You are on page 1of 36

Incluso para a vida

Biologia A
DOMINANTE So genes que se manifestam tanto em homozigose, quanto em heterozigose. Estes tipos de genes, sempre so simbolizados pela letra maiscula do alfabeto, como, por exemplo: cor amarela das sementes das ervilhas VV ou Vv. RECESSIVO Os genes recessivos so simbolizados pela letra minscula do alfabeto e s manifestam-se quando esto em homozigose, como, por exemplo: cor verde das sementes das ervilhas vv.

UNIDADE 1
GENTICA MENDELIANA
BREVE HISTRICO SOBRE MENDEL

Em 1865, Johann Gregor Mendel, monge em um mosteiro na atual Repblica Checa, divulgou seus resultados a sociedade de naturalistas da cidade de Brno. Em dez anos de trabalho, dedicou-se ao cruzamento de plantas e observou aps vrias geraes as diferenas surgidas. Mendel, no teve seus trabalhos reconhecidos, por 20 anos. A partir da, Mendel teve seus trabalhos reconhecidos. No entanto, os bons resultados obtidos por Mendel foi devido a escolha de seu material biolgico, as ervilhas (Pisum sativum), o a qual apresenta as seguintes caracterstica favorveis ao estudo da gentica: facilidade de cultivo; caracteres marcantes; ciclo vital curto; Autofecundao natural; a estrutura da flor hermafrodita no permite a entrada de plen, o que leva a planta a ser "pura", isto , as caractersticas no variam de uma gerao para outra. CONCEITOS BSICOS DE GENTICA GENE um segmento de DNA responsvel pela determinao de um carter hereditrio (unidade de transmisso hereditria). CROMOSSOMOS HOMLOGOS So cromossomos que apresentam a mesma forma, o mesmo tamanho, a mesma posio do centrmero, sendo um de origem materna e outro paterna. LOCO/LOCUS Espao fsico ocupado pelo gene no cromossomo (endereo). GENES ALELOS So genes que determinam um mesmo carter. Eles se situam no mesmo loco em cromossomos homlogos. HOMOZIGOTO OU PURO Indivduo que apresenta, no par de genes para certo carter, dois alelos iguais, sendo um proveniente do pai e outro da me. Exemplo: AA ou aa HETEROZIGO OU HBRIDO So pares de genes que determinam uma caracterstica, mas apresentam manifestaes diferentes.Exemplo: Aa

FENTIPO a aparncia de um indivduo, como: a cor dos cabelos, cor dos olhos, os grupos sanguneos so exemplos de fentipos. GENTIPO O termo gentipo pode ser aplicado tanto ao conjunto total de genes de um indivduo como a cada par de genes em particular. Os filhos herdam dos pais o gentipo que tem a potencialidade de expressar os respectivos fentipos. Um gentipo pode expressar diferentes fentipos, dependendo de sua interao com o meio. Portanto: Gentipo + Meio = Fentipo. 1 LEI DE MENDEL As caractersticas hereditrias so determinadas por um par de fatores (genes), os quais se separam na formao dos gametas.

CODOMINNCIA GNICA So casos na gentica onde no ocorre dominncia de um alelo sobre outro, sendo o fentipo resultante equivalente soma dos seus alelos (genes). Um caso clssico de codominncia ocorre na determinao das cores das ptalas das flores da espcie Mirabilis jalapa (Planta Maravilha).

Pr-Vestibular da UFSC

Incluso para a vida


A Planta maravilha apresenta trs cores:

Biologia A
d) A proporo encontrada na descendncia da F1 de 1 planta de flor rosa, 2 plantas de flores brancas, 1 planta de flor vermelha. e) Existem trs alelos envolvidos na segregao desse carter, que exibem uma relao tpica de codominncia.

Tarefa Mnima 3. (UNESP) Os vrios tipos de diabete so hereditrios, embora o distrbio possa aparecer em crianas cujos pais so normais. Em algumas dessas formas, os sintomas podem ser evitados por meio de injees dirias de insulina. A administrao de insulina aos diabticos evitar que eles tenham filhos com este distrbio? a) No, pois o gentipo dos filhos no alterado pela insulina. b) No, pois tanto o gentipo como o fentipo dos filhos so alterados pela insulina. c) Sim, pois a insulina incorporada nas clulas e ter ao nos filhos. d) Sim, pois a insulina incorporada no sangue fazendo com que os filhos no apresentem o distrbio. e) Depende do tipo de diabete, pois nesses casos o gentipo pode ser alterado evitando a manifestao da doena nos filhos.

FENTIPOS BRANCO VERMELHO ROSA

GENTIPOS BB VV VB

Exerccios de Sala 1. (UFSC) Considerando uma certa caracterstica


biolgica, determinada pelo par de genes alelos A e a, sendo A dominante sobre a, podemos afirmar corretamente que: 01. Dois indivduos, um com gentipo AA e outro com gentipo Aa, tem fentipos iguais com relao a este carter biolgico. 02. Do cruzamento Aa x Aa resultam descendentes de dois gentipos. 04. Do cruzamento Aa x aa resultam descendentes de dois fentipos, em propores iguais. 08. Os genitores de um indivduo aa podem ter fentipos diferentes entre si. 16. Um indivduo com gentipo Aa produz dois tipos de gametas, em propores iguais.

4. (UFSC) Um experimentador cruzou duas linhagens


puras de uma planta denominada boca-de-leo; uma constituda de plantas com flores brancas e outra com flores vermelhas. A descendncia originada (F1) apresentou apenas plantas com flores cor-de-rosa. Da autofecundao das plantas da F1, foram obtidas plantas com flores exclusivamente brancas, vermelhas ou corde-rosa. Assinale a(s) proposio(es) verdadeira(s), considerando que neste experimento: 01. Ocorreu a segregao de trs fentipos: o branco, o vermelho e o cor-de-rosa. 02. A proporo genotpica esperada nas plantas de F2 : 1 planta com flores cor-de-rosa: 2 plantas brancas: 1 planta vermelha. 04. As linhagens puras, que deram origem ao experimento, certamente apresentam gentipos homozigotos. 08. Os indivduos de F1 eram, certamente, heterozigotos. 16. A F2 esperada ser constituda de 50% de indivduos homozigotos e 50% de indivduos heterozigotos.

2. (UDESC) Em uma planta conhecida como maravilha (Mirabilis jalapa), h trs tipos possveis de colorao de ptalas das flores: branca, vermelha e rosa. O cruzamento de plantas de flores brancas com plantas de flores vermelhas resulta em uma descendncia com todas as plantas com flores rosa (F1). Do cruzamento dessa F1 obtm-se plantas dos trs tipos. Com base na informao acima, assinale a alternativa correta. a) As plantas de flores brancas e vermelhas so certamente homozigotas. b) As plantas de flores rosa podem ser homozigotas ou heterozigotas. c) Flores brancas, vermelhas e rosa correspondem ao gentipo das plantas.

5. (PUC-PR) Quando duas populaes da espcie


vegetal 'Zea mays' (milho), uma homozigota para o alelo dominante (AA) e uma homozigota para um alelo recessivo (aa), so cruzadas, toda a descendncia da primeira gerao (F1) assemelha-se ao tipo parental dominante (Aa), embora seja heterozigota. Porm, quando a gerao F1 se intercruza, a proporo fenot-

Pr-Vestibular da UFSC

Incluso para a vida


pica mendeliana 3:1 aparecer na gerao F2, pois os gentipos sero: a) 1/2 AA e 1/2 aa b) 1/4 AA, 1/2 Aa e 1/4 aa c) 1/3 AA e 1/4 aa d) 1/4 Aa, 1/2 AA e 1/4 aa e) impossvel determinar os gentipos utilizando os dados acima.

Biologia A

UNIDADE 2
GENEALOGIAS OU HEREDOGRAMAS
a representao grfica atravs smbolos geomtricos de uma famlia ou de vrias geraes.

Exerccios de Sala 1. (UFSC) A sensibilidade gustativa ao PTC (Feniltiocarbamida) uma caracterstica condicionada por um gene autossmico em humanos. Considerando a genealogia abaixo e descartando a hiptese de mutao, assinale a(s) proposio(es) verdadeiras.

Exemplo de genealogia:

2 LEI DE MENDEL A primeira Lei de Mendel consiste no estudo da transmisso de uma caracterstica para os descendentes. No diibridismo, Mendel analisou duas caractersticas diferentes, simultaneamente, para saber se os "fatores" (genes) de caractersticas diversas so independentes um do outro. Cruzando-se ervilhas de sementes amarelas e superfcie lisa com ervilhas de sementes verdes com superfcie rugosa, Mendel obteve o seguinte resultado:

01. O alelo que condiciona o fentipo sensvel dominante sobre o alelo que condiciona o insensvel. 02. Os indivduos I - 1 e I - 2 so necessariamente heterozigotos. 04. Os indivduos II - 2, II - 3 e III - 2 so necessariamente homozigticos. 08. II - 5 no tem qualquer possibilidade de ser homozigoto. 16. III - 1 no pode ser heterozigoto. 32. III - 2 e III - 3 tero a possibilidade de produzir um descendente insensvel ao PTC somente se III 3 for heterozigoto.

2. (UNESP) O diagrama representa o padro de herana de uma doena gentica que afeta uma determinada espcie de animal silvestre, observado a partir de cruzamentos controlados realizados em cativeiro.

Pr-Vestibular da UFSC

Incluso para a vida

Biologia A
alelos situados em outros cromossomos autossmicos, onde o alelo dominante determina essa capacidade. A probabilidade de nascer um descendente com o lobo da orelha preso e a capacidade de enrolar a lngua de um casal onde ambos so heterozigotos para as duas caractersticas : a) 12/16 b) 9/16 c) 4/16 d) 3/16 e) 1/16

A partir da anlise da ocorrncia da doena entre os indivduos nascidos dos diferentes cruzamentos, foram feitas as afirmaes seguintes. I. Trata-se de uma doena autossmica recessiva. II. Os indivduos I-1 e I-3 so obrigatoriamente homozigotos dominantes. III. No h nenhuma possibilidade de que um filhote nascido do cruzamento entre os indivduos II-5 e II6 apresente a doena. IV. O indivduo III-1 s deve ser cruzado com o indivduo II-5, uma vez que so nulas as possibilidades de que desse cruzamento resulte um filhote que apresente a doena. verdadeiro o que se afirma em: a) I, apenas. b) II e III, apenas. c) I, II e III, apenas. d) I e IV, apenas. e) III e IV, apenas.

5. (FATEC) Na espcie humana, a habilidade para o


uso da mo direita condicionada pelo gene dominante E, sendo a habilidade para o uso da mo esquerda devida a seu alelo recessivo e. A sensibilidade feniltiocarbamida (PTC) condicionada pelo gene dominante I, e a insensibilidade a essa substncia devida a seu alelo recessivo i. Esses dois pares de alelos apresentam segregao independente. Um homem canhoto e sensvel ao PTC, cujo pai era insensvel, casa-se com uma mulher destra, sensvel, cuja me era canhota e insensvel. A probabilidade de esse casal vir a ter uma criana canhota e sensvel ao PTC de: a) 3/4. b) 3/8. c) 1/4. d) 3/16. e) 1/8.

UNIDADE 3
POLIALELIA OU ALELOS MLIPLOS
So casos estudados pela gentica em que constatamse a existncia de trs ou mais genes alelos envolvidos na determinao de uma caracterstica. Um exemplo deste fenmeno o que acontece com os genes que condicionam a cor da pelagem dos coelhos, os quais podem ser: - C Selvagen, que sofreu mutaes, produzindo o gene cch chinchila, ch Himalaia e ca albino.

Tarefa Mnima 3. (MACKENZIE)

C> cch > ch > ca


Se os indivduos 7 e 11 se casarem, a probabilidade desse casal ter uma filha com o mesmo fentipo do av materno de: a) 1/2 b) 1/4 c) 1/8 d) 1/3 e) 2/3 FENTIPOS AGUTI / SELVAGEM CHINCHILA HIMALAIA ALBINO GENTIPOS POSSVEIS CC,Ccch,Cch,Cca cchcch,cchch,cchca chch,chca c ac a

SISTEMA ABO
TIPO AGLUTINOGNIOS AGLUTININAS A A Anti-B B B Anti-A AB AeB No possui O No possui Anti-A e Anti-B uma caso de alelos mltiplos em humanos.

4. (UFT) Na espcie humana existem vrias caractersticas cuja herana provm de um par de alelos com relao de dominncia completa. Na forma do lobo da orelha o alelo dominante responsvel pelo lobo solto e o alelo recessivo pelo lobo preso. A capacidade de enrolar a lngua tambm determinada por um par de

Pr-Vestibular da UFSC

Incluso para a vida


TRANSFUSES POSSVEIS

Biologia A
lada denominada bilirrubina que em quantidade excessiva pode provocar graves sequelas (retardo mental, paralisia e surdez, etc.). SISTEM MN Aps a descoberta do Sistema ABO, comeou-se a investigar a existncia de outros antgenos que pudessem caracterizar as hemcias humanas. Em 1927, Landsteiner e Levine descobriram a existncia dos anticorpos anti-M e anti-N em trabalhos de imunizao de coelhos por hemcias humanas. Grupo M ................... LMLM Grupo N .................... LNLN Grupo MN ................. LMLN o caso tpico de ausncia de dominncia na espcie humana. Apesar da possibilidade de ocorrer reao antgeno-anticorpo no sistema MN, sua importncia em transfuses de sangue no to grande, a no ser que estas sejam frequentes, situao em que a pessoa fica sensibilizada.

O Sistema ABO um caso de alelos mltiplos pois existem trs alelos, os quais produzem o aglutinognio A (I A ), B (I B ) e o que no produz ( i ), sendo que este ltimo recessivo em relao aos dois primeiros, que entre si no possuem dominncia, ou seja:

IA = IB > i FENTIPOS GENTIPOS A IA IA - IAi B IB IB IBi AB IA IB O ii


FATOR RH

Exerccios de Sala 1. (UFSC) O padro de pelagem em coelhos condicionado por uma srie allica, constituda por 4 alelos: C - padro aguti - cch - padro chinchila - ch - padro Himalaia e ca- padro albino. O alelo C dominante sobre todos os demais; o alelo Chinchila dominante sobre o Himalaia e , finalmente, o Himalaia dominante em relao ao albino. Baseado nessas informaes, assinale a(s) proposio(es) verdadeira(s): 01. A descendncia de um cruzamento entre os coelhos aguti e chinchila poder ter indivduos aguti, chinchila e albino. 02. Do cruzamento entre indivduos com padro himalaia, podero surgir indivduos himalaia e albino. 04. O cruzamento entre coelhos albino originar, sempre, indivduos fenotipicamente semelhantes aos pais. 08. Coelhos aguti, chinchila e himalaia podero ser homozigotos ou heterozigotos. 16. Todo coelho albino ser homozigoto.

