You are on page 1of 108

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN SETOR DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM FILOSOFIA MESTRADO REA DE CONCENTRAO: HISTRIA

A DA FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORNEA

O REPUBLICANISMO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU: UM IDERIO POLTICO E MORAL

FABIO ANTNIO DA SILVA

Curitiba 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN SETOR DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM FILOSOFIA MESTRADO REA DE CONCENTRAO: HISTRIA DA FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORNEA

FABIO ANTNIO DA SILVA

O REPUBLICANISMO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU: UM IDERIO POLTICO E MORAL

Dissertao apresentada como requisito parcial obteno do grau de Mestre em Filosofia, no em curso de Psda

Graduao

Filosofia

Universidade Federal do Paran. Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Brando

Curitiba 2013

Catalogao na publicao Fernanda Emanola Nogueira CRB 9/1607 Biblioteca de Cincias Humanas e Educao - UFPR

Silva, Fabio Antnio da O republicanismo de Jean-Jacques Rousseau : um iderio poltico e moral / Fabio Antnio da Silva Curitiba, 2013. 107 f.

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Brando Dissertao (Mestrado em Filosofia) Setor de Cincias Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paran.

1.Repblica. 2. Filosofia francesa. 3. Virtude. 4. Igualdade. 5. Liberdade. I.Ttulo.

CDD 194

AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradeo ao Professor Dr. Rodrigo Brando pelas orientaes, pela confiana e, principalmente, pelas palavras de incentivo e motivao to importantes para elaborao desta dissertao. No poderia deixar de agradecer as contribuies dos demais professores do departamento, em especial ao Dr. Luiz Srgio Repa, avaliador em minha banca de qualificao, e a Dra. Maria Isabel Limongi, avaliadora em minha banca de qualificao bem como na defesa da presente dissertao. Ao professor Dr. Renato Moscatelli (UFG) pelas contribuies via site do GIP ROUSSEAU e a cuidadosa avaliao em minha banca de defesa, as quais foram de fundamental importncia para elaborao da verso definitiva da presente dissertao. Aos colegas de mestrado pelas ricas observaes durante a disciplina de dissertao. Aos colegas das Oficinas de Traduo com os quais aprendi muito durante nossos trabalhos nas manhs de sbado. E, como no podia deixar de lembrar, aos colegas do Grupo de Estudo das Luzes, no s pelas contribuies como pelas palavras de incentivo. secretaria da ps graduao, em especial Marianne Nigro e urea Junglos sempre prestativas e atentas as datas e todos os procedimentos burocrticos,dando apoio e incentivo. Agradeo aos colegas de trabalho do Colgio Agrcola Estadual de Toledo que sempre torceram por minhas conquistas acadmicas. E, finalmente, todos meus amigos e toda minha famlia. Em especial minha amada esposa Vnia Passaroti Maciel, sem a qual nada faria sentido.

RESUMO

Esta dissertao trata das noes de repblica, virtude, igualdade e liberdade presentes na obra de Jean-Jacques Rousseau. A partir do cotejo aos textos mais conhecidos do pensador genebrino, bem como a referncia a fragmentos, textos marginais e o auxilio de comentadores, este trabalho tem por objetivo demonstrar que esse iderio republicano, que constitui a articulao destas noes, exerce uma significativa renovao na tradio do pensamento poltico que a historiografia contempornea denomina

'republicanismo'. Dissertando sobre os conceitos de repblica, igualdade, liberdade e virtude, privilegiando, respectivamente, a anlise de trs textos de Jean-Jaques Rousseau: Discurso Sobre a Desigualdade Entre os Homens, Do Contrato Social e Discurso Sobre as Cincias e as Artes; com a anlise da origem da noo de repblica e seus usos at o sculo XVIII - sobretudo pelos autores que figuram como referncias nos textos de Rousseau indicamos de que maneira podemos afirmar que o 'republicanismo' do genebrino constitui um iderio poltico e moral. Palavras chave: repblica, virtude, igualdade, liberdade.

ABSTRACT

This dissertation deals with the notions of republic, virtue, equality and freedom present in the work of Jean-Jacques Rousseau. From the collation of the known texts of Genevan thinker, and the reference to fragments, marginal texts and the aid of commentators, this paper aims to demonstrate that Republican ideas, which is the articulation of these notions, exerts a significant renovation in tradition of political thought that contemporary historiography calls 'republicanism'. Disserting on the concepts of republic, virtue, equality and freedom, focusing, respectively, the analysis of three texts by Jean-Jacques Rousseau: Discourse on the Inequality, The Social Contract and Discourse on the Sciences and Arts, with the analysis of the origin of the notion of the republic and its uses until the eighteenth century - especially by the authors listed as references in the writings of Rousseau - indicate in what manner we can say that 'republicanism' the Genevan is a political and moral ideal. Keywords: republic, virtue, equality, freedom.

SUMRIO

INTRODUO ...................................................................................................... 11

1.

A REPBLICA DE ROUSSEAU ............................................................. 17

1.1

ROUSSEAU: POR UMA SOBERANIA POPULAR ..................................... 23

1.2

ROUSSEAU CIDADO DA REPBLICA DE GENEBRA .......................... 27

1.3

IGUALDADE ..................................................................................................... 31

1.3.1

DESIGUALDADE FSICA E DESIGUALDADE MORAL E POLTICA ............ 32

1.3.2

ROUSSEAU: PELA IGUALDADE DA LEI ........................................................... 41

1.4

LIBERDADE ..................................................................................................... 43

1.4.1

LIBERDADE NATURAL E LIBERDADE CIVIL .................................................... 44

1.4.2

O RESULTADO DO PACTO ................................................................................. 48

2.

A MORALIDADE REPUBLICANA E A VIRTUDE .................................. 51

2.1

ENTRE A MORAL E A POLTICA .................................................................. 52

2.2

NICOLAU MAQUIAVEL E A VIRTUDE ......................................................... 54

2.3

UMA VIRTUDE POLTICA: MONTESQUIEU ............................................. 60

2.4

ROUSSEAU: POR UMA VIRTUDE MORAL E POLTICA ......................... 62

DA ORIGEM ANTIGA DA REPBLICA AO REPUBLICANISMO DA

HISTORIOGRAFIA CONTEMPORNEA .................................................................. 75

3.1

ANTIGOS E MODERNOS .............................................................................. 80

3.2

O REPUBLICANISMO COMO CONCEITO POLTICO .............................. 91

CONSIDERAES FINAIS .................................................................................. 99

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .................................................................. 103

11

INTRODUO

A obra filosfica de Jean-Jacques Rousseau, considerada por alguns leitores como assistemtica, ou at mesmo contraditria, s poder ser bem compreendida quando respeitada a pluralidade das formas e abordagens utilizadas pelo autor genebrino para expressar suas ideias. Do discurso acadmico, passando por cartas, dilogos, romances epistolares e tratados filosficos; para alm das diferentes expresses literrias esto os diferentes campos de atuao de cada texto. Ainda assim, respeitando as particularidades de cada obra, como o auditrio para o qual o texto endereado, Rousseau, mesmo escrevendo sobre diferentes temas, afirma estar sempre fiel aos mesmos princpios 1. possvel, por isso, que identifiquemos estes princpios em diferentes textos do autor, seja analisando-os isoladamente, seja em sua relao com a totalidade da obra do genebrino. Essa afirmao inicial, que por si no resolve as aparentes contrariedades presentes na complexa gama de ideias que se constitui o pensamento rousseauniano, j nos fornece uma ferramenta para identificar um princpio constante na obra do genebrino e que o objeto desta dissertao. Desde os escritos que tiraram Jean-Jacques Rousseau do anonimato at seus ltimos textos a defesa das instituies republicanas sempre esteve
Na Carta a Christophe de Beaumont de 18 de novembro de 1762 Rousseau afirma ter procurado se colocar entre aqueles autores que, uma vez tendo estabelecido claramente a opinio sobre determinado assunto seus escritos "se explicam" uns pelos outros, garantindo que seus ltimos escritos "sempre" pressupunham "os primeiros". (ROUSSEAU, 2004, p.37).
1

12

presente. Por vezes como um ideal a ser perseguido, em outros momentos como uma necessidade prtica para a constituio de uma sociedade bem ordenada, essa defesa da repblica feita por Rousseau constitui um iderio poltico e moral que desperta o interesse de ns leitores do sculo XXI, assim como fizera com os leitores do sculo das luzes. Por isso possvel encontrar essa defesa dos ideais republicanos refletida nos acontecimentos histricos que seguiram a publicao das obras de Rousseau (como fazem os que indicam a presena desses princpios republicanos do genebrino nos ideais da revoluo francesa, por exemplo), preciso, antes de mais nada, que se faa um esforo para separar aquilo que h em seus escritos daquilo que seus leitores fizeram deles. Ao lermos livros como Du Contrat Social2 somos afetados por um conjunto de prejuzos e rotulaes legados dos mais de duzentos e cinquenta anos que nos separam de sua primeira edio, os quais podem promover leituras tendenciosas que, como nos mostra Robert Derath, ajudam a melhor compreender o passado e o presente da Frana "mas, se no falseiam, quase no esclarecem o verdadeiro pensamento do autor 3. Se tomarmos o Contrato Social assim como Derath afirma que esse texto considerado na Frana, ou seja, como o Evangelho da Revoluo de 1789, vamos ser compelidos a explicar as polmicas entusiastas excitadas no Contrato Social pelos acontecimentos revolucionrios posteriores sua elaborao.
2

Du Contrat Social ou Principes Du Droit Politique, publicado em 1762, que de agora em diante chamarei Contrato Social. 3 Assim Robert Derath se refere ao tratar de trabalhos como de Parodi-Lassere, Mercier, Meynier, Lenormant, Izoulet e Del Vecchio, afirmando que a abundante literatura consagrada ao Contrato Social tem sua origem no dilogo infindavelmente renovado entre partidrios e adversrios de Rousseau, entre os que o consideram revolucionrio e os que o fazem aristocrata, entre os que o inclinam para o coletivismo e os que o vem como o campeo do individualismo (DERATH, 2009, p.30).

13

No entanto, mesmo se precavendo deste prejuzo, os debates polticos aflorados pela revoluo francesa tornam impossvel abordar seu estudo com inteira serenidade, sem a inteno de atacar ou de defender, por meio dele [do Contrato Social] um certo ideal poltico, sem buscar tomar posio frente aos problemas que preocupam nossa poca (DERATH, 2009, p.30). possvel tomar o republicanismo presente no Contrato Social como parte do fundamento terico das tomadas de posies durante o perodo revolucionrio (que, com o abandono do plano inicial de instituir uma monarquia constitucional, acabou por inaugurar o governo republicano francs)4, trato aqui, no entanto, de indicar peculiaridades deste

republicanismo de Rousseau que - ao fazer uso de termos comuns ao lxico utilizado pelos autores valedores da instituio republicana - agrega novos significados e novos conceitos a essa tradio do pensamento. Este estudo no pretende abarcar a totalidade destes princpios e conceitos, ou mesmo todos os escritos que diretamente afetaram nosso autor. A trama complexa que constitui a totalidade da obra de Rousseau, assim como, a vasta gama de referncias - desde Plato at Montesquieu - a qual recorre o genebrino com sua formao quase autodidata, constitui-se um horizonte muito maior do que nos cabe tratar aqui. Nosso recorte parte da definio dada por Rousseau para o termo repblica e busca explorar conceitos com os quais podemos caracterizar o aspecto republicano do pensamento poltico de Rousseau. Um vez que aproximar Rousseau das ideias republicanas tem se mostrado um expediente

A soluo republicana tornou-se [...] uma parte fundamental do cotidiano poltico. A lngua recriada pelos iluministas em seus passeios pela Antiguidade, transformada por Rousseau, que a ela forneceu uma gramtica rigorosa e inovadora, tornou-se um cdigo obrigatrio quando o Antigo Regime ruiu definitivamente (BIGNOTTO, 2010, p. 23).

14

muito produtivo para melhor entender o sentido e os paradoxos5 da filosofia rousseauniana. Newton Bignotto nos mostra que para compreendermos as tenses e os paradoxos presentes na obra de Rousseau no basta afirmar que: Seus elogios do passado, sua crtica da filosofia iluminista e seu desgosto com a corrupo das instituies e costumes da sociedade que observava levaramno elaborao de uma filosofia poltica que firmou as bases sobre as quais se ergueu o republicanismo francs. No entanto, mostra que tomar a obra de Rousseau, especificamente o Contrato Social, a partir de seus aspectos republicanos nos auxilia a explorar muitos desses "paradoxos" e "tenses"6. Renato Moscateli, ao abordar o aspecto republicano de nosso autor, afirma que a ideia republicana de liberdade como no dominao permeia as concepes de Rousseau e a partir disso evidencia peculiaridades da teoria poltica do autor genebrino frente ao legado do Baro de Montesquieu7. Luca Alici, por sua vez, trata de uma interpretao de chave no individualista do republicanismo, que circunda a ideia rousseauniana de comunidade e identidade [minha traduo] 8. H tambm estudos que indicam a obra poltica de Rousseau como um desvio na tradio republicana, como quer Philip Pettit9. O filsofo
5

"Estamos diante de um conjunto de dispositivos de medida e ao lado de numerosos procedimentos retricos de combate, dos quais o paradoxo, que consi ste justamente numa composio, juno de opostos, o mais significativo. O paradoxo contra a doxa ou contra o preconceito: eis a no plano da escrita a palavra de ordem. O paradoxo, ao nvel do prprio texto, um curto-circuito da representao linear. Mais precisamente: trata-se de combater especificamente os preconceitos da casta filosfica ou o preconceito do saber discursivo (Luiz Roberto Salinas Fortes, Paradoxo do Espetculo: poltica e potica em Rousseau 1997, p. 93). 6 As aventuras da virtude: as ideias republicanas na Frana do sculo XVIII , 2010, p.88. 7 Rousseau frente ao legado de Montesquieu: histria e teoria poltica no Sculo das Luzes , 2010, p.155. 8 Rousseau e Il Republicanesimo, 2003.

15

irlands v na defesa da soberania popular um populismo que coloca JeanJacques Rousseau como uma temerria variao da tradio republicana de origem romana. Todos esses e demais estudos que nos serviram no s de referncia como fonte de inspirao, apresentam leituras que nos mostram o republicanismo como uma tradio de pensamento a qual podemos filiar um nmero muito vasto de autores e que alinhar Rousseau aos demais autores republicanos pura e simplesmente no esclarece a obra do autor genebrino se no identificamos as particularidades desta defesa da moral e das instituies republicanas. Desde seu Discours sur les sciences et les arts10, mesmo essa no sendo uma obra propriamente poltica, o autor do Contrato Social j demonstrava uma preocupao poltica ao identificar a ordem social como responsvel pela degenerao dos homens e apontar a necessidade da mudana desta para faz-los virtuosos. Com o Discours sur inegalit11, e sua denncia da degenerao do homem natural, que culmina na instaurao dos "grilhes" da humanidade, a desigualdade poltica se apresenta como um daqueles obstculos ao exerccio da liberdade, criados por constituies no republicanas. Visto que liberdade e igualdade - como lemos no Contrato Social12 - so os dois principais objetivos do governo republicano. Na presente dissertao procurei mais do que apenas filiar JeanJacques Rousseau a corrente do pensamento poltico aqui designada
9

Republicanismo: una teora sobre la liberdad y El gobierno,1999. Discurso Sobre as Cincias e as Artes, que alcanou o prmio da academia de Dijon, em 1750, sobre a seguinte questo, proposta pela mesma academia: o restabelecimento das cincias e das artes ter contribudo para aprimorar os costumes? Texto que de agora em diante chamarei simplesmente de Primeiro Discurso. 11 Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755), que de agora em diante me refiro como Segundo Discurso. 12 ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro II, Cap. XI, Os Pensadores, vol. 1, 1999, p. 127.
10

16

republicana, apontar a original contribuio do autor genebrino nas resignificaes dos conceitos utilizados para defender a instituio

republicana como nica legtima. Nosso ponto de partida para esse trabalho consiste em compreender aquilo que Rousseau procurava significar quando empregava a polissmica palavra repblica.

17

1. A REPBLICA DE ROUSSEAU

Jean-Jacques Rousseau (1712 - 1778), nascido na Repblica de Genebra, teve uma infncia conturbada13. rfo de me, e separado do pai que teve que abandonar sua ptria por conta de uma confuso com um militar francs14 - o jovem Jean-Jacques foi criado por tutores at os 15 anos quando, cansado de maus tratos, fugiu dos limites de Genebra e assumiu uma vida seminmade que terminou levando-o a viver na Frana. Ainda que os primeiros anos de sua vida tenham lhe enchido de lembranas lgubres15, sua devoo s instituies polticas de Genebra e o amor leitura16 adquiridos nesse perodo contribuiriam para formao de seus princpios polticos e sua defesa das instituies republicanas. Se os dados biogrficos de nosso autor no nos podem servir como concluso de um estudo acerca de seus desenvolvimentos tericos sobre a repblica, certo que se mostram um profcuo ponto de partida, no s para
13

"Custei a vida a minha me e o meu nascimento foi a primeira das minhas desgraas" (ROUSSEAU, Confisses, 2008, p.31). 14 "Meu pai teve um conflito com um Sr. Gautier, capito na Frana e aparentado no Conselho, esse Gautier, insolente e covarde, deitou sangue pelo nariz, e, para se vingar, acusou meu pai de ter pegado na espada dentro da cidade. Meu pai, que queriam prender, obstinou-se em reclamar que, de acordo com a lei, o acusador merecia tanto a priso quanto ele; e no o conseguindo, preferiu sair de Genebra, expatriar-se para o resto da vida, a ceder em assunto em que a honra e a liberdade lhe pareciam comprometidas" (ROUSSEAU, Confisses, 2008, p.35). 15 "Cheguei assim aos dezesseis anos, inquieto, descontente de mim e de tudo, sem gosto pela minha situao, sem os prazeres da minha idade, devorado por desejos cujo objetivo ignorava, chorando sem motivos para lgrimas, suspirando sem saber porqu, enfim, acariciando ternamente minhas quimeras j que nada mais via ao meu redor que as equivalesse" (ROUSSEAU, Confisses, 2008, p.59). 16 "No sei como aprendi a ler; lembro-me apenas das minhas primeiras leituras e do efeito que me fizeram: o tempo de onde marco, sem interrupo, a conscincia de mim mesmo" (ROUSSEAU, Confisses, 2008, p.32).

18

absorvermos o contexto histrico e geogrfico que de algum modo influenciou a elaborao da obra de Rousseau, como para afastar possveis relaes exageradas entre a vida e a obra do pensador genebrino. Se, verdade que foi o amor por Genebra que inicialmente ascende a chama republicana em Rousseau, no , por outro lado, verdade que para compreender as exigncias de sua repblica ideal basta mirarmos as estruturas polticas da Genebra dos tempos de Jean-Jacques. Para compreender as definies dadas pelo autor genebrino ao termo repblica no podemos deixar de recorrer ao seu mais famoso texto poltico Du Contrat Social (1762). Essa obra, que parte dos esforos de Rousseau para elaborao de sua pretensa Institutions Politiques17, assume em sua concluso seu carter parcial18 - algo bem compreensivo se levarmos em considerao a ampla questo que nosso autor se props investigar: "Qual a espcie de governo prprio a formar o povo mais virtuoso, mais esclarecido, mais sbio, o melhor em suma?" (ROUSSEAU, Confisses, 2008, p.370) nem por isso deixa de nos oferecer um esquisso das fundaes do Estado republicano "em sua base". A definio da repblica ideal - que resulta da tentativa de responder a questo supracitada - se configurar (diferente daquilo que se poderia
17

"Entre os diversos trabalhos que tinha iniciado, o que eu meditava havia muito tempo, do qual me ocupava com mais gosto, e no qual desejaria trabalhar minha vida toda, e que, na minha opinio, seria o selo de minha reputao, eram as minhas Instituies Polticas. J havia treze ou catorze anos que tivera a primeira ideia dele, quando em Veneza, tive oportunidade de notar o erro desse governo to gabado" (ROUSSEAU, Confisses, 2008, p.370). 18 "Depois de haver estabelecido os verdadeiros princpios do direito poltico e ter-me esforado por fundar o Estado em sua base, ainda restaria ampar-lo por suas relaes externas, o que compreenderia o direito das gentes, o comrcio, o direito da guerra e as conquistas, o direito pblico, as ligas, as negociaes, os tratados, etc." (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Os Pensadores, vol. 1, 1999, p. 243).

19

esperar) no como uma forma de governo especfica, mas como um conjunto de princpios que tornam um Estado legtimo. Pois, para Rousseau, essa primeira questo se aproximava muito desta outra: "Qual o governo que, por sua natureza, se mantm sempre mais prximo da lei?'' (ROUSSEAU, Confisses, 2008, p.370) Essa busca pela definio rousseauniana de repblica nos leva a um trajeto terico articulado, que tem sua origem no pensamento poltico dos antigos e ter seus reflexos em uma vertente do pensamento poltico moderno, o qual a historiografia contempornea denomina Republicanismo. Se, para entendermos a defesa que nosso autor faz das instituies republicanas preciso compreender o significado dado por Rousseau ao termo repblica, preciso, tambm estar familiarizado com os termos empregados em seus textos para bem compreend-lo. E, alm de estar atento ao novo uso que o pensador d a conceitos j conhecidos da filosofia, preciso nos atentar para usos diversos que o mesmo termo assume em diferentes textos do autor. Segundo Luiz Roberto Salinas Fortes, s no Contrato Social que Rousseau resolve a impreciso quanto ao termo repblica, que o comentador identifica na Carta a D'Alembert de 1758:

Repblica, no Contrato, no ser uma "forma de governo", mas designar a constituio poltica legtima. No caso da Carta e de Genebra, embora se utilize da expresso "forma de governo", acreditamos que Rousseau est pensando muito mais na prpria constituio e no apenas no modo de organizao do executivo. "Repblica" e "Democracia" so, alis, identificadas no texto. Mais adiante, lemos ainda a

20

propsito de Genebra, como mostra o contexto: "(...) mas em uma democracia onde os sditos e o soberano no so seno os mesmo homens considerados sob diferentes relaes, logo que o menor nmero predomina em riquezas sobre a maioria, preciso que o estado perea ou mude de forma" (Carta, p.218). No Contrato a palavra "democracia" designar apenas uma "forma de governo" ( Paradoxo do Espetculo: poltica e potica em Rousseau, p.182, nota 2, 1997).

