You are on page 1of 17

CENTRO UNIVERSITRIO UNIFACEX CURSO DE DIREITO DISCIPLINA DE DIREITO PENAL III PROF.

ENOQUE JNIOR

Crimes de periclitao da vida e da sade Art. 130 a 136 do Cdigo Penal

NATAL-RN 2013
3

ALEXSANDRO LEOCDIO DA SILVA CARLOS WEBSTER BRASIL FABYOLLA LEMOS DE MELO ROCHA MARCOS RODRIGUES FERREIRA SOBRINHO ISAUMARA PATRICIA SANTOS NOGUEIRA

Da periclitao da vida e da sade Art. 130 a 136 do Cdigo Penal

Trabalho de pesquisa sobre os crimes de perigo apresentado para a disciplina de Direito Penal III ministrada pelo Prof Enoque Junior.

NATAL-RN 2013
3

RESUMO O cdigo penal brasileiro trata acerca da Periclitao da vida e da sade diversos crimes de perigo que so: perigo de contgio venreo (art. 130), perigo de contgio de molstia grave (art. 131), perigo para a vida ou a sade de outrem (art. 132), abandono de incapaz (art. 133), exposio ou abandono de recm-nascido (art. 134) omisso de socorro (art. 135), maus tratos (art. 136).

PALAVRAS-CHAVE: Periclitao; perigo; contgio; sade; vida.

ABSTRACT O cdigo penal brasileiro trata acerca da periclitao da vida e da sade diversos crimes de perigo que so: perigo de contgio venreo (art. 130), perigo de contgio de molstia grave (art. 131), perigo para a vida ou a sade de outrem (art. 132), abandono de incapaz (art. 133), exposio ou abandono de recm-nascido (art. 134) omisso de socorro (art. 135), maus tratos (art. 136).

KEYWORDS: Periclitao; danger, contgio, health;life.

SUMRIO

CONCEITO...................................................................................................................4 NATUREZA JURIDICA DO TIPO.................................................................................5 SUJEITOS DO TIPO....................................................................................................7 QUALIFICADORAS E AGRAVANTES.......................................................................11 JURISPRUDNCIAS..................................................................................................13 REFERNCIAS..........................................................................................................16

INTRODUO

O nosso ordenamento jurdico brasileiro atravs do Cdigo Penal em seu Livro III trata dos crimes da periclitao da vida e da sade. Os crimes encontram-se tipificados nos artigos 130 ao 136 e tratam de temas como o perigo de contgio venreo e de molstia grave, perigo para a vida ou sade de outrem, abandono de incapaz e maus tratos. Estes crimes encontram-se encartados no capitulo que versa sobre os crimes contra a vida dentro da parte especial do cdigo e dos crimes contra a pessoa. Dessa forma, aps pesquisa foi feito um detalhamento sobre estes temas e suas particularidades mais importantes de relevncia para o nosso estudo.

1.) CONCEITO

O cdigo penal brasileiro trata acerca da periclitao da vida e da sade diversos crimes de perigo que so: perigo de contgio venreo (art. 130), perigo de contgio de molstia grave (art. 131), perigo para a vida ou a sade de outrem (art. 132), abandono de incapaz (art. 133), exposio ou abandono de recm-nascido (art. 134) omisso de socorro (art. 135), maus tratos (art. 136). Estes crimes esto sistematizados em virtude de seus elementos objetivos e subjetivos. De modo geral e analtico, sabe-se que crime todo fato humano que, dolosa ou culposamente, lesa ou expe a perigo bens jurdicos de suma importncia para o bem e a paz social. Sendo assim pode-se afirmar que os crimes de periclitao a vida e a sade so perigo oferecido atravs de um ato omissivo ou comissivo, objetivo ou subjetivo (vontade consciente) que traga perigo a vida ou sade de outrem em que exista um dano potencial ao bem jurdico tutelado pelo cdigo penal. Nos casos de abandono de incapaz, por exemplo, no houve qualquer dano em concreto vida, sade do indivduo, porm, o legislador prevendo o risco, prevendo um provvel dano ao bem jurdico, cuidou de tipificar tal conduta. Reputam-se consumados ou perfeitos desde que a ao ou omisso cria uma
3

possibilidade de dano vida ou sade de algum. a simples exposio a perigo de dano. O dano efetivo pode ser uma condio de maior punibilidade, mas no condiciona o momento consumtivo do crime. 2.) NATUREZA JURIDICA

