You are on page 1of 17

0

FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE - FJN ESPECIALIZAO EM GESTO ESCOLAR

JOS MARIA TAVARES DE CASTRO JNIOR

A RESSIGINIFICAO DA RES PBLICA COMO INSTRUMENTO DE GESTO ESCOLAR

JUAZEIRO DO NORTE CE 2013

FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE - FJN ESPECIALIZAO EM GESTO ESCOLAR

JOS MARIA TAVARES DE CASTRO JNIOR

A RESSIGINIFICAO DA RES PBLICA COMO INSTRUMENTO DE GESTO ESCOLAR

JUAZEIRO DO NORTE CE 2013

JOS MARIA TAVARES DE CASTRO JNIOR

A RESSIGNIFICAO DA RES PBLICA COMO INSTRUMENTO DE GESTO ESCOLAR.

Trabalho de concluso de curso apresentado faculdade de Juazeiro do Norte - FJN, como parte dos requisitos para obteno do ttulo de especialista em Gesto Escolar.

Orientador: Prof(a). Maria Socorro Oliveira Cavalachy

JUAZEIRO DO NORTE - CE 2013

AVALIAO DO TRABALHO DE CONCLUSO DO CURSO

Trabalho de Concluso de Curso apresentado Faculdade de Juazeiro do Norte FJN, como parte dos requisitos para a obteno do ttulo de Especialista em Gesto Escolar.

BANCA EXAMINADORA: ___________________________ Examinador 01 ___________________________ Examinador 02 ____________________________ Examinador 03

________________________ Local e Data

A RESSIGNIFICAO DA RES PBLICA COMO INSTRUMENTO DE GESTO ESCOLAR.

CASTRO JNIOR, Jos Maria Tavares Prof.(a). Cavalachy, Socorro

RESUMO: Este artigo busca uma reflexo sobre a relao da comunidade: Gestores, professores, pais, alunos, funcionrios e demais indivduos com a escola pblica. Um bem comum, um espao pblico, um lugar, a coisa do povo, a coisa pblica, um patrimnio. O estudo realizado pela PESB (pesquisa social brasileira) identifica o brasileiro como patrimonialista e com pouco esprito pblico, levando a um descaso e corrupo com esses espaos. A ressignificao do espao pblico permite a comunidade escolar valorizar, preservar e conservar o patrimnio material e imaterial da escola, construda atravs de prticas de gesto patrimonial, ambiental e artstico cultural, de modo coletivo, levando a noo de pblico como algo que pertence a todos e cuidado por todos na escola. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa bibliogrfica, fazendo uso de autores como Almeida, Tuan, Demo, Dayrell. Espera-se Nesse artigo ressignificar a noo de pblico, para junto comunidade, modificar suas atitudes e valores, objetivando garantir uma gesto realmente democrtica e participativa e no meramente ilustrativa, atravs de sua prtica como instrumento de gesto escolar. Palavras-chaves: Espao Pblico, res pblica, gesto, ressignificao.

ABSTRACT:
This article seeks to reflect on the relationship of the community: Managers, teachers, parents, students, employees and other individuals to public school. A common good, a public space, a place, a thing of the people, public affairs, a heritage. The study conducted by PESB (Brazilian social research) identifies the Brazilian as patrimonial and with little public spirit, leading to neglect and corruption in these spaces. The redefinition of public space allows the school community to value, preserve and conserve the material and immaterial heritage of the school, built through asset management practices, environmental and cultural artistic, so taking the notion of collective public as something that belongs to everyone and care of everyone at school. The methodology used in this study was a literature search, using authors like Almeida, Tuan, Demo, Dayrell. It is hoped this article reframe the notion of public, in the community, change their attitudes and values, aiming to ensure a truly democratic and participatory management, not merely illustrative through his practice as a tool for school management

Key words: public space, res publica, management, resignification _________________


Professor efetivo do Estado na E.E.M. Dona Antnia Lindalva de Morais, graduado em geografia UECE, psgraduado em Planejamento e Gesto Ambiental UECE. Especialista em Ensino de Geografia FJN Email: tavaresjuniorce@hotmail.com . Professora orientadora dos cursos de ps-graduao da Faculdade de Juazeiro do Norte.