Na repblica que vemos descrita no Contrato Social o Estado republicano deixa de ser um regime especfico, podendo se configurar nas diversas formas de administrao; e essencialmente a legitimidade deste Estado de leis que faz com que este possa ser designado republicano:

Chamo pois de repblica todo o Estado regido por leis, sob qualquer forma de administrao que possa conhecer, pois s nesse caso governa o interesse pblico, e a coisa pblica passa a ser qualquer coisa. Todo o governo legtimo republicano (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro II, Cap. VI, Os Pensadores, Vol. 1, 1999, pp.107-108).

O governo se torna legtimo na medida em que sua autoridade exercida sob "o consentimento daqueles sobre os quais se exerce, assim como s pode ser justa a sociedade na qual cada um dos seus membros participa da soberania" (SALINAS FORTES, Rousseau: da teoria prtica, p.73, 1976).

21

Para Jean-Jacques Rousseau a repblica, enquanto produto do pacto social legtimo, pode ser equiparada ao antigo conceito de cit19:
Imediatamente, esse ato de associao produz, em lugar da pessoa particular de cada contratante, um corpo moral e coletivo, composto de tantos membros quanto so os votos da assembleia, e que, por esse mesmo ato, ganha sua unidade, seu eu comum, sua vida e sua vontade. Essa pessoa pblica, que se forma desse modo, pela unio de todas as outras, tomava antigamente o nome de cidade [cit] e, hoje, o de repblica ou de corpo poltico, o qual chamado por seus membros de Estado quando passivo, soberano quando ativo, e potncia quando comparado a seus semelhantes. Quanto aos associados, recebem eles, coletivamente, o nome de povo e se chamam, em particular, cidados, enquanto partcipes da autoridade soberana, e sditos enquanto submetidos s leis do Estado

(ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro I, Cap. VI, Os Pensadores, Vol. 1, p.71, 1999).

A repblica, assim definida, corresponde pessoa pblica que se forma no ato do pacto social, quando cada indivduo se d completamente ao todo e submete aos padres coletivos os impulsos individuais 20. E, no obstante a desigualdade fsica ou natural:

19

Como nos mostra a tradutora Lourdes Santos Machado: Dificilmente o vocbulo portugus cidade recobrir o significado especfico visado por Rousseau, que sem dvida se apoiou na diversificao, em francs, entre cit e ville. Mais prximo do sentido do texto estaria o grego polis, mas carregaria consigo inevitveis implicaes histricas ( In ROUSSEAU, Do Contrato Social, Os Pensadores, Vol. 1, p.71, 1999). 20 A passagem do estado de natureza para o estado civil determina no homem uma mudana muito notvel, substituindo na sua conduta o instinto pela justia e dando s suas aes a moralidade que antes lhe faltava. s ento que, tomando a voz do dever o lugar do impulso fsico, e o direito o lugar do apetite, o homem, at a levando em considerao

22

o pacto social estabelece entre os cidados uma tal igualdade, que eles se comprometem todos nas mesmas condies e devem todos gozar dos mesmos direitos. Igualmente, devido natureza do pacto, todo o ato de soberania, isto , todo o ato autntico da vontade geral, obriga ou favorece igualmente todos os cidados, de modo que o soberano conhece unicamente o corpo da nao e no distingue nenhum dos que a compem (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro II, Cap. IV, Os Pensadores, Vol. 1, pp.97-98, 1999).

Estabelecida sobre semelhante igualdade moral e poltica, e garantindo que os atos soberanos sejam expresso da vontade geral - por meio da exigncia da participao dos cidados na coisa pblica - a repblica engendra a liberdade moral21 e constitui um Estado de leis que garante o interesse pblico. A definio que encontramos em Do Contrato Social para o termo repblica a juno de uma realidade idealmente projetada (direito: leis como podem ser) com a realidade historicamente erigida (fato: homens como so)
22

. A nosso ver, Rousseau opera uma resignificao do termo repblica,

apenas sua pessoa, v-se forado a agir baseando-se em outros princpios e a consultar a razo antes de ouvir suas inclinaes (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro I, Cap. VIII, Os Pensadores, Vol. 1, p.77, 1999). 21 Superior a liberdade natural na medida em que a ...nica a tornar o homem verdadeiramente senhor de si mesmo, porque o impulso do puro apetite escravido, e a obedincia lei que se estatuiu a si mesmo liberdade (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro I, Cap. VIII, Os Pensadores, Vol. 1, 1999, p.78). 22 Quero indagar se pode existir, na ordem civil, alguma regra de administrao legtima e segura, tomando os homens como so e as leis como podem ser. Esforar-me-ei sempre, nessa procura, para unir o que o direito permite ao que o interesse prescreve, a fim de que no fiquem separadas a justia e a utilidade (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Prembulo, Os Pensadores, Vol. 1, 1999, p.51).

23

coadunando as definies dos antigos e dos modernos, dando nfase a exigncia da legitimidade das instituies. Nessa breve tentativa de iluminar a repblica rousseauniana nos deparamos com uma srie de outros conceitos dos quais no podemos lanar mo de precisar seus significados como: soberania, governo, povo, vontade geral, lei, legislador.

1.1

ROUSSEAU: POR UMA SOBERANIA POPULAR

A soberania popular para Jean-Jacques Rousseau a nica a legitimar os compromissos civis assumidos pelos contratantes no pacto social. O duplo papel (sdito/soberano) assumido pelos indivduos no momento do pacto social faz com que a soberania popular no s seja possvel como seja uma exigncia para a legitimidade da constituio do Estado23. Assim como seus predecessores Rousseau define a soberania como absoluta, intransfervel e indivisvel, no entanto, faz uma reinterpretao desse termo, com sua exigncia popular, agregando a ele novas caractersticas.
"Assim como a natureza d a cada homem poder absoluto sobre todos os seus membros, o pacto social d ao corpo poltico um poder absoluto sobre todos os seus, e esse mesmo poder que, dirigido pela vontade geral, ganha, como
23

V-se, por essa frmula, que o ato de associao compreende um compromisso recproco entre o pblico e os particulares, e que cada indivduo, contratando, por assim dizer, consigo mesmo se compromete numa dupla relao: como membro do soberano em relao aos particulares, e como membro do Estado em relao ao soberano (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro I, Cap.VII, Os Pensadores, Vol. 1, p.73, 1999).

24

j disse, o nome de soberania" (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro II, Cap.IV, Os Pensadores, Vol. 1, p.95, 1999).

O carter absoluto da soberania, derivado da prpria etimologia da palavra (do latim supernu: que est por cima), encontra em Rousseau uma exigncia dos termos do contrato social:

O poder soberano continua, pois, a ser insupervel, isto absoluto. A soberania absoluta, no obstante, longe de representar uma potncia adversa liberdade individual, como afirmava, entre outros, Hobbes, passa a ser entendida como resultado da associao de todos os particulares e, por isso mesmo, como uma fora incapaz de afetar a seus prprios elementos constitutivos sem a si mesma afetar-se (Lourival Gomes Machado, In Do Contrato Social, Livro I, Cap.VII, Os Pensadores, Vol. 1, nota 3, p.74, 1999).

A fora do poder soberano reencaminhada por Rousseau a generalidade dos indivduos contratantes de modo que somente a vontade geral seja observada no exerccio do poder:

A primeira e mais importante consequncia decorrente dos princpios at aqui estabelecidos [livro II do Contrato Social] que s a vontade geral pode dirigir as foras do Estado de acordo com a finalidade de sua instituio, que o bem comum, porque, se a oposio dos interesses particulares tornou necessrio o estabelecimento das sociedades, foi o acordo desses mesmos interesses que o possibilitou. O que existe de comum nesses vrios interesses forma o liame social e, se no houvesse um ponto em que todos os interesses concordassem, nenhuma sociedade poderia existir. Ora, somente com base nesse interesse comum que a sociedade deve ser governada (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro II, Cap.I, Os Pensadores, Vol. 1, p.85, 1999).

25

Nos atendo aos princpios que essa passagem estabelece, mesmo uma sociedade governada por uma monarquia pode, assim, estar fundada em princpios republicanos. O prncipe, conformando sua vontade vontade do povo e concentrando a "fora pblica do Estado" e a "fora particular do Governo", estabelece a monarquia como a espcie de constituio na qual pelo "menor esforo" produz a "ao mais considervel". "Se no existe, porm, um Governo que possua mais vigor, no h absolutamente outro em que a vontade particular disponha de mais imprio e mais facilmente domine as outras" (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro III, Cap. VI, Os Pensadores, 1999, p.158). Assim, ainda que a "admirvel retido intelectual de Rousseau"24 admita a monarquia, inspirado em Plato, nos pergunta o genebrino: "se o rei por natureza uma pessoa muito rara, quantas vezes a natureza e a sorte concorrero para coro-lo?" (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro III, Cap. VI, Os Pensadores, 1999, p.158) As formas de governo no se confundem com o soberano, aquelas so definidas, em um primeiro momento, pelo nmero de mos que esse ltimo confiar o poder executivo: depositando nas mos da maioria dos cidados constitui-se uma democracia; nas mos de alguns cidados, constitui-se uma aristocracia e nas mos de um s cidado, constitui-se uma monarquia. Essa diviso tradicional das formas de governo, assumida por Rousseau, s contempla uma precisa distino terica, uma vez que os exemplos da histria mostram que destas trs formas combinadas surgem diversas formas mistas. Procurar a forma de governo por excelncia para o genebrino uma

24

Pois, segundo Lourival Gomes Machado: "pessoalmente adverso ao regime monrquico, aceita-o, teoricamente ao menos, como uma das formas possveis de governo legtimo"(Lourival Gomes Machado, In Do Contrato Social, Livro I, Cap.VII, Os Pensadores, Vol. 1, nota 1, p.157, 1999).

26

busca v25 uma vez que o correto seria buscar encontrar a forma adequada para cada povo em cada tempo. A definio rousseauniana de repblica se refere muito mais vontade que orienta a administrao pblica do que sua forma de organizao. O contrato que estabelece o soberano, no qual todos os particulares envolvidos na constituio da sociedade se comprometem com o bem comum, no se confunde com a instituio do governo que fruto de uma lei estatuda por este mesmo corpo poltico, que se auto investiu 'soberano'. Ao identificar a liberdade do corpo poltico com a dos particulares e sua efetiva participao na instituio das leis fundamentais, a repblica ideal de Rousseau no se aproxima de um ideal democrtico por ser, por princpio, avessa ao governo monrquico, mas por exigir a vontade geral, da qual a virtude, a igualdade e a liberdade so caracteres26, e a qual encontra na soberania popular o seu alicerce.
25

No Fragmento conhecido como Fragment sur la libert Rousseau chega a afirmar tratar-se de uma das "plus grandes chimres de la Philosophie"[maiores quimeras da filosofia]. 26 " A soberania da vontade geral no pode ser confundida com os mecanismos jurdicos, sempre precrios, destinados a assegurar o exerccio dessa soberania. Que todos os membros da associao participem da elaborao das leis , antes de tudo, apenas uma frmula destinada a permitir a manifestao autntica da vontade geral. Esta frmula, por ela mesma, no , entretanto, suficiente para assegurar o predomnio do interesse pblico. Se os outros caracteres da vontade geral no esto presentes e sobretudo, a virtude dos membros da associao a deliberao pblica no exprimir adequadamente o interesse da comunidade. Para que a maioria possa realmente exprimir o interesse comum, a condio sine qua non que 'todos os caracteres da vontade geral estejam ainda na pluralidade'. O atributo essencial da vontade geral que ela a vontade que dirige, por definio ao bem da comunidade. E que por conseguinte,no pode ser seno a vontade deste corpo moral constitudo pela comunidade. O que significa que no pode existir onde no existe este corpo moral. A vontade geral no pode existir onde no existe um corpo de cidados. Se no pode haver liberdade onde a vontade geral no seja soberana, no pode haver soberania da vontade geral onde no houver cidados. 'la patrie lemos na Economia Poltica ne peut subsister sans la liberte, ni la liberte sans la vertu, ni la vertu sans ls citoyens... '" (SALINAS FORTES, Rousseau: da teoria prtica, 1976, p. 91)[a ptria no pode subsistir sem a liberdade, nem a liberdade sem a virtude, nem a virtude sem os cidados].

27

1.2 GENEBRA

ROUSSEAU CIDADO DA REPBLICA DE

Jean-Jacques Rousseau, cidado de Genebra, como o autor procurou ser conhecido, provocou, por isso, leituras que viram sua defesa das instituies republicanas como fruto da devoo sua cidade natal 27. Tais interpretaes se baseiam em passagens em que o prprio Rousseau indica ter pensado apenas em sua ptria ao escrever o Contrato Social, portanto, na constituio de Genebra que seria preciso buscar a fonte de seus princpios polticos (DERATH, 2009, p.33)28. Essa tese visa diminuir o alcance da obra poltica de Rousseau: Pois, se Rousseau s escreveu consoante Genebra e para Genebra, no evidente que o Contrato Social no teve no esprito do autor o alcance universal que seus admiradores querem emprestar-lhe? (Idem, Ibidem, p.33). Pelo contrrio, Rousseau v seu Contrato Social como um livro universal, um livro para todos os tempos, com ele o genebrino no sonha menos com a felicidade do gnero humano do que com de seus [con]cidados (Idem, Ibidem, p.35).

27

Para Robert Derath, a relao Rousseau e Genebra, feita por alguns eruditos, tenta explicar o pensamento de Rousseau pelo ambiente no qual ele passara seus anos de infncia e ao qual permaneceu durante tanto tempo muito vinculado (DERATH, 2009, p.32). 28 Essa tese (defendida por Jules Lematre, A. Sorel, E. Champion e Lanson) refutada por Derath de duas formas. A primeira, aos moldes da argumentao de John Stephenson Spink, mostra que: no momento em que comps o Contrato Social, Rousseau no conhecia, ao menos conhecia muito pouco, a constituio de Genebra. A segunda comparando os princpios do Contrato Social com os da constituio de Genebra: fazendo este estudo de ordem jurdica percebemos que difcil encontrar pontos comuns (DERATH, 2009, p.34).

28

Quanto s passagens que serviram de fundamento para a elaborao da tese supracitada, Derath nos mostra que Rousseau mudou de opinio sobre o governo de Genebra, uma vez tendo-o estudado seriamente (Idem, Ibidem, p.34). No se pode, mesmo tendo em vista o panegrico que constitui a dedicatria do Segundo Discurso, afirmar que Rousseau se inspirou na constituio de Genebra para aferir, a partir dela, sua concepo de repblica. O que Rousseau assinala a conformidade que acreditou encontrar mais tarde entre seus princpios e as instituies do governo de Genebra (Idem, Ibidem, p.36). confirmam isso:
Atingido pelas conformidades que encontro entre a constituio de governo que decorre de meus princpios e a que existe realmente em nossa Repblica, propus-me dedicar-lhe meu Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade (ROUSSEAU, Carta Perdriau, 28 de Setembro de 1754, In DERATH, 2009, p.36).

As correspondncias de Rousseau

Ainda que encontremos o voltar-se de Rousseau para sua cidade natal, vemos - como nos mostra J. S. Spink - que a Genebra real distinta daquela projetada por seu ptrio:

[Rousseau] formou seu ideal da vida simples, virtuosa, espartana, a anttese da civilizao parisiense. Em seguida, ele voltou-se, em esprito, para Genebra, onde acreditava encontrar a realizao de seu ideal (Rousseau et Genve, Essai sur les ides politiques et religieuses de Rousseau

29

dans leur relation avec la pense genevoise au XVIII sicle, pour servir dintroduction aux Letrres crites de la Montagne, In DERATH, 2009, p.36).

Logo aps a mudana de opinio a respeito de Genebra, quando os genebrinos condenaram a Profisso de f do vigrio Saboiano e recusaram o Contrato Social, nos diz Derath, Rousseau acusar os pastores de no amar mais sua religio e [ir] declarar que no h mais ptria e que as instituies de Genebra no existem mais (Idem, Ibidem, p.37). Numa comparao entre as instituies de Genebra e os princpios polticos defendidos por Rousseau vemos que o Contrato Social conduz Rousseau a concluses opostas s dos juristas do partido governamental genebrino, tornando o conflito inevitvel (DERATH, Idem, Ibidem, p. 41). Os textos de Rousseau confirmam essa interpretao uma vez que na VII Carta das Cartas escritas da montanha, a respeito da fora do Pequeno Conselho29 como rbitro supremo das leis de Genebra, Rousseau afirma que os Cidados e Burgueses esto entregues sem defesa merc de vinte e cinco dspotas: os atenienses, pelo menos, tinham trint a (ROUSSEAU, Cartas Escritas da Montanha, Carta VII, 2006, p.362). Segundo Derath, se olharmos o que Rousseau escreveu na Dedicatria do Discurso sobre a desigualdade vemos que os magistrados

29

O governo de Genebra consistia nesta poca em trs conselhos, o menor dos quais, o Pequeno Conselho (vinte e cinco membros), sendo o mais influente. A assembleia geral estava inativa.

30

ntegros desse texto se tornam, na carta de 1764, os vinte e cinco dspotas"30. Rousseau se posiciona, pleiteando o restabelecimento das

assembleias gerais peridicas, ao lado dos burgueses, entre os adversrios do partido governamental. Mas, segundo o intrprete, na realidade, ele s aplicava ao governo de Genebra um princpio que havia formulado no Contrato Social 31 (Idem, Ibidem, p.47). O comentador nos mostra que isso permite compreender melhor porque o Contrato Social foi condenado em Genebra. Rousseau podia, sem dvida, protestar de boa-f e invocar o carter filosfico e abstrato de seu livro, mas este no iria deixar de fornecer aos burgueses uma arma temvel contra o partido governamental (Idem, Ibidem, p.49). Com isso Derath nos mostra que Rousseau havia se enganado em seu panegrico feito Genebra, e vendo-a por meio de sua imaginao" acreditou encontrar nela a realizao de seu ideal (Idem, Ibidem, p.49)32. No podemos, por isso, deduzir que o ideal republicano de Rousseau seja fruto de sua origem genebrina, uma vez que seus princpios polticos em muito divergem daqueles que se viam aplicados em Genebra no sculo XVIII.

30

Rousseau no podia confessar mais ingenuamente que ele tinha se enganado inteiramente sobre a Repblica de Genebra e a natureza de seu governo. Sua ptria, isto , a cidade democrtica de Genebra, s existiu em sua imaginao (DERATH, 2009, p. 47). 31 Livro III, Cap. XIII: preciso que haja assembleias fixas e peridicas... 32 Segundo Auguste mile Faguet: como quando, amando uma pessoa, atribumos a ela a qualidade que ela menos tem, mas que nos cara, e a qual gostaramos tanto de nela encontrar que a encontramos" (In DERATH, 2009, p.50).

31

1.3

Igualdade

Mesmo na organizao da polis grega a igualdade j figurava como uma das ideias basilares da relao entre os cidados. Escreve Hannah Arendt que para os gregos a igualdade constitua a prpria essncia da liberdade; ser livre significava ser isento de desigualdade presente no ato de comandar e mover-se numa esfera onde no existiam governo nem governados (ARE NDT, 2009, p.42). No entanto, tal igualdade aplicava-se exclusivamente aos atores polticos que no constituam a generalidade dos indivduos da polis, tratavase assim de uma igualdade poltica fundada sobre uma concepo de desigualdade natural (que impedia mulheres, escravos e estrangeiros de gozar de tal liberdade). Mesmo na repblica romana a igualdade parece assim estar fundada em uma desigualdade. Vemos o prprio Ccero, em Da Repblica, exaltar o carter igualitrio do regime misto e sua salutar contribuio para a longevidade da repblica33; essa igualdade, no entanto, trata do equilbrio que esse regime estabelece entre as diferentes castas de cidados que compunham a repblica romana: plebeus e patrcios. Os quais, entre si, pressupem uma desigualdade naturalizada.

33

essa uma constituio que apresenta, antes de mais nada, um grande carter de igualdade, necessrio aos povos livres e, bem assim, condies de estabilidade e firmeza (CCERO, Da Repblica, I, XLV, 2001).

32

No sculo XVII os tericos da escola do direito natural trataram de tornar a igualdade um atributo natural entre todos os homens34, no entanto, tal igualdade est vinculada ao estado de natureza, estado abandonado com a instituio do estado civil. A igualdade natural tornava-se assim um atributo do homem natural que deveria ser abandonado para a instituio do Estado. Em Rousseau, de outro modo, a igualdade se tornar uma das exigncias para a instituio do Estado legtimo. Ao elucidar a origem da desigualdade entre os homens, aponta para uma igualdade fundada no seio da sociedade nascente, capaz, at mesmo, de minimizar os efeitos das desigualdades naturais: das foras do corpo e das qualidades do esprito e da alma. Em seu Segundo Discurso Rousseau responde a seguinte questo: Qual a origem da desigualdade entre os homens, e ela autorizada pela lei natural?

1.3.1 DESIGUALDADE FSICA E DESIGUALDADE MORAL E POLTICA

Ao lermos o Segundo Discurso, texto em que Rousseau se prope iluminar os fundamentos da sociedade, o genebrino nos mostra que ao
34

Mesmo Maquiavel, que foi uma das fontes do carter republicano da obra de Rousseau, ainda no havia buscado generalizar o princpio de igualdade: Se lembrarmos o captulo 55 do livro I dos Discursos [Sobre a Primeira Dcada de Tito Lvio], a igualdade uma das condies para o estabelecimento do regime republicano. Maquiavel no se refere, nesse trecho, a uma igualdade absoluta que apagaria as diferenas sociais e econmicas, mas a uma certa homogeneidade no modo de vida dos cidados e a seus efeitos polticos (ADVERSE, Trans/Form/Ao, p.43, 2007).

