You are on page 1of 110

Seja Bem Vindo!

Curso Pedreiro
Parte 1 Carga horria: 30hs

Dicas importantes
Nunca se esquea de que o objetivo central aprender o contedo, e no apenas terminar o curso. Qualquer um termina, s os determinados aprendem! Leia cada trecho do contedo com ateno redobrada, no se deixando dominar pela pressa. Explore profundamente as ilustraes explicativas disponveis, pois saiba que elas tm uma funo bem mais importante que embelezar o texto, so fundamentais para exemplificar e melhorar o entendimento sobre o contedo. Saiba que quanto mais aprofundaste seus conhecimentos mais se diferenciar dos demais alunos dos cursos. Todos tm acesso aos mesmos cursos, mas o aproveitamento que cada aluno faz do seu momento de aprendizagem diferencia os alunos certificados dos alunos capacitados. Busque complementar sua formao fora do ambiente virtual onde faz o curso, buscando novas informaes e leituras extras , e quando necessrio procurando executar atividades prticas que no so possveis de serem feitas durante o curso. Entenda que a aprendizagem no se faz apenas no momento em que est realizando o curso, mas sim durante todo o dia-a-dia. Ficar atento s coisas que esto sua volta permite encontrar elementos para reforar aquilo que foi aprendido. Critique o que est aprendendo, verificando sempre a aplicao do contedo no dia-a-dia. O aprendizado s tem sentido quando pode efetivamente ser colocado em prtica.

Contedo
A
Unidade 1 9
HISTRIA DA CONSTRUO CIVIL E DA OCUPAO DE PEDREIRO

O S CONHECIMENTOS DA OCUPAO

Unidade 2 33
PROFISSIONAL E OS MEUS CONHECIMENTOS

F ERRAMENTAS E

Unidade 3 51
MATERIAIS BSICOS DE TRABALHO

COMO LER UM

Unidade 4 77
PROJETO

E NTRANDO EM UMA

OBRA: ORGANIZAO E PREPARO DO LOCAL DE TRABALHO

Unidade 5 93

u nidade 1

A histria da construo civil e da ocupao de pedreiro


O que nos vem mente quando pensamos em construo civil? Casas? Prdios? Estradas? Pontes? Tneis? Operrios? Mestres de obras? Ajudantes? Engenheiros? Carpinteiros? Tijolo? Concreto? Cimento? Vidro? Estruturas de metal? Madeira? Pode ser que nos venha tudo isso. E ainda mais. Afnal, basta olharmos ao redor para ver que existem construes muito diferentes, que envolvem materiais variados e que foram erguidas por um conjunto de profssionais de diversas reas, trabalhando em equipe. Mas ser que sempre foi assim?
Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Pedreiro 1

Atividade 1 Fal
an d o s o b r e a c o ns tr u o civ i l

Vamos fazer uma roda de conversa sobre esse assunto? Nossa roda funcionar da seguinte forma: a classe vai se sentar em crculo e todos que quiserem vo falar o que sabem sobre construo civil, se j tiveram experincias nessa rea e quais foram, ou se conhecem alguma histria sobre o assunto. Pode ser alguma informao que leram, alguma histria contada por parentes, amigos ou vizinhos, uma msica... Enquanto a classe fala, o monitor vai registrar em uma folha o que for falado. Esse registro fcar na parede da sala e, de tempos em tempos, a classe voltar a ele para verifcar quais ideias iniciais da turma se confrmaram, quais dvidas foram esclarecidas, que outras surgiram e foram resolvidas.

Como tudo comeou


O que sabemos, estudando um pouco de histria, que os seres humanos sempre procuraram lugares para se proteger do frio, da chuva, do ataque de animais, do sol excessivo etc. E essa procura, possivelmente, foi uma de suas primeiras motivaes para que comeassem a pensar em lugares seguros para moradia. Mas entre buscar abrigo e comear, de fato, a criar e construir espaos para morar, muito tempo se passou. Quando falamos em construo, temos em mente a modif icao dos espaos , com o uso de tcnicas diversas. Com base em pesquisas sobre como os seres humanos viviam no passado, descobriu-se que os primeiros homens e mulheres abrigavam-se em cavernas encontradas na natureza e interferiam muito pouco para modifcar esses ambientes.

Modificao dos espaos: Ato ou ao de promover mudanas em determinado lugar. Essas mudanas podem ser de diferentes tipos: no que se v, no trnsito, no barulho etc. Quando construmos uma casa, mudamos o que se v naquele quarteiro. Quando um shopping construdo, o trnsito de todo o bairro pode mudar. Quando se constri um viaduto que liga dois ou mais bairros, o visual, o trnsito e o barulho podem mudar ao mesmo tempo.

10

Pedreiro 1

Trata-se de um perodo conhecido como Pr-histria ou, como se prefere dizer atualmente, sociedades sem Estado. Esse perodo vai da origem do homem, h cerca de 5 milhes de anos, at aproximadamente 3500 a.C. (antes de Cristo), quando surgiu a escrita. No parece possvel afrmar que nas cavernas a ideia de construo j existisse, pois os lugares habitados no eram transformados. A principal interveno humana nesses locais de moradia se dava pelas pinturas nas paredes. Por meio delas, os homens e as mulheres retratavam aspectos de sua vida cotidiana. Porm, no se tratava de criar espaos novos, diferentes, e sim de deixar marcas, registros do que conheciam e de como viviam, em forma de desenhos. Essas pinturas fcaram conhecidas como arte rupestre. A palavra rupestre se refere rocha, local onde essa forma de arte era expressa.
Antonello Lanzellotto /age foto stock/Easypix

Pintura rupestre em Jabal Akakus, Lbia.

Para marcar as diferentes etapas do desenvolvimento da humanidade e facilitar o estudo da histria, os estudiosos dividiram a histria em grandes perodos: Pr-histria (ou sociedades sem Estado): da origem do homem, h aproximadamente 5 milhes de anos, at cerca de 3500 a.C. (antes de Cristo), quando surgiu a escrita. Antiguidade (ou Idade Antiga): do sur gimento da escrita at a queda do Imprio Romano do Ocidente no ano 476 d.C. (depois de Cristo). Idade Mdia: da queda do Imprio Romano do Ocidente at 1453, com a Tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos. Idade Moderna: da Tomada de Constantinopla at 1789, data da Revoluo Francesa. Idade Contempornea: da Revoluo Francesa at nossos dias .

Pedreiro 1

11

Constantinopla foi capital do Imprio Romano do Oriente e do Imprio Otomano, considerada a port a de entrada do Ocidente para o Oriente. A Tomada de Constantinopla foi o momento histrico q u e marcou o fim da dominao romana sobre os povos no Oriente. Atualmente, tem o nome de Ist a m b u l e a maior cidade da Turquia, seguida pela capital do pas, Ancara.
Maps World

Mar do Norte

Mar Bltico

OCEANO ATLNTICO

Imprio Romano do Ocidente


Mar Negro
Roma Constantinopla

Imprio Romano do Oriente

566 km

Fonte:SHEPHERD,W.R. TheHistoricalAtlas ,1911.Disponvelem:<http://www.lib. utexas.edu/maps/historical/shepherd/roman_empire_395.jpg>.Acessoem:4jun. 2012(adaptado;meramenteilustrativo;suprimidasascoordenadasgeogrficas).


The Bridgeman Art Library/Keystone

Antoine Vrard. CercodeConstantinopla ,1499.Iluminuraemvelino,60cmx42,3cm. BibliotecaNacional,Turim,Itlia.

A Revoluo Francesa foi o movimento social e poltico que tirouo poder da monarquia (dos reis), d a nobreza e da Igreja para dar incio a uma novaforma de governo na Frana a repblica. Foi tambm nessa poca que uma nova forma de produo comeou a se consolidar: o capitalismo industrial. ARevoluoFrancesaummarcoparaasmudanaspolticas,econmicasesociaisqueaconteceram n a Europa na segunda metade do sculo XVIII (18) e se estenderam para quase todo o mundo.

12

Pedreiro 1

O ato de construir ou, mais propriamente, de modifcar ou criar espaos que servissem para moradia, culto, comrcio etc. usando tcnicas diferentes teve incio somente no fm do perodo conhecido como Pr-histria ou sociedades sem Estado; ou seja, no comeo da chamada Idade Antiga. As primeiras construes humanas foram feitas com pedras essa foi a primeira tcnica de construo aprendida e utilizada pelos homens. A construo que vemos a seguir uma das primeiras de que se tem notcia. Ela fca na Inglaterra (um pas da Europa) e tem o nome de Stonehenge. No se sabe ao certo quando ela foi erguida. Os cientistas acreditam que tenha sido entre os anos 3100 e 2800 a.C. (antes de Cristo); isto , h aproximadamente 4 mil anos!
Rainer Junker/123RF

Stonehenge: Palavra inglesa que significa monumen to circular feito de pedra sto ne = pedra; henge = monumento circular. Triltico: Tri = trs; ltico = relativo a pedra.
h o r i z o n t a l v e r t i c a l v e r t i c a l

Stonehenge. Inglaterra.

Esse tipo de construo chamado dlmen ou sistema triltico: duas grandes pedras so erguidas no cho em posio vertical e uma terceira colocada horizontalmente sobre elas, unindo-as e formando uma espcie de arco, que funciona como cobertura.

Pedreiro 1

13

Vrias dessas estruturas foram colocadas na terra formando um crculo. E, embora isso no possa ser comprovado, imagina-se que essa construo tenha sido, originalmente, algo parecido com o que mostrado na fgura a seguir.
Hudson Calasans

Pedra do altar

E por que motivo essa construo foi feita? Embora o formato parea com o de uma casa, sabe-se que esse no era um lugar utilizado para moradia. E existem verses diferentes sobre sua fnalidade, ou seja, para o que esse espao era usado. Alguns acreditam que Stonehenge era um local de culto ao Sol e Lua, ou seja, uma das formas como os povos da Antiguidade manifestavam suas crenas. Outros afrmam que foi um espao utilizado para o estudo dos astros e para que as pessoas pudessem se orientar no espao (como se fosse uma bssola , ou um GPS, sistema de localizao mais usado nos dias de hoje). H ainda quem diga que Stonehenge era um lugar de sepultamento, uma espcie de cemitrio, onde os antigos enterravam seus mortos. Mais intrigante do que sua utilidade pensar como esse monumento foi erguido, j que as pedras chegam a ter 5 metros (m) de altura. At hoje muitos se perguntam como foi possvel constru-lo com to poucos recursos!

Bssola: Instrumento que marca as direes, os pontos cardeais da Terra: Norte, Sul, Leste e Oeste; e, com isso, ajuda que as pessoas se localizem e se orientem. Ela funciona por meio de magnetismo, isto , da propriedade da Terra de atrair metais, e foi muito utilizada pelos navegadores, pois, em alto-mar, era difcil saber se uma embarcao estava indo para o lado certo.

14

Pedreiro 1

Outros exemplos de construes feitas com base em pedras so encontrados em diferentes pocas e locais na histria da humanidade: do Egito Antigo, 2500 a.C. (antes de Cristo), at grandes castelos, portais e igrejas construdas na Idade Mdia, e que ainda existem na Europa, resistindo ao do tempo. Veja algumas obras incrveis que foram feitas apenas cortando, empilhando, equilibrando e modelando pedras de diferentes tipos e tamanhos.
Stefan Kolumban/Pulsar Imagens Design Pics/Diomedia

Pirmides de Giz. Egito.


Do rival Moreira /Pulsar Imagens

Vista da cidade de Pirapora do Bom Jesus (SP). Fortaleza de Sacsayhuamn. Cusco, Peru.
Jeffrey Bosde t/aaifo tostock/Easypix Dmitry Kovyazin/Easypix

Vista de Machu Picchu. Vale do Urubamba, Peru.

Catedral Notre-Dame. Paris, Frana.

Pedreiro 1

15

Vrias dessas construes de pedra do passado nos impressionam: as pirmides do Egito; os templos da Grcia; as imensas igrejas e os mosteiros construdos na Idade Mdia na Europa; as cidades e os monumentos erguidos pelos povos que viveram na Amrica Latina antes de a regio ser ocupada pelos espanhis nos sculos XV (15) e XVI (16) e que fcaram conhecidos como civilizaes pr-colombianas: tiahuanacos, incas, maias, astecas etc.
A ocupao, pelos espanhis, de grande parte do territrio americano onde hoje ficam o Peru, a Bolvia, a Colmbia, o Chile, o Mxico, entre outros pases implicou a destruio quase total da cultura dos povos que ali viviam. Restam, atualmente, apenas partes dos monumentos e das cidades construdos por eles. Os espanhis iniciaram a conquista da Amrica no final do sculo XV (15) e, nesse processo, as civilizaes pr-colombianas que viviam nessa regio foram praticamente exterminadas. Isto aconteceu no Mxico, onde existia o Imprio Asteca, no Peru, o Imprio Inca e em vrios outros locais que, atualmente, compem o territrio americano. Assim como a ocupao espanhola, a ocupao portuguesa do territrio brasileiro, que ocorreu no mesmo perodo (ou seja, a partir do ano de 1500), tambm implicou a destruio de vrias naes indgenas que aqui viviam. Alm das mortes resultantes de combates, doenas e explorao do trabalho escravo, a violncia dessas ocupaes se manifestava pela proibio de que esses povos mantivessem sua cultura: tradies, costumes, crenas etc. E a ocupao urbana nos dias atuais: harmoniosa ou violenta? Reflita a respeito e discuta com seus colegas.

Essas obras chamam a ateno pela utilizao predominante quase exclusiva de pedras em sua construo. Mas tambm despertam nossa curiosidade quando imaginamos como foi possvel transportar, levantar e empilhar pedras imensas sem a ajuda de guindastes e outros instrumentos usados em construes nos dias de hoje. Carregar e iar/levantar as pedras at a altura desejada no parece uma tarefa nada fcil, no mesmo? E o mais curioso que essas atividades exigiam conhecimentos de Matemtica (como clculo, geometria) e Fsica (como equilbrio, fora) muito sofsticados para a poca e que, ainda hoje, so usados nas reas de Engenharia e Arquitetura. Vamos voltar a esse tema mais adiante. Voc j ouviu falar de algumas das obras que foram citadas aqui? Que tal pesquisar sobre elas?

16

Pedreiro 1

Atividade 2 G
r an d es co n stru es d e pe d r a

1. A classe vai se dividir em quatro grupos. Cada grupo vai fazer uma pesquisa diferente e preparar uma apresentao para a classe. A primeira coisa a fazer dividir os grupos: Grupo 1 Pirmide de Quops Grupo 2 Acrpole de Atenas Grupo 3 Machu Picchu (civilizao inca) Grupo 4 Chichn Itz (civilizao maia) 2. Pesquisando na internet, no laboratrio de informtica com a ajuda do monitor , cada grupo deve buscar responder s seguintes perguntas relacionadas a seu tema: a) Onde est o monumento que seu grupo deve pesquisar? Localize no atlas o lugar de que estamos falando. Depois de achar o local, escreva o nome da cidade, do pas e do continente onde ele est.

b) Por que ele foi construdo? Com qual fnalidade?

c) Pensando em construes, como esse monumento foi construdo? Quais materiais e tcnicas construtivas foram utilizados para faz-lo?

Pedreiro 1

17

d) O que nele chama mais a ateno do grupo? O tamanho? O formato? A fnalidade? Justifque suas respostas.

e) O que aconteceu com ele? Como ele se encontra atualmente?

