You are on page 1of 2

Especial de Normas 74 Unidades martimas xas e mveis

Caderno de Eletricidade 75

Nova norma ABNT NBR IEC 61892-3 para equipamentos utilizados em instalaes eltricas de unidades martimas xas e mveis
Por Valter Luiz Knihs, Walter Brandl da Rosa Neto e Jean Carlos Flohr
Agncia Petrobras

COMpOnenTe
Disjuntores Chaves de desligamento, chaves seccionadoras Contator e acionadores de motores Fusveis

NOrMA AplIcvel
IEC 60947-2:2006 IEC 60947-3:2008 IEC 60947-4-1:2009 IEC 60269-1, IEC 60269-3 e IEC/TR 60269-5

Tabela 1 Referncias normativas para componentes de baixa tenso [1]

fins, em unidades martimas aplicadas na explorao e produo de reservas petrolferas [1]. O projeto da norma ABNT NBR IEC 61892-3 esteve em consulta nacional nos meses de julho e agosto de 2013, estando atualmente em processo de reviso. Ainda este ano, passar a entrar em vigor.

mente selados, deve-se incluir desligamento por sobrepresso. - Conjunto de manobra e controle de baixa tenso Os requisitos para conjuntos de manobras e controle de baixa tenso foram revisados, informando que devem ser utilizadas como referncia as normas IEC 61439-1:2011 e IEC 61439-2:2011 e que apenas foram acrescentados alguns requisitos adicionais e pontos de destaque em relao s normas IEC: Recomenda-se que facilidades para a inspeo termogrfica sejam consideradas na construo facilitando a rotina de inspeo durante operao; Invlucros devem ser construdos de materiais retardante chama; Cada painel de distribuio, principal ou de emergncia, deve ser fornecido com corrimes isolados e localizados em uma parte fixa; As portas de painis que abrigam equipamentos eltricos, que permaneam energizados quando as portas esto abertas, devem possuir dispositivos de travamento na posio aberta; Conforme a ABNT NBR IEC 61982-1, para tenses operacionais nominais acima da extrabaixa tenso de segurana (50V c.a ou 120V c.c), os conjuntos devem possuir um grau de proteo contra contato direto de no mnimo IPXXB; Recomenda-se instalar um sistema de deteco de arco, limitando os danos causados em caso de um curto-circuito; Ensaio de suportabilidade a curto-circuito, conforme a IEC/TR 61641:2008, deve ser realizado para painis de distribuio de baixa tenso com uma corrente de falta esperada superior a 50kA; Fiao interna deve ser retardante chama, conforme IEC 603321-2:2004; - Disjuntores, chaves, contatores e fusveis de baixa tenso Foram includas referncias normativas a serem aplicadas a estes componentes, e estas esto apresentadas na Tabela 1. - Conjunto de manobra e controle na faixa acima de 1kV at 35kV, inclusive Requisitos para subdiviso dos barramentos principais foram in-

CONSiDERAES DA NORMA ABNT NBR IEC 61892-3


A norma estabelece requisitos para equipamentos eltricos instalados em unidades martimas fixas e mveis (plataformas de petrleo), incluindo oleodutos e gasodutos, estaes de bombeamento, estao de lanamento ou recebimento de pigs, estao de compresso e monoboias de ancoragem, utilizadas na indstria martima de petrleo para os propsitos de perfurao, processamento e armazenamento. aplicvel aos equipamentos em todas as instalaes, sejam elas permanentes, temporrias, transportveis ou portveis, em nveis nominais de corrente alternada (c.a.) at e inclusive 35.000V e corrente contnua (c.c.) at e inclusive 1.500V [1]. A estruturao desta norma NBR/IEC uma adoo idntica, em contedo tcnico, estrutura e redao, norma IEC 61892-3:2012 de edio 3.0, que foi elaborada pelo Technical Committee Electrical Installations of Ship and of Mobile and Fixed Offshore Units (IEC/TC 18), conforme ISSO/IEC Guide 21-1:2005 [1].