33

examinar esses fundamentos "os filsofos" tiveram a necessidade de "voltar at o estado de natureza". Porm, "nenhum deles chegou l". Uns por supor no homem em estado de natureza "a noo de justo e injusto". Outros por supor um natural direito de propriedade. Outros ainda por inicialmente delegarem a autoridade ao mais forte, fazendo nascer o Governo dessa autoridade sem antes se perguntar pelo tempo em que a prpria noo de autoridade era ignorada pelos homens35. O mtodo hipottico de reconstruo da histria da humanidade apresentado por Rousseau como uma ferramenta capaz de nos colocar diante do que h de natural no homem36. Afirmando ser esse o nico modo de conhecer a origem primeira das diferenas que distinguem os homens 37 o autor nos apresenta uma histria conjectural que prope despir o homem de toda caracterstica social para nos mostrar que entre desigualdades naturais/fsicas e polticas/morais so estas ltimas que carecem de nossa investigao38. O estudo do homem original que Rousseau nos apresenta se prope superar dificuldades que se apresentam sobre a origem da desigualdade moral, sobre os verdadeiros fundamentos do corpo poltico, sobre os direitos recprocos de seus membros e sobre inmeras questes semelhantes, to importantes quanto mal esclarecidas39. Tal estudo, que a base para
35 36

ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.52, 1999. O mtodo hipottico de Rousseau objeto de um debate acadmico revitalizado recentemente pela publicao do livro Lhistoire de la raison: Anthropologie, morale e politique de autoria de Gabrielle Radica em que a intrprete prope entender esse mtodo conjectural como uma mescla de histria e gnese, onde esta ltima radicalizada para explicar no s o conhecimento e o direito como em Hobbes mas tambm a moral, a cultura, as instituies e a prpria natureza (Paris, Champion, 2008). 37 ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.44, 1999. 38 No se pode perguntar qual a fonte da desigualdade natural, porque a resposta estaria enunciada na simples definio da palavra (ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores,Vol. 2, p.51, 1999). 39 ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.48, 1999.

34

afirmativa do homem naturalmente livre e igual perante o seu semelhante; resulta em um diagnstico do processo histrico pela qual se deu a desigualdade entre os homens40. Segundo este diagnstico uma das caractersticas distintivas presente no esprito humano, a liberdade, que assim como a perfectibilidade
41

anterior a razo. a qualidade de agente livre que caracteriza a espcie humana, e sobretudo na conscincia dessa liberdade que se mostra a espiritualidade de sua alma42. S o esprito humano capaz de escolher entre aceitar ou resistir ao estmulo natural. Essa qualidade de agente livre somada a capacidade de se aperfeioar, que estavam virtualmente presentes no homem em puro estado de natureza43, so despertadas pelas mudanas ambientais que foram os homens a buscar sua sobrevivncia de um modo diferente do que se dava em sua condio original44, nesse ponto em que

40

"O estado de natureza, escreve Derath, essencialmente um estado de independncia . Admitir essa ideia ento afirmar que ningum est por natureza submetido autoridade de outrem, partir do princpio de que os homens nascem livres e iguais. Esse princpio, que a maior parte dos partidrios da teoria do direito divino nega, contudo comum a todos os filsofos da escola do direito natural. Rousseau tem perfeita conscincia de que ele enuncia um lugar-comum quando afirma, por sua vez, que os homens so naturalmente iguais" DERATH, Rousseau e a cincia poltica do seu tempo, p. 197, 2009. 41 [A perfectibilidade] a faculdade de aperfeioar -se, faculdade que, com o auxlio das circunstncias, desenvolve sucessivamente todas as outras e se encontra, entre ns, tanto na espcie quanto no indivduo; o animal, pelo contrrio, ao fim de alguns meses, o que ser por toda vida, e sua espcie, no fim de milhares de anos, o que era no primeiro ano desses milhares (ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.65, 1999). 42 ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.64, 1999. 43 "Deveu-se a uma providncia bastante sbia o fato de as faculdades, que ele apenas possua potencialmente, s poderem desenvolver-se nas ocasies de se exercerem, a fim de que no se tornassem suprfluas e onerosas antes do tempo, nem tardias e inteis ao aparecer a necessidade. O homem encontrava unicamente no instinto todo o necessrio para viver no estado de natureza; numa razo cultivada s encontra aquilo de que necessita para viver em sociedade"(ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.75, 1999). 44 "a perfectibilidade, as virtudes sociais e as outras faculdades que o homem natural recebera potencialmente jamais podero desenvolver-se por si prprias, pois para isso necessitam do concurso fortuito de inmeras causas estranhas, que nunca poderiam surgir e sem as quais ele teria permanecido eternamente em sua condio primitiva" (ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.84, 1999).

35

as faculdades intelectuais do homem conseguem se desenvolver e a razo entra em plena atividade45. Embora seja este um estado pr-moral, Rousseau cr que podemos perceber entre "as primeiras e mais simples operaes da alma humana" dois princpios anteriores a razo, dos quais derivam "todas as regras do direito natural"46. Este estado de liberdade natural permite ao homem fazer tudo que suas limitaes fsicas alcanam, entretanto, estes princpios (que so em verdade sentimentos), norteiam o agir do homem isolado: o amor -de-si e a piti [piedade/comiserao]. A primeira est presente em todas as espcies e se trata do instinto de preservao que faz com que o indivduo zele por sua prpria vida. A segunda a repugnncia natural que os homens sentem ao presenciar o sofrimento de um ser sensvel47.

45

Luca Alici em sua investigao sobre o carter republicano da obra de nosso autor afirma: "Rousseau leitor de Aristteles, e da influncia do segundo sobre o primeiro nos interessa principalmente dois aspectos: a ideia de natureza humana, que emerge principalmente nos dois Discursos, e a convico segundo a qual se humano s depois de ser cidado, como sublinhado no livro I do Manuscrito de Genebra. Todo o itinerrio terico de Rousseau do Primeiro Discurso ao Contrato Social animado na verdade pela persuaso de que a passagem do 'homem natural' ao 'homem civil' comporta a perda da 'inocncia' original, e, sobretudo, a plena realizao da potencialidade humana em sociedade. O ingresso no 'corpo poltico' constitui a atuao e o comprimento da 'perfectibilidade' que distingue a 'constituio humana'" (ALICI, 2003 [nossa traduo]). De nossa parte, ainda que reconheamos a presena de Aristteles nos escritos do genebrino, cremos que, diferente do filsofo de Estagira, Rousseau no v na constituio da sociedade um telos a ser perseguido por se tratar da finalidade para qual todas as aes humanas tendem. Ela , conforme nos apresenta Rousseau, o remdio para o mal que constituiu a sada do estado de natureza. 46 ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.47, 1999. 47 "Desse modo, no se obrigado a fazer do homem um filsofo em lugar de faz-lo um homem; seus deveres para com outrem no so unicamente ditados pelas lies tardias da sabedoria e, enquanto resistir o impulso interior natural da comiserao, jamais far mal a um outro homem, nem mesmo a um ser sensvel, exceto no caso legtimo em que, encontrando-se em jogo a sua conservao, obrigado a dar a preferncia a si mesmo" (ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.47, 1999).

36

O homem naturalmente livre o homem isolado, no processo de desenvolvimento das luzes e da sociedade, o amor-de-si se degenera em amor prprio (egosmo/preferir a si em prejuzo dos outros) e a influncia natural da piti no mais suficiente para garantir a segurana da espcie. Foi necessria uma srie de desenvolvimentos e a gradual aproximao e degenerao dos homens48 para que a sociedade civil de fato se instaurasse49. A consolidao da ideia de propriedade que surge como fundamento da sociedade civil resultado de um desenvolvimento de ideias precedentes50: a criao dos abrigos (cabanas, casas), a instituio da famlia, a diviso dos trabalhos, o desenvolvimento da metalurgia e da agricultura, a posse (baseada na fora, no direito do primeiro ocupante, ou enquanto resultado do trabalho), alm da paralela constituio da prpria linguagem51, formam os desenvolvimentos que lentamente tiraram o homem
48

Milton Meira do Nascimento, em seu artigo Le legislateur et lcrivain politique chez Rousseau, nos mostra que ainda que a construo do Estado aparea como um remdio para conter a degenerao da espcie humana, usado em dosagem equi vocada il rendra encore plus grave le processus de dgnrescence et dclenchera la perte total de la libert(p. 04, 1998). 49 o que mostra Rousseau na Segunda Parte do Segundo Discurso. 50 Grande a possibilidade, porm, de que as coisas j ento ti vessem chegado ao ponto de no poder mais permanecer como eram, pois essa ideia de propriedade, dependendo de muitas ideias anteriores que s poderiam ter nascido sucessivamente, no se formou repentinamente no esprito humano. Foi preciso fazer-se muitos progressos, adquirir-se muita indstria e luzes, transmiti-las e aument-las de gerao para gerao, antes de chegar a esse ltimo termo do estado de natureza (ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.87, 1999). 51 Postumamente publicado, o Essai sur l'origine des langues, ou Ensaio Sobre a Origem das Lnguas no Qual se Fala da Melodia e da Imitao Musical, que se estima ter sido composto durante a quinta dcada do sculo XVIII, constitui-se um texto em que Rousseau coaduna em uma s linha interpretativa "a transformao do homem pela sociedade, a formao e a evoluo das lnguas, e o desenvolvimento da expresso musical". Sob forte influncia do Ensaio sobre a Origem dos Conhecimentos Humanos, que Condillac editara em 1746, Rousseau descreveu a "evoluo da mente partindo dos estgios simples e diretamente ligados a fenmenos biolgicos ideias simples que resultariam de simples percepes para chegar a etapas de maior complexidade 'ideias complexas' resultantes da 'reunio ou coleo de vrias percepes' -, a fim de chegar a definio final e extensiva do entendimento, ao mesmo tempo que firmavam o termo inicial da evoluo das lnguas numa base biolgica, que corresponderia s interjeies arrancadas ao aparelho fonador pelos impulsos instintivos mais simples. Como sempre, Rousseau procura sublinhar que, no viver

37

de um estado de paz e tranquilidade das paixes e levaram-no uma situao insustentvel onde se instaurou aquilo que Rousseau denominou pacto dos ricos. O pacto dos ricos surge como uma resposta para minimizar esse verdadeiro estado de guerra52 em que nada alm da fora, o trabalho como marca, ou de um vago direito de primeiro ocupante, garante a posse. O rico, detentor de mais posses, vendo a prpria vida e seus bens ameaados, prope uma associao53. Essa proposta constitui um estabelecimento poltico que aparentemente garante a paz e a liberdade de todos, mas na verdade estabelece a desigualdade e faz com que o rico legitime a posse, tornando-a reconhecida pelos demais por meio da conveno da propriedade. Forja-se assim um segundo engodo. Se o primeiro foi declarar: Isto meu
54

. O novo engodo

institui um regime de leis que protege a primeira usurpao e alm de


como no falar, o homem s superaria esses modos espontneos para ascender a formas mais complexas se motivaes poderosas a tanto o movessem. E, nessa linha geral de desenvolvimento da mente, da linguagem e da vida humana, insere a evoluo da msica" (Lourival Gomes Machado, Introduo ao Ensaio Sobre a Origem das Lnguas, Os Pensadores, Vol. 1, pp. 248-250). Sobre esse ponto ver Evaldo Becker: Poltica e Linguagem em Rousseau e Condillac, revista KRITERION, Belo Horizonte, n. 123, Jun/2011, pp.49-74. 52 A sociedade nascente foi colocada no mais tremendo estado de guerra; o gnero humano, aviltado e desolado, no podendo mais voltar sobre seus passos nem renunciar s aquisies infelizes que realizara, ficou s portas da runa por no trabalhar seno para sua vergonha, abusando das faculdades que o dignificam (ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.98, 1999). 53 Unamo-nos, disse-lhes, para defender os fracos da opresso, conter os ambiciosos e assegurar a cada um a posse daquilo que lhe pertence; instituamos regulamentos de justia e paz, aos quais todos sejam obrigados a conformar-se, que no abram exceo para ningum e que, submetendo igualmente a deveres mtuos o poderoso e o fraco, reparem de certo modo os caprichos da fortuna. Em uma palavra, em lugar de voltar nossas foras contra ns mesmos, reunamo-nos num poder supremo que nos governe segundo sbias leis, que protejam e defendam todos os membros da associao, expulsem os inimigos comuns e nos mantenha em concrdia eterna (ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.100, 1999). 54 O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditlo (ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p. 87, 1999).

38

garantir que os pobres no atentem contra os bens dos ricos faz com que aqueles defendam os interesses destes ltimos55. Os fracos - que nesse estgio de desnaturao correspondem aos pobres - oprimidos e muitas vezes escravizados, no oferecem grande resistncia a esse pacto que condena a igualdade e a liberdade56. A desigualdade moral e poltica se constitui, portanto, em trs momentos: 1) na diviso entre ricos e pobres e a instituio da propriedade, 2) na diviso entre poderosos e fracos; e 3) com a perda da liberdade e instituio do pacto entre senhor e escravo57. A lei do mais forte, diferente do que vemos na tradio do pensamento poltico, apresentada por Rousseau como fim de um processo histrico e no o incio deste. A constituio do governo se tornou legtimo apenas na medida em que instituiu leis que regulamentaram a desigualdade moral ou

55

Tal foi ou deveu ser a origem da sociedade e das leis, que deram novos entraves ao fraco e novas foras ao rico, destruram irremediavelmente a liberdade natural, fixaram a lei da propriedade e da desigualdade, fizeram de uma usurpao sagaz um direito irrevogvel e para lucro de alguns ambiciosos, da por diante sujeitaram todo o gnero humano ao trabalho, servido e misria. V-se com facilidade, como o estabelecimento de uma nica sociedade tornou indispensvel o de todas as outras e como foi preciso se unirem, por sua vez, para enfrentar foras conjuntas (ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.100, 1999). 56 Fora preciso muito menos do que o equivalente desse discurso para arrastar homens grosseiros, fceis de seduzir, que alias tinham questes para deslindar entre si, que no podiam dispensar rbitros e possuam demasiada ambio para poder por muito tempo dispensar os senhores. Todos correram ao encontro de seus grilhes, crendo assegurar sua liberdade, pois, com muita razo reconhecendo as vantagens do estabelecimento poltico, no contavam com a suficiente experincia para prever-lhes os perigos: os mais capazes de pressentir os abusos eram precisamente aqueles que contavam aproveitar-se deles, e at os prudentes compreenderam a necessidade de resolverem-se a sacrificar parte de sua liberdade para conservar a do outro, como um ferido manda cortar um brao para salvar o resto do corpo (ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.100, 1999). 57 Contraposta a concepo rousseauniana de liberdade como ausncia de dominao.

39

poltica58. Porm, tais leis so contrrias s leis da natureza, que no permitem desigualdade salvo aquelas fsicas e espirituais59.

(...) a desigualdade moral, autorizada unicamente pelo direito positivo, contrria ao direito natural sempre que no ocorre, juntamente e na mesma proporo, com desigualdade fsica distino que a

determina

suficientemente o que se deve pensar, a esse respeito, sobre a espcie de desigualdade que reina entre todos os povos policiados, pois manifestamente contra a lei da natureza, seja qual for a maneira por que a definamos, uma criana mandar num velho, um imbecil conduzir um sbio, ou um punhado de pessoas regurgitar superfluidades enquanto multido faminta falta o necessrio

(ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.116, 1999).

Ao falar em direito natural Rousseau assume a presena dos autores jusnaturalista em seu mtodo60, no entanto, a radicalizao de sua histria conjectural mostrar que os jusnaturalistas justificam o direito pelo fato, e ao

58

Que dependem: "de uma espcie de conveno e que estabelecida ou, pelo menos autorizada pelo consentimento dos homens. Esta consiste nos vrios privilgios de que gozam alguns em detrimento de outros, como o serem mais ricos, mais poderosos e homenageados que estes, ou ainda por fazerem-se obedecer por eles" (ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.51, 1999). 59 " que consiste na diferena das idades, da sade, das foras do corpo e das qualidades do esprito e da alma" (ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.51, 1999). 60 "Quem quer que tenha lido seriamente Grotius e Pufendorf nas tradues de Barbeyrac e leu, em seguida, atentamente o Contrato social e o Discurso sobre a desigualdade, percebe que essas duas obras contm uma multido de aluses s teorias sustentadas pelos jurisconsultos" (DERATH, Rousseau e a cincia poltica do seu tempo, p. 57, 2009).

40

mesmo tempo demonstrar que a justia, o direito e a moral, so aquisies histricas.

Rousseau manifesta seu desacordo com os Enciclopedistas e com o artigo Direito Natural de Diderot. Essa tomada de posio fez com que o classificassem de artificialista. A contenda entre vrios estudiosos de direito natural nunca esclareceria suficientemente qual a verdadeira base das relaes sociais. Grcio, sem dvida, enunciando uma "sociabilidade" que levaria os homens a viverem em sociedade, "ainda que Deus no existisse", avanara o mais que permitia a cultura iluminista. Concorreu, pois, para a efetiva laicizao do direito natural, mas nem pelos seus escritos, nem pelos seus discpulos e continuadores (nenhum dos quais o igualou com fora de penetrao e interpretao), fica-se sabendo, ao certo, se esse conceito de sociabilidade por qualquer motivo ultrapassava a condio de mero instinto humano, isto , de elemento puramente individual. Rousseau, aceitando prontamente a concepo individualista, dispe-se a apurar at que ponto se pode, com propriedade, falar de lei natural, visto que a palavra lei j implica uma regra consciente e voluntria; consequentemente, busca saber at onde ia a confuso entre, de um lado, o liame natural, originrio, fundamental e universal, e, de outra parte, as regras resultantes das convenes sociais e que, a seu ver, so artificiais, tardias, derivadas e particulares (Lourival Gomes Machado, in ROUSSEAU, Segundo Discurso, Os Pensadores, Vol. 2, p.46, 1999).

41

1.3.2 ROUSSEAU: PELA IGUALDADE DA LEI

Se por um lado no h outra possibilidade de pensar a origem da sociedade alm da conveno, o contrato social, tal como aconteceu (pacto dos ricos) no passa de um engodo, visto que todo pacto feito entre povo e governo um engodo. Vemos com Do Contrato Social que o nico pacto verdadeiramente legtimo o do povo com o soberano. E para alcanar um contrato social legtimo, e um sistema de legislao adequado, Rousseau nos mostra que os dois objetivos principais que devem ser perseguidos so: "A liberdade, porque qualquer dependncia particular corresponde a outro tanto de fora tomada ao corpo do Estado, e a igualdade, porque a liberdade no pode subsistir sem ela" (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro II, Cap.XI, Os Pensadores, Vol. 1, p.127, 1999). A repblica que se institui com o pacto social, que o genebrino apresenta em Do Contrato Social, antes de legitimar a desigualdade natural, tem o papel de substituir toda desigualdade pela igualdade moral e poltica 61.

"(...) quanto igualdade no se deve entender por essa palavra que sejam absolutamente os mesmos os graus de poder e de riqueza, mas, quanto ao poder, que esteja

61

() o pacto fundamental, em lugar de destruir a igualdade natural, pelo contrrio substitui por uma igualdade moral e legtima aquilo que a natureza poderia trazer de desigualdade fsica entre os homens, que, podendo ser desiguais na fora ou no gnio, todos se tornam iguais por conveno e direito (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro I, Cap.IX, Os Pensadores, Vol. 1, p.81, 1999).

42

distanciado de qualquer violncia e nunca se exera em virtude do posto e das leis e, quanto a riqueza, que nenhum cidado seja suficientemente opulento para poder comprar um outro e no haja nenhum to pobre que se veja constrangido a vender-se; o que supe, nos grandes, moderao de bens e crdito e, nos pequenos, moderao de avareza e da cupidez" (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro II, Cap.XI, Os Pensadores, Vol. 1, p.127, 1999).

Se h uma igualdade poltica garantida pelo pacto, no se ignora os diferentes "graus de poder e de riqueza" existentes no estado. A instituio da lei tal como de fato se deu, com o pacto dos ricos, instituiu a desigualdade que resulta da dominao do poderoso sobre o fraco. No entanto, s por meio da lei se pode anular essa dominao e instaurar a igualdade necessria ao exerccio da liberdade. A definio da lei , desde o prefcio do Segundo Discurso, uma das obstinaes de Rousseau: Para alm dos antigos juriconsultos romanos - que entendiam a lei como "expresso das relaes gerais estabelecidas pela natureza entre todos os seres animados visando sua conservao comum" - e dos modernos - para os quais "impossvel compreender a lei da natureza e, consequentemente, obedec-la, sem ser grande pensador e profundo metafsico" (ROUSSEAU, Idem, p.46) o genebrino demonstrou que a lei da natureza difere da lei do Estado e que no por raciocnios metafsicos que alcanamos a primeira, no entanto, nos mostra em Do Contrato Social que: "dada a falta de sano natural, [as naturais leis da justia] tornam-se vs para os homens". Disso decorre a necessidade de "convenes e leis para unir os direitos aos

43

deveres, e conduzir a justia a seu objetivo" (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro II, Cap.VI, Os Pensadores, Vol. 1, p.106, 1999).

1.4

LIBERDADE

No Segundo Discurso Rousseau evidencia o carter natural da liberdade: desde a natureza humana que o fez um agente livre at o momento em que um pacto social que legitimou a lei do mais forte usurpou toda liberdade e instaurou a desigualdade moral e poltica. A partir desse diagnstico podemos melhor compreender a famosa passagem que abre o Contrato Social:

O homem nasce livre, e por toda parte encontra-se a ferros. O que se cr senhor dos demais, no deixa de ser mais escravo do que eles (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro I, Cap. I, Os Pensadores, Vol. 1, p.53, 1999).

Obra em que Rousseau se prope estabelecer os princpios do direito poltico capazes de garantir a liberdade e a igualdade, que, como vimos, constituem os objetivos de todo governo legtimo. Se a palavra liberdade (libert) recorrente nas pginas de Rousseau, sua preocupao se enderea em geral para a liberdade que fruto de uma

44

conveno humana, ou seja, uma liberdade moral e poltica, em uma palavra, civil.

