You are on page 1of 4

ALGUMAS CONSIDERAES SOBRE O CONCEITO DE FANTASIA EM FREUD E MELANIE KLEIN 1 Waleska Pessato Farenzena Fochesatto 2 O estudo dos principais

conceitos kleinianos tem me proporcionado uma reflexo mais aprofundada acerca do entendimento da constituio psquica, alm de ampliar minha percepo (escuta) no exerccio da clnica. Especialmente o conceito de fantasia tem me despertado interesse no decorrer deste semestre. Segundo Roudinesco (1998), no Dicionrio de psicanlise, o termo fantasia designa a vida imaginria do sujeito e a maneira como este representa para si mesmo sua histria ou a histria de suas origens. Ao longo deste texto, pretendo explanar o entendimento de Freud e Melanie Klein acerca do termo fantasia, contextualizando-o de forma breve em suas respectivas obras.

Fantasia em Freud Freud parece no ter desenvolvido o conceito de fantasia de forma muito aprofundada, utilizando o termo fantasia em diversos contextos. Segundo Spillius (2007), suas ideias sobre fantasia esto espalhadas ao longo dos vinte anos de suas obras psicanalticas e as hipteses mais explcitas a este respeito encontram-se no artigo Formulaes sobre os dois princpios do funcionamento mental de 1911 e na Conferncia XXIII das Conferncias introdutrias de psicanlise de 1916-1917. Na ocasio da apresentao da Conferncia XXIII (1916), cujo ttulo Os caminhos da formao do sintoma, Freud apresenta seu ponto de vista na formao das neuroses, fazendo o seguinte apontamento:
Somos tentados a nos sentir ofendidos com o fato de o paciente haver tomado nosso tempo com histrias inventadas. [...] Quando apresenta o material que conduz desde os sintomas s situaes de desejo modeladas em suas experincias infantis, ficamos em dvida, no incio, se estamos lidando com a realidade ou com fantasias (FREUD, 1916, p. 370).

No decorrer do texto, Freud conclui que o que realmente nos interessa na investigao da construo do sintoma o fato das fantasias conterem realidade psquica em contraste com o que chama de realidade material e que, no mundo das neuroses, a realidade psquica a realidade decisiva. Foi a partir desta descoberta que ele abandonou definitivamente a teoria da
1 2

Trabalho apresentado em Jornada de Psicanlise do Crculo Psicanaltico do Rio Grande do Sul em 19/11/2011. Psicloga clnica, candidata a psicanalista pelo CPRS, mestre em Cincias da Sade pela PUCRS. 1

seduo em prol de uma teoria da fantasia. Assim, fantasia passa a ser sinnimo de realidade psquica e tambm objeto de investigao da anlise. Segundo Spillius (2007), uma das primeiras descobertas de Freud foi de que no inconsciente no se distinguem lembranas de fantasias. Ainda segundo ela, em Formulaes sobre os dois princpios do funcionamento mental onde ele chega mais perto de um conceito formal a respeito de fantasia, citando-a como a atividade de satisfao de desejo que surge quando um desejo instintivo frustrado, ou seja, as fantasias derivam de impulsos inconscientes, os instintos bsicos sexuais e agressivos. Dessa forma, entende-se que na concepo freudiana, a fantasia um recurso utilizado na satisfao parcial de um desejo inconsciente cuja satisfao foi frustrada. Isso nos remete ao exemplo do beb faminto, que na ausncia do leite, passa a chupar o dedo e alucinar ou fantasiar que est mamando. A fantasia o reino intermedirio que se inseriu entre a vida segundo o princpio de prazer e a vida segundo o princpio de realidade (FREUD apud NASIO, 1997). Segundo Spillius (2007), em Freud, a ideia de fantasia, assim como o trabalho onrico, est intimamente relacionada ao desenvolvimento do modelo topogrfico da mente, formado por sistema inconsciente, pr-consciente e consciente. H duas lgicas de funcionamento da mente: processo primrio e processo secundrio. No primeiro, caracterstico do sistema inconsciente, no existe contradio, no h negao do conflito e caracteriza-se por ser atemporal. O segundo Freud definiu como o pensamento racional da lgica comum, contendo os sistemas pr-consciente e consciente. Embora tenha pensando que algumas fantasias permaneam inconscientes, situou a origem da maior parte delas nos sistemas conscientes e pr-conscientes, ou seja, entendeu as fantasias como fruto de processo secundrio, as quais s posteriormente seriam reprimidas e funcionariam sob a lgica do processo primrio, podendo encontrar caminho da sua expresso atravs de sonhos, sintomas, atos falhos. Portanto, a ideia essencial do conceito de fantasia em Freud tem dois focos centrais: a noo de que ela se origina a partir do processo secundrio e a noo de que ela nada mais do que a expresso disfarada da satisfao parcial de um desejo inconsciente que no pde ser realizado.

