You are on page 1of 36

1

INSTITUTO AVM CURSO DE PS-GRADUAO NO NVEL LATO SENSU DE GESTO EM SEGURANA CORPORATIVA

CLEIDSON JOS ROCHA VASCONCELOS

A PREPARAO DO AGENTE DE SEGURANA PRIVADA PARA O ENFRENTAMENTO NO CONFRONTO ARMADO DA VIOLNCIA URBANA

Braslia 2012

CLEIDSON JOS ROCHA VASCONCELOS

A PREPARAO DO AGENTE DE SEGURANA PRIVADA PARA O ENFRENTAMENTO NO CONFRONTO ARMADO DA VIOLNCIA URBANA

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Instituto A Vez do Mestre, como requisito parcial para a obteno do Grau de Especialista em Segurana Corporativa. .

Orientador: Jacinto Rodrigues Franco

Braslia 2012

CLEIDSON JOS ROCHA VASCONCELOS

A PREPARAO DO AGENTE DE SEGURANA PRIVADA PARA O ENFRENTAMENTO NO CONFRONTO ARMADO DA VIOLNCIA URBANA

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Instituto A Vez do Mestre, como requisito parcial para a obteno do Grau de Especialista em Segurana Corporativa.

Aprovado em: ______/________________/______

COMISSO DE AVALIAO

_______________________________________________ Presidente

__________________________________________________ 1 Membro

_______________________________________________________ Membro

minha

famlia como

amigos,

uma pela

homenagem

recompensa

execuo deste trabalho diante da grandeza de suas pessoas.

AGRADECIMENTOS

Ao meu Orientador Jacinto Rodrigues Franco meus sinceros agradecimentos pela orientao firme e objetiva na realizao deste trabalho. Aos meus pais pelo amor com que me conceberam e educaram, pelas inmeras horas que velaram meu sono, e pelas palavras de incentivo a cada tropeo de minha jornada, minha eterna gratido. A todos aqueles que direta ou indiretamente colaboraram para este projeto fosse concludo.

SUMRIO

1 1.1 2 3 3.1 3.1.1 3.1.2 3.2 3.2.1 3.2.2 3.3 3.3.1 3.3.2 3.4 3.4.1 3.4.2 3.5 3.5.1 3.5.2 3.6

INTRODUO..................................................................................................8 OBJETIVO ..........................................................................................................9 PROCESSO METODOLGICO ..................................................................10 APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS..........................11 A VIOLNCIA URBANA................................................................................11 Estatsticas Relevantes.....................................................................................11 Abrangncia da Violncia ..............................................................................13 O CONFRONTO URBANO E SEUS EFEITOS..............................................14 Generalidades...................................................................................................15 Efeitos Psicolgicos do Combate Urbano.......................................................15 ANLISE DE RISCO.......................................................................................17 Percepo da ameaa.......................................................................................18 Reao................................................................................................................19 A PREPARO DO HOMEM PARA O COMBATE URBANO...................20 Aspectos gerais..................................................................................................20 Gradao do estado mental.............................................................................23 O TREINAMENTO DE TIRO PARA O CONFRONTO URBANO................24 A modernizao do combate e as evolues das tcnicas de tiro...............24 A dinmica do tiro de pistola e os treinos de tiro..........................................26 COMO A PREPARAO ADEQUADA PODER CONTRIBUIR PARA O SUCESSO DE UMA OPERAO REAL NOS PLOS DE VIOLNCIA....30

CONCLUSES E RECOMENDAES......................................................32 REFERENCIAS...............................................................................................35

A PREPARAO DO AGENTE DE SEGURANA PRIVADA PARA O ENFRENTAMENTO NO CONFRONTO ARMADO DA VIOLNCIA URBANA Cleidson Jos Rocha Vasconcelos 1; Jacinto Rodrigues Franco 2
Resumo: A sociedade atual vive em um mundo cada vez mais violento e o Estado por diversos motivos no consegue fornecer uma eficiente segurana aos povos modernos. Nesta conjuntura o mercado da segurana privada cresceu consideravelmente, vindo a ocupar lacunas deixadas pelo governo, por isso que o profissional desse sistema dever estar preparado altura do crescimento do setor. O profissional privado por estar inserido constantemente no meio da sociedade, labutando com valores das mais diversas espcies, no estar imune violncia urbana, pelo contrrio, estar sempre bem prxima dela, por esses motivos que devero ser preparados para saber evitar a violncia, entretanto tambm devero saber combat-la quando necessrio. Por muitas vezes esses profissionais estaro armados, fazendo escolta de valores ou de pessoas, estaro protegendo um estabelecimento comercial etc, sendo assim devero ser possuidores de diversas tcnicas avanadas de defesa e proteo, devero saber utilizar com percia diversos tipos de armamento, contudo esta preparao no acontecer repentinamente e sim com muito esforo e adaptao das doutrinas adotadas nas diversas escolas de formao desse tipo de profissional. neste contexto que a legislao dever estar atenta para contemplar os profissionais no somente com aumento da carga horria, mas com treinamentos modernos, dinmicos e realistas que insiram o aluno na sensao de estar enfrentando a violncia e ainda ter que cumprir a sua misso que proteger e o mais importante, aprender a sobreviver no meio da extrema violncia social.

PALAVRAS-CHAVE: Violncia urbana, tcnicas avanadas de defesa e proteo, treinamentos modernos.

Bacharel em Cincias Militares Departamento de Ensino e Cultura do Exrcito (DECEx)

1.

INTRODUO

A violncia urbana uma realidade que infelizmente se faz presente em todos os locais do globo terrestre, claro que em propores diferentes e peculiares de cada regio. Esta violncia por vezes se torna letal vindo a vitimar diversas pessoas inocentes que muitas vezes nada tem a ver com as falhas da estrutura social. Sabe-se que a violncia letal urbana multifacetada, ou seja, determinada por vrias causas, tais como o grande efetivo populacional nos centros urbanos, o desemprego, o incontrolvel crescimento da natalidade, a falncia do sistema educacional, a lentido da justia, a impunidade o anacronismo da legislao, o caos do sistema prisional, o desrespeito autoridade e pessoa humanas, entre outras. Ela, como fenmeno social, sempre esteve ligada incapacidade de controle e ou omisso do Estado. Neste cenrio que entra a necessidade da boa preparao segurana privado, justamente para cobrir os espaos que o Estado deixou de proteger, sendo assim o vigilante, o segurana de carro forte, o guarda costas etc, no poder se dar ao desleixo de no se preparar adequadamente, pois estar, de qualquer maneira, inserido no tecido social que por sua prpria natureza j hostil e violento. Dentro deste contexto, a eficiente preparao tcnica profissional desses profissionais se torna primordial e prioritria. Sendo assim, necessita-se um envolvimento estratgico eficaz e inteligente para minimizar a violncia que essas pessoas possam vir a sofrer e o mais importante, minimizar os efeitos colaterais que uma ao de um profissional despreparado possa causar na sociedade e em pessoas inocentes. muito importante que os profissionais privados entendam que no so policiais, mas que esto cumprindo um servio legalizado e amparado por legislaes especficas e, portanto se esto armados e fazendo escoltas ou vigiando uma grande empresa, muitas vezes sero a nica fora para conter uma violncia imediata. Se no forem eficazes, alm de no cumprir corretamente a misso a que se predispuseram, podero ainda por em risco o patrimnio e a vida de terceiros, alm da sua prpria vida. No sentido de analisar os fatos se questiona: A doutrina atual empregada pelas Escolas de Formao de Vigilantes est adequada para a preparao do profissional em face da atual violncia urbana? No sentido de direcionar a pesquisa em pauta, foram formuladas diversas questes de estudo que envolvem a problemtica desta investigao, conforme listadas abaixo: a) O que vem a ser a violncia urbana?