Fonte: WR 63 (www.weg.net/files/weg-em-revista/63)

norma ABNT NBR IEC 61892-3 estabelece requisitos para equipamentos eltricos instalados em unidades martimas fixas e mveis, baseando-se em equipamentos e prticas de utilizao corrente, tendo como objetivo final incorpor-la a um conjunto de normas destinadas exclusivamente indstria martima de petrleo.

INTRODUO
A International Electrotechnical Commission (IEC), fundada em 1906 e com sua sede localizada em Genebra, Sua, uma organizao internacional de padronizao de tecnologias eltricas, eletrnicas e relacionadas. Alguns dos seus padres so desenvolvidos juntamente com a Organizao Internacional para Padronizao (ISO). A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) o Foro Nacional de Normalizao que rege as normas brasileiras, cujo contedo de responsabilidade dos Comits Brasileiros (ABNT/CB), dos Organismos de Normalizao Setorial (ABNT/NOS) e das Comisses de Estudo Es-

peciais (ABNT/CEE) e so elaboradas por Comisses de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, como produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratrios e outros) [1]. H cerca de 10 anos, a ABNT vem trabalhando em projetos de normas equivalentes s IEC, denominadas Projetos de Normas NBR/ IEC. Especificamente para o segmento martimo, o esforo conjunto da ABNT, Organizao Nacional da Indstria do Petrleo (Onip) e o Comit Brasileiro de Eletricidade, Eletrnica, Iluminao e Telecomunicao (Cobei), resultou na criao de CEs subordinadas ao Comit Brasileiro de Eletricidade (CB-03), visando a elaborao de diversos projetos de normas NBR/IEC para a indstria martima e petrleo. Um dos Projetos de Normas NBR/IEC designado para o segmento martimo a norma ABNT NBR IEC 61892-3. Esta passar a compor parte do conjunto de normas da srie ABNT NBR IEC 61892, que so destinadas a garantir a segurana no projeto, seleo, instalao, manuteno e utilizao de equipamentos eltricos de gerao, acumulao, distribuio e utilizao de energia eltrica para todos os

PRiNcipAiS MUDANAS
Em relao edio 2.0 (2007) da norma IEC 61892-3, as alteraes tcnicas significativas inclusas na edio 3.0 (2012), esto destacadas a seguir [1]: - Transformadores de potncia e iluminao Quando instalados internamente, os transformadores devem ser preferencialmente do tipo seco, resfriados a ar. Caso sejam do tipo imerso em lquido, devem ser, de preferncia, hermeticamente fechados. A reviso atual destaca que para transformadores do tipo imerso em lquido, devem ser fornecidos alarmes de sobreaquecimento e desligamento, bem como o desligamento devido formao de gases; no caso de transformadores hermetica-

Especial de Normas 76 Unidades martimas xas e mveis

Caderno de Eletricidade 77

WEG Automao

Fonte: WR 63 (www.weg.net/files/weg-em-revista/63)

Figura 1 Teste de arco interno

cludos, nos quais os barramentos principais de conjunto devem ser subdivididos em pelo menos duas sees isoladas, que devem ser normalmente interligadas por um disjuntor de interligao, tanto quanto possvel. Os disjuntores alimentadores dos geradores e quaisquer outras cargas duplicadas devem ser igualmente distribudos entre as sees. - Luminrias e equipamentos de aquecimento e cozinha Os requisitos existentes para estes componentes foram removidos e substitudos por referncias normativas: IEC 60598 e IEC 60092-306 para luminrias e a srie IEC 60335 para equipamentos de aquecimento e cozinha. - Equipamentos portteis Nesta reviso da IEC, foram includos breves requisitos para os equipamentos portteis, nos quais estes devem ser de tipo adequado para utilizao em ambiente martimo.

pontual quanto energia incidente devido ao arco eltrico, e que ensaios de suportabilidade ao curto-circuito sejam realizados para uma corrente de falta superior a 50kA, conforme representado na Figura 1. Quando necessrio para aumentar a segurana pessoal, sugere-se a instalao de um sistema de deteco de arco para limitar a energia incidente durante a operao ou prximo ao equipamento eltrico [1]. A preocupao e aplicao de sistemas para reduo do nvel de energia incidente visando riscos operacionais j so prtica comumente usada em sistemas eltricos de outros setores e pode ser um ponto a ser avaliado para aumentar a confiabilidade dos sistemas martimos como um todo, minimizando os riscos envolvidos na operao e manuteno.

