. casca rgida 1.1.2. camada pastosa, viscosa 1.1.3. linha de separao 1.1.4. regies independentes

1.2. Identifica o tipo de limite interplacas onde se verificam os fenmenos descritos no texto: 1.2.1. o material que as constitui renova-se permanentemente 1.2.2. () voltam a mergulhar no interior da Terra

2. L atentamente o documento 1 A ilha de Martinica faz parte de um arquiplago localizado na Amrica Central, na zona Este da placa das Carabas, no confronto com a placa Sul-Americana (Figuras1A e 1B). A 29 de Novembro de 2007, ocorreu um sismo de magnitude 7,4, com origem a 146 quilmetros de profundidade, cujo epicentro se localizou no mar, a 42 quilmetros a noroeste de Fort-de-France, capital de Martinica. Foram recolhidos, em localidades a diferentes distncias do epicentro, relatos das populaes das ilhas do arquiplago onde o sismo foi sentido. A partir desses relatos, foi possvel determinar os valores de intensidade do sismo nesses locais (Tabela I)

Pgina1

Tabela I

2.1. Classifica como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes, relativas s caractersticas geolgicas do local e ao sismo descrito. (A) O epicentro do sismo referido localizou-se a 146 km de profundidade. (B) As ilhas representadas na figura 1B tiveram origem no processo de convergncia de placas. (C) O vulcanismo associado ao limite Este da placa das Carabas do tipo efusivo. (D) O sismo descrito foi sentido com diferentes intensidades na ilha de Santa Lcia. (E) A uma mesma intensidade ssmica correspondem distncias epicentrais idnticas. (F) A placa das Carabas apresenta um limite divergente. (G) No limite Este da placa das Carabas, as foras so, predominantemente, distensivas. (H) Quanto maior for o nmero de relatos obtidos, maior o rigor do traado das isossistas. 2.2. Seleciona a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta.

No sismo referido, no foi relatada a intensidade ssmica, no epicentro, porque


(A)no h estao sismogrfica no local. (B)a magnitude foi de 7,4. (C)os danos no puderam ser avaliados. (D)ocorreu na placa ocenica.

Pgina2

2.3. Seleciona a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta.

Na ilha de Dominica, de acordo com os dados da Tabela I, a maior local mais


(A) magnitude () prximo. (B) intensidade () prximo. (C) intensidade () distante. (D) magnitude () distante.

corresponde ao

do epicentro.

3. O sismo da ilha de Martinica foi registado com a magnitude de 7,4 da escala de Richter. A partir dos relatos obtidos, foram determinados valores de intensidade compreendidos entre III e VII da escala de Mercalli. 3.1.Explica por que razo este sismo regista vrias intensidades mas apenas uma magnitude. 4. L atentamente o documento 2 A ilha de Surtsey faz parte de um sistema vulcnico submarino localizado a sul da Islndia e associado crista Mdio-Atlntica. A ilha formou-se numa erupo vulcnica que comeou a 130 m abaixo do nvel do mar e atingiu a superfcie a 14 de Novembro de 1963. A atividade vulcnica terminou em 1967. A lava em contacto com a gua a pequena profundidade provocou a emisso de nuvens de vapor e cinzas. A ilha est sujeita, durante a maior parte do ano, a mar agitado e ventos fortes. A recente formao da ilha de Surtsey e a sua imediata constituio em reserva natural permitiram o acompanhamento cientfico, dos pontos de vista geolgico e biolgico. Logo aps a sua formao, foram encontradas cianobactrias (bactrias autotrficas) e fungos e, de seguida, lquenes (associao entre um ser autotrfico e um ser heterotrfico) e musgos. Posteriormente, o aparecimento das primeiras plantas com tecidos condutores ficou a dever-se ao transporte de sementes atravs das correntes ocenicas, do vento e das aves.

