You are on page 1of 14

SUMRIO

INTRODUO ................................................................................................................................ 2 HISTRICO .................................................................................................................................... 2 TRANSPORTE DUTOVIRIO .......................................................................................................... 3 VANTAGENS E DESVANTAGENS ................................................................................................... 9 LEGISLAO PARA IMPLANTAO ............................................................................................ 11 INVESTIMENTOS E CUSTOS ........................................................................................................ 12 CONSIDERAES FINAIS ............................................................................................................. 13 REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS .................................................................................................. 14

INTRODUO O transporte terrestre de mercadorias se divide em trs modalidades: rodovirio, ferrovirio e dutovirio.O transporte dutovirio o modo de transporte que utiliza um sistema de dutos - tubos ou cilindros previamente preparados para determinado tipo de transporte, formando uma linha chamada de dutovia ou via composta por dutos onde se movimentam produtos de um ponto a outro por meio de presso ou arraste destes por meio de um elemento transportador. Este modal de transporte de produtos um dos mais importantes nos Estados Unidos representando cerca de 17% da matriz de transportes medida em TKm (tonelada-quilmetro). Porm no Brasil o sistema dutovirio abrange apenas 4,2% do transporte da produo do pas. Este meio est concentrado em poucas empresas e tem pequena participao relativa na matriz logstica de transporte.

HISTRICO As primeiras utilizaes de condutos voltadas para a indstria foram referentes coleta e petrleo dos poos produtivos at as estaes centrais de produo. A dificuldade encontrada foi transportar o petrleo bruto at as primeiras plantas de processamento e, em seguida, distribuir seus derivados. Como o traado das ferrovias no passava pelas reas de produo, a soluo mais imediata foi transportar o petrleo bruto em barcos, pelos rios da regio. Com o rpido aumento da produo petrolfera o transporte fluvial tambm se mostrou ineficiente. A partir da, imaginou-se, que o petrleo poderia ser levado dos poos aos pontos de embarque atravs de tubulaes, como j se fazia com a gua. Em 1865 foi construdo na Pensilvnia (EUA) o primeiro oleoduto com 2 polegadas de dimetro feito de ferro fundido com extenso de 8 km e ligava um campo de produo a uma estao de carregamento de vages. No Brasil, a primeira linha entrou em operao em 1942 na Bahia, tendo dimetro de 2 polegadas e 1 km de extenso, ligando a Refinaria Experimental de Aratu e o porto de Santa Luzia. A partir da houve uma grande desenvolvimento deste modal para as mais diversas finalidades, destacando-se como principais:

Oleoduto entre Paulnia e Braslia, com cerca de 955 km de extenso e dimetros de 20 e 12, que foi inaugurado em 1996 para o transporte de produtos claros (movimentando no ano de 2000 cerca de 3.667.000 toneladas); Mineroduto entre Mariana (MG) e Ponta do Ubu (ES) com 396 km de extenso, operado pela empresa SAMARCO (apresentou em 2000 uma vazo nominal de cerca de 15 milhes de toneladas de minrio de ferro); Gasoduto Bolvia/ Brasil (Gasbol), entre Canoas, no Rio Grande do Sul, no Brasil e Santa Cruz de La Sierra, Bolvia, o maior da Amrica Latina, com 3150 km.

TRANSPORTE DUTOVIRIO O modal dutovirio considerado o mais consistente e freqente de todos os modais. Isso ocorre porque a varincia no tempo de transporte mnima (maior consistncia) e as dutovias funcionam 24 horas por dia (freqncia). Por outro lado, o modal que apresenta menor velocidade, menor capacidade (uma vez que muito especializado, transporta pequena variedade de produtos) e menor disponibilidade, afinal, est presente em poucas regies. Podemos notar essas caractersticas na tabela abaixo que compara as dutovias com os demais modais de transporte.
Tabela 1- Comparaes dos Modais

Fonte: http://www.academia.edu/446595/O_MODAL_DUTOVIARIO_ANALISE_DA_IMPORTANCIA_E_C ONSIDERACOES_SOBRE_SUAS_PRINCIPAIS_CARACTERISTICAS

O transporte dutovirio pode se dividir em: Minerodutos: ocorre o transporte de minrios, cimentos e cereais que feito por tubulaes que possuem bombas especiais, capazes de impulsionar cargas slidas ou em p. Tambm se d por meio de um fluido portador, como a gua para o transporte do minrio a mdia e longas distncias ou o ar para o transporte de cimento e cereais a curtas distncias.