O fator Rh um caso de dominncia simples, sendo


que o gene que determina a produo do aglutinognio Rh (Rh+) dominante quando comparado com o que impede (Rh-) a sua produo.

R>r
FENTIPO Rh+ RhGENTIPO RR ou Rr rr

ERITROBLASTOSE FETAL OU DOENA HEMOLTICA DO RECM-NASCIDO (DHRN) Na obstetrcia o conhecimento e a identificao do fator Rh, permitiram elucidar o mecanismo de herana de uma doena denominada DHRN (doena hemoltica do recm-nascido), conhecida como eritroblastose fetal. Essa enfermidade o resultado de uma incompatibilidade entre a me e o feto, e ocorre quando a me Rh- e se torna sensibilizada com o sangue Rh+ do feto da primeira gestao. Em uma prxima gestao, a me passar para a circulao do segundo feto os anticorpos denominados antiRh, os quais atuaro destruindo as hemcias (hemlise). A hemoglobina liberada pela destruio das hemcias transformada em uma substncia de cor amare

2. (UFSC) A herana dos tipos sanguneos do sistema ABO constitui um exemplo de alelos mltiplos (polialelia) na espcie humana. Com relao ao sistema ABO correto afirmar que: 01. O tipo O muito frequente e, por este motivo, o alelo responsvel por sua expresso dominante sobre os demais. 02. Os indivduos classificam-se em um dos quatro gentipos possveis: grupo A, grupo B, grupo AB e grupo O. 04. Existem trs alelos: o Ia, o Ib e o i. 08. Os alelos Ia e Ib so co-dominantes. 16. Se um indivduo do grupo A for heterozigoto, ele produzir gametas portadores de Ia ou de i.

Pr-Vestibular da UFSC

Incluso para a vida


32. Os indivduos de tipo sanguneo O possuem aglutinognios em suas hemcias, porm no possuem aglutininas no plasma. 64. em alguns cruzamentos, entre indivduos do grupo A com indivduos do grupo B, possvel nascerem indivduos do grupo O.

Biologia A
02. O pai tem que ser Rh positivo. 04. A criana , obrigatoriamente, homozigota. 08. A me , obrigatoriamente, homozigota. 16. O pai pode ser heterozigoto. 32. A criana Rh negativo. 64. O pai pode ser homozigoto.

Tarefa Mnima 3. (UNESP) Em um acidente de carro, trs jovens


sofreram graves ferimentos e foram levados a um hospital, onde foi constatada a necessidade de transfuso de sangue devido a forte hemorragia nos trs acidentados. O hospital possua em seu estoque 1 litro de sangue do tipo AB, 4 litros do tipo B, 6 litros do tipo A e 10 litros do tipo O. Ao se fazer a tipagem sangunea dos jovens, verificou-se que o sangue de Carlos era do tipo O, o de Roberto do tipo AB e o de Marcos do tipo A. Considerando apenas o sistema ABO, os jovens para os quais havia maior e menor disponibilidade de sangue em estoque eram, respectivamente: a) Carlos e Marcos. b) Marcos e Roberto. c) Marcos e Carlos. d) Roberto e Carlos. e) Roberto e Marcos.

UNIDADE 4
ANEUPLOIDIAS HUMANAS
As aneuploidias so alteraes que envolvem a diminuio ou acrscimo de um ou mais cromossomos nas clulas de um indivduo. Tais alteraes podem ocorrer nos cromossomos sexuais ou nos autossomos. EXEMPLOS
TIPO
KLINEFELTER

CARITIPO
44A+XXY

SEXO M.

CARACT. Estatura elevada; Membros alongados; Ginecomastia; Esterilidade. Pequena estatura; Pescoo alado; Trax largo; Esterilidade. Deformidades faciais; Polidactilia; Malformao cerebral; Retardamento mental . Deformidades faciais; Orelhas baixas; Dedos cerrados; Retardamento mental . Feies orientais; Lngua protusa; Mos pequenas; Hipotonia da mandbula; Retardamento mental.

TURNER

44A+X0

F.

4. (UEPG) Os grupos sanguneos, que foram descobertos h pouco mais de cem anos, so determinados geneticamente como um carter mendeliano. A respeito dessa temtica, assinale o que for correto. 01. De acordo com o sistema de grupos sanguneos ABO, so possveis oito gentipos diferentes. 02. Em relao ao sistema sanguneo ABO, no cruzamento A com B podem ocorrer descendentes sem anticorpos (aglutininas) no plasma. 04. Nas transfuses de sangue, o aglutinognio presente nas hemcias (antgeno) do doador deve ser compatvel com a aglutinina presente no plasma (anticorpo) do receptor. 08. Existem diferentes grupos sanguneos na espcie humana, reunidos no sistema ABO. Quando gotas de sangue de pessoas distintas so misturadas sobre uma lmina de vidro, pode haver ou no aglutinao das hemcias. A aglutinao caracterstica da reao antgeno-anticorpo. 16. Um homem do grupo sanguneo AB e uma mulher cujos avs paternos e maternos pertencem ao grupo sanguneo O podero ter apenas filhos do grupo O.

PATAU

TRISS. DO 13

M. & F.

EDWARDS

TRISS. DO 18

M. & F.

DOWN

TRISS. DO 21

M. & F.

HERANA LIGADA AO SEXO As heranas ligadas ao sexo, os genes esto localizados na regio no homloga do cromossomo X. HEMOFILIA Caracteriza-se pela ausncia de coagulao do sangue, quando exposto ao ar. Entre os homens, a hemofilia ocorre com uma incidncia de 1 : 10.000. (Nas mulheres de 1: 100.000.000) XH = Coagulao normal Genes Xh = Hemofilia

5. (UFSC)

XH > Xh
Com relao ao fenmeno descrito e suas consequncias, correto afirmar que: 01. A me tem que ser Rh negativo.

Pr-Vestibular da UFSC

Incluso para a vida

Biologia A
Sobre as anomalias do nmero de cromossomos, correto afirmar que: 01. Podem ocorrer tanto na espermatognese quanto na ovulognese. 02. Ocorrem mais em meninas do que em meninos. 04. Ocorrem somente em filhos e filhas de mulheres de idade avanada. 08. Esto intimamente ligadas separao incorreta dos cromossomos na meiose. 16. Ocorrem ao acaso, devido a um erro na gametognese. 32. Ocorrem preferencialmente em populaes de menor renda, com menor escolaridade e pouca assistncia mdica. 64. Podem acontecer devido a erros na duplicao do DNA.

DALTONISMO uma anomalia caracterizada pela incapacidade de distinguir duas ou mais cores. Foi descrita em 1798 por John Dalton que era portador da mesma. XD = viso normal Genes Xd = daltonismo

XD > Xd

Tarefa Mnima 3. (UFSC) Assinale a NICA proposio correta.


Em um indivduo daltnico, do sexo masculino, o gene para o daltonismo encontra-se: 01. Em todas as clulas somticas. 02. Em todas as clulas gamticas 04. Apenas nas clulas do globo ocular. 08. Apenas nas clulas-me dos gametas. 16. Apenas nos gametas com cromossomo y.

Exerccios de Sala 1. (UFPR) Analisando a figura adiante, que representa


um caritipo humano, correto afirmar que se trata do caritipo de um indivduo:

4. (UFSC) Na espcie humana, o daltonismo uma


anomalia herdvel, relacionada com a viso das cores. O gene para o daltonismo recessivo ligado ao cromossomo X. correto afirmar, em relao ao daltonismo. 01. Uma mulher daltnica deve ter pai e me daltnicos. 02. Uma mulher normal pode ser filha de pai daltnico e me normal. 04. Um homem daltnico sempre tem pai tambm daltnico. 08. Um homem normal pode transmitir o gene do daltonismo para seus filhos homens. 16. Um homem daltnico pode ter me normal.

01. Do sexo masculino. 02. Do sexo feminino. 04. Com Sndrome de Down. 08. Com Sndrome de Patau. 16. Com Sndrome de Edwards. 32. Com caritipo normal. 64. Com uma anomalia numrica de autossomos.

5. (UFSC) A hemofilia uma doena hereditria em


que h um retardo no tempo de coagulao do sangue, e decorre do no funcionamento de um dos fatores bioqumicos de coagulao. Com relao a essa doena, assinale a(s) proposio(es) correta(s). 01. No possvel a existncia de mulheres hemoflicas. 02. condicionada por um gene que se localiza no cromossomo X, em uma regio sem homologia no cromossomo Y. 04. Entre as mulheres, possvel encontrar um mximo de trs fentipos e dois gentipos. 08. Entre os homens, possvel ocorrer apenas um gentipo; por isso, h uma maior incidncia dessa doena entre eles.

2. (UFSC) As anomalias cromossmicas so bastante


frequentes na populao humana. Um exemplo disso que aproximadamente uma a cada 600 crianas no mundo nasce com sndrome de Down. Na grande maioria dos casos, isso se deve presena de um cromossomo 21 extranumerrio. Quando bem assistidas, pessoas com sndrome de Down alcanam importantes marcos no desenvolvimento e podem estudar, trabalhar e ter uma vida semelhante a dos demais cidados.

Pr-Vestibular da UFSC

Incluso para a vida


16. Entre os descendentes de um homem hemoflico e de uma mulher normal, no portadora, espera-se que 50% deles sejam normais e 50% sejam hemoflicos. 32. um exemplo de herana ligada ao sexo, em que os indivduos afetados tm graves hemorragias, mesmo no caso de pequenos ferimentos.

Biologia A
TECIDO EPITELIAL GLANDULAR Classificao das glndulas Excrinas: Eliminam os produtos na superfcie do epitlio atravs de dutos ou canais. Ex: Sudorparas, mamrias, lacrimais, sebceas, salivares. Endcrinas: Eliminam os produtos que so coletados pelos vasos sanguneos (hormnios), so desprovidas de dutos ou canais. Ex: Hipfise, tireide, paratireides, adrenais. Anficrinas ou mistas: Apresentam determinadas regies excrinas e outras endcrinas. Ex: Pncreas: Suco pancretico & Insulina Ovrios: vulos & Progesterona Testculos: Espermatozides & Testosterona

UNIDADE 5
HISTOLOGIA ANIMAL
A histologia o ramo da cincia que estuda os tecidos, os quais so definidos como sendo agrupamentos de clulas que trabalham com a mesma finalidade. Os tecidos humanos esto classificados em quatro grandes grupos: Tecido epitelial; Tecido conjuntivo; Tecido muscular; Tecido nervoso.

Exerccios de Sala 1. (UFSC) As glndulas podem ser classificadas como


endcrinas, que liberam seus produtos de sntese no meio interno; excrinas, que liberam seus produtos de sntese no meio externo, e glndulas mistas, que liberam alguns de seus produtos de sntese no meio externo e outros no meio interno. Associe as colunas, baseado no exposto. I sebcea II pncreas 1 endcrina III salivar 2 excrina IV lacrimal 3 mista V suprarenal VI mamria VII tireide Assinale a(s) proposio(es) correta(s). 01. 2 IV 02. 2 VII 04. 1 VI 08. 3 II 16. 2 III 32. 1 I 64. 1 V

TECIDOS EPITELIAIS
Os tecidos epiteliais surgem por diferenciao das clulas da ectoderme e apresentam como funes, o revestimento externo dos animais e das cavidades internas de alguns rgos. Podem apresentar funo secretora e de absoro de substncias, alm de captarem estmulos do meio. As clulas que formam os tecidos epiteliais se caracterizam por apresentarem: clulas muito unidas (justapostas); pouca ou nenhuma substncia intersticial (intercelular); ausncia de vasos sanguneos; pequena variabilidade celular. TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO Classificao:
Tipo Simples Pavimentoso Cbico Colunar Pseudoestratificado Estratificado Pavimentoso Cbico Colunar Transio . Paredes dos vrios vasos sanguneos (endotlio), pleuras. Cbica Ductos da maioria das glndulas Maior parte do trato digestrio, Colunar vescula biliar. Cavidade nasal, traqueia, brnquios e epiddimos. . Achatada Epiderme, boca e vagina. Ductos das glndulas sudorpaCbica ras. Colunar Conjuntiva do olho. Revestimento dos clices renais, Transitria pelve renal, ureter, bexiga e parte da uretra. Achatada Forma da Exemplos Principais clula

2. (UFSC) Tecido epitelial, ou simplesmente epitlio,


aquele que reveste todas as superfcies internas ou externas do corpo, alm de formar as glndulas. Com relao a esse tecido, correto afirmar que: 01. Os epitlios de revestimento caracterizam-se por apresentar clulas justapostas, de forma prismtica, cbica ou achatada, praticamente sem material intercelular. 02. Os epitlios de revestimento no so vascularizados, recebendo alimento por difuso a partir de capilares existentes no tecido conjuntivo sobre o qual repousa. 04. Os epitlios de revestimento conferem proteo contra atritos e invaso de microorganismos, ser-

Pr-Vestibular da UFSC

Incluso para a vida


vindo tambm para a absoro de alimento e oxignio. 08. Os epitlios glandulares apresentam clulas especializadas em produzir secrees e, no caso das glndulas endcrinas, apresentam ductos por onde seus produtos so eliminados para o exterior do corpo. 16. A epiderme humana pluriestratificada e queratinizada e apresenta-se bastante espessa nas reas de muito atrito, como a sola dos ps. 32. As clulas do epitlio intestinal apresentam clios que auxiliam no movimento e deslocamento das substncias que transitam pelo intestino. 64. Nas clulas do epitlio intestinal existe o complexo unitivo, constitudo pela znula de ocluso, znula de adeso e desmossomo, que funciona como eficiente barreira passagem de substncias indesejveis.

Biologia A UNIDADE 6 TECIDOS CONJUNTIVOS


Caractersticas Gerais: Origem embrionria mesodrmica; Altamente vascularizado (menos cartilaginoso); Grande quantidade de substncia intercelular (apresenta consistncia varivel, como por exemplo: gelatinosa, flexvel, rgida e lquida) ; Clulas com grande diversidade morfolgica. TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO O tecido conjuntivo propriamente dito (TCPD) encontrado abaixo dos epitlios e envolvendo os rgos. Este tipo de tecido envolve nervos, msculos, vasos sanguneos e preenche os espaos entre dois rgos diferentes alm de nutrir os tecidos que no possuem vasos sanguneos, como por exemplo: o tecido epitelial. TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO Este tipo de tecido conjuntivo caracteriza-se por apresentar clulas (adipcitos) que armazenam lipdios (gordura) em seus citoplasmas. A gordura armazenada nos adipcitos encontram-se em constante renovao, podendo atuar como reservatrio energtico, isolante trmico e, tambm contra choques mecnicos.

