You are on page 1of 9

S tem superfcies planas A B C D E

S tem superfcies curvas

Tem superfcies planas e curvas

Poliedro

No poliedro

arestas cubo cone Pirmide triangular Pirmide retangular esfera


12 1 9 8 0

vertices
8 1 6 5 0

Faces
6 1 5 5 0

Poliedro
sim

No poliedro
nao

sim s n

O ESPAO PORTUGUS
Regenerao
No incio da segunda metade do sc. XIX, o Reino de Portugal encontrava-se pobre e desorganizado, principalmente devido a trs acontecimentos:

Invases napolenicas Guerra civil entre liberais e absolutistas Independncia do Brasil

As principais atividades econmicas (agricultura, criao de gado, extrao mineira) encontravam-se bastante atrasadas, por isso Portugal tinha que importar vrios produtos de outros pases europeus com maior desenvolvimento. Era importante nesta altura desenvolver estas atividades econmicas para tirar o Reino desta crise. A 1851 iniciou-se o movimento de Regenerao. Este movimento procurava o renascer da vida nacional, pois queria um novo rumo para Portugal, que se encontrava muito atrasado e pouco desenvolvido. Durante o perodo da Regenerao, vrias medidas foram tomadas para desenvolver as atividades econmicas, o que permitiram a modernizao e o progresso do pas. Este perodo de desenvolvimento apenas foi possvel devido :

existncia de paz no Reino estabilidade poltica aps o triunfo do liberalismo

Desenvolvimento da agricultura
Para aumentar a produo de alimentos, os governos liberais tomaram vrias medidas para o desenvolvimento da agricultura e para o aumento da rea cultivada.

Medidas para aumento da rea cultivada:



extino do direito do morgadio, ou seja, do direito do filho mais velho herdar todas as terras da famlia. As terras passaram a ser divididas por todos os filhos para assegurar uma melhor explorao das terras. entrega de baldios (terras incultas e que pertencem comunidade ) aos camponeses extinguiram os dzimos ( imposto pago igreja ) que tinha como objetivo desenvolver a agricultura ao libertar os camponeses do pesado encargo financeiro fundaram escolas agrcolas divulgando assim um numero maior de conhecimentos sobre explorao da terra organizaram exposies agrcolas para divulgar novas tcnicas e novos produtos retiraram terras nobreza e ao clero para venderem-nas a ricos burgueses , mais interessados no seu aproveitamento e rentabilidade

Novas tcnicas:

utilizao de adubos qumicos utilizao de sementes selecionadas alternncia de culturas, que ps fim ao pousio. Desta forma as terras no precisavam de estar um perodo de tempo sem estarem cultivadas introduo das mquinas agrcolas, inclusive a debulhadora mecnica a vapor

POUSIO: tcnica agrcola que consiste em deixar uma terra cultivada em descanso um ou mais anos para que recupere os nutrientes e minerais necessrios para voltar a produzir. Alternncia de cultivo: no mesmo terreno que antes ficava em pousio um ou mais anos cultivam-se agora batatas e nabos, que no desgastam tanto a terra.

Novas culturas:

batata Nas regies do norte e nordeste ,a batata substituiu o nabo e a castanha na alimentao. arroz estendeu-se pelas plancies dos rios Vouga, Mondego , Tejo e Sado ocupando terras que anteriormente estavam assoreadas submersas e de fraca produtividade Neste perodo assistiu-se expanso da cortia e de outras culturas tradicionais (trigos ,vinha, milho ,legumes frutas) No algarve, aumentaram as zonas de amendoeira e alfarrobeira.

Desenvolvimento da indstria
A introduo da mquina a vapor na indstria contribuiu de forma significativa para o seu desenvolvimento. Esta inovao permitiu aumentar a produo em menos tempo, o que possibilitou o aumento de lucros. A produo artesanal foi assim comeando a dar lugar produo industrial por ser mais lucrativa.

Principais diferenas entre produo artesanal e produo industrial: Produo artesanal Artesos Oficinas Ferramentas simples Muito tempo de produo Pouca produo Produtos nicos Produtos mais caros Menor lucro Produo industrial Operrios Fbricas Mquinas Pouco tempo de produo Muita produo Produtos em srie Produtos mais baratos Maior lucro

A maior parte das fbricas instauraram-se nas zonas do litoral, principalmente na zona de Porto/Guimares (indstria txtil e calado) e na zona de Lisboa/Setbal (indstria qumica e metalrgica)

Explorao mineira
Com o desenvolvimento da indstria tornou-se necessrio desenvolver a explorao mineira por se precisar de matrias-primas e combustveis. Os metais mais procurados eram o cobre e o ferro. O carvo tambm foi muito procurado porque nessa poca era a principal fonte de energia. A importncia do carvo Utilizao do carvo para: cozinhar aquecimento das habitaes fabrico de gs para iluminao Aquecimento dos fornos das fundies

Alterao da paisagem
O aumento dos campos de cultivo e o aumento do nmero de fbricas e de minas provocaram uma profunda alterao das paisagens. Nas cidades predominavam as chamins muito altas que enchiam o cu de fumos e maus cheiros.

