You are on page 1of 7

DIA D DETRAN- Legislao

Prof. Daliane Silvrio

www.neafconcursos.com.br
Lei n 12.527, de 18 de novembro de 2011. Decreto n 58.052, de 16 de maio de 2012.

O aluno deve ter ateno especial s seguintes informaes:

1 - Informaes que o cidado tem direito a ter acesso: Art. 7 O acesso informao de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter: I - orientao sobre os procedimentos para a consecuo de acesso, bem como sobre o local onde poder ser encontrada ou obtida a informao almejada; II - informao contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus rgos ou entidades, recolhidos ou no a arquivos pblicos; III - informao produzida ou custodiada por pessoa fsica ou entidade privada decorrente de qualquer vnculo com seus rgos ou entidades, mesmo que esse vnculo j tenha cessado; IV - informao primria, ntegra, autntica e atualizada; V - informao sobre atividades exercidas pelos rgos e entidades, inclusive as relativas sua poltica, organizao e servios; VI - informao pertinente administrao do patrimnio pblico, utilizao de recursos pblicos, licitao, contratos administrativos; VII - informao relativa: a) implementao, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e aes dos rgos e entidades pblicas, bem como metas e indicadores propostos; b) ao resultado de inspees, auditorias, prestaes e tomadas de contas realizadas pelos rgos de controle interno e externo, incluindo prestaes de contas relativas a exerccios anteriores. 1 O acesso informao previsto no caput no compreende as informaes referentes a projetos de pesquisa e desenvolvimento cientficos ou tecnolgicos cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. 2 Quando no for autorizado acesso integral informao por ser ela parcialmente sigilosa, assegurado o acesso parte no sigilosa por meio de certido, extrato ou cpia com ocultao da parte sob sigilo. (Ateno especial aos incisos IV, V, VI)

2- dever dos rgos promover o acesso INDEPENDENTEMENTE de requerimento (art. 8 da Lei 12.527/11)

3 - Ler o Artigo 14 do Decreto - "O pedido de informaes dever ser apresentado ao Servio de Informaes ao Cidado - SIC do rgo ou entidade, por qualquer meio legtimo que contenha a identificao do interessado (nome, nmero de documento e endereo) e a especificao da informao requerida."

4 - Ler o artigo 24 da Lei: Graus de sigilo e respectivos prazos de restrio: A - ultrassecreto - 25 anos, podendo prorrogar uma vez, por perodo determinado, no superior a 25 anos; B - Secreto - 15 anos C - Reservado - 5 anos.

Ncleo de Estudos Alessandro Ferraz Praa da Repblica 76/80 Repblica So Paulo - SP - Tel. 11-3129-4356 ou 11-4172-0123

DIA D DETRAN- Legislao

Prof. Daliane Silvrio

www.neafconcursos.com.br
Obs: vedada a postagem de documentos ultrassecretos e secretos. 5 - Ler art. 27 da Lei e art. 33 do Decreto - Autoridades que tem competncia para atribuir cada grau.
o

6 - (Art.7, 2 da Lei) Quando no for autorizado acesso integral informao por ser ela parcialmente sigilosa, assegurado o acesso parte no sigilosa por meio de certido, extrato ou cpia com ocultao da parte sob sigilo.

7 - Ler os conceitos abordados no Art. 4 da Lei.

8 - Ler o artigo 11 da Lei. Art. 11. O rgo ou entidade pblica dever autorizar ou conceder o acesso imediato informao disponvel. 1 No sendo possvel conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o rgo ou entidade que receber o pedido dever, em prazo no superior a 20 (vinte) dias: 2 O prazo referido no 1 poder ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa, da qual ser cientificado o requerente.
o o o

9 - Ler o Artigo 28 do Decreto - No poder ser negado acesso informao necessria tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais. Pargrafo nico - Os documentos, dados e informaes que versem sobre condutas que impliquem violao dos direitos humanos praticada por agentes pblicos ou a mando de autoridades pblicas no podero ser objeto de restrio de acesso.

