You are on page 1of 6

Captulo I Nas linhas 27-55 Antnio Vieira elogia Santo Antnio como modelo a seguir.

O Sermo de Santo Antnio aos peixes porte da lenda medieval segundo a qual o Santo numa das suas pregaes em que no consegue ser ouvidos pelos homens lana a sua palavra na praia deserta para os peixes, que levantam a cabea superfcie das guas como sinal da fora da sua palavra. O sermo desenvolve-se como uma alegoria, tambm o padre Antnio Vieira se dirige aos peixes pretendendo nas suas consideraes atingir os homens. O orador inicia o seu discurso citando Cristo para conferir autoridade s suas palavras, pois as palavras de Cristo so uma garantia da verdade da proposio. Atravs da metfora ()vs sois o sal da Terra(), Vieira dirige-se aos pregadores dizendo-lhes que a sua funo fazer, junto do pblico os deveres, o que o sal faz terra: conservar e evitar a corrupo. Assim tambm os sermes tm dois objetivos principais: louvar o bem e repreender o mal. A partir da metfora do sal () ou porque o sal no salga ou porque a terra no se deixa salgar(), Vieira interroga-se acerca da falta de eficcia dos pregadores, levantando duas hipteses: ou porque os pregadores no pregam a verdadeira doutrina nem do o exemplo ou porque os que ouvem no querem receber a doutrina, estando mais interessados em servir os seus prprios interesses do que servir Cristo. O orador pretende que os pregadores impeam a corrupo dando o exemplo aos ouvintes, e pregando a Cristo que os ouvintes sigam a verdade da doutrina. Os recursos utilizados pelo orador neste capitulo so: interrogaes retricas cujo objetivo manter o auditrio preso ao discurso, pois estas implicam a mudana de tom (mais alto que nas frases declarativas); a ironia utilizada na frase ()os demais podem deixar o sermo, pois no para eles() (linha 55), nesta frase o pregador afirma que vai mudar o auditrio. Porm o seu sermo destina-se definitivamente aos homens; a enumerao usada na linha 39 ()comeam a concorrer os grandes, os maiores, os pequenos(), a enumerao que reala a ideia de grande diversidade de uma realidade e neste sermo, de grande quantidade; o paralelismo sinttico presente no 1pargrafo (linhas 5-12), o orador organiza o seu discurso e apresenta em alternncia as possveis explicaes para a corrupo na Terra. Com a frase ()Quanto mais so que o so da minha doutrina, qualquer que ele seja, tem sido na terra uma fortuna to parecida de Santo Antnio em Armnio, que fora segui-la em tudo(), o orador revela a sua desiluso em relao ao seu auditrio.

Capitulo II No primeiro pargrafo, o orador comea por dizer que nunca teve pior auditrio do que os peixes. No entanto, considera que estes tm pelo menos duas qualidades enquanto ouvintes: ouvem e no falam; o nico inconveniente que no se converte, mas isso no constituiu um obstculo realizao do sermo porque Padre Antnio Vieira j est acostumado a pblicos com esta caracterstica. Finalmente promete aos peixes que o sermo ser menos triste do que os que faz aos homens. Este pargrafo irnico, pois embora os visados diretos fossem os peixes, a crtica pertence atingir os homens. No segundo pargrafo retoma-se o conceito predicvel e anuncia-se a diviso do sermo em duas partes: a retoma do conceito predicvel tem a funo de alargar o domnio de aplicao deste conceito aos sermes. Tal como o Sal usado para conservar os alimentos e impedir que se estraguem, os sermes visam tambm a preservar o que est bem e repreender o que est mal. Esta analogia justificada atravs de argumentos de autoridade, citando So Baslio e Criso. Quanto diviso do sermo, o orador diz que ser dividido em duas partes: a primeira, o louvor e as virtudes dos peixes e a segunda, a repreenso dos seus vcios. Padre Antnio Vieira faz esta diviso para que se torne claro como vai abordar o tema ao longo do sermo. Em termos de contedo, esta diviso vai permitir-lhes alcanar os dois objetivos pelos quais todos os sermes se devem pautar: louvar o bem e repreender o mal. Louvores do peixes - So bons ouvintes; - Foram os primeiros seres criados por Deus; - So os seres em maior quantidade do mundo; - So melhores que os homens, em semelhana ao Padre Antnio Vieira; - Afastam-se dos homens, pois desconfiam deles. Virtudes dos peixes - O orador evidencia a obedincia e a ateno dos peixes aos chamamento do pregador Santo Antnio; - No se deixam domesticar; - O orador destaca a singularidade desta virtude nomeando animais terrestes e aves que se deixaram domesticar pelo Homem. Procura mostrar que, de facto, a vida junto dos homens pode trazer algumas cortesias mas trs, por outro lado, uma consequncia: a falta de liberdade. O orador elogia esta virtude porque considera sensato manter a distncia em relao aos homens. Para justificar esta opinio apresenta dois argumentos pelo exemplo, o primeiro o da salvao de todos os peixes a quando do diluvio e o segundo o da vida isolada de santo Antnio. Concluso Do louvor aos peixes resulta a repreenso aos homens. O orador destaca pela negativa os homens ao elogiar uma atitude observada nos peixes mas no nos homens, ou seja, a obedincia e a ateno demonstrada pelos peixes ao ouvir Santo Antnio. Esta virtude dos