ARTIGO 130 Interessa ao Estado zelar pela sade de cada integrante da sociedade e proteger por meio desse dispositivo legal a incolumidade fsica e a sade de cada individuo. Sendo assim, o legislador busca por meio dessa criminalizao evitar e sancionar o contgio e a conseqente propagao de doenas venreas sexualmente transmissveis. Tais doenas colocam em risco a sade de individuo e de todo meio social. O Estado por meio do legislador adota e cria poltica preventiva de combate s doenas venreas e age tambm para punir os que mesmo sabendo serem portadores da enfermidade ou ter pelas circunstncias concretas como saber ser portador, e ainda assim pratica o ato sexual que leva a transmisso ou cria o perigo desta, sendo assim, este crime trata do expor, que significa colocar em perigo, arriscar a vida do indivduo.

ARTIGO 131 Este artigo trata do ato de praticar, onde na pratica deste ato seja possvel produzir o contgio de molstia grave. Esta contaminao pode se dar por meios diretos, como no contato fsico por meio de relaes sexuais ou beijos e indiretos como no uso de utenslios pessoais que j estavam infectados como: instrumentos ou injees. Para a adequao correta a este artigo a molstia precisa ser alm de classificada como grave tambm como contagiosa, como: febre amarela, AIDS, tuberculose. Para alguns doutrinadores esta se trata de uma norma penal em branco, pois precisa de complementao por outra normatizao, neste caso os regulamentos da sade pblica que iro descrever quais so as molstias e se so graves e contagiosas, j para outra parte da doutrina, esta no se trata de norma penal em branco, pois ser grave ou contagiosa decorre da essncia da molstia e no de escalas ou parmetros oficiais.

ARTIGO 132 Para este artigo o crime se trar de EXPOR a vida ou a sade de outrem a perigo direto e iminente. Por tratar-se de crime de forma livre, podendo esta exposio ao perigo ser realizada mediante uma conduta comissiva, ou omissiva, sendo irrelevante o consentimento da vitima. ARTIGO 133 O Artigo 133 trata do abandono de incapaz, tendo em sua natureza basilar o ato de abandonar pessoa que est sob seu cuidado, incapaz de defender-se dos riscos resultantes desse abandono. Segundo Capez1 abandonar significa deixar a vitima sem assistncia, ao desamparo, podendo ser de ao comissiva ou omissiva.

ARTIGO 134 Este artigo tutela a vida e a sade do recm-nascido. Expor ou abandonar significam deixar o recm-nascido sem assistncia, ao desamparo. Admite conduta comissiva e omissiva devendo criar uma situao de perigo concreto, a qual deve ser comprovada.

ARTIGO 135 Este dispositivo trata de um dever que imposto a todos para prestar mtua assistncia quando possvel faz-la sem risco pessoal ou no pedir socorro da autoridade pblica, sendo assim, deixar de prestar assistncia ou no pedi-la antes de se constituir um dever jurdico, constitui sobretudo um dever tico de solidariedade2.

ARTIGO 136 O ncleo deste crime o ato de expor, tratando-se de crime de ao mltipla ou de contedo variado, sendo assim, poder o agente expor a perigo a vida ou a sade de pessoa sob a sua autoridade, guarda ou vigilncia atravs de diferentes meios executrios, tais quais: privar a vitima de alimentao ou cuidados indispensveis, sujeitar a vitima a trabalho excessivo e inadequado ou abusar dos meios de correo e disciplina.

1- CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal Parte Especial. Cit., v.2, p.189 2- Nesse sentido: CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal Parte Especial. Cit., v.2, p.200

3.) SUJEITOS DO CRIME 3.1.) Art. 130 PERIGO DE CONTGIO VENREO SUJEITO ATIVO Pode ser qualquer pessoa, homem ou mulher, desde que sejam portadores de molstia venrea. Estar contaminado ou portar doena venrea uma condio particular exigida por esse tipo penal. A ausncia dessa condio torna atpica a conduta do agente, ainda que aja dolo de expor a vtima a contaminao. O prprio cnjuge (masculino ou feminino) pode ser sujeito ativo em relao ao seu parceiro. O matrimnio ou o exerccio da prostituio no constituem excludentes ou isenta de pena de responsabilidade penal pela exposio ao contgio. SUJEITO PASSIVO Tambm pode ser qualquer pessoa, inclusive o cnjuge e prostituta podem ser expostas a molstia venrea. A transmisso de interesse pblico, portanto indiscutvel, tendo como irrelevante o consentimento da vtima cujo contgio pode adquirir dimenses epidmicas.

3.2.) Art. 131 PERIGO DE CONTGIO DE MOLSTIA GRAVE SUJEITO ATIVO Pode ser qualquer pessoa (Homem ou mulher), desde que esteja contaminado por molstia contagiosa grave qualquer que seja. Estar infectado por enfermidade grave uma exigncia do tipo penal, ao contrrio do Art. 130 que importa a transmisso de molstia venrea. A ausncia desta circunstncia torna atpica, mesmo se tiver a inteno (dolo) de contagiar algum com molstia grave, caracterizando crime impossvel, por ineficcia absoluta do meio.

SUJEITO PASSIVO Igualmente, pode ser qualquer pessoa, desde que no esteja contaminada por molstia grave. O perigo de contgio pode ocorrer com o cnjuge ou pessoa que desempenha funo de meretriz desde que estejam presentes os elementos necessrios ( dolo e a ao especfica).

3.3.) Art. 132 PERIGO A VIDA OU SADE DE OUTREM Trata-se de crime subsidirio, que s incide se no houver crime mais grave. SUJEITO ATIVO Qualquer pessoa, no sendo necessrio qualquer vnculo entre as partes. aquele que pe em risco, mediante sua conduta. SUJEITO PASSIVO Qualquer pessoa, apenas se exige que o seja determinado, no se admite pessoa incerta, atingindo nmero indeterminado de pessoa, responder por crime de perigo comum, um perigo erga omnes3. Obs.: Quando se faa em pessoas certas e determinadas, no precisa saber nome, CPF e identidade, mas sim um grupo identificvel, que est em determinado lugar. Algo que possa ser selecionado dentro do ambiente. Determinados agentes, no exerccio de estipuladas atividades, funes ou profisses, no podem ser em tese, apresentar-se como sujeito passivo. No h crime quando o periclitante tem o dever legal de enfrentar o perigo, como no caso de bombeiros, dos policiais. No h crime quando o perigo inerente a certas profisses ou atividades, como enfermeiros, domadores de cavalos, toureiro, etc.

3- CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal Parte Especial. 2007

3.4.) Art. 133 ABANDONO DE INCAPAZ SUJEITO ATIVO Pode ser qualquer pessoa que tenha relao de assistncia e proteo com a vtima, ou seja, esteja sob cuidado, guarda e vigilncia ou autoridade. tipificado como crime prprio, que no pode ser praticado por quem no rena essa condio especial. Obs.: necessrio que se caracterize por essa relao de assistncia sua ausncia poder eventualmente, configurar em outra infrao penal, como por exemplo, omisso de socorro, abandono material, conforme cada caso SUJEITO PASSIVO Pode ser qualquer pessoa e inclusive menor de idade que se encontre nas condies que caracteriza o sujeito ativo. Exige-se que apresente-se no sujeito passivo dois requisitos caracterizadores: Incapacidade e relao tipificante com o sujeito ativo. Obs.: necessrio que a vitima seja incapaz de defender-se dos riscos consequentes do abandono.

3.5.) Art. 134 EXPOSIO OU ABANDONO DE RECM-NASCIDO SUJEITO ATIVO Somente pode ser a me (crime prprio) visto que objetiva ocultar desonra prpria. Casos particulares: a) Me solteira adolescente e pr-adolescente: So excludas pela inimputabilidade, mas devero receber assistncia e proteo baseados no Estatuto da Criana e do Adolescente ECA. b) Marido de mulher infiel: Essa excluso se fundamenta no fato de que se trata de crime prprio, somente a me pode ser o sujeito ativo do crime.
3

SUJEITO PASSIVO o recm-nascido, com vida e fruto de relaes extraconjugais. A caracterizao tipificante se estabelece imediatamente aps o parto. Obs.: Recm-nascido: Algum nascido h poucos dias, no ultrapassando um ms, e desde que no se tenha tornado de conhecimento pblico.