INTRODUO

A escola pblica um espao que pertence a toda a comunidade. Sua infraestrutura, seus objetos, suas realizaes. Porm a noo de pblico, res pblica, coisa do povo, no percebida muitas vezes pela ampla maioria dessa comunidade formada por professores, alunos, pais, gestores e demais cidados como algo que pertena a todos, construdo coletivamente. H uma confuso em relao ao espao pblico construindo pelos impostos de todos e o construdo como patrimnio material e imaterial, com representatividade para a comunidade. A escola como espao de construo do conhecimento, deve buscar ampliar sua teia de relaes junto a comunidade at dilui-se nela, transformando-a em um lugar, espao vivido, com identidade, construdo coletivamente e cuidado e por todos. A percepo do significado da coisa pblica influencia na gesto da escola. A conservao de seus equipamentos, infraestrutura, o sentimento da comunidade em relao escola, constri uma imagem que reflete no seu cotidiano para o bem ou para o mal. Por tanto, o objetivo desse artigo construir dentro dos instrumentais de gesto escolar j existentes uma ressignificao da coisa pblica, permitindo uma gesto realmente democrtica e participativa, capaz de fazer com que a comunidade se aproprie da escola como coisa pblica e manifeste para todos os demais espaos a conscincia poltica construda a partir dessa relao. No primeiro momento desta reflexo: O brasileiro e a coisa pblica busca -se a partir de um estudo nico realizado no Brasil, apresentado no livro a cabea do brasileiro, mostrar que existe uma percepo sobre a coisa pblica no Brasil: O brasileiro patrimonialista e com pouco esprito pblico. Caso se tome como verdadeira essa afirmao, como mudar essa realidade que contribui para corrupo e depredao do patrimnio pblico? No segundo momento busca-se fundamentar a relao da escola enquanto espao pblico como lugar. Pois quem no tem memria no tem identidade, quem no tem identidade no se reconhece no lugar. Quem no se reconhece no lugar no valoriza, no conserva, no preserva. No terceiro ponto, busca-se refletir sobre as estratgias para ressignifao do espao pblico, no como uma definio rgida dos mtodos cientficos que estruturam as cincias, pois todas so bem vidas enquanto prticas durante o

processo, mas como possibilidades, dentro da necessidade de uma mudana de paradigmas que definem os sistemas de produo, educacionais, cientficos e polticos que afetam a relao da percepo e cultura que define a noo da coisa pblica. Um novo significado da res pblica como instrumento de gesto escolar definir a estratgia na teia de relaes com a comunidade, pois dever est inserido no projeto poltico pedaggico, no regimento escolar, no plano anual de trabalho, garantindo uma gesto democrtica e participativa. Por fim a escola poder exercer a sua verdadeira misso: formar cidados preparados para continuar seu aprendizado em cada experincia, sem reproduzirem as desigualdades provocadas pelo sistema neoliberal, conscientes de suas aes, construindo valores que podero inspirar geraes, assumindo a responsabilidade para si das aes individuais e coletivas, construindo finalmente um novo significado da coisa pblica.

1 O BRASILEIRO E A COISA PBLICA No livro a cabea do brasileiro, a partir da afirmao: Cada um cuida do que seu e o governo cuida do que pblico o autor apresenta um perfil da relao do brasileiro com a coisa pblica, mostrando atravs da PESB (pesquisa social brasileira), realizada em todas as capitais do Brasil e mais 75 cidades acima de 20.000 habitantes das cinco regies brasileiras, que o brasileiro patrimonialista e com pouco esprito pblico. A pesquisa foi realizada no ano de 2002 e aplicou 2.363 entrevistas mostrando, segundo DaMatta, dois Brasis em conflito, um arcaico e outro moderno, tendo a escolaridade e o processo de urbanizao realizado forte presso rumo a um pas mais democrtico e moderno, mas que precisa rever seu famoso jeitinho brasileiro afim de alcanar a verdadeira democracia. Na pesquisa realizada, tomou-se a noo de pblico como algo de todos, e o privado/particular, como algo que diz respeito a cada indivduo. Buscou-se captar a noo de pblico como tudo aquilo que no diz respeito, ou no pertence exclusivamente, ao indivduo em questo. J a noo patrimonialista refere-se a perda do princpio da impessoalidade na administrao da coisa pblica, atribuindo aos polticos a tomada de decises sem contar com o apoio social, o que facilita a corrupo e o descaso com os espaos pblicos.

