You are on page 1of 12

LEGISLAO CITADA ANEXADA PELA COORDENAO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS - CEDI

LEI N 9.455, DE 7 DE ABRIL DE 1997


Define os Crimes de Tortura e d outras providncias.

O PRESIDENTE DA REPBLICA, fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 Constitui crime de tortura: I - constranger algum com emprego de violncia ou grave ameaa, causando-lhe sofrimento fsico ou mental: a) com o fim de obter informao, declarao ou confisso da vtima ou de terceira pessoa; b) para provocar ao ou omisso de natureza criminosa; c) em razo de discriminao racial ou religiosa; II - submeter algum, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violncia ou grave ameaa, a intenso sofrimento fsico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de carter preventivo. Pena - recluso, de dois a oito anos. 1 Na mesma pena incorre quem submete pessoa presa ou sujeita a medida de segurana a sofrimento fsico ou mental, por intermdio da prtica de ato no previsto em lei ou no resultante de medida legal. 2 Aquele que se omite em face dessas condutas, quando tinha o dever de evitlas ou apur-las, incorre na pena de deteno de um a quatro anos. 3 Se resulta leso corporal de natureza grave ou gravssima, a pena de recluso de quatro a dez anos; se resulta morte, a recluso de oito de dezesseis anos. 4 Aumenta-se a pena de um sexto at um tero: I - se o crime cometido por agente pblico; II - se o crime cometido contra criana, gestante, portador de deficincia, adolescente ou maior de 60 (sessenta) anos;
* Inciso II com redao dada pela Lei n 10.741, de 01/10/2003.

III - se o crime cometido mediante seqestro. 5 A condenao acarretar a perda do cargo, funo ou emprego pblico e a interdio para seu exerccio pelo dobro do prazo da pena aplicada. 6 O crime de tortura inafianvel e insuscetvel de graa ou anistia. 7 O condenado por crime previsto nesta Lei, salvo a hiptese do 2, iniciar o cumprimento da pena em regime fechado. Art. 2 O disposto nesta Lei aplica-se ainda quando o crime no tenha sido cometido em territrio nacional, sendo a vtima brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdio brasileira. Art. 3 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao.

LEGISLAO CITADA ANEXADA PELA COORDENAO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS - CEDI

Art. 4 Revoga-se o art.233 da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criana e do Adolescente. Braslia, 7 de abril de 1997; 176 da Independncia e 109 da Repblica. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Nelson A. Jobim

LEGISLAO CITADA ANEXADA PELA COORDENAO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS - CEDI

DECRETO-LEI N 3.689 DE 3 DE OUTUBRO DE 1941


Cdigo de Processo Penal

O Presidente da Repblica, usando da atribuio que lhe confere o artigo 180 da Constituio, decreta a seguinte lei: Cdigo de Processo Penal LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL .................................................................................................................................................... TTULO III DA AO PENAL .................................................................................................................................................... Art. 29. Ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal, cabendo ao Ministrio Pblico aditar a queixa, repudi-la e oferecer denncia substitutiva, intervir em todas os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e, a todo tempo, no caso de negligncia do querelante, retomar a ao como parte principal. Art. 30. Ao ofendido ou a quem tenha qualidade para represent-lo caber intentar a ao privada. .................................................................................................................................................... TTULO VII DA PROVA .................................................................................................................................................... CAPTULO IV DA CONFISSO Art. 197. O valor da confisso se aferir pelos critrios adotados para os outros elementos de prova, e para a sua apreciao o juiz dever confront-la com as demais provas do processo, verificando se entre ela e estas existe compatibilidade ou concordncia. Art. 198. O silncio do acusado no importar confisso, mas poder constituir elemento para a formao do convencimento do juiz. .................................................................................................................................................... LIVRO III DAS NULIDADES E DOS RECURSOS EM GERAL ....................................................................................................................................................