b) Quais as caractersticas do confronto urbano e seus efeitos? c) Como preparar o homem para o combate urbano? d) Como se fazer uma anlise de riscos? d) Como adequar a instruo de tiro para ser eficaz no enfrentamento armado? O presente estudo pretende ampliar o conhecimento com relao a violncia urbana e maneiras de evit-las antes de se tornar realmente um problema ou um enfrentamento armado e ainda abordar os conhecimentos necessrios para cont-la mesmo se j estiver se transformado em um confronto armado. Tudo tendo como referncia o que vem sendo empregado por instituies que j observam a necessidade de um treinamento mais dinmico para seus profissionais. Pretende-se, ainda, comprovar que somente um treinamento inteligente e que busque a iniciativa do profissional poder faz-lo obter alguma vantagem em face de possveis oponentes fora da lei e mostrar que os treinamentos de tiro realizado por anos no mais resistem a avanos tcnicos e tticos, que elevem o potencial do conjunto homem-arma, surgindo assim a necessidade de atualizao das tcnicas de tiro ensinadas nas escolas especializadas. Consequentemente, o presente estudo poder servir de subsdio para adaptaes no padro de treinamento e manuteno das escolas de segurana e estudos por parte dos legisladores. Vindo a colaborar e facilitar o xito de diversas outras aes futuras por parte de srios profissionais da segurana privada. Dentro desse contexto, o presente trabalho desenvolver-se- de uma forma escalonada. Inicialmente ser apresentado o ambiente operacional em que se insere o tema, suas caractersticas, especificidades e influencias. Em seguida faz-se necessrio caracterizar os aspectos inerentes do confronto armado e logo aps a preparao do Recurso Humano para o enfrentamento. Sero abordados, ainda, os aspectos tcnicos e tticos do emprego do armamento; as doutrinas de tiro a serem utilizadas na preparao do homem. E, por ltimo, como foco principal, situar o ator do cenrio (o profissional de segurana privado), no contexto geral da violncia contempornea e analisar a importncia da sua preparao.

1.1

OBJETIVO

O presente estudo pretende verificar como preparado o profissional de segurana privado e confrontar com as novas ideias doutrinrias, que visam desenvolver atributos

10

importantes no profissional fazendo com que os mesmos se antecipem aos problemas e possam combat-los se necessrio. A fim de viabilizar a consecuo do objetivo geral de estudo, foram formulados objetivos especficos, de forma a encadear logicamente o raciocnio descritivo apresentado neste estudo.

a. Descrever as caractersticas da violncia urbana; b. Descrever sobre o confronto urbano e os efeitos psicolgicos causados nos operadores desse ambiente; c. Abordar sobre a preparao do homem para o enfrentamento armado; d. Descrever sobre avaliao de riscos; e. Explicar sobre o treinamento de tiro para enfrentar a violncia; e f. Explicar concluindo como a preparao adequada e adaptada para a realidade profissional, poder contribuir para o sucesso de uma operao real nos plos de violncia.

2.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

Quanto natureza, o presente estudo utiliza o conceito de Pesquisa Aplicada, que objetiva gerar conhecimentos para aplicao prtica, dirigida soluo de problemas especficos. Quanto ao mtodo de abordagem que esclarece acerca dos procedimentos lgicos seguidos nesta investigao cientfica, e que viabilizaro a tomada de decises sobre o alcance da investigao, das regras de explicao dos fatos e da validade de suas generalizaes, o presente estudo enquadra-se no mtodo indutivo. Os aspectos doutrinrios quando se estabelece padres de preparao e treinamentos, se baseiam em experincia de profissionais que trabalham na segurana pblica e privada e tambm em treinamentos realizados por escolas de tiro e segurana no Brasil e no Exterior, onde se procurou conflitar o que j se tinha escrito a respeito do assunto. Tambm se observou doutrinas policiais que foram adapdatas para a atividade segurana privada e em diversos confrontos no cenrio da violncia. Tratou-se de um estudo bibliogrfico que, para sua consecuo, teve por mtodo a leitura exploratria e seletiva do material de pesquisa. A pesquisa bibliogrfica utilizou as seguintes tcnicas: levantamento da bibliografia; seleo da bibliografia; leitura analtica da bibliografia selecionada.

11

3. APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

A seguir sero abordados os principais conceitos necessrios contextualizao do tema em estudo quais sejam: A Violncia urbana, o confronto urbano e seus efeitos, a anlise de riscos, a preparao para do homem para o combate urbano, o treinamento de tiro para o combate urbano, bem como contribuies, da inteligente preparao profissional do segurana privado.

3.1

A VIOLNCIA URBANA

A violncia se transforma a cada dia, por diversos motivos ele cresce vertiginosamente nas diversas regies do Brasil. Aspectos culturais, polticos e socioeconmicos so fatores que contribuem sensivelmente para a exploso de diversos problemas conjunturais que desenvolvem diversas manifestaes de violncia regional. O Crescimento da criminalidade tambm eleva os sintomas de violncia na sociedade e isto ocorre principalmente pelo uso indevido de armamentos pesados. As principais causas do aumento do trfico de armas no Brasil so o crescimento da criminalidade com a expanso das atividades das organizaes criminosas; a permeabilidade dos quase 16.000 ( dezesseis mil) Km de fronteiras terrestres, com grande parte em linha seca e com inmeros locais de passagem para os pases vizinhos; o litoral extenso com cerca de 7.400 (sete mil e quatrocentos) Km e sem guarda costeira; a proximidade com pases que facilitam a importao de armas; e o atrativo de lucro certo elevado. O problema agravado pelo deficiente sistema de proteo e vigilncia da fronteira, em particular na regio Amaznica, onde existem numerosos campos de pouso clandestinos e farta malha hidroviria. A tudo isso se soma as areas de pobreza sem oferta de trabalho, a fiscalizao ineficaz, a corrupo, a impunidade e o fraco aparato dos rgos de segurana pblica. (FILHO, 2004, p. 83).