10 - Ler o Art 35 do Decreto - O tratamento de documentos, dados e informaes pessoais deve ser feito de forma transparente e com respeito intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como s liberdades e garantias individuais. 1 - Os documentos, dados e informaes pessoais, a que se refere este artigo, relativas intimidade, vida privada, honra e imagem: 1. tero seu acesso restrito, independentemente de classificao de sigilo e pelo prazo mximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produo, a agentes pblicos legalmente autorizados e pessoa a que elas se referirem;

11 - Ler o artigo 36, 1 - O acesso, a divulgao e o tratamento de documentos, dados e informaes classificados como sigilosos ficaro restritos a pessoas que tenham necessidade de conhec-la e que sejam devidamente credenciadas na forma dos artigos 62 a 65 deste decreto, sem prejuzo das atribuies dos agentes pblicos autorizados por lei.

12 - Ler o Artigo 40 do Decreto - Os documentos sigilosos em sua expedio e tramitao obedecero s seguintes prescries: I - devero ser registrados no momento de sua produo, prioritariamente em sistema

Ncleo de Estudos Alessandro Ferraz Praa da Repblica 76/80 Repblica So Paulo - SP - Tel. 11-3129-4356 ou 11-4172-0123

DIA D DETRAN- Legislao

Prof. Daliane Silvrio

www.neafconcursos.com.br
informatizado de gesto arquivstica de documentos; II - sero acondicionados em envelopes duplos; III - no envelope externo no constar qualquer indicao do grau de sigilo ou do teor do documento; IV - o envelope interno ser fechado, lacrado e expedido mediante relao de remessa, que indicar, necessariamente, remetente, destinatrio, nmero de registro e o grau de sigilo do documento; V - para os documentos sigilosos digitais devero ser observadas as prescries referentes criptografia.

13 - Ler o Artigo 41 do Decreto - A expedio, tramitao e entrega de documento ultrassecreto e secreto, dever ser efetuadas pessoalmente, por agente pblico credenciado, sendo vedada a sua postagem Felicidade coisa que no tem nome. silncio que perpassa os dias tornando-os mais belos e falantes. Felicidade carinho de me em situao de desespero. olhar de amigo em horas de abandono. fala calmante em momentos de desconsolo. Faa o que for necessrio para ser feliz, mas no esquea que felicidade sentimento simples. Voc pode encontrla e deix-la ir embora por no perceber sua simplicidade. - Daliane Sousa

Chutes do Professor Alessandro: Da Lei LEI N 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Art. 7. O acesso informao de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter: I - orientao sobre os procedimentos para a consecuo de acesso, bem como sobre o local onde poder ser encontrada ou obtida a informao almejada; II - informao contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus rgos ou entidades, recolhidos ou no a arquivos pblicos; III - informao produzida ou custodiada por pessoa fsica ou entidade privada decorrente de qualquer vnculo com seus rgos ou entidades, mesmo que esse vnculo j tenha cessado; IV - informao primria, ntegra, autntica e atualizada; V - informao sobre atividades exercidas pelos rgos e entidades, inclusive as relativas sua poltica, organizao e servios; VI - informao pertinente administrao do patrimnio pblico, utilizao de recursos pblicos, licitao, contratos administrativos; e VII - informao relativa: a) implementao, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e aes dos rgos e entidades pblicas, bem como metas e indicadores propostos; b) ao resultado de inspees, auditorias, prestaes e tomadas de contas realizadas pelos rgos de controle interno e externo, incluindo prestaes de contas relativas a exerccios anteriores.

Ncleo de Estudos Alessandro Ferraz Praa da Repblica 76/80 Repblica So Paulo - SP - Tel. 11-3129-4356 ou 11-4172-0123

DIA D DETRAN- Legislao

Prof. Daliane Silvrio

www.neafconcursos.com.br
1
o

O acesso informao previsto no caput no compreende as informaes referentes a projetos de pesquisa e

desenvolvimento cientficos ou tecnolgicos cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. 2
o

Quando no for autorizado acesso integral informao por ser ela parcialmente sigilosa, assegurado o

acesso parte no sigilosa por meio de certido, extrato ou cpia com ocultao da parte sob sigilo. 3
o

O direito de acesso aos documentos ou s informaes neles contidas utilizados como fundamento da tomada
o

de deciso e do ato administrativo ser assegurado com a edio do ato decisrio respectivo. 4
o

A negativa de acesso s informaes objeto de pedido formulado aos rgos e entidades referidas no art. 1 ,

quando no fundamentada, sujeitar o responsvel a medidas disciplinares, nos termos do art. 32 desta Lei. 5
o