4.1. Seleciona a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. No processo de evoluo do ecossistema da ilha de Surtsey, verificou-se (A)a manuteno das cadeias alimentares iniciais. (B)a conservao da rocha vulcnica. (C)uma diminuio dos nutrientes disponveis no solo. (D)uma complexidade crescente dos organismos colonizadores.

4.2. Seleciona a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta.

O vulcanismo recente na ilha de Surtsey permite consider-la um laboratrio aberto, uma vez que o seu estudo constitui um mtodo para o conhecimento do interior da Terra e possibilita a observao de processos geomagnticos .
(A) direto () atuais. (C) indireto () passado. (B) indireto () atuais. (D) direto () passado.

Pgina3

5. Analisa o documento 3, os dois grficos seguintes que se referem s variaes da velocidade das ondas ssmicas interiores (grfico A) e da presso e da densidade (grfico b), em funo da profundidade.
Documento 3

5.1. Como se pode identificar a astenosfera nas figuras? 5.2. Descreve a variao de velocidade das ondas p e s passagem dos 2900km.

6. Observa e interpreta o documento 5, abaixo: 6.1. Faz a legenda das letras de A a N 6.2. Identifica as ondas ssmicas representadas pelas letras O, P, Q. 6.3. Substitui as letras X, Y e Z, pelos respetivos termos.

Documento 5

Modelo X

Modelo Y

Ondas ssmicas registada

Pgina4

7. Observa com ateno o documento 6.

Documento 6 Modelo da mobilidade das placas tectnicas.

7.1. Seleciona a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. As estruturas 1, 2 e 3 do Documento 6 correspondem, respetivamente, a... (A) Rifte, fossa ocenica e dorsal ocenica. (B) Dorsal ocenica, rifte e fossa ocenica. (C) Vulco, fossa ocenica e dorsal ocenica. (D) Dorsal ocenica, rifte e plancie abissal 7.2.Estabelece a correspondncia, justificando, entre as letras A, B, C, D e E do documento 6 uma zona de: 7.2.1. Formao de litosfera. 7.2.2. Destruio de litosfera. 7.3. Classifica o tipo de vulcanismo existente no local A e no local E do documento 6. Justifica. 7.4. Seleciona as afirmaes corretas:

Em relao crusta ocenica, a crusta continental :


(A) Mais antiga. (B) Mais densa. (C) Da mesma idade. (D) Mais deformada. (E) Mais recente. (F) Menos densa. (G) Mais extensa. 7.5. Seleciona a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta.

As rochas dos escudos...


(A) so rochas vulcnicas recentes resultantes do derrame de lavas. (B) so rochas magmticas e metamrficas antigas expostas por elevao e eroso.

Pgina5

(C) ... so rochas sedimentares, submersas, na proximidade dos continentes. (D) ... so rochas magmticas de formao recente e no deformadas

8. Analisa os documento 7 e 8, que apresenta o perfil geolgico (A) e o levantamento gravimtrico para a mesma regio (B).

Documento 1 Perfil geolgico (A) e estudo gravimtrico (B) para uma dada regio.

Documento 7 Perfil geolgico (A) e estudo gravimtrico (B) para uma dada regio..

Documento 8 Variao da temperatura interna da Terra com a profundidade.

8.1. Analisa os documento 7, que apresenta o perfil geolgico (A) e o levantamento gravimtrico para a mesma regio (B). 8.1.1. Interpreta os valores extremos mximo e mnimo lidos pelo gravmetro (grfico I). 8.1.2.Explica por que razo se pode considerar positiva a anomalia gravimtrica revelada pelo grfico II. 8.1.3. Seleciona a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. Essa anomalia gravimtrica sugere a existncia, em profundidade, de materiais... (A) ... radioativos. (B) ... no estado lquido. (C) ... pouco magnetizados. (D) ... relativamente densos.

