You are on page 1of 77

Mdulo 11

Ementas, Listas e Promoo de Vendas


Ins Serra Brando 2011/2012

Reconhecer a importncia da ementa/lista como instrumento de venda; Distinguir os tipos de ementas; Identificar os aspectos fundamentais a considerar na elaborao das cartas/Menus; Elaborar Cartas/Menus; Caracterizar os modelos de promoo das vendas

Objectivos
Ins Serra Brando 2011/2012

1. Servio Francesa
1.1. Regras 1.2. Procedimentos

2. Ementa
2.1. Instrumentos de venda 2.2. Tipos bsicos de ementas

Contedos
Ins Serra Brando 2011/2012

3. Elaborao
3.1. Mercado 3.2. Alteraes dos padres de mercado 3.3. Preferncias regionais 3.4. Eficincia e simpatia do pessoal 3.5. Instalaes 3.6. Racionalizao do trabalho de preparao 3.7. Ratios de Custo 3.8. Perfil da Clientela e categoria do estabelecimento hoteleiro

3.9. Aproveitamento integral dos produtos 3.10. Existncia de diversas opes 3.11. Aquisio de produtos 3.12. Ordenao dos diversos pratos 3.13. Tempo de confeco 3.14. Apresentao

4. Promoo das vendas


4.1. Modelo AIDA 4.2. Modelo ECLTICO: Promoo Interna das Vendas; Promoo Externa das Vendas; Promoo Externa para Grupos

1. Carta/Menu
Ins Serra Brando 2011/2012

Para qualquer estabelecimento de hotelaria a interpretao da procura refere-se aquilo que produzido e vendido aos seus clientes e est directamente relacionada com as suas necessidades e exigncias. Essas necessidades e exigncias assumem a forma de uma lista de vrios alimentos adequados e podem, ser um carto ou folheto impresso ou escrito a mo. Este o Menu/Carta. Em muitos casos o menu inclui bebidas mas nos restaurantes com licena, as bebidas alcolicas so geralmente apresentadas separadamente como uma lista de vinhos. Em ambos os casos o menu e a lista de vinhos devem reflectir o plano de aco do estabelecimento.

Introduo

A necessidade de levar a cabo uma investigao sria do mercado para se identificar uma determinada parcela do mercado, necessrio construir um perfil preciso do consumidor a fim de se tomar aceitvel o produto apresentado em termos das expectativas do consumidor, em circunstncias particulares e para necessidades especificas. Daqui surgem trs pontos: 1. As necessidades do consumidor 2. A ocasio 3. As expectativas do cliente

O Menu como instrumento de Marketing

Inicialmente as necessidades do consumidor so determinadas biologicamente mas tambm esto ligadas a factores psicolgicos, uma vez que como a atraco por comida criada nos centros cognitivos mais importantes, tal como os outros impulsos do homem. Para situar esse impulso num contexto necessrio saber como podem ser melhor interpretadas as necessidades do consumidor, como variam, e o poder de compra de consumidor para consumidor.

1. As Necessidades do consumidor

Para se efectuar uma investigao necessrio seleccionar uma seco do mercado e examinar as caractersticas de um pequeno grupo homogneo sob o ponto de vista cultural e socioeconmico. Os hbitos alimentares so instalados nos jovens desde tenra idade e so a expresso de uma cultura particular desenvolvida ao longo dos anos pela experimentao numa variedade de condies climticas e de recursos do seu pais de origem, juntamente com a orientao obtida atravs de certas crenas religiosas. Estes hbitos reflectem-se mais tarde na vida, como escolhas do consumidor.

Outros factores que se apoiam nos antecedentes socioeconmicos levam-nos a concluir que as pessoas bem educadas tm geralmente um gosto mais apurado, e as pessoas que fazem com frequncia viagens ao estrangeiro so geralmente mais receptivas a novos pratos.
A idade do consumidor tem alguma importncia uma vez que medida que uma pessoa envelhece o metabolismo bsico abranda e a necessidade de refeio com elevado teor calrico diminui. A sensibilidade do palato e muitas vezes a capacidade para mastigar tambm diminuem.