Informado do extravio da informao solicitada, poder o interessado requerer autoridade competente a


o

imediata abertura de sindicncia para apurar o desaparecimento da respectiva documentao. 6 Verificada a hiptese prevista no 5 deste artigo, o responsvel pela guarda da informao extraviada dever, no prazo de 10 (dez) dias, justificar o fato e indicar testemunhas que comprovem sua alegao. Art. 11. O rgo ou entidade pblica dever autorizar ou conceder o acesso imediato informao disponvel. 1 No sendo possvel conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o rgo ou entidade que receber o pedido dever, em prazo no superior a 20 (vinte) dias: I - comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reproduo ou obter a certido; II - indicar as razes de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido; ou III - comunicar que no possui a informao, indicar, se for do seu conhecimento, o rgo ou a entidade que a detm, ou, ainda, remeter o requerimento a esse rgo ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informao. Art. 20. Aplica-se subsidiariamente, no que couber, a Lei n 9.784, de 29 de janeiro de 1999, ao procedimento de que trata este Captulo. Esta lei do Processo administrativo federal Art. 24. A informao em poder dos rgos e entidades pblicas, observado o seu teor e em razo de sua imprescindibilidade segurana da sociedade ou do Estado, poder ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada. 1 Os prazos mximos de restrio de acesso informao, conforme a classificao prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produo e so os seguintes: I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos; II - secreta: 15 (quinze) anos; e III - reservada: 5 (cinco) anos. 2
o o o o o

As informaes que puderem colocar em risco a segurana do Presidente e Vice-Presidente da Repblica e

respectivos cnjuges e filhos(as) sero classificadas como reservadas e ficaro sob sigilo at o trmino do mandato em exerccio ou do ltimo mandato, em caso de reeleio. 3 Alternativamente aos prazos previstos no 1 , poder ser estabelecida como termo final de restrio de acesso a ocorrncia de determinado evento, desde que este ocorra antes do transcurso do prazo mximo de classificao. 4 Transcorrido o prazo de classificao ou consumado o evento que defina o seu termo final, a informao tornarse-, automaticamente, de acesso pblico.
o o o

Ncleo de Estudos Alessandro Ferraz Praa da Repblica 76/80 Repblica So Paulo - SP - Tel. 11-3129-4356 ou 11-4172-0123

DIA D DETRAN- Legislao

Prof. Daliane Silvrio

www.neafconcursos.com.br
5 Para a classificao da informao em determinado grau de sigilo, dever ser observado o interesse pblico da informao e utilizado o critrio menos restritivo possvel, considerados: I - a gravidade do risco ou dano segurana da sociedade e do Estado; e II - o prazo mximo de restrio de acesso ou o evento que defina seu termo final.
o

Dicas sobre o decreto - Decreto n 58.052, de 16 de maio de 2012

Decreto nos entrega definies e as bancas gostam disso. Ento cuidado com :

Art. 3 - Para os efeitos deste decreto, consideram-se as seguintes definies: I - arquivos pblicos: conjuntos de documentos produzidos, recebidos e acumulados por rgos pblicos, autarquias, fundaes institudas ou mantidas pelo Poder Pblico, empresas pblicas, sociedades de economia mista, entidades privadas encarregadas da gesto de servios pblicos e organizaes sociais, no exerccio de suas funes e atividades; II - autenticidade: qualidade da informao que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivduo, equipamento ou sistema; III - classificao de sigilo: atribuio, pela autoridade competente, de grau de sigilo a documentos, dados e informaes; IV - credencial de segurana: autorizao por escrito concedida por autoridade competente, que habilita o agente pblico estadual no efetivo exerccio de cargo, funo, emprego ou atividade pblica a ter acesso a documentos, dados e informaes sigilosas; V - criptografia: processo de escrita base de mtodos lgicos e controlados por chaves, cifras ou cdigos, de forma que somente os usurios autorizados possam reestabelecer sua forma original; VI - custdia: responsabilidade pela guarda de documentos, dados e informaes; VII - dado pblico: sequncia de smbolos ou valores, representado em algum meio, produzido ou sob a guarda governamental, em decorrncia de um processo natural ou artificial, que no tenha seu acesso restrito por legislao especfica; VIII - desclassificao: supresso da classificao de sigilo por ato da autoridade competente ou decurso de prazo, tornando irrestrito o acesso a documentos, dados e informaes sigilosas; IX - documentos de arquivo: todos os registros de informao, em qualquer suporte, inclusive o magntico ou ptico, produzidos, recebidos ou acumulados por rgos e entidades da Administrao Pblica Estadual, no exerccio de suas funes e atividades; X - disponibilidade: qualidade da informao que pode ser conhecida e utilizada por indivduos, equipamentos ou sistemas autorizados; XI - documento: unidade de registro de informaes, qualquer que seja o suporte ou formato;

