You are on page 1of 11

Entretenimento: valor-notcia fundamental

Leonel Azevedo de Aguiar

Entertainment: a fundamental news value

Resumo
Este artigo problematiza o neologismo infotenimento. Composto a partir da fuso dos termos informao e entretenimento, utilizado para designar a hibridizao do ideal moderno do jornalismo informar aos cidados com uma das principais caractersticas da cultura de massa: a competncia para entreter, distrair, divertir. Demonstra de que modo a potencialidade de entretenimento do acontecimento torna-se um valor-notcia fundamental para congur-lo na ordem do discurso jornalstico. Aponta que o sensacionalismo entendido como modalidade de conhecimento centrada na lgica das sensaes uma estratgia de comunicao voltada para produo de narrativas jornalsticas com capacidade de atrair o interesse do pblico e expandir o universo de leitores.

Abstract
This article discusses infotainment, a neologism that combines the terms information and entertainment. Infotainment is a hybrid word, a result of combining modern journalistic ideal to inform citizens with the ability to entertain, one of the main mass culture characteristics. It shows how an events entertainment potential becomes a primary news value to be shaped into journalistic discourse. It points out that sensationalism is a communication strategy devoted to the production of journalistic narrative, capable of attracting the interest of the public and expanding readership. Sensationalism is seen here as a knowledge focused on the sensations logic.

15

Palavras-chave:

Entretenimento, Infotenimento, Sensacionalismo, Valor-notcia

Key words:

Entertainment, Infotainment, Sensationalism, News values

Estudos em Jornalismo e Mdia Ano V - n. 1 pp. 13 - 23 jan./ jun. 2008

16

A capacidade de entretenimento constitui-se como um valor-notcia fundamental para que um acontecimento possa adquirir os requisitos necessrios para ser construdo enquanto narrativa jornalstica. Valores-notcia so qualidades dos acontecimentos que produzem as condies de possibilidades para que sejam transformados e contidos em um produto informativo. Notcia, nesse sentido, entendida como produto industrial resultante de um processo empresarial organizado que implica em uma perspectiva prtica dos acontecimentos, perspectiva essa que tem por objetivo reuni-los, fornecer avaliaes simples e diretas acerca das suas relaes e faz-lo de modo a entreter os leitores (Altheide, 1976: 112). Autores brasileiros que contriburam com obras pioneiras sobre o jornalismo tambm destacam a importncia do fator entretenimento no processo de produo da notcia. Com sua viso funcionalista da imprensa, Luiz Amaral descreve quatro funes da imprensa: poltica, econmico-social, educativa e de entretenimento. Ao ressaltar que uma das caractersticas da sociedade industrial foi a inveno de um tempo livre destinado ao lazer, arma que grande parte do pblico considera a leitura dos jornais como uma atividade de prazer. O entretenimento uma funo psicossocial da imprensa (Amaral, 1987: 24). Na fase psindustrial, acrescenta, as horas dedicadas ao lazer tendem a aumentar ainda mais.
Os momentos escolhidos para ler os jornais so os intervalos de repouso: o descanso que segue o almoo, a espera do jantar ou a hora de dormir; a leitura dos jornais a distrao conscientemente procurada durante os

Se o jornalismo que hoje conhecemos apresenta como caracterstica o paradigma do jornal de informao, qual o problema poltico em produzir um noticirio que desperte o interesse do leitor e ainda possa entret-lo?

tempos mortos, nos transportes, nas salas de espera, nos dias de feriados, quando chove (Amaral, 1987: 21).

Considerar a notcia um produto industrial disponvel para ser vendido no mercado, implica ressaltar a existncia de uma hierarquia de interesses previsveis para a edio do material jornalstico, dentre os quais um acontecimento merece destaque pelo entretenimento que proporciona (Medina, 1988: 21). Se o fator entretenimento medido como um valor essencial para a construo da notcia e para manter o interesse do pblico-leitor pela mercadoria informao, quais os motivos que levam certos autores a desqualicarem a informao jornalstica que tem, como marca, a capacidade de entreter o pblico? Se o jornalismo que hoje conhecemos, com suas origens no sculo XIX, apresenta como caracterstica o paradigma do jornal de informao superando o antigo paradigma do jornal de opinio , qual o problema poltico em produzir um noticirio que desperte o interesse do leitor e ainda possa entret-lo? Para Sousa, por exemplo, os jornais devem atuar na sociedade com o objetivo de informar aos cidados, levando em conta que eles so atores sociais responsveis e possuem conscincia crtica para intervir politicamente.
Informar jornalisticamente ser, assim, em sntese, permitir que os cidados possam agir responsavelmente. Na minha opinio, entreter jornalisticamente, pelo contrrio, tende a degradar, em maior ou menor grau, essa funo informativa e, conseqentemente, reguladora e mediadora, que os meios de comunicao possuem na sociedade (Sousa, 2000: 63).

