You are on page 1of 24

Programa Alimentar para crianas de 6 meses a 10 anos

Realizao:

Elaborado pelos Servios de Nutrio e Diettica (SND) do Instituto do Corao (InCor) e do Instituto da Criana (ICr) do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo (HCFMUSP) e LatinMed Editora Mdica. Responsveis:
Dra Mitsue Isosaki - CRN 0139: Diretora tcnica do SND do InCorHCFMUSP Ana Paula Alves da Silva - CRN 5151: Supervisora de Diviso Hospitalar SND do ICrHCFMUSP Dra Elisabete Almeida - CRM 44.022: Mdica e editora da LatinMed Editora Mdica Dra Lara Natacci - CRN 5738: Diretora da Dietnet Assessoria Nutricional Ano de edio: 2012

Gerenciamento:

ndice: 1 - Apresentao 2 - Introduo 3 - A importncia do aleitamento materno e introduo de novos alimentos 4 - Ingredientes do Meu Pratinho Saudvel 5 - O caf da manh 6 - Minha lanchinho saudvel 7 - Almoo e Jantar 8 - Lanche da noite e Receitas saudveis 9 - A importncia da atividade fsica

Uma nutrio variada e equilibrada condio fundamental para promover o bem-estar fsico, mental e social das crianas. O programa Meu Pratinho Saudvel um modelo nutricional, que serve como referncia para os pais, contribuindo para uma alimentao saudvel em todas as refeies do dia, incluindo a alimentao no ambiente escolar. Meu Pratinho Saudvel visa ainda contribuir para a reduo dos nveis de desnutrio e obesidade infantis. Consequentemente, uma alimentao balanceada e saudvel tambm ir colaborar para prevenir outras doenas relacionadas a uma m alimentao. Os recursos utilizados na cartilha so de fcil compreenso, pois auxiliam na visualizao dos alimentos e das quantidades a serem consumidas. Aproveite a leitura!

Toda criana tem o direito de ser saudvel!


Infncia uma poca de fundamental importncia para estabelecer hbitos saudveis. Crianas que no tm acesso a uma dieta equilibrada podem apresentar uma limitao intelectual, pois a capacidade de aprendizado influenciada pela nutrio. Uma alimentao saudvel e a prtica regular de atividade fsica s vo ser seguidas pela criana por toda a sua vida, se forem habituadas desde pequenos. Atualmente o aumento de crianas obesas preocupa pais, mdicos, governo e educadores. Dados do Ministrio da Sade indicam que uma em cada trs crianas brasileiras, entre cinco e nove anos, est acima do peso. A obesidade a causa mais comum de crescimento anormal na infncia preciso lembrar que crianas obesas so fortes candidatas a se tornarem adultos obesos e viver em guerra com a balana. Quanto mais cedo o excesso de peso se instalar, mais grave e difcil sero as suas consequncias e o tratamento. O avano tecnolgico oferece s crianas e adolescentes jogos eletrnicos, computadores, programas de televiso, que substituram as brincadeiras de rua. Com isto, alm de ter uma alimentao calrica e pouco nutritiva, a criana pratica pouca atividade fsica, comparado com as geraes anteriores. Frente a esse cenrio, os pais devem interceder o quanto antes, adequando a dieta dos filhos ao conceito saudvel e incentivando a prtica de exerccios fsicos. Leia a cartilha, entre no site e utilize o Programa Meu Pratinho saudvel para os seus filhos!

Dicas importantes que fazem uma grande diferena na adoo de hbitos saudveis:
Refeies em famlia: prepare as refeies de maneira que possam ser saboreadas por toda a famlia, para que a criana tambm participe. Pores: sirva os alimentos em pores controladas em vez de colocar em travessas, para evitar o consumo de grandes quantidades e a repetio dos pratos. Controle: no deixe alimentos calricos acessveis. Enfatize o que ela pode comer, ao invs de reforar o que ela no pode. No brigue: no critique a criana durante as refeies para que ela no desconte as frustraes no prato de comida. Se ela se acostumar a comer demais, por outras razes que no a fome, provavelmente continuar a fazer isso pelo resto da vida. Elogie: sempre elogie qualquer progresso que a criana estiver fazendo. Evite: no oferea alimentos ricos em gordura, acar e sdio. Fartura: mantenha a geladeira com frutas, leite e iogurte.