REFERNciAS bibLiOGRFicAS
[1] ABNT NBR IEC 61982-3, Unidades martimas fixas e mveis Instalaes eltricas Parte 3: Equipamentos, 2013. [2] IEEE Std 1584, Guide for Perfoming Arc-Flahs Harzard Calculations, 2002.
>> Valter Luiz Knihs gerente do Departamento de Projetos, Engenharia e Automao na Empresa WEG, graduado em Engenharia Eltrica e Eletrnica pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (1985), ps-graduado em Eletrnica de Potncia (UFSC), mestrado em Engenharia de Automao e Sistemas (UFSC), com MBA em Tcnicas Gerenciais (ESAG). scio fundador da ABVE, membro do Conselho diretor da ABVE; e membro das associaes ABTCP, ABM, IEEE e integrante do CB50 da ABNT e co-orientador de mestrado no curso de Ps-Graduao em Engenharia de Automao e Sistemas da UFSC. >> Walter Brandl da Rosa Neto possui graduao em Engenharia Eltrica pela Fundao Universidade Regional de Blumenau (2004), com ps-graduao em Eletrnica de Potncia e Automao pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), e MBA em Gesto de Projetos pela Uniasselvi (2010). Atualmente, chefe da seo de Projetos Eltricos BT e Naval da empresa WEG. Foi professor de instalaes eltricas Senai Departamento Regional de Santa Catarina, e professor disciplina Instalaes Eltricas e Automao Industrial do Centro Universitrio de Jaragu do Sul. Possui experincia prossional de 16 anos na rea de Engenharia Eltrica, com nfase em Instalaes Eltricas Industriais, execuo de projetos de Painis Eltricos e Automao. >> Jean Carlos Flohr analista de projetos de BT e naval na Empresa WEG e graduado em Engenharia Eltrica pelo Centro Universitrio Catlica de Santa Catarina (2012). Sua experincia prossional inclui 10 anos de atividades na rea de Engenharia Eltrica no setor privado, destinado anlise, dimensionamento, desenvolvimento e execuo de projetos voltados para acionamentos, manobra e controle de sistemas para os mais diversos segmentos. Alm das atividades de vnculo empregatcio, tambm atuou como membro dirigente do CREAJr-SC (2012).

CONSiDERAES FiNAiS
A norma ABNT NBR IEC 61892-3 visa alinhar as especificaes para os diversos fornecedores do segmento baseando-se em equipamentos e prticas que so de utilizao corrente, mas no tem como objetivo, em absoluto, impedir o desenvolvimento de tcnicas novas ou aprimoradas, mas sim, ser um guia para futuras regulamentaes que possam ser elaboradas, e uma declarao de prticas para proprietrios, construtores de unidades martimas e organizaes relacionadas [1]. A busca por conceitos, mtodos e aes que visam aumentar a confiabilidade do sistema, custos, assim como a segurana de pessoas e equipamentos, o grande objetivo de uma norma nacional.

PONTOS A DESTAcAR
Todo sistema eltrico est exposto ao risco da ocorrncia de um arco eltrico. Os efeitos dos arcos eltricos podem provocar graves consequncias aos equipamentos e ao operador, se ele no estiver devidamente projetado/protegido para o nvel de energia incidente ao qual estar exposto [2]. A energia incidente em um ponto eltrico a quantidade de energia imposta em uma superfcie a certa distncia da fonte, gerada durante a ocorrncia de um arco eltrico, e pode ser calculada e classificada conforme as recomendaes da IEEE Std 1584, ou nos padres IEC correspondentes [1] [2]. A norma NBR IEC 61892-3 recomenda que seja feita uma avaliao

AGRADEciMENTOS
Agradecemos especialmente aos membros participantes do CB-50, senhores Arlindo Charbel, Csar Medeiros e Hlio Kanji Suzuki, pelo apoio e auxilio para a elaborao deste artigo.

Agncia Petrobras

You might also like