You are on page 1of 7

http://student.dei.uc.pt/~jsilva/movimento/chc/galeria/exposicoes/mascaras/historia.html http://www.mansaodasfantasias.com.br/origem.

html

As mscaras foram vrias vezes usadas pelas pessoas para viajar para mundos imaginrios, como um meio de transmitir histrias e como uma explicao de fenmenos naturais que fugiam ao conhecimento do ser humano. Trovadas, chuvas excessivas, queimadas, etc. Na frica, as mscaras foram criadas pelos artistas das tribos e usadas em ritos religiosos. Normalmente era de madeira, cobre ou marfim. No Brasil, as tribos primitivas faziam e usavam mscaras representando animais, aves e insetos.

As mscaras eram usadas na antiga Grcia e Roma para festivais e teatros. Foi onde comeou o uso das mscaras para fins artsticos. O novo uso das mscaras na Amrica veio com o fluxo de imigrantes da Europa, principalmente como brinquedos das crianas e para bailes e celebraes mascaradas.

Os Bailes de Mscaras, tambm chamados de Bailes Fantasia ou Bals Masqus foram os eventos precursores do carnaval moderno no Brasil. Importados pela elite carioca, na primeira metade do sculo XIX, para fazerem frente ao conjunto de brincadeiras conhecido como Entrudo. incorporado ao carnaval brasileiro o luxo e a sofisticao caractersticos das festas de Paris. Os primeiros bailes carnavalescos brasileiros tiveram lugar no Rio de Janeiro, j no final da dcada de 1830.

Entrudo, por Debret

Em 1907 foi realizado o primeiro baile infantil, dando incio s famosas matins. As novidades no pararam por a e as modalidades se multiplicavam, como as festas em casas de famlia, bailes ao ar livre, bailes infantis, e at mesmo bailes em circo. OS BAILES O primeiro baile de mscaras de que se tem notcia no Brasil foi realizado no Hotel Itlia (largo do Rcio, RJ) em 1840, por iniciativa dos prprios proprietrios italianos, empolgados pelo sucesso dos grandes bailes de mscaras da Europa.

MSCARAS E FANTASIAS
Em 1834, o gosto pelas mscaras se acentuou no Brasil. De procedncia francesa, eram confeccionadas em cera muito fina ou em papelo, simulando caras de animais, caretas, entre outros. As fantasias apareceram logo aps o surgimento das mscaras, dando mais vida, charme e colorido ao carnaval, tanto nos sales quanto nas ruas.

PRINCIPAIS MSCARAS ITALIANAS:


ARLEQUIM: a mais popular e simptica mscara italiana. Arlequim muito simptico, astuto e mentiroso. Usa um tpico macaco cheio de losangos coloridos. a imagem do servial bobo e falante de Veneza.

PIERR: De roupa branca e grandes babados, rosto alvejado de giz, onde permanece uma lgrima desenhada. Chora sempre pela bela COLOMBINA. COLOMBINA: Graciosa, astuta e muito viva. a tpica serva que usa as suas mentiras para alegrar a sua patroa. s vezes fica loucamente apaixonada por ARLEQUIM ou POLICHINELO. FARINELLA: Bobo da Crte com sua roupa multicolorida e com sininhos na ponta do chapu, dos sapatos e do colete.

You might also like