O esprito pblico est relacionado a capacidade do brasileiro em dar sua cota de sacrifcio, em colaborar com o governo no cuidado com o que pblico. O que parece prevalecer a famosa lei de talio: olho por olho, dente por dente. A maioria dos brasileiros s est disposta a colaborar se o governo fizer sua parte. Almeida (2007,p 98) afirma:
A rua o ambiente pblico na maioria das vezes, inspito, autoritrio e desolador. A casa o ambiente privado do sentimento, do afeto da famlia e do que pessoal. A rua o espao pblico de regras impessoais e a casa, o espao privado do particularismo. Toda vez que a casa engloba a rua, a consequncia a utilizao privada do que pblico.

Assumindo a premissa como verdadeira desse estudo sobre a viso do brasileiro em relao a apropriao privada dos espaos pblicos, levando a um descaso com os espaos que pertencem a todos os brasileiros e, portanto, que deveriam ser cuidados por todos. Procura-se nesse artigo refletir sobre a necessidade de ressignificar a res pblica, a coisa pblica, coisa do povo junto comunidade como um instrumento de gesto escolar. Leonardo Boff acredita que o cuidado essncia do ser humano, como no mito grego de Higino, o indivduo perde o status de cidado na polis, a res pblica muda sua administrao para as mos do imprio Romano, mas o ato de cuidar, permanece, voltando para o indivduo, cuidar de si mesmo. Boff (1999) nos diz que O que vale para o indivduo vale tambm para a comunidade local. O indivduo deve cuidar da biodiversidade, cuidar, das praas, igrejas, suas casas e escolas e lugares pblicos, assim como da histria e memria do povo.

2 ESCOLA PBLICA: UM NOVO SIGNIFICADO AO LUGAR A escola um espao pblico onde sua funo social a aprendizagem. No contraditrio que espaos de construo do conhecimento, conscientizao e formao cidad sejam vtimas da desvalorizao da coisa pblica? H como valorizar a coisa pblica sem politizar as pessoas? A gesto da escola poder ser democrtica se as pessoas no possurem o conhecimento necessrio para fazer parte do processo? Por que os espaos pblicos so degradados pela prpria

comunidade a que pertencem? Quais seriam os resultados de levar um novo significado da coisa pblica comunidade? A hiptese aqui levantada a de que quando a populao abre mo do conhecimento, abre mo do poder inerente condio de cidado. Valorizar a participao de cada membro da comunidade, sem transferir a responsabilidade para outra esfera de poder, que no o povo, consolidaria a verdadeira democracia e cidadania, fazendo melhor uso do poder do povo na escolha de seus representantes, responsveis por cuidar do patrimnio de todos. Esse mesmo povo deve zelar por ele, conservando, preservando e fiscalizando. Para que isso acontea a comunidade deve construir uma nova imagem, uma representao, um novo sentido ao pblico. O signo, o smbolo na percepo da comunidade deve mudar. Ressignificar atribuir "novo significado" a acontecimentos pela mudana de sua viso de mundo. Na programao neurolingustica, o uso de tcnicas pode fazer com que as pessoas percebam o mundo de uma maneira mais agradvel, proveitosa e eficiente. A ressignificao um elemento-chave para o processo criativo, que significa a habilidade de situar o evento comum num filtro til ou capaz de propiciar prazer. Na teoria da comunicao geral, um sinal somente possui significado em termos de filtros ou contexto no qual se manifesta. Atravs da ressignificao, podemos aprender a pensar de "outro modo" sobre as coisas, ver "novos pontos de vista" ou levar "outros fatores" em considerao. Para que esse novo significado do que pblico possa ser usado como instrumento de gesto escolar, preciso compreender que um instrumento de gesto deve estabelecer melhorias nas relaes das instituies com seus alunos, docentes, especialistas, servidores e famlias. O Conselho de Educao do Cear (CEC) normatizou os instrumentos de gesto escolar por meio da Resoluo 395/2005, que estabelece diretrizes para elaborao do projeto pedaggico, regimento escolar e plano de trabalho anual, porm o Estado estabelece as diretrizes para a ao pedaggica na escola, cabendo a comunidade a responsabilidade de cuidar efetivamente desse bem comum, de responsabilidade de todos. De acordo com o cdigo civil art. 98, So pblicos os bens de domnio nacional pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico interno; todos os outros so particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem. As empresas pblicas e as sociedades de economia, embora sejam