Tarefa Mnima 3. (UFV) Com relao ao tecido epitelial, analise os


itens I, II e III e assinale a alternativa correta: I. Possui clulas justapostas, com pouca ou nenhuma substncia intercelular. II. Desempenha as funes de proteo, revestimento e secreo. III. rico em vasos sanguneos, por onde chegam o oxignio e os nutrientes para suas clulas. a) Somente I e III so verdadeiros. b) Somente II e III so verdadeiros. c) Somente I e II so verdadeiros. d) Somente um deles verdadeiro. e) Todos so verdadeiros.

4. (PUC-PR) A propsito dos tecidos epiteliais,


correto afirmar: a) Na pele, nas mucosas e nas membranas que envolvem os rgos do sistema nervoso, encontramos epitlios de revestimento. b) O tecido epitelial de revestimento caracteriza-se por apresentar clulas separadas entre si por grande quantidade de material intercelular. c) As principais funes dos tecidos epiteliais so: revestimento, absoro e sustentao. d) A camada de revestimento mais interna dos vasos sanguneos chamada de mesotlio. e) Os epitlios so ricamente vascularizados no meio da substncia intercelular.

TECIDO CONJUNTIVO CARTILAGINOSO O tecido cartilaginoso tambm conhecido como cartilagem caracteriza-se pela presena de fibras colgenas e elsticas. Estas duas fibras proporcionam ao tecido cartilaginoso uma consistncia firme e flexvel, permitindo sustentar diversas partes do corpo, proporcionando, ao mesmo tempo, uma certa flexibilidade de movimento. Tipos de Cartilagem: Hialina: anis da traqueia, nariz, laringe, brnquios, extremidades de ossos (fibra colgena em moderada quantidade); Elstica: pavilho do ouvido, epiglote, laringe (fibras elsticas predominantes e colgenas); Fibrosa (fibrocartilagens): discos intervertebrais e meniscos, ossos pubianos (fibra colgena abundante). TECIDO CONJUNTIVO SSEO Tecido conjuntivo rgido e resistente que forma o esqueleto da maioria dos vertebrados. A rigidez do

5. (PUC-RJ) O tecido epitelial tem como funo fazer


o revestimento de todos os rgos do corpo. Neste sentido, pode-se afirmar que: a) ricamente vascularizado. b) Suas clulas so anucleadas. c) Suas clulas encontram-se justapostas. d) Apresenta junes celulares como as sinapses. e) Possui grande quantidade de substncia intercelular.

Pr-Vestibular da UFSC

Incluso para a vida


tecido sseo resultado da interao entre o componente orgnico (fibras colgenas) e o componente mineral (sais minerais) da substncia intercelular (matriz ssea). Tipos celulares: Osteoblastos: clulas jovens, quando entram em atividade, secretam a substncia intercelular (parte orgnica), quando adultas sero denominadas ostecitos ; Ostecitos: clulas adultas situadas no interior dos osteoplastos (lacunas). Mantm os constituintes da matriz e metabolismo sseo; Osteoclastos: permitem a regenerao do osso e relacionam-se com a reabsoro da matriz e a renovao ssea.

Biologia A 5. (UFSC) Considere o esquema a seguir e, aps, assinale a(s) proposio (es) correta(s).

Exerccios de Sala 1. (UFV) Das caractersticas a seguir, aquela que


comum a todos os tipos de tecido conjuntivo : a) Possuir grande quantidade de substncia intercelular. b) Apresentar grande quantidade de fibras elsticas. c) Possuir substncia intercelular no estado lquido. d) Apresentar calcificao ainda no perodo embrionrio. e) Apresentar quantidades moderadas de fibras colgenas.

01. A um tipo de tecido muito resistente trao e forma os tendes que fixam os msculos aos ossos. 02. B uma variedade de tecido conjuntivo denominado sustentao. 04. C representa os msculos. 08. D constitudo por uma parte lquida, por elementos figurados e por clulas alongadas. 16. O tecido conjuntivo um tecido de conexo de outros tecidos.

UNIDADE 7
TECIDO CONJUNTIVO HEMATOPOITICO Tecido conjuntivo responsvel pela produo dos elementos figurados (clulas) do sangue.
Tipos Ocorre Produo

2. (PUC-RS) Algumas leses na pele deixam cicatrizes


bem visveis, que podem permanecer durante toda a vida do indivduo. Qual dos tecidos a seguir o responsvel pelo processo de cicatrizao? a) Cartilaginoso. b) Conjuntivo. c) Epitelial. d) Muscular. e) Nervoso.

Mieloide

Hemcias Plaquetas Medula ssea vermelha Leuccitos granulcitos Gnglios linfticos = linfonodos Timo, bao Tonsilas, etc Moncitos, linfcitos (leuccitos agranulcitos)

Tarefa Mnima 3. (MACK) A respeito do tecido cartilaginoso, correto afirmar que: a) Apresenta vasos sanguneos para sua oxigenao. b) Possui pouca substncia intercelular. c) Aparece apenas nas articulaes. d) Pode apresentar fibras proticas como o colgeno entre suas clulas. e) Se origina a partir do tecido sseo.

Linfoide

4. As fibras colgenas so constitudas de colgeno, a


protena mais abundante no nosso corpo, e conferem resistncia ao tecido em que esto presentes. Esse tecido o a) nervoso. b) conjuntivo. c) epitelial. d) muscular cardaco. e) muscular esqueltico.

Pr-Vestibular da UFSC

10

Incluso para a vida


TECIDO CONJUNTIVO SANGUNEO Tecido conjuntivo que apresenta como particularidade o fato de possuir sua substncia intercelular em estado lquido (plasma). Constituio

Biologia A Exerccios de Sala 1. (CFT) Em relao ao sangue, incorreto dizer que:


a) Trata-se de um tecido conjuntivo. b) Seu componente lquido denominado plasma. c) Os trombcitos no fazem parte do contedo celular do sangue. d) Entre as clulas sangneas, destacam-se os eritrcitos e os leuccitos. e) Os eritrcitos so, tambm, conhecidos como glbulos vermelhos.

2. (CFT-PR) Nosso corpo formado por quatrilhes


de clulas vivas que necessitam ao mesmo tempo de gua, alimentos, ar, entre outras substncias. O sangue o veculo que transporta as substncias necessrias vida das clulas. Sobre as diferentes funes do sangue correto afirmar que: a) Os leuccitos transportam nutrientes e hormnios. b) O plasma responsvel pelo transporte de oxignio. c) As plaquetas ajudam na coagulao do sangue. d) As hemcias so responsveis pela defesa do organismo. e) Os glbulos vermelhos regulam a manuteno da temperatura.

Plasma: soluo amarelada e translcida; gua Sais Protenas (Fibrinognio, Globulinas, Albumina) Elementos Figurados: Hemcias Anucleadas Formadas na medula vermelha Transportam CO2 e O2 ( 5 milhes/mm3) Leuccitos Formados no bao, timo, linfonodos e medula ssea. Defesa atravs da fagocitose e da produo de anticorpos ( 7 a 10.000 / mm3) Plaquetas ou trombcitos Formadas na medula ssea Coagulao sangunea ( 300.000/mm3) COAGULAO SANGUNEA

Tarefa Mnima 3. (PUC-MG) Talvez voc j tenha feito exames de


sangue por solicitao mdica para saber como est sua sade. Clulas sanguneas apresentam funes especficas ou no, e a alterao na quantidade delas nos indica determinados desequilbrios na sade. A relao est incorreta em: a) Menor quantidade de leuccitos leucemia. b) Menor quantidade de plaquetas deficincia de coagulao. c) Menor quantidade de hemcias anemia. d) maior quantidade de eosinfilos processo alrgico.

4. (MACK) A respeito do tecido cartilaginoso, correto afirmar que: a) Apresenta vasos sanguneos para sua oxigenao. b) Possui pouca substncia intercelular. c) Aparece apenas nas articulaes. d) Pode apresentar fibras proticas como o colgeno entre suas clulas. e) Se origina a partir do tecido sseo.

5. (UDESC) Observe as trs afirmativas sobre o tecido


hematopoitico e o sangue: I - O tecido hematopoitico possui como funo a produo de clulas do sangue. II - Os glbulos vermelhos so produzidos na medula ssea e, posteriormente, passam para a corrente sangunea. III - Os anticorpos so produzidos pelas plaquetas.

Pr-Vestibular da UFSC

11

Incluso para a vida


Assinale a alternativa correta. a) I, II e III so verdadeiras. b) I e II so verdadeiras. c) II e III so verdadeiras. d) I e III so verdadeiras. e) apenas II verdadeira.

Biologia A
transversais a contrao voluntria, dependente da vontade do indivduo.

UNIDADE 8
TECIDOS MUSCULARES
Os tecidos musculares so responsveis pelo movimento dos animais e pela contrao dos vrios rgos que formam os organismos. Constitudo por clulas alongadas (fibras musculares ou micitos) e especializadas em contrao, este tecido caracteriza-se por apresentar filamentos contrteis de constituio proteica, denominados de actina e miosina. TECIDO MUSCULAR LISO Est presente em alguns rgos internos (tubo digestrio, bexiga, tero etc) e tambm na parede dos vasos sanguneos (artrias). As fibras musculares lisas so uninucleadas e os filamentos de actina e miosina esto dispostos aleatoriamente, sem formar padro estriado como nos demais tecidos musculares. A contrao dos msculos lisos lenta e involuntria. CONTRAO MUSCULAR As fibras musculares apresentam inmeras miofibrilas contrteis, entre as quais, existem muitas mitocndrias com funo energtica. As miofibrilas so constitudas por dois tipos de protenas: a actina e a miosina, responsveis pela contrao dos msculos. Na musculatura estriada, as miofibrilas organizam-se em feixes, conferindo a este tipo de musculatura uma caracterstica estriada. Atravs da observao microscpica de um msculo estriado, possvel verificar que as miofibrilas apresentam, alternadamente, faixas claras e escuras,. Ainda com o auxlio desta figura, observa-se que as faixas claras so denominadas de faixas I e possuem na regio central uma estria mais escura, conhecida como estria Z. A regio compreendida entre duas estrias Z recebe a denominao de sarcmero. Quando o tecido muscular se contrai, os filamentos de actina deslizam sobre os filamentos mais grossos de miosina. Quando isso ocorre, a faixa I diminui de tamanho, podendo, inclusive, desaparecer. Sendo assim, as estrias Z se aproximam, proporcionando um encurtamento do sarcmero e, consequentemente, a contrao muscular.

TECIDO MUSCULAR ESTRIADO CARDACO A musculatura estriada cardaca ou miocrdio encontrado formando o corao. As clulas deste tipo de musculatura so longas, ramificadas e com as membranas intimamente unidas, atravs de estruturas especiais denominadas, discos intercalares. Estas estruturas possuem como funo, aumentar a coeso entre as clulas, permitindo que o estmulo necessrio contrao passe rapidamente de uma clula para outra. Alm disso, a musculatura estriada cardaca apresenta contraes rpidas, ritmadas e involuntrias.

Exerccios de Sala 1. (UEL) Considere os tipos de fibras musculares e as


aes a seguir: I. cardaca II. estriada III. lisa a) Contrao involuntria e lenta. b) Contrao voluntria, em geral vigorosa. c) Contrao involuntria e rpida. Assinale a alternativa que associa corretamente os tipos de fibras musculares com a sua respectiva ao.

TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELTICO Tecido que forma os msculos ligados estrutura ssea, permitindo a movimentao do corpo. A musculatura estriada esqueltica formada por clulas cilndricas, multinucleadas com estrias longitudinais e

Pr-Vestibular da UFSC

12

Incluso para a vida


a) Ia, IIb, IIIc b) Ia, IIc, IIIb c) Ib, IIc, IIIa d) Ic, IIa, IIIb e) Ic, IIb, IIIa

Biologia A
I - O tecido muscular estriado esqueltico constitui a maior parte da musculatura do corpo humano. II - O tecido muscular liso responsvel direto pelo desenvolvimento dos glteos e coxas. III - O tecido muscular estriado cardaco, por ser de contrao involuntria, no se altera com o uso de esterides anabolizantes. Analisando as afirmativas, pode-se afirmar que: a) Apenas II e III esto corretas. b) Apenas I est correta. c) Apenas II est correta. d) I, II e III esto corretas. e) Apenas I e II esto corretas.

2. (MACK) As afirmaes a seguir, referem-se aos


trs tipos de tecido muscular humano. I - Todos apresentam as miofibrilas, que so estruturas proticas com capacidade de contrao. II - Como consequncia da contratilidade, esses tecidos apresentam clulas com grande quantidade de mitocndrias. III - Actina e miosina so as protenas responsveis pela contrao desses tecidos, num processo que necessita da presena de ons clcio. Assinale: a) Se todas estiverem corretas. b) Se apenas I e II estiverem corretas. c) Se apenas I e III estiverem corretas. d) Se apenas II e III estiverem corretas. e) Se apenas III estiver correta.

UNIDADE 9 TECIDO NERVOSO


CLULAS DO TECIDO NERVOSO Neurnios: So clulas grandes que apresentam um corpo celular de onde partem dois tipos de prolongamentos, os axnios e os dendritos. O corpo celular possui um ncleo grande com nuclolo evidente. O citoplasma apresenta grande nmero de mitocndrias e o retculo rugoso bem desenvolvido, visvel ao microscpio como manchas denominadas Corpsculos de Nissl. Atua recebendo estmulos de outros neurnios durante a transmisso do impulso nervoso. Os dendritos (gr. dendron = rvore) so ramificaes que possuem a funo de captar estmulos.O axnio (gr. axon = eixo) o maior prolongamento do neurnio, cuja poro final ramificada. A funo do mesmo atuar na transmisso dos estmulos nervosos.

Tarefa Mnima 3. (UFPR) Com base nos estudos histolgicos, correto afirmar que: 01. A epiderme humana formada por tecido epitelial de revestimento estratificado do tipo pavimentoso queratinizado. 02. Os glbulos vermelhos do sangue humano so anucleados. 04. As fibras musculares estriadas esquelticas so muito pequenas, fusiformes e uninucleadas. 08. Os tendes so formados por tecido conjuntivo denso. 16. O tecido cartilaginoso altamente irrigado por vasos sanguneos. 32. O tecido sseo uma variedade de tecido conjuntivo em que a substncia intercelular apresenta elevada quantidade de sais de clcio.

4. (UFV) Os msculos so responsveis por diversos


movimentos do corpo humano. Considerando que os msculos podem ser diferenciados quanto funo que exercem, assinale a alternativa incorreta: a) O msculo cardaco se contrai a fim de bombear o sangue para o corpo. b) O diafragma o principal msculo respiratrio. c) O movimento peristltico produzido pelo msculo estriado. d) O msculo estriado esqueltico tem controle voluntrio. e) O msculo cardaco tem controle involuntrio. Neurglias (Clulas da Glia): so clulas relacionadas com a sustentao e nutrio dos neurnios, produo de mielina e fagocitose. Existem trs tipos de clulas: - Astrcitos: maiores clulas da neurglia, com grande nmero de ramificaes. Preenchem os locais lesados dos neurnios no processo de cicatrizao do tecido nervoso. - Oligodentrcitos: so menores, com poucas e curtas ramificaes, associadas ao corpo celular ou ao axnio formando uma bainha de mielina. - Micrglia: menores clulas da neurglia, com muitas ramificaes curtas, com numerosas salincias. Responsveis pela fagocitose no tecido nervoso.

