You are on page 1of 4

25/11/12

Endometriose torcica doena rara e de dificil diagnostico


Acessar conta:

E-mail

Esqueceu a senha?

Criar conta e publicar artigo!

Artigos

Sade e Beleza

Endometriose torcica doena rara e de dificil diagnostico

Publicado em 05 de outubro de 2011 em Sade e Beleza

Imprimir

Enviar

RSS

Endometriose torcica doena rara e de dificil diagnostico


Tratamento Infertilidade
Restaurar pode ser melhor que a fertilizao in vitro.
www.clinicagera.com.br

6REU H HV W H DXW RU ( D)
Clecilene Gomes Carvalho CLECILENE GOMES CARVALHOGraduada em Enfermagem pela Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), campus Betim. Membro da Associao Mineira de Hipertenso Pulmonar AMIHAP. Ps graduanda em Psicologia multifocal.
(53) artigos publicados Entrar em contato com o autor Membro desde outubro de 2011

Cortinas de Sala e Quarto


Modelos que Valorizam a Sua Casa em 10x no carto. Confira!
www.JanusMagazine.com.br

Quer ter um Filho?


Saiba tudo Sobre Fertilidade e Outros Temas Relacionados
Fertilinet.com.br

Endometriose e Mioma
Como e quando tratar? Histeroscopia e Laparoscopia
ginendo.com

Anncios Google

ENDOMETRIOSE TORCICA DOENA RARA E DE DIFICIL DIAGNOSTICO

Cirurgia Endometriose Endometriose Gravidez CA 125 Endometriose

As mulheres portadoras de endometriose muitas vezes so tristes, cansadas, deprimidas e isso devido ao quadro doloroso e crnico que muitas vezes no respondem a analgsicos comuns o que obriga a procurar ajuda sistematicamente para terem suas dores atenuadas. As dores podem ocorrer antes ou durante o perodo mestrual. Ela surge de repente, trazendo transtorno fisico, psquico para a paciente. Aproximadamente 20% das mulheres tem apenas dor, 60% tem dor e 20% pode sentir dor tipo clica mestrual intensa, dor abdominal durante a prtica sexual. Em geral, a endometriose costuma afetar s o revestimento da cavidade abdominal ou a superfcie dos rgos abdominais. O tecido endometrial que cresce fora do lugar (implante endometrial) muitas vezes desenvolve-se sobre os ovrios e os ligamentos que sustentam o tero. Com menos frequncia, pode faz-lo na superfcie externa dos intestinos delgado e grosso, nos ureteres (canais que vo desde os rins at a bexiga urinria), na bexiga, na vagina, nas cicatrizes cirrgicas presentes no abdmen ou no revestimento interno da parede torcica (pleura). Em casos muito raros, pode ser encontrado tecido endometrial nos pulmes. (COSTA, 2008) As queixas mais freqentes entre as portadoras de endometriose so: dismenorria (clicas), dor plvica crnica, esterilidade, irregularidade menstrual e dispareunia (dor durante a relao sexual). Alteraes urinrias e intestinais cclicas tambm so encontradas, como dor evacuao, diarria, disria perimenstrual (dor durante a mico no perodo menstrual), policiria (aumento da freqncia miccional), urgncia miccional e hematria (emisso de sangue atravs da uretra, acompanhado ou no pela urina). A endometriose lidera as causas de infertilidade entre mulheres acima dos 25 anos, sendo possvel que aproximadamente 30 a 40% das mulheres infrteis tenham algum grau de endometriose. (MULLER; MATTA, 2006)

$U W L J RVSRUW HP D
Administrao e Negcios Apostilas
36 2145 5289

Arte e Cincia Contos Crnicas Cursos


1823 4206 140

Desenvolvimento Pessoal Direito


6709 1002 7841 38 1588

2470

Economia Educao Engenharia

Estudos Bblicos Filosofia


2418

A patognese da endometriose tem sido explicada por diversas teorias que apontam para a multicausalidade, associando fatores genticos, anormalidades imunolgicas e disfuno endometrial. (BRASIL, 2010).