pessoas jurdicas de direito privado, integram as pessoas jurdicas de direito pblico interno, assim os bens destas pessoas tambm so pblicos. Ainda no (art. 23, I da CF) competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios zelar pela guarda da Constituio, das leis e das instituies democrticas e conservar o patrimnio pblico. So Bens de uso comum aqueles destinados ao uso indistinto de toda a populao. Ex: Mar, rio, rua, praa, estradas, parques (art. 99, I do CC). O uso comum dos bens pblicos pode ser gratuito ou oneroso, conforme for estabelecido por meio da lei da pessoa jurdica a qual o bem pertencer (art. 103 CC). Ex: Zona azul nas ruas e zoolgico. O uso desses bens pblicos oneroso. A escola, assim como bibliotecas, teatros, fruns, museus etc. so bens de uso especial destinados a uma finalidade especfica. (art. 99, II do CC). J os bens dominicais no esto destinados nem a uma finalidade comum e nem a uma especial. Constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico, como objeto de direito pessoal ou real, de cada uma dessas entidades (art. 99, III do CC). Assim, destinar a responsabilidade, o cuidar da coisa do povo sem o apoio do povo, sem a conscincia do mesmo sobre sua legitimidade sobre esses espaos no d a esses espaos a identidade necessria para sua proteo e integrao. A simples conservao dos bens pblicos no se configura a apropriao de sua imaterialidade, ou seja, o que ele representa na vida da comunidade escolar e dos que a cercam. Tambm o uso nocivo do patrimnio pblico pela comunidade, de forma predatria, sem cuidados, sem conservao, tambm no d a estes a apropriao de sua prpria imaterialidade constituda, pois ao fazer o simples uso do patrimnio pblico material (quadras esportivas, salas de aula, bibliotecas etc), sem a preocupao como bem comum, coletivo, e atribuindo a si o dever como cidado de proteger o que no seu exclusivo, no constri uma identidade como lugar. Um novo significado da coisa publica, conscientizando a comunidade que o que de todos deve ser cuidado por todos, leva a uma valorizao dos espaos pblicos, criando uma identidade desses espaos atravs das memrias coletivas que so construdas socialmente. Os bens comuns sejam materiais ou imateriais passam a assumir o verdadeiro sentido de patrimnio. Portanto, pode-se compreender:

o espao pblico um espao da poltica, porque nele se exercem as vozes cidads, participantes de direito na deciso poltica e com funo de avaliao permanente do poder o contrrio da sociedade annima, massificada, margem da poltica ou duma opinio pblica sem dimenso e eficcia poltica. (PINTASILGO apud MAGALHES, 2010, p.42)

Demo (2000) diz que, na sociedade do conhecimento, deve-se combater pobreza, primeiramente, a pobreza poltica, muito mais forte do que a pobreza natural, j que o seu centro fenmeno de excluso social, e no apenas de carncia. Afirmando ainda que ser cidado no ser beneficirio da proteo estatal:
Se ignorncia o problema social mais devastador, seu enfrentamento no se dar, sobretudo, pelo acesso a benefcios, mas pela capacidade individual e, sobretudo, coletiva de fazer e fazer-se oportunidade, ou de se emancipar (DEMO, 2000, p.23).