O fontismo
Para promover o desenvolvimento da agricultura, do comrcio e da indstria, era necessrio a construo de uma boa rede de transportes e de comunicaes. Com esse fim, em 1852, foi criado o Ministrio das Obras Pblicas, dirigido por Fontes Pereira de Melo. Esta poltica de construo de obras pblicas (estradas, pontes, portos, caminhos-de-ferro, ligaes telefricas, etc) ficou conhecida por fontismo, devido ao nome do seu principal impulsionador. Surgiram novos meios de transporte e de comunicao, o que permitiu uma maior mobilidade de pessoas, maior circulao de ideias e informaes e a deslocao de mais mercadorias em menos tempo.

Desenvolvimento dos meios de transporte e vias de comunicao Caminhos-de-ferro


A rede de caminhos-de-ferro cresceu de forma muito rpida e ao longo da sua extenso construram-se vrias pontes, tneis e estaes. Em 1856 realizou-se a primeira viagem de comboio, entre Lisboa e Carregado. Em 1887 inaugurou-se a ligao direta Lisboa-Madrid-Paris. Portugal ficou assim mais prximo do centro da Europa.

Rede de estradas
Iniciou-se tambm a renovao e construo de novas estradas em todo o pas. De forma a facilitar a circulao tambm se construram vrias pontes. A partir de 1855 comeou a circular na estrada Lisboa-Porto a mala-posta, uma carruagem que transportava o correio e algumas pessoas. No final do sculo XIX surgiram os primeiros automveis.

Portos martimos e faris


Para tornar mais segura a navegao costeira construram-se vrios faris e melhoraram-se os portos martimos. Surgiram nesta poca os barcos movidos a vapor, primeiro no Rio Tejo, depois na ligao entre Lisboa e Porto e, mais tarde ainda, na ligao aos Aores e Madeira.

Desenvolvimento das comunicaes


Os correios foram remodelados, surgindo o primeiro selo-adesivo, o bilhete-postal e os primeiros marcos de correio. Surgiu tambm o telgrafo e mais tarde o telefone.

Modernizao do ensino
O pas encontrava-se em modernizao, por isso tambm era necessrio que a populao se tornasse mais instruda e competente para realizar as mudanas pretendidas. Tomaram-se ento vrias medidas no ensino:

Ensino primrio:

Criaram-se novas escola primrias Tornou-se obrigatria a frequncia nos primeiros 3 anos, com mais um de voluntariado Ensino liceal:

Criaram-se novos liceus em todas as capitais de distrito e dois em Lisboa Fundaram-se escolas industriais, comerciais e agrcolas Ensino universitrio:

Criaram-se novas escolas ligadas Marinha, s Artes, s Tcnicas e ao Teatro

Direitos Humanos
Tambm foram tomadas importantes medidas relacionadas com os Direitos Humanos:

Abolio da pena de morte para crimes polticos (1852) Abolio da pena de morte para crimes civis (1867) Extino da escravatura em todos os territrios portugueses (1869)

Os movimentos da populao
Contagem da populao
Para dar melhor resposta s necessidades da populao, tornou-se necessrio saber o nmero de habitantes do pas, e onde se concentravam com maior quantidade. J se tinham realizadas contagens da populao, mas eram pouco exatas pois tinham como base a contagem de habitaes e no de pessoas. A estas contagens d-se o nome de numeramentos. A primeira contagem rigorosa do nmero de habitantes do pas realizou-se em 1864, ou seja, foi quando se realizou o primeiro recenseamento. Em boletins prprios os habitantes tinham que colocar o nome, o sexo, a idade, o estado civil e a profisso. A partir dessa data realizam-se recenceamentos, ou censos, de 10 em 10 anos.

Crescimento demogrfico
Atravs dos recenseamentos verificou-se o aumento de populao desde que se fez o primeiro censo. De 1864 at 1900 a populao passou de cerca de 4 milhes de habitantes para 5 milhes. Este facto justifica-se pela melhoria de condies de vida da populao:

Perodo de paz e estabilidade poltica e social Melhoria da alimentao, com o aumento do consumo da batata e do milho Melhoria das condies de higiene, com a construo de esgotos, distribuio de gua atravs da canalizao e calcetamento das ruas Melhoria da assistncia mdica e hospitalar, com o aparecimento de novos medicamentos, divulgao de algumas vacinas e construo de hospitais

Distribuio da populao
Verificou-se tambm que o crescimento populacional no ocorreu de igual forma por todo o territrio. O aumento de populao foi maior no norte litoral, onde se encontravam os solos mais frteis, maior quantidade de portos de pesca e unidades industriais. Entretanto, em todas cidades verificou-se aumento de populao, principalmente as do litoral.

xodo Rural
Apesar do desenvolvimento da agricultura, a produo continuava a ser pouca. A mecanizao originou despedimentos e as dificuldades no meio rural intensificaram-se. Sendo assim, muitas pessoas decidiram abandonar os campos para ir para as cidades procura de melhores condies de vida. A este fenmeno d-se o nome de xodo Rural.