Dica: use pratos menores e coloque grandes quantidades de alimentos de baixo valor calrico como alface , agrio, tomate , palmito. A criana ter a impresso que est comendo mais!
5

At os 6 meses: aleita
mamentar muito mais que nutrir a criana. um processo que envolve uma interao profunda entre me e filho, com repercusses no estado nutricional da criana, na habilidade de defesa de infeces, na fisiologia, no desenvolvimento cognitivo e emocional, alm de ter implicaes na sade fsica e psquica da me. H inmeras evidncias cientficas que provam a superioridade da amamentao sobre outras formas de alimentar a criana pequena. Entretanto, as taxas de aleitamento materno no Brasil, em especial as de amamentao exclusiva, esto

menores do que o recomendado. O leite materno completo! Isso significa que at os seis meses o beb no precisa de nenhum outro alimento (ch, suco, gua ou outro leite). Depois desta idade, a amamentao dever ser complementada com outros alimentos. Inicialmente com trs refeies dirias, se a criana estiver sendo amamentada, e com cinco refeies dirias, se estiver desmamada. A Organizao Mundial da Sade (OMS) e o Ministrio da Sade recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses de idade e complementado at os dois anos ou mais. A partir do sexto ms a criana j est preparada para receber novos alimentos, chamados de complementares. Eles no substituem o leite materno, mas complementam as necessidades da criana nessa fase. A introduo deve ser lenta e gradual, iniciando com suco natural sem acar e purs de frutas, para depois incluir papa salgada, que deve ser preparada especialmente para a criana. Os alimentos devem ser cozidos, temperados com

amento materno!
cebola, alho e pouco leo. Depois, devem ser amassados at virarem uma papa/pur. No preciso passar pela peneira e nem pelo liquidificador. A consistncia deve progredir lentamente, at a criana completar um ano de idade e chegar alimentao da famlia. Escolha alimentos diferentes para o preparo das papas, variando o tipo, o sabor, o cheiro e a cor do alimento para cada refeio. Procure sempre incluir um ingrediente de cada grupo de alimento, ou seja, a papa deve conter:

Batata ou mandioquinha ou car ou inhame ou arroz ou fub ou macarro

Feijo ou ervilha ou lentilha (pode ser o caldo inicialmente)

Cenoura ou chuchu ou beterraba ou abbora ou abobrinha

Couve ou espinafre ou acelga ou escarola ou repolho

Carne bovina magra ou frango ou peixe ou ovo ou fgado

Os alimentos devem ser oferecidos separadamente, para que a criana aprenda a identificar as cores e sabores. Quando a criana recusa determinado alimento necessrio em mdia, oito a dez repeties, em momentos diferentes. Uma alimentao variada garante a quantidade de todos os nutrientes para uma nutrio adequada.

Ingredientes do

Meu Pratinho Saudvel


Uma alimentao saudvel aquela que contm todos os nutrientes em quantidades adequadas, para garantir o perfeito crescimento, desenvolvimento da criana e o bom funcionamento do organismo. Confira abaixo os diversos nutrientes que devem fazer parte da alimentao infantil. So oito grupos de alimentos que fazem parte da nossa alimentao:

Cereais, pes, tubrculos e razes: alimentos ricos em carboidratos, necessrios para manter a energia e o equilbrio do organismo. D preferncia aos carboidratos de origem integral.

Exemplos: Arroz integral, farinha integral (para pes, bolos e tortas), macarro integral. Outras fontes: farinha de milho, milho, tubrculos e razes como batatas, mandioca, inhame, car, etc.

Frutas, verduras e legumes: Esse grupo proporciona a maior parte das vitaminas e sais minerais necessrios para uma boa sade. Lembre-se: quanto mais colorido, mais nutritivo!