Estudos em Jornalismo e Mdia Ano V No 1 - 1o semestre de 2008

Posio semelhante a de Howard Kurtz, que denomina a fase atual da imprensa com as inovaes da linguagem, introduzindo a cor nas suas pginas, textos condensados, design agradvel e sedutor, infogrcos e ilustraes, fotograas em formato grande e coloridas, ttulos atraentes, multiplicao de pequenos boxes como jornalismo cor-de-rosa (Kurtz, 1993: 47). Ao analisar os jornais contemporneos e o processo de inuncia da publicidade na prpria construo da linguagem jornalstica, outro autor argumenta que o jornalismo transgnico (Marshall, 2003: 120) visa agradar a todos os setores da sociedade leitores, anunciantes, governo, poder econmico. Esta estratgia se realiza aumentando a cobertura de notcias sobre comportamento, interesse humano, programas de televiso, lmes, msica, moda, previso do tempo e esportes. A cobertura de notcias mais srias foi trocada por notcias de entretenimento, que tm maior efeito sobre a audincia e custam bem menos empresa (Marshall, 2003: 27). Em suma, essa discusso pode ser vista como uma oposio entre, de um lado, a seriedade como um modelo de produo da informao e, de outro, o entretenimento enquanto um modo de construo da linguagem jornalstica capaz de atrair mais leitores e viabilizar economicamente a imprensa. Explanada a questo, ressaltamos que a proposta desse artigo problematizar o termo infotenimento ou infotainment, neologismo constitudo a partir da juno de informao e entretenimento (ou entertainment) e que designa a atual tendncia da imprensa a veicular informaes atraentes a qualquer preo (Neveu, 2006: 19).

Para tal empreendimento terico, pretende revisitar brevemente a histria da imprensa, demonstrando que a gnese do jornalismo de informao surgido no sculo XIX com a sociedade urbano-industrial moderna traz em seu bojo a crescente disputa pela conquista do pblico-leitor e a publicidade como o principal sustentculo econmico da empresa jornalstica. Essa consolidao econmica e empresarial signicou agregar novos tipos de leitores, criando uma linguagem inovadora a tcnica do lead e da pirmide invertida, as manchetes, as fotograas, as editorias e incorporando produtos no-jornalsticos da cultura de massa, como o folhetim (voltado para o pblico feminino) e os quadrinhos (para o pblico juvenil), alm de assuntos originais em suas pginas como moda, receitas culinrias, horscopos e reportagens sobre crimes e catstrofes. Por m, sintetiza os critrios de noticiabilidade e aponta como o valor-notcia entretenimento foi importante para alargar e agrupar outros segmentos de leitores para os jornais.

17

Entreter e informar
A inveno do jornalismo no sculo XIX, com a emergncia de uma nova mercadoria a informao e sua autonomia enquanto atividade social, vincula-se ao nascimento de uma ordem especca de discurso: a notcia. Foi nesse perodo que ocorreu o desenvolvimento do primeiro meio de comunicao de massa a imprensa. Com os vertiginosos crescimentos dos processos de industrializao e de expanso urbana, os jornais so transformados em produtos comerciais fabricados por empresas capitalistas, nas quais os jornalistas passam a atuar prossionalmente. Simultaneamente, o aperfeioamento das instituies democrti-

A inveno do jornalismo no sculo XIX vinculase ao nascimento de uma ordem especca de discurso: a notcia