Emigrao
Entretanto, devido ao aumento da populao, no havia postos de emprego para todos nas cidades. Muitos dos trabalhos eram mal pagos apesar de se trabalhar duramente muitas horas dirias. Sendo assim, muitas pessoas decidiram procurar melhores condies de vida no estrangeiro, sobretudo para o Brasil, pois falava-se a mesma lngua e porque havia necessidade de mo-de-obra devido extino da escravatura. Muitos emigrantes enriqueceram e ao regressar a Portugal compraram terras, palacetes e vestiam-se luxuosamente. Eram chamados os brasileiros. Alm do Brasil, foram destinos dos portugueses pases da Amrica Central e os Estados Unidos da Amrica.

A VIDA QUOTIDIANA
No campo
Atividades econmicas:
As principais atividades do meio rural na segunda metade do sculo XIX continuavam a ser a agricultura, a criao de gado e a pesca nas zonas do litoral. Na sua maioria,os camponeses no eram donos das terras em que trabalhavam. As terras pertenciam sobretudo antiga nobreza, proprietrios burgueses e a alguns lavradores mais abastados. O trabalho no campo era muito duro e os rendimentos eram poucos, por isso, os camponeses viviam muito pobremente. Com a introduo da mquina na agricultura, aumentou-se o desemprego por j no ser precisa tanta mo-de-obra, dificultando ainda mais a vida dos homens do campo.

Alimentao:
Os camponeses alimentavam-se sobretudo do que cultivavam. Dos produtos que mais consumiam destacam-se a batata, po de centeio ou de milho, sopas de legumas e sardinhas. A carne, mais cara e de difcil conservao, era apenas consumida em dias de festa.

Vesturio:

O vesturio dos camponeses variava de regio para regio, de acordo com o clima e com as atividades predominantes. No interior, era frequente os homens usarem calas compridas, coletes ou jaquetas, e calavam botas ou tamancos de madeira. As mulheres vestiam saias compridas e usavam lenos coloridos na cabea. No litoral, os homens usavam calas curtas ou arregaadas e geralmente andavam descalos, tal como as mulheres que vestiam saias mais curtas do que as do interior, devido s suas atividades relacionadas com o mar.

Divertimentos:
Os divertimentos das pessoas do campo estavam associados sobretudo s atividades do campo (vindimas e desfolhadas) e religio (feiras, romarias e festas religiosas).

Nas grandes cidades


Atividades econmicas:
A modernizao do pas influenciou mais a vida quotidiana das pessoas que viviam nas cidades. O grupo social dominante era a burguesia, constitudo por comerciantes, banqueiros, industriais, mdicos, advogados, professores, oficiais do exrcito e funcionrios pblicos. No entanto, a maior parte da populao pertencia a grupos de menores recursos. As pessoas do povo trabalhavam sobretudo como vendedores ambulantes, empregados de balco ou criados nas casas de pessoas ricas. Com o desenvolvimento da indstria, formou-se um novo grupo social: o operariado. Os operrios eram homens, mulheres e at crianas, que trabalhavam duramente nas fbricas muitas horas a troco de pouco dinheiro. Em caso de acidente, no tinham qualquer proteo. Eram despedidos sem qualquer indemnizao.

Alimentao:
A burguesia e a nobreza tinham uma alimentao abundante e variada. Faziam quatro refeies por dia: pequeno-almoo, almoo, jantar e ceia. Comiam carne, peixe, legumes, cereais, frutas e doces. Surgiram neste perodo vrios restaurantes que trouxeram do estrangeiro novas receitas, como o pudim, a omelete, o pur, o bife e o souffl. As pessoas das classes menos privilegiadas alimentavam-se sobretudo de po, legumes, toucinho e sardinhas.

Vesturio:
As pessoas mais ricas das cidades vestiam-se de acordo com a moda francesa. As mulheres vestiam saias at ao cho com roda, com uma armao de lminas de ao e batanas a crinolina. Passou tambm a usar a tournoure, uma espcie de almofada sobre os rins que levantava a saia atrs. Os homens vestiam calas, camisa, colete, casaca e chapu. As pessoas mais pobres vestiam roupas bastante simples, adaptadas s tarefas que desempenhavam.

Divertimentos:

Os nobres e os burgueses frequentavam os grandes jardins onde passeavam, conversavam e ouviam a msica tocada nos coretos. Reuniam-se tambm nos cafs e clubes, jantares, festas e bailes, iam pera, ao teatro e ao circo. Os divertimentos dos populares era semelhante aos do campo: feiras, festas religiosas e passeios ao campo domingo tarde.

You might also like