You are on page 1of 9

Amanda Bennesby n 4 Camila Pereira n 8 3 EM

ndice
Capa ....................................................................................................pgina 1 Introduo ..........................................................................................pgina 3 Fatores de disperso ..........................................................................pgina 4 O papel do Estado na descentralizao industrial ............................pgina 5 Vantagens e desvantagens socioecon !icas e a!"ientais .............pginas. # e $ Concluso ...........................................................................................pgina % &i"liogra'ia .........................................................................................pgina (

Introduo
2

) industrializao do &rasil se iniciou na d*cada de 3+, co! o governo de -et.lio Vargas, /ue era nacionalista e de'endia o desenvolvi!ento da ind.stria do pa0s, principal!ente ind.strias de "ase e de produo de energia, e a su"stituio de i!porta1es, /ue 2avia! di!inu0do na *poca por conta da 34 -uerra 5undial. E! decorr6ncia da crise do ca'*, a !aior parte do capital e7cedente utilizado para o investi!ento nas ind.strias se localizava e! 8o 9aulo, por isso o !ovi!ento 'oi !ais 'orte na regio 8udeste. 9or conta disso, 2ouve diversos investi!entos e! in'ra:estrutura por parte do governo na regio. Essa situao au!entou a desigualdade regional do &rasil, e a partir disso iniciou:se o incentivo do desenvolvi!ento da ind.stria nas outras regi1es do pa0s, atrav*s de investi!entos e! in'ra:estrutura 'eitos pelo governo 'ederal e vantagens o'erecidas pelos pr;prios estados. ) conse/<6ncia desse desenvolvi!ento 'oi a disperso espacial das ind.strias.

)inda 2 u!a presena !aior na regio 8udeste, * claro, !as isso se deve ao seu 2ist;rico industrial, !aior desenvolvi!ento tecnol;gico e presena !ais 'orte de !ercado consu!idor.

atores de dis!erso

: O processo ocorreu e! escala nacional, visando e7pandir a ind.stria para outras regi1es, e e! escala regional =8udeste>, visando 'ugir de regi1es !uito industrializadas, por conta do congestiona!ento. 8o 9aulo, na d*cada $+, respondia por 5%,43? do valor da produo industrial do pa0s e, e! 1((+, esse 0ndice !udou para 53,%3?. Fala:se, por isso, e! esvazia!ento da regio !etropolitana de 8o 9aulo, co!o * o caso da regio do )&C@, principal rea industrial do estado.

Aegio do )&C@.

: Os grandes investi!entos estatais realizados durante a ditadura !ilitar, co!o as rodovias da Bransa!az nica e a 9eri!ental Corte, o acordo realizado entra &rasil e )le!an2a, iniciando o progra!a de energia nuclear no pa0s, 'izera! co! /ue ocorresse a descentralizao. @essa 'or!a a d0vida e7terna crescia, o poder a/uisitivo da populao "rasileira di!inu0a, pois para /ue os e!presrios continuasse! co! e!presas na regio 8udeste, di!inu0a! os salrios dos operrios. 8e! o"teno de !uitos lucros, e co! 're/<entes propostas de outros estados de !enores ta7as, !el2oria na in'ra: estrutura e !o:de:o"ra !ais "arata, passa a e7istir a tentativa de !ontar ind.strias e! outras regi1es, a'inal o &rasil vivia u!a *poca instvel =a descentralizao se iniciou por volta da d*cada de $+, # anos ap;s o inicio da ditadura !ilitar>. : 8urgi!ento das !udanas tecnol;gicas, devidas D di'uso da in'or!tica e da eletr nica, /ue per!ite! u! !aior controle D distEncia dos processos produtivos. : E!presas "uscando vantagens visando !aior lucro, co!o locais co! !o:de:o"ra !ais e! conta e a"undante, terrenos !ais "aratos, !enos i!postos e "oa estrutura de transportes, onde as restri1es a!"ientais 'osse! !enores e onde os sindicatos 'osse! !enos ativos.

" !a!el do Estado na descentrali#ao industrial


4

O Estado teve u!a 'orte participao por !eio da criao de leis de incentivo nos Estados, di!inuio da ta7a de i!postos e investi!entos na in'ra:estrutura. : O'erta de incentivos 'iscais e! regi1es co!o o Cordeste. E7e!ploF O setor t67til:caladista do Cordeste se desenvolveu por conta dessa o'erta. @e 3++1 a Gun2o de 3++4, os "ene'0cios 'iscais respondera! por 45? a #5? do lucro da e!presa -rendene, instalada na regio. : Criao de rodovias e novos progra!as de energia, co!o as de 2idrel*tricas no Corte e Cordeste, co!o 8o"radin2o =&a2ia> e Bucuru0 =9ar>, /ue atra0ra! as ind.strias.