Ncleo de Estudos Alessandro Ferraz Praa da Repblica 76/80 Repblica So Paulo - SP - Tel. 11-3129-4356 ou 11-4172-0123

DIA D DETRAN- Legislao

Prof. Daliane Silvrio

www.neafconcursos.com.br
XII - gesto de documentos: conjunto de procedimentos e operaes tcnicas referentes sua produo, classificao, avaliao, tramitao, uso, arquivamento e reproduo, que assegura a racionalizao e a eficincia dos arquivos; XIII - informao: dados, processados ou no, que podem ser utilizados para produo e transmisso de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato; XIV - informao pessoal: aquela relacionada pessoa natural identificada ou identificvel; XV - informao sigilosa: aquela submetida temporariamente restrio de acesso pblico em razo de sua imprescindibilidade para a segurana da sociedade e do Estado; XVI - integridade: qualidade da informao no modificada, inclusive quanto origem, trnsito e destino; XVII - marcao: aposio de marca assinalando o grau de sigilo de documentos, dados ou informaes, ou sua condio de acesso irrestrito, aps sua desclassificao; XVIII - metadados: so informaes estruturadas e codificadas que descrevem e permitem gerenciar, compreender, preservar e acessar os documentos digitais ao longo do tempo e referem-se a: a) identificao e contexto documental (identificador nico, instituio produtora, nomes, assunto, datas, local, cdigo de classificao, tipologia documental, temporalidade, destinao, verso, documentos relacionados, idioma e indexao); b) segurana (grau de sigilo, informaes sobre criptografia, assinatura digital e outras marcas digitais); c) contexto tecnolgico (formato de arquivo, tamanho de arquivo, dependncias de hardware e software, tipos de mdias, algoritmos de compresso) e localizao fsica do documento; XIX - primariedade: qualidade da informao coletada na fonte, com o mximo de detalhamento possvel, sem modificaes; XX - reclassificao: alterao, pela autoridade competente, da classificao de sigilo de documentos, dados e informaes; XXI - rol de documentos, dados e informaes sigilosas e pessoais: relao anual, a ser publicada pelas autoridades mximas de rgos e entidades, de documentos, dados e informaes classificadas, no perodo, como sigilosas ou pessoais, com identificao para referncia futura; XXII - servio ou atendimento presencial: aquele prestado na presena fsica do cidado, principal beneficirio ou interessado no servio; XXIII - servio ou atendimento eletrnico: aquele prestado remotamente ou distncia, utilizando meios eletrnicos de comunicao; XXIV - tabela de documentos, dados e informaes sigilosas e pessoais: relao exaustiva de documentos, dados e informaes com quaisquer restrio de acesso, com a indicao do grau de sigilo, decorrente de estudos e pesquisas promovidos pelas Comisses de Avaliao de Documentos e Acesso - CADA, e publicada pelas autoridades mximas dos rgos e entidades; XXV - tratamento da informao: conjunto de aes referentes produo, recepo, classificao, utilizao, acesso, reproduo, transporte, transmisso, distribuio, arquivamento, armazenamento, eliminao, avaliao, destinao ou controle da informao.

Ncleo de Estudos Alessandro Ferraz Praa da Repblica 76/80 Repblica So Paulo - SP - Tel. 11-3129-4356 ou 11-4172-0123

DIA D DETRAN- Legislao

Prof. Daliane Silvrio

www.neafconcursos.com.br
Artigo 28 - No poder ser negado acesso informao necessria tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais. Pargrafo nico - Os documentos, dados e informaes que versem sobre condutas que impliquem violao dos direitos humanos praticada por agentes pblicos ou a mando de autoridades pblicas no podero ser objeto de restrio de acesso. Art. 29 - O disposto neste decreto no exclui as demais hipteses legais de sigilo e de segredo de justia nem as hipteses de segredo industrial decorrentes da explorao direta de atividade econmica pelo Estado ou por pessoa fsica ou entidade privada que tenha qualquer vnculo com o poder pblico.

Ncleo de Estudos Alessandro Ferraz Praa da Repblica 76/80 Repblica So Paulo - SP - Tel. 11-3129-4356 ou 11-4172-0123

You might also like