You are on page 1of 5

ABC da Catequese

abcdacatequese.com

COROA DE ADVENTO Significado e uso da Coroa de Advento

Descrio Consiste numa coroa feita com ramos verdes e flores, na qual se inserem 4 velas, que significam as 4 semanas de preparao para o Natal, ou seja, o Advento. Trata-se de um suporte, normalmente redondo, com um aro de arame ou madeira, revestido de ramos vegetais ou de musgo: ou seja, uma coroa entranada com uma verdura que se conserva, como os fetos. em flores. o!re ela colocam-se quatro velas novas, de cor uniforme ou variada, como se prefira. A coroa coloca-se so!re uma mesa, ou so!re um tronco de "rvore, ou pendura-se elegantemente do tecto. As 4 velas so acesas # medida que os 4 domingos de Advento se vo cumprindo. No in$cio da primeira semana de Advento acende-se uma vela. No segundo %omingo, duas. & assim sucessivamente at' que, nas v'speras do Natal e no quarto %omingo, j" esto acesas em todas as cele!ra(es )dominicais e di"rias* as quatro velas. +mas, naturalmente, gastaram-se mais que outras. ,Tam!'m pode colocar-se uma quinta vela, !ranca no centro, na Noite de Natal: para

ABC da Catequese

abcdacatequese.com

e.pressar que o Advento foi tempo de preparao e ' mais importante o Natal, com as suas duas grandes semanas. /ode-se juntar tam!'m uma imagem do 0enino, dentro da pr1pria coroa de Advento.2

Histria 3 de origem germ4nica. No 5nverno, acendiam-se algumas velas que representavam o 6fogo do deus sol7, com a esperana de que a sua lu8 e o seu calor voltasse. 9s primeiros mission"rios aproveitaram esta tradio para evangeli8ar, relacionando-a com :esus Cristo. No s'c. ;<5 torna-se s$m!olo do Advento nas casas dos cristos. &ste uso difunde-se rapidamente e implanta-se tam!'m na Am'rica. No s'c. ;5; comeou a colocar-se a coroa de Advento nas igrejas. &.iste uma tradio que sugere o nome das quatro velas: vela da /rofecia, vela de =el'm, vela dos /astores, vela dos Anjos.

Uso da Coroa do Avento 9 seu uso tem-se difundido cada ve8 mais entre n1s. Ajuda a aprofundar a espera e a intensificar, em cada semana, a preparao para a vinda do en>or. A coroa est" formada por uma grande quantidade de s$m!olos. Com este s$m!olo da coroa, simples e din4mico, trata-se de ir criando uma atitude de espera, com o seu jogo num'rico, com o sim!olismo da lu8 do verde, e com uma apro.imao gradual que convida # preparao da vinda de Cristo :esus, ?u8 e <ida para todos. No meio de um mundo seculari8ado, que tende a cele!rar o Natal com slogans meramente comerciais, a coroa pode ser um pequeno s$m!olo dos valores que n1s, os cristos, vivemos nestes dias. Natal ' a festa da lu8: 69 povo que andava nas trevas, viu uma grande lu87. Cristo ' a ?u8 do mundo. 3 &le quem, com a ua vinda, nos ilumina e nos condu8iu # esperana.

ABC da Catequese

abcdacatequese.com

A coroa de Advento aponta para o crescendo da ?u8 de Cristo, que dissipa as trevas deste mundo. Ao acender semana ap1s semana os quatro c$rios da coroa, significamos os nossos passos de apro.imao # lu8 que vem so!re n1s e ' Cristo :esus.