Gasodutos: responsvel pelo transporte de gases como, por exemplo, o gs natural, o qual introduzido sob presso, por meio de compressores. Como o fluxo do gs nas tubulaes causa perda de carga pelo atrito, a c a d a t r e c h o n e c e s s r i a u m a r e t o m a d a d e p r e s s o , a f i m d e g a r a n t i r a continuidade do transporte. Para realizar esse trabalho, so instaladas Estaes de Compresso. Oleodutos: u t i l i z a d o p a r a o t r a n s p o r t e d e p e t r l e o e s e u s d e r i v a d o s . O fluido movido de um lugar a outro atravs e um sistema de presso. Os oleodutos tm duas desvantagens: no se pode mudar o percurso nem parar o caminho. Dentro deste tambm temos o transporte de no derivados de petrleo classificados como polidutos ou alcooldutos, como lcool, CO2 (Dixido de Carbono) e CO3 (Trixido de carbono), que tambm podem ser transportadas por oleodutos. Os elementos que constituem uma dutovia so: os terminais, com os equipamentos de propulso do produto; os tubos e as juntas de unio destes. As dutovias ainda podem ser classificadas quanto ao tipo de operao, dividida em transporte ou transferncia; quanto rigidez podendo ser rgida ou flexvel; quanto localizao que pode ser subterrneo, aparente, areo ou submarino; quanto temperatura de operao pode ser normal ou aquecido; e quanto ao material de constituio que se divide em ao e materiais no metlicos. O sistema de transporte de produtos se caracteriza por levar o produto por grandes distancias e de forma que chegue ao ponto final. J o sistema de transferncia de produtos est caracterizado por moviment-lo por pequenas distncias, geralmente dentro da planta de uma indstria, refinaria. Nas operaes de transporte ou de transferncia de produtos por dutovias pode ser realizado por um sistema forado - o qual utiliza um elemento de fora para movimentar produto dentro do duto, ou por um sistema por gravidade que utiliza apenas a fora da gravidade para movimentar o produto dentro do duto, como na figura abaixo.

Figura 1 - Sistema forado e por gravidade

Fonte: http://www.simonsen.br/its/pdf/apostilas/base-tecnica/3/ambdown-petroleo-e-gas-3-ano5-capitulo.pdf

O sistema por gravidade apresenta vantagens sobre o sistema forado, uma vez que no precisa de fora motriz mecnica o que faz com que no haja gasto com energia, porm possui como limitao a possibilidade de transportar apenas produtos fluidos pouco viscosos. Os dutos rgidos so caracterizados por apresentarem pouca ou nenhuma flexibilidade, j os dutos flexveis possuem a caracterstica de realizar curvaturas, por essa razo so muito utilizados na explorao de petrleo offshore, tendo com a finalidade de interligar os poos de extrao s plataformas ou navios. So de fcil lanamento e acomodamento no leito marinho. Quanto a localizao esto divididos em 4 tipos: Dutos subterrneos: so aqueles enterrados para serem mais protegidos contra intempries, contra acidentes provocados por outros veculos e mquinas agrcolas, e tambm, contra a curiosidade e vandalismo por parte de moradores vizinhos linha dutoviria. Estes dutos enterrados esto mais seguro em caso de rupturas ou vazamentos do material transportado, pois a poro de terra que envolve e cobre a tubulao funciona como um invlucro, que amortecer o impacto da presso criada pelo acidente.

Figura 2- Dutos subterrneos

Fonte: http://www.pnnl.gov/science/highlights/highlight.asp?id=537

Dutos aparentes: so visveis no solo, o que normalmente acontece nas chegadas e sadas das estaes de bombeio, nas estaes de carregamento e descarregamento e nas estaes de lanamento/recebimento de PIGs - aparelhos/sensores utilizados na limpeza e deteco de imperfeies ou amassamentos na tubulao. Dependendo do terreno, se muito acidentado ou rochoso, a instalao de dutos subterrneos torna-se difcil e at mesmo invivel economicamente. Sendo assim, a linha fixada em estruturas que serviro de sustentao e amarrao para a tubulao.
Figura 3- Dutos aparentes

Fonte: http://portosmercados.com.br/site/tecnologia-para-dutos

Dutos areos: so aqueles colocados bem acima do solo, necessrios para vencer grandes vales, cursos dgua, pntanos ou terrenos muito acidentados. Tornamse viveis com a construo de torres metlicas nas extremidades do obstculo e quando necessrias torres intermedirias que serviro de suporte para a tubulao que ficar presa a elas por meio de cabos.
Figura 4- Dutos areos

Fonte: www.wyopipeline.com

Dutos submarinos: so assim denominados devido que a maior parte da tubulao est submersa no fundo do mar. Este mtodo geralmente utilizado para o transporte da produo de petrleo de plataformas martimas para refinarias ou tanques de armazenagem situados em terra. Tambm so utilizadas para atravessar baas ou canais de acesso a portos. Os emissrios so considerados dutos submarinos.