O sexo do consumidor leva a que as mulheres procurem habitualmente pratos delicados com poucas calorias enquanto que os homens preferem pratos mais pesados.

Os pratos oferecidos atravs do menu devem ser o reflexo dessas exigncias.

Os clientes esperam geralmente que lhes ofeream um almoo puramente funcional, apenas suficiente para os manter em actividade, ao passo que o jantar permite descontrair e tornar a refeio um acontecimento especial.
Existem trabalhos neste campo que mostram que as necessidades ocasionais do consumidor mudam as suas expectativas em termos de hbitos alimentares e preo a pagar.

2. A ocasio

A qualidade do produto uma das razes pelas quais os clientes acham um restaurante atraente, quanto mais fcil for identificar o produto com o consumidor maior ser o nmero de clientes. Esta uma das razes pelas quais os restaurantes continentais requerem geralmente uma rea muito maior. Por outro lado a singularidade do tipo de produto vendido que exerce a influencia mais forte no mercado.

Por exemplo, se um restaurante se especializa num determinado tipo de comida como a alta cozinha francesa ou peixe e marisco, e os seus mtodos de preparao so, ou parecem ser, superiores aos da concorrncia, ento os clientes que procuram essa experiencia no campo alimentar esto dispostos a percorrer uma distncia considervel para satisfazer esse desejo. Esta uma das razes pelas quais os bons guias de comida e revistas de gastronomia do muitas vezes informaes favorveis acerca de um restaurante que fica fora de mo. O mrito desses lugares reside na individualidade e simplicidade juntamente com a qualidade da preparao e do preo.

Diz-se muitas vezes que os homens preferem pratos fortes, saudveis e que as mulheres gostam de pratos leves, apetitosos mas interessantes. A questo subtil e o ditado de BrillatSavarin, Diz-me o que comes e eu dir-te-ei o que s, tem relao directa da identificao com a personalidade.

Uma das maiores atraces do restaurante clssico baseia-se incontestavelmente na mstica da cozinha francesa e da sua terminologia. Isto no s promete maiores expectativas mas garante tambm ao cliente que ele um participante numa experiencia de alimentao sofisticada comparvel aquela que muitas personalidades desfrutaram antes dele.

3. AS expectativas do cliente

Clientes de ambos os sexos tendem a ser atrados por um restaurante porque a seleco de pratos que oferece apela directamente para a sua imagem do eu. Gostam de se identificar, por um lado, com a vida elegante e a sofisticao e por outro com viagens perigosas e gosto pelo extico, ou mesmo com pratos substanciais mas prticos.
Daqui se conclui que ao compilar os seus menus o proprietrio do estabelecimento deve garantir que os pratos que pe disposio atraiam esse grupo de clientes, sejam eles gastrnomos ou simplesmente aqueles que procuram ter uma experiencia no campo das refeies.

Menu (Table dHte) Conjunto limitado de itens fixos, com preo fixo. vendido unitariamente.
Permite ao cliente um leque de escolha limitado, com um nmero reduzido de opes.

Carta ( la Carte) Conjunto de famlias com vrios itens com preo varivel.
Permite ao cliente uma escolha variada com uma diversidade de opes

Definio

Menu Simples
1 Entrada 1 Prato principal 1 Sobremesa

Menu Composto
1 Entrada 2 Pratos principais (exemplo: carne e peixe) 1 Sobremesa Todos os menus podem ainda ter opes de escolha, quer no menu simples, quer no menu composto.

Uma carta normalmente composta por:


Capa Contedo Contra capa

A capa deve ser elaborada aplicando tcnicas de imagem, por forma a ser atractiva ao cliente. este o primeiro contacto que o cliente tem com a carta.