1.4.1 LIBERDADE NATURAL E LIBERDADE CIVIL

Se, ao estabelecer o princpio da sociedade civil na conveno, Rousseau retoma a estratgia do jusnaturalismo62, suas concluses sero originais63. Derath admite a dificuldade em determinar as leituras polticas de Rousseau, no entanto, aponta suas principais influncias (alm de Plato) com Hobbes, Locke, Grotius e Pufendorf. Os representantes da escola do direito natural chegaram concluso de que os homens se submetem a uma autoridade poltica ou por necessidade ou voluntariamente. No primeiro caso sua origem a conquista e os homens vencidos se submetem ao poder que se impe para terem suas vidas salvas, preferindo a servido morte. No segundo caso sua origem um acordo voluntrio que define os que se tornaro sditos e os que sero chefes.

62

Em especial, segundo Derath, foi nos livros cientficos, isto , nos tratados de direito natural, que Rousseau extraiu o essencial de sua erudio (DERATH, 2009, p. 57). Ou seja, nos escritos de Grotius e Pufendorf, que com suas teorias de Estado acabaram arruinando completamente a doutrina do direito divino. 63 "Foi principalmente pela audcia de suas concluses que o Contrato Social marcou uma guinada na histria da filosofia poltica. Mas pelas matrias que trata, pelo mtodo que seguiu, pelo esprito mesmo do livro, Rousseau se vincula a todos aqueles que antes dele tentaram determinar qual a origem e quais so os fundamentos do estado ou, como se dizia ento, da sociedade civil" (DERATH, Rousseau e a cincia poltica do seu tempo, p. 57, 2009).

45

Rousseau nos mostra que nessas concluses existem dois equvocos. No primeiro caso no h a legitimao do Estado e a autoridade poltica se instaura no por um direito fundado na conveno, mas por um falso direito do mais forte 64. Mesmo no segundo caso, onde h uma entrega voluntria do povo a um lder, Rousseau aponta um impedimento moral, e mesmo natural, ligado ideia de liberdade:

Renunciar liberdade renunciar qualidade de homem, aos direitos da humanidade, e at aos prprios deveres. No h recompensa possvel para quem a tudo renuncia. Tal renncia no se compadece com a natureza do homem, e destituir-se voluntariamente de toda e qualquer liberdade equivale a excluir a moralidade de suas aes. Enfim, uma intil e contraditria conveno a que, de um lado, estipula uma autoridade absoluta, e, de outro, uma obedincia sem limites (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro I, Cap. IV, Os Pensadores, Vol. 1, p.62, 1999).

Supondo que as posies jusnaturalistas, em especial a de Grotius, estivessem corretas, h um equvoco anterior a esses dois pontos. Rousseau nos mostra que antes de se examinar o ato pelo qual o povo elege um rei, conviria examinar o ato pelo qual um povo povo, pois esse ato, sendo necessariamente anterior ao outro, constitui o verdadeiro fundamento da
64

A fora um poder fsico; no imagino que moralidade possa re sultar de seus efeitos. Ceder fora constitui ato de necessidade, no de vontade; quando muito, ato de prudncia. Em que sentido poder representar um dever? (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro I, Cap. III, Os Pensadores, Vol. 1, p.59, 1999).

46

sociedade (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro I, Cap.V, Os Pensadores, Vol. 1, p.68, 1999). Disto se enuncia o problema fundamental cuja soluo o contrato social oferece. Ou seja: Encontrar uma forma de associao que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associado com toda a fora comum, e pela qual cada um, unindo-se a todos, s obedece contudo a si mesmo, permanecendo assim to livre quanto antes (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro I, Cap.VI, Os Pensadores, Vol. 1, pp.69-70, 1999). No se pode, no entanto, confundir a liberdade civil65 que o contrato social garante com aquela liberdade anterior a essa associao66. a renncia a liberdade natural que instaura e garante a equidade do contrato e funda a liberdade convencional com:

(...) a alienao total de cada associado, com todos os seus direitos, comunidade toda, porque, em primeiro lugar, cada um dando-se completamente, a condio igual para todos, e, sendo a condio igual para todos, ningum se interessa por torn-la onerosa para os demais (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro I, Cap.VI, Os Pensadores, Vol. 1, p.70, 1999).

Porm, como se pode alienar liberdade natural e ao mesmo tempo permanecer to livre quanto antes?
65

"(...) e a propriedade de tudo que possui". (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro I, Cap. VIII, Os Pensadores, p.77). 66 "(...) e um direito ilimitado a tudo quanto aventura e pode alcanar" (ROUSSEAU, Idem).

47

O autor nos mostra que o pacto legtimo no se configura em uma simples alienao seno uma troca vantajosa: "de uma modo de vida incerto e precrio por um outro melhor e mais seguro, da independncia natural pela liberdade, do poder de prejudicar a outrem pela segurana prpria, e de sua fora, que outras podiam dominar, por um direito que a unio social torna invencvel" (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro II, Cap.IV, Os Pensadores, Vol. 1, p.98, 1999). Para que vigore esse "direito invencvel", como nos mostra o Captulo III, do Livro I do Manuscrito de Genebra:

(...) preciso que, independentemente do consentimento dos particulares, o soberano tenha algumas garantias de seus engajamentos perante a causa comum. O juramento ordinariamente a primeira dessas garantias; mas como ele tirado de uma ordem de coisas totalmente diferente, e todos modificam como quiser, segundo suas mximas internas, a obrigao que lhes imposta, conta-se pouco com ele nas instituies polticas; prefere-se garantias mais reais, tiradas da coisa mesma. Assim, o pacto fundamental implica tacitamente esse compromisso, o nico que pode dar fora a todos os outros: quem recusar obedecer a vontade geral a isso ser coagido pelo corpo todo (ROUSSEAU, In Derath, 2009, p.334).

48

1.4.2

O RESULTADO DO PACTO

Para Rousseau tentar encontrar uma forma de governo em que apenas pela fora das leis os cidados possam ser iguais, livres e virtuosos se configura uma quimera, no entanto, h uma forma de constituir o corpo poltico67 que garante as "condies de possibilidade de uma associao

67

"O corpo poltico uma forma de relacionamento entre os particulares que se designa unio. O ato encerra, assim, uma promessa de unio e seu resultado uma unidade. Nossa tarefa , ento, a de explicar o conceito de unio". Escreve Luiz Roberto Salinas Fortes. "Nem todo ato de colaborao entre indivduos constitui necessariamente um ato de associao. Uma mera soma de foras est aqum de uma verdadeira unio. O que que define positivamente a unio? Ela tem a forma da Repblica. Mas o curioso deste contrato que a unio a prpria obrigao. D-se uma associao quando h "alienao total de cada associado com todos os seus direitos a toda a comunidade". H unio quando se verifica essa alienao total. Se essa alienao for parcial, se no partir de cada um dos membros da associao, se no envolver a totalidade dos seus direitos e se no se fizer em benefcio da comunidade toda, teremos uma mera agregao e no uma unio. O corpo poltico de produz concretamente quando se cumpre a obrigao ou se d a alienao total: no surge magicamente a partir da mera declarao, por mais solene que seja, ou do engajamento verbal. A suposio de Rousseau, neste texto, a de que entre a promessa e o seu cumprimento no existe nenhuma distncia; o cumprimento decorre imediatamente da simples manifestao das intenes, j que no se coloca nesse plano jurdico o problema de saber se as intenes sero ou no cumpridas. Elas so supostas j cumpridas. O que no nos impede de estabelecer esta distino, necessria para compreendermos em toda a sua profundidade este ato originrio. A verdadeira dimenso deste ato dada pela clusula do contrato, frmula jurdica que descreve formalmente o fenmeno social complexo que Rousseau tambm chama de unio. Recorrendo a ideia do Contrato, transportamo-nos para o interior deste fenmeno que aparece, ento, como uma obrigao contrada por aqueles que se unem. O que outra maneira de dizer que a unio entre os homens no natural. Mas dizer isto no ainda determinar o contedo desta unio o contedo da associao que dela resulta. Este contedo dado pela clusula do contrato que supomos cumprida. O corpo poltico , assim, a realidade social que surge com o cumprimento da" (...) "clusula do contrato ou, por outras palavras, assim como a unio, enquanto ato, tem a forma do contrato, assim tambm seu resultado tem a forma de uma Repblica. A clusula do contrato designa, sob a forma de obrigao dos participantes, o ato de unio de que resulta a associao. A ideia de contrato utilizada, assim, como instrumento para discriminar os elementos constitutivos e necessariamente presentes em todas as associaes ou, ainda, as condies de possibilidade de toda associao verdadeira" (SALINAS FORTES, O Paradoxo do Espetculo: potica e poltica em Rousseau , pp.86-87, 1997).

49

verdadeira": a repblica68. Ainda que esta no se limite a uma forma de governo, podemos design-la como o nico corpo poltico legtimo, o nico capaz de garantir a liberdade civil. Se a ideia de repblica se confundia (como vimos com Salinas Fortes) com a ideia de democracia, vemos com Do Contrato Social que esta ltima apenas uma das formas legtimas de governo: assim como a monarquia, a aristocracia eletiva e o governo misto69. Portanto, o legado republicano de Rousseau no se define pela defesa de uma forma de governo especfica, antes pela exigncia da ao de uma vontade especfica, a vontade geral. Vontade esta que no se confunde com a vontade da maioria ou a soma das vontades particulares. Entendida como a vontade que subjaz todos os interesses presentes na repblica, ela que independente dos mecanismos que ofeream as "garantias" dos "engajamentos perante a causa comum" se apresenta como condio para o pacto legtimo. Disso resta uma questo que Salinas Fortes j evidenciara:

Como atingir o alvo principal que o de criar as condies efetivas para que se concretize o querer geral como um querer dominante? Como fazer para que o interesse geral prevalea efetivamente sobre os interesses particulares e as tendncias egostas? A resposta simples: suscitando nos
68

Que, como nos lembra C. E. Vaughan, figurava no subttulo da primeira verso de Du Contrat Social, ou Essai sur la forme de la rpublique. (The Political Writings of Jean-Jacques Rousseau, Vol. 1, nota 57, p.86, 1915). 69 "Tomando-se o termo no rigor da acepo, jamais existiu, jamais existir uma democracia verdadeira. contra a ordem natural governar o grande nmero e ser o menor nmero governado. No se pode imaginar que permanea o povo continuamente em assembleia para ocupar-se dos negcios pblicos e compreende-se facilmente que no se poderia para isso estabelecer comisses sem mudar a forma de administrao" (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro III, Cap.IV, Os Pensadores, Vol. 1, p.150, 1999).

50

membros da comunidade o amor ptria, fazendo dela objeto de um culto sagrado. (FORTES, Luis Roberto Salinas. Paradoxo do Espetculo: poltica e potica em Rousseau. p.126, 1997).

Entenderemos melhor a resposta dada por nosso ilustre comentador na medida em que evidenciamos a ligao necessria estabelecida por Rousseau entre moral e poltica em sua defesa da instituio republicana e que, em grande parte, est ligada interpretao dada ao termo virtude desde os primrdios da tradio do pensamento poltico que aqui designamos "republicanismo".

51

2. A MORALIDADE REPUBLICANA E A VIRTUDE

Para ilustrar a presena do lxico gramatical republicano que se fazia presente no sculo XVIII - e que encontrou nos anos decisivos da Revoluo o terreno frtil para se desenvolver, ocupando por fim um lugar de destaque no cenrio poltico70 Newton Bignotto utiliza a figura emblemtica de Charlotte Corday. Charlotte, assassina confessa de Marat71 durante a revoluo francesa72, espantou o pblico pela serenidade com que se dirigiu para a guilhotina. Ela que afirmara: Para os modernos, existem poucos patriotas que sabem morrer por seu pas; quase tudo egosmo. Que triste povo para formar uma repblica73. Acreditando fazer um favor nao, Charlotte assassinou aquele que julgava ser um inimigo da ptria. Mesmo ciente de sua condenao morte acreditou, inspirada nas leituras de Plutarco, exercer a virtude de heris que como Brutus colocaram o interesse da res publica acima da prpria vida74.

70 71

BIGNOTTO, 2010, p.15. Jean-Paul Marat, aquele que com a publicao de listas de "inimigos do povo" em seu jornal L`ami Du peuple, levou muitos polticos guilhotina durante a Revoluo francesa. 72 Episdio que ficou eternizado na obra de Jacques-Louis David: Marat assassin. 73 Le Procs de Charlotte Corday, In Actes Du Tribunal rvolucionnaire, p.57, Org. Grard Walter, citado por Newton Bignotto, 2010, p.15. 74 "(...) na carta a M. de Franquires, Jean-Jacques exemplifica sua concepo de virtude recorrendo figura de Lcio Jnio Brutus, o lendrio fundador da repblica romana, lder dos que depuseram o rei Tarqunio, o Soberbo, em 509 a.C. Eleito cnsul do novo regime, Brutus teve logo de enfrentar uma conspirao que pretendia restaurar a monarquia. Entre os conspiradores estavam seus filhos Tito e Tibrio, os quais foram presos e condenados morte, como traidores da repblica, pelo prprio cnsul. Sobre isso, Rousseau escreveu: 'Brutus fazendo morrer seus filhos podia ser apenas justo. Mas Brutus era um pai terno; para fazer seu dever, ele dilacerou suas entranhas, e Brutus foi virtuoso' (MOSCATELI, Por que o

52

Estes valores e as ideias republicanas foram resgatados durante o perodo da revoluo francesa, sobretudo pelas referncias s antigas repblicas como a romana. Exemplo disso so os quadros de Jacques-Louis David que retratam passagens histricas que exaltam a virtude republicana dos romanos75. Porm, antes da Revoluo, as ideias republicanas - como virtude e liberdade - j tinham seu lugar; tidos como valores republicanos, ocupavam parte do debate terico poltico do perodo.

Sobrevive uma amizade republicana, um sentido republicano do dever, um orgulho republicano mesmo em um mundo agora mudado, at mesmo no prprio corao do Estado monrquico, na corte, no mais profundo nimo de homens que poderiam parecer completamente integrados ao mundo do absolutismo (VENTURI, Franco. Utopia e Reforma no Iluminismo, In Newton Bignotto, 2010, p.26).

2.1

ENTRE A MORAL E A POLTICA Essa moralidade republicana e incondicional defesa da virtude como

vimos exemplificado no caso Charlotte Corday nos leva a uma distino espinhosa entre o mbito moral e o mbito poltico. Ainda que o mbito moral, assim como o da poltica, trate da ao ou da prxis humana, a diferena entre eles pode ser evidenciada em virtude de um princpio ou critrio diverso de justificao e avaliao das respectivas aes, e que, em consequncia disso, o que obrigatrio em moral, no se pode dizer que o seja em poltica.
Emlio no o cidado republicano III, disponvel em: http://giprousseaufil.blogspot.com.br/2012/05/porque-emilio-nao-e-o-cidadao_09.html,2012). 75 Como no quadro Les Licteurs rapportant Brutus les corps de ses fils [Os litores trazendo a Brutus os corpos de seus filhos] de 1789, que retrata o fato relatado por Plutarco.

53

Essa distino deve-se ao fato de que as aes polticas, resultado de decises que tem em vista toda a comunidade poltica, que no so avaliadas por uma norma moral, mas pelo resultado (positivo ou negativo) alcanado por meio destas aes. De outro modo as aes morais so avaliadas por critrios que levam em considerao as normas morais vigentes e que as definem como boas ou ms antes mesmo de avaliados seus resultados. Rousseau coaduna o carter moral e poltico em sua resignificao da virtude. Unio que permeia toda a defesa dos princpios republicanos de Rousseau a qual, por isso, se apresenta como um iderio poltico e moral. E, como vimos anteriormente, tem como base a sobreposio da vontade geral vontade particular. Para compreender plenamente essa resignificao da virtude e o fundamento de nossa hiptese de trabalho, alm de uma distinta definio entre moral e poltica, se faz necessrio lanar nosso olhar sobre a virtude e seu papel em diferentes contextos histricos. A virtude tem um papel importante nas antigas repblicas e recebe novas acepes durante o desenvolvimento da tradio do pensamento que aqui identificamos como republicana. Se ela chegava a ser a depositria da garantia da recuperao dos estados corrompidos, como mostrou a confiana que Ccero depositava nos optimates, a virtude - que os antigos acreditavam poder encontrar naqueles que exerciam as funes pblicas nas repblicas recebeu novo uso com o advento da cristandade. Com o uso do termo relegado descrio das qualidades daqueles que mantinham uma vida casta, austera e, portanto, empenhadas na

54

salvao da alma: a virtude se afastou da esfera poltica e passou a figurar o discurso religioso. Porm, seria inocncia crer que seu sentido poltico fora totalmente esquecido, uma vez que tal sentido foi resgatado pelos autores da renascena italiana. Como vemos na obra de Nicolau Maquiavel: autor que fez do termo uma espcie de paradigma para poltica moderna.

2.2

NICOLAU MAQUIAVEL E A VIRTUDE

Ao traduzir a obra de Maquiavel muitos optam por manter o termo italiano virt, marcando assim a especificidade que este carrega na obra do autor florentino. A relao da virt com o conceito de fortuna pode servir como eixo central na compreenso do pensamento maquiaveliano, aqui nos servir apenas para compreender parte das resignificaes dadas ao conceito de virtude no pensamento poltico europeu nos sculos que precedem Rousseau.
A fortuna seria nas especulaes dos autores da

Antiguidade Clssica e dos contemporneos de Maquiavel, o acaso, o indeterminado, a boa ou m sorte. Era

representada, na Roma Antiga, pela deusa de mesmo nome que, com sua cornucpia, presenteava os homens de virt com seus mais preciosos bens: honra, glria e poder. Entretanto, malgrado todo o seu domnio sobre os acontecimentos humanos, a fortuna no era vista como uma fora maligna e inexorvel, mas uma boa deusa que se deixava seduzir pelos homens valorosos (BARROS, 2010, p.92).

55

Tal ideia contrapunha o pensamento hegemnico do perodo que precedeu a renascena italiana, onde o triunfo do cristianismo associava a fortuna a um poder cego e incontrolvel que, sempre implacvel, a fora divina atuando para manter os homens em adorao s glrias do Reino de Deus (Idem, p.53). Ao estabelecer o controle da fortuna como algo plausvel, Maquiavel no s rememora os escritores romanos e se ope tradio crist como abre espao para a virtude e seu campo de ao: Ou seja, o homem de virt saber agir de modo a conservar seu poder apesar do carter indeterminado do universo poltico. Nem sempre ter xito; na maioria das vezes no vencer; h, contudo, um campo de ao que estar sob o seu controle, permitindo-o confrontar os humores da sorte (Ibidem, p.54). Essa contraposio entre virt e fortuna76, e o modo particular com o qual Maquiavel se posiciona, torna-se parte importante do humanismo cvico italiano. Ao voltar sua ateno sobre o domnio da virt em detrimento daquele da fortuna Maquiavel indica a virt como aquilo que permite fugir s foras do acaso77. No entanto a influncia daquilo que foge do alcance da previso humana pode surpreender at os homens mais "prudentes e valorosos" como Csar Brgia, que "no obstante houvesse feito tudo quanto devia fazer" a "fora de extremos reveses da sorte" somadas ao seu nico

76

Que remonta desde Aristteles, passando por Ccero, at a sistematizao de Bocio em A consolao da Filosofia: obra que cristalizou para o mundo ocidental a imagem dessa contraposio, onde o exerccio da virt se apresenta inerente ao confronto com a fortuna (BIGNOTTO, 1991, pp. 141-154). 77 Pois para Maquiavel ainda que a "fortuna seja rbitra de metade de nossas aes", esta mesma fortuna "nos deixa governar quase a outra metade" (MAQUIAVEL, O Prncipe, Cap.XXV, p.100, 2009).

56

deslize (consentir com o papado de Jlio) causaram sua "runa definitiva (MAQUIAVEL, O Prncipe, Cap.VII, pp.42-47, 2009). .A virt para Maquiavel se apresenta muito mais por seus efeitos do que nos atos em si mesmos. O carter mutvel da fortuna faz com que s com o domnio do fluxo do tempo a virt seja capaz de se sobrepor sua influncia, por isso no devemos nos espantar se os atos de virt possam significar fugir a certas normas de conduta78. No entanto, no nos apressemos em condenar a virt de Maquiavel como uma qualidade poltica que se distancia de qualquer moral. crucial, afirma Barros, que seu guia no seja seu interesse privado; se assim o for os feitos no traro glria. Esta s conseguida se o interesse da ptria, que coincide com a liberdade dos cidados e a independncia do estado, for posto acima das mesquinharias to corriqueiras no campo poltico (BARROS, 2010, p.58). Mantendo, de forma geral, uma unidade de pensamento no que diz respeito ao exerccio da virt tanto por um prncipe quanto por um cidado de uma repblica, a especificidade do segundo caso oferece-nos o emprego da virtude tal qual aqui se tem buscado:

Se os prncipes so lanados num mundo de contingncia que igual para todos, no contam com as mesmas armas para o exerccio da virt. O que, num primeiro momento, igual para todos, rapidamente se transforma diante da

78

Embora implique um certo saber, a virt no , como queria Petrarca, o resultado de uma boa preparao para a vida em comum. Ela designa a capacidade de estar presente no mundo, de saber apreender a ocasio, de saber se modificar, de saber agir contra toda a tradio (BIGNOTTO, 1991, p150).

57

peculiaridade da soluo dos conflitos de classe. nessa hora que as repblicas, fruto de uma adeso dos homens a um desejo de liberdade e s instituies que os exprimem, revelam-se muito mais fortes para resistir aos ataques do tempo. Essa diferena, Maquiavel faz questo de dizer, no advm da natureza dos indivduos que compem cada forma social. Todos revelam igual dificuldade em mudar com o tempo e por isso se transformam em presas fceis da fortuna quando os tempos so adversos. Numa repblica, no entanto, os homens no agem como indivduos, como atores individuais que devem representar seu papel sem o concurso de outros recursos que a prpria virt; eles agem como o produto de sua virt e da forma poltica que os criou. Por essa razo nosso autor diz que ... da nasce que uma repblica tem maior vida e conserva a boa fortuna mais tempo do que um principado, porque pode adaptar-se melhor s mudanas do tempo, pelo recurso diversidade de seus cidados[Discorsi,III, 9] (BIGNOTTO, 1991, pp. 152-153).