3.6.) Art. 135 OMISSO DE SOCORRO SUJEITO ATIVO Pode ser qualquer pessoa, no necessitando de nenhuma condio especfica, pois a obrigao de no se omitir. Deve ele estar no lugar e no momento em que a vtima requer a assistncia, caso contrrio, embora saiba do perigo e no v ao seu encontro para preserv-lo do risco ou ameaa, no haver crime pois a violao penal se caracteriza pela omisso. SUJEITO PASSIVO Somente pode ser pessoa em grave e iminente perigo, criana abandonada ou extraviada, pessoa invlida ou ferida e desamparada. Criana abandonada: aquela que exposta pelos seus responsveis, entregue a prpria sorte sem condies de prover a prpria subsistncia, deixada ao mais completo abandono e incapaz de autodefesa. O crime no se confunda com abandono de incapaz ou abandono de recmnascido, naqueles o prprio sujeito ativo abandona a vtima, neste, o sujeito ativo j encontra abandonada e no presta socorro. Pessoa invlida: Temos por invlida aquela pessoa que, por si mesma, no seja capaz de prover a prpria segurana e subsistncia. aquela que totalmente indefesa.

3.7.) Art. 136 MAUS-TRATOS SUJEITO ATIVO somente que se encontre na condio de exercer a autoridade, guarda ou vigilncia para fina de educao (formao da capacidade fsica, moral e intelectual), ensino (transmisso de conhecimentos com a finalidade a formao bsica cultural), tratamento (cura e sustento) ou custdia (Ao ou resultado de proteger, de tutelar). um crime prprio, que no pode ser praticado por quem no rene as hipteses especiais (Pai, tutor, curador, professor, etc.). A Ausncia dessa relao entre o agente e a vtima afasta a adequao tpica. SUJEITO PASSIVO Somente a pessoa que se encontre dependente para fins de educao, ensino, tratamento ou custdia pode ser sujeito passivo. A subordinao para qualquer outra finalidade, alm das relacionadas no tipo, no representar o crime de maus-tratos. Obs.: A mulher vtima de maus-tratos no pode ser sujeito passivo deste crime e o marido como sujeito ativo, devido no existir uma relao de autoridade, guarda e vigilncia entre os cnjuges ou qualquer outra finalidade mencionada. A situao ser idntica com relao ao filho maior, pois no h qualquer vinculo jurdico de subordinao nas condies descritas entre pais e filhos maiores. Poder haver enquadramento em leses corporais ou perigo para a vida ou a sade de outrem.

4.) QUALIFICADORAS E AGRAVANTES

Art. 130 PERIGO DE CONTGIO VENREO Qualificadoras A modalidade qualificada deste crime est descrita no pargrafo primeiro onde este relata que, o agente sabendo estar contaminado, pretende transmitir a doena para a vtima. Independente de ocorrer ou no o contgio
3

venreo pretendido, responder pela figura deste artigo em seu 1. Porm, se da transmisso resultar leso corporal grave ou gravssima, ou leso corporal seguida de morte, responder o agente por uns destes crimes. Caso se configure leso corporal leve, fica absorvido pelo delito mais grave, que forma descrita no art. 130, 1.

Art. 131 PERIGO DE CONTGIO DE MOLSTIA GRAVE No foram encontradas nem qualificadoras nem aumento de pena.

Art. 132 PERIGO A VIDA OU SADE DE OUTREM Aumento de pena A pena elevada de um sexto a um tero, quando ocorre a exposio da sade ou da vida decorrente de transporte de pessoas para prestao de servios em estabelecimento de qualquer natureza em desacordo com a lei. Esta figura foi acrescentada em 29 de dezembro de 1998, pela Lei 9.777, para punir de forma mais severa, aqueles que transportam trabalhadores sem garantir-lhes a segurana necessria.