18

ticas promove um discurso sobre a responsabilidade social da imprensa e a promoo de uma nova tica prossional: o antigo paradigma do jornal como um instrumento de luta poltica e ideolgica cede lugar ao paradigma da informao como mercadoria. O jornalista deixa de ser um ativista poltico, autor de textos opinativos, para se tornar um mediador neutro e imparcial que observa a realidade social e produz um relato com base no mtodo da objetividade, semelhante ao rigor metodolgico do Positivismo. Este o padro o modelo norte-americano e ingls de jornalismo informativo, separando as opinies dos fatos que, no decorrer do sculo XX, acaba por se tornar dominante no campo jornalstico das sociedades democrticas. Nesta linha de anlise, Traquina (2005: 50) lembra que a criao de um novo jornalismo no sculo XIX a penny press, com o exemplar vendido ao equivalente a um centavo conseguiu no s aumentar a circulao dos jornais, mas, com preo acessvel, tambm passou a incorporar um pblico mais amplo e generalizado, alm de politicamente menos homogneo. O novo conceito de produo jornalstica pode ser exemplicado com o New York Sun, primeiro jornal de massa que surge em 1833, o New York Herald, criado em 1835, e o La Presse, lanado em Paris em 1836, todos contendo notcias sobre fatos locais do cotidiano, processos de justia, crimes, execues, catstrofes e eventos extraordinrios, sem qualquer artigo de opinio sobre poltica.
La Presse abandonou os tradicionais artigos polticos longos e substituiu-os pelas notcias de rua, moda e furos jornalsticos. A grande novidade, no entanto, foi a introduo dos folhetins, uma inovao recebida com tremendo

Essa imprensa, que oferece aos leitores uma informao mais diversicada e atraente, assume uma narrativa marcada pelo sensacionalismo

entusiasmo pelo novo pblico leitor, que ansiava por diverso e no estava muito interessado em poltica. A agitao poltica foi subordinada s notcias, publicidade e ao entretenimento, com o objetivo de conseguir a maior venda possvel do jornal (Traquina, 2005: 65).

A chamada penny press acabou contribuindo para consolidar o novo conceito de jornalismo, que separou e valorizou o fato em detrimento da opinio, o que ajudou a efetuar a passagem de um jornalismo de opinio para um jornalismo de informao. O surgimento desse tipo de jornalismo, que ocorre em um contexto cultural marcado pelas idias do Positivismo, possibilita o aparecimento de uma funo prossional especca: o reprter, com sua tcnica objetiva e neutra de relatar os fatos. Novos formatos jornalsticos so, ento, criados, como a reportagem na Guerra Civil norte-americana (1861-65), s o New York Herald enviou mais de 60 correspondentes e a entrevista, que se torna comum a partir da dcada de 1870. Esse modelo de prtica prossional comunicar fatos passa a ter nas agncias de notcias, como a Associated Press e a Reuters, fundadas, respectivamente, nos Estados Unidos em 1844 e na Inglaterra em 1851, seus mais ardorosos defensores. Essa imprensa, que oferece aos leitores uma informao mais diversicada e atraente, assume uma narrativa marcada pelo sensacionalismo. A notcia transformada em mercadoria vai recebendo, gradativamente, mais investimento, com a nalidade de aprimorar o seu valor de uso. A estratgia de uma linguagem da seduo implica em tornar mais atraente as capas dos jornais, com a criao das manchetes, chamadas de primeira pgina e reporta-

Estudos em Jornalismo e Mdia Ano V No 1 - 1o semestre de 2008

gens, alm do aperfeioamento visual do logotipo. O jornal deve vender-se pela sua aparncia (Marcondes Filho, 1988: 66). Tal estratgia comunicacional funciona porque os ttulos das primeiras pginas, por causa de seu prprio processo de gurao, conseguem, simultaneamente, fazer ver e esconder o texto para que direcionem o leitor. Enquanto em 1829, um dos jornais mais vendidos em Nova York pedia desculpas aos seus leitores por utilizar a primeira pgina para colocar notcias, conforme nos conta Traquina (2005: 54), o uso da primeira pgina nos dirios europeus como forma de exposio de notcias, com grandes ttulos e ilustraes, s se tornaria comum no comeo do sculo XX. Manchetes e demais ttulos presentes nas capas dos jornais no s instauram uma forma de sentido que ordena os acontecimentos noticiveis, mas, tambm, funcionam como uma fascinao para atrair o pblico, com uma linguagem jornalstica que vende publicitariamente o produto denominado jornal. O sensacionalismo j predominava nas publicaes europias que antecederam o jornal, no sculo XVIII, e, mesmo na Idade Mdia, as folhas volantes (ainda manuscritas) continham relatos de fatos bizarros e estranhos. Para superar o paradigma dos jornais como instrumento poltico, a penny press apresentava maior diversidade de informao, publicando notcias sobre os acontecimentos cotidianos e locais, registros policiais e dos tribunais. Ao abordar assuntos diversos, saindo do mbito das notcias sobre poltica e problemas internacionais, conseguia no s seduzir o interesse dos leitores como ampliar seu pblico A imprensa sensacionalista em sua segunda gerao atinge seu auge no m do sculo XIX, nos Estados Unidos