Protena animal: Carnes e ovos so alimentos compostos basicamente de protena, que o nosso organismo utiliza para produo de tecidos, enzimas e compostos do sistema de defesa. Alm disso, so ricos em ferro e vitaminas B6 (pirixodina) e B12 (cianocobalamina). Quando consumidas nas quantidades adequadas, ajudam a prevenir as anemias ferropriva e megaloblstica.
Leite e derivados so os maiores fornecedores de clcio, mineral envolvido na formao de ossos e dentes, contrao muscular e no sistema nervoso.

Protena vegetal (feijo, lentilha, ervilha, soja, sementes, castanhas, nozes): so fontes de protena e ferro.

Gorduras A gordura considerada o combustvel mais energtico das nossas clulas, porque possui nove calorias em cada grama. H trs tipos de gorduras: as gorduras saturadas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas. O cardpio equilibrado e inteligente utiliza mais as gorduras insaturadas (mono e poliinsaturadas), como o azeite de oliva, leo de soja, milho, girassol, canola, gorduras dos peixes e pouco das saturadas contidas nas carnes vermelhas gordas, frango com pele, manteiga, leite integral, etc. leos Use quantidades mnimas de leo vegetal quando cozinhar. Escolha os de soja, milho, girassol, canola. Prefira as formas de preparo que utilizam pouca quantidade de gordura, como assados, cozidos, ensopados e grelhados. Nas saladas: utilize leo de oliva ou outro leo vegetal, em pequena quantidade. Recomendao de uso de leo de uma lata ou frasco de 900 ml por ms para uma famlia de quatro pessoas. Acar O acar um carboidrato simples encontrado nos alimentos naturais como frutas e leite. Ele j est presente na maioria dos alimentos que consumimos no dia a dia, como biscoitos, bolos, doces e at no po. Ateno: O excesso de acar causa uma srie de problemas, desde cries a doenas mais graves, como obesidade, diabetes, gordura no fgado e triglicrides alto. Dica: evite o uso de adoantes e produtos com adoantes, se a criana no tiver esta necessidade.

10

Caf da Manh

Ele alimenta tanto o crebro quanto o corpo. H uma relao positiva entre o consumo de uma refeio nutritiva logo aps acordar e a performance na escola. As crianas que se alimentam corretamente de manh costumam perder menos aulas, ficam menos cansadas e menos doentes que as que no o fazem. Alm de obterem melhores notas nas provas, maior capacidade de concentrao e coordenao muscular. Faa um cardpio simples, de fcil preparao, mas nutritivo. Escolha um dos exemplos abaixo: Cereais integrais, frutas e leite; Po torrado com queijo e suco de frutas; Vitamina com leite, fruta e aveia ou farelo batidos; Salada de frutas com iogurte e aveia.

11

Meu lanchinho sau


Lanches Escolares: Um bom lanche entre as refeies, principalmente no intervalo entre as aulas, garante uma ingesto adequada de nutrientes para manter a disposio durante a aula e a concentrao nos estudos, alm de garantir um bom funcionamento do metabolismo, digesto e absoro de nutrientes. No se esquea de incluir uma garrafa de gua para a criana consumir durante a aula.

Bebida

+
1 ma pequena 1 banana

1 2 3 4 5 6
12

gua de coco

Suco de soja com fruta

Iogurte Suco sem aucar Leite fermentado Achocolatado

1 pra pequena 8 morangos 1 cacho pequeno de uvas 1 pssego

udvel

Lanche
2 fatias de po integral com 1 colher de ch de margarina, 1 fatia de mussarela light e 1 fatia de presunto sem gordura. 2 fatias de po de centeio ou preto com pat de atum (1 colher de sopa de atum em conserva em gua e 1 colher de sobremesa de maionese), adicionar rodelas de tomate 6 biscoitos de banana e canela ou de ma e canela ou 6 biscoitos de fibras ou 4 biscoitos com gergelim 4 torradas integrais ou 6 biscoitos de fibras e 1 queijinho processado 1 fatia de po integral com geleia (1 colher de ch rasa) e 1 fatia de po integral com creme vegetal/margarina (1 colher de ch rasa) 1 barrinha de cereais rica em fibras (mais de 2 g de fibras)
13