5. (UFV) Preocupados com a boa forma fsica, os


frequentadores de uma academia de ginstica discutiam sobre alguns aspectos da musculatura corporal. Nessa discusso, as seguintes afirmativas foram feitas:

Pr-Vestibular da UFSC

13

Incluso para a vida Exerccios de Sala

Biologia A

1. (Cesgranrio) A observao do desenho a seguir nos


permite concluir que, na passagem do impulso nervoso pelas sinapses, ocorre:

CONDUO DO IMPULSO NERVOSO O impulso nervoso causado por um estmulo no neurnio, provocando modificaes eltricas e qumicas que so transmitidas ao longo dos neurnios sempre no sentido: dendritocorpo celularaxnio. A membrana do axnio em repouso apresenta carga eltrica positiva do lado externo e a carga negativa do lado interno; diz-se, ento, que o axnio est polarizado. Essa diferena mantida atravs da bomba de Na e K. Ao receber um estmulo, a membrana do neurnio torna-se mais permevel ao Na, invertendo-se as cargas ao redor da membrana.

a) A liberao de mediadores qumicos ou de neurormnios. b) O contato direto do axnio de uma clula com os dendritos de outra clula. c) O fenmeno da bomba de sdio e potssio entre as clulas. d) A troca de cargas eltricas ao nvel das sinapses. e) O envolvimento da bainha de mielina, que atua como um isolante eltrico.

2. (PUC-MG) A sinapse :
a) Um tipo de fibra muscular envolvida no processo de contrao cardaca. b) Uma clula sangunea envolvida na liberao de tromboplastina para o processo de coagulao. c) Um tipo de reproduo sexuada, que envolve a formao de gametas, realizada por protozorios ciliados. d) Uma regio de contato entre a extremidade do axnio de um neurnio e a superfcie de outras clulas. e) Um fenmeno que explica o fluxo de seiva bruta em espermatfitas.

Tarefa Mnima
SINAPSES NERVOSAS So os locais onde as extremidades entre neurnios vizinhos se encontram e os estmulos passam de um neurnio para o seguinte por meio de substncias qumicas especficas denominadas mediadores qumicos ou neurotransmissores. O contato fsico entre os neurnios no existe realmente.Os neurotransmissores so liberados e migram atravs (dentro de vesculas) do espao entre os mesmos transmitindo assim o impulso nervoso de um neurnio para o outro.

3. (Cesgranrio)

Observando o esquema anterior, que representa um neurnio em repouso, podemos afirmar que, nestas condies: a) Se a membrana do neurnio for atingida por um estmulo, as quantidades de ons Na+ e K+ dentro e fora da membrana se igualam. b) Devido diferena de cargas entre as faces externa e interna, o neurnio est polarizado. c) A ocorrncia do impulso nervoso depende de estmulos de natureza eltrica. d) A quantidade de ons K+ menor na parte interna do neurnio devido sua sada por osmose. e) as concentraes dos ons Na+ e K+ se fazem sem gasto de energia, sendo exemplo de transporte ativo.

Pr-Vestibular da UFSC

14

Incluso para a vida 4. (UFU) O esquema a seguir representa o reflexo


patelar, que uma resposta involuntria a um estmulo sensorial.

Biologia A
b) Tanto a estrutura representada pelo nmero 1 quanto 2 so ramificaes do neurnio, sendo que geralmente a 2 nica e mais longa. c) A estrutura nmero 3 pode ser formada pela clula de Schwann. Ela desempenha um papel protetor, isolante e facilita a transmisso do impulso nervoso. d) A estrutura nmero 4 est no centro metablico do neurnio, onde tambm se encontra a maioria das organelas celulares. e) Considerando o sistema nervoso central, a regio nmero 5 est presente na substncia cinzenta e ausente na branca.

UNIDADE 10
Com relao a este reflexo, analise as afirmativas a seguir. I - Neste reflexo, participam apenas dois tipos de neurnios: 1) o sensitivo, que leva o impulso at a medula espinhal; 2) o motor, que traz o impulso medular at o msculo da coxa, fazendo-a contrair-se. II - Em exame de reflexo patelar, ao bater-se com um martelo no joelho, os axnios dos neurnios sensitivos so excitados e, imediatamente, os dendritos conduzem o impulso at medula espinhal. III - Se a raiz ventral do nervo espinhal for seccionada (veja em A), a pessoa sente a batida no joelho, mas no move a perna. Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas corretas. a) II e III b) I e II c) I e III d) I, II e III

EMBRIOLOGIA
A Embriologia o ramo da cincia que estuda o desenvolvimento embrionrio dos animais desde a formao da clula-ovo (zigoto) at o nascimento. Fases do desenvolvimento embrionrio Segmentao Gastrulao Organognese FASE DE SEGMENTAO Aps a fecundao, a clula-ovo ou zigoto sofre muitas divises celulares denominadas clivagens resultando na formao das primeiras clulas embrionrias chamadas de blastmeros. Aps algumas horas o embrio apresenta a forma de uma amora: a mrula. Uma vez formada a mrula, esta invadida por um lquido que promove a migrao dos blastmeros para a periferia, formando-se, a blstula ou blastocisto (no caso dos mamferos). Esta estrutura embriolgica apresenta uma cavidade central cheia de lquido denominada blastocele e uma camada celular perifrica denominada blastoderme.

5. (UFPEL) O tecido nervoso um dos quatro tipos de


tecidos presentes no corpo humano, ele fundamental na coordenao das funes dos diferentes rgos. As clulas responsveis pelas suas funes so os neurnios (figura 1).

Com base nos textos e em seus conhecimentos, incorreto afirmar que: a) Geralmente o sentido da propagao do impulso nervoso A para B, e por isso a estrutura 1 especializada na transmisso do impulso nervoso para um outro neurnio ou para outros tipos celulares.

FASE DE GASTRULAO A gastrulao o processo no qual a blstula evolui para gstrula. Este estgio embrionrio caracteriza-se pela formao dos primeiros folhetos germinativos ou embrionrios, a ectoderme e a endoderme. A gastrulao, inicia-se pela invaginao do polo vegetativo para o interior da blastocele, originando dois folhetos embrionrios, a ectoderme mais externa e a endoderme

Pr-Vestibular da UFSC

15

Incluso para a vida


mais interna, revestindo uma cavidade denominada arquntero ou intestino primitivo. O arquntero se comunica com meio externo atravs de uma abertura denominada blastporo. Este blastporo poder futuramente originar a boca, sendo os grupos animais denominados de protostmios. Entretanto, se o blastporo originar o nus, os grupos animais sero classificados como deuterostmios (ex: equinodermos e cordados). A gstrula, que a princpio didrmica ou diblstica, evolui para uma estrutura tridrmica ou triblstica denominada nurula. Durante a formao da nurula ocorre a formao do terceiro folheto: a mesoderme. Na maioria dos animais, a mesoderme forma uma cavidade denominada celoma. Enquanto a mesoderme se diferencia, a ectoderme forma na regio superior da gstrula, um aprofundamento, o qual dar origem ao tubo neural. Nessa etapa o teto do arquntero inicia um processo de multiplicao celular que dar origem ao eixo de sustentao do embrio: a notocorda. ORGANOGNESE
ECTODERME MESODERME

Biologia A

ENDODERME

a epiderme e seus anexos (exemplo: plos, cabelos e unhas) o revestimento bucal, nasal, anal e o esmalte dos dentes o sistema nervoso (crebro, medula, nervos e gnglios nervosos)

o celoma a derme (camada situada abaixo da pele) os msculos estriados, cardacos e lisos o sistema circulatrio (corao, vasos sanguneos e sangue) o esqueleto (crnio, coluna vertebral e ossos dos membros) o sistema urogenital (rins, bexiga, uretra, gnadas e dutos genitais

o tubo digestrio, com exceo da mucosa bucal e anal, as quais so de origem ectodrmica. as glndulas anexas do sistema digestrio, como o fgado e o pncreas. o revestimento do sistema respiratrio e da bexiga urinria

ANEXOS EMBRIONRIOS So estruturas que se desenvolvem junto ao embrio sendo fundamentais para o seu desenvolvimento. So eles: Saco ou Vescula Vitelnica: Estrutura que possui a funo de armazenar substncias nutritivas (vitelo) que sero consumidas pelo embrio . Nos mamferos placentrios tal estrutura apenas vestigial. mnio ou Bolsa Amnitica: Membrana que forma uma bolsa contendo em seu interior o liquido amnitico o qual protege o embrio contra choques mecnicos e tambm evita a sua desidratao. Alantoide: Este anexo se apresenta especialmente bem desenvolvido nos animais ovparos.O mesmo responsvel pelas trocas gasosas entre o embrio e o meio externo,pela transferncia de Clcio da casca para o esqueleto do embrio e tambm promove a eliminao de excretas (Ac.rico).Nos mamferos, devido a presena da placenta, o alantoide um anexo muito pouco desenvolvido. Crion: O Crion uma fina membrana que cobre o embrio e os demais anexos embrionrios. Tal estrutura possui funo protetora e nos mamferos tambm responsvel pela fixao da placenta (vilosidades corinicas) na parede uterina. Placenta: A placenta um anexo embrionrio exclusivo dos mamferos e apresenta vrias funes, como: * Transferncia de nutrientes; * Passagem de anticorpos; * Trocas gasosas; * Remoo de excretas;

Pr-Vestibular da UFSC

16

Incluso para a vida


* Produo e passagem de hormnios. Pela placenta, temos a circulao de sangue materno e fetal, porm convm salientar, que os mesmos no se misturam. Ao final dos meses de gestao, com queda da produo de progesterona por parte da placenta tem incio as contraes uterinas e o trabalho de parto. Cordo Umbilical: Anexo que une o feto placenta.No interior do cordo umbilical existem vasos sanguneos (2 artrias e 1 veia) por onde uma srie de substncias so transportadas.

Biologia A
a) Podem ser usadas para a clonagem de clulas sadias do paciente; b) No sero afetadas pela doena, j que foram diferenciadas em outra pessoa; c) Secretam substncias que inibem o crescimento celular; d) Podem dar origem a linfcitos T que, por sua vez, ingerem os leuccitos em excesso; e) Podem dar origem a todos os diferentes tipos de clulas sanguneas.

Tarefa Mnima 3. (UEPG) A respeito do desenvolvimento embrionrio, assinale o que for correto. 01. As divises que ocorrem durante a segmentao denominam-se clivagens, e as clulas que se formam so chamadas mrulas. 02. Na gastrulao, forma-se o blastporo. Os animais em que o blastporo d origem ao nus so chamados de protostmios, e os animais em que o blastporo d origem boca so chamados de deuterostmios. 04. Ao longo do desenvolvimento embrionrio, as clulas passam por um processo de diferenciao celular em que alguns genes so "ativados", passando a coordenar as funes celulares. Surgem dessa maneira os tipos celulares, que se organizam em tecidos. 08. De um modo geral, em praticamente todos os animais podem ser observadas trs fases consecutivas de desenvolvimento embrionrio: segmentao, gastrulao e organognese. 16. Na organognese ocorre diferenciao dos rgos a partir dos folhetos embrionrios formados logo aps a gastrulao.

Exerccios de Sala 1. (UFSC) Baseado nos esquemas abaixo, que correspondem a diferentes fases do desenvolvimento embrionrio de um animal, assinale a(s) proposio(es) verdadeiras(s).

4. (UFSC) Pesquisas recentes revelam que a cocana


atravessa a barreira placentria, indo afetar o desenvolvimento normal de bebs. A droga ataca, principalmente, o sistema nervoso provocando, posteriormente, dificuldades na aprendizagem e na integrao da criana com os pais e com o meio. A placenta um dos anexos embrionrios presentes em vertebrados. Sobre esses anexos correto afirmar que: 01. A vescula vitelnica possui funo de armazenar substncias nutritivas (vitelo). 02. O mnio atenua abalos e traumatismos, sofridos pela me, que possam atingir o embrio. 04. O alantide possui, exclusivamente, funo protetora. 08. O cordo umbilical liga o feto a placenta. 16. A placenta, dentre outras funes, responsvel pela nutrio e serve como barreira contra infeces.

01. A ordem correta em que as fases ocorrem durante o processo de desenvolvimento c - d - b - a. 02. Em a, j podemos observar a presena dos trs folhetos embrionrios. 04. A fase representada em b denomina-se gstrula. 08. Em c, temos representadas quatro clulas denominadas blastmeros. 16. O mesoderma j est presente em d. 32. Os esquemas apresentados referem-se ao desenvolvimento embrionrio de um cordado.

2. (UNIFESP) O tratamento da leucemia por meio dos


transplantes de medula ssea tem por princpio a transferncia de clulas-tronco da medula de um indivduo sadio para o indivduo afetado. Tal procedimento fundamenta-se no fato de que essas clulas tronco:

Pr-Vestibular da UFSC

17

Incluso para a vida 5. (UFSC) A figura a seguir mostra o corte transversal


de um embrio e anexos embrionrios.

Biologia A
que atua na digesto do amido, convertendo-o em molculas menores (maltoses). Aps a mastigao o alimento deglutido. Na deglutio, o alimento passa para o esfago e atravs de fortes contraes (involuntrias) da musculatura (lisa), o bolo alimentar alcana, atravs dos movimentos peristlticos, a abertura do estmago.

Em relao figura, correto afirmar que: 01. A seta 1 indica o principal local de produo da gonadotrofina corinica, hormnio que quando est presente na urina sinal inequvoco de gravidez. 02. A seta 2 indica a bolsa amnitica, que tem por funo hidratar e proteger o feto contra eventuais choques mecnicos. 04. A figura representa um embrio de mamfero. 08. A figura representa o embrio de uma ave. 16. A placenta (indicada pela seta 3) responsvel pela intensa troca de substncias entre me e filho. Esta troca ocorre porque h passagem do sangue da me para o filho e vice-versa. 32. A figura difere da representao de um embrio de rpteis por possuir mnio e crio, anexos inexistentes nesses animais.

Peristaltismo

UNIDADE 11 FISIOLOGIA HUMANA


SISTEMA DIGESTRIO O sistema digestrio humano constitudo pelos seguintes rgos: boca, faringe, esfago, estmago, intestino e nus.

DIGESTO NO ESTMAGO No estmago, o bolo alimentar misturado ao cido clordrico, que alm de atuar na funo anti-sptica, responsvel pela converso do pepsinognio (enzima inativa) em pepsina (enzima ativa). A pepsina uma protease sendo portanto responsvel pela quebra das ligaes qumicas existentes entre os aminocidos que formam as protenas. A produo de suco gstrico (cido clordrico e enzimas) estimulada pelo hormnio gastrina, o qual secretado pelas clulas localizadas na parte final do estmago. A massa cida e pastosa formada no interior do estmago recebe o nome de quimo.