LEGISLAO CITADA ANEXADA PELA COORDENAO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS - CEDI

TTULO II DOS RECURSOS EM GERAL .................................................................................................................................................... CAPTULO III DA APELAO Art. 593. Caber apelao no prazo de 5 (cinco) dias: I - das sentenas definitivas de condenao ou absolvio proferidas por juiz singular; II - das decises definitivas, ou com fora de definitivas, proferidas por juiz singular nos casos no previstos no Captulo anterior; III - das decises do Tribunal do Jri, quando: a) ocorrer nulidade posterior pronncia; b) for a sentena do juiz-presidente contrria lei expressa ou deciso dos jurados; c) houver erro ou injustia no tocante aplicao da pena ou da medida de segurana; d) for a deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos.
* Artigo, caput, com redao determinada pela Lei n 263, de 23 de fevereiro de 1948.

1 Se a sentena do juiz-presidente for contrria lei expressa ou divergir das respostas dos jurados aos quesitos, o tribunal ad quem far a devida retificao.
* 1 com redao determinada pela Lei n 263, de 23 de fevereiro de 1948.

2 Interposta a apelao com fundamento no n III, c, deste artigo, o tribunal ad quem, se lhe der provimento, retificar a aplicao da pena ou da medida de segurana.
* 2 com redao determinada pela Lei n 263, de 23 de fevereiro de 1948.

3 Se a apelao se fundar no n III, d, deste artigo, e o tribunal ad quem se convencer de que a deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos, darlhe- provimento para sujeitar o ru a novo julgamento; no se admite, porm, pelo mesmo motivo, segunda apelao.
* 3 com redao determinada pela Lei n 263, de 23 de fevereiro de 1948.

4 Quando cabvel a apelao, no poder ser usado o recurso em sentido estrito, ainda que somente de parte da deciso se recorra.
* 4 com redao determinada pela Lei n 263, de 23 de fevereiro de 1948.

Art. 594. O ru no poder apelar sem recolher-se priso, ou prestar fiana, salvo se for primrio e de bons antecedentes, assim reconhecido na sentena condenatria, ou condenado por crime de que se livre solto.
* Artigo com redao determinada pela Lei n 5.941, de 22 de novembro de 1973.

Art. 595. Se o ru condenado fugir depois de haver apelado, ser declarada deserta a apelao. Art. 596. A apelao da sentena absolutria no impedir que o ru seja posto imediatamente em liberdade.
* Artigo, caput, com redao determinada pela Lei n 5.941, de 22 de novembro de 1973.

Pargrafo nico. A apelao no suspender a execuo da medida de segurana aplicada provisoriamente.


* Pargrafo nico com redao determinada pela Lei n 5.941, de 22 de novembro de 1973.

LEGISLAO CITADA ANEXADA PELA COORDENAO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS - CEDI

Art. 597. A apelao de sentena condenatria ter efeito suspensivo, salvo o disposto no art.393, a aplicao provisria de interdies de direitos e de medidas de segurana (artigos 374 e 378), e o caso de suspenso condicional de pena. Art. 598. Nos crimes de competncia do Tribunal do Jri, ou do juiz singular, se da sentena no for interposta apelao pelo Ministrio Pblico no prazo legal, o ofendido ou qualquer das pessoas enumeradas no art.31, ainda que no se tenha habilitado como assistente, poder interpor apelao, que no ter, porm, efeito suspensivo. Pargrafo nico. O prazo para interposio desse recurso ser de 15 (quinze) dias e correr do dia em que terminar o do Ministrio Pblico. Art. 599. As apelaes podero ser interpostas quer em relao a todo o julgado, quer em relao a parte dele. Art. 600. Assinado o termo de apelao, o apelante e, depois dele, o apelado tero o prazo de 8 (oito) dias cada um para oferecer razes, salvo nos processos de contraveno, em que o prazo ser de 3 (trs) dias. 1 Se houver assistente, este arrazoar, no prazo de 3 (trs) dias, aps o Ministrio Pblico. 2 Se a ao penal for movida pela parte ofendida, o Ministrio Pblico ter vista dos autos, no prazo do pargrafo anterior. 3 Quando forem dois ou mais os apelantes ou apelados, os prazos sero comuns. 4 Se o apelante declarar, na petio ou no termo, ao interpor a apelao, que deseja arrazoar na superior instncia sero os autos remetidos ao tribunal ad quem onde ser aberta vista s partes, observados os prazos legais, notificadas as partes pela publicao oficial.
* 4 acrescentado pela Lei n 4.336, de 1 de junho de 1964.