A atuao de professores, alunos, pais, funcionrios, gestores e demais membros da comunidade, compartilhando experincias, alegrias, tristezas, vitrias e derrotas, aprendendo com os erros e acertos no cotidiano escolar, buscando na prpria escola um espao de formao e construo de identidade, faz desses espaos um lugar. Tuan (1983) define lugar como qualquer objeto estvel que capta nossa ateno., mas [...] muitos lugares, altamente significantes para certos indivduos e grupos, Tm pouca notoriedade visual. So conhecidos emocionalmente, e no atravs do olho crtico ou da mente. Cada indivduo desenvolve sua prpria relao com os espaos. A escola como smbolo pblico s ser um lugar quanto mais complexo for a teia de relaes na comunidade. Com o tempo a maioria dos smbolos pblicos perdem seu status como lugar e simplesmente obstruem o espao (TUAN,1983). Isso mostra a intrnseca relao entre cultura, espao e percepo. A cidade um lugar, um centro de significados, por excelncia. Possui muito smbolos bem visveis, mas ainda a prpria cidade um smbolo. (TUAN,1983) Por fim ainda afirma:
Uma cidade no se torna histrica simplesmente porque ocupa um mesmo stio durante um longo tempo. Os acontecimentos passados no produziro impactos no presente se no forem gravados em

10

livros de histria, monumentos, desfiles e festividades solenes e alegres que todos reconhecem fazer parte de uma tradio que se mantm viva. Uma cidade antiga guarda uma acervo de fatos nos quais as sucessivas geraes podem se inspirar e recriar sua imagem de lugar. (TUAN, 1983,P.193) A escola para constituir-se como lugar, como smbolo dentro da cidade, dentro da comunidade, deve construir e registrar sua prpria histria como parte da prpria comunidade, diluindo-se nela at que no se percebam limites entre a comunidade e a instituio.

3 UMA ESTRATGIA DE RESSIGNIFICAO DO ESPAO PBLICO A percepo do que publico algo impregnado de valores, hbitos, costumes, memrias, que ao longo do tempo definem de modo coletivo seu significado. A histria vai ajudar a construir seus sentidos, assim como seu registro. Da mesma forma, para ressignific-lo, deve-se reconstruir valores, atravs de novos hbitos, onde ao longo do tempo possam traduzir-se em memrias que construam uma imagem, uma representao do conceito de pblico, representado em seus objetos, que so os prprios espaos pblicos, escolas, praas etc. A educao patrimonial tem contribudo nesse sentido, pois tem como propsito ensinar aos indivduos de todas as idades, a conhecer a si mesmo, a seu grupo, e seu patrimnio e a compartilhar esse conhecimento com o outro. A escola
um dos lugares onde so ensinadas as regras do espao pblico para o convvio democrtico com a diferena, traduzindo os significados de uma verdadeira cidadania.

A educao patrimonial, em termos terico-metodolgicos, se utiliza dos lugares e suportes da memria como arquivos, bibliotecas, stios histricos, vestgios arqueolgicos, museus, monumentos histricos etc. Desenvolvendo no processo educativo a sensibilidade e a conscincia dos educandos e dos cidados para a importncia da preservao desses bens culturais.
Sem essa teia de relaes nos diz Ferrara (1996, p.74-75):
[...] o espao pblico (a rua, a praa, o quarteiro) apresenta-se abandonado como se fosse hostil ao indivduo que a ele no se atreve seno como caminho indispensvel aos seus deslocamentos. [...] O anonimato e a irresponsabilidade do espao pblico agasalham e estimulam a ao igualmente desobrigada [...] o espao

11

pblico no percebido como coletivo, como o lugar de prticas associativas e o indivduo resiste a organizar-se como cidado.

Ainda segundo Ferrara (1999, p. 76)


[...] cidadania um exerccio. Por outro lado, essa prtica se alicera na participao de uma comunidade s voltas com interesses coletivos. Reconhec-los condio que leva o cidado a superar o limite do privado e a segurana individual, obrigando a olhar para fora de si, a fim de encontrar, no coletivo ou por meio dele, uma realizao pessoal mais exigente.