Art. 133 ABANDONO DE INCAPAZ Qualificadoras Esto descritas no 1, quando do abandono resulta leso grave, a pena ser de recluso, de um a cinco anos, no 2 no caso do abandono resultar morte, com pena de quatro a doze anos. O resultado mais grave na conduta de abando, se na d somente na modalidade culposa, pois se trata de um crime preterdoloso (dolo na conduta antecedente e culpa na consequente). Aumento de pena Os casos de aumento de pena esto descritos no 3, inciso I, quando o incapaz abandonado em lugar ermo, inciso II, quando o agente for ascendente, descendente, cnjuge, irmo, tutor ou curador da vtima e inciso III, se o abandonado for maior de sessenta anos. Ocorrendo quaisquer destes casos a pena aumentada de um tero.

Art. 134 EXPOSIO OU ABANDONO DE RECM-NASCIDO Qualificadoras Esta modalidade criminosa tem sua forma qualificada pelo resultado. Em caso da exposio ou abandono resultar em leso corporal grave ( 1), a pena ser de deteno de um a trs anos; com resultado morte ( 2), pune-se com pena de deteno de dois a seis anos.
3

Art. 135 OMISSO DE SOCORRO Qualificadoras e aumento de pena De acordo com o resultado a pena ser aumentada da metade se houver leso grave e triplicada se ocorrer a morte. Como os demais crimes qualificados pelo resultado o dolo de perigo (inicial) incompatvel com o dolo de dano (final).

Art. 136 MAUS-TRATOS Qualificadoras Em caso dos maus-tratos resultar em leso corporal grave ( 1), apena ser de recluso de um a quatro anos; ocorrendo a morte ( 2), a pena ser de quatro a doze anos. Aumento de pena Se o crime for cometido contra pessoa menor de quatorze anos, aumenta-se a pena em um tero.

4.) JURISPRUDNCIAS

ARTIGO 130 Embargos de terceiro - Cerceamento de defesa no caracterizado? Prova Magistrado - Cabe a ele, de ofcio ou a requerimento da parte, determinar as provas necessrias instruo do processo, indeferindo as diligncias inteis ou meramente protelatrias - Art. 130 do CP - Aquisio de veculo? Inexistncia de restrio ou gravame no registro junto ao DETRAN? Boa f que deve ser presumida? Necessidade de se preservar as relaes de direito material por fora da segurana jurdica? Sentena reformada? Recurso provido. (TJ-SP - APL: 42444320118260565 SP 0004244-43.2011.8.26.0565, Relator: Beretta da Silveira, Data de Julgamento: 24/01/2012, 3 Cmara de Direito Privado, Data de Publicao: 30/01/2012)

ARTIGO 131 Apelao criminal. Perigo de contgio de molstia grave (AIDS) (art. 131 do CP) e falsidade ideolgica (art. 299 do CP). Recursos defensivos. R Cintia. Irresignao restrita dosimetria. Circunstncias judiciais (culpabilidade, conduta social e comportamento da vtima). Aplicao da smula n. 444 do superior tribunal de justia. Quantum da pena reduzido. Sano ajustada. Recurso parcialmente provido. R Regina. Preliminar de prescrio. Lapso no atingido. Afastamento. Pleito
3

absolutrio. Alegada ausncia de dolo e de configurao tpica. Teses rechaadas. Elementos carreados ao processo aptos a evidenciar a autoria e materialidade, bem assim a ao dolosa da recorrente. Dosimetria. Circunstncias judiciais (culpabilidade, circunstncias e comportamento da vtima) ajustadas. Pleito de reconhecimento da atenuante da confisso espontnea. Falta de interesse recursal. Circunstncia j analisada e devidamente sopesada na sentena. Atenuante da menoridade no configurada. Apelos parcialmente providos. (TJ-SC - ACR: 645757 SC 2010.064575-7, Relator: Tulio Pinheiro, Data de Julgamento: 02/06/2011, Segunda Cmara Criminal, Data de Publicao: Apelao Criminal n. , de Pomerode)