com o New York World, de Joseph Pulitzer, e Morning Journal, de William Randolph Hearst. Os jornais sensacionalistas funcionaram como um dispositivo de socializao e, para possibilitar essa sociabilidade, a imprensa investe em estratgias de comunicao capazes de fascinar um pblico com baixo nvel de alfabetizao ou que domina rudimentarmente o ingls. Uma dessas estratgias, visando no s facilitar a leitura da notcia, mas, principalmente, atrair e xar a ateno do leitor, foi a tcnica do lead e da pirmide invertida, utilizada pela primeira vez no The New York Times, em abril de 1861, e logo apropriada pelos jornais sensacionalistas.
Pulitzer e outros bares da imprensa popular zeram dos imigrantes seu pblico bsico. O estilo de escrever era muito simples, de forma que os imigrantes pudessem entender tudo. As pginas editoriais os ensinavam a ser cidados. Os novos americanos se reuniam todas as noites, depois do trabalho, para conversar sobre o que haviam lido nos jornais, ou ler para outros amigos e discutir os fatos relevantes do dia (Kovach e Rosenstiel, 2003: 252).

19

Uma das estratgias para facilitar a leitura da notcia, atrair e xar a ateno do leitor foi a tcnica do lead e da pirmide invertida, utilizada pela primeira vez no The New York Times, em abril de 1861, e logo apropriada pelos jornais sensacionalistas

Superada a fase do publicismo que marcou a imprensa de opinio, a notcia com seu formato de lead e pirmide invertida, reportando aos temas do cotidiano surge como a melhor estratgia comunicacional para que a imprensa de informao concretize suas nalidades comerciais, expandindo seu pblico-leitor e aumentando o nmero de anunciantes. O modelo do lead e da pirmide invertida no signica descrever os fatos mais importantes seguidos dos menos importantes, mas relatar um nico fato tomado em uma singularidade decrescente, isto , com

seus elementos constitutivos organizados nessa ordem, tal como acontece com a percepo individual na vivncia imediata (Genro Filho, 1987: 196). O lead funciona como princpio organizador da singularidade do evento, pois as formulaes genricas tais como as narrativas existentes no jornalismo de opinio e as notcias no formato nariz-de-cera so incapazes de reproduzir a experincia individual. A localizao do lead no comeo da notcia
corresponde ao processo de percepo em sua ordem mais imediata, pois toma, como ponto de partida, o objeto reconstitudo singularmente para, a seguir, situ-lo numa determinada particularidade. O lead uma importante conquista da informao jornalstica, pois representa a reproduo sinttica da singularidade da experincia individual (...), alm disso, o carter pontual do lead, sintetizando algumas informaes bsicas quase sempre no incio da notcia, visa reproduo do fenmeno em sua manifestao emprica, fornecendo um epicentro para a percepo do conjunto (Genro Filho, 1987: 197).

A vertente sensacionalista, ao elaborar um produto baseado na lgica das sensaes, cumpre uma funo educativa, despertando o pblico para assuntos da comunidade, e uma funo de lazer

20

Retomar a viso histrica da imprensa permite compreender mais profundamente essas questes. Se, por um lado, a industrializao vincula-se com os processos de urbanizao e de alfabetizao, por outro, tambm atinge a produo dos jornais, possibilitando, com as novas tecnologias, aumentar a tiragem e baixar os custos do exemplar. A emergncia de um amplo mercado de massas incrementa a publicidade, que se torna o principal fator econmico de sustentao da empresa jornalstica. Para assegurar fartas verbas publicitrias, os jornais precisam atingir uma alta vendagem, ampliando constantemente seu pblico atravs de estratgias comunicacionais. O sensacionalismo

congurou-se esta a hiptese desse nosso trabalho como uma das mais ecientes estratgias de comunicao para fascinar e seduzir o pblico, visto elevar a potencialidade de entretenimento do acontecimento. No obstante a penny press ter sido o lugar da inveno do atual conceito de notcia os jornalistas eram advertidos de que deveriam produzir um relato dos temas cotidianos e locais sem manifestar opinio, preconceitos, propaganda poltica ou tom ccional , sempre houve uma forte reao contra esse modelo de jornalismo informativo. De um lado, encontra-se a vertente educativa, apontando que a funo social do jornalismo informar e educar aos cidados, alm de vigiar e denunciar os abusos ou erros do poder poltico, das organizaes econmicas e demais instituies da sociedade (Lage, 2001: 15). De outro, a vertente sensacionalista defendendo que cumpre uma funo socializadora ao atingir um pblico de massa. Sua justicativa que consegue envolver o leitor para que tenha interesse em ler a notcia, mobilizando suas emoes no processo de leitura por abordar temas que o empolgassem. Desse modo, ao elaborar um produto baseado na lgica das sensaes, cumpre uma funo educativa desperta o pblico para assuntos da comunidade e uma funo de lazer. Em suma, a penny pres produziu um modelo de notcia para se adaptar aos interesses e a habilidade de leitura de um pblico que no possua um elevado nvel de escolaridade. Poucos autores concordam com essa perspectiva; alis, h sempre um nmero maior de crticas negativas em relao ao jornalismo sensacional por utilizar as potncias das sensaes e emoes. uma imprensa que no se presta a informar, muito menos a formar; presta-se a satisfazer as ne-