Almoo e Jantar
Como montar o meu pratinho
A criana usa muito o recurso visual como estmulo. Aproveite e abuse da sua criatividade montando pratos coloridos, fazendo bonecos usando legumes e verduras. importante lembrar que cada criana, de acordo com a faixa etria e condies de sade, tem uma necessidade nutricional diferente. Confira algumas sugestes de cardpio:

1 a 3 anos

1 2 3 4
14

1 a 2 folhas de alface 1 a 2 colheres (sopa) de cenoura cozida 2 colheres (sopa) de arroz com brcolis 1 colher (sopa) de gro-de-bico fil de frango grelhado unidade de caqui 1/4 xcara de tomate picado 1 a 2 colheres (sopa) de chuchu refogado 2 colheres (sopa) de arroz 1 colher (sopa) de feijo 2 colheres (sopa) de carne moda unidade de banana nanica 1 a 2 folhas de escarola 1 a 2 colheres (sopa) de couve-flor 2 colheres(sopa) de pur de batatas 1 colher (sopa) de lentilha 1 fil de peixe grelhado 5 morangos 1 a 2 colheres (sopa) de cenoura crua ralada 1 a 2 colheres (sopa) de abobrinha refogada 2 a 3 colheres (sopa) de arroz com ervilha 1 ovo mexido 1/2 pra

4 a 6 anos
3 folhas de alface 2 a 3 colheres (sopa) de cenoura cozida 3 colheres (sopa) de arroz com brcolis 1/2 concha pequena de gro-de-bico 1 fil de frango grelhado 1 unidade de caqui 1/3 xcara de tomate picado 2 a 3 colheres (sopa) de chuchu refogado 3 colheres (sopa) de arroz 1 concha pequena de feijo 2 a 3 colheres (sopa) de carne moda 1 unidade de banana nanica 3 folhas de escarola 2 a 3 colheres (sopa) de couve-flor 3 colheres (sopa)de pur de batatas 1 concha pequena de lentilha 1 fil de peixe grelhado 6 morangos 3 colheres (sopa) de cenoura crua ralada 2 a 3 colheres (sopa) de abobrinha refogada 4 colheres (sopa) de arroz com ervilha 1 ovo mexido 1 pra

7 a 10 anos
4 folhas de alface 3 a 4 colheres (sopa) de cenoura cozida 4 a 5 colheres (sopa) de arroz com brcolis 1 concha mdia de gro-de-bico 1 fil de frango grelhado 1 unidade de caqui 1/2xcara de tomate picado 3 a 4 colheres (sopa) de chuchu refogado 4 a 5 colheres (sopa) de arroz 1 concha mdia de feijo 3 a 4 colheres (sopa) de carne moda 1 unidade de banana nanica 4 folhas de escarola 3 a 4 colheres (sopa) de couve-flor 4 a 5 colheres (sopa) de pur de batatas 1 concha mdia de lentilha 1 fil de peixe grelhado 8 morangos 4 colheres (sopa) de cenoura crua ralada 3 a 4 colheres (sopa) de abobrinha refogada 5 a 6 colheres (sopa) de arroz com ervilha 1 ovo mexido 1 pra

15

Lanche da noite
A criana pode sentir fome antes de dormir. Para ter uma noite tranquila e completar a quantidade de nutrientes que ela precisa, confira as opes:

Receitas
Torta de ervilha
Ingredientes para 12 pores
3 copos de leite desnatado Informao Nutricional 2 batatas grandes, descascadas (por poro) 1 cebola mdia ralada Calorias: 123 kcal 3 colheres (sopa) de Protenas: 5,6 g creme vegetal/margarina light Gorduras: 5 g 2 xcaras (ch) de ervilha Sdio: 156 mg 3 ovos batidos Colesterol: 55 mg 3 colheres (sopa) de farinha de trigo Carboidratos: 14 g xcara (ch) de queijo ralado Fibras: 1,6 g Sal a gosto