Figura 5- Dutos submarinos

Fonte: http://logisticaaplicada.wordpress.com/2012/05/18/modal-dutoviario/

Em relao temperatura de operao de transporte de produtos por dutovias, observa-se que na maior parte dos casos ocorre em temperatura normal (ambiente), porm em casos especiais principalmente em transporte de petrleo, o produto deve ser aquecido. A deciso de aumentar a temperatura do fludo por aquecimento uma alternativa para viabilizar o seu transporte em situaes que ele apresentar caractersticas de leo pesado e ainda alto teor de H2S e CO2, componentes que dificultam o escoamento da produo e facilitam a formao de parafinas, o que pode estrangular a linha. O aquecimento do fluido tem como principal finalidade reduzir a sua viscosidade para prevenir os problemas relacionados formao hidratos e parafinas. Geralmente, so utilizados dispositivos de aquecimento por eletricidade ou por gua quente. Quanto aos materiais constituintes dos dutos, o ao largamente utilizado em oleodutos, gasodutos, minerodutos, emissrios e adutoras, pois sua resistncia s intempries e s altas presses permite construir tubulaes de milhares de quilmetros. A unio mais usual entre os tubos de ao feita por meio de soldas. J os materiais no metlicos como tubos de concreto ou PVC so utilizados para tubulao de rede de gua, esgoto e drenagem urbana.

VANTAGENS E DESVANTAGENS A natureza de uma dutovia singular se comparada aos outros modais de transporte. Os dutos operam 24 horas, sete dias por semana com restries de funcionamento apenas durante manuteno e mudana de produto transportado. A Confederao Nacional dos Transportes (CNT) cita um exemplo de vantagem quando se usa o transporte dutovirio: a vazo mdia de Gs Liquefeito de Petrleo (GLP) em um bombeio recebido nos dutos da Liquigs companhia de distribuio presente em 23 estados e que abastece 35 milhes de consumidores residenciais de 150 toneladas por hora ou 3.600 toneladas por dia. Para transportar a mesma quantidade pelas rodovias, a empresa estima que aproximadamente 144 caminhes a mais estariam em circulao. Resultado: mais chances de congestionamentos e maior risco de acidentes.
Figura 6- Comparao gasoduto com transporte rodovirio

Conforme o grfico abaixo da CNT, o modal dutovirio perde lugar para os outros modais, principalmente o rodovirio, ganhando apenas do aerovirio. Esses nmeros so resultado de um problema cultural no Brasil quando, na dcada de 50, o progresso era sinnimo de construir estradas. Por isso, temos uma extenso mnima de dutos em comparao a outros pases. um volume muito pequeno diante da extenso

territorial do Brasil, disse CNT o diretor de Petrleo e Gs da Associao Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi), Guilherme Pires de Melo.

As vantagens do modal dutovirio so: 1. Por ser a dutovia a prpria unidade de carregamento, no h

necessidade de se usarem embalagens de transporte; 2. No existe o problema da viagem de retorno para equacionar, bem

como o processo no sofre influencia do congestionamento ou dificuldades fsicas a transpor, como por exemplo, longas zonas ridas ou congeladas; 3. 4. um meio de transporte que demanda pouca mo-de-obra; Em geral a segurana nas dutovias superior de outros modais,

sendo assim indicada para o transporte de produtos perigosos como etileno ou GLP. 5. 6. transporte. 7. Funo de armazenagem em conseqncia do seu longo tempo Baixo custo de operao; Independncia em relao s condies do tempo durante o

total de trnsito.

No entanto, os dutos so os que apresentam maior custo fixo e o menor custo varivel entre todos os modais. O alto custo fixo resulta do direito de acesso, da construo, da necessidade de controle das estaes e da capacidade de bombeamento. A rea que precisa ser desapropriada para a construo, chamada de faixa de servido, um dos responsveis pelo elevado custo fixo. O Gasoduto Brasil-Bolvia por exemplo, com extenso de 2.593 km somente no lado brasileiro, tem uma faixa de servido de 20 metros. As principais desvantagens so: 1. 2. Necessidade de grande investimento em capital; Inflexibilidade quanto rota de distribuio. Uma vez fixados os

dutos, sua posio no fcil de alterar. Por este motivo, adequado a produtos que mantenham sua demanda restrita a pontos fixos. 3. No adequado ao transporte de mercadorias que estejam sujeitas

a mudanas de padro de carregamento; 4. Seu uso s pode ser estendido a certos grupos de mercadorias

dentro de um mesmo duto. Embora seja tecnicamente possvel separar um produto de outro sem que eles se misturem durante o transporte, no aconselhvel usar um mesmo duto para carregar parafina e depois leite, por exemplo. 5. Acidentes ambientais.