A estratgia para concretizao de um novo significado da coisa pblica envolve prticas dentro dos instrumentais de gesto j citados, de projetos de educao ambiental, patrimonial, formao poltica e artstica cultural.
A problemtica ambiental, como sintoma da crise de civilizao da modernidade, coloca a necessidade de criar uma conscincia a respeito de suas causas e suas vias de resoluo. Isto passa por um processo educativo que vai desde a formulao de novas cosmovises e imaginrios coletivos at formao de novas capacidades tcnicas e profissionais; desde a reorientao dos valores que guiam o comportamento dos humanos para a natureza, at a elaborao de novas teorias sobre as relaes ambientais de produo e reproduo social e a construo de novas formas de desenvolvimento. (LEFF, 2001, P. 254-255)

A escola se percebendo como comunidade e construindo saberes para sua realidade, sem agir como mero reprodutor do sistema neoliberal incorporado pelo Estado pode separar o patrimonialismo da verdadeira noo da res pblica, da coisa do povo. Essas estratgias podero fortalecer a existncia da associao de pais e mestres na gesto da escola, na participao dos conselhos e na politizao e ao efetiva dos grmios estudantis que tem muitas vezes funo meramente ilustrativa. Alm disso, a verdadeira preservao, conservao e valorizao do nosso patrimnio construdas no nosso dia a dia, nas pequenas coisas, no cuidado com os livros da biblioteca, na manuteno adequada da escola e uso eficiente dos recursos financeiros, assim como nos registros em fotos, vdeos, murais, painis, projetos da escola, eventos e festas em que a comunidade se envolva completamente. Pode ser til na construo e apropriao da identidade da escola pela comunidade nomear os espaos que so compartilhados por todos, como uma espcie de toponmia, a fim de humaniz-los. Muitos professores, funcionrios,

12

pessoas de modo geral que participaram ativamente da vida da escola ao longo dos anos, construram sua histria junto a comunidade, sendo percebidos como smbolos, deveriam ser homenageados, atribuindo aos espaos de convivncia seus nomes. Ao invs de simplesmente sala da biblioteca, cham-la, por exemplo, de biblioteca professora Lurdes Cunha, pois todos lembraro a importncia da contribuio da professora junto comunidade, fazendo com que suas aes possam motivar, estimular, conscientizar as novas geraes. Assim como as salas de aulas, laboratrios e demais ambientes. Halbwachs (1990) atribui uma relao da memria individual ao grupo. As lembranas do indivduo so forjadas na interao social, com seus grupos e instituies. no contexto destas relaes que construmos as nossas lembranas. Assim, a memria coletiva contribui para o sentimento de pertencimento a um grupo de passado comum, que compartilha memrias. Ela garante o sentimento de identidade, uma construo simblica do espao. Certamente que as condies ambientais tambm devem ser favorveis, o que em muitas escolas no acontece como: Salas de aula numerosas, carteiras desconfortveis, quentes e arquitetonicamente desfavorveis, onde o barulho de uma sala interfere na outra colada a ela; iluminao inadequada, fatores que diminuem o rendimento da turma e podem construir um sentimento de averso ao lugar, depredao das carteias com pichaes, fugas da escola etc. Como afirma Dayrell (2001, p. 147), [...] a arquitetura e a ocupao do espao fsico no so neutras [...] O espao arquitetnico da escola expressa uma determinada concepo educativa . Tuan (1980) Ao falar dos sentimentos de afetividade e averso aos lugares criou os termos topofilia e topofobia, respectivamente. Para considerarmos atitudes e valores sobre o meio ambiente escolar, todas as relaes construdas pela comunidade devem ser percebidas. Alm destes dois conceitos, ele tambm usa o conceito de topocdio, cujo significado a destruio que o homem efetua sobre as paisagens naturais e culturais. Portanto, possvel compreender que esses sentimentos de averso e afetividade tambm se manifestam nos espaos da escola, prejudicando o rendimento, contribuindo para evaso e depredao do patrimnio escolar. Se faz necessrios um estudo da percepo ambiental, uma tentativa de compreender as

13

experincias vividas por professores, alunos e comunidade em geral que afetam essa teia de relaes.