Forma fsica da Carta

Carta de 2 faces

Carta de 4 faces

1 1

1 Regio para a qual o cliente olha em 1 lugar 2 Regio para a qual o cliente olha em 2 lugar 3 Regio para a qual o cliente olha em 3 lugar

Para melhor compreenso deve-se utilizar uma nomenclatura uniforme. Uma carta composta por famlias e itens:
Famlia Conjunto de iguarias que tm em comum a sua natureza ou ordem de participao na refeio
Item Cada uma das famlias composta por vrios itens

Assim numa carta h a famlia das carnes, sobremesas, etc As famlias esto organizadas de forma lgica, mas pode ser em funo do gosto do restaurante

Famlia e itens

Acepipes Consomms/cremes/sopas Entradas frias e entradas quentes Saladas Ovos Massas Peixes Mariscos

Carnes Queijos Doces Frutas Gelados

Na elaborao de uma carta deve constar: Nome do estabelecimento Composio do couvert e respectivo preo Todas as iguarias que o estabelecimento esteja apto a servir e respectivos preos Referncia do IVA e taxas includas No caso de existir uma ementa turstica ou ementa fixa deve aparecer a sua descrio e respectivo preo de forma destacada Nos restaurantes de luxo e 1 classe a carta deve estar disponvel em Ingls e Francs

Composio da carta

Ordem dos pratos


Os pratos podem ser apresentados de forma tradicional ou no, mas sempre respeitando uma lgica

Variedade e diversidade
No correcto que as carnes sejam compostas por um s animal. A iguaria e a sua confeco deve variar de prato para prato A guarnio no deve ser a mesma para diferentes iguarias No utilizar o mesmo mudando-lhe apenas a confeco

Cuidados a ter na apresentao da carta de Restaurante

poca do ano
Deve-se ter em conta a poca do ano, ou seja, escolher pratos frios e leves para pocas quentes e pratos quentes e mais pesados em pocas mais frias

Quantidades
No se deve exceder as quantidades, nem ter demasiada diversidade porque o cliente pode ficar confuso e indeciso em relao sua escolha. Por outro lado, demasiada diversidade torna-se dispendiosa para o dono do estabelecimento

Ter em conta os diversos pratos consoante o tipo de clientes Ter em conta os mtodos modernos de alimentao, ou seja, criar menus adaptados aos vrios tipos de alimentao:
Menu vegetariano Menu infantil Menu Dieta

Condies de trabalho
O menu deve ser adaptado s condies de trabalho e equipamentos disponveis

Planificar os menus e cartas para um determinado perodo


Manter os pratos mais importantes e mais servidos no restaurante, mas mudar alguns por causa da sazonalidade e tambm por uma questo de variedade e inovao.

No devem constar pratos do dia anterior camuflados Devem ser mudados os mtodos de confeco das respectivas iguarias Cada iguaria do mesmo menu deve ser diferente e mudar de dia para dia

Cuidados a ter na apresentao do Menu

No deve constar pratos com a mesma confeco, ou seja, ema entrada frita e um prato principal tambm frito No menu no devem constar 2 pratos de carne, mas sim variar entre carne e peixe

Deve constar no mnimo um legume e uma salada


Os molhos devem ser distintos no modo de confeco e decorao

Os principais componentes de combinao alimentar so a cor, o aroma, o gosto e o sabor, a temperatura, a consistncia, a textura e a forma. Cor
A viso como o mais eficiente dos sentidos e geralmente o primeiro a ser estimulado. A cor da comida ou de um prato pode criar urna reaco favorvel de prazer no consumidor. Os pratos sem cor, ou onde a cor natural esperada no evidente ou foi destruda por tcnicas de fraca confeco, podem criar o efeito contrario ou at mesmo de descontentamento extremo.

Combinaes alimentares

Aroma
O cheiro de um prato de comida geralmente relacionado com aquilo que se espera que seja, por isso essencial que o seu aroma seja puro e identificvel e de harmonia com as expectativas do consumidor. As novas tcnicas de emprego de muitos e variados vinhos ou licores, ou de uma mistura de diferentes ervas e especiarias com sabores e aromas diferentes na preparao de um nico prato, tendem a destruir a simplicidade e requinte - desta forma o aroma fica sem significado.

Gosto e sabor
Os quatro sabores bsicos so amargo, azedo, salgado e doce e todos os pratos preparados contm uma combinao destes quatro sabores bsicos embora predominem muitas vezes sabores simples. Por exemplo, espera-se que um prato doce seja doce. Em alguns casos os sabores so utilizados para realar, melhorar, revelar ou tornar mais evidente o sabor dominante acrescentando por exemplo uma pitada de sal a uma massa doce. Pratos muito condimentados, aromatizados, comidos em primeiro lugar tendem a neutralizar a apreciao do prato com um sabor delicado que pode vir a seguir. A repetio de sabores pode conduzir fadiga do gosto, dai o desejo de variedade em gosto e sabor.