LEGISLAO PARA IMPLANTAO Para a implantao de qualquer tipo de projeto, inclusive os dutovirios, dispositivos legais devem ser atendidos como forma de controle do meio ambiente. Estes dispositivos so: Resoluo CONAMA n 001, de 23 de janeiro de 1986, estabelece que para a implementao de qualquer projeto que impacte de alguma forma o Meio Ambiente dever ser elaborado um Estudo de Impacto Ambiental - EIA. O Inciso V do pargrafo 2 desta resoluo, estabelece que dever ser elaborado o EIA para as atividades de implementao de oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissrios de esgotos sanitrios.

A Resoluo n 237 do CONAMA, de 19 de Dezembro de 1997, no anexo I, estabelece as atividades ou empreendimentos sujeitos obrigatoriamente ao

licenciamento ambiental e dentre estes, o transporte via dutos. Tambm so utilizadas pelas empresas construtoras de dutovias no Brasil para fins de especificaes de materiais e servios, as normas tcnicas institudas pela PETROBRS e algumas normas internacionais. O controle dos sistemas de dutos e dutovias da PETROBRS so praticados pela TRANSPETRO, subsidiria integral da empresa atuando no transporte e armazenagem de petrleo e seus derivados e gs natural, para construir e operar seus dutos, terminais martimos e embarcaes para transporte dos mesmos. Esta absoro operacional ocorreu a partir de janeiro de 2000. A rea de atuao da subsidiria, em terra, est dividida em quatro regies, Sudeste, Centro Oeste/So Paulo, Sul e Norte/Nordeste, sendo responsvel pela operao de 10.000 km de oleodutos e gasodutos, nove estaes de bombeio e 20 terminais terrestres no territrio nacional. Essa rede de dutos interliga diversas regies produtoras de petrleo, refinarias, terminais e bases de distribuio, constituindo um importante e considervel elo na logstica da empresa. O segmento de oleodutos operados pela empresa presta servios de transporte dutovirio, armazenamento, recebimento, entrega de petrleo e seus derivados, produtos petroqumicos e renovveis, por meio de ampla rede de dutos e terminais terrestres. J o segmento de gasodutos da TRANSPETRO atua desde a fase do projeto at a entrega das instalaes s suas gerncias operacionais, mantendo estudos constantes de confiabilidade, dentro das normas de segurana.

INVESTIMENTOS E CUSTOS O investimento por quilmetro de dutovia depende do tipo de produto que se quer transportar, da topografia no trajeto do duto e do seu dimetro. A Samarco, por exemplo, estima que a ampliao da capacidade do seu mineroduto de 396 km de 15,5 Mtpa para 16 Mtpa (toneladas mtricas por ano) custar US$ 25 milhes, com a instalao da terceira estao de bombas. Contudo, pela tabela abaixo, podemos estimar que a construo de um gasoduto custa cerca de US$ 600 mil/km

Tabela 2- Comparao no Investimento em Gasodutos

Fonte: http://www.academia.edu/446595/O_MODAL_DUTOVIARIO_ANALISE_DA_IMPORTANCIA_E_C ONSIDERACOES_SOBRE_SUAS_PRINCIPAIS_CARACTERISTICAS

CONSIDERAES FINAIS Como podemos observar o modal dutovirio ainda pouco utilizado no pas quando comparado com os Estados Unidos. O principal modal ainda o rodovirio, mas as dutovias esto mostrando suas vantagens quanto ao transporte rpido, seguro e sem trnsito evitando acidentes. O investimento imediato para construo ainda bastante elevado, mas o retorno a longo prazo o melhor, j que as manutenes so mnimas quando comparado a manuteno de rodovias e seu funcionamento de 24 horas por dia. Assim, de suma importncia para a economia brasileira o investimento no sistema dutovirio, pois o responsvel pelo transporte das principais matrias-primas como petrleo, gs natural, minrios entre outros; sendo que essas dutovias podem ser submarinas, areas e subterrneas no interferindo nos demais modais e agilizando a entrega dos produtos e ligando grandes distncias de uma maneira eficiente.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

Disponvel

em:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAu2YAA/modal-

transporte-dutoviario?part=2. Disponvel em:

http://www.academia.edu/446595/O_MODAL_DUTOVIARIO_ANALISE_DA_IMPO RTANCIA_E_CONSIDERACOES_SOBRE_SUAS_PRINCIPAIS_CARACTERISTIC AS Disponvel em: http://qualidadeonline.wordpress.com/2012/08/14/por-que-no-

brasil-o-transporte-dutoviario-e-tao-pequeno/ Disponvel em:

http://www.cnt.org.br/Imagens%20CNT/PDFs%20CNT/Economia%20em%20foco/EC ONOMIA_EM_FOCO_28_de_agosto_2012.pdf Disponvel em: http://www.simonsen.br/its/pdf/apostilas/base-

tecnica/3/ambdown-petroleo-e-gas-3-ano-5-capitulo.pdf Disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/53948035/Transporte-Dutoviario

You might also like