3. Para compartilhar com os colegas o que cada grupo descobriu, planejem a diviso das tarefas entre os participantes do grupo. Depois faam um ou mais cartazes e preparem uma apresentao de cerca de 20 minutos. Vocs podem organizar algumas anotaes para no se perderem na hora da apresentao. Mos obra!
Por que dividir a apresentao e cada pessoa falar uma parte? No seria mais fcil um nico colega falar tudo? Sugerimos que todos falem porque falar em voz alta e conseguir explicar um assunto para um grupo de pessoas um saber importante para qualquer ocupao. Imagine que voc esteja trabalhando em uma grande construo e precise comunicar a um cliente, a um mestre de obras ou a um engenheiro um problema que poder atrasar o servio ou explicar a necessidade de reforar uma coluna para no causar rachaduras nas paredes, no futuro. Agora analise: Como voc dar essas informaes se for bloqueado por sua timidez, que o impede de falar com segurana com seus clientes ou superiores? Ou se no conseguir comunicar devagar e com clareza os problemas que voc notou? Quais podem ser as consequncias de voc no falar? Por isso, aproveite o espao da sala de aula para se capacitar e se expressar com mais segurana. Argamassa: Mistura de materiais usada para unir ou revestir pedras, tijolos e blocos. Nessa mistura estaro necessariamente um material chamado aglomerante (cal, cimento ou gesso), um agregado mido (areia) e gua. Voltaremos a esse assunto mais adiante.

E s se usavam pedras nessas construes?


Embora a pedra fosse a base de todas as construes, a madeira e a argamassa faziam parte da tecnologia usada para fazer algumas delas.

18

Pedreiro 1

Acredita-se que a madeira era usada para facilitar o transporte das pedras por terra ou por gua e tambm para levant-las, colocando-as em posio vertical. As ilustraes seguintes mostram como provavelmente isso era feito.
Anderson Cattai/Revista Planeta/Tr s Editorial

A madeira tambm era usada para cortar as pedras e mold-las no formato desejado.
Hudson Calasans

Veja como esse mecanismo funcionava: Cunhas pequenas peas pontiagudas de madeira eram colocadas em pequenas rachaduras nas pedras. Ao ser molhada, a madeira inchava (aumentava de tamanho), ampliando a rachadura at repartir a pedra em dois ou mais pedaos.

Pedreiro 1

19

Atividade 3 a
pre n d e n d o co m o pa ssad o

Vamos fazer uma experincia para ver se essa tcnica funciona? Sigam os seguintes passos: 1. O monitor vai trazer para a classe dois ou trs pedaos de pedra (pode ser granito ou semelhante). O tamanho deve ser sufciente para permitir a experincia prximo do tamanho dos paraleleppedos que so usados em calamentos de ruas:
Image Source/Folhapress Hudson Calasans

15 cm

Em cada uma das pedras, vocs tero de fazer uma pequena rachadura, em tamanho sufciente para colocar as cunhas de madeira. 2. Em seguida, a madeira dever ser molhada. Para que ela f ique bem encharcada, vocs podem colocar na gua as pedras com as cunhas de madeira f ixadas nelas. 3. Todos os dias vocs vo retirar as pedras da gua, forar as madeiras, martelando-as levemente, e observar se houve alguma mudana. Cada um dever registrar o que percebeu durante cinco dias seguidos. 1o dia:

2o dia:

20

Pedreiro 1

3o dia:

4o dia:

5o dia:

4. Agora, toda a classe, junto com o monitor, vai discutir o resultado da experincia. O que aconteceu? As pedras se partiram? Quais concluses vocs podem tirar disso? Tentem refetir tambm em que essa experincia pode ajud-los no dia a dia e em sua futura ocupao e registrem as concluses da classe.

Pedreiro 1

21

O uso da argamassa
A argamassa, utilizada em construes desde os tempos mais antigos at hoje, j no passado auxiliava na unio entre as pedras, sendo tambm usada como revestimento, para proteger e reforar as construes. Antes da descoberta do cimento, vrios produtos foram usados para desempenhar esse papel de unir pedras:
Rubens Chaves/Pulsar Imagens

a argila, que muitos de ns conhecemos pelo nome popular de barro, cujo uso na construo de casas mostrado a seguir;
Ricardo Azoury/Pulsar Imagens

o junco, uma espcie de planta cujo caule pode ser tranado e que atualmente mais utilizado na fabricao de mveis do que na composio de argamassas;
Fabio Colombini

22

Pedreiro 1

e at mesmo uma mistura de conchas, areia e leo de baleia.


Lara S.A.Iwanicki/Kino

Um exemplo do uso dessa mistura a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graas, que fca na cidade de So Francisco do Sul, no Estado de Santa Catarina. Essa igreja foi construda no ano de 1699, cerca de 200 anos depois de os portugueses chegarem ao Brasil.

Se voc no se lembra desta parte da nossa histria quando os portugueses chegaram aqui , reveja, no Caderno do Trabalhador 1 Contedos Gerais (disponvel em: <http://www.viarapida.sp.gov.br>, acesso em: 14 maio 2012), o tema que trata de alguns aspectos da histria do Brasil: Repassando a histria.

Pedreiro 1

23

Werner Rudhart/Kino

Atividade 4 co n
h e a u m po u co mais d o

r a si l

1. Veja e marque no mapa a seguir onde fca Santa Catarina, Estado que abriga a igreja citada no exemplo anterior. Localize tambm o Estado de So Paulo, onde voc mora.
Portal de Mapas

2. Agora complete o mapa com o nome de todos os Estados que voc souber (no importa quantos). Depois, troque seu Caderno com o de um colega, at que a classe preencha o nome de todos os Estados. 3. Pense em sua famlia: pais, avs, irmos... Eles vieram de outros Estados ou sempre viveram em So Paulo? Faa uma pequena pesquisa com seus familiares: a) Quantos nasceram e viveram no Estado de So Paulo e quantos vieram de outro Estado ou regio? b) De quais Estados ou regies vieram? c) Qual era o trabalho predominante dos membros de sua famlia nos lugares onde viviam? d) Em que poca eles mudaram para So Paulo? e) Por que motivo? f ) Como foi a chegada a So Paulo? Onde foram morar e trabalhar? g) Pensando nas caractersticas das moradias nos locais de origem e em So Paulo: Os materiais usados para fazer as paredes e os telhados das casas eram semelhantes? Quais as diferenas?
24
Pedreiro 1

4. Registre a seguir, com suas palavras, o que voc descobriu sobre a histria de sua famlia. Se quiser, compartilhe sua histria lendo para os colegas o texto que voc escreveu.

Muitos de ns temos parentes prximos avs, pais, irmos, primos etc. que viveram em outras regies do Brasil. Isso acontece porque muitas pessoas saem de onde h menos empregos e vm para o Estado de So Paulo (entre outros), para tentar encontrar melhores oportunidades de trabalho. Essa situao foi muito comum nas dcadas de 1960 e 1970, quando muitas indstrias estavam sendo abertas e a cidade de So Paulo crescia a todo o vapor. Depois dos anos 1980, diminuiu a vinda de pessoas do Nordeste e do Norte para So Paulo, mas ainda so muitas as que chegam todos os anos a este Estado em busca de trabalho. O compositor Chico Buarque fez uma cano que retrata como grande a movimentao de pessoas em nosso Pas e nossa diversidade cultural e regional. A msica, que tem o nome Paratodos, comea com os seguintes versos: O meu pai era paulista Meu av, pernambucano O meu bisav, mineiro Meu tatarav, baiano. Marola Edies Musicais Ltda. Se tiver curiosidade, voc pode ouvir a cano inteira pesquisando em sites de busca.
Conhecer nossas origens e nossa histria importante para compreendermos o mundo em que vivemos e tambm a ns mesmos.

Pedreiro 1

25

Como evoluram os materiais


Conforme correram os sculos, novos materiais foram descobertos e passaram a ser utilizados na construo civil. Com isso, as pedras deixaram de ser o elemento principal na estrutura das casas e de outros tipos de obra. Elas continuam a ser bastante usadas para fazer muros de arrimo, fundaes, revestimentos e tambm para a fabricao de novos produtos, como o cimento e o concreto, que permanecem em uso. Vamos ver a evoluo de alguns desses produtos. O cimento substituiu as bases que serviam para a produo das argamassas citadas (argila ou barro, junco, mistura de conchas, areia e leo de baleia) e passou a ser um elemento fundamental nas construes por exemplo, para erguer paredes ou, como se fala nos canteiros de obra, subir com a alvenaria. Atualmente, com ele que se unem os tijolos ou blocos das construes. O cimento foi inventado em 1824 por um ingls chamado Joseph Aspdin. Nessa poca, o produto era composto de uma mistura de calcrio e argila e formava um p que, misturado com gua, se tornava muito duro e resistente aps a secagem. Hoje em dia, o processo de fabricao do cimento diferente, sendo produzido em grandes indstrias. As argamassas passaram a ser fabricadas misturando cimento, gua e areia e ganharam novas funes nas obras. So usadas hoje, principalmente, para: revestir paredes, deixando-as lisas e niveladas para que possam ser pintadas; assentar azulejos, pastilhas e alguns tipos de piso; tapar buracos; fazer acabamentos etc. O concreto foi descoberto poucos anos depois do cimento, em 1848. Sua composio parecida com a da argamassa: uma mistura de pedras britadas ou brita, areia, cimento e gua. Entretanto, suas funes so diferentes.

1 sculo: 100 anos. Calcrio: Rochas formadas a partir de uma substncia chamada carbonato de clcio, encontrada em conchas, fsseis de carapaas de animais, esqueletos etc., que se decompe na terra. Fonte: <http://www.rc.unesp. br/museudpm/rochas/sedi mentares/calcarios.html>. Acesso em: 14 maio 2012. As maiores reservas de calcrio do Brasil esto nos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paran, que concentram cerca de 50% das reservas. Fonte: <http://www.mme. gov.br/sgm/galerias/arqui vos/plano_duo_decenal/a_ mineracao_brasileira/P27_ RT38_Perfil_do_Calcxrio. pdf>. Acesso em: 11 jun. 2012.

Voc sabia?
O cimento foi patenteado e conhecido at hoje pelo nome de cimento Portland porque, segundo Joseph Aspdin, o produto que ele descobriu era to slido e durvel como as rochas existentes em uma ilha britnica chamada Portland.

26

Pedreiro 1

Como a resistncia do concreto bem maior do que a da argamassa e a do cimento misturado apenas com gua, ele mais usado para fazer as estruturas de sustentao das obras: fundaes, pilares, lajes e vigas.
O ano de 1848 foi bastante significativo para a Europa. Ele foi marcado por vrios movimentos de ruptura/revolues, que comearam na Frana, mas se estenderam tambm para vrios pases europeus. Embora essa transio no tenha acontecido de um dia para o outro, esse ano simboliza uma grande mudana poltica e econmica mundial por causa dos seguintes acontecimentos: a) a substituio das monarquias e dos governos autoritrios por regimes democrticos; b) o fortalecimento dos Estados nacionais; c) o crescimento do trabalho assalariado na indstria; e d) o surgimento do movimento operrio como uma fora poltica, disposta a lutar por seus direitos. Nesse mesmo ano, dois importantes pensadores alemes Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) escreveram um texto que ficou muito conhecido e at hoje lido em vrios pases. O texto busca explicar esse momento da histria e convida os operrios do mundo todo a se unir e lutar por justia e igualdade, em um mundo onde no haja mais patres e empregados e no qual o direito de propriedade seja abolido. O nome desse texto Manifesto do Partido Comunista.
Giraudon /The B ridgeman A rt Library/Keyston e Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa

Lon Cogniet. A Guarda Nacional de Paris se junta ao exrcito em setembro de 1792 , c. 1833-1836. leo sobre tela. Castelo de Versalhes, Frana.
akg images/Album/Latinstock

Primeira pgina do Jornal do Povo, de 25 de abril de 1848. Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa.

Peter Carl Geissler. A gloriosa barricada do povo de Berlim contra os militares, 1848. Litografia, documentao histrica da cidade de Berlim, Alemanha.

Pedreiro 1

27

Outros componentes que passaram a fazer parte das construes so as estruturas metlicas, o vidro, as cermicas e a madeira, entre outros. Vamos ver, primeiramente, como evoluiu o uso das estruturas metlicas . Ainda antes da descoberta do concreto, em 1779, foi realizada a primeira obra importante utilizando ferro: a construo de uma ponte na Inglaterra. Porm, foi no fnal do sculo XIX (19) que seu uso se tornou comum em residncias, substituindo as estruturas de madeira. O ferro permitia um melhor aproveitamento dos espaos e possibilitava a construo de edifcaes mais altas (de vrios andares). O processo de montagem das estruturas de ferro era tambm mais fcil. Alm disso, elas superavam as de madeira por serem mais resistentes ao do tempo e ao calor, prevenindo a ocorrncia de incndios de grandes propores. Alis, seu primeiro uso em larga escala nos Estados Unidos da Amrica (EUA) aconteceu em Chicago, quando a cidade passou por um incndio gigantesco e precisou ser reconstruda em carter emergencial. Esse incndio aconteceu em 1871 e j no fnal dos anos 1890 o uso das estruturas metlicas estava presente em vrios lugares naquele pas. Tambm nessa poca, no fnal do sculo XIX (19), a mesma evoluo no uso de estruturas metlicas ocorria na Europa. Estaes de trem, pontes, viadutos, mercados, entre outras obras, mudaram a paisagem das grandes cidades nessa poca. Veja alguns exemplos:
Mara Jos Furi/Keystone

Mercado del Born. Barcelona, Espanha.

28

Pedreiro 1

G. Evangelista/Opo Brasil Imagens

Fachada do Theatro Jos de Alencar. Fortaleza (CE).


Luis Pacheco/Sambaphoto

Viaduto Santa Ifignia. So Paulo (SP).

Ponte com estrutura metlica na cidade do Porto, Portugal.

O vidro j tinha lugar nos objetos de casa desde a Antiguidade, passando da produo artesanal industrial ao longo dos sculos. Na construo civil, entretanto, passou a ser usado, em larga escala, no comeo do sculo X X (20).
Rob ert Mayne /Alamy/Other Images Erick Saillet/Opo Brasil Imagens

Casa com fachada de vidro. So Paulo (SP).

Estufa para palmas datada de 1830. Jardim Botnico de Belfast, Irlanda do Norte.

O mesmo pode ser dito sobre a cermica. Embora peas de cermica tenham sido produzidas desde tempos muito remotos e a descoberta dessas peas, inclusive, nos ajude a conhecer culturas j extintas , somente em meados do sculo XX (20), depois da 2 a Guerra Mundial (1939-1945), a produo de cermica para revestimento teve um crescimento expressivo. Com isso, esse produto tornou-se mais barato e acessvel, passando a fazer parte dos materiais comuns utilizados nas construes.
Pedreiro 1

29

Marco Antonio S/Kino

Rubens Chaves/Pulsar Imagens

Rubens Chaves/Pulsar Imagens

Detalhe de casaro na Rua do Egito. Centro histrico de So Lus (MA).

Casaro decorado com azulejo portugus na Rua Estrela. Centro histrico de So Lus (MA).

Com o desenvolvimento constante de novas tecnologias e a descoberta de novos materiais ou de novas aplicaes para materiais j conhecidos na construo civil, as caractersticas e os estilos de construo tambm foram mudando. Tal como acontece com o jeito de as pessoas se vestirem, com os tipos de corte de cabelo, com os modelos de carro e com tantas outras coisas, os estilos das residncias e das grandes obras tambm foram mudando ao longo dos anos. E, principalmente a partir do sculo X X (20), essas mudanas passaram a ser muito rpidas: o que moda em uma poca deixa de s-lo poucos anos depois. Isso vale para os tipos de projeto, o desenho de fachadas, as cores de paredes, os modelos de telhado, os materiais de revestimento. Voltaremos a falar sobre isso na Unidade 9, de forma que voc possa saber um pouco mais sobre os estilos de construo, aprenda a analis-los, a diferenciar o que gosta do que no gosta o que chamado de desen volver seu senso esttico e a usar a criatividade para propor coisas novas no momento em que estiver exercendo sua ocupao. Tambm voltaremos a falar sobre os materiais usados nas construes, conforme surgir necessidade de seu uso.