Sabores bsicos

Temperatura
Um prato que se aceite como sendo um prato quente no dar prazer ao consumidor se no for servido quente porque no satisfaz as suas expectativas. A mesma observao valida para pratos frios que deveriam ser servidos frios, gelados ou congelados, como se espera. Na maioria dos casos, servi-lo temperatura correcta significa apresentar comida na sua forma mais agradvel. Pratos saborosos que so servidos frios precisam de mais sal na preparao do que precisa o mesmo prato quando servido quente, e isto tambm se aplica a um prato doce quando servido frio precisa de mais acar do que quando servido quente se se destina a dar a mesma sensao agradvel de sabor. Isto deve-se ao efeito anestesiante de extremos de temperatura no palato.

Consistncia
A consistncia da comida refere-se sua viscosidade e densidade e aplica-se principalmente s sopas e molhos. Em termos gerais espera-se macieza no que diz respeito a um lquido mas h obviamente sensaes contrrias quando um molho contm elementos com textura ou forma. Os molhos so complementos teis porque retm o seu prprio sabor durante mais tempo do que o prato que acompanham, prolongando assim o prazer esperado e resultante do elemento principal.

Textura
Isto diz respeito no s a firmeza e tenrura mas tambm com mais frequncia dureza e elasticidade. A textura da comida implica um grau de mastigao e isto s por si d uma sensao agradvel particularmente se associada a variaes na textura em diferentes momentos de uma refeio.

Forma
A boca uma parte do corpo muito sensvel e capaz de fazer distines entre diversas formas mesmo que sejam muito pequenas. A aspereza de uma sopa que foi passada por um passador grosso imediatamente notada e apenas tende a estragar o prazer que resultaria da mesma sopa se fosse servida muito macia. A forma identificvel de frango cozinhado cortado em cubos regulares para uma costeleta de frango prefervel quando comparada com a mesma carne que foi passada por uma maquina de picar que faz desaparecer a textura e no da uma forma identificvel. Nesta comparao a sensao identificvel do primeiro mtodo no s prefervel em termos de sensibilidade tctil mas tambm parece ter melhor gosto. No que respeita viso, a forma regular de uma guarnio cuidadosamente cortada numa sopa transparente pode provocar uma sensao de uniformidade, cuidado e ordem.

A elaborao da ementa de um restaurante dever obedecer a determinados requisitos, de forma a satisfazer o mercado onde est inserido e assegurando a mxima rentabilidade, nunca pondo em causa a qualidade final e respectiva satisfao do cliente. Na elaborao de uma ementa ou carta devemos ter em considerao os seguintes factores:

Elaborao de Cartas e Menus

Categoria do estabelecimento A escolha dos pratos e das iguarias deve estar de acordo com a categoria do estabelecimento. Um estabelecimento de categoria superior deve primar pela qualidade dos alimentos e pela originalidade dos seus pratos. O mesmo j no ser de esperar de um restaurante mais modesto. Perfil da clientela - O tipo de cliente com que trabalhamos, o seu perfil e caractersticas so importantssimos para a elaborao da ementa.

Preferncias regionais Em cada regio encontramos diferentes preferncias gastronmicas. Por exemplo no Litoral h preferncia por peixes enquanto no interior as preferncias recaem sobre as carnes.
Tendncias de mercado Os clientes tendem a consumir determinados produtos que esto na moda. Por exemplo, actualmente, nota-se uma forte tendncia para o consumo de produtos biolgicos e de produtos gourmet.

poca do Ano Deve dar-se preferncia a produtos sazonais quer pela sua qualidade quer pelo preo. Alm disso nas diferentes estaes do ano os clientes tendem a procurar iguarias diferentes. Por exemplo no vero devese apostar numa maior oferta de saladas e outros pratos leves. Capacidade de Produo Os espaos de preparao, confeco e servio condicionam muitas vezes a ementa com que vamos trabalhar.