Modo de preparo
Coloque em uma panela 2 copos de leite e as batatas. Deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos ou at que estejam macias. Passe as batatas pelo espremedor e reserve juntamente com o leite. Numa panela mdia, doure a cebola na margarina. Acrescente a batata com o leite, a ervilha e o sal. Misture, cozinhe por 5 minutos e retire. Junte os ovos, a farinha de trigo, o queijo e o restante do leite. Coloque a massa em uma forma refratria untada e asse em forno mdio, preaquecido, por 40 minutos ou at que, enando um palito, este saia limpo e a torta esteja dourada. 16

1 copo pequeno de leite puro ou 1/2 xcara de ch de mingau de aveia ou 1 xcara de ch com 2 torradas ou 1 fruta

saudveis
Lanche completo
Ingredientes para 4 pores
(por poro) 2 unidades de po francs xcara (ch) de abobrinha ralada 2 colheres (sopa) de cenoura cortadas em cubinhos pequenos 50 gramas de ricota 1 colher (ch) de leo 1 colher (sopa) de cream cheese light 75g de frango desado 2 colheres (sopa) de azeitonas picadas 2 folhas de alface Manjerico fresco picado Informao Nutricional

Calorias: 287 kcal Protenas: 19 g Gorduras: 9 g Sdio: 787 mg Colesterol: 43 mg Carboidratos: 36 g Fibras: 0,5 g

Modo de preparo
Corte a tampa do po e retire o miolo. Refogue a abobrinha e a cenoura no azeite de oliva at secar. Misture a ricota esfarelada, o cream cheese, o frango desado, as azeitonas e o manjerico. Forre a cavidade de cada po com a folha de alface e preencha com a mistura, leve a geladeira para rmar. Aps estar rme corte o po em rodelas e sirva.
17

Salada de folhas verdes com molho agridoce


Ingredientes para 12 pores
Salada mao de alface americana (120g) mao de agrio (120g) 2 tomates (100g) Molho 1 laranja (170g) 2 colheres de sobremesa de acar (10g) 1 pote de iogurte (160ml) 2 colheres de sopa de maionese light (35g) 1 colher ch de sal (4g)
Informao Nutricional (por poro) Calorias: 19 kcal

Protenas: 0,9 g Gorduras: 0,6 g Sdio: 134,7 mg Colesterol: 0,6 mg Carboidratos: 2,7 g Fibras: 0,2 g

Modo de preparo
Lave as folhas e o tomate. Pique as folhas de alface e separe as folhas de agrio. Pique os tomates em cubos pequenos. Monte a salada em uma travessa grande e reserve. Lave a laranja, esprema o suco e separe aproximadamente 5 colheres de sopa. Em uma panela pequena, derreta o acar no suco de laranja e deixe esfriar. Misture os demais ingredientes do molho e sirva sobre a salada.

Sopa de feijo com couve


Ingredientes para 12 pores
Informao Nutricional (por poro)

4 xcaras (ch) de feijo cozido sem tempero 1 litro de caldo de carne feito em casa 6 dentes de alho picadinhos 1 colher (sopa) de leo 2 xcaras (ch) de couve picada 1 xcara (ch) de cenoura cortadas em cubinhos 1 xcara (ch) de talos de salso cortados em cubinhos 1 tomate sem pele e sem sementes

Calorias: 199 kcal Protenas: 11 g Gorduras: 3 g Sdio: 56 mg Colesterol: 0 mg Carboidratos: 34 g Fibras: 1 g

Modo de preparo

Bata o feijo com metade do caldo de carne no liquidicador e reserve. Refogue o alho no leo, junte a couve picada, espere murchar, acrescente a cenoura, o salso e o tomate. Junte o restante do caldo de carne e o contedo do liquidicador, mexendo at ferver. Abaixe o fogo, mantenha a panela semi tampada e v mexendo de vez em quando at obter a consistncia desejada.