Senso esttico: Capacidade de apreender, apreciar e julgar o valor esttico de algo, de perceber a beleza e discernir, de acordo com certos padres, o que e o que no belo. iDicionrio Aulete. <www.aulete.com.br>

30

Pedreiro 1

E a ocupao de pedreiro, ser que tambm tem sua histria?


Bem, a histria da construo civil no somente a histria dos materiais e tecnologias usados para construir, no mesmo? Como ser que, no mundo do trabalho, surgiram os pedreiros? Quando voc estudou a histria do trabalho (Caderno do Trabalhador 1 Contedos Gerais), viu que j na Idade Mdia, no sculo XII (12), os homens se organizavam para trabalhar em ofcinas artesanais de acordo com suas ocupaes. Nessas ofcinas, os mestres que detinham os principais conhecimentos da ocupao ensinavam aos aprendizes, que depois de alguns anos de aprendizagem tornavam-se artfces ou ajudantes dos mestres e podiam trabalhar em outras ofcinas ou montar ofcinas prprias. Entre as ofcinas artesanais mais importantes estavam as dos construtores ou pedreiros. Ou seja, na Idade Mdia, a ocupao de pedreiro j existia. E era nessas ofcinas que os construtores defniam o que era preciso saber para exercer a ocupao e organizavam a produo: estabeleciam regras de qualidade e os preos dos servios, por exemplo. Como nas outras ocupaes, os mais velhos transmitiam para as geraes mais novas os conhecimentos relacionados a como construir.

Essa forma de organizao da produo de bens era chamada sistema de guildas (que tem como origem a palavra francesa guilde = corporao de artesos). Para saber mais sobre a histria do trabalho, pesquise no Caderno do Trabalhador 1 Contedos Gerais, Histria do trabalho (disponvel em: <http://www.viarapida.sp.gov.br>, acesso em: 14 maio 2012).

Pedreiro 1

31

He ritage Images/Diomedia

Alguns historiadores afirmam que as oficinas ou corporaes de construtores da Idade Mdia deram origem a uma organizao conhecida como maonaria, que existe at hoje. Atualmente, porm, essa organizao no tem relao com nenhuma ocupao. A associao entre as oficinas de construtores da Idade Mdia e a maonaria se deu por duas razes: ambas utilizavam os mesmos smbolos: o esquadro e o compasso; a palavra pedreiro na lngua francesa maon e, na inglesa, mason.

Com o surgimento das mquinas e seu uso em grande escala perodo conhecido como Revoluo Industrial, iniciado na Inglaterra em meados do sculo XVIII (18) , as ofcinas artesanais perderam espao e as relaes de trabalho assalariado passaram a ser predominantes. No caso dos pedreiros, o trabalho autnomo isto , o trabalho realizado de forma independente, sem estar vinculado a um empregador no chegou a desaparecer totalmente e manteve-se como uma possibilidade no mercado de trabalho. Entretanto, a maior parte dos profssionais dessa rea tornou-se assalariada, como o caso dos operrios da construo civil. Esses so os dois principais caminhos para aqueles que exercem ou vo exercer essa ocupao nos dias de hoje. Esse tema ser tratado mais adiante, na Unidade 12.
De onde vem a expresso peo de obra ? Nos dicionrios, a palavra peo tem vrios significados, entre outros : aquele que anda a p ; condutor de tropa, auxiliar de boiadeiros, amansador de cavalos; trabalhador rural; servente de obras. Peo tambm uma pea do jogo de xadrez. Nesse jogo, os pees so as peas que ficam frente das demais. So as peas consideradas menos importantes do jogo, que tm o menor grau na hierarquia do xadrez. Seus movimentos so limitados, mas elas tambm so as primeiras que se movem, que constroem as jogadas iniciais, que tomam a frente nas batalhas, que do a cara para bater. Por isso, so tambm as primeiras excludas do jogo, enquanto as demais peas ficam escondidas na parte de trs do tabuleiro. Vale a pena pensar se existe uma semelhana entre todos esses significados. O que voc acha?

32

Pedreiro 1

u nidade 2

Os conhecimentos da ocupao profissional e os meus conhecimentos


Com tantas obras espalhadas pelas cidades e tantas construes que precisam ser consertadas, alteradas ou reformadas, principalmente perto de onde moramos, bem provvel que voc j tenha ideia do que faz um pedreiro. possvel at que voc j tenha trabalhado nessa rea: contratado para auxiliar em uma construo, seja de uma grande obra, seja de uma pequena casa; fazendo uma pequena reforma em sua casa; ajudando um amigo ou parente a rebocar e pintar paredes, abrir mais uma janela, construir um muro, acertar o piso de uma cozinha etc.

Atividade 1 re
Fli ta a par ti r d e sua e xpe ri n ci a

1. Pense em tudo o que j fez e liste o que voc acredita ter relao com a ocupao de pedreiro.

Pedreiro 1

33

2. Agora, com base em sua experincia, escreva uma frase que comece da seguinte forma: Ser pedreiro ...

3. Troque a frase que voc escreveu com as de dois colegas que estejam prximos de voc e compare. Elas so diferentes da que voc fez? Em que aspectos?

Apenas trs frases devem ter sido sufcientes para perceber que h vrias possibilidades de descrever um mesmo trabalho, no ? Uma pessoa pode, por exemp lo, dizer que ser pedreiro construir casas e prdios; e outra, que ser pedreiro ajudar a fazer grandes obras como viadutos, pontes, metrs, que tornam as cidades lugares melhores para se viver. E ambas as descries podem ser consideradas corretas, ainda que nenhuma delas fale sobre tudo o que um pedreiro faz. Veja agora como o poeta Vinicius de Moraes descreveu, em 1956, essa ocupao:

O operrio em construo
Vinicius de Moraes

Era ele que erguia casas Onde antes s havia cho. Como um pssaro sem asas Ele subia com as asas Que lhe brotavam da mo.

34

Pedreiro 1

Mas tudo desconhecia De sua grande misso: No sabia por exemplo Que a casa de um homem um templo Um templo sem religio Como tampouco sabia Que a casa que ele fazia Sendo a sua liberdade Era a sua escravido. De fato, como podia Um operrio em construo Compreender por que um tijolo Valia mais do que um po? Tijolos ele empilhava Com p, cimento e esquadria Quanto ao po, ele o comia... Mas fosse comer tijolo! E assim o operrio ia Com suor e com cimento Erguendo uma casa aqui Adiante um apartamento Alm uma igreja, frente Um quartel e uma priso: Priso de que sofreria No fosse eventualmente Um operrio em construo. Mas ele desconhecia Esse fato extraordinrio: Que o operrio faz a coisa E a coisa faz o operrio. De forma que, certo dia mesa, ao cortar o po O operrio foi tomado De uma sbita emoo Ao constatar assombrado Que tudo naquela mesa Garrafa, prato, faco

Vinicius de Moraes foi poeta, compositor e dramaturgo. Tambm trabalhou como jornalista e diplomata, representando o Brasil no exterior. Ele nasceu em 1913 e morreu em 1980, no Rio de Janeiro. Suas msicas e poemas so bastante conhecidos. Na msica, foi um dos criadores de um movimento conhecido como Bossa Nova e parceiro de Toquinho, Tom Jobim, Chico Buarque, Joo Gilberto, entre outros compositores brasileiros.

Pedreiro 1

35

Paulo Salomo /Abril Imagens

Esse poema bem maior. Se voc gostou, leia-o inteiro na internet. Se encontrar palavras que voc desconhece, procure seu significado no dicionrio.

Era ele quem os fazia Ele, um humilde operrio, Um operrio em construo. Olhou em torno: gamela Banco, enxerga, caldeiro Vidro, parede, janela Casa, cidade, nao! Tudo, tudo o que existia Era ele quem o fazia Ele, um humilde operrio Um operrio que sabia Exercer a profisso. [...]
MORAES, Vinicius de. O operrio em construo. In: Nova antologia potica. CCERO, Antonio; FERRAz, Eucana (Org.). So Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 201 VM Empreendimentos Artsticos e Culturais Ltda. Companhia das Letras (Editora Schwarcz).

Atividade 2 i
nte rpretan d o o p o e m a

1. O que voc entendeu do texto lido? Do que ele trata? Qual voc considera ser sua principal mensagem?

36

Pedreiro 1

2. Discuta sua interpretao com a classe. Todos tiveram a mesma interpretao? Redija a seguir as concluses a que vocs chegaram.

O que o pedreiro deve saber?


Da mesma forma como existem diferentes jeitos de explicar o que ser pedreiro, se cada pessoa deste curso for pensar onde um pedreiro pode trabalhar e quais os conhecimentos necessrios para ser um profssional nessa rea, provavelmente vrias respostas sero encontradas. Diante disso, voc pode estar se perguntando: Se cada pessoa pensa de um jeito e defne uma ocupao de forma diferente, como saber, realmente, o que faz um pedreiro e o que ele precisa saber para exercer a ocupao? Existe um rgo do governo federal responsvel por regulamentar as relaes de trabalho no Pas: o Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE). O MTE produziu um documento chamado Classifcao Brasileira de Ocupaes (CBO), no qual esto descritas 2 422 ocupaes e o que preciso para exerc-las: a escolaridade necessria, o que cada profssional deve conhecer (saber fazer), onde pode atuar etc. A CBO organiza as ocupaes em famlias. A famlia que nos interessa neste momento a dos trabalhadores de estruturas de alvenaria (cdigo 7152). nesse grupo

Voc sabia?
A descrio de cada ocupao da CBO feita pelos prprios trabalhadores. Dessa forma, temos a garantia de que as informaes foram dadas por pessoas que atuam no ramo e, portanto, conhecem bem a ocupao. Para consultar esse documento na ntegra, acesse o site <http://www. mtecbo.gov.br>. Acesso em: 14 maio 2012.

Pedreiro 1

37

que vamos encontrar a defnio do que faz e do que deve saber fazer um trabalhador que pretende ser pedreiro nos dias de hoje. O que fazem esses profssionais indicado de forma resumida na CBO com o ttulo de descrio sumria. Vejamos: organizam o trabalho; preparam o local de trabalho na obra; constroem fundaes e estruturas de alvenaria; aplicam revestimentos e contrapisos.

Cada um desses itens bastante detalhado, indicando o que um pedreiro deve saber fazer em relao a esses quatro aspectos, conforme veremos a seguir.

Atividade 3 o
s c o n h eci m e ntos pr e v is tos na os s eu s co n h eci m e n to s

cbo

1. O monitor ou um de vocs vai ler em voz alta cada um dos itens e as atividades correspondentes, conforme apresentadas na CBO. Acompanhe atentamente essa leitura. 2. Depois de ouvir uma vez, retome o texto e veja se h palavras que voc desconhece. Se houver necessidade, use o dicionrio que fca na classe ou procure ajuda do monitor ou dos colegas para compreender o que for mais difcil para voc.
Nos quadros a seguir, possvel que voc se depare com muitas palavras e/ou atividades de que nunca ouviu falar. No se preocupe com isso. O monitor poder explicar, de forma breve, aquilo que a classe no compreender, mostrando a que parte do trabalho de um pedreiro corresponde uma dada atividade. Nas Unidades que viro a seguir, todos esses assuntos sero retomados e detalhados.

3. Por ltimo, assinale ao lado de cada uma das atividades: aquelas que voc sabe fazer; as que voc sabe fazer mais ou menos e, por isso, ainda precisa aprimorar; as que no sabe fazer ou no tem ideia do que se trata.

38

Pedreiro 1

Organizar o trabalho
Interpretar ordens de servio

O que sei fazer

O que sei fazer mais ou menos

O que no sei fazer

Especificar materiais a serem utilizados na obra Calcular os materiais a serem utilizados na obra

F a z e r oramento de servios

Preparar o local de trabalho


Providenciar a liberao do local de trabalho Selecionar ferramentas e equipamentos Selecionar equipamentos de segurana Providenciar local para depsito de materiais e ferramentas Disponibilizar materiais para a obra

O que sei fazer

O que sei fazer mais ou menos

O que no sei fazer

Pedreiro 1

39

Construir fundaes
Construir o gabarito para a locao da obra M a r c a r a obra a ser realizada Abrir cavas (buracos) para colocao de sapatas Providenciar as f r m a s para as fundaes

O que sei fazer

O que sei fazer mais ou menos

O que no sei fazer

Sapatas: Fundaes usadas nas construes, quando o terreno firme e a profundidade pequena.

Preparar o concreto Aplicar ou lanar o concreto nas fundaes Confeccionar o arranque do pilar e a cinta de fundao

40

Pedreiro 1

Construir estruturas de alvenaria


Esquadrejar as alvenarias Preparar a argamassa para o assentamento Aprumar as alvenarias Alinhar as alvenarias Assentar tij olo s, blocos e elementos vazados Concretar pilares e pilaretes Assentar vergas nos vos C hum ba r tacos e tarugos para f i xa o de aduelas Aplicar concreto nas cintas de amarrao sobre as alvenarias M o n t a r lajes pr-moldadas Concretar lajes Apertar alvenarias

O que sei fazer

O que sei fazer mais ou menos

O que no sei fazer

Verga: Pea colocada horizontalmente sobre as ombreiras de portas e janelas. Tambm pode ser pedao de madeira fino e flexvel. Tarugo: Espcie de pino de madeira ou metal que se crava para fixar duas vigas. Aduela: Pea de madeira que guarnece os umbrais de portas e janelas. iDicionrio Aulete. <www.aulete.com.br>

Pedreiro 1

41

Aplicar revestimentos e contrapisos


Aplicar chapisco em tetos e paredes Preparar argamassa para revestimento M a r c a r pontos de nvel e pontos de massa Aplicar emboo para regularizar a superfcie Assentar acabamentos (soleiras, peitoris e t c . ) em portas e janelas Preparar argamassa (farofa) para contrapiso Assentar os pr-moldados

O que sei fazer

O que sei fazer mais ou menos

O que no sei fazer

Se voc desconhece a maior parte dessas atividades ou acha que no sabe faz-las direito, no se sinta mal. Um dos principais objetivos deste curso de qualifcao justamente levar voc a desenvolver esses conhecimentos, que esto diretamente relacionados ocupao de pedreiro.

O que mais diz a CBO


So ainda contemplados na CBO conhecimentos que esto relacionados: escolarizao formal e formao profssional dos trabalhadores, por meio de cursos e/ou experincias de trabalho; a atitudes pessoais que interferem no desempenho profssional.

Vamos fazer, com relao a esses conhecimentos, o mesmo exerccio que f izemos anteriormente.
42
Pedreiro 1

Escolarizao e formao/ experincia profissional


Ensino Fundamental completo Experincia de trabalho em canteiro de obras C u r s o de qualificao de nvel bsico

Conhecimentos que j tenho

Conhecimentos que preciso aprimorar

Conhecimentos que no tenho

Aspectos relacionados s atitudes no mbito pessoal e no ambiente de trabalho


Coordenar trabalhos com outros membros da equipe Trabalhar em r e a s de risco (regie s que esto mais suj eitas a acidentes decorrentes de condies naturais, por exemplo: encostas de m o r r o s , reas com solo areno so etc.) Trabalhar em grandes alturas

O que sei fazer

O que sei fazer mais ou menos

O que no sei fazer

Voc sabia?
Equivalente ao antigo curso primrio e ginasial, o Ensino Fundamental correspondia a 8 anos de estudo (1 8 srie) at meados da dcada de 2000. A partir de 2006 (Lei n 11 274/2006), o Ensino Fundamental passou a ter nove anos de estudo.