Competncia Tcnica do Pessoal A formao, capacidade, experincia e conhecimentos so tambm determinantes para a concepo da ementa. Os Fornecedores O fornecimento dos produtos e servios exteriores, podem condicionar a elaborao dos pratos da ementa. O Custo dos Produtos Dependendo do tipo de cliente com que vamos trabalhar, assim poder ser a deciso de escolha da ementa em relao ao preo dos produtos.

O Ratio do Food-Cost A dependncia do preo de custo de um prato e a sua relao com o seu preo de venda, poder determinar a sua incluso ou no na ementa.
Anlise da Concorrncia Estudar os produtos e servios que os nossos concorrentes oferecem, uma importante referncia de planificao. Aproveitamento Integral dos Produtos A relao que diversos produtos tm na confeco dos pratos, determinante para a elaborao da ementa.

Caracterizaes dos Pratos Por vezes pratos muito rentveis podem estar descaracterizados da ementa, do espao e da regio onde nos encontramos. Tempo de Produo O tempo de confeco de um prato, tambm factor determinante para a sua incluso na ementa.

Na elaborao de uma ementa, alm dos factores atrs mencionados, devemos seguir algumas regras: No devero figurar na mesma ementa:
Duas carnes da mesma natureza (branca, vermelha ou rosada) A mesma confeco com ingredientes idnticos Dois molhos com a mesma base

Evitar qualquer nome ou termo susceptvel de induzir o consumidor em erro

Resumindo

No utilizar incorrectamente nomes de receitas consagradas Os pratos dia, devem variar todos os dias, se possvel mais do que um, sem data pr-anunciada, que cause efeito surpresa, estarem de acordo com o tipo de cliente, estao do ano e hora a que so servidos.

Na elaborao das cartas h que ter ateno aos seguintes aspectos:

de todo vantajoso, aquando a elaborao da carta de restaurante, mencionar a composio dos pratos, de forma a facilitar a deciso da escolha por parte dos clientes. O grafismo utilizado, deve ser atractivo, coerente com o estilo e cultura do estabelecimento, de fcil leitura e com aspecto limpo.
A ordem dos pratos, deve seguir uma lgica prpria, tradicional ou no, mas sempre com uma lgica prpria. No esquecendo que deve aparecer sempre a composio do Couvert e respectivo preo, referncia ao IVA e taxas includas.

Resumindo

A variedade e diversidade dos pratos, uma regra fundamental na planificao das cartas. Uma carta deve ser composta por vrias variedades de produtos, mas nunca cair no exagero, devido acumulao de stocks e dificultao da escolha do cliente. A traduo, sempre que a localizao o obrigue e para facilitar a consulta, deve ser apresentada em pelo menos 2 lnguas (francs e ingls). A apresentao dos pratos, deve ser sempre agrupadas por famlias e exposta das confeces mais simples para as mais compostas

Os pratos flamejados, preparados na sala, devem ser separados ou mencionarem a palavra (flamb). Para assim o cliente poder decidir sobre a origem da confeco. Sempre que tenhamos pratos sujeitos a oscilao de preo sistemtica, tipo mariscos, devem estes aparecer no local do preo, com P.V. (preo varivel). Para produtos cujas doses variam segundo a preferncia do cliente e como tal a iguaria, deve aparecer no local do preo, Kg. (euros por quilo).

Ementas para Grupos Estas ementas destinam-se a eventos como Casamentos, Baptizados, Aniversrios ou outras celebraes/ reunies.

Sempre que a situao o exigir, deve-se ter dossiers com ementas elaboradas para grupos ou banquetes, com composio dos pratos e preo a cobrar por pessoa, indicando se necessrio suplementos como mesas de frios, aperitivos e digestivos.

Outros Tipos de Ementas

Estas devem de ser de material barato para poderem ser levadas pelos clientes, devem conter sempre nome e logtipo da empresa, morada e contactos directos, para assim facilitar a escolha do cliente e ao mesmo tempo publicitarem o estabelecimento.