ARTIGO 132 APELAO CRIMINAL. DISPARO DE ARMA DE FOGO. ART. 15 DA LEI 10.826/03. CONFIGURAO DE DELITO AUTNOMO DIVERSO. PREVISTO NO ART. 132 DO CP. 1. Denncia que descreve delito autnomo previsto no art. 132 do CP, tendo em vista que os disparos de arma de fogo foram direcionados a residncia onde havia pessoa. 2. Crime de disparo de arma de fogo (Art. 15 da Lei n 10.826/03) constitui figura subsidiria, de perigo abstrato, razo pela qual fica absorvido pelo crime de perigo concreto. 3. Tratando-se de infrao de menor potencial ofensivo, resta cassada a sentena com remessa ao JECrim para... (TJ-RS - ACR: 70037664992 RS , Relator: Odone Sanguin, Data de Julgamento: 24/02/2011, Terceira Cmara Criminal, Data de Publicao: Dirio da Justia do dia 10/03/2011)

ARTIGO 133 Penal. Agravo Regimental no Agravo em recurso especial. Insero de dados falsos em sistema de informaes. Art. 133-a do CP. Reexame de material ftico probatrio. Impossibilidade. Enunciado n. 7 da smula do STJ. Agravo Regimental desprovido. - A pretendida desconstituio do entendimento firmado no v. acrdo a quo demandaria necessariamente o reexame do conjunto ftico-probatrio, o que vedado em recurso especial, por incidncia do enunciado n. 7 da Smula desta Corte. Agravo Regimental desprovido.

(STJ - AgRg no AREsp: 194033 SP 2012/0128718-1, Relator: Ministra MARILZA MAYNARD (DESEMBARGADORA CONVOCADA DO TJ/SE), Data de Julgamento: 05/02/2013, T5 - QUINTA TURMA, Data de Publicao: DJe 15/02/2013)
3

ARTIGO 134 Civil. Ao de anulao de casamento. Erro essencial. Legitimidade. Substituio processual. A intransmissibilidade que deriva da norma do art. 220 do Cdigo Civil diz apenas com a legitimidade para a propositura da ao, no impedindo o seu prosseguimento por parte dos herdeiros. Em caso de morte, opera-se a substituio processual, na forma do art. 43 do CPC. Existncia de fundamento inatacado quanto aventada prescrio da ao negatria de paternidade. Questo concernente ao art. 134, 3, do CP no examinada pelo acrdo, faltando-lhe, pois, o necessrio prequestionamento. Recurso especial no conhecido. (STJ - REsp: 41756 MT 1993/0034752-7, Relator: MIN. COSTA LEITE, Data de Julgamento: 12/10/1998, T3 - TERCEIRA TURMA, Data de Publicao: DJ 30.11.1998 p. 149RSTJ vol. 114 p. 199)

ARTIGO 135 E 136 PENAL E PROCESSUAL PENAL. CONFLITO DE JURISDIO. OMISSO DE SOCORRO (ART. 135 DO CP) E MAUS-TRATOS (ART. 136 DO CP). CRIMES PRATICADOS CONTRA IDOSA. CONCURSO MATERIAL. PENAS SOMADAS NO SUPERIORES A DOIS ANOS. DECLARAO DE COMPETNCIA DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DO IDOSO. DECISO UNNIME. I- Tratando-se de supostos delitos cometidos por pessoa cuidadora de idosa, sem aparente motivao de gnero, em razo da condio feminina da vtima e, tendo em vista, que as penas somadas em concurso material no ultrapassam 2 anos, revela-se, competente, na caso dos autos, o Juizado Especial Criminal do Idoso. II- Conflito de jurisdio julgado procedente. Deciso unnime. (TJ-PE - CJ: 619853620118170001 PE 0004530-82.2012.8.17.0000, Relator: Alexandre Guedes Alcoforado Assuno, Data de Julgamento: 22/05/2012, 4 Cmara Criminal, Data de Publicao: 106)

REFERNCIAS
BASTOS, Joo Jos Caldeira. Crime de perigo para a vida ou sade de outrem. Estrutura jurdica e divergncias interpretativas. Jus Navigandi, Teresina, ano 13, n. 1870, 14 ago. 2008 . Disponvel em: <http://jus.com.br/artigos/11597>. Acesso em: 16 set. 2013. CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal Parte Especial. 5 Ed. Guarulhos, SP. Editora Saraiva, 2007. NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal: parte geral: parte especial 6. ed. rev. atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009. Jurisprudencias JusBrasil,Disponivel em: <http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/ > . Acesso em 14 Set. 2013.

You might also like