Pedreiro 1

43

Aspectos relacionados s atitudes no mbito pessoal e no ambiente de trabalho


Obedecer a normas de segurana, um conj unt o de regras que tem como obj eti vo a implementao de medidas de controle e preveno de riscos nos ambientes de trabalho. No caso da construo civil, trata -se da NR-18: Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo. Esse t e m a ser tratado com detalhe na U ni d a d e 5 z e l a r pela qualidade do trabalho Manter-se atualizado q u a n t o s normas tcnicas e de segurana Preocupar-se com a produtividade Comunicar-se com os clientes, superiores e colegas de trabalho C ui d a r do material de trabalho Cumprir especificaes dos fabricantes

O que sei fazer

O que sei fazer mais ou menos

O que no sei fazer

44

Pedreiro 1

Antes de continuar, lembre-se: parte desses aprendizados voc pode ter adquirido em trabalhos que j realizou ou em vivncias no diretamente ligadas construo civil. Afnal, existem conhecimentos... ... de tipos diferentes relacionados comunicao (fala e escrita), aos nmeros, aos esportes, s habilidades manuais etc. ... que aprendemos em lugares diferentes na escola, no trabalho, na vizinhana, na reunio da associao de bairro etc. ... que aprendemos de forma diferente olhando os outros fazerem (ou seja, pelo exemplo), lendo, exercitando... E sempre tempo de aprender... Por isso, acreditamos que, lembrando histrias da sua vida, voc poder perceber que j tem conhecimentos, experincias e percepes que podem ser teis no dia a dia de um pedreiro. Talvez voc nem se lembre desses conhecimentos ou no os valorize, isto , no consiga perceber sua utilidade agora. Veja este exemplo: um dos conhecimentos pessoais listados na CBO para a ocupao de pedreiro a capacidade de trabalhar em grandes alturas. Vamos imaginar a seguinte situao: Josemar nunca trabalhou em construo. Mas, quando era criana, sua me tra balhava como empregada domstica em um apartamento que fcava no 15o andar de um prdio. Muitas vezes, Josemar acompanhava a me no trabalho e a ajudava a limpar as janelas, porque ela tinha muito medo de altura. Depois, sua primeira experincia de trabalho, ainda jovem, foi em uma empresa terceirizada de limpeza. Nesse emprego, ele tambm tinha de limpar janelas: algumas vezes em lugares baixos, outras vezes em locais altos. Muitos anos se passaram e os trabalhos que Josemar fez depois no mais envolveram lugares altos. Agora pense: No provvel que essa experincia tenha tornado Josemar uma pessoa capaz de trabalhar em grandes alturas?

Pedreiro 1

45

Atividade 4 r eto m
e sua s e xp e ri n cia s

1. Procure relembrar, mais uma vez, tudo o que voc j fez na vida, no trabalho e fora dele, e faa anotaes no quadro a seguir.
Tipos de conhecimento
Conhecimentos relacionados s minhas experincias de trabalho

Exemplos

Conhecimentos que tenho

Fuiajudantede balco numa padaria.

Se voc no tem certeza de que algumas de suas experincias de vida podem ser aproveitadas na ocupao de pedreiro, troque informaes com o colega ao lado. Um ajudar o outro a reconhecer e a extrair, das vivncias de cada um, conhecimentos que podem ser teis para a ocupao que esto buscando. Saber ouvir e aprender com os outros so grandes aprendizados para qualquer ocupao.

Conhecimentos relacionados ao m e u jeito de ser e de agir

Gosto bastante de conversar e de trabalhar com outras pessoas. Ajudarnalimpeza da casa. Ensinar meu filho a organizar e cuidar de suas coisas.

O ut r a s coisas que sei/aprendi

2. Depois de preencher esse quadro, volte aos quadros anteriores e veja se algo mudou. Se for o caso, altere suas anotaes.

Outras formas de conhecer a ocupao


Embora a CBO, como j vimos, contenha quase tudo o que um pedreiro precisa saber, profssionais que trabalham nessa rea tambm podem dar algumas dicas teis para quem est comeando na ocupao. O depoimento a seguir de um engenheiro que trabalha na Companhia do Metropolitano de So Paulo, o Metr. Vamos ver o que ele diz sobre a ocupao de pedreiro.

46

Pedreiro 1

Meu nome Orlando Ferreira Filho. Eu estudei Engenharia na Universidade Estadual Paulista, em Bauru, e desde 1988 trabalho na rea de construo civil. J trabalhei em muitas obras e com muitos tipos de pessoas; pessoas com diferentes nveis de escolaridade e de experincia: ajudantes, pedreiros, mestres e tcnicos. H vrios aspectos que nos preocupam ao contratar um ajudante ou pedreiro novo. Ele tem que conhecer as principais tcnicas da profisso, ser comprometido com o trabalho, se preocupar em manter o local de trabalho organizado e no ter vergonha de perguntar o que no sabe. Mas posso falar, com segurana, que o que mais importa nessa hora ser algum que tenha vontade de se desenvolver na profisso, seja fazendo cursos ou por meio de sua experincia de trabalho. Meu conselho para quem est comeando? Mostrar dedicao pelo que faz e cuidar da prpria segurana e da dos demais colegas que trabalham na obra.

Voc tambm pode entrevistar pessoas que trabalham em obras, residenciais ou no. Pense em ajudantes, pedreiros, mestres de obras, azulejistas, marceneiros etc.
Voc sabe como se organiza um grande canteiro de obras na construo civil? Existe uma hierarquia entre as ocupaes, que sinalizada pelas cores dos capacetes de segurana. Quando passar por uma obra, repare como a quantidade de trabalhadores que faz o trabalho mais pesado bem maior do que a daqueles que fazem as regras e definem como todos vo trabalhar. Engenheiros e arquitetos Tcnicos de obra s Mestres ou encarregados de obra s Pedreiros especializado s Pedreiros Ajudantes ou serventes de pedreir o O canteiro hierarquia clara e absoluta. O cliente solicita. Os tcnicos pensam, solucionam, calculam. Um engenheiro e um mestre de obras organizam a labuta diria. E a vm as centenas de operrios organizados tambm hierarquicamente em encarregados, especialistas, subespecialistas e ajudantes. SANTOS, Paula Constante Silva; DWORECKI, Silvio Melcer. Capacetes coloridos (trabalho final de graduao). So Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo FAU-USP. In: Encarte do DVD que acompanha o TFG. Disponvel em: <http://www.usp.br/fau/disciplinas/tfg/tfg_online/tr/071/a062.html>. Acesso em: 4 jun. 2012.

Pedreiro 1

47

Atividade 5 b
usq u e m ais i n Fo rm a es so b r e a o cu p a o

1. Em grupo de quatro integrantes, vocs vo escolher um profssional para entrevistar. Considerando o conhecimento e as facilidades de cada um, procurem se dividir de modo que cada grupo entreviste pessoas que trabalhem em lugares e em funes diferentes em uma obra. Por exemplo: um grupo entrevista um pedreiro que esteja reformando ou construindo uma casa e trabalhe como autnomo; outro, um pedreiro que trabalhe em uma obra grande. O terceiro grupo pode escolher conversar com um mestre de obras, e assim por diante. O importante tentar coletar diferentes olhares e experincias sobre a ocupao, pois isso poder ajud-los a saber se vo mesmo seguir esse caminho e de que forma vo tentar trabalhar no futuro. Vejam a seguir um roteiro de entrevista. Cada grupo pode acrescentar outras perguntas que considerar importantes. a) Quem o entrevistado? Homem ou mulher? Quantos anos tem? Qual a escolaridade? Ainda estuda ou pretende voltar a estudar? b) Onde trabalha? O que faz? c) Como escolheu essa ocupao? d) Como aprendeu a ocupao? Para se especializar, fez algum curso de capacitao antes ou depois de comear a trabalhar na rea? e) Quais os pontos positivos e negativos nesse trabalho? f ) Como faz para cuidar da prpria segurana no ambiente de trabalho? g) Quais so seus conselhos para algum que vai comear a trabalhar agora?

48

Pedreiro 1

Incluam outras perguntas que vocs gostariam de fazer para esse profssional. Procurem investigar tambm as oportunidades de trabalho que existem para quem exerce essa ocupao. 2. Agora que a entrevista est feita, hora de compartilhar o que vocs aprenderam. Cada grupo vai organizar as principais informaes coletadas para apresentar os resultados da entrevista para a classe. Procurem planejar como ser essa apresentao: um cartaz, um relato etc. Lembrem-se de que ela deve conter informaes sobre quem vocs entrevistaram, sobre os argumentos utilizados pelo entrevistado para mostrar como a ocupao e as concluses do grupo a respeito da entrevista. A essa altura, todos na classe j sabem um pouco mais sobre o que e como ser um pedreiro. Portanto, est na hora de irmos adiante, comeando pela apresentao dos principais instrumentos com os quais voc vai lidar.

No dia da entrevista, leve as perguntas escritas e anote as respostas.

Pedreiro 1

49

50

Pedreiro 1

u nidade 3

Ferramentas e materiais bsicos de trabalho


Nesta Unidade, vamos conhecer as ferramentas e os materiais que so mais cotidianos e bsicos para o exerccio da ocupao de pedreiro. A seleo apresentada, porm, no esgota o universo de ferramentas e de materiais com os quais voc ter contato e ganhar familiaridade conforme cresa sua experincia em obras. Trataremos apenas do que de uso mais comum.

Ferramentas de trabalho de uso mais comum


Vamos ver algumas delas. Outras voc conhecer quando estiver trabalhando, a depender do que vai fazer e do tipo de obra e local onde vai trabalhar.
Algumas ferramentas bsicas so utilizadas h muito tempo nas construes, embora tenham se modernizado bastante ao longo dos sculos. Observe um martelo, marretas e cinzis que os egpcios usavam na construo das pirmides e dos palcios.
As cabeas dos martelos eram de 30 cm de comprimento.

Marretas feitas de madeira dura, foram utilizadas com cinzis.

Cinzis de cobre ou de liga de cobre e de diversos estilos e modelos, alargavam as ranhuras nas rochas.

Anderson Cattai/Revista Planeta/Tr s Editorial

Pedreiro 1

51

Prumo
Existem dois tipos de prumo e ambos so essenciais no trabalho dos pedreiros. O prumo de face formado por dois slidos unidos por um fo/cordo, que passa exatamente no centro deles. usado nas construes no momento de erguer paredes, para verifcar se elas no esto abauladas, ou seja, se esto retas na vertical.
Fotos: Paulo Savala

O prumo de centro tem o formato de um cone e sua ponta possibilita marcar o centro exato de um local.

Nvel
Como o prumo de face, o nvel tambm uma ferramenta para verifcar se uma superfcie est reta ou nivelada, podendo ser usado na posio horizontal ou vertical. Quando uma parede est sendo construda, por exemplo, ele serve para ver se os tijolos esto todos na mesma linha. Existe mais de um tipo de nvel:
52
Pedreiro 1

nvel de bolha parece uma rgua e pode ser de madeira ou metal. Nele, h uma abertura onde fca um vidro com lquido e pela qual se v uma bolha de ar. Se essa bolha estiver bem centralizada, a superfcie estar reta ou nivelada;
Judith Collins/Alamy/Othe r Ima ges

nvel de mangueira uma mangueira de plstico transparente. Para verifcar se uma superfcie est reta ou nivelada, basta colocar gua dentro dela e observar se a gua permanece em um nvel constante.
Paulo Savala

H ainda o nvel a laser (fala- se liser) uma ferramenta mais sofsticada, usada em geral por empresas de construo civil, sobretudo quando h necessidade de maior preciso.

Trena
A trena uma fta mtrica retrtil, usada para fazer medidas em centmetros (cm), metros (m), polegadas ou ps. Em geral, as trenas so metlicas, mas existem tambm as que so feitas de plstico. Elas podem ter diferentes comprimentos: 1 m, 2 m, 5 m, 10 m ou at mesmo 50 m. Uma trena de 5 m adequada para as atividades de um pedreiro que trabalha em obras pequenas, a exemplo de casas e prdios residenciais.
Pedreiro 1

53

Entendendo o que ngulo ngulo a figura formada entre o encontro de duas retas (ou segmentos/pedaos de reta). Os ngulos so medidos em graus (X). Por exemplo, um ngulo de 60 entre duas retas significa que elas se encontram da seguinte forma:

Outra ferramenta utilizada para fazer medidas o chamado metro, fabricado de madeira. Embora cumpra a mesma funo da trena, o metro menos prtico. Mesmo dobrvel, ocupa mais espao e mais fcil de quebrar do que a trena.

Esquadro
uma ferramenta simples, feita de dois pedaos de metal (ou, mais antigamente, de madeira) que formam entre si um ngulo reto, ou seja, de 90 (graus).

60

Em uma construo, as paredes e o piso tm de se encontrar em ngulo exato de 90, tambm chamado ngulo reto.

Sua utilidade verifcar se uma parede est formando um ngulo reto em relao ao piso e parede vizinha. Quando isso acontece, fala-se que a construo est no esquadro.

90

Para medir ngulos em desenhos, utiliza-se um instrumento chamado transferidor. Nas construes, para conferir se os ngulos so de 90, so usados esquadros.

54

Pedreiro 1

Fotos: Paulo Savala

Colher de pedreiro
Usada para assentar tijolos, para misturar pequenas quantidades de massa, para fazer pisos e revestimentos, a colher de pedreiro utilizada o tempo todo em uma obra. Ela de metal e a mais comum a de ponta redonda e triangular.
Fotos: Paulo Savala

Colher meia-cana
De formato arredondado, serve para aplicar argamassa no assentamento de tijolos e blocos.

Desempenadeiras
Podem ser de diferentes tipos, sendo usadas para retirar excesso de massa em paredes ou pisos, regularizar superfcies e prepar-las para os acabamentos. A mais utilizada e comum a desempenadeira lisa, que serve para regularizar lajes de concreto. Para fazer acertos de cantos, utiliza-se a desempenadeira lisa de canto .

Pedreiro 1

55

As dentadas so empregadas na fxao de azulejos e pisos.


Paulo Savala

As com base de espuma ou feltro, para acertar revestimentos de paredes.

Rgua
Utilizada para espalhar e regularizar concreto ou argamassa. As rguas mais usadas em obras so de alumnio.
Ma rcelo Scanda roli/Editora Pini

56

Pedreiro 1

Paulo Savala

Carrinho de mo e balde
Usados tanto para transportar materiais secos, como cimento, pedras, areia etc., quanto umedecidos, como concreto, argamassa e gua.
Chris Leachman/123RF Jirkaejc/123RF

Voc sabia?
Os carrinhos de mo mais fundos tambm so chamados de giricas. Eles comportam maior carga de material e podem ter uma ou duas rodas, o que deixa o carregamento mais fcil para o trabalhador.
Paulo Savala

P
til para carregar pequenas quantidades de material em curtas distncias, como no caso da preparao de concreto e argamassa.

Brocha
De diferentes tamanhos, utilizada para caiar, aplicar papis de parede ou fazer pinturas que no exijam grande preciso.
CMC

Judith Collins/Alamy/Othe r Ima ges

Pedreiro 1

57

Martelo, marreta, picadeira e macete de borracha


Essas ferramentas tm formatos semelhantes e as mesmas caractersticas fsicas: um cabo, em geral de madeira, e uma ponta de ferro ou borracha. Todas so usadas para bater ou fazer presso sobre outro objeto ou ferramenta (talhadeira ou ponteiro, por exemplo) empurrando-os contra algo mais duro, como um pedao de concreto. Tambm podem servir para fazer presso direta sobre alguma coisa que se queira quebrar, como uma pedra ou uma parede. A diferena entre elas est no tamanho e no tipo de ponta; sua escolha vai depender do tamanho do objeto e da presso ou fora que voc ter de fazer para empurr-lo ou quebr-lo. Existem muitas ferramentas desse tipo, mas as mais usadas nas obras so: martelo, que serve, por exemplo, para pregar pregos na parede e para retir-los;

marreta, que um martelo grande e pesado, usado, por exemplo, para derrubar uma parede;
Patrick Jongerius/123RF

picadeira, que um martelo pequeno, com ponta dos dois lados, usado pelo pedreiro, por exemplo, para fazer pequenas salincias em superfcies de concreto, deixando-as menos planas;
Stocksnapper/123RF

58

Pedreiro 1

Paulo Savala

martelo ou macete de borracha, usado quando h necessidade de fazer presso de uma forma mais delicada, como no assentamento de cermicas, ladrilhos hidrulicos ou lambris.
Paul Jantz/123RF

Ponteiro
Pode ter diferentes espessuras e tamanhos e serve para produzir furos em paredes, colunas ou quaisquer outras superfcies duras. A presso sobre eles feita com martelo ou marreta.