3.1.1 Estatsticas Relevantes

O aumento das taxas violncia est diretamente relacionado ao crescimento urbano acelerado, ou seja, apresenta-se um substancial crescimento da criminalidade, exatamente s capitais e s regies metropolitanas que apresentam urbanizao acelerada, alta concentrao de moradores nos bairros perifricos, com desigualdade social acentuada e m distribuio de

12

renda. Geralmente estes bairros no possuem infraestrutura bsica, ocorre ausncia de servios pblicos e falta de acesso para a justia, dando espao para grupos organizados se estruturarem, enfraquecendo o poder do estado e impondo as suas regras e diretrizes. Normalmente as atividades desenvolvidas nessas reas so financiadas pelo dinheiro ilcito de roubos e trfico de drogas. A violncia letal (violncia no seu grau extremo) uma realidade nacional, assim como os homicdios so efeitos do crescimento populacional das cidades brasileiras e diretamente ligados ao congelamento econmico, responsvel por criar um quadro de retrao social, principalmente para os jovens, pois os mesmos deixam de se inserirem no mercado formal de trabalho aumentando consideravelmente a queda de expectativa, restando apenas a procura por aes criminosas para poderem usufruir de algum tipo pondervel de riqueza . Apesar dos problemas citados, existem dados que comprovam que o Governo e a sociedade no ficaram e no esto de braos cruzados em relao aos graves problemas da segurana pblica, entretanto os dados tambm indicam que o pas ainda se encontra em uma situao de equilbrio instvel, aonde por diversas vezes ocorre a interiorizao da violncia, ou seja, a violncia migra dos grandes centros para outras reas menores em cidades do interior e ainda se espalha pelas grandes cidades em bairros com deficincias generalizadas em infraestrutura e segurana. No histrico de 30 anos que atualmente disponibiliza o Sistema de Informaes de Mortalidade do Ministrio da Sade consta que o Brasil passou de 13.910 homicdios em 1980 para 49.932 em 2010, um aumento de 259% equivalente a 4,4% de crescimento ao ano, mas segundo os censos nacionais a populao do pas, tambm cresceu, embora de forma bem menos intensa. Passou de 119,0 para 190,7 milhes de habitantes, crescimento de 60,3%. Considerando a populao, passamos de 11,7 homicdios em 100 mil habitantes em 1980 para 26,2 em 2010. Um aumento real de 124% no perodo ou 2,7% ao ano que faz com que no total desses 30 anos o pas j ultrapassou a casa de um milho de vtimas de homicdio. Infelizmente a mdia anual de mortes por homicdio no pas supera, e em casos de forma avassaladora, o nmero de vtimas em muitos e conhecidos enfrentamentos armados no mundo. Jlio Jacob Waiselfisz, no seu relatrio denominado Mapa da Violncia 2012 Os Novos Padres da Violncia Homicida no Brasil aborda sobre o citado acima ao explicar o Relatrio sobre o Peso Mundial da Violncia Armada (Geneva Declaration Secretariat.

13

Global Burden of Armed Violence. Sua, 2008) que tomou como base fontes considerada altamente confivel. Diz que o Relatrio constri o quadro de mortes diretas em um total de 62 conflitos armados no mundo, registrados entre 2004 e 2007 e conclui que nos 12 maiores conflitos, que representam 81,4% do total de mortes diretas, nos 4 anos foram vitimadas 169.574 pessoas. Nesses mesmos 4 anos, no total dos 62 conflitos, morrem 208.349 pessoas. No Brasil, pas sem disputas territoriais, movimentos emancipatrios, guerras civis, enfrentamentos religiosos, raciais ou tnicos, morreram mais pessoas (192.804) vtimas de homicdio, que nos 12 maiores conflitos armados no mundo. Mais ainda, esse nmero de homicdios se encontra bem perto das mortes no total dos 62 conflitos armados registrados nesse relatrio. Os dados supracitados podero dar a impresso que esto relacionados diretos as dimenses continentais do Brasil, porm seria errado pensar assim pois pases com nmero de habitantes semelhante ao do Brasil, como Paquisto, com 185 milhes habitantes, tm nmeros e taxas bem menores que os nossos. E nem falar da ndia, tambm elencada, com mais de 1 Bilho de habitantes.

3.1.2 Abrangncia da violncia

A violncia aqui relacionada ocorre quando, em situao de interao, um ou vrios atores agem de maneira direta ou indireta, macia ou esparsa, causando dano em uma ou mais pessoas em graus variveis, seja em sua integridade fsica, seja em sua integridade moral, em suas posses, ou em suas participaes simblicas e culturais (MICHAUD, 1989), porm a morte revela a violncia levada ao seu grau extremo. J criminalidade engloba todas as aes criminosas que envolvem violncia ou no mas que trazem conseqncias inesquecveis para os atores que dela participam. A criminalidade e a violncia so parceiras, pois se a violncia no se apresenta fisicamente, provavelmente se apresentar de forma moral, tornando necessrio que os atingidos ou potenciais vtimas, sempre tomem medidas proativas e preventivas, muitas vezes corretivas, por j terem sido vtimas de algum tipo de violncia, causada pelo desenvolvimento e aprimoramento da criminalidade. A maioria dos estudos recentes sobre violncia tem-se concentrado nas reas urbanas pelo fato das grandes questes sociais estarem localizadas principalmente nas grandes cidades, mesmo com o fenmeno da interiorizao. Segundo Dubet (1995), o espao urbano aparece como sintonia, smbolo, representao da civilizao das barbries modernas.

14

A manifestao de violncia letal ou no tambm ocorre por diversos fatores sociais que nada parecem ter em comum com a criminalidade cotidiana, mas que aumenta em muito as tristes estatsticas sobre o tema. Srgio Adorno explica, por meio do Dossi Excluso socioeconmica e violncia urbana (2002) que estas manifestaes ocorrem por tenses nas relaes intersubjetivas que se trata de um infindvel nmero de situaes, em geral envolvendo conflito entre pessoas conhecidas, cujo desfecho acaba, muitas vezes at acidental e inesperadamente, na morte de um dos contendores. Compreendem conflitos entre companheiros e suas companheiras, entre parentes, entre vizinhos, entre amigos, entre colegas de trabalho, entre conhecidos que freqentam o mesmo espao de lazer, entre pessoas que cruzam diariamente as vias pblicas, entre patres e empregados, entre comerciantes e seus clientes. Resultam em no poucas circunstncias, de desentendimentos variados a cerca da posse ou propriedade de algum bem, acerca das paixes no correspondidas, a cerca de compromissos no saldados. No mais das vezes revelam quanto o tecido social encontra-se sensvel a tenses e confrontos que, no passado, no pareciam convergir to abruptamente para um desfecho fatal. Pode-se entender que houve mudanas na sociedade e nos padres convencionais de delinqncia e violncia e em particular nos ltimos cinqenta anos. Novas formas de acumulao de capital e de concentrao industrial e tecnolgico; mutaes substantivas no processo de trabalho; transbordamento das fronteiras do Estado-Nao, promovendo acentuada mutao nas relaes de indivduos entre si, dos indivduos com o Estado e entre diferentes Estados, so fatores que repercutem tambm no domnio do crime, da violncia e dos direitos humanos. Na atualidade, cada vez mais, o crime organizado opera segundo moldes empresariais e com bases transnacionais. Os sintomas mais visveis da atual onda de violncia compreendem o uso de violncia excessiva mediante o uso de potentes armas de fogo, corrupo de agentes do poder pblico, desorganizando as formas convencionais de controle social, em uma onda de disseminao agrava-se o cenrio das graves violaes aos direitos humanos.