DIGESTO NA BOCA Na boca, o alimento sofre inicialmente a ao mecnica, ou seja, mastigado e misturado saliva que produzida pelas glndulas salivares (partidas, submaxilares e sublinguais). A saliva uma secreo constituda, principalmente, por gua, substncias bactericidas e por enzimas, como a ptialina (amilase salivar),

Pr-Vestibular da UFSC

18

Incluso para a vida


DIGESTO NO DUODENO O quimo passa para o intestino delgado que mede cerca de 6 metros de comprimento e ao longo do seu interior ocorre a principal parte da digesto e da absoro do alimento pelo organismo. O intestino delgado dividido em duas regies, o duodeno e o jejuno-leo. O duodeno possui cerca de 25 centmetros e forma a parte inicial do intestino delgado. No duodeno so lanadas as secrees provenientes do fgado e do pncreas.O Pncreas secreta o suco pancretico que alcalino (pH entre 7,5 e 8,8) que, junto com a bile, neutralizam a acidez do quimo. O suco pancretico possui algumas enzimas como tripsina e quimiotripsina, as quais continuam o processo digestivo das protenas iniciado no estmago. O suco pancretico tambm apresenta outras enzimas como: a amilase pancretica, que atua a quebra de molculas de amido, as nucleases, que fragmentam cidos nuclicos (DNA e RNA) e a lpase pancretica, que metaboliza molculas de gordura. importante salientar que a bile produzida no fgado e armazenada na vescula biliar, no dotada de enzimas digestivas, apenas sais biliares, que atuam na emulso das gorduras, ou seja, transformam placas de gordura em pequenas gotculas facilitando a ao da lpase. As clulas localizadas na parede intestinal secretam o suco entrico (intestinal). Este apresenta as seguintes enzimas: maltase, a que converte a maltose em glicose; lactose: converte a lactose em glicose e galactose; lpase entrica: converte gorduras em cidos graxos, glicerol e monoglicerdeos; peptidases: convertendo peptdeos em aminocidos.

Biologia A

O INTESTINO GROSSO O intestino grosso um tubo muscular medindo cerca de 1,5 metro de comprimento e 7 centmetros de dimetro.O intestino grosso dividido, didaticamente, em trs partes: ceco, clon e reto. O clon (parte mais longa) sub-dividido em clon ascendente (que sobe em direo ao fgado), clon descendente (desce pelo lado esquerdo) e clon transverso (que atravessa a parte superior do abdome). No intestino grosso ocorre a reabsoro da gua e sais minerais alm da formao das fezes. As fezes so formadas por gua e restos no digeridos de alimento, os quais atravs do reto alcanam o nus e so eliminadas para o meio externo (egesto).

Exerccios de Sala 1. (UFSC)Os seres vivos necessitam de um suprimento de energia capaz de manter sua atividade metablica. Essa energia extrada dos alimentos, que podem ser produzidos pelos prprios organismos, no caso dos auttrofos, ou obtidos a partir de uma fonte orgnica externa, no caso dos hetertrofos. As substncias orgnicas, tais como protenas, carboidratos e lipdios, devem ser desdobradas em compostos mais simples e mais solveis, de tal maneira que possam ser assimiladas pelo organismo. A esse processo de transformao dos alimentos em compostos relativamente mais simples, absorvveis e utilizveis denominamos digesto.
W. R. Paulino. Biologia Atual, Ed. tica, 1996. p. 296.

O FIM DA DIGESTO As molculas de glicose, aminocidos, nucleotdeos e cidos graxos so absorvidos pela parede intestinal, que apresenta uma srie de dobras, denominadas microvilosidades, que aumentam consideravelmente a superfcie de contato com os diversos nutrientes, favorecendo a absoro.

Com relao a esse assunto, assinale a(s) proposio(es) verdadeira(s). 01. A mastigao, a deglutio e os movimentos peristlticos constituem a digesto qumica.

Pr-Vestibular da UFSC

19

Incluso para a vida


02. A gua e os sais minerais so absorvidos, pelo tubo digestivo, sem transformao qumica. 04. A digesto do amido rpida e ocorre em dois momentos: na boca, pela ao da amilase salivar e no estmago, sob a ao das peptidases. 08. A bile no tem enzimas, mas apresenta sais biliares, que emulsificam os lipdios, transformando-os em gotculas menores que facilitam a digesto das gorduras 16. Os nutrientes digeridos so absorvidos principalmente no intestino delgado, onde as clulas epiteliais das vilosidades apresentam expanses digitiformes as microvilosidades , que aumentam, consideravelmente, a superfcie de absoro dos nutrientes. 32. Pessoas, que tiveram sua vescula biliar extirpada, no apresentam dificuldade em digerir lipdios e, por isso, podem fazer uma dieta rica em gorduras.

Biologia A 4. (FUVEST) Ao comermos um sanduche de po,


manteiga e bife, a digesto do a) bife inicia-se na boca, a do po, no estmago, sendo papel do fgado produzir a bile que facilita a digesto das gorduras da manteiga. b) bife inicia-se na boca, a do po, no estmago, sendo papel do fgado produzir a bile, que contm enzimas que digerem gorduras da manteiga. c) po inicia-se na boca, a do bife, no estmago, sendo papel do fgado produzir a bile que facilita a digesto das gorduras da manteiga. d) po inicia-se na boca, a do bife, no estmago, sendo papel do fgado produzir a bile, que contm enzimas que completam a digesto do po, do bife e das gorduras da manteiga. e) po e a do bife iniciam-se no estmago, sendo as gorduras da manteiga digeridas pela bile produzida no fgado.

2. (PUC-RJ) As condies de acidez dos sucos presentes no sistema digestrio humano variam de acordo com as diferentes partes do tubo digestrio. Assim em relao ao pH podemos afirmar que: a) Na boca cido e l ocorre principalmente a digesto de amido. b) Na boca neutro e l ocorre principalmente a digesto de gordura. c) No estmago cido e l ocorre principalmente a digesto de protenas. d) No intestino neutro e l no ocorre nenhum tipo de digesto enzimtica. e) No estmago bsico e l ocorre principalmente a digesto de protenas.

5. (UDESC) O alimento, no sistema digestrio humano, percorre os seguintes rgos antes de chegar ao intestino delgado: a) Faringe - laringe - diafragma estmago. b) Boca - faringe - esfago estmago. c) Boca - traquia - fgado - intestino grosso. d) Faringe - esfago - pncreas fgado. e) Esfago - vescula biliar - fgado estmago.

UNIDADE 12 SISTEMA RESPIRATRIO


Os rgos que formam o sistema respiratrio so: as fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brnquios, bronquolos e alvolos pulmonares, onde ocorrem as trocas gasosas.

Tarefa Mnima 3. (PUC-MG) A figura a seguir representa alguns


rgos do trato digestivo.

Assinale a afirmativa incorreta. a) I uma glndula que transforma e acumula metablitos e tambm neutraliza substncias txicas. b) II responsvel por armazenar e concentrar a bile e secret-la quando necessrio. c) III responsvel pela digesto do alimento, secreo de hormnios e absoro de gua e sais. d) IV uma glndula que secreta enzimas digestivas e hormnios que controlam a glicemia.

Nas fossas nasais ocorrem muitos pelos curtos, estes tem como funo reter partculas em suspenso do ar e tambm microrganismos. Alm disso, as fossas nasais apresentam um grande nmero de vasos sanguneos o que proporciona um aquecimento do ar. Da regio das fossas nasais, o ar vai para a faringe, que tambm comum ao sistema digestrio. Da faringe o ar segue

Pr-Vestibular da UFSC

20

Incluso para a vida


para traqueia. Na regio anterior da traqueia fica a laringe, que possui as pregas vocais. A traqueia bifurca-se e forma os brnquios. Estes ramificam-se inmeras vezes no interior dos pulmes e assumem um aspecto semelhantes aos galhos de uma rvore. A ramificao dos brnquios origina os bronquolos, os quais terminaro em uma diminuta estrutura em forma de cacho denominada alvolo pulmonar. VENTILAO PULMONAR A entrada de ar pelas vias respiratrias deve-se a contrao do msculo diafragma e dos msculos intercostais. O diafragma ao se contrair, juntamente com os intercostais, provoca um aumento de volume da caixa torcica, fazendo com que a presso interna diminua, tornando-se menor que a presso do ar atmosfrico. esta diferena que faz com que o ar penetre nos pulmes. Na expirao, ocorre exatamente o inverso, ou seja, a musculatura envolvida relaxa e isso provoca a reduo do volume torcico. Com isso, o ar sai dos pulmes.

Biologia A
transferidos para o plasma por difuso. A maior parte do gs carbnico transportado, portanto, na forma on bicarbonato, dissolvido no plasma, mas convm salientar, que a hemoglobina tambm transporta uma certa parcela (cerca de 15% - 23%) e, tambm, encontramos CO2 diretamente dissolvido no plasma (cerca de 7%).

Exerccios de Sala 1. (UFSC) O esquema a seguir apresenta um modelo


simplificado de nosso sistema respiratrio.

TRANSPORTE GASOSO E HEMATOSE O mecanismo de transporte dos gases ocorre nos alvolos pulmonares, onde a concentrao de oxignio superior a dos capilares sanguneos que envolvem os mesmos. Pelo mecanismo de difuso, o oxignio passa dos alvolos para o sangue, onde uma pequena parcela fica dissolvida no plasma, mas a maior parte entra nos glbulos vermelhos, indo se combinar com as molculas de hemoglobina. Dessa maneira, combinado com a hemoglobina, o oxignio transportado aos tecidos. Nos tecidos, o oxignio passa do sangue para as clulas. Essa difuso ocorre porque a concentrao de oxignio no interior da clula reduzida, devido ao contnuo consumo desse gs no processo de respirao celular. A respirao celular alm de consumir oxignio tambm produz gs carbnico que transferido das clulas para o sangue. Ao entrar nos glbulos vermelhos o gs carbnico reage com a gua e, com a participao de uma enzima (anidrase carbnica), transforma-se em cido carbnico. Em seguida, o cido carbnico dissocia-se em ons bicarbonato, que so

Assinale a(s) proposio(es) correta(s) sobre o mesmo e suas relaes com os demais sistemas orgnicos. 01. Separadas pelo palato ("cu da boca"), as fossas nasais e a boca servem de entrada para o ar inspirado. 02. A traqueia um tubo formado por anis osteocartilaginosos que lhe do rigidez e boa sustentao. 04. A hematose ocorre nos alvolos, com a troca do oxignio atmosfrico pelo gs carbnico sanguneo. 08. Pessoas portadoras de fenda palatina produzem sons anasalados pois, quando falam, o ar sai tanto pela boca como pelo nariz. 16. O esquema apresenta apenas o pulmo direito visto ser ele o principal, tendo o esquerdo funo secundria. 32. Em caso de obstruo das vias areas (engasgo) por balas ou outros objetos estranhos, em especial se ocorrer nos brnquios, deve-se bater nas costas da pessoa engasgada para expulsar o objeto estranho.

2. (PUC-PR) Nos seres humanos a oxigenao do


sangue ocorre, com maior intensidade, ao nvel dos alvolos pulmonares, no interior dos pulmes. Os movimentos respiratrios que facilitam a entrada do ar nos pulmes e, consequentemente, a sua sada, ocorrem pela ao a) da traquia e dos brnquios. b) do diafragma e da pleura. c) do mediastino e dos msculos peitorais. d) dos msculos intercostais e do diafragma. e) da faringe e da laringe.

Tarefa Mnima 3. (UFV) Observe o esquema representado abaixo, de


parte do sistema respiratrio humano, e assinale a alternativa incorreta.

Pr-Vestibular da UFSC

21

Incluso para a vida

Biologia A

UNIDADE 13
SISTEMA CIRCULATRIO
CORAO HUMANO Localizado no centro da caixa torcica e atrs do osso esterno, o corao humano constitudo por quatro cmaras: dois trios (esquerdo e direito) e dois ventrculos (tambm esquerdo e direito) que se contraem e relaxam de forma rtmica, impulsionando o sangue para todas as partes do corpo. A contrao cardaca recebe a denominao de sstole e o relaxamento de distole. Os dois trios no possuem comunicao entre si e localizam-se na regio superior do corao. Recebem sangue trazido ao corao pelas veias. O trio esquerdo comunica-se apenas com o ventrculo esquerdo e o trio direito com o ventrculo direito. Esta comunicao entre o trio e o ventrculo ocorre por meio de orifcios protegidos por vlvulas. No lado direito, localiza-se a vlvula tricspide e no lado esquerdo a vlvula bicspide ou mitral.

a) O ar chega aos pulmes pelo esfago, indicado por I. b) O diafragma, indicado por V, auxilia nos movimentos respiratrios. c) Os pulmes e brnquios esto indicados por III e IV, respectivamente. d) Embora no esteja indicada, a laringe se localiza acima da traqueia. e) Os bronquolos, indicados por II, conduzem ar aos alvolos.

4. (PUC-RIO) A respirao a troca de gases do


organismo com o ambiente. Nela o ar entra e sai dos pulmes graas contrao do diafragma. Considere as seguintes etapas do processo respiratrio no homem: I. Durante a inspirao, o diafragma se contrai e desce aumentando o volume da caixa torcica. II. Quando a presso interna na caixa torcica diminui e se torna menor que a presso do ar atmosfrico, o ar penetra nos pulmes. III. Durante a expirao, o volume torcico aumenta, e a presso interna se torna menor que a presso do ar atmosfrico. IV. Quando o diafragma relaxa, ele reduz o volume torcico e empurra o ar usado para fora dos pulmes. Assinale as opes corretas: a) I e II. b) II, III e IV. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) Todas.

5. (FUVEST) Assinale a alternativa que indica o comportamento da caixa torcica, dos msculos intercostais e do diafragma durante a expirao humana. a) A caixa torcica aumenta de volume, os msculos intercostais contraem-se e o diafragma abaixa. b) A caixa torcica aumenta de volume, os msculos intercostais contraem-se e o diafragma levanta. c) A caixa torcica diminui de volume, os msculos intercostais contraem-se e o diafragma levanta. d) A caixa torcica diminui de volume, os msculos intercostais relaxam-se e o diafragma levanta. e) A caixa torcica diminui de volume, os msculos intercostais relaxam-se e o diafragma abaixa.