Simbologia A sua forma circular indica a perfeio, a plenitude a que devemos aspirar na nossa vida de cristos. 9 c$rculo no tem princ$pio, nem fim. 3 sinal do amor de %eus que ' eterno, sem princ$pio e nem fim, e tam!'m do nosso amor a %eus e ao pr1.imo que nunca deve terminar. Al'm disso, o c$rculo d" uma id'ia de 6elo7, de unio entre %eus e as pessoas, como uma grande 6Aliana7. Como coroa, significa a dignidade, a reale8a que Cristo veio outorgar ao cristo, isto ', a >onra, a grande8a, a alegria, a vit1ria. )&m Ap 4,4--A Cristo aparece como so!erano e em Ap -4,-4 tem uma coroa na ca!ea como o pr1prio %eus*. 3 a 6coroa dos eleitos7. +ma coroa ' usada em diversas ocasi(es: a noiva no casamento, as crianas em certas festas, na sepultura como sinal de uma vida plena. A coroa de Advento significa tam!'m a plenitude dos tempos. 9s ramos verdes significam tam!'m o sen>orio de Cristo so!re a vida e a nature8a, dons de %eus. <erde ' a cor da vida e da esperana. %eus oferece-nos a sua graa, o seu perdo misericordioso e a gl1ria da vida eterna no final de nossa vida. A luz que se acende indica o camin>o, afasta o medo e fomenta a comun>o. A lu8 das velas ' s$m!olo de Cristo, lu8 do mundo. As quatro velas da coroa sim!oli8am cada uma das quatro semanas do Advento. Acende-se uma vela em cada semanaB uma na primeira, duas na segunda, trCs na terceira e quatro na quarta, sim!oli8ando a nossa ascenso gradual para a plenitude da lu8 do Natal. No inicio, vemos nossa coroa sem lu8 e sem !ril>o. Decorda-nos a e.periCncia da escurido do pecado. E medida que se vai apro.imando o Natal, vamos acendendo uma a uma as quatro velas, representando assim a c>egada do en>or :esus, lu8 do mundo, que dissipa toda a escurido, tra8endo aos nossos cora(es a reconciliao to esperada. 9 nFmero quatro tam!'m pode apontar para os quatro evangelistas, ou para os quatro mil anos que

ABC da Catequese

abcdacatequese.com

o /ovo :udeu esperou o 0essias.

Ora es da Coroa de Advento 3 costume, nos domingos de Advento, que as fam$lias e as comunidades se reFnam ao redor da coroa para re8ar. /ode comear-se por uma estrofe de um canto de Advento. /ode ler-se antes ou depois de acender a vela uma passagem !$!lica. Acende-se a vela que corresponde # semana em questo, acompan>ando, se poss$vel, com um canto, poema ou orao. ?C-se uma passagem da =$!lia )uma leitura prof'tica tirada das leituras da 0issa*, pr1pria do tempo do Advento e pode fa8er-se alguma orao ou meditao. /ode-se recitar uma poesia ou uma orao de esperana. /ode-se re8ar um /ai Nosso, Av'-0aria e Hl1ria, ou concluir com uma outra estrofe do canto de Advento. Acende-se na primeira semana uma vela, na segunda duas, etc.B pode fa8C-lo cada semana um mem!ro diferente da fam$lia ou do grupo. A coroa pode ser a!enada pelo sacerdote.

Utilizao nas celebra es lit!rgicas A coroa de Advento pode colocar-se no lugar mais conveniente # arquitectura da igreja: ao centro, perto do am!o, perto do altar. No se p(e so!re o altar. 9 importante ' que seja vis$vel e possa ser valori8ada. /ode guiar o itiner"rio de preparao para o Natal. /ode ser num lugar pr1.imo daquele onde colocaremos o pres'pio e, porventura, a "rvore de Natal. As velas devem ser suficientemente grossas, de cores iguais ou diferentes, de alturas iguais ou desiguais. No Natal pode estar perto do pres'pio. As velas podem-se acender durante o canto de entrada, logo no in$cio da cele!rao ap1s !reve monio, ou antes do acto penitencial, antes das leituras, ou ap1s a >omilia. +ma ou v"rias pessoas da comunidade levantam-se para acender as velas correspondentes. /odem-

ABC da Catequese

abcdacatequese.com

no ir fa8endo pessoas representativas: crianas, jovens, um casal, uma religiosa. Tam!'m pode ser o presidente da assem!leia a acender as velas. /ode-se acompan>ar este gesto com um canto ou leitura de um te.to, ou uma orao em conjunto. Na 0issa do -I %omingo de Advento, ao acender a coroa da igreja podem ser !en8idas as coroas das fam$lias presentes. &ste rito de acender a coroa com uma orao, fa8-se em todas as 0issas dominicais. Nos restantes dias, as velas esto acesas antes de comear a cele!rao. No Ditual das =Cnos )nn.-@GJ--@4@* e.iste uma !reve monio da coroa e um rito de !eno para o efeito.

Utilizao familiar ou em gru"os Kuando a coroa se utili8a na fam$lia, no grupo de catequese ou na escola, pode dar lugar a um simples e sentido momento de orao. A coroa do Advento deve ser colocada num lugar de destaque, pode ser um lugar pr1.imo daquele onde colocaremos o pres'pio e, porventura, a "rvore de Natal. A coroa pode ser feita em fam$lia, aproveitando a ocasio para ensinar #s crianas o sentido e o significado de tal s$m!olo. /odem-se repartir as fun(es de cada mem!ro da fam$lia durante a orao. +m pode ser o que acende a vela, outro o que lC a passagem !$!lica, outro que fa8 algumas preces, outro que fa8 algum coment"rio... A id'ia ' que todos possam participar e que seja uma ocasio de encontro familiar.

You might also like