Ainda que neguemos relegar essa virt ao campo da imoralidade no se pode negar, mesmo privilegiando os Discorsi, a mudana de orientao gerada por Maquiavel na medida em que essa virtude do poltico deixa de ter o carter do tradicional sentimento de boa vontade em todas as aes e passa a representar uma prudncia prtica (de interesse do estado na medida em que o senso mais precioso para o governante/cidado). Essa virt ainda pode ser entendida como uma releitura do republicanismo clssico, mas sua orientao no vem de um conjunto de valores a respeito do que moralmente bom ou ruim como se tinha na virtude dos antigos. Ela trata de uma capacidade de se adaptar as circunstncias (fortuna) Essa virtude, portanto, se aproxima da virtude antiga para contrapor a virtude crist

58

e, ao mesmo tempo, se afasta desta para compor uma concepo moderna de virtude. O sculo XVIII conheceu a virtude na ambgua concepo que ora era usada no sentido religioso e ora aparecia vinculada a moral dos antigos. A obra de Maquiavel e sua concepo de virt, salvo leituras oblquas como a de Rousseau79, chegam at os iluministas carregadas de preconceitos que at hoje esto presentes na expresso maquiavlico80. Por essa razo, ainda que o autor florentino participe do movimento antropocentrista da renascena, da qual o iluminismo tributrio, no podemos dizer que figure como referncia direta para a concepo de virtude na Frana iluminista. Mesmo Rousseau, que lia o Prncipe de Maquiavel como "o livro dos republicanos", no repetir ipsis litteris a concepo de virtude do secretrio florentino. Se, no encontramos na obra do genebrino referncias a virt tal qual definimos anteriormente, no se pode negar que a referncia a virtude e liberdade na repblica romana que Rousseau busca nos Discorsi81 servir de fonte para a elaborao de sua prpria concepo de virtude. Maurizio Viroli nos oferece um diagnstico das diferenas que norteiam as obras desses dois autores, no apenas no significado empregado por cada um destes ao conceito de virtude, mas no uso de uma "linguagem republicana" em diferentes abordagens:
79

Fingindo dar lies aos reis, deu-as, grandes aos povos. O Prncipe de Maquiavel o livro dos republicanos (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro III, Cap. VI, Os Pensadores, Vol.1, p.159, 1999). 80 O que pode ser constatado ao lermos o verbete Maquiavelismo escrito por Diderot para a Enciclopdia, no qual tal termo definido como a "arte de tiranizar" (DIDEROT. In La historia de la filosofia em la Enciclopedia. Vol. 2, p.317,1987). 81 Parece, disse Maquiavel, que no meio dos assassnios, das proscries, das guerras civis, nossa repblica se tornou mais poderosa; a virtude de seus cidados, seus costumes, sua independncia tiveram mais efeito para refor-la do que todas essas dissenses o tiveram para enfraquec-la. Um pouco de agitao d mais vigor s almas, e o que faz verdadeiramente a espcie prosperar menos a paz do que a liberdade (ROUSSEAU, Livro III, Cap. IX, Os Pensadores, Vol. 1, nota1, p.172, 1999).

59

Maquiavel e Rousseau escreve a tal propsito Viroli falaram a mesma linguagem republicana. Todavia, ainda que a imagem de uma repblica bem ordenada presente em um e no outro tenha as mesmas caractersticas, as abordagens revelam a diferena: Maquiavel se pe o problema de realizar concretamente, no de justificar racionalmente, a repblica; Rousseau dedica a sua obra poltica principal ao problema da justificao racional da repblica e s ocasionalmente se interroga sobre o modo concreto de instaurar uma constituio poltica republicana. Maquiavel e Rousseau ambos pertencem a tradio republicana moderna e foram defensores da ideia republicana da poltica como a arte de fundar e preservar uma repblica. Foram, todavia, republicanos de modo diverso e suas ideias sobre o significado e sobre a possibilidade de uma repblica revela desvios importantes dentro da tradio republicana

(VIROLI, Jean-Jacques Rousseau e la teoria della societ ben ordinata, p.186, [nossa traduo] In Luca Alici, 2003).

Aldo Maffey refora a impresso de que a busca pela justificao moral o que caracteriza o uso da "linguagem republicana" feita por Rousseau. E nos lembra que a diferena entre esses dois autores, que fruto de suas diferentes orientaes tericas, deve-se tambm aos diferentes perodos da histria nos quais esses autores viveram:

Maquiavel penetra no XVIII transformando o prncipe em legislador por meio de uma mediao entre a tradio emprico-realstica corrente no XVI e aquela jusnaturalista-

60

racional desenvolvida no XVII []. Rousseau, aceitando a prtica maquiaveliana, se preocupa em dar uma justificao moral ao modo como opera o autor dO Prncipe, se apresentando como anel de conjugao entre Alberico Gentili, Francis Bacon e a tese romntico-liberal que encontrar expresso potica nOs Seplcros de Ugo Foscolo (MAFFEY, Aldo. Lidea di stato nellilluminismo francese, pp. 61-62 [nossa traduo] In Luca Alici, 2003).

2.3 UMA VIRTUDE POLTICA: MONTESQUIEU

Mesmo no sculo XVIII de Rousseau o termo virtude ainda denotava uma polissemia entre o carter religioso, o moral e o poltico. Montesquieu um dos responsveis pela introduo de conceitos republicanos, como o da virtude, no debate poltico dos iluministas a exemplo dos republicanos ingleses do XVII - esforou-se por distinguir os diferentes sentidos da virtude, como vemos na Advertncia que abre Do Esprito das Leis (1748):
Para a inteligncia dos quatro primeiros livros desta obra, deve-se observar que o que chamo de virtude na repblica o amor ptria, ou seja, o amor igualdade. No uma virtude moral, nem uma virtude crist, a virtude poltica; e este o motor que move o governo republicano, como a honra o motor que move a monarquia. Logo, chamei de virtude poltica o amor ptria e igualdade.

Para Rousseau seu predecessor francs foi hbil ao identificar a virtude moral presente nas repblicas como de um tipo especfico de virtude que no se confunde com as qualidades morais necessrias ao homem de

61

bem ou ao bom cristo, no entanto, negligenciou o fato desta virtude moral ser um princpio basilar, no apenas nas repblicas democrticas, mas em todos os Estados bem constitudos82. A crtica de Rousseau tipologia dos governos utilizada por Montesquieu se sustenta na afirmativa rousseauniana de que um Estado bem constitudo todo aquele em que o povo soberano o que para o Baro se restringe aos Estados democrticos. As afirmaes quanto a virtude moral descritas por seu predecessor mostram que Rousseau, ainda que se mostre original em sua abordagem republicana, tributrio no s do secretrio florentino como do Baro francs na construo desse iderio poltico e moral. Em Do Esprito das Leis, texto do iluminista Montesquieu lemos que a virtude poltica na repblica um sentimento de devoo ptria anlogo ao sentimento religioso, mas que, como deixou claro o Baro, no se trata de uma "virtude crist".
A virtude numa repblica, algo muito simples: o amor pela repblica, um sentimento e no uma srie de conhecimentos. Tanto o ltimo dos homens de Estado quanto o primeiro podem possuir esse sentimento. O povo, uma vez que tem boas mximas, a elas se atm por mais tempo que as chamadas pessoas de bem. Raramente a corrupo comea por ele. Frequentemente extrai da mediocridade de seus conhecimentos um apego mais forte pelo que est estabelecido. O amor pela ptria acarreta a pureza dos costumes, e a pureza dos costumes acarreta o amor pela ptria. Quanto menos podemos satisfazer nossas paixes individuais, tanto mais nos entregamos s gerais. Por que os monges amam tanto a sua ordem?
82

Eis por que um autor clebre estabeleceu a virtude por princpio da repblica, pois todas essas condies no poderiam subsistir sem ela. Mas, por no haver feito as distines necessrias, a esse belo esprito frequntemente faltou justeza e algumas vezes clareza, e no percebeu ele que, a autoridade soberana sendo a mesma em todos os lugares, deve o mesmo princpio vigorar em todo estado bem constitudo, embora mais ou menos, verdade, segundo a forma de governo (ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro III, Cap. IV, Os Pensadores, Vol. 1, p.151, 1999).

62

Exatamente pelo que elas tm de insuportvel. Seu regulamento os priva de todas as coisas em que se apoiam as paixes comuns. Resta pois essa paixo pelo prprio regulamento que os mortifica. Quanto mais austero for ele, isto , quanto mais lhes restringir as inclinaes, tanto mais fora dar s que lhes deixa (Montesquieu, O Esprito das Leis, Livro V, captulo II, 1995).

O republicanismo de Rousseau se distancia do renascentista florentino e ao mesmo tempo se aproxima83, como ocorre com seu contemporneo Montesquieu, autores ais quais Rousseau recorre para estabelecer sua concepo de virtude poltica. A virtude que vemos descrita desde os primeiros escritos de Rousseau mostra que o mbito moral, dos costumes e das instituies sociais, esto de tal forma relacionados que no podemos falar de virtude moral sem pensarmos em seu carter poltico, ou vice-versa.

2.4

ROUSSEAU: POR UMA VIRTUDE MORAL E POLTICA

O Primeiro Discurso, texto que de certa forma tira Jean-Jacques Rousseau do anonimato, e contm o germe de todo seu sistema, nos mostra que a histria humana foi marcada por uma degenerao que levou o homem da simples existncia a uma vida policiada onde vemos a aparncia de todas

83

Maquiavel penetra no XVIII transformando o prncipe em legislador por meio de uma mediao entre a tradio emprico-realstica corrente no XVI e aquela jusnaturalista-racional desenvolvida no XVII []. Rousseau, aceitando a prtica maquiaveliana, se preocupa em dar uma justificao moral ao modo como opera o autor dO Prncipe, se apresentando como anel de conjugao entre Alberico Gentili, Francis Bacon e a tese romntico-liberal que encontrar expresso potica nOs Seplcros de Ugo Foscolo (MAFFEY, Aldo. Lidea di stato nellilluminismo francese, pp. 61-62 [nossa traduo] In Luca Alici, 2003).

63

as virtudes, sem que se possua nenhuma delas (ROUSSEAU, Primeiro Discurso, Os Pensadores, vol.1, p.191, 1999). A evocao da virtude no Primeiro Discurso nos aponta um descompasso desta e os costumes dos homens em sociedade, enquanto expe a utilizao das cincias e das artes como forma de perpetuao dos corpos polticos viciosos que foram historicamente erigidos.

Ao responder negativamente a questo proposta pela academia de Dijon, Rousseau se ope ao pensamento iluminista que dominava a vida intelectual do sculo XVIII. Ao depositar no domnio do conhecimento racional a esperana de que esse constitua uma ferramenta capaz de estabelecer no seio da sociedade uma ordem tal qual aquela que observamos no cosmo, os iluministas viam o

reestabelecimento das cincias e das artes, operado pela Renascena, como o incio de uma nova era: a poca dos filsofos e dos dspotas esclarecidos (Lourival Gomes Machado, In ROUSSEAU, Primeiro Discurso, Os

Pensadores, vol.1, p.177, 1999).

Jean-Jacques Rousseau, de outro modo, ver no primado da virtude, contrrio a primazia dos saberes tericos e conhecimentos abstratos, o caminho para o aprimoramento dos costumes e a ordem social84.

84

Arlei de Espndola nos mostra essa defesa da primazia da virtude moral tem como uma de suas fontes tericas os escritos do pensador romano Sneca ( Rousseau e Sneca: o primado da virtude, In Jean-Jacques Rousseau: gnese da moralidade, liberdade humana e legitimidade, pp. 66-83, 2010).

64

O Primeiro Discurso trata de indicar as causas da degenerao dos costumes e definhamento moral que Rousseau observava entre seus contemporneos. Ao indicar o reestabelecimento das cincias e das artes como uma dessas causas, porm:

"Rousseau no deseja passar a seu leitor a ideia de que o saber terico absolutamente pernicioso, de que as cincias e as artes so completamente danosas, merecendo, por isso, ser relegadas a inexistncia. O que ele pretende convenc-lo de que a virtude tem um papel na vida moral dos indivduos que supera aquele que desempenhado pelas luzes de seu esprito" (ESPNDOLA, p.68, 2010).

"No em absoluto a cincia que maltrato", nos dir Rousseau, " a virtude que defendo85 perante homens virtuosos" (ROUSSEAU, Primeiro Discurso, Os Pensadores, vol.1, p.185, 1999). Virtude que, analogamente ao vigor fsico, pode ser mais facilmente encontrada na rusticidade que na polidez86. Alm de apontar o descompasso entre ser e parecer essa denncia da aparncia, e o paralelo entre fora e virtude, nos d uma das definies rousseaunianas do conceito que aqui procuramos desvelar: A aparncia no menos estranha virtude, que

85

Victor Goldschmidt nos mostra que Rousseau coaduna as regras da lgica ao procedimento dos oradores e por meio disto revela um aspecto prprio do gnero jurdico, ou - segundo a classificao dos discursos de Aristteles - prprio do discurso apoddico (GOLDSCHMIDT, Anthropologie et politique: les prncipes du systme de Rousseau. Ed. J. Vrin, Paris, 1983. p.22-25). 86 sob o traje rstico de um trabalhador e no sob os dourados de um corteso, que se encontraro a fora e o vigor do corpo (ROUSSEAU, Primeiro Discurso, Os Pensadores, vol.2, p.191, 1999)

65

constitui a fora e o vigor da alma (ROUSSEAU, Primeiro Discurso, Os Pensadores, vol.2, p.191, 1999)87. A falsa aparncia de fora presente nos luxuosos trajes cortesos est em sintonia com as falsas demonstraes de amizade expressas naquilo que Rousseau chamou de polidez e urbanidade destes indivduos. A sinceridade, tema to caro nos escritos do genebrino como na Julie ou la Nouvelle Hlose88, aparece aqui como uma virtude esquecida por seus contemporneos, assim como o amor ptria trocado por um dissimulado apaziguamento dos dios nacionais e assim: Haver excessos proscritos, vcios desonrados, mas outros sero honrados com o nome de virtude (ROUSSEAU, Primeiro Discurso, Os Pensadores, vol.2, p.192, 1999). Rousseau indica essa degenerao da virtude89 ligada ao cultivo das cincias e das artes. Assim, o que faz, para o autor, sucumbir servido e ao vcio imprios poderosos como do Egito, da Grcia e a prpria Roma foram seu abatimento fsico e moral provocados pela mudana nos costumes influenciados pelo cultivo das cincias e das artes. E, contraposto a isso, nos apresenta os costumes de pequeno nmero de povos que, preservados desse contgio de conhecimentos maus, por suas virtudes construram a prpria felicidade e constituem exemplo para as demais naes

(ROUSSEAU, Primeiro Discurso, Os Pensadores, vol.2, p.194, 1999).

87

Definio que retomada por Rousseau no Emlio: Meu filho, no existe felicidade sem coragem, nem virtude sem luta. A palavra virtude vem de fora; a fora a base de toda virtude (Emlio, Livro V, p.656). 88 O grande tema da Nova Helosa o da virtude e dos meios para alcan-la. Julie, em uma de suas ltimas cartas a Saint-Preux, declara: Eu amei a virtude desde minha infncia e cultivei sempre a razo. Os dois eixos da vida de Julie so tambm aqueles do livro, que parecem girar de forma quase obsessivas em torno das dificuldades para se seguir um caminho virtuoso e sobre as diversas configuraes sociais que impedem o retorno dos homens transparncia da condio original (BIGNOTTO, 2010, p.121). 89 Que em sua origem, na vida simples e rstica, representava a sinceridade, a fora, a liberdade e o amor ptria.

66

Inspirado em Montaigne, Rousseau indica os antigos persas e os prprios romanos, em sua poca simples e rstica, como alguns dos representantes desta minoria. Os primeiros por sua educao e suas instituies polticas garantirem o culto virtude e estes ltimos pela celebrao das virtudes dos trabalhadores e dos soldados impedirem o avano do culto s cincias e s artes que esto atreladas ao elogio da vida ociosa. Uma comparao entre duas cidades antigas apresentada pelo genebrino para que se entenda esse paralelo entre o desenvolvimento das cincias e das artes e a perda da virtude. De um lado temos Atenas que tornou-se a moradia da polidez e do bom gosto, o pas dos oradores e dos filsofos90, onde os vcios se introduziram conjugados com as belas-artes, e de outro Esparta, essa cidade to clebre pela sua feliz ignorncia quanto pela sabedoria das leis, essa repblica antes de quase-deuses do que de homens91 donde os artistas e sbios eram expulsos92. Em seguida, Rousseau nos mostra que o mesmo que ocorria em Atenas passou a ocorrer em Roma quando as cincias, as artes e a dialtica chegaram pelas vozes dos filsofos e oradores gregos, e,

consequentemente, o desprezo ao trabalho na agricultura e o descuido com a disciplina militar fez os cidados se esquecerem do amor ptria e liberdade. At ento os romanos tinham-se contentado em praticar a virtude;
90 91

J.-J. ROUSSEAU, Primeiro Discurso, Os Pensadores, vol.2, p.196, 1999. Idem, p.195. 92 Reconhecendo, no entanto, que alguns sbios atenienses souberam se resguardar do vcio, Rousseau aponta um elogio ignorncia supostamente feito por Scrates (a quem atribu, assim como fizera o orculo, o posto de mais sbio dos homens) como mais uma prova que o cultivo das cincias e das artes no nos leva a verdade e a virtude. Antes so as aes desse sbio que devem ser observadas. Scrates que nunca escreveu um livro e deixou como nico preceito a seus discpulos e a nossos descendentes, o exemplo e a memria de sua virtude (ROUSSEAU, Primeiro Discurso, Os Pensadores, vol.2, p.197, 1999).

67

tudo se perdeu quando comearam a estud-la (ROUSSEAU, Primeiro Discurso, Os Pensadores, vol.2, p.197, 1999). Por meio dessa diversidade de exemplos histricos apresentados por Rousseau, o trao mais constante da virtude como "fora e vigor da alma" pode ser compreendido como bravura militar. No entanto, se as cincias e as artes foram responsveis pelo desaparecimento das qualidades guerreiras, no teria o reestabelecimento destas contribudo para a paz entre os homens? Para responder essa objeo, originalmente feita por Lessing, Victor Goldschmidt nos mostra que no basta recorrer a virtus romana para entendermos a virtude como fora da alma (Anthropologie et politique: les prncipes du systme de Rousseau, p.61, 1983). Essa definio rousseauniana , segundo o comentador, uma conjuno entre estoicismo e platonismo com a qual Rousseau se desfaz do quadro das virtudes cardinais. Assim, a fora da alma a mais heroica das virtudes, porm mais que isso, em Rousseau, a fora da alma a fonte de todas as virtudes que compem o herosmo, servindo, no Primeiro Discurso, para definir a virtude em geral (Idem, p.64). Segundo Goldschmidt essa origem estoica se apresenta na autonomia e autarcia atribudas por Rousseau fora da alma. J a fora da alma que vemos designada como coragem na Repblica de Plato absorvida por Rousseau tomada no como uma das virtudes cardinais, seno como a virtude cardinal. A coragem era uma virtude poltica para Plato, em Rousseau assim tambm o ser, pois, para o genebrino, todas as virtudes nascem das relaes que a sociedade estabelece entre os homens (Ibidem, Idem).

68

Esta

caracterizao

da

virtude

mostra

que,

assim

como

aperfeioamento do corpo demanda esforo, preciso mrito, e mesmo um esforo moral para se alcanar a condio de virtuoso:

Na busca do homem por essa condio que se define mais propriamente como a fora e o vigor da alma, o passo inicial, conforme Rousseau, deve mostrar-se pelo empenho de endurecer seu corpo, de ampliar sua fora fsica, de conservar sua sade, e de aumentar sua coragem. Seguindo o caminho trilhado por Sneca e os outros esticos, nosso autor entende que a disposio para o combate, prpria dos membros das grandes corporaes militares, que precisa ser trabalhada inicialmente, sob pena de o indivduo no poder subsistir diante da dureza da vida (ESNPNDOLA, 2008, p60).

O fomento ao desenvolvimento preliminar dessa fora fsica de inspirao militar, que pode nos levar a leituras belicistas, se mostra conivente com o curso da natureza, na medida em que molda o homem para curvar-se com sucesso diante dos reclamos de sua alma quando se dirige no momento oportuno ao cultivo de sua dimenso interior (Idem,p. 61). Porm, como entender esse resgate sem acabarmos por concordar com aqueles que vem em Rousseau um belicista?

69

Ainda que polmico93, parece-nos adequado recorrermos aqui ao Discours sur la vertu des hros94, texto de Rousseau em que so comparadas as qualidades dos sbios e dos conquistadores na tentativa de identificar aquela virtude que mais necessria ao heri. Se por um lado as virtudes moderadas dos sbios os transformam em seres nas quais no identificamos a ausncia de virtudes, o que nos faria eleg-los virtuosos por excelncia, o brilho daquelas virtudes presente nos heris se converte em maiores benefcios pblicos. Assim, a falta de alguma virtude em determinado heri compensada pela admirao pblica que outra qualidade lhe propicia. Este heri pode, nos dir Rousseau nesse texto, por meio da fora, fazer primeiro com que se suporte o jugo das leis para que depois se submeta autoridade da razo. No entanto, antes que nos apressemos em condenar o heri ao posto de um absolutista egocntrico, Rousseau nos lembra que desvinculadas de qualquer interesse pessoal, as virtudes hericas no visam outra coisa seno a felicidade comum. Como podemos ver raros so estes homens como raras so as circunstncias nas quais suas aes heroicas so exigidas. Reconhecendo que a virtude heroica no , por assim dizer, uma virtude moralmente perfeita, mas que pode render muita felicidade para um povo; Rousseau busca, dentre todas as virtudes que podem caracterizar o heri aquela que lhe excelente. Partindo do senso comum Rousseau lana como hiptese a bravura guerreira como essa virtude. Porm, se tal habilidade marcial for mesmo o
93

Na medida em que foi objeto de uma publicao ilcita e, mesmo depois, quando includo na edio das obras completas de 1782, contava com uma advertncia em que o prprio Rousseau admitia a fragilidade do escrito. 94 Texto que ainda no recebeu nenhuma edio em portugus, presente no Tomo I das Obras Completas de Rousseau publicado pela Libraire Dalibon, Paris, de 1826, pp. 160-184.