3.2

O CONFRONTO URBANO E SEUS EFEITOS

3.2.1 Generalidades

Geralmente neste tipo de combate as atividades de confronto ocorrem a reduzidas

15

distncias entre os oponentes. Sendo assim o tempo de reao se torna muito curto, valorizando sempre o condicionamento adquirido nos treinamentos. Alm do pouco tempo ainda pode-se encontrar pessoas inocentes circulando pelas ruas e ainda pequenos ambientes com pouco espao para combater As pequenas distncias tambm tornam o combate muito mais pessoal, quase que particular. E isto tem um efeito devastador sobre o nvel de estresse do combatente. O perigo de morte espreita a todo o momento, elevando o grau de ateno ao mximo e conseqentemente acelerando o desgaste mental e fsico. (MARCELO AUGUSTO, 2011). Comea ento a surgir o medo da morte e os efeitos do estresse se manifestam no atirador, podendo se tornar seu maior inimigo. Por isso muito importante ao profissional de segurana entender os efeitos psicolgicos para poder control-los e conseguir continuar na ao proposta.

3.2.2 Efeitos Psicolgicos do Combate Urbano

De acordo com Alexandre Flecha o ser humano em situao de estresse, tende a perder o seu raciocnio intelectual, trabalhando apenas com seu raciocnio intuitivo ou por meio de seu condicionamento psicomotora. Assim o seu conhecimento de quando atirar fica prejudicado. Situaes como essas podem gerar conseqncias irremediveis, como alvejar pessoas inocentes ou se deixar ser alvejado. Storani (2000, p. 8) explica que ao sofrer uma situao de estresse fsico e emocional, o indivduo desencadeia em seu organismo um conjunto de reaes que se denomina Reao de Alarme do Sistema Nervoso Simptico. Esta reao a resposta ao organismo se preparando para sobreviver situao de perigo, decidindo se ele fica e luta ou se foge razo pela qual tambm recebe a denominao de Reao de Fuga e Luta. Oliveira, Gomes e Flores (2001, p. 288) descrevem em detalhes, na obra Tiro de Combate Policial Uma Abordagem Tcnica, a reao do organismo em situao de estresse e quando se teme perder a vida:
O crebro manda o resultado de sua analise para o hipotlamo, glndula que controla as atividades mais importantes do organismo, e este envia comandos hipfise, glndula e funes mltiplas, situada no crnio. A hipfise libera substncias qumicas para a glndula suprarenal,que, por sua vez, joga adrenalina, noradrenalina, cortisona e outras substancias ativas

16

no sangue. Comeam, a seguir as reaes de defesa: o corao acelera, a presso sobe, os msculos se contraem, tudo em questo de segundos (...) O policial utiliza sua arma, sempre, sob circusntcias de grande estresse, originado pelo real temor em perder a vida. Este temor causa uma serie de efeitos sobe seu organismo. Inicialmente, h a chamada reao de alarme, quando a mente, atravs de um ou mais sentidos, percebe a existncia do perigo, desencadeando uma reao imediata no metabolismo. A presso arterial aumenta, o pulso acelera, a concentrao se intensifica, a respirao acelera e se torna ofegante, a adrenalina secretada em grande quantidade pelas glndulas supra-renais, diretamente na circulao sangunea. O sangue desviado para os grandes msculos prejudicando a irrigao para o crebro, em consequncia, a interferncia no raciocnio lgico, e o corpo se preparam para reagir fonte de perigo, e para, em ultima instancia, sobreviver.

Em situaes assim a adrenalina lanada na corrente sangunea, buscando instintivamente aumentar a fora fsica do indivduo, seu rendimento e diminuir a sensao de dor, necessita-se de tcnicas especiais para superar os problemas destas reaes de sobrevivncia. Os mesmos autores (p. 288), assim dissertam sobre os efeitos da adrenalina e da sua potencialidade a favor do atirador:
medida que a adrenalina circula no organismo, o corpo se prepara para um esforo muito grande. Esta mesma adrenalina a que faz o organismo suportar disparos de munies potentes, em locais onde a incapacitaro seria, normalmente imediata. Faz tambm pessoas comuns capazes de feitos surpreendentes, como erguer um automvel a fim de salvar algum muito prximo. A viso e a audio, tambm, tornam se, frequentemente, em tnel, ou seja, consegue-se apenas ver e ouvir o que imediatamente esta frente fixa no foco da ateno e a representao do perigo, prejudicando a viso e audio perifrica. O instinto de sobreviver leva o homem a concentrar todos os esforos no chamado reflexo de luta ou fuga, preparando-se par o memento do confronto.

O profissional de segurana que precisa usar a sua arma para se defender ou defender outra pessoa, poder passar pelas diversas influncias dos efeitos citados acima, alm de na ocasio de ter que realmente usar a arma, ficar em dvida a partir dos efeitos psicolgicos, com a criao de diversos bloqueios para a tomada de uma deciso, tais como o medo de responder um processo judicial pela ao, a deciso de ter que tirar a vida de algum, principalmente se for a primeira vez e ainda poder desenvolver bloqueios de ordem ideolgicas ou religiosas.

17

Tendo a possibilidade de participar destes diversos cenrios, o tiro do segurana privado tambm poder tecnicamente ser gravemente comprometido, poder haver contraes musculares que desviaro os disparos. Marcelo Augusto (2011) explica que nessas situaes ser ntido o aumento de gatilhadas (puxada violentas no gatilho fazendo com que os disparos sejam perdidos). Por isso faz-se de extrema importncia a execuo das tcnicas de disparo rpidos O surgimento da viso em tnel e da excluso auditiva tambm so caractersticas sempre presentes nos momentos de elevada tenso. A primeira se caracteriza por s enxergarmos o inimigo, excluindo do registro mental tudo o que acontece nossa volta. diferente do termo tnel de tiro, utilizado para designar setores de tiro estreitos, tambm chamados de seteiras, que so mais freqentes em reas edificadas. A segunda impede que ouamos um grito de alerta ou uma ordem, por exemplo, pois s temos ouvido para o oponente nossa frente. Aprender a disparar e acertar com os dois olhos abertos diminui a zona cega de onde pode surgir alguma ameaa letal. Treinamentos de situaes de estresse desenvolvem a capacidade de continuar agindo de forma racional e minimizam os efeitos negativos da adrenalina, mas nenhum treinamento simula a sensao de que voc est sendo atacado mortalmente. (MARCELO AUGUSTO 2011). Os efeitos e consequncias diretas da reao de alarme sobre atiradores so estudados por diversos especialistas, justamente por serem determinantes para um sucesso ou uma derrota no enfrentamento. Massad Ayoob, uma das maiores autoridades no assunto de combate ttico com armas em todo o mundo, escreveu em sua obra Stressfire em 1986, que nesses casos normal o aumento da frequncia respiratria, podendo levar hiperventilao e consequente vertigem, ainda levar o tremor e entorpecimento nas extremidades do corpo; aumento limiar da dor, provocando analgesia corporal; limitao da audio e ngulo de viso; perda da destreza com a arma de fogo; e perda da noo de espao de tempo. Com a explicao de Ayoob corroborada com todos os estudos supracitados, percebe-se que em um enfrentamento, muito mais do que estar atualizado nas doutrinas atuais de combate, o profissional dever estar tambm preparado psicologicamente e saber utilizar os fatores psicolgicos a seu favor ao invs de ser controlado por eles, alm de, ainda, tambm estar consciente das consequncias advindas de um ou vrios disparos oriundo de sua arma.