Estudos em Jornalismo e Mdia Ano V No 1 - 1o semestre de 2008

cessidades instintivas do pblico, por meio de formas sdicas, caluniadoras, ridicularizadoras (Marcondes Filho, 1988: 89). H, nesse tipo de crtica, uma incompreenso histrica para com a importncia do modelo sensacionalista da penny press, que descobriu a vida cotidiana da sociedade e passou a relat-la pelo moderno conceito de notcia, dando uma contribuio signicativa para a redenio do pblico e do privado. Um aspecto dessa questo pode ser exemplicado na nova modalidade de venda dos jornais iniciada pela penny press, com os exemplares sendo comercializados na rua, enquanto os jornaleiros gritavam as manchetes do dia. A reao contra a venda avulsa de exemplares foi intensa.
O Courier and Enquirer, concorrente do Sun e do Herald, reagiu dizendo que homem de bem no comprava jornal no meio da rua, recebia em casa, por assinatura. Quando foi lanado o jornal Provncia de So Paulo, em 1876, com buzinas nas ruas, houve repulsa iniciativa, pois levaria mercantilizao da imprensa (Amaral, 1996: 31).

sculo XX e comeo do sculo XXI foi a aura da imprensa iluminista como instrumento de conscientizao e mudana social. As massas procuram a distrao no jornal sensacional, enquanto o reformador iluminista aborda a imprensa sria com recolhimento e devoo. Para as massas, o jornal sensacional objeto de diverso. A recepo atravs da distrao constitui o sintoma de transformaes profundas nas estruturas perceptivas (Benjamin, 1993: 194).

Fait-divers e infotenimento
Ao analisar a estrutura do fait-divers o relato da anomalia, da aberrao, do passional , Roland Barthes (1964) arma que um acontecimento se torna notvel em funo da relao entre o ordinrio e o extraordinrio. Alm disso, o fait-divers tem uma signicao imanente prpria informao, pois, ao nvel da leitura, se constitui pela sua imediaticidade, no remetendo a qualquer estrutura implcita, j que suas circunstncias, causas, passado e desfecho esto dados. Para Barthes, o fait-divers denido por sua imanncia, uma vez que a estrutura articuladora de signicaes est fechada em si mesma. Para ele, a estrutura do fait-divers sem durao e sem contexto se aproxima da novela; ou, como prefere Muniz Sodr, do folhetim, a narrativa romanesca que ajudou a impulsionar, no sculo XIX, o jornal enquanto mercadoria.
O folhetim tem a mesma atmosfera fabulatria desse tipo de notcia. Uma notcia professor de violino mata aluna com bala de prata goza de intemporalidade anloga de uma narrativa romanesca. Na notcia mdico estrangula a cliente com estetoscpio, a anomalia est no absurdo da causa,

21

Mais do que anunciar as principais notcias, isto , se apropriar da forma publicitria para vender mais exemplares do jornal, as manchetes gritadas nas esquinas das grandes cidades podem expressar, como diria Benjamin, a perda da aura que envolvia a fase publicista da imprensa, com seus longos artigos opinativos voltados para a educao poltica de seus leitores, conforme os ideais iluministas. O que se atroou nas pocas da acelerao da reprodutibilidade tcnica do jornal quer seja a penny press do nal do sculo XIX e comeo do sculo XX ou o infotenimento do nal do

As massas procuram a distrao no jornal sensacional, enquanto o reformador iluminista aborda a imprensa sria com recolhimento e devoo

violentamente desviada de seu compromisso com a cura; j em comerciante assaltado quarenta vezes, a extraordinria repetio do acontecimento sugere um certo ordenamento para o acaso (Sodr, 1996: 134).