70

objeto da admirao dos povos, como podemos aceitar que pela destruio dos homens que os benfeitores do gnero humano so identificados? A bravura guerreira com seus possveis efeitos pode muito bem acabar por gerar crimes e sua necessidade restrita a circunstncias muito especficas no pode constituir a virtude cardinal do herosmo. Alm disso, os talentos militares nem sempre so suficientes para garantir grandes reputaes, na medida em que muitos vencidos em batalha, ou mesmo homens que nunca tocaram em armas, acabaram como gloriosos heris. Aps um exame da coragem, temperana e mesmo o amor ptria, Rousseau designa como mais adequadas virtudes: ao estadista a prudncia; ao cidado a justia; ao filsofo a moderao. E aos heris a fora da alma. A fora da alma d a constncia na ao e a partir dela todas as outras virtudes emanam, uma alma forte mesmo capaz de discernir a realidade da aparncia. Dona de si a alma forte firme em seus objetivos evitando as iluses. Em seu panegrico da fora da alma Rousseau afirma ser dentro dos prprios homens que se encontram seus maiores inimigos. A conquista dessa virtude o que permitiria resolver a tenso entre indivduo e cidado, e o dever no mais seria um fardo da lei, antes uma expresso da prpria vontade. Com isso vemos que a inspirao militar no faz de Rousseau um belicista necessariamente. Ainda assim, h uma devoo exigida do indivduo para a coletividade que faz com que no possamos desacreditar de antemo leituras que veem isso como uma das fontes do totalitarismo moderno

71

(sobretudo aps Robespierre se valer das obras de Rousseau ao instaurar a poltica do terror durante a Revoluo francesa). No entanto, uma leitura livre de preconceitos percebe que nesse ponto Rousseau se aproxima dos republicanos da renascena ao valorizar a presena do indivduo na esfera pblica e, mais do que uma supresso do indivduo ao coletivo, a defesa da virtude cvica feita pelo genebrino mostra que sua preocupao principal est na formao moral dos cidados como nos mostra o Primeiro Discurso: Se a cultura das cincias prejudicial s qualidades guerreiras, por produzirem o efeminamento e o cultivo das atividades ociosas, ainda o mais s qualidades morais. J desde os primeiros anos, uma educao insensata orna nosso esprito e corrompe nosso julgamento (ROUSSEAU, Primeiro Discurso, Os Pensadores, vol.2, p.209, 1999). O alerta que Rousseau faz aqui para aquela que ser uma das ideias centrais em seus textos sobre educao: a primazia da educao moral ensinando aos jovens, sobretudo, os deveres cvicos antes da formao cientifica. Para Rousseau os filsofos seus contemporneos no passam de inimigos da virtude. Na medida em que minam os fundamentos da f e: Sorriem desdenhosamente das velhas palavras ptria e religio

(ROUSSEAU, Primeiro Discurso, Os Pensadores, vol.2, p.205, 1999). Mais preocupados em se manter em evidncia esto, em geral, se opondo a opinio pblica no por amor a verdade ou virtude. Esto, outrossim, como os artistas, sempre sedentos por aplausos de seus contemporneos. Na denncia da degenerao moral que Rousseau identificava na Europa de seu tempo outro smbolo da perda da virtude. Trata-se do luxo que, se por um lado um indcio certo de riquezas, sempre oposto aos

72

bons costumes. E, perguntar-nos- Rousseau, que se tornar a virtude, desde que seja preciso enriquecer a qualquer preo? (idem). Assim, continua ele: Os antigos polticos falavam constantemente de costumes e de virtudes, e os nossos s falam de comrcio e de dinheiro (ibidem). Voltando o olhar para os exemplos dos estados pobres, rsticos, sem luxo, virtuosos e vitoriosos do passado, Rousseau espera: Que nossos polticos se dignem, pois, a suspender seus clculos para refletir sobre esses exemplos e que aprendam, de uma vez por todas, que com o dinheiro se tem tudo, salvo costumes e cidados (ROUSSEAU, Primeiro Discurso, Os Pensadores, vol.2, p.206, 1999). Se Rousseau responsabiliza o cultivo das cincias e das artes pela degenerao moral e perda da virtude, reconhece que s atravs do sbio controle de instituies legitimamente constitudas que se pode suprimir os abusos e encaminhar a sociedade para a busca da virtude. A crtica que Rousseau enderea a Atenas, enquanto fonte de todas as cincias e as artes que foram restabelecidas na renascena pode ser estendida ao Sculo das Luzes na medida em que se mostra um continuador desse movimento de resgate do culto s cincias e as artes. Para alm da crtica aos antepassados e aos contemporneos, Rousseau visa um resgate da virtude cvica. Vemos, assim, que o elogio virtude guerreira dos espartanos, persas e romanos no consiste de modo algum em uma apologia ao belicismo.

73

Trata, de outro modo, do elogio ao cultivo da virtude cvica e ao modo como tais povos formavam seus cidados95. Estando no estado social a preservao de nossa bondade natural j no basta para que tenhamos uma vida feliz. necessrio, por isso, que busquemos a vida virtuosa daquele que: capaz de vencer suas afeies, pois ento ele segue a razo, a conscincia; faz seu dever, mantm-se na ordem e nada o pode afastar dela (ROUSSEAU, Emlio, Livro V, p.657). As provocaes com as quais Rousseau encerra seu Primeiro Discurso96 nos fazem ver que preciso que aprendamos as lies de Emlio: S, agora, livre de fato; aprende a te tornares teu prprio senhor; governa teu corao, Emlio, e sers virtuoso (ibidem). A virtude, tal qual se apresenta em diferentes autores da tradio republicana, recebe uma srie de definies particulares a cada perodo histrico e autor a que se recorre. Assim como a prpria ideia de repblica, a virtude republicana carrega uma ambiguidade historicamente erigida. A dificuldade em definir o sentido objetivo utilizado por diferentes autores da tradio republicana, em Rousseau, soma-se a uma dificuldade de encontrar um sentido nico para virtude, uma vez que: H entre o indivduo e o cidado uma tenso que no parece ser inteiramente resolvida seno em momentos muito especiais da histria (BIGNOTTO, 2010, p. 109).
95

No captulo XII das Consideraes sobre o governo da Polnia Rousseau prope que o sistema militar deva ser semelhante ao dos romanos com as tropas formadas pelos prprios cidados, ressaltando que se trata de formar soldados para defender a nao, e no para empreender conquistas externas, conciliando, desse modo, o cultivo da arte militar ao patriotismo como requisito para garantir a liberdade do Estado (ROUSSEAU. uvres Completes. Tome V; Ed. P. Dupont, Paris, 1823. pp.340-352). 96 Oh! virtude, cincia sublime das almas simples, sero necessrios, ento, tanta pena e tanto aparato para conhecer-te? Teus princpios no esto gravados em todos os coraes? E no bastar, para aprender tuas leis, voltar-se sobre si mesmo e ouvir a voz da conscincia no silncio das paixes? (Pensadores, vol.1, p.209).

74

Se considerarmos essa tenso a partir da oposio fundamental entre homem natural e homem civil, que encontramos em Rousseau, ela aparecer, como nos mostra Natalia Maruyama, sob a forma de uma divergncia entre as inclinaes naturais e os deveres97. A fora e vigor da alma, de onde emanam todas as virtudes, produto de um exerccio contnuo do privilgio ao bem comum frente aos desejos particulares. Se no estado de natureza os primeiros princpios (que o genebrino identifica como o amor de si e a piedade) garantiam o bem agir dos indivduos, o estado social exige um aparato constitucional capaz de fomentar o desenvolvimento da virtude para que isso ocorra. A virtude no ser propriamente o amor ptria mas, como nos mostra o Discours sur l'conomie politique98, o amor ptria o meio mais eficaz para tornar o cidado virtuoso, uma vez que o homem virtuoso aquele que em tudo conforma sua vontade particular vontade geral. Entre o individualismo e o patriotismo a virtude pode assumir expresses ambguas, no entanto, encontra na conscincia o norte de seus atos. Se, como em seus predecessores, o caminho que leva Rousseau a conceitos como a virtude o retorno aos antigos, a forma como o genebrino relaciona tais conceitos como igualdade e liberdade - e agrega a estes novas concepes o que configura seu particular iderio republicano99.

97

Essa diferena entre o homem selvagem e o homem policiado anloga quela que aparece no Emlio por meio dos pares de termos unidade numrica e unidade fracionria; existncia absoluta e existncia relativa, para caracterizar, respectivamente, o homem natural e o homem civil. De um lado, temos o homem natural, unidade numrica e absoluto total, que no tem relao seno consigo mesmo ou com seu semelhante e, de outro, o homem civil, unidade fracionria, cujo eu s pode ser entendido como parte da unidade comum e cujo valor reside em sua relao com o corpo social (MARUYAMA, 2001, p. 25). 98 Discurso Sobre Economia Poltica de 1755. 99 Em Rousseau, o apelo ao mundo antigo combina-se com a demanda de uma compatibilidade entre as prticas de aes do mundo pblico e os ditames da conscincia. O

75

DA

ORIGEM

ANTIGA DA

DA

REPBLICA

AO

REPUBLICANISMO CONTEMPORNEA

HISTORIOGRAFIA

Para melhor compreender essa resignificao preciso voltar nosso olhar para o sentido original da palavra repblica, o sentido que possivelmente Rousseau tenha encontrado na literatura. Seus escritos autobiogrficos comprovam que foi o amor literatura greco-romana que, j na infncia, formaram seu "esprito livre e republicano"
100

. E propriamente

nessa origem, onde se confundem o mundo helnico com o mundo romano, que encontramos a fonte etimolgica da palavra repblica. Ao pensarmos os debates clssicos sobre repblica, do latim res publica, somos remetidos experincia romana101. No entanto, Sergio

cidado ativo encontra na arena pblica o terreno para exercer sua virtude, inclusive na forma radical da cidadania militar, mas mantm a conscincia como o lugar no qual a conformidade de seu eu com suas aes e o sentido das virtudes podem ser descobertos (BIGNOTTO, 2010, p. 108). 100 Adquiri um gosto raro e talvez nico, nessa idade [7 a 11 anos]. Sobretudo Plutarco tornou-se a minha leitura favorita. O prazer que eu tinha em o ler sem cessar curou-me um pouco dos romances; e depressa eu preferia Agsilaus, Brutos e Aristdes, a Orondate, Artamnio e Juba. Dessas interessantes leituras, das conversas que elas produziam entre mim e meu pai, formou-se esse meu esprito livre e republicano, esse carter indomvel e altivo que no suporta jugo nem servido, que me atormentou durante toda a vida e nas situaes menos prprias a lhe dar vazo. Entretido continuamente com Roma e Atenas, vivendo, por assim dizer, com os seus grandes homens, filho eu prprio de uma repblica e filho de um pai cuja mais forte paixo era o amor da ptria, inflamava-me ao exemplo dele; supunha-me grego ou romano; tornava-me a personagem cuja a vida lia; a histria dos lances de coragem e intrepidez que me impressionavam punha-me os olhos brilhantes e a voz forte (ROUSSEAU, Confisses, 2008, pp.32-33). 101 Ao parafrasear Pettit, Renato Moscateli escreve que: a tradio republicana proveniente da Roma antiga, onde estava ligada de modo particular figura de Ccero. Ressuscitada mais tarde na Renascena, ela encontrou uma expresso bastante forte no

76

Cardoso indica uma precedncia conceitual grega presente no lxico fundamental da poltica (do grego politeia). Somos remetidos, nesse caso, experincia da polis grega. Assim tambm, o termo latino res publica - na sua significao mais imediata, a coisa pblica, de todo o povo, a esfera dos interesses comuns, do bem comum (Que repblica? 2000, p.32) - a tentativa de uma traduo do termo grego politeia. Termo que, na prtica e no pensamento grego, era usado com o sentido de regime de governo, de constituio poltica102, pensada como a forma de organizao das magistraturas ou poderes que conformam e governam a vida da cidade (Idem). Assim, a palavra politeia, ainda restrita ao uso grego do termo, j evidenciava uma polissemia. Ao ser traduzida para a linguagem latina levou consigo, alm do sentido de "bem comum" (que, como veremos, tanto exigiu da virtude dos cidados e heris romanos), a preocupao, que j existia nos textos dos pensadores gregos (como nos de Aristteles), de definir a politeia como a forma de administrao pblica por excelncia. Tomar essa constituio poltica como sendo prpria ao regime republicano contribuiu para que, em certos momentos, a repblica tambm fosse vista como uma forma de governo especfica, ou seja, um governo misto:

Na medida em que o regime misto procura corrigir as distores instauradas por cada um dos regimes reais, de modo que sendo mais includente no defere o poder a

pensamento constitucional de Maquiavel e contribuiu para que algumas repblicas italianas concebessem a si mesmas como as primeiras organizaes polticas modernas da Europa (2010, pp.151-152). 102 Norberto Bobbio em A Teoria das Formas de Governo, afirma que politeia aparece na obra de Aristteles como correspondente da palavra politia (termo que traduz politeia sem traduzi-lo) significa constituio um termo genrico, no-especfico (1997, p.57).

77

nenhuma das faces que compem ou rasgam a plis riqueza, fora, nascimento nesta medida, ele contribui para um estado de coisas que lembra a poca em que Cronos
103

governava os homens e pode, portanto, ser considerada como expresso da inteligncia, como Politeia, o melhor regime (MIRANDA FILHO, 1996, p16).

Com o historiador grego Polbio se estabeleceu a teoria das formas de governo que "fixou termos" na histria da filosofia poltica. O governo misto, apresentado por Polbio104 como regime capaz de melhor resistir natural degenerao dos governos, aparece como soluo em sua teoria dos ciclos (anaciclose). Nesta o historiador, assim como a tradio poltica que lhe precedeu afixara, classifica trs formas puras de governo: monarquia, aristocracia e democracia105. Estas formas puras so seguidas de suas degeneraes: tirania, oligarquia e oclocracia106. As formas de governo, segundo Polbio, se sucedem na histria alternadamente entre formas puras e degeneradas que, partindo da monarquia, at a oclocracia, forjam um ciclo

103

"N'As Leis [Plato] (...) nos conta que houve [um] tempo em que os homens viviam numa espcie de idade de ouro, felizes numa sociedade afluente e sem trabalho. Como eram ento governados? Nossos governantes eram ento no homens mas semideuses (daimons), seres de uma raa superior e mais divina. Cronos fez ento para ns o que hoje fazemos com os rebanhos e animais domsticos, pois no fazemos bois dirigir bois ou cabras dirigir cabras, mas exercemos sobre eles a autoridade de nossa raa que lhes superior. Graas assim filantropia divina, reinava entre os homens a paz, a slida justia e ramos sobretudo preservados das guerras civis" (MIRANDA FILHO, Idem). 104 Ainda que Polbio no use a expresso "constituio mista" a este ideal da constituio dos Antigos que ele se refere, sendo o primeiro a descrever esse ideal grego aplicando-o em Roma. 105 Essa tipologia em pouco altera aquilo que Plato e Aristteles haviam utilizado. A nica observao que podemos fazer de natureza terminolgica: Polbio chama democracia' a terceira forma, que Aristteles tinha denominado politia'; quer dizer emprega o termo democracia' com conotao positiva, ao contrrio de Plato e Aristteles (BOBBIO, 1997, p.66). 106 Do grego oclos (multido, massa, plebe) ocupando o posto que seus antecessores reservaram democracia, trata-se do governo popular em sua forma corrompida.

78

histrico o qual apenas o surgimento de uma nova forma de governo pode oferecer sada. A stima forma de governo apresentada por Polbio em suas Histrias justamente o governo misto107, forma que agrega caractersticas das trs formas puras (monarquia, aristocracia
108

e .

democracia),

exemplificada

historicamente pela constituio de Roma

Aproximadamente cem anos depois, em Da Repblica de Marcus Tlios Ccero (106 - 46 a.C.), encontramos o elogio constituio romana e ao governo misto, acompanhado da teoria dos ciclos109. Se Plato e Aristteles esto no horizonte conceitual de Ccero, Polbio foi quem fixou os termos de grande parte da configurao mais usual e instrumentalizada pelo pensamento poltico acerca da repblica como um regime de governo misto (CARDOSO, 2000, p.45). Ccero - considerando a Repblica uma reunio do povo por meio de uma lei que visa o bem comum (CCERO, Da Repblica, I,
107

A composio das trs formas de governo consiste no fato de que o rei est sujeito ao controle do povo, que participa adequadamente do governo; este, por sua vez, controlado pelo senado. Como o rei representa o princpio monrquico, o povo o princpio democrtico e o senado o aristocrtico, o resultado dessa combinao uma nova forma de governo, que no coincide com as trs formas simples retas porque composta-, nem com as trs formas corrompidas porque reta (BOBBIO, 1997, p.70). 108 A razo porque Polbio enuncia a tese da excelncia do governo misto a seguinte: ele considera como exemplo admirvel desse gnero de governo a constituio romana, na qual os rgos... que participavam do governo eram trs` (os cnsules, o senado e as eleies populares) (Idem). 109 Desses trs sistemas primitivos, creio que o melhor , sem disputa, a monarquia; mas, ela mesma sempre inferior forma poltica que resultaria da combinao das trs. Com efeito, prefiro, no Estado, um poder eminente e real, que d algo influncia dos grandes e algo tambm vontade da multido. essa uma constituio que apresenta, antes de mais nada, um grande carter de igualdade, necessrio aos povos livres e, bem assim, condies de estabilidade e firmeza. Os primeiros elementos, de que falei antes, alteram-se facilmente e caem no exagero do extremo oposto. Assim, ao rei sucede o tirano; aos aristocratas, a oligarquia facciosa; ao povo, a turba anrquica, substituindo-se desse modo umas perturbaes a outras. Ao contrrio, nessa combinao de um governo em que se amalgamam os outros trs, no acontece facilmente semelhante coisa sem que os chefes do Estado se deixem arrastar pelo vcio; porque no pode haver pretexto de revoluo num Estado que, conforme cada um de seus direitos, no v sob seus ps aberto o abismo (CCERO, Da Repblica, I, XLV, 2001).

79

XXV, 2001) - concordar com o historiador grego em eleger o governo misto como o regime republicano por excelncia.110 Alm de diferir a repblica da monarquia para qual a repblica romana originalmente surgira como soluo111 - como da aristocracia e da democracia; Ccero tambm nos mostrou que, para definir a repblica, no basta lanar o olhar sobre o princpio do governo (consequentemente de um, de alguns ou do povo), preciso observar a finalidade do governo (bem comum). Cerca de trs dcadas depois de Ccero ter assim estabelecido em termos filosficos o conceito de repblica, a instituio romana que servira de inspirao ao orador converteu-se em um imprio. No entanto, o modelo romano de repblica seria continuamente revisitado nas especulaes terico-polticas que separam o sculo XVIII de Rousseau e o republicanismo clssico dos antigos.

110

Quase sempre o pior governo resulta de uma confuso da aristocracia, da tirania facciosa do poder real e do popular, que s vezes faz sair desses elementos um estado de espcie nova; assim que os Estados realizam, no meio de reiteradas vicissitudes, suas maravilhosas transformaes. O sbio tem a obrigao de estudar essas revolues peridicas e de moderar com previso e destreza o curso dos acontecimentos; essa a misso de um grande cidado inspirado pelos deuses. Por minha parte, creio que a melhor forma poltica uma quarta constituio formada da mescla, e reunio das trs primeiras (CCERO, Da Repblica, I, XXIX, 2001). 111 Tendo em vista que a repblica romana foi a forma de organizao do poder que sucedeu a expulso do rei Tarqunio, o Soberbo, em 509 a.C.

80

3.1 ANTIGOS E MODERNOS

Durante o perodo que ficou conhecido como Idade Mdia a influncia da religio crist e o poder poltico e social da Igreja Catlica estavam presentes em todos os mbitos da vida na Europa desse perodo. A filosofia que antes era marcada pela tradio do pensamento greco-romano passa, desde a converso do imperador romano Constantino I ao cristianismo (Sc. IV), a sofrer forte influncia do pensamento judaico-cristo. No se pode reduzir um perodo to vasto da histria da humanidade e sua produo filosfica a uma forma restrita de pensamento. No entanto, como nos mostra Newton Bignotto, podemos ter um panorama geral da filosofia poltica desse perodo a partir do seguinte dado:

Embora no possamos reduzir o perodo [da Idade Mdi a] a apenas um autor e uma maneira de compreender os assuntos humanos, no podemos desconhecer que, para uma boa parte da filosofia medieval, a forma de vida superior era daqueles que se dedicavam contemplao das verdades eternas e s obras de glorificao de Deus. Homens dedicados ao e a tratar da organizao das instituies das cidades eram importantes apenas na medida em que garantiam a ordem e a paz, para que aqueles que se dedicavam a contemplao pudessem viver de forma digna e sem perigo excessivo. A ao poltica era necessria, mas representava a escolha de uma forma de vida inferior e degradada em relao vida religiosa (BIGNOTTO,

81

Introduo aos Discursos sobre a primeira dcada de Tito Lvio de Nicolau Maquiavel, pp. XXIII-XXIV, 2007).

Se os debates polticos, apresentados anteriormente, presentes nas obras de Plato, Aristteles, Polbio, Ccero e demais autores da Idade Antiga, como Tito Lvio, haviam sido relegados aos cuidados daqueles que se dedicavam a uma forma de vida inferior, seu valor e seu contedo sero resgatados pela Renascena italiana, movimento cultural que de certa forma inaugura o pensamento poltico da Idade Moderna.