Talhadeira
empregada para abrir fendas como os povos mais antigos faziam com as cunhas de madeira, de que falamos na Unidade 1. Tambm usada para retirar o excesso de material endurecido quando se aplica argamassa em uma parede, por exemplo.
Aleksandr Ugorenkov/123RF

Paulo Savala

Pedreiro 1

59

Cavadeira e trado
A cavadeira e o trado tm a funo de escavar e abrir buracos no solo. A escolha por uma ou outra ferramenta vai depender do tipo de buraco (largura e tamanho) que se queira fazer. O trado faz buracos mais uniformes e usado, sobretudo, em fundaes, pois pode alcanar maiores profundidades.
Paulo Savala

J a cavadeira serve para fazer buracos mais rasos e menores.

Enxada
Tem vrias utilidades em um canteiro de obra: desde a limpeza do terreno, retirando plantas, pedras e entulhos, at a mistura de argamassa e concreto em pequenas quantidades.
Jacek/Kino

60

Pedreiro 1

Paulo Savala

Torqus
Serve para cortar arames e ajudar na amarrao de ferragens.
Paulo Savala

Furadeira
Sua utilizao bastante comum, j que possibilita fazer furos de diferentes dimetros e profundidades, conforme o tipo de broca escolhido.
Luchschen/123RF

Dimetro: Linha reta que liga dois pontos de uma circunferncia, passando pelo centro. iDicionrio Aulete. <www.aulete.com.br>
Lai Leng Yiap/123RF

Pedreiro 1

61

Mquina de cortar material cermico


Serve para cortar, riscar ou esquadrejar cermicas. Costuma ser mais usada por azulejistas e aplicadores de pisos cermicos do que por pedreiros.
Paulo Savala

Arco de serra e serrote


Utilizado para cortar ou serrar metais, madeira, plstico e outros materiais, o arco de serra tambm conhecido como arco de segueta. O serrote (ferramenta semelhante ao arco de serra) tambm pode ser usado, mas somente para o corte de madeiras.
Dave Broberg/123RF Andrzej Tokarski/123RF Paulo Savala

Chave de dobrar ferro


Ferramenta utilizada para fazer dobras em barras de ferro que sero empregadas em armaes de vigas, pilares e lajes. Existem chaves de diferentes tamanhos, que variam segundo a largura e a espessura do local onde o ferro encaixado para ser dobrado.

62

Pedreiro 1

Tesoura de cortar ferro


Tambm usada para trabalhar com barras de ferro de diferentes espessuras, a tesoura utilizada para cort-las, deixando-as com o tamanho desejado.
Paulo Savala

Linha de nilon
Serve para marcar reas, fazer locao da obra, bem como para controlar o alinhamento de tijolos e blocos, quando uma parede est sendo erguida.
Paulo Savala

Peneira
Usada para deixar homogneos areia, terra, cimento e outros materiais. A peneira retm gros maiores de material e permite que sejam separados conforme o seu tamanho.
Fernando Favo retto/Criar Ima gem

Pedreiro 1

63

Escantilho ou gabarito de altura


Esse tipo de rgua de madeira ou alumnio graduada em centmetros usado para demarcar e alinhar paredes, auxiliando a mant-las no esquadro (ou seja, em ngulo reto). Para uma obra pequena, so necessrios pelo menos dois escantilhes ou gabaritos de altura. Eles podem ser feitos na prpria obra, com pedaos de madeira. O importante que tenham o comprimento do p-direito (distncia que vai do piso ao forro), com as medidas marcadas em centmetros.
Paulo Savala

Soquete de madeira
Usado para compactar argamassa sobre o solo no momento em que se faz o contrapiso.
Marcelo Scan daroli/Editoria Pini

64

Pedreiro 1

Caixo (caixote) para argamassa


comum nas obras existirem caixas especfcas, de diferentes tipos e tamanhos, para preparo de argamassas. Para uso em obras residenciais, esse recipiente pode ter pequenas dimenses, o que facilita tambm o seu transporte.

Japi S/A

Aplicador de rejuntes
H diferentes tipos de ferramentas que auxiliam na aplicao de rejunte e sua escolha deve estar de acordo com o material a ser utilizado.

Paulo Savala

Pedreiro 1

65

Paulo Savala

Verruma
A verruma serve para apertar ou soltar (desrosquear) parafusos manualmente a mesma funo que tm as chaves de fenda. A mais utilizada tem a aparncia de um gancho de metal, no qual o trabalhador segura para utilizar a ferramenta. Do outro lado, na ponta, a haste de metal sulcada e afunilada, como a broca de uma furadeira. Existem verrumas de variados tamanhos e com diferentes tipos de ponta, adequadas aos diversos tipos de parafusos.
Iconotec/Alamy/Diomedia

Arco de pua
Utilizado para fazer furos em madeira e apertar parafusos manualmente, o arco de pua tem uma de suas pontas adaptada para comportar diferentes tipos de broca. Ele pode substituir as furadeiras eltricas a um custo bem menor.
Lynden Pioneer Museu m/Ala my/Other Images

Vibrador
Trata- se de um equipamento usado para vibrar o concreto, depois que ele colo cado em uma dada superfcie, tornando-o compactado e homogneo.
66
Pedreiro 1

Em geral, utilizado em obras que fazem uso de concreto em grande quantidade, cobrindo ou preenchendo superfcies extensas e/ou profundas. Os pedreiros que trabalham como autnomos, em reformas e pequenas edifcaes, no precisam t-lo em mos, mas ele faz parte das ferramentas disponveis para uso em grandes obras e construtoras. Os vibradores so instrumentos simples que possuem um motor ao qual so acoplados os mangotes, uma espcie de mangueira que inserida no concreto a ser trabalhado. Existem vibradores de diferentes tipos e tamanhos, inclusive portteis como o mostrado a seguir.

Paulo Savala

Betoneira
Equipamento utilizado para preparar concreto e mant-lo na consistncia adequada para uso.

Cuidar de suas ferramentas e de seu material de trabalho, alm do material da obra, tambm faz parte dos conhecimentos que um pedreiro deve ter!

Suljo/123RF

Pedreiro 1

67

Atividade 1 co
n h e a a s Fe rr am e nta s citada s

1. Agora que voc j viu as ferramentas de uso comum dos pedreiros no papel, vamos ao laboratrio da escola para conhecer cada uma delas ao vivo. Leve este Caderno com voc. 2. No laboratrio, procure as ferramentas citadas, manipule cada uma e imagine como us-las em uma obra. 3. Se tiver dvidas sobre suas funes ou sobre como us-las, releia seu Caderno ou pea ajuda aos colegas e ao monitor.

pr

ati q u e o uso d

Atividade 2 e pru m os, esq

u a d r o s e n v e i s

1. A classe vai se dividir em quatro grupos para experimentar o uso dessas trs ferramentas. 2. Cada grupo vai escolher um lado da classe ou uma parede. a) Com o prumo de face, o grupo vai verifcar se a parede escolhida est na posio exata em relao ao piso, ou seja, se ela est no prumo, e no abaulada. b) Cada grupo tambm medir o ngulo da parede escolhida em relao ao piso com um esquadro. c) Anote as concluses da classe sobre a verticalidade e os ngulos das paredes.

68

Pedreiro 1

3. Agora, vamos praticar o uso dos nveis de bolha e de mangueira, que servem para verifcar se as superfcies esto niveladas. a) Com o nvel de bolha, escolham uma rea da sala de aula e verifquem o nivelamento do piso. Cada grupo far a verifcao em um lugar diferente. b) Com o nvel de mangueira, vocs vo checar o nivelamento da mesa do monitor, dos peitoris das janelas (se houver), dos armrios e/ou do batente superior da porta.

Voc sabia?
Observando os materiais existentes, os estudiosos da Fsica e da Qumica (na Idade Mdia, chamados de alquimistas) perceberam que as matrias podem se apresentar em trs estados: slido, como a terra, o ferro, a madeira etc.; lquido, como o leite; gasoso, como o vapor -dgua, quando a gua aquecida. A gua uma matria que pode se apresentar em trs estados: como gelo (estado slido), como gua para beber (estado lquido) e como vapor-dgua (estado gasoso).

Materiais usados na fabricao do concreto/argamassa


Os materiais podem ser divididos em quatro tipos: aglomerantes; agregados; gua; aditivos.

Com pequena variao de caractersticas e combinados em diferentes propores, esses materiais so a base para o preparo, entre outras coisas, de argamassas e de concreto. aglomerantes + agregados + gua + aditivos

concreto argamassas

Aglomerantes
Os aglomerantes so, em geral, vendidos na forma de p. Quando misturados com outros materiais, ganham a consistncia de uma pasta, que endurece e se torna slida com a ao do tempo. Na construo civil, o aglomerante mais utilizado o cimento Portland.
Pedreiro 1
Gesso e cal j foram bastante utilizados como aglomerantes. Atualmente, eles so pouco usados para esse fim. Foram substitudos pelo cimento, que mais resistente do que esses outros produtos. O gesso ainda bastante usado para revestimentos; e a cal, no preparo das argamassas ou para caiao de muros e paredes.

69

Fabricado, atualmente, com uma mistura de calcrio, argila e outros materiais chamados de adies, o ci mento Portland usado em praticamente todas as etapas de uma obra. A mistura desse p com gua provoca liberao de calor. Nesse processo, a mistura ganha a consistncia de uma pasta que, passado um tempo, endurece e adquire grande resistncia. Existem vrios tipos de cimento Portland, sendo quatro deles os mais usados em obras. Veja a seguir quais so. a) CP (cimento Portland) I cimento comum, usado em obras que no exigem condies especiais. b) CP II cimento composto, usado quando h necessidade de que o cimento endurea de forma mais lenta.

Voc sabia?
Os cimentos Portland assim como outros materiais de construo tm caractersticas tcnicas definidas por profissionais da rea, que devem ser seguidas por todos os fabricantes. Elas so chamadas de Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR) e cada produto tem um nmero correspondente. A fabricao do CP I, por exemplo, regida pela NBR 5732.

c) CP III cimento de alto-forno, usado em geral para obras grandes e quando se tem necessidade de maior durabilidade e impermeabilidade. d) CP V-ARI um tipo de cimento que endurece mais rapidamente que os outros ou, como se diz na linguagem das obras, seu tempo de pega menor. Por isso, ele tende a ser usado quando necessrio diminuir o tempo para fnalizar uma construo. Como voc pode notar, a escolha de um ou outro cimento depende do tipo de construo, da durao da obra e da resistncia que se queira alcanar. Em geral, essa escolha feita pelo engenheiro ou pelo mestre de obras e comunicada aos trabalhadores. Veja agora as dicas do Servio Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (Senai-BA) para quando voc for comprar ou guardar sacos de cimento:

70

Pedreiro 1

No receber cimento empedrado. Rejeitar os sacos de cimento abertos ou rasgados. No aceitar sacos de cimento midos ou molhados. Quando estocar, no empilhe mais do que 10 sacos de cimento. No depsito, no deixe que os sacos de cimento encostem-se ao teto ou nas paredes.
Sistema Fieb Senai. Aperfeioamento para pedreiro de fachada. Salvador, 2005. Disponvel em: <http://www.abcp.org.br/comuni dades/salvador/ciclo2/htms/downloads/LNK05/07/ApostilaCurso dePedreiros.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2012.

Outra dica importante no colocar os sacos de cimento em contato direto com o piso. Eles devem ser sempre colocados sobre um estrado de madeira.

Agregados
So materiais usados para misturar com aglomerantes e gua e, dessa forma, produzir outros materiais, como concreto e argamassas. Sua apresentao , em geral, na forma de gros que no tm formato ou volume defnido e que so misturados ao cimento (ou a outros aglomerantes como o gesso e a cal) e gua. Os agregados se dividem, entre outras caractersticas, de acordo com: a) a origem, podendo ser: naturais: areia, pedregulhos, cascalhos etc.; ou artifciais: pedra britada, areia artifcial, argila expandida etc.

b) o tamanho dos gros, podendo ser: midos: gros pequenos, capazes de passar em uma peneira com malha equivalente a 4,8 milmetros (mm) peneira nmero 4; ou

Para fabricao de argamassas so utilizados agregados mi dos.

Pedreiro 1

71

grados: gros maiores, que fcam retidos em uma peneira com malha equivalente a 4,8 mm (peneira nmero 4).

Como acontece com a escolha do tipo de cimento, o uso de um ou outro agregado depende do tipo de concreto ou argamassa que se queira fabricar e de qual ser seu uso. Essa indicao , em geral, dada por engenheiros ou mestres de obras. Porm, com a prtica, um pedreiro saber escolher os componentes mais adequados em cada caso.

gua
Conforme j explicado, o cimento em contato com a gua provoca liberao de calor. Nesse processo, forma-se uma espcie de pasta que endurece e ganha resistncia. A quantidade de gua a ser usada na fabricao de argamassa e concreto varia de acordo com as caractersticas que se quer dar ao produto fnal. Quanto maior a quantidade de gua usada no preparo do concreto, por exemplo, fca mais fcil trabalhar com ele, mas, em contrapartida, sua resistncia e durabilidade sero menores. Para a produo de um concreto durvel, deve-se utilizar gua o mais limpa possvel, sem sais, cidos, leos, materiais orgnicos, sem cheiro ou sabor.

Aditivos
Os aditivos so produtos qumicos que, quando misturados aos demais produtos (aglomerantes, agregados e gua) na fabricao de concreto ou argamassa, modifcam as suas propriedades ou caractersticas. Assim, por exemplo, um aditivo pode fazer com que o concreto endurea (ganhe resistncia) de forma mais rpida ou mais lenta; deixar o concreto mais mole (plastifcantes); tornar o concreto mais impermevel (impermeabilizantes) etc. Os aditivos podem ter diferentes funes, e sua necessidade e uso vo depender do tipo de aplicao que se dar ao material. Por serem produtos qumicos e modifcarem as caractersticas do concreto, os aditivos devem ser usados com cuidado. Quando utilizados de forma indevida, podem trazer srias consequncias para a obra. Alm disso, quando o concreto for preparado (dosado) na obra e houver indicao de uso de um aditivo, responsabilidade do mestre de obras verifcar se o aditivo que est sendo empregado na mistura o mesmo especifcado no projeto pelos engenheiros e fazer anotaes sobre lote, marca, tipo de produto, data de fabricao e prazo de validade.

72

Pedreiro 1

O mestre de obras tambm dever testar a compatibilidade do aditivo com o tipo de cimento a ser empregado e lembrar aos pedreiros: para que os aditivos possam reagir com o cimento, devem ser dissolvidos na gua de amassamento.

Atividade 3 e xp e
ri n cia d e Fab ri c a o d e co n creto

Como j citado, o concreto feito a partir de uma combinao de aglomerantes, agregados, gua e aditivos. O aglomerante utilizado para a fabricao de concreto o cimento; e os agregados, areia e pedra. O uso de aditivos e a proporo entre as quantidades de aglomerante e agregados variam de acordo com o tipo de concreto que se vai fabricar. Essa proporo chamada, na linguagem dos profssionais da construo civil, de trao. Por exemplo: para fabricar um tipo de concreto chamado de concreto magro, uma possibilidade de trao , para cada saco de cimento de 50 quilogramas (kg): 8,5 latas de 18 litros () de areia; 11,5 latas de 18 de pedra britada; 2 latas de 18 de gua.

