You are on page 1of 3

Explorando Formulrios

Formulrios A guia "FORMS" no painel Insert do Dreamweaver MX possui todas as opes na criao de formulrios, Jump Menus etc. Criando um formulrio Para criar, um formulrio, voc deve primeiro adicionar um Form, pelo cone . Uma linha tracejada de vermelho ser criada, delineando toda a rea que ser enviada pela ao do Envio. Portanto, todos os campos do formulrio devero estar dentro desta linha vermelha, inclusive os botes. Vejamos agora, todos os tipos de campos e botes: - Text Field (Field = Campo)

o campo mais comum para texto. No painel de propriedades, voc tem as seguintes opes: .Char Width: Define o tamanho horizontal do campo, baseado em nmero de dgitos. .Max Chars: Define o nmero mximo de dgitos que o campo aceitar. Por exemplo, um campo nome com valor mximo de 40. .Init Val: Exibe no campo um valor inicial. Note que ao clicar, o valor no desaparecer. Para que isso ocorra, voc dever adicionar TAG do Campo este comando: onfocus="value=''". Ficar assim:
texto

onFocus="value=''" size=","> .Single Line: Campo normal (default). .Multi Line: d a opo Num. Lines, que define o nmero de linhas verticais do campo. .Password: Faz do campo normal um campo para senha que converte os dgitos em asterscos (***). - Hidden Field Campo oculto. Note que ao inserir, voc apenas visualizar um smbolo e s poder definir no painel de propriedades o nome e o valor. Este tipo de campo geralmente usado para armazenar informaes de um cliente por exemplo. - Text Area Insere um campo multi linhas. - Check Box e - Radio Button So usados para uma seleo pr-definida em que o usurio far uma escolha. Possuem

duas opes: Checked (pr-marcado) e Unchecked (no marcado). A diferena entre os dois: CheckBox: aceita mais de uma marcao. Radio Button: Aceita apenas uma marcao. - Radio Group Cria um grupo de Radio Buttons. Note que na tela que se abrir, voc tem as opes "+" (adiciona um novo boto), "-" (elimina qualquer boto selecionado) e as setas que movem a ordem dos botes. E ainda, na parte inferior, duas opes: Radio Buttons separados por tabela ou por Line Break ( ). - - List/Menu Cria um PopUp Menu no local desejado. Com o Type Menu, voc ter apenas um Menu e com LIST voc ter uma caixa com rolagem, podendo selecionar mais de uma opo. - Jump Menu Cria um menu PopUp que pode conter links. Voc poder colocar um boto "GO" (Insert Go Button After Menu), poder indicar em qual janela abrir (no caso de frames). - Image Field Voc pode fazer botes em imagem, apenas com value "Submit". Para que funcione corretamente, voc dever atribuir ele o nome de Submit (enviar). Automaticamente, o Dreamweaver o configurar para o Envio. Fazendo botes de envio em imagem, voc poder adicionar Behaviors tambm. Basta criar novas idias.... - - File Field Cria um campo para o usurio selecionar um arquivo do HD e envi-lo para o servidor. Fique atento para as seguintes consideraes: - No painel de propriedades do Form, verifique se o Campo Enctype est como multipart/form-data e se o campo Method est como POST. - Verifique com seu servidor se funciona esta tecnologia. Observao: No funciona direito se enviado pelo Outlook. Ele no insere o arquivo no email! Use Scripts CGI, PHP, ASP etc.. - - Button Insere botes padro de Envio e Reset. Basta selecionar as Actions no painel de propriedades. - - Label Cria uma estrutura para associar o texto de um rtulo para um Campo. - Fieldset TAG para um grupo lgico de elementos do Form. Com estas opes, voc estar apto a fazer qualquer tipo de formulrio. Lembrando que na coluna "Pequenas coisas que fazem um grande Site II" existe um comentrio sobre a aplicao de Folhas de estilo em forms. Vale a pena conferir.

Validando formulrios com behaviors Antes de enviar um formulrio, voc poder verificar se todos os campos foram preenchidos corretamente. Para isso, basta acessar o painel Behaviors>"+">Validate Form. Voc ter todos os campos listados e abaixo, uma srie de opes para validar os campos: Voc poder definir se o campo levar apenas nmeros, definir um intervalo de nmeros, texto e nmero, se ser um campo de Email e se poder ficar em branco ou no. um excelente recurso que o Dreamweaver disponibiliza.

You might also like