Desde o sculo XIII as discusses em torno da melhor organizao institucional para as cidades dominaram o pensamento de juristas, filsofos e mesmo professores de retrica. As cidades italianas estavam em geral submetidas ao poder do Imprio, mas essa dependncia no significava que no gozassem de relativa liberdade em face dos poderes muito enfraquecidos do imperador, beneficiando-se da disputa constante entre o Imprio e a Igreja Catlica. Nesse quadro, era necessrio encontrar uma sada para a ordenao institucional, que ao mesmo tempo refletisse o equilbrio precrio de foras que dominavam a Itlia e respondesse ao desejo afirmado por muitas cidades de se governar independentemente. Muito cedo a referncia a escritores da Antiguidade e a discusso sobre a origem das instituies polticas se beneficiaram do recurso a autores que at ento haviam sido deixados de lado pelos pensadores medievais, como Tito Lvio, ou eram conhecidos vagamente, como Aristteles e Plato (Idem, pp. XXIIXXIII).

82

A partir das obras de autores como Petrarca (1304-1374) recorrer aos textos dos antigos para pensar os problemas polticos de seu tempo tornouse uma prtica entre os pensadores renascentistas. No entanto, esse resgate renascentista dos antigos no se deu imune das especificidades da poca. Ao reler as obras dos antigos a maioria dos autores italianos colocou forte nfase na ideia de vivere civile112 para resgatar o valor da ao poltica. Com isso, os debates sobre a construo de um espao poltico onde esse vivere civile possa ser exercido abriu caminho para que se tome a liberdade poltica como um dos aspectos da repblica mais valorizados pelos modernos113. Nicolau Maquiavel ao fazer esse retorno aos antigos - me refiro aqui aos Discursos sobre a primeira dcada de Tito Lvio, especificamente os primeiros dezoito livros desta obra, tambm conhecidos como Pequeno tratado das Repblicas - insere-se nessa tradio republicana, agora renascentista, colocando forte nfase sobre a ideia de liberdade poltica que via descrita na histria da repblica romana. Pela reiterada vinculao da repblica liberdade poltica (chegando a usar tais termos como sinnimos), Maquiavel ter seus reflexos nos autores

112

O termo vivere civile trata-se do modo de vida das antigas repblicas defendido pelos renascentistas como Salutati que j havia sentido que a verdadeira ruptura com pensamento escolstico se dava pela opo por uma vida ativa (BIGNOTTO, 1991, p. 39). 113 Desde Salutati, todas as discusses sobre a vida na polis, assim como s obre suas instituies, giraram em torno da questo da liberdade, de tal forma que acreditamos poder afirmar no somente que esse tema ocupou lugar central no universo ideolgico florentino, mas que ele a chave para compreender o humanismo cvico (BIGNO TTO, 1991, p.45).

83

que daro sequncia a essa tradio do pensamento114, assim como na obra de Rousseau115. De sua origem romana at chegar pena de Rousseau a palavra repblica, foi usada com conotaes variadas:

(...) na Idade Mdia, fala-se em Respublica Christiana e, no sculo XVI continua a se usar repblica como sinnimo de constituio poltica e Estado. No sculo XVI, Jean Bodin, intitula de Os Seis Livros da Repblica (1576), sua teorizao e defesa da soberania, ou do absolutismo monrquico, e Thomas More de De Optimo reipublicae statu deque nova insula Utopia, essa sua obra desconcertante, originalmente publicada em latim, em 1516. Isso, apesar de Maquiavel ter proposto pouco antes, como vimos
116

, uma

classificao binria e, portanto, nova, das formas de governo, passando a aristocracia a ser uma das

modalidades de republica, sendo a outra a republica democrtica, tal como far depois, em 1748, tambm Montesquieu em Do Esprito das Leis (FLORENZANO, Modesto. Repblica [na segunda metade do sculo XVIII histria] e Republicanismo [na segunda metade do sculo XX historiografia], 2004, pg. 02).

114

Q. Skinner usa ainda o termo vivere libero para se referir a liberdade republicana presente na obra de Maquiavel e que, segundo o comentador, foi uma das fontes da teoria neo romana presente em autores ingleses do sculo XVIII (pp.26-39, 1999). 115 (...) no sculo XVIII o retorno ao passado grego-romano no significou necessariamente a migrao para o republicanismo. No caso de Rousseau, no entanto, esse trajeto se deu na mesma direo de seus predecessores italianos, os quais ele no cessou de elogiar, sobretudo quando se referia a Maquiavel (BIGNOTTO, 2010, p.88). 116 Todos os Estados, todos os domnios que tem havido e que h sobre os homens, foram e so repblicas ou principados', l-se no primeiro pargrafo do primeiro captulo de O Prncipe, de Maquiavel, que de 1513" (FLORENZANO, Modesto. Repblica [na segunda metade do sculo XVIII histria] e Republicanismo [na segunda metade do sculo XX historiografia], 2004, p. 01)

84

O sculo dos iluministas de forma geral, apesar de ser tributrio em grande medida renascena italiana, trouxe, com todas as contribuies do sculo XVII117, um novo olhar sobre a repblica. Um dos marcos da introduo das ideias republicanas no XVIII francs Montesquieu. Usando o recurso do retorno aos antigos, em Consideraes sobre as causas da grandeza e decadncia dos romanos, Montesquieu faz da comparao da repblica romana com as naes modernas uma ferramenta para introduzir importantes temas para o debate poltico que o sucedeu como o valor atribudo igualdade, liberdade e ao direito de participar da vida pblica, em outras palavras o valor dado virtude cvica 118. Se, ao fazer esse retorno s instituies republicanas de Roma, Montesquieu identifica suas qualidades e se torna um dos principais responsveis pelo fomento do debate em torno das repblicas no XVIII francs; ele no deixa de identificar suas falhas:

A ele interessava descobrir, como bom iluminista, as causas da decadncia de um dos povos mais poderosos que j existiram. Na sua lgica, ao juntar a potncia de seus
117

Ainda no sculo que precedeu o iluminismo francs, nos diz Mrio Miranda Filho, autores como James Harrington, John Milton e Algernon Sidney, conhecidos como classical republicans, combatiam o direito divino recorrendo tradio republicana (Politeia e virtude: as origens do pensamento republicano clssico, 1996). Porm, no nos parece terem exercido influncia nos escritos de Rousseau; como as referncias Montesquieu, . Maquiavel e escola do direito natural, que encontramos no Contrato Social evidenciam 118 No entanto, Montesquieu no pretendia recuperar uma virtude miraculosa que fizesse parte do legado das repblicas antigas. Bignotto nos lembra ainda que: O filsofo francs estava interessado em investigar a histria, em desvendar seus segredos, e no em construir um mito ou inventar um mundo que fosse inacessvel aos homens de sua poca (2010, p.31).

85

exrcitos com os desejos sem freios de expanso, os romanos teriam gestado sua prpria morte. nessa mistura de fora com vontade de expanso que se escondia a chave para o desaparecimento da repblica romana (BIGNOTTO, 2010, p.32).

H interpretaes que procuram fazer deste mtodo de Montesquieu a anttese do de Rousseau. Nessas interpretaes, enquanto o autor d` O Esprito das Leis "recorre aos registros histricos e tem como objeto as origens e as manifestaes empricas das diferentes formas de governo. O outro desprezando a histria, busca na natureza a fonte do direito e apresenta uma concepo puramente jurdica da constituio poltica dos estados" (MOSCATELI, 2010, p.20). No entanto, Renato Moscateli indica pontos de contato entre o autor do O Esprito das Leis e o autor Do Contrato Social, uma vez que:

Rousseau cruzou as estradas dos domnios intelectuais do baro de Montesquieu em diversos momentos, percorrendo temas e questes que ele j havia indagado, quer se tratasse da influncia das causas fsicas e morais na formao dos diferentes caracteres humanos, das relaes entre as leis dos Estado e suas condies concretas de existncia, dos meios constitucionais e das instituies benficas liberdade civil, ou ainda, das conexes ntimas entre a corrupo dos costumes e a decadncia poltica (2010, p.21).

86

O debate poltico do sculo XVIII francs, constitudo por muitos dos autores que entraram para a histria daquele pas como fomentadores do movimento revolucionrio, no nos permite deduzir que todos tenham reivindicado repblica. Caso que se aplica a Montesquieu assim como a Voltaire. Pois, ao contrrio dos autores renascentistas como Maquiavel:

... as consideraes de Voltaire sobre a liberdade mostram que ele estava longe de adotar a ideia da liberdade poltica como participao nos negcios pblicos, cara aos

humanistas italianos. Seu ponto de partida continua a ser a associao da liberdade com a vontade. Suas observaes iniciais [no verbete igualdade do Dicionrio Filosfico] o conduzem de volta ao tema da tolerncia e da intolerncia por meio de reflexes sobre a liberdade de pensamento (BIGNOTTO, 2010, p.84).

Mesmo em Ideias Republicanas por um Membro do Corpo119 o filsofo da tolerncia parte da questo do despotismo, mas concentra suas crticas ao poder dos religiosos dentro do Estado.

A bem da verdade, nas questes mais diversas Voltaire faz intervir seu combate religio. Ele pensava que grande parte dos males da sociedade estavam ligados a

superstio, ao fanatismo religioso e ao poder que as

119

Texto escrito em 1762 por ocasio da publicao do Contrato Social, que , segundo Rodrigo Brando, geralmente esquecido ou desconsiderado, e no qual, pode -se entrever uma imagem de um Voltaire republicano (2009, p.709).

87

religies detinham nos estados e sobre a conscincia das pessoas (BRANDO, 2009, p.697).

preciso lembrar que para os iluministas, como Montesquieu, Voltaire e muitos dos autores da LEncyclopdie de Diderot et DAlembert, ainda que defensores de ideais republicanos como igualdade e liberdade, a repblica parecia algo difcil de ser realizada na modernidade120. Os exemplos de repblicas de que dispunha o sculo XVIII se reduziam s pequenas repblicas como a de Genebra. Fato que contribua para a ideia de que as repblicas s podem ser almejadas em estados reduzidos121. J a constituio inglesa, com sua monarquia parlamentar, despertava grande admirao desses pensadores, para os quais a exigncia da virtude, presente na repblica dos antigos, parecia-lhes um problema insolvel. Ainda que Montesquieu tenha identificado a virtude como um sentimento de amor repblica e a igualdade, para os modernos o valor do indivduo se apresenta de forma bem diversa daquele dado ao indivduo da repblica romana, exigir tal amor ptria e tal comprometimento com o bem
120

Alm disso, preciso cautela na interpretao do sentido da referncia tradio republicana num momento em que ningum, muito menos Voltaire, aposta na derrota pura e simples da monarquia por um partido republicano (BIGNOTTO, 2010, p.67). 121 "... todo mundo naquela altura do sculo XVIII, estava convencido de que o tempo das republicas j passara, como demonstravam tanto o fracasso da experincia republicana inglesa do sculo XVII, quanto, desde o sculo anterior, a decadncia e o definhamento das cidades-livres na Itlia e na Alemanha (constituindo os cantes montanhosos da Sua, e a Holanda dotada de um prncipe hereditrio, casos muito particulares, ou excntricos, para serem levados em conta). O sculo XVIII era um tempo de prosperidade econmica e de grandes Estados e as repblicas, como demonstravam a Antiguidade clssica e a Idade Mdia tardia, tinham que ser pobres e pequenas; pobres, porque a riqueza e o luxo corrompiam a virtude cvica, e pequenas, porque essa era a nica maneira de permitir e garantir que todos os cidados, concebidos como proprietrios e guerreiros, participassem da vida poltica"(FLORENZANO, Modesto. Repblica [na segunda metade do sculo XVIII histria]e Republicanismo [na segunda metade do sculo XX historiografia], 2004, p. 08).

88

comum parecia-lhe uma quimera. Preocupao que, mais tarde, no sculo XIX, se ver presente na teoria das duas concepes distintas de liberdade apresentada por Benjamim Constant, crtico da revoluo francesa122. Tal teoria, reavivada no sculo XX por Isaiah Berlim123, apresenta Rousseau como um defensor do resgate da liberdade dos antigos mesmo em tempos modernos, para estes crticos, essa foi a causa de muitas confuses e distrbios do perodo revolucionrio. Ainda que Constant assevere suas crticas ao uso das ideias rousseaunianas feitas por Mably, Rousseau apresentado, como far explicitamente Berlim, como um dos inimigos da verdadeira liberdade124. As fontes antigas, que pudemos entrever a presena no conceito rousseauniano de repblica, serviram a Constant como argumentos para uma leitura que faz do pensador genebrino um defensor de uma constituio poltica prpria das antigas repblica romana e polis grega. "Sistema que", escreve Constant, "conforme as mximas da liberdade antiga, quer que os cidados sejam completamente dominados para que a nao seja soberana, e que o indivduo seja escravo para que o povo seja livre". Para o crtico esse sistema poltico, que cr que tudo deve ceder frente vontade coletiva, prope compensar as "restries aos direitos individuais" pela "participao no poder social" (CONSTANT, 1985, pp.17-18). O anacronismo indicado por Constant est no fato de que:

122

Da liberdade dos antigos comparada dos modernos. In Filosofia Poltica (pp.9-25). Trad. Laura Silveira. Ed. L&PM, Porto Alegre, 1985 123 Dois conceitos de liberdade. In Quatro ensaios sobre a liberdade (pp.134-175). Trad. Wamberto Hudson Ferreira. Ed. Universidade de Braslia, Braslia, 1981. 124 Rousseau e outros cinco inimigos da liberdade. Org. Henry Hardy (pp. 49-74). Ed. Gradiva, Lisboa, 2005.

89

A independncia individual a primeira das necessidades modernas. Consequentemente, no se deve nunca pedir seu sacrifcio para estabelecer a liberdade poltica. Conclui-se da que nenhuma das inmeras instituies, to aplaudidas, que nas repblicas antigas, impediam a liberdade individual aceitvel nos tempos modernos (CONSTANT, 1985, p.18).

Para Isaiah Berlin, em sua atualizao de tal teoria, a liberdade dos modernos se apresenta como liberdade negativa: aquela identificada nas obras dos chamados pensadores liberais (Locke, Smith, Mill). Podemos entend-la, em suma, como no interferncia, onde se : ... livre na medida em que nenhum outro homem ou nenhum grupo de homens interfere nas atividades desse algum. A liberdade poltica nesse sentido simplesmente a rea em que um homem pode agir sem sofrer a obstruo de outros (BERLIN, Dois conceitos de liberdade. 1981, p.136). Trata-se de uma concepo de liberdade notadamente moderna, na medida em que: Condorcet j tinha observado que o conceito de direitos individuais no existia nas concepes legais dos romanos e dos gregos; o mesmo parece ocorrer com os judeus, os chineses e todas as outras civilizaes antigas que tem vindo luz desde ento (Idem, p.141). O segundo significado do conceito liberdade, chamado por Berlin de liberdade positiva, que era atribudo aos antigos, tem sua origem: no desejo do indivduo em ser seu prprio amo e senhor (Ibidem, p. 142). Isso, nos mostra o autor, pode no passar de um conjunto de conceitos que no difere

90

muito da liberdade negativa. No entanto, nos adverte Berlin:

() os conceitos "positivo" e "negativo" de liberdade desenvolveram-se historicamente em sentidos divergentes nem sempre atravs de passos reputveis do ponto de vista da lgica, at que, no final do caminho, entraram em choque direto um com o outro (Ibidem, p.141).

Esse choque a que se refere o autor se d no sculo XIX, na disputa entre liberais, defensores da liberdade do tipo negativa (que privilegia o direito propriedade e os direitos individuais), e republicanos, defensores da liberdade do tipo positiva (que privilegia a participao ativa dos cidados na esfera pblica). No entanto, cremos que a liberdade republicana de Rousseau no consiste apenas naquilo que Constant caracterizou como liberdade dos antigos (ou liberdade positiva, como quer Berlin): na medida em que no se limita ao exerccio coletivo da soberania, tendo a lei como salvaguarda do poder arbitrrio, e a garantia dos direitos individuais (liberdade dos modernos para Constant, e negativa para Berlin). propriamente como uma terceira via entre antigos e modernos que compreendemos a defesa das instituies republicanas de Rousseau. A prova histrica da existncia da virtude, para Rousseau, estava nas antigas repblicas, era a liberdade positiva dos romanos e espartanos que era capaz de fomentar a virtude. Porm, ao colocar a fundao da repblica na perspectiva do pacto social, Rousseau resguarda os direitos individuais da

91

liberdade negativa, na medida em que o tanto "... quanto pelo pacto social, cada um aliena de seu poder, de seus bens e da prpria liberdade, convmse em que representa to s aquela parte de tudo isso cujo uso interessa comunidade", pois cabe vontade geral estabelecer o limite entre o pblico e o privado125.

3.2

O REPUBLICANISMO COMO CONCEITO POLTICO

O tema da repblica que se articula com os conceitos de virtude civil, liberdade poltica e bem comum identificada na corrente do pensamento poltico que a historiografia atual denomina: republicanismo. O republicanismo126, como conceito poltico, pode ser considerado de formao recente, uma vez que, como mostra Luca Alici127, seu uso conquistou espao no debate poltico a partir dos anos setenta do ltimo sculo com os trabalhos de J.G.A. Pocock, o qual props uma continuidade terica aps o humanismo florentino (de Maquiavel). Segundo Pocock, essa continuidade pode ser identificada em autores anglfonos e revolucionrios norte americanos (em especial Harrington).

125

ROUSSEAU, Do Contrato Social, Livro II, Cap. IV, Os Pensadores, Vol. 1, 1999, pp.95-96.

126

O que caracteriza basicamente esse republicanismo a convico de que a liberdade individual no pode ser dissociada da liberdade do Estado, de modo que a participao ativa dos cidados nos afazeres cvicos se torna uma exigncia, assim como a organizao institucional de um espao em que o poder exercido pelos membros da comunidade poltica (ADVERSE, Trans/Form/Ao, 2007, p.34). 127 Rousseau e il reppublicanesimo, Boletino Telematico di Filosofia Politica, Pisa, 2003.

92

Para J.G.A. Pocock128 o resgate da ideia aristotlica do zoon politikon que anima tal tradio republicana: o cidado de Maquiavel e dos republicanos norte americanos no outro seno aquele de Aristteles; a vida poltica, assim, pensada como a plena realizao do indivduo, nos

encaminha a uma noo compartilhada do bem comum. Esse resgate da cincia poltica de Aristteles que, para Pocock, caracteriza o humanismo cvico florentino, demonstrou-se, segundo o autor, mais flexvel e adequada graas aos fenmenos sociais dos sculos XVII e XVIII. Tal perspectiva, identificando o homem honesto e probo na figura do cidado, transporta a virtude para a esfera pblica, que se desenvolve na dupla dependncia entre a virtude do indivduo e a virtude de seus concidados. Os cidados associados para realizao de uma politia no caso romano: uma res publica - acabam se identificando com a prpria virtude. Quentin Skinner129 oferece uma leitura diversa: desvinculando o republicanismo da matriz aristotlica o autor pe o foco no legado do republicanismo da tradio romana. Identificando uma teoria republicana bem definida que j vem sendo anunciada desde a Itlia do sculo XIII, a qual se inspira no pensamento romano Ccero, Lvio, Sallustio e se propaga pelo Ocidente antes da filosofia prtica aristotlica. Nesta teoria a liberdade individual compartilhada com a virtude civil, sem apresentar o homem como um zoon politikon, mas como um ser exposto corrupo, um ser que tende a descuidar dos deveres para com a coletividade.

128

El Momento Maquiavlico: El Pensamiento poltico florentino y la tradicin republicana atlntica. Trad. Esp. Marta Vazquez-Pimentel e Eloy Garca; Ed.TECNOS, Madri, 2008. 129 As fundaes do pensamento poltico moderno. Companhia das Letras, So Paulo,1996.

93

Para Luca Alici, podemos identificar a interpretao do republicanismo de Pocock como republicanismo clssico e a de Skinner como

republicanismo cvico. Disputa que se d sobre a possibilidade de uma concesso compartilhada de bem comum e de uma ideia da comunidade poltica como lugar de realizao do homem, que Pocock aceita, ao passo que Skinner rejeita. Se para Pocock o que marca o republicanismo a concepo da liberdade como puro exerccio de participao dos cidados nos assuntos pblicos, para Skinner os escritores republicanos no so pensadores como os aristotlicos, ou seja, esses no sustentam mais que somos seres morais dotados de certo fim determinado. Assim, no somos livres no sentido mais preciso do termo apenas quando esse fim se realiza. Para o historiador de Cambridge, nos ensaios dos anos oitenta130, a divergncia entre republicanos e liberais no versa sobre o significado da liberdade, mas essencialmente sobre os meios necessrios para conservar e garantir a liberdade mesma131. Esse debate recebe nova visada com as contribuies do filsofo irlands Phillip Pettit132, o qual sustenta que a liberdade republicana constitui uma terceira famlia dentro das concepes de liberdade: se a liberdade negativa se configura como ausncia de interferncia, a liberdade dos republicanos se apresenta mais como ausncia de domnio por parte dos outros.

130 131

Liberdade antes do liberalismo. Ed. UNESP, So Paulo, 1999. H, no entanto, uma mudana notvel na perspectiva de Skinner aps a interveno de Pettit, como nos mostra Luca Alici (2003). Para uma comparao sinttica entre as interpretaes desses autores ver Ricardo Silva, Liberdade e lei no neo-republicanismo de Skinner e Pettit. In Revista Lua Nova, pp.151-194, So Paulo, 2008. 132 Republicanismo: una teora sobre la liberdad y El gobierno . Trad. Esp. Toni Domnech; Ed. Paids Iberica Ediciones, Barcelona, 1999.