3.3

ANLISE DE RISCO

O marginal escolhe suas vtimas pesando quais sero os riscos em comparao aos

18

benefcios que sero alcanados. A escolha da vtima envolve levantar informaes e planejar a ao criminosa, neste ponto que a maior parte das pessoas tem a opo de se tornar um alvo mais difcil. Antes de pensar em reagir em uma situao de confronto, devemos mudar nossos hbitos de vida e comear a adotar pequenas regras no dia-a-dia para diminuir o risco de nos tornarmos vtimas. A proteo contra a violncia deve ser uma estrutura slida que trabalha em diferentes nveis para consolidar uma segurana plena. Muitas pessoas temem a violncia, mas no devemos ser dominados por este medo. Quando tememos em excesso transformamos o medo em parania

3.3.1 Percepo da ameaa

Certamente, para qualquer cidado ou profissional da segurana, conhecer e acreditar que uma determinada pessoa representa uma ameaa uma tarefa muito difcil, mas que poder ser realizada com segurana e com sucesso se for observadas algumas informaes importantes que a prpria leitura corporal do indivduo nos transmitir em forma de sinais a serem interpretados e que possivelmente nos mostrar as atitudes que a pessoa ir tomar. O marginal procura comparar os riscos e os benefcios que ter se agir. A primeira etapa o levantamento para a ao criminosa, em que h a escolha da vtima. Neste momento h diversos indicadores que chamam a ateno e que devem ser percebidos. Analisaremos os indicadores mais claros percepo do homem. Roupa Dependendo do clima da regio, ser muito simples suspeitar de uma pessoa que, por exemplo, usa um casaco de frio em uma cidade muito quente, pois poder estar com a vestimenta para camuflar uma arma ou coisa do gnero, alm de bons cobrindo causando sombras e cobrindo a face do rosto, significa que o individuo propositalmente esta se escondendo por estar planejando uma ao criminosa ou mesmo por j t- la executado. Acessrios O uso de acessrios em situaes desnecessrias, como bolsas que podem ocultar armas, luvas em lugares quentes, jornais etc. Posicionamento O marginal sempre ocupar posies que possa obter vantagem sobre a vtima, ento se deve suspeitar de pessoas prximo a portas de banco, pedindo esmola, no meio de um cruzamento movimentado sem ter motivo para permanecer uma pessoa por ali, por exemplo. Movimentao Sempre dever ser observado os olhos e mos de suspeitos, pois estes costumam se comunicar por sinais e olhares para membros da sua gangue, manusear rdios de tipo Walk Talk, celulares, armas brancas, armas de fogo etc.

19

Porte Fsico Tambm dever ser levado em considerao, pois bandidos com porte avantajados tendem a menosprezar vtimas mais franzinas. Alm dos indicadores citados acima, vrios estudos j abordaram sobre os efeitos de tenso que pessoas sofrem antes de cometer uma ao hostil e criminosa, esses sinais so desencadeados quase sempre em conjuntos com outros sinais se ansiedade e tenso, so eles: Face avermelhada, boca semiaberta, dentes cerrados, respirao rpida, movimentos repetitivos, muitas vezes exagerados, fechar punho, estalar dedos e articulaes, colocar mos atrs da cabea ou do pescoo, vrios tiques nervosos e olhar fixamente ou encarar sem conseguir discrio. Pode-se observar que uma ameaa poder estar se mostrando s vtimas de forma indireta, cabe estar atento e procurar sem nenhuma atitude paranoica desvendar sempre que possvel sinais como esses, interpret-los dentro de um contexto real e sem dvida alguma ficar sempre em condies de reagir se for a nica sada.

3.3.2 Reao

Reagir com sucesso depende de vrios fatores. Os animais em situaes de perigo preparam o seu corpo para fugir ou lutar. O ser humano em sua complexidade tem muitas outras sadas. A reao em geral dividida em reao passiva e reao ativa. (NAKAYAMA). A reao ativa se divide em reao letal e no letal, a reao no letal aquela que visa preservar a integridade fsica do agressor, com tcnicas e equipamentos apropriados, seguindo os modernos preceitos adotados ao redor do mundo em relao ao uso da fora, podendo at ser aplicada por profissionais de segurana ou policias, que provavelmente estaro equipados com equipamentos para tal fim, tambm podero ser usadas por cidado habilitados para isso. O uso da arma de fogo, mesmo no tendo o objetivo de matar ser considerado como reao letal. Para que um profissional da segurana privada possa realizar uma ao letal ter que primeiramente possuir uma arma de fogo, dever analisar a ameaa e no apenas empregar deliberadamente o seu armamento, pois nem sempre mesmo estando portando uma arma, esta dever ser empregada diante de uma ameaa. Dever ainda observar o lugar em que se encontra se, por exemplo, possui aglomerao de pessoas, se possui abrigos de fogos etc. Por fim avaliar se est realmente preparado para se defender ou defender algum tirando a vida de outra pessoa e se essa realmente a melhor maneira.

20

Para reagir deve-se primeiro entender a Inteno do marginal, ao mesmo tempo analisar seu comportamento e executar uma breve avaliao de risco. Esses itens so medidas fundamentais para a sobrevivncia. A anlise do comportamento dever ser feita por intermdio de leituras do indivduo. Dever ser feita a leitura dos sinais verbais e no verbais do marginal. Um indivduo drogado, bbado ou com nervosismo excessivo, pode mesmo por descuido, acidente, ou impercia matar a vtima. Se forem demonstrados sinais semelhantes pelo marginal, maior ser a necessidade de uma possvel reao. Entende-se por avaliao de risco, um estudo rpido, dinmico e objetivo, em que se coloca em questo a nossa capacidade de reao em relao ao inimigo, vindo a ponderar a distancia que nos encontramos o equipamento e armas que utilizamos tudo em comparao com as possibilidades do inimigo. Sendo assim, se houver uma correta preveno, mesmo assim percebemos a provvel ameaa e tivermos que reagir que o faamos, porm somente aps uma correta avaliao de risco que nos propicie uma vantagem competitiva diante do meliante, para isso devermos ter treinado vrias tcnicas evoludas, dinmicas e coerentes com as novas formas da violncia urbana.