18

Mufn de espinafre com queijo


Ingredientes para 12 pores
2 colher (sopa) manteiga xcara (ch) leite Informao Nutricional 1 xcara (ch) espinafre (folhas) (por poro) Calorias: 111 kcal 2 ovos Protenas: 5,4 g 1 xcara (ch) farinha de trigo integral Gorduras: 5 g 2 colher (ch) fermento em p Sdio: 40 mg 1 coherl (sopa) acar Colesterol: 51 mg colher (sopa) sal Carboidratos: 12 g xcara (ch) queijo mussarela (em cubos) Fibras: 1,8 g 1 colher (sopa) semente de gergelim preto

Modo de preparo
Preaquea o forno (180C). Unte as forminhas com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Derreta a margarina (1 col sopa). No liquidicador, bata o leite e o espinafre. Junte os ovos e a margarina derretida e bata. Reserve. Peneire os ingredientes secos (as farinhas, o fermento, o acar e o sal) em uma tigela grande. Faa um buraco no centro e despeje a mistura de espinafre. Misture com uma colher at a farinha absorver todo o lquido. Coloque 2 colheres (sopa) de massa em cada forminha, salpique os pedaos de queijo, cubra com mais 1 colher de massa e polvilhe com o gergelim preto. Leve ao forno por 20 minutos.

Empanados de peixe
Ingredientes para 12 pores
1 cebola bem picada 1 colher (sopa) de leo 300g de l de pescada 1 colher (ch) sal 4 colheres (sopa) de pur de tomates 1 xcara (ch) de leite desnatado xcara (ch) de farinha de trigo

Informao Nutricional (por poro) Calorias: 58 kcal

Para empanar 2 claras 1 xcara (ch) de farinha de rosca xcara (ch) de fub 2 colheres (sopa) de leo

Protenas: 4 g Gorduras: 2 g Sdio: 91 mg Colesterol: 9 mg Carboidratos: 7 g Fibras: 0,06 g

Modo de preparo

Refogue a cebola no leo, junte o peixe, sal e pur de tomates e cozinhe at o peixe desmanchar. Adicione o leite, quando ferver, junte a farinha, mexa bem at formar uma bola que desgrude da panela. Coloque em um recipiente e, quando frio, abra a massa em uma superfcie enfarinhada. Corte no formato desejado (redondo, estrela, tringulo). Misture a farinha de rosca e o fub. Bata as claras e passe os croquetes por ela. Empane na mistura. Coloque em uma assadeira untada com leo e pincele o restante nos croquetes. Leve ao forno preaquecido por 10 minutos , vire o lado e asse por mais 10.
19

Sorbet de abacaxi
Ingredientes para 20 pores
1 xcara de ch de acar (190g) xcara de ch de gua (110ml) 1 abacaxi mdio (1,7kg) Suco de 1 limo grande (30ml) Suco de 1 laranja mdia (75ml) Raspas de 1 limo para polvilhar (4g)
Informao Nutricional (por poro) Calorias: 79 kcal

Protenas: 0,3 g Gorduras: 0,3 g Sdio: 0,8 mg Colesterol: 0 mg Carboidratos: 20 g Fibras: 0,8 g

Modo de preparo
Dissolva o acar em uma panela com gua e deixe ferver por 2 a 3 minutos at que a calda que transparente. Deixe esfriar. Lave o abacaxi, descasque e corte em cubos. Depois bata em liquidicador at obter um pur. Junte a calda fria de acar, o suco de limo, o suco de laranja e bata. Leve ao congelador por 24 horas e bata com auxlio de uma colher antes de servir. Sirva com raspas de limo.

Picol de fruta
Ingredientes para 8 pores

Informao Nutricional (por poro) Calorias: 66 kcal

1 xcara (240 ml) de gua fervente 85 g de gelatina de fruta de qualquer sabor (03 caixinhas) 1 banana 1 xcara (240 ml) de iogurte natural

Protenas: 3,5 g Gorduras: 0,09 g Sdio: 93 mg Colesterol: 0 mg Carboidratos: 12,6 g Fibras: 0,21 g

Modo de preparo
Junte a gua e a gelatina no liquidicador e bata at a gelatina dissolver. Adicione a banana, bata, depois adicione o iogurte e bata at car uma mistura homognea. Despeje o lquido em formas de picol e congele at endurecer. Voc tambm pode usar copos de plstico se no tiver forma de picol. Neste caso, insira palitos de madeira nos copos antes que o picol congele por completo.