peixes , por oposio, uma metfora a um defeito do Homem: a falta de devoo e de obedincia aos pregadores da palavra de Cristo.

Capitulo III Peixes Virtude(s) louvadas O fel do peixe cura a cegueira e o seu corao expulsa os demnios. Apesar de ser pequeno grande no poder e na fora, pois consegue determinar o rumo de uma nau. Pequeno peixe que produz energia e faz pequenas descargas eltricas em sua defesa. Efeitos das vitudes Curou o pai do Tobias e expulsou o demnio Asmadeu da casa de Sara. Prende-se ao leme da nau, ficando esta sem se poder mover. Analogia com Santo Antnio Santo Antnio fazia os Homens ver a virtude e afastar-se do pecado. A lngua de Santo Antnio era uma Rmora na Terra. Efeito da ao do exemplo humano Os Homens achavam que Santo Antnio ao abrir a boca os queriam comer. A lngua de Santo Antnio tinha fora para dominar as paixes humanas. Crtica aos homens Os Homens no queriam ver a verdade e agiam com maldade. Os Homens deixam-se levar pelas paixes que se ope razo.

Tobias

Rmora

Torpedo

Faz tremer o brao do pescador, no o permitindo pescar.

Santo Antnio tambm fazia os Homens tremer e arrependerse.

Quatro Olhos

Tem dois pares de olhos: um olha para cima e outro para baixo.

Defende-se das aves e defende-se dos peixes.

Santo Antnio tambm ensina aos Homens que devem pensar no Cu e no Inferno.

As palavras de Santo Antnio fizeram tremer 22 pescadores e causaram os efeitos desejados: o arrependimento e a mudana de vida. No existe.

Os Homens aproveitamse do poder para satisfazer a sua ganncia.

Os Homens no querem distinguir o Bem do Mal, pois so levados pela vaidade e pela ganncia.

Capitulo IV Neste captulo Vieira repreende os peixes em geral, criticando neles comportamentos condenveis dos Homens, nomeadamente a explorao dos pobres e indefesos pelos poderosos e prepotentes. O principal facto dos peixes , segundo Vieira, que apara a sua argumentao no pensamento de Santo Agostinho, o facto de se comerem uns aos outros. Este problema intensificado pela circunstncia de serem os grandes que comem os pequenos como os grandes comem os pequenos no bastam cem pequenos nem mil, para um s grande. Se a situao fosse inversa, ou seja, se os pequenos comessem os grandes, o mal no seria to grande, porque bastara um grande para muitos pequenos. O Padre Antnio Vieira com a expresso os grandes comem os pequenos pretende denunciar que na sociedade humana os jovens mais poderosos e ricos dominam, oprimem e exploram os mais vulnerveis e desfavorecidos. O orador recorre a exemplos dos homens para mostrar como o seu pecado escandaloso. Assim, podero constatar nos homens os seus prprios defeitos, ou seja, um modo como se exploram uns aos outros. Os peixes so ainda acusados de outros defeitos: a ignorncia, a cegueira e a vaidade que os faz serem pescados e perderem a vida, sendo enganados por um retalho de pano. A ignorncia e a vaidade dos homens manifestam-se no facto de, querendo eles adquirir honrarias e bens pelo ofcio das armas acabarem por morrer na guerra. Padre Antnio Vieira alerta indiretamente os homens para o facto de que aquele que exerce o seu poder sobre algum mais fraco pode, por sua vez, ser dominado ou oprimido por algum mais poderoso. O orador mostra tambm que os homens se deixam enganar por uns retalhos de pano, dando o exemplo dos homens do Maranho que se endividam e gastam tudo no em bens essenciais mas em luxos com a vestimenta. O capito termina com uma referncia a Santo Antnio. Vieira comea por referir que os peixes no necessitam de se perder com os homens, pelos panos, depois Deus vestiu-os com escamas brilhantes e vistosas. Melhor ser seguir o exemplo de santo que preferiu a sobriedade ostentao recusando luxos e vaidades. E, por isso, conseguiu converter os homens. Ao atacar violentamente e de forma satrica os vcios dos peixes Padre Antnio Vieira tenta convencer os homens a modificar a sua conduta moral e social, levando-os a olhar de outro modo para os mais desfavorecidos e evitarem a vaidade.