Ementa/ Men Infantil Consiste numa seleco de 2 a 3 pratos adequados aos gostos dos mais pequenos e com preos mais reduzidos.
Exemplo: Sopa de legumes + Bife com Batata Frita ou Douradinhos com Batata Frita + Bola de Gelado.

Ementa/Menu Turstico Consiste numa sugesto econmica destinada a viajantes (embora possam ser consumidos por qualquer pessoa) composta normalmente por entrada, prato principal e sobremesa.

4. Promoo das vendas


4.1. Modelo AIDA 4.2. Modelo ECLTICO: Promoo Interna das Vendas; Promoo Externa das Vendas; Promoo Externa para Grupos

A promoo das vendas compreende o conjunto de estmulos que, de uma forma no permanente e por vezes local, vem reforar a aco da publicidade e da fora da venda a fim de estimular a compra. A promoo das vendas uma abordagem que associa um conjunto de tcnicas e meios de comunicao, postos em prtica no mbito do plano de aco comercial da empresa, a fim de suscitar junto dos alvos visados a criao ou a alterao de um comportamento de compra ou de consumo a curto ou longo prazo.

Promoo de Vendas

Os objectivos da promoo esto dependentes do tipo e das aces de promoo efectuadas no local:
A Promoo Consumidor Consiste em propor ao consumidor uma vantagem imediata, diferida ou hipottica, ligada aquisio de um produto/servio. A Promoo Distribuidor Prope s empresas de distribuio vantagens pontuais, frequentemente de ordem financeira, a fim de aumentar as suas vendas. A Promoo Comercial So as operaes comerciais organizadas pelas empresas de distribuio junto dos clientes. A Promoo Canal O objectivo incentivar todas as pessoas implicadas na venda, a efectuarem um esforo suplementar para promoverem a venda.

Promoo Consumidor Experimentao Compra Fidelizao Nova Compra Novas variedades

Promoo Distribuidor Novidades Armazenagem Saldos Novas Aces de promoo

Promoo Comercial Descoberta dos pontos de venda Aumento da Visita Fidelizao

Promoo Canal Aumento das quantidades vendidas Novos produtos Aces de revenda

A maior parte das aces de promoo ligadas ao turismo, esto relacionadas com o princpio da AIDA. AIDA um modelo que tenta explicar como funciona o comportamento humano em relao aquisio de um produto ou servio. O modelo, AIDA, determinou uma srie de passos que descrevem o processo que um comprador de um determinado produto passa antes de fechar a venda.

4.1. Modelo AIDA

Os estgios, Ateno, Interesse, Desejo e Aco, formam uma hierarquia linear que os consumidores passam no processo de compra. Modelo AIDA na perspectiva dos vendedores/prestadores de servios: Chamar a ateno do potencial cliente Apelar ao interesse do cliente Despertar o desejo de comprar Colaborar na aco da compra.

Na Perspectiva do Cliente: Saber da existncia do produto ou servio. (Ateno)

Estar interessado o suficiente para prestar ateno nas caractersticas, especificaes e benefcios do produto. (Interesse)
Ter um desejo de obter os benefcios que o produto oferece. (Desejo)

Comprar o produto. (Aco)

Teorias mais recentes de Marketing, no entanto, assumem que a venda no o ponto final para a venda, mas sim a satisfao do consumidor, o que faria que o consumidor voltasse a comprar o produto que o satisfez. Assim, muitos especialistas passaram a acrescentar o S de satisfao, modificando a nomenclatura AIDA para AIDAS (Ateno, Interesse, Desejo, Aco e Satisfao).

A Carta de Restaurante tem um papel fundamental na relao, compra e venda, dos pratos, pois esta apresenta as iguarias e projecta-as na mente das pessoas. Por isso a mensagem contida tem que despertar muita ateno, tem que ser interessante e motivante, tem que provocar desejo, tem que incentivar a aco.

Tambm as actividades de relaes pblicas so fundamentais, pois estas ajudam a transmitir a mensagem, a acompanhar e influenciar a deciso e a verificar os resultados, possibilitando a projeco de novas estratgias de comunicao e distribuio.