Fantasia em Melanie Klein Tambm no conceito de fantasia, ao que tudo indica, Melanie Klein foi alm, ampliando-o no que se refere a sua utilizao na clnica bem como a sua conceituao. Para
2

ela, a fantasia est presente na vida psquica do sujeito desde muito cedo e se faz presente ainda que o mesmo no seja frustrado pela realidade. Ela desenvolveu esta noo ao longo do trabalho com crianas, descobrindo principalmente que as crianas fantasiam constantemente, mesmo quando no so frustradas pela realidade externa. Spillius (2007) coloca que Melanie considera a fantasia como atividade mental bsica, presente de forma rudimentar do nascimento em diante e essencial para o crescimento mental, embora possa ser utilizada de forma defensiva. Enquanto Freud ressalta o aspecto fictcio da fantasia usado em grande escala para satisfao de um desejo, Melanie Klein enfatiza o aspecto imaginativo da mesma.
Klein via a fantasia inconsciente como sinnimo de pensamento e de sentimento inconsciente e que talvez tenha usado o termo fantasia em vez de pensamento porque os pensamentos dos pequenos pacientes eram mais imaginativos e menos racionais do que se supe que seja o pensamento comum dos adultos (SPILLIUS, 2007, p. 186).

A partir desse apontamento da autora, parece claro que Melanie Klein entende que no necessrio que haja processo secundrio para que exista fantasia, inclusive enfatizando que toda pessoa tem uma corrente contnua de fantasia inconsciente e que a ideia de normal ou patolgico no reside na presena ou ausncia de fantasia inconsciente, mas na maneira pela qual esta se expressa, se modifica e se relaciona com a realidade externa. Klein teve tamanha importncia na formulao deste conceito que a Sociedade Britnica o transformou no tpico central das discusses, com o objetivo de discutir sua validade. Entretanto, segundo Spillius (2007), em 1948 e 1952, Susan Isaacs apresentou um artigo definitivo intitulado A natureza e a funo da fantasia, onde faz uma associao entre o conceito de fantasia de Klein com o conceito de pulso de Freud. Assim, ela definiu fantasia como o contedo primrio dos processos mentais inconscientes, ou seja, o representante psquico do instinto. Por fim, de acordo com tudo o que foi colocado, parece que a fantasia ocupa um papel central na viso kleiniana, sendo utilizado at hoje pelos seus sucessores. Na viso kleiniana, as fantasias so to importantes quanto era o desejo inconsciente para Freud. Para Klein, quanto mais primitivas e profundas, mais corporais so as fantasias, e s gradativamente, atravs da projeo e introjeo, algumas tomam a forma verbal.

Consideraes finais Ao longo da construo deste texto, pude perceber a importncia das fantasias na construo do psiquismo e mesmo na manuteno da sade mental. Como j foi colocado, as formulaes de Klein acerca do conceito de fantasia parecem mais amplas do que as de Freud,
3

entretanto penso que em absoluto as descobertas de um invalidem as ideias de outro. Ambas as conceituaes so fruto de trabalhos de pesquisa com pblicos, contextos e tempos diferenciados. Cabe a ns, futuros psicanalistas, compreendermos a importncia e as diferenas destas duas vises para podermos utiliz-las da melhor forma possvel na nossa prtica clnica, possibilitando um real entendimento das fantasias do paciente e suas repercusses na vida dele. Encerro com a citao de Nasio, que, a meu ver, engloba o conceito de fantasia como realizao de um desejo frustrado, sem deixar de considerar a dimenso imaginativa contida nele, enquanto um recurso que nos faz sonhar acordados, viajar sem sair do lugar, satisfazer desejos impossveis.
O fenmeno da fantasia um dos fenmenos mais espantosos da vida psquica. Que uma fantasia? um pequeno romance de bolso que carregamos sempre conosco e que podemos abrir em qualquer lugar sem que ningum veja nada nele, no trem, no caf e o mais freqentemente em situaes ntimas. Acontece s vezes de essa fbula interior tornar-se onipresente no nosso esprito e, sem nos darmos conta, interferir entre ns e nossa realidade imediata. Conclumos ento que muita gente vive, ama, sofre e morre sem saber que um vu sempre deformou a realidade dos seus laos afetivos (NASIO, 1997, p. 9).

REFERNCIAS FREUD, Sigmund. Conferncia XXIII: Os caminhos da formao do sintoma (1916). In: ____. Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996, vol. XVI. NASIO, Juan-David. A fantasia. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. ROUDINESCO, Elisabeth. Dicionrio de psicanlise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. SPILLIUS, Elizabeth. Uma viso da evoluo clnica kleiniana: da antropologia psicanlise. Rio de Janeiro: Imago, 2007.

You might also like