94

Para Pettit pode-se dar dominao sem a interferncia porque, para tanto, necessrio simplesmente que qualquer um tenha a capacidade de interferir arbitrariamente nos seus negcios; no necessrio que algum interfira efetivamente133. Pode haver, tambm, a interferncia sem dominao na medida em que interferncia no comporta a necessidade do exerccio da capacidade de interferir de maneira arbitrria, apenas o exerccio de uma faculdade pouco limitada134. Pettit fala da concepo republicana da liberdade como uma terceira via entre a ideia de liberdade negativa, como conceito que reclama a oportunidade, e a ideia positiva de liberdade, como conceito que encaminha ao exerccio. As rotas traadas pelos tericos neo-republicanos135 divergem, como vemos, daquelas traadas pelos tericos liberais, no entanto, defrontados com a teoria poltica comunitarista136 os republicanos neo-romanos unem-se aos liberais na crtica aos comunitaristas e republicanos neo-atenienses. Ainda que esses debates toquem os princpios republicanos de JeanJaques Rousseau, Philip Pettit associa o genebrino a um desvio populista dessa tradio de pensamento. Esse descrdito dado ao aspecto republicano

133

"Assim, por exemplo, um escravo cujo senhor costume abster-se de empregar seu poder capaz de viver quase sem interferncias da parte dele, muito embora continue, a todo o momento, sujeito a vontade arbitrria de seu dono"( Rousseau frente ao legado de Montesquieu: histria e teoria poltica no sculo das luzes. EDPUCRS, Porto Alegre, 2010. p.152). 134 "(...) certas interferncias que no resultam em dominao, que respeitam os interesses e as opinies das pessoas afetadas, ou ento que so postas a servio dos interesses delas. Neste sentido, a lei pode ser um tipo de interferncia que no lesa a liberdade, contribuindo, na verdade, para sua efetivao" (Idem). 135 Uma pelo republicanismo denominado clssico (tambm chamado de neo-ateniense) de Pocok, que radicaliza o aspecto da liberdade positiva; outra do republicanismo cvico (tambm chamado neo-romano) de Skinner e Pettit, que acentua o princpio de liberdade como no-dominao. 136 Teoria ligada a autores que: recorreriam ao apelo, em maior ou meno r grau, a uma idia de liberdade que deita suas razes no modelo da plis grega. O zoon politikon aristotlico se torna livre na medida em que realiza sua essncia comunitria (SILVA, 2008, p.164)

95

de Rousseau pelo terico irlands deve-se a uma leitura equivocada de Pettit que confunde vontade geral com vontade da maioria137. Se, para Pettit, o populismo se expressa pelo princpio de que sendo respeitada a regra da maioria o sucesso da comunidade poltica estar garantido; por essa mesma definio, podemos dizer que Rousseau no se enquadra ao desvio populista, visto que "jamais aderiu a esse princpio". Com isso podemos, diferente do que creia Pettit, afirmar Rousseau como um dos legtimos defensores da liberdade republicana que o filsofo irlands apresentara como uma terceira via entre liberdade negativa e positiva. Pettit coloca mais uma objeo a aproximao que aqui fazemos entre Rousseau e o republicanismo em uma entrevista concedida a revista thique et conomique138, afirmando que o pensador genebrino encontra-se em um interseco entre a tradio romana que coloca nfase na liberdade como no-dominao - e a tradio medieval - que apresenta a comunidade poltica como uma corporatio (entidade que pode atuar como uma nica pessoa, mesmo contendo em si pontos de vistas e finalidades, bem como direitos e obrigaes, distintas). Com isso o filsofo irlands quer mostrar que Rousseau deriva sua imagem da soberania popular de uma tradio independente dos princpios republicanos, o que, para Pettit, pode levar a uma tirania da maioria, que, como nos mostra Renato Moscateli, no passa de uma confuso feita pelo irlands entre vontade geral e vontade da maioria.

137

Como nos mostra Renato Moscateli em Rousseau frente ao legado de Montesquieu: histria e teoria poltica no Sculo das Luzes, 2010, pp.156-157.

138

Disponvel em http://ethique-economique.net/Volume-3-Numero-2.html

96

Quanto a referncia a tradio medieval, que Pettit identifica na obra de Rousseau, vemos que ela se baseia em uma interpretao dos escritos do pensador genebrino que valoriza o entendimento da sociedade civil como um corpo poltico - expresso que foi usada nas teorias medievais e tambm pelos contratualistas modernos (tal como Hobbes). No entanto, a referncia de nosso autor a tradio medieval da corporatio, a nosso ver, no o afasta propriamente da tradio republicana, antes expe uma das contribuies feitas por Rousseau a essa tradio do pensamento poltico. Simplesmente filiar Rousseau ao republicanismo no basta para entendermos a totalidade dos princpios polticos do genebrino, no entanto, alinhar nosso autor a essa corrente poltica, que se define pelo princpio da liberdade como no-dominao e se orienta pelo paradigma das virtudes cvicas, nos permitem traar um roteiro de investigao para

compreendermos essa resignificao que nosso autor exerce no lxico republicano139. O conjunto das ideias republicanas de Rousseau se articula a partir do conceito de liberdade que: "fundada sobre a soberania da vontade geral e sobre a fora das leis o bem mximo de que podem desfrutar os indivduos em uma sociedade bem ordenada"140. Lemos no artigo conomie politique de 1755 que somente Lei que os homens devem a justia e a liberdade, esse "rgo salutar da vontade geral" capaz de "reestabelecer no direito a igualdade natural entre os
139

Esse lxico republicano ao qual nos referimos corresponde as: questes como as da virtude, do patriotismo, da liberdade e da soberania popular [que, como nos mostra Newton Bignotto] encontraram lugar e puderam ser discutidas [no XVIII francs]. O vocabulrio da vida pblica foi sendo paulatinamente enriquecido, sem que aqueles que recorriam a ele compartilhassem necessariamente da crena de que a forma republicana de governo fosse a soluo para os problemas cada vez mais evidentes das grandes monarquias europeias (BIGNOTTO, 2010, p.26). 140 VIROLI, Maurizio. Jean-Jacques Rousseau and the "well-ordered society", In Renato Moscateli, Rousseau frente ao legado de Montesquieu: histria e teoria poltica no sculo das luzes, 2010, p.157.

97

homens"141. A fora da lei, no entanto, s ganha, efetivamente, vigor com o exerccio da virtude daqueles que se comprometem ao contrato social. E, ainda na conomie politique, Rousseau nos mostra que para termos homens virtuosos devemos comear por despertar o amor ptria nos cidados142. Ser virtuoso, por sua vez, significa condicionar a vontade particular s diretrizes da vontade geral. O que, em absoluto, pode ser confundido com se submeter uma vontade arbitrria e particular, pois isso anularia a condio de igualdade necessria para a garantia da liberdade. A defesa do ideal republicano de Rousseau se articula, assim, tornando imbricadas a virtude, a igualdade e a liberdade. Conceitos que orientaro nosso trabalho sobre trs dos textos mais clebres de Rousseau: Primeiro Discurso, Segundo Discurso e Do Contrato Social. Recorreremos a outros textos de Rousseau para, assim como indica Renato Moscateli143, no nos deixar levar pela ideia fixa de uma unidade que ignore as mltiplas facetas presentes na obra do genebrino. Cremos, no entanto, ser possvel visualizar um conjunto de conceitos, que se desdobram destes trs primeiros (virtude, igualdade e liberdade), o qual podemos definir como iderio republicano de Rousseau. Um iderio que,
141

"C'est la Loi seule que les hommes doivent la justice et la libert; c'est cet organe salutaire de la volont de tous qui rtablit dans le droit l'galit naturelle entre les hommes; c'est cette voix cleste qui dicte chaque citoyen les prceptes de la raison publique, et lui apprend agir selon les maxims de son propre jugement, et n'tre pas en contradiction avec lui-mme" (ROUSSEAU, In C. E. Vaughan, The Political Writings of Jean-Jacques Rousseau, Vol. 1, p.189, 1915). 142 "Voulons-nous que les peuples soient vertueux? commenons donc par leur faire aimer la patrie" (ROUSSEAU, In C. E. Vaughan, The Political Writings of Jean-Jacques Rousseau, Vol. 1, p.193, 1915). 143 ()fazer o cotejo entre os conceitos que foram apresentados pelo filsofo nos muitos textos publicados ao longo das dcadas de sua atividade intelectual, procura no apenas das continuidades que existem entre eles, mas tambm das modificaes que possam ser encontradas em suas diferentes exposies (MOSCATELI, Por que o Emlio no o cidado republicano II, disponvel em:http://giprousseaufil.blogspot.com.br/2012/05/porqueemilio-nao-e-o-cidadao_09.html,2012).

98

alm de indicar a unidade dos princpios que obedecem os diversos escritos de Rousseau, mostra uma reunio do mbito moral e poltico enunciada pelo autor desde o Primeiro Discurso.

99

CONSIDERAES FINAIS

Aps esse cotejo das obras de Rousseau, pelo qual procuramos elucidar o uso dado pelo autor a termos comuns ao denominado "lxico republicano", especificamente repblica, virtude, igualdade e liberdade termos que, como vimos, s podem ser melhor compreendidos em sua relao com alguns dos principais conceitos utilizados pelo genebrino como: pacto social, lei, soberania e vontade geral podemos elaborar, guisa de concluso, algumas assertivas sobre o carter republicano presente na obra de nosso autor. A primeira e mais forte impresso que mantemos aps nosso trajeto a de que o republicanismo, presente nos textos de Rousseau consultados em nossa pesquisa, se constitui uma doutrina filosfica que procura coadunar o mbito moral e poltico em um iderio capaz de servir de referncia para a instituio de um corpo poltico legtimo. Se, ao nos debruarmos em textos como Do Contrato Social que de certo modo contm os elementos dessas diretrizes republicanas no esgotamos a srie de dificuldades que se impem ao leitor que procura encontrar uma continuidade, e mesmo uma unidade de pensamento, entre as vrias exigncias do estado ideal rousseauniano; construmos um quadro geral desse iderio que nos permite melhor considerar esse republicanismo e as leituras que se fazem dele. Por exemplo, a anlise do republicanismo presente na obra de JeanJacques Rousseau feita por Luca Alici, que nos mostra a presena das leituras de Aristteles e Maquiavel no pensamento poltico de nosso autor o que faz emergir "uma interpretao de chave no individualista do

100

republicanismo, que circunda a ideia rousseauniana de comunidade e identidade e que no se deve prestar, por sua morfologia interna, a acusao de organicismo, ao passo que resulta em algo prximo do conceito de comunitarismo" (Rousseau e il reppublicanesimo, 2003, nossa traduo). De nossa parte, cremos que o republicanismo presente na obra de Rousseau, para alm de uma defesa da liberdade como uma terceira via entre o que ficou conhecido como aspecto positivo e negativo desse conceito, nos oferece uma interpretao do republicanismo como uma terceira via entre as concepes comunitaristas e individualistas. Se a corrente comunitarista144 se aproxima de Rousseau por ver a plena realizao do homem no seio da comunidade, se afasta dele ao tomar essa realizao como um fim natural para o qual todos os homens tendem. Uma vez que necessria uma desnaturao do homem (principal tarefa do legislador145) para torn-lo apto a vida social. No incio de nosso trabalho vimos com Derath que a tenso entre os comentadores - que fazem de Rousseau, ora um defensor de um individualismo sem limites, ora um fervoroso profeta do estado total - o que alimenta as polmicas acerca de nosso autor. Segundo nossa leitura justamente por no se encontrar em nenhum desses extremos que o genebrino oferece, ainda hoje, suplementos para debates acerca de seu posicionamento poltico.

144

Essa corrente de pensamento surgida no final do sculo XX como alternativa ao liberalismo individualista por certo carece de uma anlise mais detida de sua configurao e seus valedores, no entanto, fazemos essa breve referncia no para esgotar ou mesmo evidenciar esse tema, apenas para exemplificar a aplicao de nosso diagnstico s leituras feitas da obra de Jean-Jacques Rousseau. 145 Personagem necessria no momento de fundao da repblica com funo definida e temporria, a qual no tratamos aqui por entender que se desdobraria em pesquisa diversa do recorte que delimitamos para nosso trabalho.

101

Classificaes do conceito de liberdade a partir da qual se alinha Rousseau a outros autores que podem ser definidos como defensores de uma liberdade positiva (antiga), mostram-se muito mais propensas a obscurecer que esclarecer o real sentido da teoria poltica rousseauniana e no estudo das particularidades da obra do pensador genebrino frente a correntes do pensamento poltico, como o republicanismo, que passamos a entender o valor dos textos de nosso autor e sua principais contribuies histria do pensamento. Ao explorar o republicanismo rousseauniano constatamos a preocupao sempre presente do autor em coadunar o mbito moral ao mbito poltico de modo que, ainda que se possa identificar momentos em que o genebrino trata de uma virtude civil e outros de uma virtude moral, preciso estar atento para o fato que o surgimento da moralidade concomitante ao surgimento da poltica na histria da degenerao humana: uma e outra esto imbricadas assim como o valor da lei precisa estar refletido na probidade dos cidados. Ao final de nosso trajeto terico acerca deste republicanismo no se pode dizer que encerramos as interpretaes possveis sobre esse aspecto da obra de Jean-Jacques Rousseau. Aquilo que avanamos nos estudos rousseaunianos s mostram o quo vasta a possibilidade de leituras da obra do pensador genebrino. Se com essa dissertao iluminamos questes importantes na compreenso da teoria poltica, sem dvidas deixamos outras ainda na penumbra. Aps essa viso geral da teoria republicana e dos princpios polticos de Rousseau caberia ainda um questionamento sobre a aplicao destas diretrizes tomando como base os textos prticos de nosso autor como Consideraes sobre o governo da Polnia e o Projeto de constituio para a Crsega alm de passagens em demais textos onde o autor se detm as

102

questes mais ligadas ao 'ser' que ao 'dever ser' da instituio republicana. O que esperamos cumprir com a continuidade desta pesquisa que se iniciou com a presente dissertao de mestrado.

103

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BIBLIOGRAFIA PRIMRIA BODIN, Jean, Les six livres de la Rpublique. 2a. reimpresso da edio de Paris 1583. Aalen : Scientia Verlag, 1977. CCERO, Marco Tlio. Da Repblica. Ed. Ridendo Castigat Mores, 2001. Disponvel em: http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/darepublica.html. DIDEROT, Dennis. Maquiavelismo, In La historia de la filosofia em la Enciclopedia. Vol. 2, Ed. Horgori, Barcelona, 1987. MAQUIAVEL, Nicolau. Discursos sobre a Primeira Dcada de Tito Lvio. So Paulo: Martins Fontes, 2007. __________________ O Prncipe. Trad. Lvio Xavier. Ed.Escala, So Paulo 2009. MONTESQUIEU. O esprito das leis. 2 Edio. Ed. Universidade de Braslia, Braslia, 1995. ROUSSEAU, Jean-Jacques. uvres Completes. Tome V; Ed. P. Dupont, Paris, 1823. _______________Jlia ou a Nova Helosa. Trad. Flvia M. L. Moretto. Ed. Unicamp, Campinas. So Paulo, 1994. _______________Do Contrato Social ou Princpios do Direito Poltico. Trad. Lourdes Santos Machado; In Coleo Os Pensadores: Rousseau - Vol. 1(pp. 45-243). Ed. Nova Cultural, So Paulo, 1999. _______________Discurso Sobre as Cincias e as Artes. Trad. Lourdes Santos Machado; In Coleo Os Pensadores: Rousseau - Vol. 2 (pp. 167216). Ed. Nova Cultural, So Paulo, 1999. _______________Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens. Trad. Lourdes Santos Machado; In Coleo Os Pensadores: Rousseau - Vol. 2 (pp. 05-150). Ed. Nova Cultural, So Paulo, 1999.

104

_______________Carta a Christophe de Beaumont. Trad. Jos Oscar de Almeida Marques; Clssicos da filosofia: Caderno de traduo n.8. IFCH/UNICAMP. Campinas, 2004. _______________Cartas Escritas da Montanha. Trad. Maria Costana Peres Pissarra. Ed. EDUC: UNESP. So Paulo, 2006. __________________ Emlio ou Da educao. Trad. Roberto Leal Ferreira. Ed. Martins Fontes, So Paulo, 2004.

BIBLIOGRAFIA SECUNDRIA ADVERSE, Helton. Maquiavel, a Repblica e o Desejo de Liberdade. Trans/Form/Ao, So Paulo, 30 (2): 33-52, 2007. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010131732007000200004&script=sci_ar ttext (Acesso: 17/09/2009). ALICI, Luca. Rousseau e Il Republicanesimo. Boletino Telematico di Filosofia Politica, 2003. http://bfp.sp.unipi.it/art/alici.html (Acesso: 17/09/2009). ARENDT, Hannah. A condio Humana. 10ed. Ed. Forense universitria, Rio de Janeiro, 2009. BERLIN, Isaiah. Dois conceitos de liberdade. In Quatro ensaios sobre a liberdade (pp.134-175) Trad. Wamberto Hudson Ferreira. Ed. Universidade de Braslia, Braslia, 1981. __________________ Rousseau e outros cinco inimigos da liberdade. Org. Henry Hardy (pp. 49-74). Ed. Gradiva, Lisboa, 2005. BIGNOTTO, Newton. Maquiavel Republicano. Ed. Loyola, SP, 1991. ______________________ Uma sociedade sem virtudes? In O esquecimento da poltica. Org. Adauto Novaes (pp. 83-106). Ed. Agir, Rio de Janeiro, 2007. ______________________ As aventuras da virtude: as ideias republicanas na Frana do sculo XVIII. Ed. Companhia das Letras. So Paulo, 2010.

105

BARROS, Vincius Soares de Campos. 10 lies sobre Maquiavel. Ed. Vozes, Petrpolis, 2010. BOBBIO, Norberto. A Teoria das Formas de Governo. Traduo de Srgio Bath; Ed. Universidade de Braslia, Braslia, 1997. BRANDO, Rodrigo. Rousseau Contra o Seu Tempo. In Antologia de Textos Filosficos. Organizao de Jairo Maral; (pp. 565-576). SEED, Curitiba, 2009. _________________ Voltaire: Filosofia, Literatura e Histria. In Antologia de Textos Filosficos. Organizao de Jairo Maral; (pp. 692-715). SEED, Curitiba, 2009. CARDOSO, Srgio. Que repblica? In Pensar a Repblica. Org. Newton Bignotto (pp. 27-48). Ed. UFMG, Belo Horizonte, 2002. CASSIRER, Ernest. A Questo Jean-Jacques Rousseau. Ed. UNESP, So Paulo, 1999. CONSTANT, Benjamim. Da liberdade dos antigos comparada dos modernos. Trad. Laura Silveira, In Filosofia Poltica. Org. Joo Quartim de Moraes; (pp.9-25). Ed. L&PM, Porto Alegre, 1985. DERATH, Robert. Rousseau e a cincia poltica de seu tempo. Traduo de Natalia Maruyama. Ed. Barcarolla, So Paulo, 2009. ESPNDOLA, Arlei de. Ensaios de leitura de escritos filosficos clssicos em torno da reflexo tica e poltica. Ed. Nova Harmonia, So Leopoldo, 2008. ________________________ Jean-Jacques Rousseau: gnese da moralidade, liberdade humana e legitimidade. Ed. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2010. FLORENZANO, Modesto. Repblica (na segunda metade do sculo XVIII histria) e Republicanismo (na segunda metade do sculo XX historiografia), 2004. FORTES, L.R.S Paradoxo do Espetculo: poltica e potica em Rousseau. Ed. Discurso Editorial, So Paulo, 1997.

106

________________ Rousseau: da teoria prtica. Ed. Discurso Editorial, So Paulo, 1976. GOLDSCHMIDT, Victor Anthropologie et politique: les prncipes du systme de Rousseau. Ed. J. Vrin, Paris, 1983. MARQUES, Jos Oscar de Almeida. A questo da liberdade na filosofia de Jean-Jacques Rousseau. Texto apresentado no II Seminrio Farias Brito, realizado pelo Centro de Filosofia Brasileira e o programa de Ps-Graduao em Filosofia do IFCS-UFRJ de 23 a 24 de setembro de 2008. Disponvel em: http://www.unicamp.br/~jmarques/pesq/Liberdade.pdf MIRANDA FILHO, Mrio. Politeia e Virtude: as origens do pensamento republicano clssico. Texto de referncia da conferncia realizada no IEA no dia 24 de junho de 1996. Disponvel em: www.iea.usp.br/artigos. MOSCATELI, Renato. Rousseau frente ao legado de Montesquieu: histria e teoria poltica no Sculo das Luzes. Ed. EDIPUCRS, Porto Alegre, 2010. __________________A liberdade como conceito metafsico e jurdico em Rousseau. In Revista Princpios, v.15, n. 24, p.59-79 jul./dez, 2008. Disponvel em: www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/principios/article/view/425 NASCIMENTO, Milton Meira do. Le Legislateur et lcrivain Politique chez Rousseau. In: 20th World Congress of Philosophy. Proceedings. Boston, 1998. Disponvel em: http://www.bu.edu/wcp/Papers/Poli/PoliNasc.htm (acesso em 05/09/10) PETTIT, Philip. Republicanismo: una teora sobre la liberdad y El gobierno. Trad. Esp. Toni Domnech; Ed. Paids Iberica Ediciones, Barcelona, 1999. POCOCK, J. G. A., El Momento Maquiavlico: El Pensamiento poltico florentino y la tradicin republicana atlntica. Trad. Esp. Marta VazquezPimentel e Eloy Garca; Ed.TECNOS, Madri, 2008. RADICA, Gabrielle Lhistoire de la raison: Anthropologie, morale e politique Ed. Champion, 2008.

107

SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva. O discurso da virtude e a crtica

da corrupo moral causada pelas artes. In: SILVA, Genildo Ferreira da (Org.). Rousseau e o Iluminismo. pp. 135-154, Ed.Arcdia, Salvador, 2009.
SIMPSON, Matthew. Rousseaus Theory of freedom. Ed.Continuum, Nova

York, 2006. SKINNER, Quentin. As fundaes do pensamento poltico moderno. Companhia das Letras, So Paulo,1996. ______________________. Liberdade antes do liberalismo. Ed. UNESP, So Paulo, 1999. STAROBINSKI, Jean. Le remede dans le mal: Critique et lgitimation de lartifice lge ds Lumires. Ed. Gallimard, Paris, 1989.

108

You might also like