CONSIDERAES FINAIS Nos dias de hoje comum o discurso da gesto democrtica e participativa nas escolas, mas no se pode pensar que essa democracia limite-se na escolha do diretor. Tambm no se pode pensar a participao apenas na presena da comunidade em eventos ou contribuindo na preservao e conservao dos espaos fsicos, mas pensar a gesto da educao, definindo os espaos polticos que contribuam para representao efetiva da comunidade. Muitos desses canais de representao efetiva existem como diretriz, mas na prtica muitas vezes servem apenas para cumprimento das normas, sem envolvimento efetivo, simplesmente porque no h a devida vontade poltica, que passa pela educao, pela compreenso do significado da coisa pblica. com essa percepo que a gesto escolar encontrar na valorizao do significado da res pblica um instrumento capaz de transformar a relao da comunidade no seu cotidiano, pois de posse de um sentimento de pertencimento a um lugar que seu e de todos, com direitos e obrigaes sobre ele, pode-se alcanar uma identidade nesse espao pblico, que inspira geraes a continuar construindo coletivamente seu patrimnio imaterial, apropriando-se adequadamente do material, planejando, fiscalizando, avaliando, protegendo memrias que ressignificam os laos que definem a escola como patrimnio pblico. H escolas construdas com os mesmo padres arquitetnicos, com diferentes condies de uso, manuteno e conservao, pois depende da localizao, da participao da comunidade, da forma de planejamento e organizao da gesto na escola, que deve conciliar recursos humanos e materiais. A gesto escolar que busca ser democrtica e participativa, cultivando um esprito pblico, afastando o patrimonialismo, tem como resultados professores e funcionrios motivados, pois como servidores pblicos, so os primeiros defensores da coisa do povo, sendo eles prprios parte do povo, da comunidade, porm exaltados como lderes desse movimento de participao coletiva.

14

O diretor, fonte de inspirao, incentivo e apoio tcnico, mantm contato permanente com os docentes, funcionrios, alunos e familiares, valorizando-os, fazendo com que se sintam parte fundamental do processo do cuidar, estimulando a criatividade, mas estabelecendo padres, confrontando, corrigindo, capacitando. Valoriza o desempenho dos professores, sabendo que receber reconhecimento os motiva a fazer cada vez melhor o seu trabalho. Por isso, capaz de extrair o mximo de sua equipe de profissionais. Essa reflexo sobre a ressignificao da res pblica no se esgota em qualquer nvel de estudo, pois os espaos que tecem a teia dessas relaes comunitrias so dinmicos, exigindo de cada um de ns uma auto-avaliao constante. Faz-se necessrio que o gestor da escola pblica transforme essa reflexo em prtica e que a prtica leve a novas reflexes e ressignificaes no exerccio da nossa cidadania.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALMEIDA, Alberto Carlos. A cabea do brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2007. BOFF, L. Saber Cuidar: tica do humano - compaixo pela Terra. Petrpolis: Vozes, 1999. BRASIL. Constituio (1988). Constituio [da] Republica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado Federal. BRASIL. Novo Cdigo Civil. Lei n 10.403 de 10 de janeiro de 2002. Aprova o novo cdigo civil brasileiro. Braslia, DF, 2002. DAYRELL, J. Mltiplos olhares sobre educao e cultura . Belo Horizonte, MG: UFMG, 2001

DEMO, Pedro. Poltica social do conhecimento : sobre futuros do combate pobreza. Petrpolis, RJ: Vozes, 2000. FERRARA, Lucrecia D` Alessio. As cidades ilegveis: percepo ambiental e cidadania.In: DEL RIO, Vicente; OLIVEIRA, Lvia de. Percepo ambiental: a experincia brasileira. So Paulo: Ed. da UFSCar, 1996. p. 6180

15

HALBWACHS, Maurice. A memria coletiva. So Paulo, Vrtice, 1990. LEFF, Enrique. Saber Ambiental Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Trad. Lcia Mathilde Endlich Orth. Petrpolis:Vozes, 2001.

MAGALHAES, Isabel Allegro de. A dimenso do cuidar e a ressignificao do espao pblico no pensar e agir de Maria de Lourdes Pintasilgo. Ex aequo, Vila Franca de Xira, n. 21, 2010 . Disponvel em <http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.. acesso em 24 de fevereiro de 2013.

Resoluo 395/2005. Disponvel em: www2.cec.ce.gov.br. Acesso em 24 de fevereiro de 2013.

TUAN, Y. Topofilia: Um Estudo da Percepo, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. Trad. Lvia de Oliveira. Rio de Janeiro: Difel, 1974. 288p.

_______. Espao e Lugar: a perspectiva da experincia . So Paulo: Difel, 1983.

You might also like