Promoo Interna
No decorrer da estadia, o hspede poder consumir uma ou mais vezes no restaurante, no bar, no roomservice, quer seja por necessidade efectiva associada a uma eventual falta de opes, quer seja porque algum sinal o atraiu para consumir, designadamente uma mensagem de marketing. A promoo interna surge deste modo como um instrumento fundamental para a catalisao e a maximizao das vendas.

4.2. Modelo Eclctico

Vejamos alguns exemplos de como esta promoo poder ser feita internamente na unidade hoteleira:
Colocao de fotografias apelativas e de menus nos elevadores dos clientes e no Hall do hotel; Entrega de um voucher de desconto no consumo de F&B, no check in; Desconto especial no preo das bebidas de bar em determinadas horas do dia;

Preos atractivos para o regime de meia penso ou de penso completa; Menus especficos para comemorao de datas especiais (Pscoa, Natal, Carnaval, Primavera, Dia dos Namorados, etc.); Animao nos diversos espaos (msica ao vivo, magia, concursos, etc.); Premiar a portaria/recepo pelas reservas nos restaurantes.

Promoo Externa
A promoo das vendas de F&B no exterior dever ser focalizada em duas vertentes diferenciadas, clientes individuais e grupos, cada uma das quais com especificidades prprias na respectiva promoo.

O cliente individual aquele que, reunindo o perfil de consumidor potencial, trabalha ou habita numa rea mais ou menos prxima da unidade hoteleira.

O grupo poder pertencer ao segmento de turismo ou de negcios, devendo a promoo das vendas atender s particularidades de cada um, bem como capacidade de espao da unidade hoteleira para responder aos eventos associados a este mercado especfico.
A venda de um grupo apresenta inegveis vantagens econmicas do ponto de vista da explorao hoteleira, possibilitando a obteno de elevadas receitas beneficiando assim as margens de lucro da empresa.

Neste caso o promotor dever dar um acompanhamento profissional desde a venda at ao final da prestao dos servios de forma a garantir a total satisfao do organizador do evento. Em qualquer dos casos a promoo externa das vendas de F&B dever ser consistente e agressiva, conforme os exemplos seguintes:

Promoo Externa para Clientes Individuais


Desconto de 20% para reservas de mesa fora das horas de ponta; Promoo de refeies temticas (gastronomia internacional, nacional, regional); Menu l hora (garantia de rapidez no servio); Oferta de uma refeio numa mesa de 4 pessoas; Carto cliente (com 10% de desconto); Envio de fax ou e-mail com a informao do prato do dia, motivando a reserva;

Oferta da 3 garrafa de vinho; Almoos especiais de famlia com oferta do servio de baby sitting; Oferta de uma brochura com as receitas das especialidades da casa; Patrocnio de refeies para grupos carenciados (idosos, crianas, etc.); Convite a jornalistas e outros media; Promoo de bebidas no alcolicas para aqueles que vo conduzir; Mailings regulares com informaes diversas sobre o Hotel e respectivas promoes especiais dos restaurantes.

Promoo Externa para Grupos


A Promoo para Grupos de F&B, dever estar sempre suportada por um Kit de Banquetes, com diversas sugestes de ementas para os diferentes eventos que a unidade hoteleira se prope a organizar.

Sugestes de ementas, bebidas, espaos, dimenses, lugares, decoraes, animao, outras facilidades e os respectivos preos, prazos de pagamentos e possibilidade de parcerias estratgicas de negcio.

Estas ementas devem salvaguardar as caractersticas de cada evento, Refeies Ligeiras, Refeies de Gala, Refeies Temticas, Buffets, Cocktails, Festas especiais, Coffee Breaks, etc.

Na organizao devemos ter em ateno a Data e horrio, Nmero de pessoas, Ementa e bebidas escolhidas, Local, dimenso e acessos, Tipo de servio a praticar, Distribuio das mesas e dos lugares, Decorao do espao e ofertas aos convidados, Animao antes, durante e depois, Impresso de ementas com dados e mensagens adequadas, Dados completos da entidade pagadora, preos acordados, condies de pagamento bem como penalidades para eventuais no-shows.

Fim!
Ins Serra Brando 2011/2012

You might also like