22

O relato do fato inclassicvel como diz Barthes no s o primeiro modelo da dramatizao do acontecimento pelos jornais sensacionalistas, como tambm o fait-divers sempre esteve vinculado informao jornalstica. possvel fazer uma aproximao entre o fait-divers e o termo story, forma de narrativa muito utilizada pela penny press. A orientao para o factual, presente historicamente no jornalismo anglo-americano, no exclui uma variedade de estilos, formalizada no binmio information e story, entendida como a narrativizao da informao. o New York World que, a partir da dcada de 80 do sculo XIX, vai produzir a informao narrativizada, especialmente quando adota o jornalismo de disfarce, com seus reprteres atuando anonimamente ou sob disfarces. As narrativas sensacionais, que podem ser denominadas fait-divers ou story, so constitutivas do jornalismo moderno e permanecem na atualidade, agora denominadas pelo termo infotenimento. O processo mais tpico do modelo story compactao dos formatos, texto valorizando as sensaes e as emoes, primado do descritivo sobre o analtico , estampado em um design que une, na pgina do jornal, imagens fotogrcas espetaculares, infogrcos, mapas e o uso do cromatismo, serve para exemplicar o que o infotenimento no jornal dirio impresso. Apesar do paradigma atual da prtica do infotenimento ser o jornal U.S. Today, fundado em 1982 para ser o primeiro jornal de circulao nacional nos Estados Unidos, os

Infotenimento, essa mistura de informao com entretenimento, cria tcnicas para apresentar a notcia como se um segredo fosse ser revelado ao leitor

jornais ingleses em tamanho tablide como The Sun, The Mirror, The Daily Mail, dentre outros construram uma trajetria histrica com nfase no fait-divers isto , jornalismo informativo relatando fatos que produzem sensaes, sendo capazes de entreter o leitor. A estratgia dos jornais tablides sempre foi estampar notcias anunciadas como revelaes de verdades sobre problemas da vida amorosa ou escndalos envolvendo autoridades e celebridades. Infotenimento, essa mistura de informao com entretenimento, cria tcnicas para apresentar a notcia como se um segredo fosse ser revelado ao leitor. Kovach e Rosenstiel destacam que uma questo relevante ver como a imprensa de referncia lida com o tema da transformao das notcias em entretenimento ou do entretenimento em notcias. Nessa tarefa, analisaram a capa da revista Newsweek nos primeiros seis meses de 2000.
Um exame desse material mostra que 17 das 22 capas eram sobre trs temas ou sobre guras da indstria do entretenimento, ou sobre sexo, ou usavam a linguagem dos segredos revelados, tipo Elin: por trs da briga pela custdia do menino cubano; Os bastidores da histria; A verdade sobre. Das 22 capas, s duas eram sobre poltica, embora fosse um ano eleitoral. Nenhuma capa sobre assuntos internacionais. (Kovach e Rosenstiel, 2003: 231).

Os prprios autores comparam sua anlise com um estudo feito pelo Projeto Excelncia no Jornalismo sobre as capas da Newsweek em 1977: 31% dos assuntos de capa eram sobre temas internacionais. Concluem que a estratgia do infotainment que se concentra no que mais divertido para o pblico destri a credibilidade das empresas jor-

Estudos em Jornalismo e Mdia Ano V No 1 - 1o semestre de 2008

A competio entre os jornais um valor-notcia dos critrios relativos concorrncia contribui para o estabelecimento dos parmetros prossionais e modelos de referncia. No caso da imprensa norte-americana, esta funo desempenhada pelo New York Times e Washington Post (Wolf, 2003: 215). No Brasil, os atuais modelos de referncia prossional so O Globo, Folha de So Paulo e O Estado de So Paulo.
1

Patrocinado pela empresa Esso, o Prmio Esso de Jornalismo o principal desse concurso; a seguir, vem o Prmio de Reportagem e as premiaes regionais. Em 2007, foram inscritos 1.173 trabalhos nas mais diversas categorias, sendo 552 reportagens.
2