Voc sabia?
Existem especialistas (principalmente os engenheiros de materiais) que estudam a proporo exata de cada um dos materiais para fazer um concreto de melhor qualidade e adequado aos diferentes usos. Essa proporo chamada de trao. No canteiro de obras, a definio das propores a serem usadas na fabricao do concreto, para cada uso especfico (ou seja, o trao do concreto), tambm no atribuio do pedreiro. Ela responsabilidade de engenheiros ou de tcnicos, os responsveis pela obra. A atribuio do pedreiro preparar o concreto, conforme o trao especificado.

Concreto magro ou de baixo desempenho um tipo de concreto que utiliza menos cimento e que , geralmente, usado como base de fundaes e para contrapisos. Alm do concreto magro ou de baixo desempenho, h o chamado concreto comum e o concreto de alto desempenho, este para obras de grande porte ou reas que demandam alta resistncia: base para equipamentos pesados, pisos que sofrem agresso de produtos qumicos com poder de corroso, pisos que sofrem problemas de abraso etc.

Pedreiro 1

73

O objetivo desta atividade que voc aprenda a preparar mo um concreto com qualidade. Vamos l? 1. No laboratrio, em grupo de cinco alunos, vocs vo usar as informaes indicadas anteriormente para fazer uma experincia de fabricao de concreto. Cada grupo vai misturar cimento, dois agregados (um mido e um grado) e gua e anotar os dados da experincia, respondendo s seguintes questes: a) Qual a proporo de cada material utilizada pelo grupo?
Material
C i m e nt o Portland Agregados gua

Quantidade

b) Que ferramentas foram usadas para fazer a mistura?

c) Em que sequncia o material foi colocado?

d) O que aconteceu enquanto a mistura estava sendo feita?

e) Quanto tempo depois o concreto endureceu?

74

Pedreiro 1

f ) Quais concluses podem ser tiradas a partir dessa experincia?

2. Terminada a experincia, cada grupo vai apresentar suas concluses para a classe. O monitor os ajudar a relatar a experincia e tambm poder mostrar como fazer essa mistura com maior preciso, gerando um concreto de qualidade. 3. Registre, com suas palavras, o que voc aprendeu sobre esse assunto.

4. Leia o passo a passo para preparo manual do concreto, e veja na lateral as recomendaes para completar o seu aprendizado. 1o passo: despeje a areia no solo, formando um pequeno crculo. 2 o passo: coloque o cimento sobre a areia e misture bem com uma enxada. 3 o passo: sobre essa mistura, coloque as pedras e misture, mais uma vez, os trs ingredientes.
Pedreiro 1

Use gua limpa e preste bastante ateno na quantidade exata da mistura. gua demais deixa o concreto com pouca resistncia. As pedras e a areia devem ser prprias para fazer concreto: tm de estar limpas, sem folhas ou outros tipos de impurezas. Esteja atento, pois h casos de acidentes muito graves decorrentes do uso inadequado de materiais em obras. Um caso que saiu nos jornais em todo o Pas, por exemplo, foi a queda de dois prdios no Rio de Janeiro. Segundo denncia, se utilizou areia de praia para o preparo do concreto das fundaes.

75

4o passo: faa um pequeno monte com essa mistura. 5o passo: abra um buraco no meio do monte e coloque gua aos poucos. Misture com cuidado para a gua no escorrer.

Outros materiais essenciais para uma obra


Alm de concreto e argamassa, que um bom pedreiro precisa conhecer muito bem, h outros materiais, utilizados em outras fases da obra, que no podem deixar de ser conhecidos. Em especial, tenha ateno para os seguintes: materiais utilizados em revestimentos de paredes e forros, como massa corrida, gesso e cal; materiais para reforo de estruturas, sobretudo madeira e ao; materiais para acabamento, como cermicas em especial, azulejos, pastilhas e pisos cermicos e vidro.

Falaremos mais sobre esses materiais quando passarmos ao passo a passo de uma construo.

76

Pedreiro 1

u nidade 4

Como ler um projeto


Imagine a seguinte situao: voc acaba de ser contratado como ajudante para trabalhar na construo de uma casa. Chegando l, o responsvel pela obra rene todos os que vo trabalhar e apresenta o seguinte projeto.

Este tipo de desenho chamado de planta baixa. Nele, a casa vista de cima.

10,45

8,15

rea da casa: 138,58m rea externa: 33,80m rea total: 172,38m


Planomotor

Varanda
2,00 2,00

3,00

4,00

4,00

Cozinha

A. servio
3,15 3,00

Quarto

Banho Quarto
3,00

5,00

,85

4,00 4,00 4,00

Sala Banho Sute

2,00

6,80 2,00

7,00

Imagem sem escala

Como o terreno j est preparado para o comeo da obra, o responsvel geral divide o servio, informando, para cada um, as partes da casa pelas quais fcaro encarregados. Cada um vai para o seu canto.

4,00

1,50

Pedreiro 1

77

Voc entendeu que dever trabalhar na parte dos fundos da casa, mas no sabe o que aquele desenho quer dizer. O que fazer? Pedir ajuda nessa hora no nenhuma vergonha. Como diz um velho ditado, ningum nasce sabendo. E voc certamente encontrar a seu lado trabalhadores que j passaram por isso e podero orientar seu trabalho. Mas, para voc no chegar a uma obra sem ter ideia de como comear a entender um projeto, nesta Unidade vamos falar de alguns conceitos bsicos que podero ajud-lo. Voc j viu um mapa, no ? Neste Caderno mesmo, na Unidade 1, pgina 24, mostramos um mapa do Brasil com a diviso dos Estados. Um mapa um desenho que os cartgrafos (que podem ter formao em engenharia, geografa, entre outras) fazem para representar um lugar, uma cidade, um pas ou at o mundo todo. E voc reparou, no mapa do Brasil, que os Estados tm tamanhos diferentes?
Portal de Mapas

78

Pedreiro 1

No mapa do mundo acontece a mesma coisa. Os pases so representados (aparecem no desenho do mapa) com tamanhos diferentes. Consulte o atlas que h na classe e veja, por exemplo, como a Rssia maior do que a China; ou como o Brasil maior do que a Colmbia, o Peru, a Bolvia e todos os outros pases da Amrica Latina, onde nosso Pas est localizado. Isso ocorre porque um mapa uma representao da realidade. Ou seja, assim como na realidade os locais (cidades, Estados ou pases) tm tamanhos (e formatos) diferentes, no mapa eles tambm aparecem dessa forma. Na planta de uma casa acontece a mesma coisa. Se voc observar o desenho anterior, ver que os quartos, banheiros, sala e cozinha tm tamanhos diferentes. H mais uma coisa que voc deve observar: quando os locais (sejam Estados, pases ou partes de uma casa) so representados em um desenho, pode-se ver que os tamanhos so diferentes, mas tambm que existe uma proporo entre eles. Isto , os mapas e as plantas representam a realidade, mostrando como os tamanhos das coisas so diferentes e proporcionais.

Atividade 1 par
a e n t e n d e r a p r o p o r c i o n al i d a d e

1. Observe os dois desenhos a seguir. Com o auxlio de uma rgua, mea os dois lados de cada desenho e anote as medidas ao lado de cada um.

Retngulo 1

Retngulo 2

Pedreiro 1

79

O estudo das formas chamado geometria. Existem muitas outras formas geomtricas bastante utilizadas nos desenhos e projetos. Entre elas: Linha: Figura que une dois pontos. Quadrado: Figura com quatro lados iguais que formam ngulos retos. Tringulo: Figura com trs lados, que podem ser iguais ou diferentes. Crculo: Forma limitada por uma linha curva. Qualquer linha reta que comece no ponto central do crculo e siga at a linha curva tem a mesma medida. Cubo: Figura com trs dimenses que formada a partir do quadrado. Esse assunto foi tratado no texto Arte e cotidiano na Unidade 3 do Caderno do Trabalhador 7 Contedos Gerais. Se voc no lembra, reveja o texto. Esse conhecimento muito importante na ocupao de pedreiro.

2. Em trio, comparando as medidas dos dois retngulos, o que vocs podem concluir? Anotem a seguir as concluses do grupo.
Retngulo: Figura que tem quatro lados, sendo esses lados paralelos e com a mesma medida dois a dois.

3. Discutam essas concluses com a classe. Talvez alguns de vocs tenham percebido que as medidas dos lados do retngulo 2 so o dobro das medidas dos lados do retngulo 1.
80
Pedreiro 1

Ou seja: Se o retngulo 1 mede 7 cm de comprimento por 1,50 cm de largura, o retngulo 2 mede 14 cm de comprimento por 3 cm de largura. Essa proporo tambm chamada de escala. E voc sempre a encontrar indicada nos desenhos com os quais tiver contato. Assim, quando voc olhar uma planta e observar um nmero escrito na forma 1:100, signifca que a medida real da casa 100 vezes maior do que a medida representada no desenho. Por exemplo, uma parede desenhada com 3 cm de altura tem, na realidade, 3 cm 100 cm, ou seja: 300 cm ou 3 m. Voc se lembra de ter estudado sistema de medidas? Isto , 300 cm equivalem a 3 m, porque 1 m corresponde a 100 cm. Ou: 300 cm 100 = 3 m. Vamos retomar alguns aspectos sobre o sistema de medidas de superfcie ou rea.

Isso significa que a proporo entre os dois retngulos de 1 para 2. Essa proporo tambm pode ser escrita da seguinte forma: 1:2 ( essa forma de escrita que costuma aparecer nas plantas).

Relembrando
As unidades de medida de superfcie mais usadas no nosso cotidiano so o centmetro, o metro e o quilmetro. Essas medidas podem ser lineares quando se mede comprimento, largura ou altura ou quadradas quando se mede a rea. Relembre a relao entre estas medidas:
Medidas lineares Mltiplo
Quilmetro (km) 0,001

Para saber um pouco mais sobre esse tema, voc pode consultar pela internet: Caderno do Trabalhador 3 Contedos Gerais, Fazendo contas (Unidade 3). Disponvel em: <http://www.viarapida.sp.gov.br>. Acesso em: 14 maio 2012. EJA Mundo do Trabalho, Caderno do Estudante 6 ano, Matemtica. Disponvel em: <http://www. ejamundodotrabalho.sp.gov.br>. Acesso em: 14 maio 2012.

Medidas de rea Frao


Centmetro (cm) 100

Unidade principal
M e t r o (m)

Mltiplo
Quilmetro quadrado 2 (km ) 0,000001

Unidade principal
Metro quadrado 2 ( m ) 1

Frao
Centmetro quadrado 2 (cm ) 10000

Pedreiro 1

81

Vamos agora voltar ao desenho da casa que apresentamos no comeo desta Unidade. Observe que uma planta bem detalhada deve conter a escala, as medidas dos cmodos e tambm:
Obtm-se a medida de rea de quadrados e retngulos multiplicando-se o tamanho (em metros lineares) de um lado pelo tamanho do outro lado. Por exemplo: um cmodo quadrado que mede 5 m por 5 m tem rea igual a 25 m (5 m x 5 m); j um cmodo retangular que mede 2 m de largura por 3 m de comprimento ter rea de 6 m (2 m x 3 m).

a indicao das paredes e sua espessura, que, em geral, de um tijolo ou meio tijolo; a posio das portas e a posio e a altura das janelas; o sentido ou a direo de abertura das portas, janelas e portes; a largura, a altura e o nmero de degraus das escadas; a localizao de pontos de luz, interruptores, tomadas comuns e de telefone, chuveiros etc.; a localizao de pias (de cozinha e banheiros), vasos sanitrios, tanques e outros tipos de loua que devero ter local fxo na construo.

le

Atividade 2

ia o proj eto

1. Observe novamente, com ateno, a planta a seguir.


Planomotor 10,45 8,15

rea da casa: 138,58m rea externa: 33,80m rea total: 172,38m

Varanda
2,00 2,00

3,00

4,00

Cozinha

A. servio
3,15 3,00

Quarto

Banho Quarto
3,00

5,00

,85

4,00 4,00 4,00

Sala Banho Sute

2,00

6,80

2,00

7,00

Imagem sem escala

82

Pedreiro 1

4,00

4,00

1,50

2. Calcule as medidas da casa: 3. Calcule as reas, em m 2, de cada cmodo: a) varanda: b) cozinha: c) rea de servio: d) sala: e) quarto 1: f ) quarto 2: g) sute: h) banheiro 1: i) banheiro 2:

Entenda a simbologia
Para que seu entendimento da planta seja completo, ainda h necessidade de conhecer alguns detalhes. Como saber onde esto as portas? E as janelas? E a pia da cozinha ou as louas do banheiro? Vamos ver como eles so simbolizados na planta.
Smbolo
Ilustra es: Planomoto r

Significado
P o r t a : alm de marcar a existncia de uma porta, esse smbolo tambm indica o sentido de sua abertura. Nesse caso, ela aberta do lado direito para o esquerdo, n o sentido anti-horrio.

Janela

Pedreiro 1

83

Smbolo

Significado
C o t a s de nvel: altura (medida em centmetros o u metros) de cada pavimento ou cmodo em relao a um local padro, identificado com o n m e r o (ou cota) zero (0). P o r exemplo,se voc olhar uma planta baixa e m que o 0 (zero) a rua e a cota da sala de entrad a +2 (mais dois), voc saber que a sala e s t 2 cm mais alta do que a rua.

Ilustra es: Planomoto r

Pia da cozinha*

Tanque*

V a s o sanitrio*

Pia de banheiro*

Mictrio

Chuveiro*

84

Pedreiro 1

At este momento, falamos de um tipo de desenho que chamado de planta ou planta baixa. Mas existem outros tipos que voc precisar conhecer. Vamos ver quais so eles: os chamados cortes, que representam uma viso lateral interna da obra (no caso apresentado, uma casa). Esse tipo de desenho mostra as alturas de uma edifcao, a espessura do piso, p-direito, espessura da laje, altura das janelas e portas, altura dos azulejos nas reas frias etc.; os desenhos das fachadas, que mostram o exterior da casa.

Os smbolos marcados com asterisco (*) so mais utilizados por arquitetos do que por engenheiros. Nem sempre voc encontrar esses smbolos nas plantas.

Veja a seguir.

Ilustra es: Planomoto r

Voc sabia?
Existe uma rea do conhecimento que estuda os signos, smbolos e seus significados. Essa rea chamada de semitica, uma palavra que vem do grego ( semeiotik ) e quer dizer a arte dos sinais.

Cortes

Todo projeto por mais simples que seja precisa ser aprovado pela prefeitura da cidade onde a obra ser realizada. Para isso, o projeto (ou planta baixa) dever ser apresentado no setor de obras da prefeitura. Se o projeto for aprovado, o construtor receber um documento chamado alvar de construo e, ento, poder iniciar a obra.

Pedreiro 1

85

Observe que, no caso anterior, o desenho tambm feito em escala; o tamanho dos cmodos est representado de modo proporcional realidade. Portas, sacadas, escadas, azulejos, peas de cermica e telhados aparecem em destaque.

Ilustra es: Planomoto r

Fachada

Observe, nos exemplos anteriores, que o desenho da fachada pode ser desdobrado em vrios desenhos, mostrando como deve ser a frente da casa, a parte de trs (os fundos) e as laterais. H tambm desenhos que indicam os materiais que sero usados nas fachadas: pedras, madeira, cermicas, vidros etc.