Frases e pensamentos Geografia


590 1810

295

Governo e Poltica Histria


1680 981

Lar e Famlia

www.webartigos.com/artigos/endometriose-toracica-doenca-rara-e-de-dificil-diagnostico/77576/

1/4

25/11/12

Endometriose torcica doena rara e de dificil diagnostico


Literatura
1627 1162 9758

A teoria mais aceita para explicar o desenvolvimento da endometriose a teoria da implanta o, descrita por Sampson, em 1927. De acordo com este autor, ocorreria o refluxo de tecido endometrial atravs das trompas de falpio durante a menstruao, com subseqente implantao e crescimento no peritnio e ovrio. Um estudo recente, confirmando a teoria de Sampson, verificou que a distribuio dos implantes endometriticos assimtrica e relacionada tanto com a anatomia abdo minoplvica quanto com o fluxo do lquido peritoneal. Um dos aspectos discutidos a respeito dessa teoria que, embora 70 a 90% das mulheres apresentem menstruao retrgrada, apenas uma minoria ir desenvolver a doena. Isso sugere que outros fatores genticos, hormonais ou ambientais poderiam determinar uma maior suscetibi lidade para desenvolver a doena. A expresso aumentada de genes envolvidos com o mecanismo de apoptose celular, como o c-fos, por exemplo, pode aumentar a sobrevida dessas clulas dentro da cavidade peritoneal que, intera gindo com molculas de adeso, iro se aderir superfcie peritoneal. A presena de quantidades elevadas de macrfagos no lquido peritoneal pode tambm estar associada secreo de diversas citocinas, fatores de crescimento e de angiognese, que culminaro na implantao e invaso desse tecido endometrial ectpico. (NACUL; SPRITZER, 2010)

Meio Ambiente

Poemas e Poesias Psicologia


1219

Receitas Culinrias Religio


2659

112

Resumos e Resenhas Sade e Beleza


3498

1064

Sociedade e Cultura Sustentabilidade Tecnologia Tutoriais


2275 89 33

4106

Endometriose torcica, segundo COSTA, 2008

, QIRU P DW L YR : HEDU W L J RV . FRP


Receba novidades do webartigos.com em seu e-mail. Cadastre-se abaixo:

A endometriose torcica definida pela presena de tecido endometrial no pulmo ou pleura, e caracterizada por hemoptise cclico ou hemotrax ou pneumotrax recorrentes ocorrendo com a menstruao. Sendo uma entidade clnica rara, nem sempre considerada no diagnstico diferencial quando estes sintomas so avaliados. Os exames realizados durante o trabalho de diagnstico freqentemente mostram alteraes inespecficas, porm um diagnstico presuntivo pode ser feito com base na histria clnica tpica. A chave para o diagnstico so os sintomas catamenial/menstruao, portanto, uma histria clnica minuciosa essencial para alcanar prontamente o diagnstico correto.

Nome:

E-mail:

Manifestaes clnicas

A endometriose torcica manifesta -se clinicamente por sintomas de ocorrncia cclica geralmente nos dois primeiros dias da menstruao. Afeta mais frequentemente a pleura e o tecido pulmonar subpleural, manifestando-se como pneumotorax e hemotorax catameniais (73% e 14% dos casos, respectivamente). O pneumotorax associado endometriose estima-se que represente 2,8 a 5,6% de todos os pneumotorax espontneos nas mulheres. Mais raramente, a doena ocorre exclusivamente a nvel intrapulmonar, manifestando-se por hemoptises catameniais (7% dos casos) ou ndulos pulmonares assintomticos (6%). A dor torcica e frequente, afetando 90% das doentes. A dispnia e mais rara, sendo referida apenas num tero dos casos. A incidncia das leses pleurais e parenquimatosas, apesar de poderem ocorrer bilateralmente, parece serem mais frequentes do lado direito.

Diagnstico diferencial Antes de assumir o diagnostico de endometriose torcica, devero ser excludas algumas patologias com sintomas semelhantes. Para a endometriose pulmonar, o diagnostico diferencial deve ser feito com patologias que causem hemoptises recorrentes, nomeadamente tuberculose, bronquiectasias, neoplasias e sndrome de Goodpasture. O diagnostico diferencial do pneumotrax inclui o pneumotrax espontneo primrio, o pneumotrax espontneo secundrio por outras etiologias e o pneumotrax por traumatismo. Chama-se, no entanto, a ateno para o fato de o pneumotrax catamenial poder ocorrer sem estar associado endometriose, sendo presumivelmente causado pela passagem de ar do trato genital feminino para o peritnio e dai para o trax atravs dos defeitos congnitos na hemicupula diafragmtica direita.