3.4

A PREPARAO DO HOMEM PARA O COMBATE URBANO

3.4.1 Aspectos gerais

O homem de fundamental importncia em qualquer sistema de segurana e proteo, no adianta se ter bons equipamentos se no existir bons mdulos de instruo e tcnicas de ensino com metodologias dinmicas com tticas eficientes. A ttica sempre foi e deve ser, pelo menos - a arte, a cincia de fazer os homens combaterem com seu mximo de energia, mximo que somente pode dar a organizao contraposta ao medo (ARDANT DU PICQ). O combate urbano apresenta suas caractersticas peculiares de dificuldades das mais diversas, em um confronto desse tipo, por muitas vezes, estaremos sozinhos tendo que incapacitar um agressor ou mesmo em um aglomerado de pessoas e mesmo assim teremos que nos defendermos e a terceiros sem por em risco a vida de outras pessoas, mas independente do cenrio, temos que estar conscientes da deciso de reagir a uma ao criminosa e por consequncia atingir algum com um disparo de arma de fogo, por muitas vezes, vindo a tirar a vida da mesma. Somente com essa probabilidade e com o sentimento

21

do risco da morte, j encontraremos diversos fatores psicolgicos nos influenciando nas atitudes que tomamos. Entretanto deveremos estar preparados tecnicamente e

psicologicamente para enfrentar os efeitos vindos por intermdio do medo e do estresse. Essa preparao no acontecer de uma hora para outra, mas sim atravs de diversos trabalhos psicolgicos e estudos tcnicos e tticos sobre o assunto, incrementado com treinamentos prticos que simulem situaes reais, em que se possam desenvolver todas as influncias do estresse na simulao de combate. Qual a sensao se estar na frente de um indivduo armado disposto, no a intimid-lo, mas a mat-lo? Imagine a possibilidade de um ou vrios disparos chegar a seus ouvidos, alm de gritaria, medo e terror por todos os lados. Muitos de ns nunca passamos por uma situao real em que se coloca a prova nossa capacidade de superar nossos medos e colocar em prtica o que aprendemos. Geralmente no vivemos com perigo de vida iminente, mesmo os policiais por diversas vezes tem dias tranquilos com ocorrncias rotineiras e simples de se resolver, porm se em algum momento acontece algo que coloca as nossas vidas em perigo, a imprevisibilidade de nossas reaes dita se iremos viver ou morrer. Em um combate os ferimentos so reais, muitas vezes srios e podem demandar grandes cuidados mdicos posteriores. Alm disto, mesmo pequenos ferimentos podem levar a incapacitao parcial ou total. fato que um simples tiro de raspo pode afetar nossa concentrao, nossa confiana e nosso esprito de luta, alm de incapacitar certos movimentos. Muitas pessoas chegam a apresentar hipotenso ao verem sangue. Algumas chegam at a desmaiar ou vomitar. (NAKAYAMA). O Coronel da Policia Militar do Estado de So Paulo, Nilson Giraldi, pela sua experincia nas ruas violentas, descreve da seguinte maneira um confronto armado :
Os fatos, com a morte presente, desenrolam-se com extrema rapidez, dramaticamente e com as situaes se alternando a cada segundo, quase sempre com gritos, correrias, barulhos, pessoas desesperadas e em pnico, s vezes feridas e at morrendo. assustador! O agressor, com iniciativa e fator surpresa ao seu lado, atuando totalmente fora da lei e, normalmente, no dando a mnima importncia vida de terceiros, movimentando-se com rapidez, dispara sem qualquer raciocnio, esconde-se, coloca-se de tocaia. O final imprevisvel. (Tiro Defensivo na Preservao da Vida MTODO GIRALDI, p 11).

O controle da dor essencial, assim como a tranquilidade para lidar com sangue e ferimentos, tanto prprio como dos oponentes, alm disso, preciso estar preparado

22

psiquicamente, pois as cenas e os sons em um contexto de luta real diferem muito daqueles presenciados nos treinos, por mais realistas que estes possam ser. Nakayma explica que nos treinos, quando recebemos um golpe fatal ou quando estamos acuados ou se nos ferimos, damos uma pausa e depois continuamos. Este um hbito que pode criar condicionamentos desfavorveis, fatais num combate real (no qual, mesmo com grande desvantagem ou feridos, no podemos simplesmente jogar a toalha). O comedimento e o respeito frente ao nosso colega de treinamento tambm podem limitar nosso condicionamento, pois moldam nossa atitude. Numa luta real podemos desviar a ateno do adversrio com atitudes, gestos ou palavras por tempo necessrio para que se desfira um golpe fatal. Deve-se lembrar de que para sobreviver no h regras. O domnio do emocional do oponente pode estar em nossas palavras, assim como sua forma de lutar (com mais ou menos precauo). Intimid-lo, induzi-lo a erros, engan-lo pode ser uma forma de venc-lo. O controle emocional de fundamental importncia em um confronto, pois como os seus gestos e atitudes podero influenciar no estado emocional do oponente, os dele em relao a voc tambm poder lhe influenciar. Tente ficar sempre no controle da situao sem muita manifestao emocional. Tambm nunca tente bancar o heri subestimando o oponente por mais fraco que o mesmo parea ser. muito importante saber quando atacar, quando fugir e quando se defender. A habilidade motora e o ritmo cardaco, sem dvidas sero comprometidos drasticamente no combate e manifestar vrios efeitos. Dever se buscado pelos profissionais modernos uma resposta motora adequada, a fim de se evitar erros e se evitar o que se chama de Stray Shoot as balas perdidas e decises equivocadas. Ayoob (1986) aborda sobre o importante tema ao transcrever uma entrevista com um policial americano ferido em um confronto armado:
-No entendo o que aconteceu, consegui nos treinos de qualificao timos resultados atirando a oito metros, porm errei um ladro a dois metros que acabou me atingindo com um tiro

Assim como j citado, entende-se que somente uma preparao psicolgica adequada com treinamentos repetitivos, intensivos e prximos da realidade que levem a um desenvolvimento da memria muscular e automatizao dos reflexos, ajudar a aumentar um pouco a mobilidade nas faixas de batimentos cardacos altssimas, vindo a levar o atirador a um provvel sucesso em suas aes. Por todas essas necessidades, surge a necessidade dos treinamentos avanados e modernos de tcnicas de tiro.

