You are on page 1of 2

Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia da Paraba-IFPB Curso Tcnico em Segurana no trabalho- Modalidade a Distancia Disciplina: Introduo ao Direito

Aluno: Jnior Felipe de Oliveira N. Santos Polo Guarabira

Com base nas leituras responda as seguintes questes:

1 Para voc, qual a importncia da existncia de certa hierarquia em relao Constituio e s demais leis de um pas? A hierarquia importante, pois favorece o controle de constitucionalidade das leis e atos normativos com a finalidade de assegurar a higidez do Estado Constitucional de Direito. Pois a constituio de um pas representa um sistema de normas, que regulam a organizao, o funcionamento e a proteo de um determinado Estado e os seus direitos e deveres fundamentais de seus jurisdicionados. Por tal motivo, a Lei Maior de um pas goza de certa hierarquia em relao aos demais instrumentos normativos vigentes. atravs do controle de constitucionalidade e sua hierarquia que se pode fiscalizar a conformidade das leis e dos normativos infraconstitucionais em face das regras e princpios constitucionais.

2 O que voc entende por inconstitucionalidade de uma Lei? Entendo por inconstitucionalidade de uma Lei quando esta fere os ditames constitucionais; quer no seu processo de confeco, quando ocorreu alguma irregularidade na sua elaborao, ou em relao matria, quando o prprio assunto por ela tratado conflita com os princpios estabelecidos pela prpria norma constitucional.

3 Cite alguns instrumentos normativos que compem o ordenamento jurdico brasileiro estudado nesta aula. Emendas Constituio; leis complementares; leis ordinrias; leis delegadas; medidas provisrias; decretos legislativos; resolues.

4 Explique, com suas palavras, como ocorre o processo legislativo?

O processo legislativo a srie de atos que devem ser praticados por determinados rgos para criar a norma jurdica. Compreende basicamente trs fases: A Iniciativa caracterizada comoa faculdade de propor um projeto de lei, atribuda a pessoas ou rgos de forma geral ou especial. Que pode ser privativa ou popular. Aprovao a fase de estudo e deliberao da norma jurdica por meio dos debates, emendas e discusses dos representantes do povo no parlamento, visando a transformar o projeto proposto em regra obrigatria. Normalmente, esse projeto passa por discusses nas chamadas cmaras temticas do Congresso Nacional, alm disso, sofre o controle de anlise de constitucionalidade do projeto na Comisso de Constituio e Justia, com o objetivo de que seja realizada uma anlise mais apurada das regras especficas tratadas na lei, bem como acerca da sua constitucionalidade, respectivamente, em cada uma das comisses. E por fim a Execuo, fase final do processo de elaborao da lei, destinada formalizao da proposio. Compreende: sano ou veto, promulgao e publicao. 5 Pode haver iniciativa popular de Lei no Brasil? Justifique sua resposta. Sim. De acordo com a Constituio Federal, a sociedade pode apresentar um projeto de lei Cmara dos Deputados desde que a proposta seja assinada por um nmero mnimo de cidados distribudos por pelo menos cinco Estados brasileiros: A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles (art. 61, 2, CF). Ela segue a mesma tramitao no congresso que os projetos de um parlamentar. So submetidos aprovao dos deputados, senado e Presidente da Republica.

You might also like