Diagnstico A chave para o diagnostico desta patologia e o carter catamenial dos sintomas. Deve suspeitar-se de endometriose torcica em mulheres em idade frtil que surgem com um quadro clinico de episdios recorrentes de dor torcica, pneumotrax, hemotrax ou hemoptises coincidentes com a menstruao. A confirmao diagnostica e geralmente difcil de obter (menos de um tero dos casos).

www.webartigos.com/artigos/endometriose-toracica-doenca-rara-e-de-dificil-diagnostico/77576/

2/4

25/11/12

Endometriose torcica doena rara e de dificil diagnostico

Pode ser feita pela demonstrao histolgica de tecido endometrial a nvel pulmonar ou pleural ou pela demonstrao citolgica de clulas endometriais no liquido pleural, no aspirado de massas/ndulos pulmonares ou no lavado brnquico/bronco alveolar. Os restantes dos exames complementares de diagnostico so com freqncia inconclusiva. Assim, o diagnostico e geralmente presuntivo e baseado nas caractersticas clinicas clssicas, sendo frequentemente atrasado pela ausncia de reconhecimento da associao dos sintomas com a menstruao. Os exames laboratoriais geralmente no revelam alteraes, podendo, no entanto existir uma elevao dos nveis sricos do marcador tumoral CA125. Os exames radiolgicos podem mostrar alteraes que variam de forma e tamanho com o ciclo menstrual. Na forma pulmonar, o Rx trax e na grande maioria dos casos normal, embora raramente possam surgir ndulos solitrios ou mltiplos que mudam de tamanho de forma cclica.

Tratamento

O tratamento da endometriose torcica tem como objetivo suprimir o tecido endometrial e prevenir a sua disseminao. A escolha do tipo de tratamento a administrar deve ter em considerao a idade da doente, o desejo futuro de engravidar, a freqncia de recorrncia e a gravidade dos sintomas. O tratamento mdico, quando eficaz, apia o diagnostico clinico de endometriose sempre que o diagnostico histolgico no e possvel. Para a endometriose pulmonar, o tratamento mdico e considerado a teraputica de primeira linha. Baseiase na supresso do tecido endometrial ectpico atravs da interrupo da secreo de estrognios pelos ovrios.

O tratamento cirrgico constitui uma medida teraputica definitiva e deve ser considerado perante a falncia do tratamento medico a existncia de efeitos secundrios graves do tratamento, a recorrncia apos suspenso da teraputica hormonal ou se a doente desejar engravidar.

Tratamento hormonal e cirurgia so os dois pilares da terapia para esta patologia.

Referencias

BRASIL. Portaria SAS/MS no 144, de 31 de maro de 2010. Endometriose. Disponvel em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_endometriose_livro_2010.pdf.

COSTA, Filipa e MATOS, Fernando. Endometriose torcica. Rev Port Pneumol. [online]. jun. 2008, vol.14, no.3 [citado 22 Agosto 2011], p.427-435. Disponvel na World Wide Web: . ISSN 0873-2159.

MULLER, Marisa C; MATTA, Adriana Z.. Uma anlise qualitativa da convivncia da mulher com sua endometriose. Scielo - PSICOLOGIA, SADE & DOENAS, 2006, 7 (1), 57-72. Disponvel em: http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/psd/v7n1/v7n1a04.pdf.

NACUL, Andrea P.; SPRITZER, Poli M.. Aspectos atuais do diagnstico e tratamento da endometriose. Rev Bras Ginecol Obstet. 2010; 32(6):298-307. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v32n6/v32n6a08.pdf

www.webartigos.com/artigos/endometriose-toracica-doenca-rara-e-de-dificil-diagnostico/77576/

3/4

25/11/12

Endometriose torcica doena rara e de dificil diagnostico

Avalie este artigo:

Revisado por Editor do Webartigos.com Curtir 0 Tw eetar 0

Recomende isto no Google

/ HL D RXW U RV DU W L J RV GH &O HFL O HQH * RP HV &DU YDO KR


A arte da duvida e da critica - psicologia multifocal Escore de framingham - faa o teste e veja qual o seu risco estimado para desenvolver doenas cardiovasculares. Qual o mistrio da vida humana e o que necessrio para elevar o padro dessa vida? - psicologia multifocal

7 DO YH] YRF J RV W H GHV W HV DU W L J RV W DP E' P


Febre reumtica: uma doena auto-imune que promove comprometimentos cardacos A Doena que est Matando o Brasil. FATORES DE RISCO PARA DOENAS CARDIOVASCULARES EM PACIENTES IDOSOS COM ATEROSCLEROSE E ORIENTAES DE ENFERMAGEM PARA O AUTOCUIDADO

Adicionar Novo Comentrio


Digite seu comentrio aqui.

Login

Mostrando 0 comentrios
M Inscrever-se por email S RSS

Ordenar por recentes primeiro

PUBLIQUE SEU ARTIGO

ARTIGOS

AUTORES

CONTATO

2006-2012 WebArtigos.com - Publicao de artigos. Os textos publicados por este portal refletem a opinio de seus autores e pode no representar a opinio do idealizador desse portal. Ao acessar este site voc concorda com nossos Term os de uso e poltica de privacidade .

www.webartigos.com/artigos/endometriose-toracica-doenca-rara-e-de-dificil-diagnostico/77576/

4/4

You might also like