nalsticas junto ao pblico, impedindo-as de difundir notcias mais srias, ressaltando que o primeiro compromisso tico do jornalista apurar com preciso e relatar com exatido a verdade sobre os fatos. Ou seja, h uma contradio entre os dois critrios substantivos de noticiabilidade: a importncia e o interesse da notcia. Para elucidarmos esse ponto, preciso demarcar, resumidamente, a abordagem terica do newsmaking, que conceitua a notcia enquanto um dispositivo discursivo de construo da realidade. Esta conceituao rompe com o senso comum hegemnico inclusive o dos jornalistas que percebe a notcia como um mero reexo do real, acreditando que a funo do jornal fornecer relatos verdadeiros dos acontecimentos importantes e interessantes. Ao sistematizar as conceituaes dos critrios de noticiabilidade, Wolf (2003) enumera cinco pressupostos implcitos dos quais os valores-notcia so derivados, dentre os quais, os critrios substantivos, relativos ao contedo e que articulam a importncia e o interesse da notcia. Os valores-notcia so as qualidades da construo jornalstica dos acontecimentos e funcionam como culos (Bourdieu, 1997: 25) atravs dos quais os jornalistas operam uma seleo e uma produo discursiva daquilo que selecionado. Ou seja, so as condies de possibilidades de ver e dizer sobre a realidade social que esto estraticadas na comunidade interpretativa. Os acontecimentos avaliados como importantes so, obrigatoriamente, selecionados para se tornarem notcias, enquanto que o interesse est vinculado representao que os jornalistas fazem de seu leitor e tambm ao valor-notcia denido como capacidade de entretenimento. As notcias interessantes

so as que procuram narrar um acontecimento com base na perspectiva do interesse humano, das curiosidades que atraem a ateno e do inslito. esse critrio de relevncia notcia interessante com potencialidade de entretenimento que se coloca em contradio com o critrio da importncia prpria dos acontecimentos. Para resolver essa contradio, possvel trocar um valornotcia por outro: a capacidade de entreter situa-se em uma posio elevada na lista dos valores-notcia, quer como um m em si mesma, quer como instrumento para concretizar outros ideais jornalsticos (Golding e Elliott, 1979: 114). A questo pode ser resolvida com a associao desses dois valores-notcia: para informar o pblico necessrio produzir um jornal que desperte seu interesse, no havendo utilidade em fazer um tipo de jornalismo aprofundado, se os leitores no se sentem atrados. Exemplos de enfoques inovadores de como possvel tornar, simultaneamente, as notcias importantes e interessantes a prtica editorial que vem sendo adotada pelos jornais Extra e O Dia, editados na cidade do Rio de Janeiro e que no so considerados modelos de referncia1. Esses dois jornais, que so discriminados por determinados segmentos sociais como sensacionalistas ou de baixo nvel cultural, no s esto entre os mais vendidos do pas como j ganharam diversos prmios pela publicao de reportagens relevantes dos pontos de vista jornalstico e social. Na principal premiao2 para a imprensa, existente desde 1955, com as matrias sendo selecionadas e julgadas por uma comisso formada exclusivamente por jornalistas avaliada, portanto, segundo os parmetros prossionais que regem a comunidade interpretativa dos jornalistas esses dois

23

24

jornais j conquistaram diversos prmios. O jornal O Dia teve as seguintes reportagens escolhidas como as melhores, concorrendo com todas as publicaes impressas dos estados da regio Sudeste3: Greve dos metalrgicos (1989); Fome na Baixada (1991); Os 162 Carelis da polcia (1996); Infncia a servio do crime (1997); Crime sobre rodas (2003); Chacina (2005). Em 2002, ganhou o prmio de melhor reportagem4 impressa com a matria Morto sob custdia. Outras premiaes foram: melhor fotograa, em 2004, com Ataque a helicptero: reao, fuga e execuo; e melhor criao grca na categoria jornal, em 1998, com a matria Infncia Perdida. Por sua vez, o jornal Extra, venceu o prmio de melhor reportagem em 2005, com Janela indiscreta. Em 2007, foi premiado pela melhor primeira pgina, com a manchete Autoridades j zeram piada com a crise area e quem chora somos ns. Apesar da premiao principal sempre ter permanecido com a imprensa de referncia, esses dois jornais dirios merecem destaque, por realizar um jornalismo capaz de tornar o fato signicativo do ponto de vista do interesse pblico em um relato de interesse do pblico-leitor. Alm disso, tanto o Extra5 quanto O Dia esto entre os dez maiores jornais brasileiros em termos de circulao, conforme dados disponveis do Instituto Vericador de Circulao (IVC) de 2002 at 20066.