23

3.4.2 Gradao do Estado mental

Para a obteno de uma boa percepo, deve-se buscar sempre que portando uma arma na cintura estar alerta. O Nvel de Alerta que a pessoa se encontra no momento da ameaa fator fundamental para o sucesso de uma ao defensiva, assim como o bom conhecimento do material, equipamento e da arma usada. Tambm chamado de concentrao ou gradao de estado mental, esses nveis de alerta so entendidos como o grau de ateno dispensada por uma pessoa armada e preparada a reagir em situaes crticas. Em uma escala de 0 a 4 se descreve os nveis de alerta do seguinte modo: Nvel 0 o estado de ateno em que as pessoas se encontram diariamente, geralmente dispersas e desligadas. uma atitude normal e no combatente em que no se espera problemas. Nesta situao podero tornar-se vtimas fceis dos agressores e no recomendada a reao sob o risco de serem gravemente feridas ou mortas pelo agressor. Para um profissional de segurana que pretende portar uma arma nunca dever fazer quando se encontrar neste nvel. Nvel 1 Este nvel de alerta o prximo do ideal para todo usurio de uma arma de fogo. Nesta condio, no esperamos quaisquer atos hostis, mas estamos conscientes de que atos hostis so possveis, consequentemente ficaremos atento aos acontecimentos relacionados a por exemplo, trnsito, pessoas a nossa volta. Conseguimos no nos distrair demasiadamente, sendo assim muitas situaes de perigo podero ser evitadas previamente, sem a necessidade do emprego da arma. Nvel 2 Nesta situao, geralmente a pessoa j procura identificar potenciais ameaas e vrias situaes de perigo. Seria o nvel ideal para um profissional portador de uma arma de fogo, porm muito desgastante. Neste nvel temos situaes tticas em mente e consideramos os acontecimentos que podem surgir que justifiquem o uso letal de nossas armas. Ainda, se exige, neste nvel constante observao e ateno. Para evitar desgaste do sistema nervo este nvel deve ser atingido e mantido por curtos perodos de tempo, geralmente quando transportando valores ou em locais desconhecidos. Nvel 3 Neste nvel, considerado a preparao para o estado de alerta mais alto, caracteriza-se por uma situao iminente e clara, porm ainda no em curso. Toda a ateno do agressor dever ser canalizada para as atitudes do agressor sem que se perca o que ocorre ao redor. Salientando que assaltantes no costumam agir sozinhos.

24

Nvel 4 Este o estado mais alto de alerta. Trata-se de uma atitude de combate, de defesa ou de ataque. Neste nvel nada mais resta ao usurio do que responder uma agresso em curso com sua arma, procurando agir da forma mais estudada e controlada possvel. A sua arma dever estar pronta, carregada e em mos e j se justifica o uso da fora letal. Para se obter sucesso e se manter nos nveis de alerta necessrios, muito importante um treinamento constante e uma antecipada conscientizao e estudo de como empregar uma arma de fogo em diversas situaes.

3.5

O TREINAMENTO DE TIRO PARA O CONFRONTO URBANO

Nos conflitos da ltima dcada do sculo passado, com as novas regras e cobranas referentes a efeitos colaterais dos combates, mortes de no combatentes e opinio pblica que os combates no interior de localidades comearam a sofrer mudanas significativas. Hoje preciso neutralizar o inimigo mais rapidamente e a curtas distncias, mas, com tcnicas e tticas para fazer isto, evitando causar baixas de civis e/ou dano desnecessrias localidade. (MARCELO AUGUSTO, 2011). 3.5.1 A modernizao do combate e a evoluo das tcnicas de tiro No sculo passado, nas grandes guerras, as cidades eram invadidas, mas somente aps imensos bombardeios realizados pela artilharia e pela aviao, geralmente no restavam nelas muitos inimigos. Como o armamento na 1 Guerra mundial era em sua maioria de repetio o ritmo de combate era lento e os combatentes se mantinham distantes em lados opostos um dos outros. Os armamentos se modernizaram e j na 2 Guerra mundial houve uma relativa acelerao no modo de combater devido adoo de armas semiautomticas e automticas. Na ocasio o combate comeou a aproximar os oponentes pela necessidade mais avanada de guerrear, porm ainda ocorria em campos de batalhas e os combates urbanos ainda se davam em reas fracamente habitadas e j esvaziadas, aps terem sido bombardeadas por completo . No Brasil o Exrcito foi que introduziu o esporte e a instruo de tiro e muita instituio policial, ainda mantm a doutrina de tiro de combate, onde o objetivo exterminar e destruir o inimigo o aniquilando da batalha. A consequncia que muitos policiais formadas por essas doutrinas ainda militares, disseminam esse conhecimento por escolas e clubes de tiros, traando assim um perfil de aprendizagem relativamente ultrapassado para os tempos atuais e principalmente para o combate urbano moderno .

25

O Oficial da PM do estado do Gois, Alexandre Flecha Campos, manifesta em um artigo cientfico de sua autoria a seguinte opinio sobre a doutrina de tiro das foras policias no Brasil:
Como podemos verificar, durante o perodo do regime militar as Polcias Militares do Brasil receberam uma influncia direta das Foras Armadas, e no que tange ao treinamento, este foi voltado para a perspectiva militar Tiro de Combate com enfoque na eliminao do inimigo, conforme a doutrina militar do Exrcito. Foi assim que, a partir da, formou-se uma cultura de treinamento para os policiais militares aos moldes do Exrcito, atravs de geraes de instrutores at que, com o advento da Constituio de 1988, que reforou uma srie de direitos, incluindo os contemplados na Declarao de Direitos Humanos,iniciou-se uma busca, mesmo que lenta, porm contnua, da adequao dos treinamentos especficos de armamento e tiro. Desta feita, com uma conotao policial voltada s questes atuais de segurana pblica que procura romper com a Doutrina de Segurana Nacional, luz de Lei e respeitando os Direitos Humanos.( A Importncia da preparao do policial quanto ao uso da fora letal REBESP, Goinia, n.1, v.1 )

O que se observa que as doutrinas de treinamento de tiro tanto das Foras Armadas como das foras policias e privadas precisam ser atualizadas e adaptadas para a conjuntura moderna do combate urbano, isto j esta ocorrendo em algumas instituies policiais e segmentos especficos das Foras Armadas e rgos afins. A instruo prtica em estande de tiro sempre orientada por um Instrutor de Tiro, o atirador sempre colocado em frente a um mesmo tipo de alvo (silhueta humanide padro Coltou outra semelhante), portando uma arma de fogo carregada, e para todas as sries de disparos o tiro comandado pelo instrutor. Segundo Storani (2000) no h, na prtica, a opo de deciso de no atirar ou em qual alvo atirar, a deciso de atirar sempre no alvo que estiver frente. Na instruo, no h trabalho que desenvolva e aprimore um gesto motor adequado, que parta de uma posio de expectativa com a arma de fogo para uma tomada de posio e enquadramento do alvo. O que deve ser buscado por profissionais da area de segurana que pretendem utilizar a sua arma em um propsito de sobreviver no combate urbano a ttica de tiro policial defensivo ou com um intuito semelhante. Claro que os fundamentos de tiro so imutveis, porm devem ser adaptados para o tiro de defesa, incluindo em seus treinamentos fatores que levem o atirador a vivenciar sensaes fsicas e psicolgicas que ocorrem no combate real. O treinamento esttico de tiro, apreendido nos bancos escolares e clube de tiro, onde tudo feito a comando, perdeu espao para um tiro prtico e dinmico, sempre revestido de carter defensivo voltado para a sobrevivncia do atirador em qualquer hiptese. Dentre os mtodos existentes no Brasil e j aplicado em diversos rgos destaca-se o mtodo Giraldi, que engloba um treinamento completo baseado sempre na prtica e imitao do confronto urbano real com suas inmeras possibilidades.