Pgina6

8.2.Relaciona os dados com a aplicao dos mtodos gravimtricos prospeo de minrios metlicos. 8.3. Relativamente ao documento 8, indica: 8.3.1. A variao de temperatura no manto. 8.3.2. A variao de temperatura no ncleo externo. 8.3.3. O estado fsico dos materiais do manto, do ncleo externo e do ncleo interno. Justifica. 8.4. O aumento da temperatura no interior da Terra por quilmetro de profundidade no constante. Justifica esta afirmao com dados do documento 8. 8.5. Define grau geotrmico. 8.6. Explica de que forma o campo magntico terrestre fica registado nas rochas magmticas. 9. L atentamente o documento 9.
O vale das 10 mil chamins teve origem numa erupo perto do vulco Katmai, no Alasca, em 1912. Trs enormes exploses ouvidas distncia de 950 km assinalaram a projeo de cinzas quentes que cobriram o vale com uma espessura de mais de 200 m. O calor destas cinzas manteve-se durante vrios anos. A gua subterrnea circulante foi aquecida e escapou para a superfcie em inmeras fumarolas: as 10 mil chamins. Alm das projees das cinzas na zona do vulco, houve tambm queda de cinzas que afetou uma rea muito maior: a povoao mais prxima, a 160 km de distncia, ficou numa escurido total durante dois dias (era impossvel ver uma lanterna distncia de um brao). O magma relativo a esta erupo e acumulado inicialmente debaixo do vulco Katmai ascendeu atravs deste vulco. O esvaziamento da cmara magmtica provocou a fratura e queda do Katmai, originando uma estrutura com cerca de 6 km de largura e com 800 m de profundidade.

Documento 10 Representao esquemtica das principais etapas de formao das caldeiras vulcnicas.

Documento 11 Mapa do arquiplago do Hawai (I) e corte esquemtico dessa zona (II).

Pgina7

9.1. Classifica cada uma das afirmaes como verdadeira (V) ou falsa (F). (A) Os mantos de lava so caractersticos de erupes de tipo explosivo. (B) Os cones vulcnicos em escudo, baixos e largos, ocorrem em vulces com erupes de natureza efusiva. (C) As lavas bsicas so mais quentes do que as lavas cidas. (D) Quanto maior for a quantidade de slica no magma, maior a probabilidade de se formarem rios de lava. (E) As agulhas vulcnicas formam-se apenas nos cones secundrios. (F) As mofetas so fumarolas ricas em dixido de carbono. (G) A maior parte dos vulces est localizada prximo dos limites de placas litosfricas. (H) A energia geotrmica um recurso no renovvel. 9.2. Justifica a tua opo relativamente afirmao H da questo anterior. 9.3. Relaciona o tipo de erupo vulcnica ocorrida no vulco Katmai com a viscosidade do magma que lhe deu origem. 9.4. Uma das caractersticas da paisagem vulcnica a existncia de caldeiras, muitas vezes preenchidas por gua das chuvas. 9.4.1. Faz a legenda dos nmeros da figura do Documento 10. 9.4.2. Ordena corretamente os esquemas A, B, C e D, da figura do Documento 10. 9.5. O diagrama I do Documento 11 representa um mapa do arquiplago do Hawai. Em II est representado um corte na mesma zona, mostrando uma fonte de magma estacionria. 9.5.1.Das ilhas do arquiplago, indica a que tem maior probabilidade de ter erupes vulcnicas. 9.5.2. Para noroeste do Hawai, as ilhas so sucessivamente mais antigas. Explica este facto.

10. Observa com ateno os seguintes documentos.

Documento 12 Representao simplificada do enquadramento tectnico das regies mais afetadas pelo tsunami de 26 de Dezembro de 2004, na sequncia de um violento sismo, que provocou a morte de dezenas de milhares de pessoas.

Pgina8

Documento 13 Sismogramas referentes ao mesmo sismo e obtidos em duas estaes sismogrficas.

Documento15 Tipos de atividade vulcnica. Documento 14 Registo da inverso de polaridade terrestre nas rochas magmticas do fundo dos oceanos.