Art. 601. Findos os prazos para razes, os autos sero remetidos instncia superior, com as razes ou sem elas, no prazo de 5 (cinco) dias, salvo no caso do art.603, segunda parte, em que o prazo ser de 30 (trinta) dias. 1 Se houver mais de um ru, e no houverem todos sido julgados, ou no tiverem todos apelado, caber ao apelante promover extrao do traslado dos autos, o qual dever ser remetido instncia superior no prazo de 30 (trinta) dias, contado da data da entrega das ltimas razes de apelao, ou do vencimento do prazo para a apresentao das do apelado. 2 As despesas do traslado correro por conta de quem o solicitar, salvo se o pedido for de ru pobre ou do Ministrio Pblico. Art. 602. Os autos sero, dentro dos prazos do artigo anterior, apresentados ao tribunal ad quem ou entregues ao Correio, sob registro. Art. 603. A apelao subir nos autos originais e, a no ser no Distrito Federal e nas comarcas que forem sede de Tribunal de Apelao, ficar em cartrio traslado dos termos essenciais do processo referidos no art.564, III.

LEGISLAO CITADA ANEXADA PELA COORDENAO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS - CEDI

Art. 604. (Revogado pela Lei n 263, de 23/02/1948). ................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................

LEGISLAO CITADA ANEXADA PELA COORDENAO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS - CEDI

DECRETO-LEI N 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940


Cdigo Penal

PARTE GERAL .................................................................................................................................................... TTULO VIII DA EXTINO DA PUNIBILIDADE .................................................................................................................................................... Causas interruptivas da prescrio Art. 117. O curso da prescrio interrompe-se:
* Artigo, caput, com redao dada pela Lei n 7.209, de 11 de julho de 1984.

I - pelo recebimento da denncia ou da queixa;


* Inciso I com redao dada pela Lei n 7.209, de 11 de julho de 1984.

II - pela pronncia;
* Inciso II com redao dada pela Lei n 7.209, de 11 de julho de 1984.

III - pela deciso confirmatria da pronncia;


* Inciso III com redao dada pela Lei n 7.209, de 11 de julho de 1984.

IV - pela sentena condenatria recorrvel;


* Inciso IV com redao dada pela Lei n 7.209, de 11 de julho de 1984.

V - pelo incio ou continuao do cumprimento da pena;


* Inciso V com redao dada pela Lei n 9.268, de 01/04/1996.

VI - pela reincidncia.
* Inciso VI com redao dada pela Lei n 9.268, de 01/04/1996.

1 Excetuados os casos dos incisos V e VI deste artigo, a interrupo da prescrio produz efeitos relativamente a todos os autores do crime. Nos crimes conexos, que sejam objeto do mesmo processo, estende-se aos demais a interrupo relativa a qualquer deles.
* 1 com redao determinada pela Lei n 7.209, de 11 de julho de 1984.

2 Interrompida a prescrio, salvo a hiptese do inciso V deste artigo, todo o prazo comea a correr, novamente, do dia da interrupo.
* 2 com redao determinada pela Lei n 7.209, de 11 de julho de 1984.