20

Vitamina de Framboesa e Abacaxi


Ingredientes para 8 copos
2 xcaras (ch) de leite de soja gelado 1 xcara (ch) de framboesa congelada 2 fatias de abacaxi picadas
Informao Nutricional (por poro) Calorias: 98 kcal

Protenas: 5,0 g Gorduras: 3,0 g Sdio: 116 mg Colesterol: 0 mg Carboidratos: 13,4 g Fibras: 6 g

Modo de preparo
No liquidicador, coloque o leite de soja, a framboesa e bata at car homogneo. Junte o abacaxi e bata novamente at formar uma mistura cremosa. Coloque em copos altos e sirva em seguida.

DICAS

Para facilitar o preparo, retire a framboesa congelada do freezer 5 minutos antes de bater. Utilize o abacaxi bem maduro ou substitua por uma embalagem de polpa de abacaxi.

Suco de bolinhas de frutas


Ingredientes para 8 copos
1/4 de melancia 1/2 melo 2 carambolas Suco de 8 laranjas
Informao Nutricional (por poro) Calorias: 150 kcal

Protenas: 3 g Gorduras: 0,5 g Sdio: 7 mg Colesterol: 0 mg Carboidratos: 38 g Fibras: 0,9 g

Modo de preparo
Com um boleador (utenslio para moldar bolinhas de frutas e vegetais), faa bolinhas de melancia e melo. Reserve. Lave a carambola, corte em fatias e retire as sementes. Disponha as frutas em copinhos e regue com o suco de laranja.
21

Balanc! Balanc!

vida moderna trouxe muitas facilidades para as famlias brasileiras, mas tambm provocou uma mudana de hbitos e comportamentos que prejudicam. A televiso, o computador e o vdeo game se tornaram verdadeiras babs eletrnicas.

O risco de desenvolver a obesidade cinco vezes maior em crianas que assistem a mais de cinco horas de TV por dia, comparado s crianas que assistem at duas. Quanto mais comodidade, menos movimento e, consequentemente, menos gasto energtico. Isso interfere diretamente no peso da criana. A atividade fsica desejvel para o ser

22

preciso se mexer!

humano em todas as idades e, portanto, deve ser estimulada. Alm de desenvolver a fora muscular, flexibilidade e resistncia, aperfeioa a coordenao motora, estimula o metabolismo sseo, aumentando a capacidade respiratria e cardaca. Tambm melhora o humor e o apetite, previne a obesidade, e em longo prazo, diminui o risco de hipertenso, diabetes e cardiopatia isqumica (arteriosclerose). A criana deve ter a liberdade de se movimentar de acordo com o seu nvel de desenvolvimento. A partir dos seis meses de idade, j existem exerccios estimuladores: um cercado permite criana observar o ambiente, brincar e se apoiar para ficar de p. A partir dos

dez meses a criana deve ter espao para engatinhar e depois comear a andar com apoio. A partir de um ano de vida, as crianas devem ser estimulados a praticar alguma atividade fsica. No pr-escolar, de quatro a sete anos, so indicadas atividades como caminhar, correr, pular, subir, nadar. Isso pode ser feito por meio de jogos, que visam aperfeioar a coordenao motora. Entre oito e onze anos, os pais j podem pensar em um esporte favorito, inclusive com aspecto competitivo. Aos 12 anos, treinamentos visando resultados so recomendados.

23

Mais informaes consulte o site do InCor HCFMUSP No site voc pode conhecer o programa completo, alm de encontrar informaes confiveis, dicas e estratgias de alimentao, condicionamento fsico e qualidade de vida.

www.incor.usp.br www.meupratinhosaudavel.com.br

Patrocnio:

You might also like