86

Pedreiro 1

Diferentemente dos desenhos detalhados, alguns arquitetos e engenheiros apresentam os desenhos de fachadas apenas na forma de croqui uma palavra derivada do francs que signifca esboo. O croqui um desenho preliminar, por isso no obedece proporcionalidade correta das medidas e no tem, portanto, grande preciso.
Planomotor

Ainda que esses aspectos no faam parte de sua capacitao geral, importante que voc tenha ideia de como so esses desenhos. Uma planta que traz a indicao das instalaes hidrulicas de uma residncia ou outra construo pode ser de diferentes tipos, como mostraremos a seguir. Essas plantas devem ser de seu conhecimento, pois voc precisar saber onde passaro canos e tubulaes quando estiver construindo ou reformando as paredes de uma casa.
Pedreiro 1

Planomotor

87

muito comum pedreiros sem essa preocupao furarem, sem querer, a tubulao de gua de uma cozinha ou de um banheiro durante uma reforma.
Ilustra es: Planomoto r

Saber um pouco sobre as instalaes eltricas tambm importante. Conhecendo os locais pelos quais passaro os fos e onde fcaro os pontos de luz ou energia, voc poder deixar instaladas as caixas de luz e os condutes, facilitando o trabalho dos eletricistas, que realizado, em geral, mais para o fnal da obra.

Voc sabia?
Alm dos tipos de desenho apresentados aqui, que so para uso dos pedreiros, h outros preparados para orientar o trabalho de reas profissionais especficas. Por exemplo: as plantas de instalaes hidrulicas, usadas por encanadores, e as plantas de instalaes eltricas, usadas por eletricistas.

88

Pedreiro 1

Atividade 3 d
i Fe re n ci e os d ese n h os e o q u e e les i n Fo rmam so b re a o b r a

1. Em grupo de cinco, observem os desenhos nas pginas a seguir. Identifquem e marquem no respectivo desenho o que representa: a) A fachada. b) A planta baixa. c) Os cortes laterais. 2. Analisem a fachada e respondam: a) O que possvel concluir sobre as caractersticas do terreno? Ele plano ou existem inclinaes? b) O que podemos dizer sobre os materiais e as caractersticas dessa construo (portas, sacadas, andares etc.)? 3. Sobre a planta baixa, respondam: a) Qual o tamanho a rea construda da residncia? b) Quantos cmodos ela tem e quais suas dimenses? c) Quantas portas e janelas existem? Usem lpis vermelho para marcar as portas e lpis verde para identifcar as janelas. d) A construo est em nvel com a rua? 4. Agora, observando os cortes laterais: Que outras informaes esses desenhos fornecem sobre a obra que ser construda? 5. Com a ajuda do monitor, discutam as concluses dos grupos, adequando as respostas dadas, quando for o caso.

Pedreiro 1

89

Ilustra es: Planomoto r

1,50 1,50 3,80

3,15

3,15

4,80

3,10

1,35

3,30 3,45 3,10

1,10

1,50

4,65 6,60

3,35

5,45

2,90

1,80

5,20

1,60 3,65 5,45 3,05 3,05 1,50 3,05 2,45 1,45 4,65 4,25 3,45 3,45 1,45 1,25 3,45 3,85 4,65 1,25 5,45 1,50 4,65

90

Pedreiro 1

1,40

2,90

5,05

4,20

Pedreiro 1

91

92

Pedreiro 1

u nidade 5

Entrando em uma obra: organizao e preparo do local de trabalho


A primeira etapa em uma obra a organizao e o preparo do local onde voc vai trabalhar, ou seja, o canteiro de obras. Conhecendo o projeto, voc saber as partes do terreno que devero ser preparadas para o incio dos trabalhos. Trocando em midos, preparar o terreno signifca, na prtica:
Tapumes: Painis contnuos que tm por objetivo proteger os pedestres dos possveis acidentes que decorrem da execuo dos trabalhos. Tambm visam dificultar o desvio de material da obra.

limp-lo, retirando plantas, pedras, entulhos etc.; cerc-lo com tapumes; providenciar um local para guardar suas ferramentas de trabalho e os demais materiais que sero usados e que devero estar disponveis para utilizar na construo.

Alm disso, voc dever saber: selecionar as ferramentas e os materiais de que precisar no trabalho que comea agora; comprar ou informar-se sobre se essas ferramentas e materiais esto disponveis na obra, para que voc possa us-los.

Todas essas etapas podem levar mais ou menos tempo, exigir mais ou menos trabalhadores e implicar o gasto de diferentes tipos de material. Isso tudo vai depender do tamanho e das caractersticas da obra. Vamos comear falando sobre as providncias que dizem respeito ao terreno. A indicao de ferramentas e de materiais que sero utilizados em cada etapa ser dada conforme eles forem necessrios para o trabalho.

Pedreiro 1

93

Entrando no terreno
A primeira etapa de uma obra a limpeza do terreno. Mas, antes de inici-la, preciso verifcar se a rede de gua alcana o terreno ou se h meios de lev-la ao local de trabalho. Uma obra, qualquer que seja, sempre necessitar de gua. Se o terreno no dispuser de entrada de gua, ela ter de ser providenciada. Ou seja, preciso ter uma ligao de gua com a rede da cidade ligao que dever ser solicitada empresa responsvel pela distribuio de gua em cada municpio. Em grande parte dos municpios paulistas, o rgo responsvel pelo saneamento a Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo (Sabesp). Pesquise, no municpio em que voc vive, qual a empresa responsvel e anote a seguir, para lembrar mais tarde:

tambm muito importante verifcar se h redes de energia e de esgoto no local e pedir a ligao delas se no houver. As solicitaes para esses servios devero ser entregues na concessionria responsvel no municpio, nos rgos regionais ou nos locais autorizados.

Limpar o terreno
A limpeza do terreno pode envolver diferentes servios que vo depender das condies em que se encontrar o terreno antes do incio da obra.
Paulo Savala

H casos em que a limpeza implica demolio de construes. H pessoas e empresas especializadas nesse servio, as quais, inclusive, vendem os materiais reaproveitveis.

94

Pedreiro 1

Assim, poder ser necessrio carpir, roar ou destocar, de acordo com o que exigir a vegetao, ou retirar lixo ou entulho acumulado. Para limpar o terreno, voc precisar, basicamente, de enxada, p e carrinho de mo. Independentemente do tamanho da obra, essas so ferramentas que voc j dever ter comprado, se pretender trabalhar como autnomo e no quiser depender de outros trabalhadores ou de quem contratou seu trabalho. tambm bastante provvel que o proprietrio do terreno ou a construtora, no caso de uma obra grande, tenha de disponibilizar uma ou mais caambas para que os entulhos, pedras e sujeiras retirados do terreno possam ser descartados.
Paulo Savala

Voc sabia?
Na cidade de So Paulo, a partir de 1999, o uso de caambas para entulho passou a ser regulamentado por decreto, sendo obrigatrio o cadastramento prvio no Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb). As regras mudam de uma cidade para a outra. Por isso preciso consultar a legislao especfica de cada localidade.

Alm disso, se o terreno for excessivamente grande e sua limpeza exigir muito esforo fsico e tempo, h a possibilidade de que o trabalho seja feito por equipamentos motorizados: ps carregadeiras e caminhes. Nesse caso, uma empresa especializada (que conte com profssionais com carteira de habilitao e experincia no manejo de veculos pesados) ser acionada para dirigir e fazer o trabalho de limpeza.
Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

Se houver rvores que precisem ser retiradas do local, necessrio ter uma autorizao para remov-las. A legislao ambiental probe o desmatamento, de forma geral. Porm, em terrenos dentro das cidades, o rgo responsvel pelo meio ambiente do municpio (quando houver), ou, em So Paulo, a Companhia Ambiental do Estado de So Paulo (Cetesb), pode autorizar a retirada de rvores isoladas. Para isso, preciso apresentar uma documentao que justifique o pedido de corte. Para saber mais, consulte o site da Cetesb sobre licenciamento ambiental. Disponvel em: <http:// www.cetesb.sp.gov.br/licenciamento/ licenciamento-ambiental/1-paginainicial>. Acesso em: 14 maio 2012. Especificamente no municpio de So Paulo, toda poda e remoo de rvore necessitam de autorizao prvia do Poder Executivo Municipal. A autorizao para remoo por corte ou transplante de rvores realizada pelo Departamento de Parques e reas Verdes (Depave/SVMA). Para mais informaes, consulte o site da prefeitura, disponvel em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretarias/meio_ambiente/>. Acesso em: 14 maio 2012.

Pedreiro 1

95

Uma empresa especializada tambm dever ser contratada se houver necessidade de nivelar o terreno, isto , distribuir a terra de forma mais uniforme, buscando deixar plana a rea que ser ocupada pela construo. Nesse caso, caber aos pedreiros ajudar os trabalhadores da empresa contratada nas etapas que tero de ser feitas manualmente.

Cercar o terreno com tapume


Essa uma etapa nem sempre feita quando se trata de pequenas construes e obras residenciais. mais comum cercar o terreno na construo de edifcios ou nas grandes obras de infraestrutura. Independentemente do tamanho da obra, cercar o terreno antes de inici-la tem, pelo menos, trs objetivos (ou vantagens): primeiro proteger o local e os materiais que estaro l armazenados; segundo proteger a populao que anda nas ruas e que poder, de forma desavisada, machucar-se ao passar prximo de materiais cortantes ou terrenos acidentados, deixados sem o devido cuidado; terceiro cumprir legislaes locais que exigem, no caso de grandes obras, que os terrenos sejam cercados.

Para cercar um terreno, voc precisar de:


Ferramentas

Cavadeira para abrir os buracos no solo onde ficaro presos os pontaletes


Fotos: Paulo Savala

Martelo

96

Pedreiro 1

Materiais
Paulo Savala

C h a p a de compensado (madeirite), com espessura de 6 mm ou 10 mm, para fazer o tapume

Guilherme Fed ato /Madeiro

Pontalete ou caibro de madeira serrada para fazer pequenos pilares D im enso sugerida: 8 cm x 8 cm x 3 m

Sergii Telesh/123RF

S arraf o de madeira serrada para fazer o travamento dos pontaletes e o suporte das chapas de compensado. D im ens o sugerida: 7 cm, com comprimento d e 2,2 m

Paulo Savala

Prego

Pedreiro 1

97

E como fazer o cercamento do terreno? Se voc tiver de comprar o material para a realizao dessa etapa, a primeira tarefa ser calcular a quantidade necessria. Para isso, voc precisa se valer de saberes de Matemtica. Vamos l? Comece olhando a planta baixa da obra e identifcando a metragem de cada lado do terreno. Voc ter de saber tambm as dimenses do compensado (madeirite). Se voc no estiver de posse da planta ou no souber a medida do terreno, ter de utilizar uma trena, ferramenta adequada para esta atividade e que dever estar sempre com voc. Agora, fazer as contas.
Planomotor

O terreno um retngulo; portanto, as medidas de superfcie de seus dois lados (L) so iguais; e as medidas da frente e do fundo tambm (F). As medidas do terreno so: lado: 45 m; frente: 20 m.

As dimenses das chapas de compensado variam de acordo com o fabricante. Vamos usar aqui as dimenses mais usuais: 1,10 m 2,20 m.
98
Pedreiro 1

Para saber quantas chapas de compensado voc vai precisar, siga os passos a seguir. 1. Primeiro, calcule o permetro do terreno, ou seja, a soma de todos os lados. Voc pode fazer isso de duas formas: a) somar os quatro lados do retngulo: 45 m + 45 m + 20 m + 20 m = 130 m ou b) multiplicar a medida de um dos lados por 2 (L 2) e, em seguida, fazer o mesmo com a medida da frente ou dos fundos (F 2). Agora, voc deve somar os dois valores: 45 m 2 = 90 m 20 m 2 = 40 m 90 m + 40 m = 130 m Como voc pode observar, o resultado o mesmo. Mas lembre-se: isso s pode ser feito porque o terreno tem o formato de um retngulo, em que dois lados tm a mesma medida e os outros dois tambm. 2. Neste momento, voc j sabe: quantos metros de terreno ter de cercar: 130 m; qual a medida da largura de uma pea de compensado: 1,10 m.

E se for um quadrado? Como j falado (Unidade 4, pgina 80), o quadrado uma figura geomtrica que possui os quatro lados iguais. Por isso, para calcular o perme- tro de um terreno quadrado, basta multiplicar a medida de um dos lados por 4. Ou seja: se a medida de um dos lados for igual a 20 m, a medida total dos lados ser: 20 x 4 = 80 m

Com esses dados, uma operao de diviso permitir que voc saiba quantas peas de compensado sero necessrias para cercar o terreno.
130 1,10 = 118,2

118,2 a quantidade de peas de compensado que voc vai precisar para cercar o terreno. Mas voc no vai comprar 118 peas e mais um pedao (0,2 de uma pea), no ?

Para fazer essa diviso, use uma calculadora. mais rpido e voc no corre o risco de errar a conta (ou o resultado da operao, que como se fala em Matemtica).

Pedreiro 1

99

Programe-se para comprar cerca de 130 peas. Assim, voc poder ter uma pequena sobra (pouco mais de 10%), caso necessite. E a quantidade de pontaletes, como calcular? Exatamente da mesma forma. Voc utilizar um pontalete para cada duas chapas de compensado (madeirite) mais um pontalete para unir a ltima chapa. Ou seja, 61 pontaletes sero sufcientes, distribudos da seguinte forma: 60 para unir as chapas de compensado; 118 2 = 59 + 1 para o pedao de chapa a mais (0,2) 1 para unir a ltima chapa.

Para fazer o travamento dos pontaletes so necessrias trs linhas de sarrafos de madeira, conforme mostra o desenho a seguir:
Planomotor

Sarrafo

Pontalete

Os sarrafos de madeira, portanto, devero ser em nmero sufciente para cercar trs vezes o terreno. Sabendo as dimenses dos caibros, podemos calcular a quantidade necessria de peas. Nesse exemplo, para sarrafos de 2,20 m de comprimento, teremos: 118,2 m de chapas 3 linhas de sarrafos = 355 m de sarrafo 355 m 2,20 cada sarrafo = 162 sarrafos Ou seja, sero necessrios aproximadamente 180 sarrafos, considerando tambm aqui alguma sobra. A quantidade de pregos voc no precisa calcular com exatido. No comeo da obra, adquira alguns pacotes de pregos de diferentes tamanhos. Com certeza, voc os usar durante toda a obra. E, caso sobre, poder utilizar em outros trabalhos.
100
Pedreiro 1

Atividade 1 aGo
r a c o m v o c s

1. Em dupla, imaginem a seguinte situao: um amigo vai construir uma casa e chamou-os para ajud-lo na preparao do local. Considerem que o terreno dele tem o formato e as metragens indicados a seguir. Ajudem-no a calcular o nmero de peas de compensado, pontaletes e sarrafos de que vocs vo precisar para cercar o terreno.
Planomotor

Agora que voc j calculou os materiais e j sabe as ferramentas que vai utilizar, veja como unir os madeirites e cercar o terreno (ou, como se diz no jargo das obras, tapumar).
Pedreiro 1

101

Passo a passo: 1. Marque os pontos onde vai cravar os pontaletes de madeira, a cada 1,10 m. 2. Com a cavadeira, faa buracos em todos os pontos marcados, com aproximadamente 80 cm de profundidade. 3. Posicione os pontaletes nos buracos e aterre ou preencha os buracos com concreto para que fquem frmes no solo. 4. Posicione os sarrafos de madeira horizontalmente e pregue-os nos pontaletes. O primeiro sarrafo dever estar rente ao solo; o segundo, no meio da parte aparente do pontalete, a aproximadamente 1,10 m do solo; e o terceiro, na parte superior do pontalete, a aproximadamente 2,10 m do solo. 5. A ltima etapa ser pregar as peas de compensado nos sarrafos, concluindo o processo de tapumar (cercar) o terreno.
Planomotor

Deixe um espao de pelo menos 3 m de largura para o porto, tamanho suficiente para um caminho entrar na obra, caso seja necessrio.