Documento 16 Grficos referentes propagao das ondas P e S em dois planetas imaginrios.

10.1 Seleciona a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. O Documento 14 demonstra a existncia de... (A) Alterao da presso do interior da Terra, ao longo do tempo. (B) Alterao da temperatura superficial da Terra, ao longo do tempo. (C) Alterao do campo magntico terrestre, ao longo do tempo.

Pgina9

(D) Alterao da gravidade terrestre, ao longo do tempo.

10.2. Estabelece a correspondncia entre as figuras do Documento 15 e as afirmaes seguintes: (A) Erupo efusiva. (B) Lava cida. (C) Formao de rios de lava. (D) Formao de nuvens ardentes. (E) Formao de agulhas vulcnicas. (F) Erupo explosiva. 10.3. Refere um dado do Documento 12 que revele a relao entre o sismo de Sumatra, em 26 de Dezembro de 2004, e o tsunami que ele originou. 10.4. Indica o significado das setas representadas no Documento 12 e dos valores que lhes esto associados. 10.5. Seleciona a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta.

A razo, de ordem tectnica, que melhor pode explicar o carcter simultaneamente ssmico e vulcnico da Indonsia ...
(A) ... a coliso de placas. (B) ... a divergncia de placas. (C) ... a existncia de um limite conservativo. (D) ... a convergncia de placas, com subduco. 10.6. Seleciona a alternativa que permite preencher os espaos e obter uma afirmao correta. Considere trs sismgrafos, A, B e C, que distam, respetivamente, 1000km, 2000km e 4000km do epicentro do sismo. As ondas internas diretas registas pelo sismgrafo A so as ondas . O sismgrafo B indiretas. ondas P e S. O sismgrafo C regista apenas

(A) P e S [] regista [] P. (B) P e S [] no regista [] S. (C) P e S [] no regista [] P. (D) P e S [] regista [] S. 10.7. Observa atentamente o Documento 13. 10.7.1. Identifica as ondas ssmicas representadas por A, B e C, no Documento 13. 10.7.2. Indica o tipo de ondas ssmicas com maior influncia nos dados provocados pelos sismos. Justifica com base em dados da figura. 10.7.3. Indica se os dados de que dispes so suficientes para determinar com exatido o epicentro do sismo. Justifica.

Pgina10

10.7.4.Pela observao dos sismogramas, estabelece a correspondncia correcta entre as afirmaes da coluna I e da coluna II. Coluna I A Afirmao apoiada pelos dados. B Afirmao contrariada pelos dados. C Afirmao que no possvel relacionar com os dados. Coluna II 1 As ondas L so as ondas de menor amplitude. 2 As ondas L so as ondas de menor velocidade. 3 As ondas L so as mais destruidoras. 4 As ondas P so as de maior velocidade. 5 As ondas P so ondas de compresso. 6 As ondas S tm maior amplitude do que as P e menor amplitude do que as L. 7 Todas as ondas ssmicas tm a mesma velocidade. 8 As ondas S no se propagam em meio lquido.

10.8. Um dos grficos do Documento 16 indica uma anulao das ondas S aos 3000km. Indica em qual dos grficos se verifica este facto e d uma explicao para essa anulao. 10.9. De acordo com os dados dos grficos do Documento 16, classifica cada uma das seguintes afirmaes como Verdadeira (V) ou Falsa (F). (A) No planeta A, as ondas S deixam de se propagar aos 3100km de profundidade. (B) Ambos os planetas apresentam uma estrutura em camadas. (C) Aos 2500km de profundidade, o planeta B constitudo por material mais rgido do que o planeta A. (D) O ncleo do planeta A encontra-se no estado lquido. (E) No planeta B h uma mudana de estado fsico dos materiais aos 2000km de profundidade. (F) Entre os 500km e 1500km de profundidade, o material que constitui o planeta A homogneo.

Bom Trabalho!!!

Pgina11

You might also like