Capitulo V Peixes Defeitos Argumentos Exemplos de Homens Procuram Ado e Eva aproveitar-se e Herodes.
da tirar dividendos. No percebem que tm o mesmo fim sem terem aproveitado e sem terem tido o poder. Os grandes morrem por aquilo que comeram e por aquilo que no comeram.

Pegadores

Oportunistas, parasitas e aproveitadores. dos maiores e

Analogia com Santo Antnio Pegou-se com Cristo a Deus e tornou-se imortal.

Conselhos

Procederem como outros animais que se cheguem aos grandes mas no se cheguem a eles.

Roncadores

No tem poder e vale bastante.

Voadores

Vaidade, presuno e ambio.

Polvo

Traidor e hipcrita.

Deus no quer roncadores e abate e humilha os que muito roncam. So pequenos mas roncam muito. Foram criados peixes e no aves. So peixes de grandes barbatanas que saltam para fora de gua como se voassem. Cega as suas vtimas. Esconde-se nos espaos onde se rodeia e segue a vitima.

S. Pedro, Caifs e Pilatos.

Santo Antnio tinha poder e saber, mas no se vangloriavam.

Que os roncadores se calassem e imitassem Santo Antnio.

Simo Mximo, Simo Mago e caro.

Santo Antnio queria sabedoria mas no se vangloriava.

Que vivessem no mar porque so peixes, ou seja, vivam no seu ambiente natural.

Judas

Foi sincero e verdadeiro e nunca enganou ningum.

No tem.

Neste captulo apresenta a diviso clssica em introduo, desenvolvimento e concluso. Na introduo, que se situa entre as linhas 1 e 2, o orador refere que vai apontar os defeitos dos peixes. No desenvolvimento so referidos os defeitos dos peixes em particular, so feitas consideraes sobre eles e so apresentados exemplos. A concluso est expressa nas prprias palavras do orador ao afirmar ter dado cumprimento sua misso de pregador. No entanto, no termina sem os avisar, apresentando um exemplo, que no se aproveitem dos bens dos naufragantes porque, embora no correndo o risco de excomunho como os homens, morrem mais cedo como esplio atravessado na garganta. Por fim, o pregador, de forma irnica, sublinha que tudo o que pregou at ento seria o ideia para a conduta dos homens, se ele no tivesse estado a pregar aos homens, no tendo, por isso, o seu sermo qualquer efeito sobre os homens Oh que boa doutrina era esta para a Terra, se eu no pregara para o mar!.

Capitulo VI Na perorao o orador explica aos peixes o motivo pela qual Deus no os escolheu para serem sacrificados: so animais aquticos e se os tirarem do seu habitat eles morrem. Refere tambm que Deus tambm no quer os homens para o sacrifcio porque assim como os peixes, tambm eles chegam mortos aos altares. No entanto, a situao dos homens diferente das dos peixes, o orador considera que se um homem est em pecado mortal est morto. , pois, uma morte simblica. Para se salvarem, os homens devem imitar os peixes: guardar obedincia e respeito a Deus. No segundo pargrafo, o orador faz uma confisso dos seus defeitos. O pregador inveja os peixes porque lhes atribui caractersticas superiores: o facto de no falarem, no terem peixes conseguem atingir o objetivo para que foram criados (servirem os homens), ao contrrio do pregador, que diz no conseguir servir a Deus.

You might also like