Art. 118. As penas mais leves prescrevem com as mais graves. * Artigo com redao determinada pela Lei n 7.209, de 11 de julho de 1984. ................................................................................................................................................... PARTE ESPECIAL .................................................................................................................................................... TTULO XI DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA .................................................................................................................................................... CAPTULO III DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO DA JUSTIA (ARTIGOS 338 A 359)

LEGISLAO CITADA ANEXADA PELA COORDENAO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS - CEDI

Auto-acusao falsa Art. 341. Acusar-se, perante a autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 2 (dois) anos, ou multa. Falso testemunho ou falsa percia Art. 342. Fazer afirmao falsa, ou negar ou calar a verdade, como testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete em processo judicial, ou administrativo, inqurito policial, ou em juzo arbitral:
* Artigo, caput, com redao dada pela Lei n 10.268, de 28/08/2001

Pena - recluso, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa. 1 As penas aumentam-se de um sexto a um tero, se o crime praticado mediante suborno ou se cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal, ou em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta.
* 1 com redao dada pela Lei n 10.268, de 28/08/2001.

2 O fato deixa de ser punvel se, antes da sentena no processo em que ocorreu o ilcito, o agente se retrata ou declara a verdade.
* 2 com redao dada pela Lei n 10.268, de 28/08/2001.

................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................

LEGISLAO CITADA ANEXADA PELA COORDENAO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS - CEDI

CONVENO CONTRA A TORTURA E OUTRO TRATAMENTOS OU PENAS CRUIS, DESUMANOS OU DEGRADANTES


Adotada pela Resoluo 39/46, da Assemblia Geral das Naes Unidas, em 10 de dezembro de 1984. Os Estados Partes nesta Conveno, Considerando que, de acordo com os princpios proclamados na Carta das Naes Unidas, o reconhecimento dos direitos iguais e inalienveis de todos os membros da famlia humana constitui o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo, Reconhecendo que estes direitos derivam da dignidade inerente pessoa humana, Considerando a obrigao dos Estados, nos termos da Carta, especialmente do artigo 55, de promover o respeito universal e a observncia dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, Tendo em conta o artigo 5 da Declarao Universal dos Direitos Humanos e o artigo 7 do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos, que estabelecem que ningum ser submetido tortura ou a tratamentos ou penas cruis, desumanos ou degradantes, Levando tambm em considerao a Declarao sobre a Proteo de Todas as Pessoas contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruis, Desumanos ou Degradantes, adotada pela Assemblia Geral em 9 de dezembro de 1975, Desejando tornar mais eficaz a luta contra a tortura e outros tratamentos ou penas cruis, desumanos ou degradantes em todo o mundo, acordaram no seguinte: PARTE I ....................................................................................................................................................... Artigo 4 1. Cada Estado Parte assegurar que todos os atos de tortura sejam considerados crimes nos termos da sua lei penal. O mesmo aplicar-se- tentativa de infligir tortura e a todo ato praticado por qualquer pessoa que constitua cumplicidade ou participao em tortura. 2. Cada Estado Parte penalizar adequadamente tais crimes, levando em considerao sua gravidade.

Artigo 5 1. Cada Estado Parte tomar as medidas que sejam necessrias de modo a estabelecer sua jurisdio sobre os crimes previstos no artigo 4, nos seguintes casos: a) quando os crimes tenham sido cometido em qualquer territrio sob a sua jurisdio ou a bordo de um navio ou de uma aeronave registrada no Estado em apreo; b) quando o suposto criminoso for nacional do Estado em apreo; c) quando a vtima for cidad do Estado em apreo, se este o considerar apropriado.

LEGISLAO CITADA ANEXADA PELA COORDENAO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS - CEDI

2. Cada Estado Parte tambm dever tomar todas as medidas necessrias para estabelecer sua jurisdio sobre tais crimes nos casos em que o suposto criminoso encontrar-se em qualquer territrio sob sua jurisdio e o Estado no o extradite de acordo com o artigo 8 para qualquer dos Estados mencionados no pargrafo 1 deste artigo. 3. Esta Conveno no exclui qualquer jurisdio criminal exercida de acordo com o direito interno. ....................................................................................................................................................... Artigo 12 Cada Estado Parte assegurar que as suas autoridades competentes procedero a uma investigao rpida e imparcial sempre que houver motivos suficientes para se crer que um ato de tortura tenha sido cometido em qualquer territrio a sob sua jurisdio. Artigo 13 Cada Estado Parte assegurar que qualquer pessoa que alegue ter sido submetida a tortura em qualquer territrio sob a sua jurisdio tenha o direito de apresentar queixa e de ter o seu caso rpida e imparcialmente examinado pelas autoridades competentes do dito Estado. Sero adotadas providncias no sentido de assegurar a proteo do queixoso e das testemunhas contra qualquer maus-tratos ou intimidaes resultantes de queixa ou depoimento prestados. ....................................................................................................................................................... .......................................................................................................................................................