PEQUENA E GRANDE CIRCULAO A circulao humana do tipo dupla, ou seja, o sangue passa duas vezes pelo corao. Essas duas passagens determinam a diviso da circulao em dois tipos: grande (sistmica) e pequena (pulmonar) circulao. O sangue arterial sai do ventrculo esquerdo pela artria aorta e se ramifica pelo corpo. Estas ramificaes tornam-se cada vez menores e mais finas, formando as arterolas e, finalmente, os capilares sanguneos. nos capilares que ocorrem as trocas gasosas, de nutrientes e excretas. Neste momento, o gs carbnico e as excretas saem das clulas e penetram no sangue, transformando o sangue arterial em sangue venoso. No retorno as ramificaes dos capilares unem-se formando vasos denominados vnulas e veias. As veias iro transportar o sangue venoso at o trio direito. O sangue venoso penetra no trio direito e passa para o ventrculo direito. Em seguida, o sangue bombeado e, atravs da artria pulmonar, chega aos pulmes, onde ocorrer a troca gasosa. O sangue venoso rico em gs carbnico recebe oxignio dos alvolos, transformando-se em sangue arterial. A circulao que transporta sangue venoso aos pulmes e retorna com

Pr-Vestibular da UFSC

22

Incluso para a vida


sangue arterial ao corao denominada pequena circulao ou circulao pulmonar.

Biologia A

SISTEMA EXCRETOR
OS RINS A maior parte da excreo realizada pelos rins. Os dois rins esto localizados na regio dorsal da cavidade abdominal, um de cada lado da coluna vertebral. Estes rgos so responsveis pela eliminao de ureia e tambm pelo controle da concentrao de gua e sais no corpo. De cada rim parte um ureter, estes canais transportam a urina at bexiga urinria, a urina ser lanada para o exterior atravs da uretra.

OS NFRONS Os rins so abastecidos com sangue atravs das artrias renais, as quais se ramificam muitas vezes em seu interior, formando inmeras arterolas. Cada arterola alcana um nfron, que a unidade excretora do rim. Cada nfron composto de duas partes: o corpsculo de renal e os tbulos renais. O corpsculo de renal constitudo por um emaranhado de pequenos vasos provenientes das ramificaes da arterola aferente, denominado glomrulo renal, que, por sua vez, encontra-se envolvido por uma cpsula chamada, cpsula renal. Esta cpsula proveniente da dilatao do tbulo renal, que se caracteriza por apresentar um longo tbulo contorcido denominado tbulo proximal, que, por sua vez, desemboca numa estrutura em forma de U, denominada ala nfrica, a partir da qual se distende o tbulo distal. A unio de vrios tbulos distais, de vrios nfrons, forma um tbulo coletor.

A FORMAO DA URINA Durante a etapa de filtrao, a presso sangunea expulsa, do glomrulo renal para a cpsula renal, substncias como: gua, pequenas molculas de sais minerais, aminocidos, vitaminas, cidos graxos, ureia e cido rico. No entanto, muitas dessas substncias so teis ao organismo e devem ser reabsorvidas pelo sangue enquanto outras, como a ureia, devero ser expulsas para o meio externo atravs da urina. Sendo assim, o filtrado produzido na cpsula renal passa para o interior do tbulo contorcido proximal, onde ter incio o processo de reabsoro. A arterola eferente que surge, a partir da cpsula renal, tem como funo capturar os nutrientes desejveis ao organismo que se encontram no filtrado. Nesta regio cerca de 85% da gua presente no filtrado retorna ao sangue atravs dos capilares por osmose. As partculas de soluto (glicose, aminocidos e os ons sdio) retornam aos capilares sanguneos atravs do mecanismo de transporte ativo com gasto de energia. Ao longo da ala nfrica, mais gua ser reabsorvida por osmose e ons sdio por transporte ativo e no tbulo distal, ocorre novamente reabsoro ativa dos sais. A permeabilidade dos tbulos renais gua regulada pelo hormnio antidiurtico (ADH), que produzido pelo hipotlamo e lanado no sangue pela neuro-hipfise. Sendo assim, o rim, que controla a concentrao de gua e de sais minerais, rgo muito importante para o bem-estar do organismo. Ao sair do tbulo coletor, a composio da urina : 95% de gua; 2% de ureia; 1% de cloreto de sdio e 2% de outros sais e produtos nitrogenados, como o cido rico, a amnia e a creatina.

Pr-Vestibular da UFSC

23

Incluso para a vida

Biologia A
02. O sangue que leva o oxignio para as clulas musculares do corao (miocrdio) atravs das artrias coronrias impulsionado pela cavidade IV. 04. Os vasos sangneos representados pelas setas B e C correspondem s veias e os vasos sangneos representados pelas setas A e D correspondem s artrias. 08. O trajeto que o sangue faz da cavidade III at a cavidade II corresponde circulao sistmica, tambm chamada grande circulao. 16. Nas cavidades I e III circula sangue arterial, ao passo que nas cavidades II e IV circula sangue venoso. 32. Quando as cavidades III e IV esto em distole, as cavidades I e II esto em sstole, e vice-versa. 64. Entre as cavidades I e II localiza-se a vlvula bicspide (ou mitral) e entre as cavidades III e IV localiza-se a vlvula tricspide.

Exerccios de Sala 1. (UFSC) Segundo o ministrio da Sade, o corao


a primeira causa de morte no Pas, logo em seguida est a violncia (homicdio, suicdio, acidente de trnsito) e o cncer. Com relao ao sistema cardiovascular assinale a(s) proposio(es) verdadeira(s). 01. Os principais vasos responsveis pela irrigao do msculo cardaco so as artrias coronrias ligadas aorta. 02. O infarto do miocrdio ocorre quando uma parte da musculatura cardaca, por ficar sem irrigao, faz o msculo entrar em falncia. 04. A hipertenso, o diabetes, o fumo e a obesidade so fatores de risco para doenas cardiovasculares. 08. Alimentao adequada, bem como, atividade fsica e check-up regulares diminuem o risco do infarto. 16. A contrao do msculo cardaco denominado sstole e o perodo de relaxamento, distole. 32. Nas pessoas hipertensas o corao trabalha mais, j que precisa impulsionar o sangue atravs de vasos endurecidos e, por isso, mais resistentes.

Tarefa Mnima 3. (MACK) Um estudante observou que um determinado vaso sanguneo apresentava paredes espessas e que o sangue que circulava em seu interior era de um vermelho escuro. Podemos afirmar corretamente que o vaso em questo era a: a) Veia pulmonar, que leva sangue venoso do corao para o pulmo. b) Veia cava, que traz sangue venoso do corpo em direo ao corao. c) Veia pulmonar, que leva sangue arterial do pulmo para o corao. d) artria pulmonar, que leva sangue venoso do corao para o pulmo. e) artria pulmonar, que leva sangue arterial do pulmo para o corao.

4. (UEL) A ingesto de lcool inibe a liberao de


ADH (hormnio antidiurtico) pela hipfise. Assim sendo, espera-se que um homem alcoolizado: a) Produza grande quantidade de urina concentrada. b) Produza grande quantidade de urina diluda. c) Produza pequena quantidade de urina concentrada. d) Produza pequena quantidade de urina diluda. e) Cesse completamente a produo de urina.

2. (UFSC) Com relao ao Sistema Cardiovascular e


com base no esquema a seguir, cujas setas indicam o trajeto do sangue no corpo, assinale a(s) proposio(es) correta(s).

5. (MACK) O esquema adiante, representa o aparelho


excretor humano. As setas A e B indicam o sentido do fluxo sanguneo.

01. As cavidades I e II representam os ventrculos e as cavidades III e IV representam os trios (ou aurculas). Os nmeros 1, 2 e 3 indicam, respectivamente:

Pr-Vestibular da UFSC

24

Incluso para a vida


a) Artria aorta, ureter e veia cava. b) Veia cava, ureter e artria aorta. c) Veia cava, uretra e artria aorta. d) Artria aorta, uretra e veia cava. e) Artria aorta, uretra e veia porta. -

Biologia A
PROLACTINA (LTH) - Estimula a produo e a secreo de leite; HORMNIO FOLCULO-ESTIMULANTE (FSH) - Provoca o crescimento dos folculos nos ovrios e a formao de espermatozides nos testculos; HORMNIO LUTEINIZANTE (LH) - Responsvel pela ovulao, pela formao do corpo lteo nos ovrios e a produo de testosterona nos testculos.

UNIDADE 14 SISTEMA ENDCRINO


As glndulas que formam o sistema endcrino so: a hipfise, a tireoide, as paratireoides, o pncreas, as adrenais, alm dos ovrios e testculos.

Obs: A adeno-hipfise tambm secreta o HORMNIO DO CRESCIMENTO, denominado somatotrfico ou GH. Este hormnio tem como funo, aumentar a estatura dos jovens em fase de desenvolvimento. A deficincia desse hormnio provoca o nanismo, j a hiperfuno, provoca o gigantismo. NEURO-HIPFISE A neuro-hipfise uma expanso anatmica do prprio hipotlamo e os hormnios que esta glndula secreta: ocitocina e antidiurtico (ADH), so produzidos pelos neurnios localizados nessa regio especfica do crebro. A ocitocina, responsvel pelas contraes uterinas durante o parto, este hormnio tambm atua na liberao do leite durante a amamentao, atravs da estimulao da musculatura que expulsam o lquido quando o beb suga o seio. O hormnio antidiurtico nos tbulos renais, aumentando a permeabilidade gua, provocando, assim, uma maior reabsoro desse lquido e controlando a quantidade de urina eliminada.

A HIPFISE Pequena glndula localizada no interior da caixa craniana (base do crebro) est anatomicamente dividida em trs regies: adeno-hipfise, neuro-hipfise e lobo intermedirio.

LOBO INTERMEDIRIO Esta regio da hipfise responsvel pela secreo do hormnio melanotrfico, que estimula a produo de melanina. No homem, o lobo intermedirio da hipfise muito reduzido. A TIREOIDE Esta glndula, localizada no pescoo, responsvel pela secreo dos hormnios tetraiodotironina(tiroxina) e triiodotironina. Ambos possuem tomos de Iodo em suas molculas. A tireoide controla o metabolismo geral do organismo.A hiperfuno da tireoide causa o hipertireoidismo (glndula funciona acima do nvel normal), Os indivduos portadores de hipertireoidismo, em geral, so nervosos, tensos, os batimentos cardacos so acelerados, apresentam intolerncia ao calor, transpirao excessiva e insnia, entre outros sintomas. A hipofuno da tireoide causa o hipotireoidismo (glndula funciona abaixo do nvel normal). Os indivduos portadores de hipotireoidismo, em geral, so apticos, sonolentos, apresentam batidas cardacas fracas e, algumas vezes, inchao em vrias partes do corpo. Caso este quadro ocorra na infncia, surge uma deficincia mental, denominada cretinismo. Esta patologia pode ser eliminada pela adio de pequenas quantidades de iodo ao sal de cozinha. Alm disso, a tireoide ainda secreta pequenas quantidades de calcitonina, que participa no controle do clcio no organismo.

ADENO-HIPFISE Controlada por uma regio do crebro, denominada hipotlamo, a adeno-hipfise libera no sangue uma srie de hormnios. Estes hormnios secretados pela adeno-hipfise recebem a denominao de hormnios trficos, e tm como funo, controlar as outras glndulas. So eles: HORMNIO TIREOTRFICO (TSH) - Estimula a tireide; HORMNIO ADRENOCORTICOTRFICO (ACTH) - Controla o crtex das supra-renais;

Pr-Vestibular da UFSC

25

Incluso para a vida

Biologia A
Aldosterona; Promove um aumento da reabsoro de sdio nos tbulos renais e, conseqentemente, de cloro e gua. Corticossexuais: Compreendem os andrgenos, com efeitos masculinizantes e pequenas quantidades de progesterona e estrgenos (hormnios femininos), os exercem efeitos pouco significativos na fisiologia normal. A medula a regio mais interna da glndula e responsvel pela produo dos seguintes hormnios: Adrenalina e Noradrenalina: Em situaes de perigo, a medula estimulada por uma parte do sistema nervoso, e passa a liberar uma grande de hormnios, principalmente adrenalina. Como resultado, , aumenta o ritmo respiratrio e circulatrio, alm da elevao da presso arterial. Estes eventos, entre outros, proporcionados pela adrenalina e noradrenalina, faz com que o organismo consiga enfrentar situaes de crticas e perigosas.

AS PARATIREOIDES Tambm localizadas no pescoo encontram-se em nmero de quatro. Estas glndulas produzem o hormnio paratormnio (PTH), que responsvel pelo controle da taxa de clcio no organismo. Quando ocorre uma reduo na concentrao de clcio no sangue, este hormnio passa a promover a retirada de clcio dos ossos, lanando, em seguida, no sangue. Alm disso, estimula a absoro de clcio no intestino e a reabsoro pelos tbulos renais. A calcitonina, secretada pela tireoide, atua de forma oposta. Sendo assim, estes dois hormnios, ajudam a controlar a taxa de clcio no sangue, que importante para diversas funes do organismo, como por exemplo: a coagulao sangunea e a contrao muscular. O PNCREAS Localizado no abdmen, prximo ao estmago, o pncreas apresenta uma regio excrina, produtora de suco pancretico e uma endcrina, representada por centenas de milhares de pequenos grupos de clulas, as chamadas Ilhotas de Langerhans. Estas clulas que formam as Ilhotas de Langerhans produzem dois hormnios: Clulas ALFA: produzem o hormnio glucagon (atua no desdobramento do glicognio em glicose); Clulas BETA: Responsveis pela produo do hormnio insulina (atua na membrana celular, tornando-as permeveis glicose),

Exerccios de Sala 1. (PUC-PR) A produo do hormnio luteinizante


estimula as clulas intersticiais ou de Leydig a liberar um hormnio que, por sua vez, responsvel pela manuteno dos caracteres sexuais. Assinale a opo que corresponde ao descrito no texto: a) A hipfise produz o hormnio luteinizante e estimula o testculo a produzir testosterona. b) O testculo produz hormnio luteinizante e estimula a hipfise a produzir o estrgeno. c) O hormnio luteinizante estimula o testculo a produzir o estrgeno, estimulando a hipfise. d) O hormnio luteinizante estimula o ovrio a produzir a progesterona, estimulando a hipfise. e) O hipotlamo produz o hormnio luteinizante estimulando a hipfise a produzir testosterona.

2. (PUC-Campinas) Considere a frase a seguir.


"Filhotes de ces e gatos, alimentados exclusivamente com carne crua, podem apresentar desequilbrio nutricional havendo comprometimento da estrutura ssea." Essa frase desencadeou uma discusso da qual resultaram as seguintes afirmaes: I. A carne crua apresenta um nvel muito baixo de clcio o qual inibe o funcionamento das glndulas paratireides. II. As paratireides secretam paratormnio que provoca a retirada de clcio dos ossos.