Sarrafo

Pontalete

Chapa de compensado

102

Pedreiro 1

2,20

Construir um local para depsito de materiais e ferramentas


Outro passo dessa etapa garantir um local fechado e seguro para guardar materiais e ferramentas. Como nas etapas j citadas, as dimenses e a estrutura do depsito dependero da dimenso da obra e do tempo previsto para sua utilizao. Em grandes obras de infraestrutura ou prdios, por exemplo, esses depsitos so feitos de alvenaria de blocos cermicos ou de concreto e oferecem maior segurana e conforto. Nesse caso, tambm comum que se construa um lugar de abrigo para um ou mais operrios, que podem morar na obra durante sua realizao. Em obras pequenas, o mesmo tipo de chapa de compensado (madeirite) usado para cercar o terreno pode servir para fazer um cmodo onde ferramentas e materiais de uso cotidiano so guardados. Neste momento do curso, vamos ver como se faz esse quartinho utilizando chapas de compensado. O assunto como fazer paredes de alvenaria ser tratado mais adiante, quando formos falar sobre como erguer as paredes de uma casa (na Unidade 7). Vamos comear mais uma vez listando ferramentas e materiais de que voc precisar:
Ferramentas
Cavadeira Martelo Trena Esquadro

Materiais
Chapasdecompensado(madeirite),comespessurade 6 mm a 10 mm, largurade1,10mecomprimento de2,20m. Pontaletes ou caibros de madeira serrada para fazer pequenos pilares. Dimensosugerida: 8 cm x 8 cm ou6cmx16cm. Ocomprimentodospontaletesdevevariar.Doisdelesqueficaroaofundododepsitodevemser 50 cm maioresdoqueosdemais,paraproporcionarocaimentonotelhado. Sugesto: 3 m e 3,5 m. Sarrafosdemadeiraserradaparafazerotravamentodospontaleteseosuportedaschapasde compensado. Dimensosugerida: 7 cm, comcomprimentode 3,3 m.

Pedreiro 1

103

Materiais
Vigasdemadeiraserradade6cmx12cm,com 4 m decomprimento,parasuportedotelhado. Telhasonduladasdefibrocimentode6mmdeespessuracomdimensesde 0,50 m x 2,44 m ede 0,50 m x 1,22 m. Pregos de diferentes tamanhos. Dobradias. Tijoloscomunsparafazeropiso.

Antes de iniciar, lembre-se de que se trata de um depsito simples e temporrio, que ser desmanchado no fnal da obra. Por isso, no so necessrios forro nem janela. Alm disso, materiais j utilizados em outras obras podero ser aproveitados. O tamanho do local, mais uma vez, depender do porte da obra. Para terreno e obra pequenos, um depsito quadrado com cerca de 3,3 m de cada lado dever ser sufciente. Para fazer o clculo das quantidades, use o mesmo raciocnio utilizado para cercar o terreno. Sero necessrios: 12 chapas de compensado (madeirite): trs peas para cada lado, formando uma parede de 3,30 m; 5 pontaletes, um para cada canto e um para a porta. Trs pontaletes devem ter 3 m de comprimento, e dois deles, 3,5 m.

Alm disso, voc precisar de: 12 sarrafos que faro o travamento dos pontaletes e o suporte dos compensados; 4 vigas de madeira para a sustentao do telhado; e 16 telhas de fbrocimento onduladas, de 6 mm, sendo 8, com 0,50 m 2,44 m, e 8 com 0,50 m 1,22 m.
Fernando Mo raes/Folhapress

Telha de fibrocimento.

104

Pedreiro 1

Calculados e adquiridos os materiais e as ferramentas, vamos ao passo a passo para fazer o depsito. 1. Marque os pontos nos quais vai cravar os pontaletes de madeira, formando um quadrado de 3,30 m de lado. Em um dos lados, onde estar a porta do barraco, marque mais um ponto, que dever estar a uma distncia de 1,10 m do canto. Os pontaletes maiores, com comprimento de 3,5 m, devem fcar ao fundo do depsito. 2. Com a cavadeira, faa buracos em todos os pontos marcados com, aproximadamente, 80 cm de profundidade. 3. Posicione os pontaletes nos buracos e aterre ou preencha os buracos com concreto para que fquem frmes no solo. 4. Posicione os sarrafos de madeira horizontalmente e pregue-os nos pontaletes. O primeiro sarrafo dever estar rente ao solo; o segundo, a aproximadamente 1 m do solo; e o terceiro, na parte superior do pontalete, a aproximadamente 2 m do solo. O terceiro sarrafo deve fcar a uma distncia de 20 cm a 25 cm da parte superior do pontalete, pois acima deles ainda viro as vigas de madeira serrada. 5. Posicione as vigas e pregue-as nas extremidades superiores dos pontaletes. 6. Pregue as chapas de compensado nos sarrafos, fazendo as paredes do barraco. Lembre-se de que uma das chapas far as vezes de uma porta e dever ser presa com dobradias. 7. Coloque as telhas sobre as vigas, prendendo-as com parafusos especfcos para telhas. O piso do barraco pode ser deixado de terra batida ou, se houver necessidade, faa uma cobertura com tijolos ou concreto magro (espessura de 6 cm). Conforme j citado, esse um tipo de concreto que usa pouco cimento e, portanto, tem um custo mais baixo e menor resistncia (assim voc no gastar muito e ser fcil desmanchar o depsito quando acabar a obra). Para terminar nossa conversa sobre a preparao do terreno, no se esquea de providenciar dois bons cadeados: um para o depsito e outro para o porto de entrada do tapume que cerca o terreno. Antes de passar para a etapa seguinte, vamos realizar mais uma atividade.

Pedreiro 1

105

Atividade 2 vo
c Fo i cham ad o par a tr abalhar e m u m a re Fo rm a

Imagine agora que voc foi contratado para fazer uma reforma e no uma obra completa. Lembre-se do que voc viu nas etapas anteriores e responda: 1. Quais ferramentas citadas nesta Unidade voc precisar ter?

2. Como voc poder guardar as ferramentas e os materiais que utilizar na reforma?

Outros equipamentos indispensveis nas obras


Como j citado, as ferramentas e os materiais a serem utilizados e aqueles que voc precisar adquirir em cada etapa sero informados (ou relembrados) conforme forem necessrios para o trabalho. Mas, neste momento, falaremos de equipamentos que no podem ser deixados para depois, pois permitiro que voc trabalhe com segurana: so os Equipamentos de Proteo Individual (EPI). Muita gente acha que se preocupar com equipamentos de segurana desperdcio de tempo e dinheiro. Mas no bem assim.

106

Pedreiro 1

As obras so locais onde muitos acidentes podem acontecer quando menos se espera. Voc estar em contato constante com materiais e ferramentas que cortam (cortantes) ou que podem machuc-lo, como pregos, farpas de madeira, pedaos de ferro, blocos de concreto, tijolos, martelos, ps, enxadas etc. Isso sem contar a possibilidade de sofrer quedas de pequenas ou grandes alturas. Por isso, existem Normas Regulamentadoras (NR) do Ministrio do Trabalho e Emprego que defnem os EPI como indispensveis, sem os quais uma obra no pode funcionar.

eq

u i p am e nt os d

Atividade 3 e p ro t e o i

n d iv i d u al ess e n ci ais

1. Em dupla com o colega ao lado, discutam quais EPI vocs consideram essenciais e justifquem suas respostas.
Equipamentos de Proteo Individual (EPI)
Viktor Kosev/123RF

Uso obrigatrio: sim ou no. Justificativa:

Luvas de raspa ( m a i s resistentes do q u e as de borracha)

Paulo Savala

Calados de segurana (calados fechados o u botas)

Sergey Skleznev/123RF

Capacete de segurana

Hypermania2/123RF

culos de segurana

Pedreiro 1

107

Mscar a para proteo respiratria


Paulo Savala Kozini/123RF

Protetor auricular ( d e ouvidos)

imagebroker/Alamy/Other Images

C i n t o de segurana

Se vocs consideraram todos eles essenciais, esto certos. A depender do tamanho e do tipo de obra, nenhum desses equipamentos dispensvel, e o monitor pode ajud-los a identifcar por que, caso a segunda coluna de sua tabela esteja incompleta.
Ma rcelo Scanda roli/Editora Pini

108

Pedreiro 1

Alm desses, h equipamentos de segurana mais especfcos, para quem trabalha em condies especiais sob altas temperaturas ou com produtos qumicos, por exemplo , e equipamentos coletivos que tambm devem ser providenciados pelos empregadores, como prendedores de cintos de segurana para grandes alturas, telas protetoras, andaimes seguros, roupas isolantes, capas de chuva, entre outros. Conforme artigo de Renata vila na revista Equipe de obra:
EPI (Equipamento de Proteo Individual) todo dispositivo de uso individual que protege o trabalhador de riscos sua segurana e [sua] sade no ambiente de trabalho. Alguns so usados por todos os funcionrios na obra, como o capacete e as botas. Outros so de uso mais especfico. O uso de EPIs depende do risco a que o trabalhador est exposto. O empregador deve adquirir os EPIs, exigir o seu uso, orientar e treinar o funcionrio, trocar os EPIs danificados e responsabilizar-se pela higienizao e manuteno. J o funcionrio deve utilizar o EPI corretamente, responsabilizar-se pela guarda e conservao e falar para o empregador se o equipamento estiver sem condies de uso. [...]
Equipe de obra. Editora PINI Ltda. Disponvel em: <http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/3/artigo27429-1.asp>. Acesso em: 14 maio 2012.

Fique ligado!
De acordo com a Norma Regulamentadora n o 18 (NR-18) do Ministrio do Trabalho e Emprego, os Equipamentos de Proteo Individual devem ser fornecidos de forma gratuita para os empregados de qualquer ocupao. Se o trabalhador for autnomo, ele tambm deve adquirir os EPI, pois estar zelando pela prpria segurana. O uso de um ou outro EPI dispensado apenas se houver medidas de proteo coletivas que o substituam, oferecendo completa proteo aos operrios. Por exemplo, em uma grande obra, com grandes alturas, a empresa construtora deve providenciar um Equipamento de Proteo Coletiva (EPC) chamado guarda-corpo. Nesse caso, o cinto de segurana pode ser dispensado.

Pedreiro 1

109

Gil Tokio/Pingado

Capacete de segurana culos de segurana Protetor auricular Mscara filtradora Cinto de segurana Camisa ou camiseta

Para saber mais sobre a NR-18 e outros dados de segurana na construo civil, voc pode acessar o site do Sindicato da Indstria da Construo Civil do Estado de So Paulo (disponvel em: <http://www.sindusconsp.com.br/ msg2.asp?id=3249>, acesso em: 14 maio 2012). Busque mais informaes sobre esse assunto no Caderno do Trabalhador 6 Contedos Gerais, Sade e segurana no trabalho, disponvel no site <http://www.viarapida.sp.gov.br>, acesso em: 14 maio 2012. L voc encontrar orientaes sobre riscos, providncias e direitos dos trabalhadores no caso de sofrerem acidentes de trabalho.

Luvas de raspa

Cala comprida

Calado fechado

Obs.: todos os equipamentos de segurana devem possuir certificado de autenticidade.

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) responsvel (entre outras coisas) por organizar as informaes sobre acidentes e doenas do trabalho. Segundo esse rgo, acidente de trabalho aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho dos segurados especiais, provocando leso corporal ou perturbao funcional, permanente ou temporria, que cause a morte, a perda ou a reduo da capacidade para o trabalho. Consideram-se acidente do trabalho a doena profssional e a doena do trabalho. (Disponvel em: < http://mpas.gov.br/con teudoDinamico.php?id=989>. Acesso em: 21 jun. 2012.) Durante o ano de 2009, foram registrados no INSS cerca de 723,5 mil acidentes do trabalho, uma queda de 4,3% em relao ao ano de 2008. Historicamente, o nmero de acidentes na construo civil est em torno de 5% desse total. Ou seja, so aproximadamente 35 mil acidentes por ano. muita coisa, no mesmo?
110
Pedreiro 1

Momento de reflexo
Antes de encerrar esta Unidade, vamos ver como o artista espanhol Francisco de Goya retratou a questo dos acidentes de trabalho na construo civil.

Atividade 4 o
aci d e nte d e tr ab al h o na p i ntu r a

Observe o quadro O pedreiro ferido, de Francisco de Goya (1746-1828).


Album/akg-images/La tinsto ck

Francisco de Goya. O pedreiro ferido, 1786-1787. leo sobre tela, 268 cm x 110 cm. Museu Nacional do Prado, Madri, Espanha.

Pedreiro 1

111

1. O que o pintor retrata nesse quadro e quais suas sensaes diante dessa obra? Que outro nome essa obra poderia ter?

2. Existem equipamentos de segurana coletivos nessa obra? Os operrios esto fazendo uso de Equipamentos de Proteo Individual?

3. Pesquise na internet, no laboratrio de informtica, imagens de outras obras de Francisco de Goya e de Eugnio Sigaud (1899-1979), conhecido como pintor dos operrios, e refita sobre as formas de esses artistas verem o tra balho operrio na construo civil.

a co

n s tr u

Atividade 5 o d e c h i

co

u arq u e

1. Leia a letra e, se possvel, oua a cano Construo, de Chico Buarque de Holanda.

Construo
Chico Buarque

Amou daquela vez como se fosse a ltima Beijou sua mulher como se fosse a ltima E cada filho seu como se fosse o nico E atravessou a rua com seu passo tmido Subiu a construo como se fosse mquina

112

Pedreiro 1

Ergueu no patamar quatro paredes slidas Tijolo com tijolo num desenho mgico Seus olhos embotados de cimento e lgrima Sentou pra descansar como se fosse sbado Comeu feijo com arroz como se fosse um prncipe Bebeu e soluou como se fosse um nufrago Danou e gargalhou como se ouvisse msica E tropeou no cu como se fosse um bbado E flutuou no ar como se fosse um pssaro E se acabou no cho feito um pacote flcido Agonizou no meio do passeio pblico Morreu na contramo atrapalhando o trfego Amou daquela vez como se fosse o ltimo Beijou sua mulher como se fosse a nica E cada filho seu como se fosse o prdigo E atravessou a rua com seu passo bbado Subiu a construo como se fosse slido Ergueu no patamar quatro paredes mgicas Tijolo com tijolo num desenho lgico Seus olhos embotados de cimento e trfego Sentou pra descansar como se fosse um prncipe Comeu feijo com arroz como se fosse o mximo Bebeu e soluou como se fosse mquina Danou e gargalhou como se fosse o prximo E tropeou no cu como se ouvisse msica E flutuou no ar como se fosse sbado E se acabou no cho feito um pacote tmido Agonizou no meio do passeio nufrago Morreu na contramo atrapalhando o pblico

Pedreiro 1

113

Amou daquela vez como se fosse mquina Beijou sua mulher como se fosse lgico Ergueu no patamar quatro paredes flcidas Sentou pra descansar como se fosse um pssaro E flutuou no ar como se fosse um prncipe E se acabou no cho feito um pacote bbado Morreu na contramo atrapalhando o sbado.
Marola Edies Musicais Ltda.

2. Em dupla, discutam: O que Chico Buarque quis mostrar nessa cano? 3. Agora, individualmente, escreva um texto expressando como se sentiu ouvindo a cano e o que espera de sua futura ocupao.

Filipe Araujo/AE

Operrios trabalham na obra do novo Estdio do Corinthians, conhecido como Itaquero, no bairro de Itaquera, zona leste da capital paulista. O local ser a sede para a Abertura da Copa do Mundo de 2014. So Paulo (SP), 2 jan. 2012.

114

Pedreiro 1

g o v. b r

You might also like