LEGISLAO CITADA ANEXADA PELA COORDENAO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS - CEDI

CONVENO INTERAMERICANA PARA PREVENIR E PUNIR A TORTURA


Os Estados Americanos signatrios da presente Conveno, Conscientes do disposto na Conveno Americana sobre Direitos Humanos, no sentido de que ningum deve ser submetido a torturas, nem a penas ou tratamentos cruis, desumanos ou degradantes; Reafirmando que todo ato de tortura ou outros tratamentos ou penas cruis, desumanos ou degradantes constituem uma ofensa dignidade humana e uma negao dos princpios consagrados na Carta da Organizao dos Estados Americanos e na Carta das Naes Unidas, e so violatrios dos direitos humanos e liberdades fundamentais proclamados na Declarao Americana dos Direitos e Deveres do Homem e na Declarao Universal dos Direitos do Homem; Assinalando que, para tornar efetivas as normas pertinentes contidas nos instrumentos universais e regionais aludidos, necessrio elaborar uma conveno interamericana que previna e puna a tortura; Reiterando seu propsito de consolidar neste Continente as condies que permitam o reconhecimento e o respeito da dignidade inerente pessoa humana e assegurem o exerccio pleno de suas liberdades e direitos fundamentais; Convieram no seguinte: .................................................................................................................................................... Artigo 6 Em conformidade com o disposto no artigo 1, os Estados Partes tomaro medidas efetivas a fim de prevenir e punir a tortura no mbito de sua jurisdio. Os Estados Partes assegurar-se-o de que todos os atos de tortura e as tentativas de praticar atos dessa natureza sejam considerados delitos em seu Direito Penal, estabelecendo penas severas para sua punio, que levem em conta sua gravidade. Os Estados Partes obrigam-se tambm a tomar medidas efetivas para prevenir e punir outros tratamentos ou penas cruis, desumanos ou degradantes, no mbito de sua jurisdio. Artigo 7 Os Estados Partes tomaro medidas para que, no treinamento de agentes de polcia e de outros funcionrios pblicos responsveis pela custdia de pessoas privadas de liberdade, provisria ou definitivamente, e nos interrogatrios, detenes ou prises, se ressalte de maneira especial a proibio do emprego de tortura. Os Estados Partes tomaro tambm medidas semelhantes para evitar outros tratamentos ou penas cruis, desumanos ou degradantes. Artigo 8 Os Estados Partes asseguraro a qualquer pessoa que denunciar haver sido submetida a tortura, no mbito de sua jurisdio, o direito de que o caso seja examinado de maneira imparcial. Quando houver denncia ou razo fundada para supor que haja sido cometido ato de tortura no mbito de sua jurisdio, os Estados Partes garantiro que suas autoridades procedero de ofcio e imediatamente realizao de uma investigao sobre o caso e iniciaro, se for cabvel, o respectivo processo penal.

LEGISLAO CITADA ANEXADA PELA COORDENAO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS - CEDI

Uma vez esgotado o procedimento jurdico interno do Estado e os recursos que este prev, o caso poder ser submetido a instncias internacionais, cuja competncia tenha sido aceita por esse Estado. Artigo 9 Os Estados Partes comprometem-se a estabelecer, em suas legislaes nacionais, normas que garantam compensao adequada para as vtimas de delito de tortura. Nada do disposto neste artigo afetar o direito que possa ter a vtima de outras pessoas de receber compensao em virtude da legislao nacional existente. ....................................................................................................................................................... .......................................................................................................................................................

You might also like