AS ADRENAIS Estas glndulas esto localizadas na parte superior de cada rim e se caracterizam por apresentar duas regies distintas: o crtex e a medula. O crtex a regio mais superficial da glndula e responsvel pela produo dos seguintes hormnios: Cortisol: Produz glicose a partir de protenas e gorduras, alm de diminuir o consumo de glicose nas clulas;

Pr-Vestibular da UFSC

26

Incluso para a vida


III. As paratireides podem ser inibidas de liberarem paratormnio, quando o sangue apresenta elevado nvel de clcio circulante. correto o que se afirma somente em: a) I b) II c) III d) I e II e) II e III

Biologia A UNIDADE 15
SISTEMA NERVOSO Anatomicamente, o sistema nervoso dos vertebrados pode ser dividido em: SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC): constitudo pelo encfalo e pela medula raquidiana ou espinhal; SISTEMA NERVOSO PERIFRICO (SNP): constitudo por uma rede de nervos que se espalham ao longo de todo organismo.

Tarefa Mnima 3. (UNESP) Um paciente adulto procurou um endocrinologista porque estava com baixo peso, metabolismo basal muito alto, nervosismo e globo ocular saliente (exoftalmia). A disfuno hormonal que poderia ser responsvel pelo quadro apresentado pelo paciente envolve a) o pncreas. b) a paratireide. c) a adrenal. d) a tiride. e) a supra-renal.

4. (UFPE) A associao entre adrenalina (epinefrina) e


as emoes tornou-se to popular que este hormnio passou a ser sinnimo de esportes radicais, situaes de risco e sentimentos fortes. Identifique abaixo as propriedades da adrenalina. a) Mobiliza as reservas energticas, de sorte a baixar os nveis de glicose na corrente sangunea. b) Aumenta os batimentos cardacos e diminui os movimentos respiratrios. c) secretado pelo crtex da glndula adrenal e pelas terminaes do sistema nervoso simptico. d) Reduz o dimetro dos brnquios pelo relaxamento de sua musculatura. e) Aumenta a presso arterial sistlica. O ENCFALO Esta parte do sistema nervoso constituda por quatro regies, denominadas: crebro, cerebelo, ponte e bulbo.

5. (UFPR) Numa situao de perigo, um animal fica


em estado de alerta (defesa). O comportamento apresentado depende de uma srie de reaes que envolvem diversos sistemas orgnicos. Com relao a esse estado, correto afirmar que: 01. O sistema nervoso ter papel decisivo no preparo do animal para enfrentar o perigo ou realizar a fuga. 02. Haver liberao de adrenalina, ocorrendo aumento da presso arterial e maior irrigao dos msculos e do crebro. 04. A frequncia respiratria aumentar, pois o animal necessitar de mais oxignio para o seu metabolismo. 08. A reao imediata do animal frente ao perigo depender diretamente do sistema linftico. 16. A frequncia cardaca aumentar para melhorar a irrigao sangunea dos tecidos.

Crebro: centro da inteligncia, da memria e da


linguagem. A massa cerebral ocupa quase toda caixa craniana, na sua regio mais externa (crtex cerebral) apresenta uma srie de dobras, as quais aumentam consideravelmente a rea superficial do crebro. O crtex formado por milhares de corpos celulares de neurnios, o que acaba conferindo a esta regio, uma cor cinzenta. J a sua camada inferior formada pelos prolongamentos dos neurnios (axnios),e apresenta uma cor branca.

Cerebelo: rgo que atua em conjunto com o crebro, coordenando os movimentos do corpo, o equilbrio e o tnus muscular.

Ponte: estrutura situada acima do bulbo e abaixo


do crebro. A ponte atua na conduo do impulso nervoso para o cerebelo, e tambm serve como uma

Pr-Vestibular da UFSC

27

Incluso para a vida


rea de passagem para as fibras nervosas que ligam o crebro medula.

Biologia A
lar, a digesto, a excreo, os batimentos cardacos, etc. A grande maioria dos rgos controlados pelo sistema autnomo recebe dois tipos de nervos, os quais funcionam de forma antagnica, ou seja, enquanto um dos nervos estimula um determinado rgo, o outro inibe o funcionamento do mesmo rgo. Desta forma, o sistema nervoso autnomo dividido em: sistema nervoso simptico e parassimptico. O efeito de cada um destes sistemas, simptico e parassimptico, difere de rgo para rgo, como, por exemplo, o corao, que estimulado pelo simptico e inibido pelo parassimptico; j com a musculatura do tubo digestrio ocorre o contrrio, o simptico diminui o peristaltismo enquanto o parassimptico aumenta.

Bulbo: estrutura situada acima da medula espinhal,


o bulbo recebe informaes de muitos dos nossos rgos internos, controlando suas funes, como, por exemplo: o batimento cardaco, a presso sangunea, a respirao, salivao, tosse, o ato de engolir, piscar dos olhos, etc. A MEDULA RAQUIDIANA (ESPINHAL) A medula raquidiana uma estrutura cilndrica, com cerca de 1 cm de dimetro, que se distribui ao longo dos ossos (vrtebras) que formam a coluna cervical. Ao contrrio do crebro, a medula espinhal apresenta a substncia branca disposta externamente e a substncia cinzenta disposta internamente. Da substncia branca partem prolongamentos de neurnios motores e sensitivos. Obs: Arco Reflexo: Os reflexos so respostas involuntrias a um estmulo sensorial. Por exemplo, ao aproximarmos a mo sobre um metal muito quente, o estmulo trmico captado por terminaes nervosas sensitivas e transformado em impulso nervoso o qual ser transmitido at a medula, onde neurnios associativos estimulam os neurnios motores. Estes, por sua vez, transmitem o impulso nervoso at os msculos do brao, que se contraem, determinando a retirada da mo da fonte de calor. Cabe salientar que nos reflexos no ocorre a participao do crebro nas respostas aos estmulos.

Exerccios de Sala
1. (UFSC) "Empresas criam programas para detectar e
ajudar os funcionrios viciados em substncias qumicas". Com essa manchete, a revista "Veja", de 4/7/2001, divulga uma matria sobre "As Drogas no trabalho". Com relao ao tipo, uso e consequncias das drogas, assinale a(s) proposio(es) correta(s). 01. As drogas que usualmente chamamos de "drogas psicotrpicas" so aquelas que agem sobre o sistema nervoso do indivduo, modificando sua maneira de sentir, pensar ou agir. 02. As anfetaminas, muitas vezes utilizadas pelos caminhoneiros, para permanecerem mais tempo acordados, so poderosos estimulantes, cujo consumo constante acaba provocando tolerncia, o que leva o usurio a um aumento das dosagens. 04. O uso contnuo da maconha traz dificuldades de aprendizagem e de memorizao, alm de ocasionar, como o fumo, problemas respiratrios. 08. A cocana e o crack so drogas que tm alto poder de dependncia e, quando consumidos em grandes quantidades, podem provocar a morte por parada cardaca. 16. O consumo de bebidas alcolicas produz uma sensao de bem-estar, sem comprometer a sade das pessoas.

O SISTEMA NERVOSO PERIFRICO (SNP) Este sistema constitudo por gnglios e nervos. Os nervos cranianos (12 pares), partem da regio enceflica, e os raquianos (31 pares), partem da medula raquidiana.O sistema nervoso perifrico apresenta neurnios sensoriais que recebem as informaes dos rgos do sentido e dos rgos internos. Alm deles, tambm existem os neurnios motores que levam mensagens do sistema nervoso central para os msculos e para as glndulas. O SISTEMA NERVOSO AUTNOMO (SNA) Constitudo por nervos que levam impulsos nervosos para a musculatura lisa, as glndulas e ao miocrdio. Sendo assim, o sistema nervoso autnomo tem o papel de controlar, de forma involuntria, a secreo glandu-

Pr-Vestibular da UFSC

28

Incluso para a vida


32. A herona e outras drogas injetveis, alm de causaem dependncia qumica, tambm representam risco de contgio pelo vrus HIV. b) A - I; B - III. c) A - II; B - I. d) A - II; B - III. e) A - III; B - II.

Biologia A

2. (CESGRANRIO) comum ouvir expresses como


estas: "Meu corao disparou", "Fiquei to nervoso que comecei a suar", "Senti a boca seca". Estas reaes so caractersticas de um estado emocional alterado, e so controladas sob a ao do(s) a) sistema nervoso autnomo. b) sistema nervoso somtico. c) hormnios da tireide. d) nervos do cerebelo. e) centro nervoso medular.

5. (PUC-SP) O esquema abaixo representa um arcoreflexo simples. O conhecimento sobre reflexos medulares deve-se a trabalhos pioneiros feitos, no incio deste sculo, pelo fisiologista ingls C.S. Sherrington.

Tarefa Mnima 3. (CESGRANRIO) Os anestsicos, largamente usados pela medicina, tornam regies ou todo o organismo insensvel dor porque atuam a) nos axnios, aumentando a polarizao das clulas. b) nas sinapses, impedindo a transmisso do impulso nervoso. c) nos dendritos, invertendo o sentido do impulso nervoso. d) no corpo celular dos neurnios, bloqueando o metabolismo. e) na membrana das clulas, aumentando a bomba de sdio.

4. (FUVEST) A figura representa um arco-reflexo: o


calor da chama de uma vela provoca a retrao do brao e o afastamento da mo da fonte de calor. Imagine duas situaes: em A seria seccionada a raiz dorsal do nervo e em B, a raiz ventral.

No esquema, 1, 2, 3 e 4 indicam, respectivamente: a) Neurnio aferente, sinapse, neurnio sensorial e rgo receptor. b) Sinapse, neurnio aferente, neurnio motor e rgo efetuador. c) Neurnio motor, sinapse, neurnio aferente e rgo receptor. d) Neurnio aferente, sinapse, neurnio motor e rgo efetuador. e) Neurnio motor, neurnio aferente, sinapse e rgo receptor.

UNIDADE 16
BOTNICA SISTEMTICA VEGETAL
AS BRIFITAS As brifitas so plantas de pequeno porte representadas na natureza principalmente pelos musgos. Os musgos possuem rizoides, cauloides e filoides e so desprovidos de vasos condutores de seiva o que justifica o seu porte fsico reduzido. Como no produzem flores, a reproduo das brifitas dependente da gua existente no meio. O ciclo reprodutivo desses vegetais ocorre por metagnese (alternncia de geraes). A etapa duradoura e haploide denominada etapa gametoftica (gametfito). A etapa efmera e diploide denominada etapa esporoftica (esporfito).

Considere as seguintes possibilidades relacionadas transmisso dos impulsos nervosos neste arco-reflexo: I - A pessoa sente a queimadura, mas no afasta a mo da fonte de calor. II - A pessoa no sente a queimadura e no afasta a mo da fonte de calor. III - A pessoa no sente a queimadura, mas afasta a mo da fonte de calor. Indique quais dessas possibilidades aconteceriam na situao A e na situao B, respectivamente. a) A - I; B - II.

Pr-Vestibular da UFSC

29

Incluso para a vida


REPRODUO DAS BRIFITAS

Biologia A Exerccios de Sala 1. (UFRS) Brifitas e pteridfitas apresentam vrias


caractersticas em comum, mas tambm diferem em muitos aspectos. Assinale a caracterstica que pertence a apenas um desses grupos de plantas. a) Crescer preferencialmente em solos midos e sombreados. b) Necessitar de gua para reproduzir-se. c) No ter flores, sementes e frutos. d) Ser criptgama. e) Ser portadora de tecidos de transporte.

2. (FATEC) Analise a descrio abaixo:


"Grupo de plantas de pequeno porte, encontradas em locais midos e sombreados, que crescem no solo ou sobre os troncos das rvores. H poucas espcies dulccolas e nenhuma marinha. Este grupo de plantas apresenta rizides e no possui vasos condutores". Aps a anlise do texto, assinale a alternativa que apresenta o nome do grupo das plantas com as caractersticas apresentadas. a) Brifitas. b) Angiospermas. c) Gimnospermas. d) Dicotiledneas. e) Pteridfitas.

AS PTERIDFITAS As pteridfitas so plantas consideradas mais evoludas que as brifitas, pois, ao contrrio destas, j possuem vasos condutores de seiva. Os representantes mais conhecidos das pteridfitas so as samambaias e as avencas. Assim como as brifitas, no produzem flores, tendo ento seu processo reprodutivo dependente da gua. As pteridfitas tambm possuem ciclo de vida com alternncia de geraes, sendo duradoura a etapa esporoftica (esporfito) e efmera a etapa gametoftica (gametfito).

Tarefa Mnima 3. (PUC-RS) Responder questo preenchendo com V


(verdadeiro) ou F (falso) os parnteses correspondentes s afirmativas sobre os musgos. ( ) Pertencem ao grupo das brifitas. ( ) So seres vivos heterotrficos absortivos. ( ) So desprovidos de traquedeos. ( ) Preferem solos secos e frios. ( ) So parentes das hepticas. A sequncia correta resultante do preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, a) F - F - V - V - V b) F - V - F - V - F c) V - F - V - F - V d) V - V - F - V - V e) V - V - V - F - F

Reproduo das Pteridfitas:

4. (UFPEL) Os vegetais vasculares que possuem raiz,


caule e folhas, mas no so dotados de flores, frutos e sementes so: a) Algas, como as cianofceas, a alface-do-mar e as algas pardas. b) Pteridfitas, como as samambaias, avencas e xaxins. c) Angiospermas, como as gramneas, o eucalipto e os cactos. d) Gimnospermas, como os ciprestes, os pinheiros e o 'Ginkgo biloba'. e) Fungos, como a orelha-de-pau, os cogumelos e as leveduras.

Pr-Vestibular da UFSC

30

Incluso para a vida 5. (UECE) As plantas, assim como todos os demais


seres vivos, possuem ancestrais aquticos e desta forma sua histria evolutiva encontra-se relacionada ocupao progressiva do ambiente terrestre. Para que isso pudesse acontecer algumas caractersticas foram selecionadas e dentre elas podemos destacar: I - Sistema vascular; II - Esporfito dominante; III Filides; IV - Esporfito no ramificado. So caractersticas prprias de pteridfitas e brifitas, respectivamente: a) I e II; III e IV b) I e III; II e IV c) II e IV; I e III d) III e IV; I e II

Biologia A
CLASSIFICAO DAS ANGIOSPERMAS As angiospermas podem ser classificadas de acordo com o nmero de cotildones presentes na semente.

UNIDADE 17 AS GIMNOSPERMAS
As gimnospermas so representadas pelos pinheiros, sequias e ciprestes. So plantas tipicamente terrestres e vivem preferencialmente em ambientes frios e temperados. As gimnospermas apresentam razes, caules, folhas e so as primeiras plantas dentro da escala evolutiva e apresentarem flores e sementes. As gimnospermas no possuem o fruto envolvendo as sementes e, por este motivo, a denominao de gimnospermas (gymno = nu; sperma = semente), sementes nuas. REPRODUO DAS GIMNOSPERMAS

Exerccios de Sala 1. (UFSC) Atualmente a Terra dominada pelo grupo


vegetal das Angiospermas, com cerca de 250.000 espcies espalhadas por todo o mundo. A maior parte dos alimentos de origem vegetal derivada de plantas desse grupo. Com respeito s Angiospermas, correto afirmar que: 01. So os nicos vegetais que produzem sementes. 02. As monocotiledneas so uma diviso deste grupo, cujos representantes apresentam raiz axial ou pivotante, flores tetrmeras, sementes com dois cotildones e crescimento acentuado em espessura. 04. Suas flores originam estruturas chamadas frutos que auxiliam na disperso de suas sementes. 08. Em algumas espcies, o fruto pode se desenvolver sem que ocorra o processo de fecundao, originando os chamados frutos partenocrpicos. 16. Suas flores podem ser polinizadas por algumas aves, mamferos e insetos. 32. Alguns de seus frutos so comestveis; como por exemplo, o chuchu e o tomate.