$anta%ens e des&anta%ens socioecon'micas e ambientais

9ode!os citar co!o vantage! o surgi!ento de p;los industriais i!portantes /ue gerara! e!pregos e !el2oria na /ualidade das regi1es, co!o a Hona Franca de 5anaus, /ue co!"inava in'ra:estrutura desenvolvida co! tecnologia, "uscando aproveitar industrial!ente a regio Corte. O industrial * considerado a "ase de sustentao da HF5. O 9;lo Industrial de 5anaus possui !ais de 5++ ind.strias de alta tecnologia gerando !ais de !eio !il2o de e!pregos, diretos e indiretos.

Hona Franca de 5anaus.

Iuando 'ala!os de desvantagens, o !el2or e7e!plo * a destruio a!"iental, co!o o caso da usina 2idrel*trica de so"radin2o, constru0da na &a2ia, u! dos investi!entos e! in'ra:estrutura do governo. O pro"le!a * /ue para /ue ela 'osse constru0da, 2ouve u! grande i!pacto a!"iental e o alaga!ento de pe/uenos vilareGos, a"alando a estrutura social e o patri! nio 2ist;rico da regio. 5es!o co! o alaga!ento de vrias cidades visando a construo da usina de 8o"radin2o e u!a !aior produo de energia, seu potencial * relativa!ente "ai7o se co!parado D sua rea =43++ J!K pra 1+5+ 5L>, o /ue a classi'ica co!o u! investi!ento pouco e'icaz.

Msina Nidrel*trica de 8o"radin2o.

)laga!entos e destruio.

Concluso
7

) industrializao no &rasil ocorreu tardia!ente, e 'oi centralizada apenas na regio 8udeste do pa0s, devido D co!ple!entaridade industrial, !aior in'ra:estrutura e por conveni6ncia do governo de !anter o grande setor industrial e! u!a .nica regio, visando !enores gastos. Co! o passar dos anos, o pa0s teve grandes !udanas no seu /uadro pol0tico:econ !ico. @essa 'or!a, e7istiu u!a necessidade de iniciar u! processo de descentralizao das ind.strias, esti!ulado pela !el2oria da in'ra:estrutura por conta de investi!entos do Estado, /ue ta!"*! criou leis, "ene'0cios e reduo de ta7as para instalao das ind.strias nas outras regi1es do pa0s, e pela "usca de !o:de:o"ra !ais "arata e de reduo de ta7as para instalao das ind.strias. ) grande vantage! na descentralizao 'oi o desenvolvi!ento parcial das atividades industriais se espal2ando pelo &rasil, e! di'erentes setores, locais e o surgi!ento de p;los ind.strias e! di'erentes reas do pa0s, di!inuindo a desigualdade desca"ida /ue 2avia antiga!ente, al*! da criao de in.!eros e!pregos. Entretanto, 2ouve desvantagens co!o o grande i!pacto a!"iental causado pela construo da 2idrel*trica 8o"radin2o. Conclu0!os /ue, !es!o co! esses pro"le!as, 'oi u! processo e7tre!a!ente i!portante para o pa0s, /ue agora possui ind.strias e! diversos lugares e /ue continua interligado por !eio das novas tecnologias e co!unica1es, apesar de a grande concentrao continuar no 8udeste.

Biblio%ra(ia
: -oogle Eart2

: LiJipediaF 2ttpFOOpt.PiJipedia.orgOPiJiONist?C3?&3riaQdaQindustrializa ?C3?)$?C3?)3oQnoQ&rasil 2ttpFOOpt.PiJipedia.orgOPiJiOHonaQFrancaQdeQ5anaus : 2ttpFOO"r.ansPers.Ra2oo.co!O/uestionOinde7S/idT3++#1+31134$43))@iPUu : 2ttpFOO"loggeogra'iaolavo."logspot.co!O3++$O11Oindstria:no:"rasil.2t!l : 2ttpFOOPPP.cepa.i'.usp."rO : VivroF -eogra'ia -eral do &rasil

You might also like