mento, que promoveria o conformismo social e reforaria as normas sociais. O jornalismo sensacional preferimos essa denominao, ao invs de sensacionalista veicularia apenas a ampla trivialidade e o excesso de diverso estaria matando os ideais iluministas da sociedade moderna, tal como aposta Postman (1986). Entretanto, pode-se ver nestas crticas aquilo que Edgar Morin dene, ao estudar cultura de lazer, como a m impresso causada pelo divertimento e pela evaso aos moralistas dessa confederao helvtica do esprito que so as letras e a universidade (Morin, 2002: 76). Por outro lado, devemos pensar o sensacionalismo enquanto positividade, por ser uma forma de conhecimento que toma por base as sensaes enquanto uma das condies para o entendimento e a reproduo da experincia imediata. Deleuze e Guattari garantem que a sensao no menos crebro que o conceito. Apenas a sensao est em um plano diferente daquele das nalidades e dos dinamismos.
A sensao contemplao pura, pois pela contemplao que se contrai, contemplando-se a si mesma medida que se contempla o elemento de que se procede. Contemplar criar, mistrio da criao passiva, sensao. Sensao preenche o plano de composio e preenche a si mesma preenchendo-se com aquilo que ela contempla: sensao enjoyment e self-enjoyment (Deleuze e Guattari, 1997: 272).

Prmio Esso Regional Sudeste.


4 5

Prmio Esso de Reportagem.

Consideraes finais
Entendemos que as crticas elaboradas por certos autores, seja ao infotenimento ou ao sensacionalismo, parecem querer opor uma imaginria constituio democrtica do espao pblico e da cultura legtima a uma suposta disfuno narcotizante do entreteniJornalismo sensacional, nesta perspectiva, quer dizer que a informao jornalstica se expressa em uma lgica das sensaes a partir da imediaticidade da experincia do leitor. possvel perceber que as narrativas jornalsticas sensacionais, enquanto uma or-

O jornal Extra ocupa o terceiro em circulao mdia diria no perodo de janeiro a dezembro de 2006, com um 267 mil exemplares. O primeiro lugar da Folha de So Paulo (309 mil), seguido de O Globo (276 mil). O Dia est em dcimo lugar, com 122 mil exemplares em circulao. J ocupou a quinta colocao em 2002 e 2003. Ver em http://www.anj.org. br/industria-jornalistica/jornais-nobrasil
6

Estudos em Jornalismo e Mdia Ano V No 1 - 1o semestre de 2008

dem do discurso, esto arraigadas no prprio modo de produo moderna da notcia, tal como a consumimos hoje. Portanto, tambm aceitvel compreender que, como o jornal deve utilizar recursos grcos e discursivos para tornar a notcia um produto venda, o que vai diferenciar a imprensa de referncia denominada sria da imprensa sensacional , especicamente, o modo de utilizao dessas narrativas sensacionais.

Sobre o autor
Leonel Azevedo de Aguiar, Doutor em Comunicao pela UFRJ, Professor do Departamento de Comunicao Social e do PPG COM da PUC-Rio. email: leonelaguiar@puc-rio.br

Referncias
ALTHEIDE, D. Creating reality. Berverly Hills: Sage, 1976. AMARAL, L. A objetividade jornalstica. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 1996. __________. Tcnica de jornal e peridico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987. BARTHES, R. Essais critiques. Paris: Seuil, 1964. BENJAMIN, W. Magia e tcnica, arte e poltica. Vol. I. So Paulo: Brasiliense, 1993. BOURDIEU, P. Sobre a televiso. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. DELEUZE, G; GUATTARI, F. O que a losoa? Rio de Janeiro: Ed.34, 1997. GENRO FILHO, A. O segredo da pirmide.Porto Alegre: Tch, 1987. GOLDING, P.; ELLIOTT, P. Making the news. Londres: Longman, 1979. KOVACH, B.; ROSENSTIEL, T. Os elementos do

jornalismo. So Paulo: Gerao, 2003. KURTZ, H. Media circus. New York: Times Book, 1993. LAGE, N. A reportagem. Rio de Janeiro: Record, 2001. MARCONDES FILHO, C. O capital da notcia. So Paulo: tica, 1988. MARSHALL, L. O jornalismo na era da publicidade. So Paulo: Summus, 2003. MEDINA, C. Notcia, um produto venda. So Paulo: Summus, 1988. MORIN, E. Cultura de massas no sculo XX. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2002. NEVEU, E. Sociologia do jornalismo. So Paulo: Loyola, 2006. POSTMAN, N. Amusing ourselves to death. New York: Peguin Books, 1986. SODR, M. Reinventando a cultura. Petrpolis: Vozes, 1996. SOUSA, J. P. As notcias e seus efeitos. Coimbra: Minerva, 2000. TRAQUINA, N. Teorias do jornalismo. Florianpolis: Insular, 2005. WOLF, M. Teorias da comunicao. Lisboa: Presena, 2003.

25

Recebido em 3 de maro de 2008 Aprovado em 28 de abril de 2008

You might also like