AS ANGIOSPERMAS As angiospermas possuem razes, caules, folhas, sementes e so os nicos vegetais a desenvolverem frutos. Por este motivo, a denominao de angiospermas (angion = bolsa; sperma = semente), ou seja, plantas com sementes no interior de uma bolsa, o fruto, como, por exemplo: a laranjeira, o limoeiro, o abacateiro, o coqueiro, a jabuticabeira, etc.

2. (UEPG) No que respeita s plantas monocotiledneas e dicotiledneas e suas principais caractersticas, assinale o que for correto. 01. Os feixes lbero-lenhosos das monocotiledneas so espalhados, e os das dicotiledneas so dispostos em crculo. 02. Os elementos florais das monocotiledneas so geralmente mltiplos de 3, e os das dicotiledneas so geralmente mltiplos de 4 ou 5.

Pr-Vestibular da UFSC

31

Incluso para a vida


04. A raiz das monocotiledneas pivotante, e a das dicotiledneas fasciculada. 08. As nervuras das folhas monocotiledneas so reticuladas, e as das folhas dicotiledneas so paralelas. 16. O milho uma planta monocotilednea, e o feijo uma planta dicotilednea.

Biologia A
02. Algumas espcies tm carter ornamental, como os ciprestes e os populares pinheiros de Natal. 04. No Brasil, comum o consumo do pinho como alimento, que a semente do pinheiro-do-paran. 08. Suas plantas produzem sementes nuas, ou seja, no h a formao de frutos. 16. So plantas avasculares, com flores perfeitas. 32. Todas as espcies do grupo so diicas.

Tarefa Mnima 3. (UFSC) Os principais grupos vegetais (Brifitas,


Pteridfitas, Gimnospermas e Angiospermas) apresentam em comum um ciclo de vida que ocorre atravs de alternncia de geraes (metagnese), em que uma gerao haplide alterna-se com outra diplide. Com relao a este ciclo e considerando o esquema a seguir, assinale a(s) proposio(es) correta(s).

5. (UEL) Considerando-se brifitas, pteridfitas, gimnospermas e angiospermas, fizeram-se as seguintes afirmaes: I. O gametfito , comparativamente, mais desenvolvido nas brifitas. II. O gametfito atinge o mximo de reduo nas gimnospermas e nas angiospermas. III. O esporfito das pteridfitas sempre parasita do gametfito, enquanto que nos outros grupos ele auttrofo. IV. Os esporfitos dos quatro grupos de plantas so haplides, originando esporos por mitose. So corretas somente: a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV

01. O esquema representa um ciclo de vida haplodiplobionte (ou haplonte-diplonte) tpico dos principais grupos de vegetais. 02. Os eventos que ocorrem em I e III do esquema correspondem, respectivamente, meiose e mitose. 04. Neste ciclo, o esporfito forma o gametfito por reproduo assexuada e o gametfito forma o esporfito por reproduo sexuada. 08. Nas gimnospermas e angiospermas, o esporfito originado pela fuso dos gametas masculino e feminino que so, respectivamente, o androceu e o gineceu. 16. Os eventos II e IV do esquema correspondem, respectivamente, fecundao e germinao. 32. Nas brifitas e pteridfitas, a fase gametoftica duradoura e evidente e a fase esporoftica, ao contrrio, reduzida e pouco evidente.

UNIDADE 18
HISTOLOGIA VEGETAL
o ramo da botnica que estuda os tecidos de origem vegetal. Os mesmos so classificados em dois tipos bsicos: Tecidos Embrionrios ou Meristemas. Tecidos Permanentes ou Adultos. OS MERISTEMAS So tecidos constitudos por clulas embrionrias que por mitose originam todos os demais tecidos definitivos. Os meristemas so subdivididos em dois tipos diferentes: o meristema primrio o meristema secundrio. O MERISTEMA PRIMRIO As clulas do meristema primrio, ao se diferenciarem, formaro estruturas que iro determinar o crescimento em comprimento (longitudinal) de todos os vegetais e um pequeno crescimento em espessura. Classificao: Dermatognio: Tecido embrionrio responsvel pela formao da epiderme vegetal. Periblema: Tecido responsvel pela formao dos tecidos do crtex (casca) do caule ou raiz. Pleroma: Tecido responsvel pela formao dos tecidos que constituem o cilindro central do caule e raiz.

4. (UFSC) H mais de 250 milhes de anos, as gimnospermas, originadas das pteridfitas, dominaram as paisagens terrestres durante o Trissico e o Jurssico, juntamente com os dinossauros. Hoje, esse grupo vegetal est restrito a alguns locais da Terra, conhecidos como Florestas de Conferas, como as ainda existentes no sul do Brasil. Com relao a esse grupo de plantas, correto afirmar que: 01. Sua madeira utilizada na indstria de papel e celulose, na indstria de mveis e na construo de casas.

Pr-Vestibular da UFSC

32

Incluso para a vida


OBS: Na raiz, existe tambm o caliptrognio, responsvel pela formao da coifa ou caliptra, estrutura que no se encontra no caule.

Biologia A
ANEXOS EPIDRMICOS Cutcula: A cutcula formada por um lipdio (cutina) que impermeabiliza (caule e folhas.) o vegetal. bastante espessa em vegetais de clima quente e seco onde impede o excesso de transpirao.

Pelos ou tricomas: So anexos epidrmicos, que


formam prolongamentos em direo ao meio. Dependendo da planta os pelos podem ter funo secretora, protetora, ou ainda absorvente.

O MERISTEMA SECUNDRIO Tecido embrionrio que determina o crescimento em espessura da maioria das Gimnospermas e Dicotiledneas. Classificao: Felognio: O Felognio responsvel pela formao do sber, que tecido definitivo de revestimento, e tambm origina os tecidos da Feloderme. Cmbio: A atividade do cmbio produz os vasos do xilema para o lado de dentro e floema para o lado de fora do cilindro central, proporcionando o crescimento em espessura em dicotiledneas e gimnospermas. Estmatos: So anexos epidrmicos que permitem as trocas gasosas entre o interior e exterior do vegetal. O estmato estruturado por duas clulas (clulas guardis) em forma de rim que limitam uma abertura (ostolo). Esta abertura comunica-se com espaos existentes abaixo da epiderme. Normalmente, os estmatos so encontrados na face inferior das folhas.

Acleos: um anexo com forma pontiaguda e


Os tecidos permanentes: A EPIDERME Tecido que reveste, protege e possibilita trocas entre o meio ambiente e os tecidos internos do corpo do vegetal. As clulas epidrmicas possuem as seguintes peculiaridades: forma fsica achatada e justaposta (muito unidas); normalmente sem cloroplastos, consequentemente, forma uma pelcula incolor. O SBER Tecido constitudo por clulas mortas e que reveste o caule e raiz de dicotiledneas e gimnospermas. O sber resistente devido ao depsito de lignina. Protegem o caule de certos vegetais.

Pr-Vestibular da UFSC

33

Incluso para a vida


apresenta um conjunto de clulas pluriestratificadas e justapostas. O sber possui as seguintes funes: Substitui a epiderme em caule e razes de gimnospermas e dicotiledneas; Protegem o vegetal contra a umidade, variaes bruscas de temperatura, ataque de fungos, insetos e outros agentes.

Biologia A 2. (PUC-MG) O sber


a) um tecido de conduo encontrado em vegetais superiores com crescimento primrio e secundrio. b) um tecido com funo de proteo encontrado em vegetais superiores apenas com crescimento secundrio. c) uma estrutura utilizada para armazenamento de amido primrio, resultante da atividade da periderme. d) um pigmento que responsvel pela colorao das flores. e) um tecido de revestimento que permite o aumento ou decrscimo na transpirao da planta.

Tarefa Mnima 3. (UEL) Os tecidos nos quais encontram-se estmatos


e lenticelas em uma rvore so, respectivamente, a) epiderme e sber. b) xilema e colnquima. c) floema e xilema. d) sber e floema. e) colnquima e epiderme. 4. (UFMG) Todas as alternativas contm adaptaes evolutivas que permitiram a sobrevivncia dos vegetais fora do ambiente aqutico, exceto: a) Epiderme impregnada de cutina. b) Presena de parede celular. c) Presena de raiz. d) Tecidos condutores: xilema e floema. e) Troncos recobertos de sber.

O COLNQUIMA Conjunto de clulas vivas com cloroplastos e que se caracterizam por apresentarem uma parede celular com reforos celulsicos. O colnquima atua na sustentao e determina resistncia e flexibilidade nas regies mais jovens do vegetal.

5. (UDESC) Os meristemas dos vegetais so tambm


chamados tecidos de crescimento, porque suas clulas a) possuem em seus citoplasmas um grande nmero de vacolos. b) apresentam uma grande capacidade de multiplicao. c) atingem grandes tamanhos. d) so as mais frequentes na composio dos caules. e) produzem hormnios de crescimento.

UNIDADE 19
O ESCLERNQUIMA Conjunto de clulas mortas por deposio de lignina em sua parede. Esta impregnao da parede por lignina determina a morte celular, proporcionando, alta resistncia para alguns rgos da planta, O XILEMA Tecido responsvel pelo transporte da seiva bruta ou mineral da raiz at as folhas. As clulas do xilema so mortas devido impregnao de lignina na parede celular.

Exerccios de Sala 1. (PUC-Campinas) A presena de diversos tipos de


plos nos vegetais lhes proporciona uma melhor adaptao ao meio ambiente. So processos relacionados com a presena de plos vegetais, exceto: a) Proteger contra ataques de animais. b) Facilidade de disperso de frutos e sementes. c) Aumento no poder de absoro de gua e sais. d) Facilitar a perda de gua em excesso, acumulada nos parnquimas.

Pr-Vestibular da UFSC

34

Incluso para a vida


O FLOEMA Tecido envolvido com o transporte da seiva elaborada ou orgnica das folhas a todas as regies vivas do vegetal. Os vasos do floema so formados por clulas vivas.

Biologia A

O PARNQUIMA AQUFERO Tecido formado por clulas que armazenam grande quantidade de gua. Este tipo de parnquima encontrado principalmente em certos caules de plantas xerfitas (ex:cactos).

O PARNQUIMA CLOROFILIANO Tecido que apresenta clulas ricas em cloroplastos, portanto relacionadas ao processo de fotossntese. Localiza-se abaixo da epiderme das folhas e dos caules verdes, e ainda em frutos verdes. O parnquima clorofiliano constitudo por dois tipos de clulas que lhe confere a subdiviso em: Palidico: constitudo por clulas volumosas e justapostas. So clulas ricas em cloroplastos. Suas clulas esto localizadas imediatamente abaixo da epiderme. Lacunoso: constitudo por clulas menos volumosas e com menor quantidade de cloropastos. Entre as clulas h espaos (lacunas) para a circulao dos gases para a fotossntese. Fica localizado abaixo do parnquima palidico.

O PARNQUIMA AERFERO Tecido formado por clulas que circundam espaos em que no interior armazenado ar. um parnquima encontrado em plantas aquticas (flutuadoras)

Exerccios de Sala 1. (UFSC) Pouca vantagem representaria, para animais


e plantas, serem multicelulares, se todas as clulas fossem iguais. [...] Os rgos das plantas, [...] so formados por tecidos.
(FROTA-PESSOA, O. "Os caminhos da vida I. Estrutura e ao". So Paulo: Scipione, 2001, p. 157).

O PARNQUIMA DE RESERVA OU MILFERO Tecido que apresenta clulas vivas e concentradas principalmente em certos caules, razes, frutos e sementes. Os plastos e vacolos das suas clulas armazenam substncias tais como: protenas, glicdios (amido), lipdios, vitaminas, sacarose, etc. O parnquima de reserva pode ser comparado ao tecido adiposo dos animais.

Com relao a esse assunto correto afirmar que: 01. As razes, a epiderme e os estmatos so exemplos de rgos das plantas. 02. Na epiderme existem clulas meristemticas com funo de aerao da planta. 04. O xilema e o floema compem o sistema de tecidos vasculares das plantas. 08. Os diversos tipos de parnquimas exercem funes de respirao, fotossntese e aerao, entre outras. 16. Os frutos, outro tipo de rgo nas plantas, so formados basicamente de clulas meristemticas. 32. O colnquima e o esclernquima so tecidos de conduo, compostos de parnquimas vivos. 64. Pelo xilema circula a seiva bruta, rica em gua e sais minerais.

Pr-Vestibular da UFSC

35

Incluso para a vida 2. (UFSC) As plantas so seres vivos pluricelulares e


organizados que apresentam diferentes tecidos.Com relao aos tecidos vegetais, assinale a(s) proposio(es) correta(s). 01. Em plantas vasculares, o tecido condutor especializado na conduo da seiva bruta o floema e, na conduo da seiva elaborada, o xilema. 02. Os tecidos meristemticos so formados por clulas diferenciadas que, por desdiferenciao destas clulas, originam todos os demais tecidos da planta. 04. O colnquima e o esclernquima constituem os tecidos de sustentao do vegetal. 08. Os tecidos parenquimticos executam numerosas tarefas, tais como o preenchimento de espaos, a realizao da fotossntese e o armazenamento de substncias.

Biologia A 5. (UFMG) O esquema a seguir refere-se a um corte


transversal de uma folha de vegetal em que estruturas histolgicas foram indicadas pelos nmeros de 1 a 5. Em relao a esse esquema, incorreto afirmar-se que;

Tarefa Mnima 3. (PUC-MG) O desenho representa o corte de uma


folha indicando tecidos e/ou estruturas foliares.

a) 1 uma estrutura de proteo. b) 2 um epitlio com capacidade de renovao. c) 3 o principal tecido fotossinttico. d) 4 contm estrutura responsvel pela conduo de seiva. e) 5 depende do turgor das clulas para seu funcionamento.

Assinale a funo que no ocorre em nenhuma das estruturas representadas. a) Transpirao. b) Transporte de seivas. c) Fotossntese. d) Troca gasosa. e) Respirao.

4. (UFMG) Observe os esquemas de tecidos, numerados de 1 a 5. Indique a alternativa que contm os nmeros relacionados apenas a tecidos vegetais.

a) 1 e 4. b) 1 e 5. c) 2 e 3. d) 2 e 4. e) 3 e 5.

Pr-Vestibular da UFSC

36

You might also like