26

3.5.2 A dinmica dos treinos de tiro

A pessoa que se predispe a utilizar uma arma dever conhecer muito bem suas prprias capacidades e limitao, alm de ter em mente as possveis aes ofensivas que possa vir a sofrer. Claro que seria impossvel visualizar como cada ameaa poder surgir, porm pesquisando em protocolos de segurana, onde so abordadas estatsticas e casos verdicos, o profissional de segurana poder fazer anlises com a finalidade de traar um parmetro de regularidades e ocorrncias que possam sedimentar um plano de treinamento eficiente e prximo da realidade. O plano de treinamento dever ser sistematizado, de modo que o atirador que o realiza, dever estar no mesmo nvel de ativao e alerta que se encontraria se a situao fosse verdadeira, sendo necessrio para isso uma predisposio mental muito grande e uma grande concentrao nas atividades a serem desenvolvidas. importante que o atirador esteja consciente que o resultado a obter em um confronto armado estar diretamente relacionado com o seu mtodo de treinamento, por isso o treinamento dever ser realstico, forte e gradativo, ou seja, o atirador dever desenvolver tarefas com dificuldades crescentes que o leve finalmente a um cenrio prximo do combate propriamente dito. Como j estudado, em uma situao real de enfrentamento, os nveis de adrenalina do atirador estaro altssimos, produzindo consequentemente, um conjunto de reaes fsicas e orgnicas que ser de extrema importncia o atirador conhecer, antes de entrar em combate, e aprender a desenvolver estratgias pessoais de controle das mesmas. Nem todas as pessoas experimentam os efeitos causados pela adrenalina e pelo estresse, os quais normalmente esto ligados ao fator surpresa, sendo que aqueles que esto desprevenidos e so surpreendidos, muito provavelmente, experimentaro todos os efeitos como a diminuio das habilidades motoras, a confuso, o encurtamento da focalizao visual e auditiva, a acelerao da do batimento cardaco e uma excitao generalizada que poder gerar no atirador a sensao de que o tempo no passa ou mesmo que as coisas acontecem em cmera lenta e as distncias permanecem mais curtas. Porm aqueles que j se encontram num nvel de alerta considervel, por saber que a qualquer momento poder sofrer uma ao ameaadora, no sentir estes efeitos de maneira to intensa, pois j comeou a combat-los desde antes de se manifestarem. Dificilmente o profissional saber o nvel de prontido que dever permanecer, at porque muito desgastante e quase impossvel ficar por horas em alerta total, por isso

27

importante manter esses fatores em mente em quanto o atirador adestrado, para se condicionar a entrar e permanecer no mais alto nvel de alerta quando necessrio. Dever estabelecer sempre, um conjunto de respostas condicionadas s quais possa recorrer com garantia de sucesso, para isso tambm importante uma excelente condio fsica, pois quanto melhor o preparo fsico, menor ser os efeitos sofridos pelo corpo durante um confronto armado, sendo que desta forma resistir melhor ao rpido aumento do nvel de adrenalina e os efeitos da fadiga que naturalmente seguiro durante o combate. Ao precisar usar uma arma em um confronto, o atirador no ter tempo de parar para pensar, agir instantaneamente, por isso a importncia de se habituar nos treinamentos de tiro a realizar os procedimentos em situaes dinmicas em que o atirador ter sempre que se preocupar em no mais curto espao de tempo, ter sua arma pronta para o disparo e se preciso for o fazer e atingir como eficcia a ameaa que se deseja parar. O que pode acontecer nos treinamentos que algum atirador tenha alguma dificuldade na tomada de decises crticas e na falta de habilidade em manter a concentrao nas tarefas previstas, porm em uma situao real no h lugar para discusses mentais e os procedimentos devero estar automatizados e a ateno e concentrao voltados para o que acontece em sua volta, minimizando assim os riscos iminentes. Cabe salientar que quando a ameaa for neutralizada ser importante que se procure outros alvos em potencial, a fim de no ser surpreendido por outra ameaa que lhe escapou observao. Em treinamentos este procedimento dever ser treinado exaustivamente e incorporado sempre aos novos procedimentos. Os estudos relativos segurana e atividades policiais divulgam que nas situaes de confronto armado aonde foram executados disparos, em mais de 80% dos casos ocorreram a uma distncia no superior a 7 metros e sendo que a maioria ocorreu a mais ou menos 5 metros ou menos, o que d para entender que o treinamento a curtas distncias ser essencial para a formao do atirador. Estes relatrios de estudo ainda relatam que os confrontos so violentos, rpidos e que duram em mdia 3 segundos e que geralmente a ameaa estar em movimento, portanto no treinamento dever constar, rapidez, tiro em movimento, tiro com alvo em movimento e eficcia nos resultados. Os relatrios continuam descrevendo que na maioria das vezes, ou pelo menos em mais de 50%, existe mais de uma ameaa, fazendo agora necessrio a realizao de treinamentos em alvos mltiplos, de vrios tipos e em diversos cenrios onde se deve buscar no apenas o ato fsico de sacar e disparar a arma, mas tambm o entendimento visual do alvo e a anlise mental que determinar se ou no uma ameaa e se deve ou no ser acertada por disparos de arma de fogo.

28

O correto domnio da arma de fogo dever ser adquirido atravs de ma minuciosa prtica, aonde deve ocorrer constantemente por intermdio de treinos prximos da realidade com a finalidade de se buscar um conjunto de repostas controladas e automatizadas, e no de improvisao, o que ser a sada para quando o atirador tiver de enfrentar uma situao real de combate urbano envolvendo armas de fogo. O Tiro de Defesa a ser treinado numa concepo geral uma evoluo do tiro prtico, porm voltado para a atividade de defesa em um carter autodefensivo e no de esporte. Esse treinamento, antes de qualquer concepo, um tiro policial tcnico que adaptado para as diversas necessidades e muitas vezes assumindo outros nomes como Tiro instintivo, Tiro intuitivo, Tiro defesa, Tiro defensivo, Tiro de combate policial, dentre outra denominaes. O Tiro de Autodefesa consequentemente um tiro visado, em que a preciso buscada pelo perfeito enquadramento do alvo, nos fundamentos de tiro, mas tambm poder ser realizado com a visada condicionada, o seja por cima da arma, e j adaptada pela memria muscular. O profissional de segurana ou qualquer cidado que aplicarem s tcnicas propostas, certamente a usaro em legtima defesa ou de outrem e de forma rpida, no qual importa a velocidade da ao, qualidade e legitimidade. A qualidade esta diretamente ligada ao acerto em uma regio ou zona aonde existam vasos calibrosos ou rgos vitais, em que se atingidos por um ou poucos disparos incapacitar de imediato oponente. Nada adianta ser muito preciso se a ao no for rpida e determinante. As tcnicas e fundamento de tiro policial que existem so disseminadas foi desenvolvido por pessoas com conhecimento na rea que buscou diversas linhas de conhecimento, em outras fontes especializadas e outros pases. Serpa (2008, p.58) diz que no existem tcnicas certas ou erradas, e sim tcnicas mais evoludas que outras. Estas tcnicas so voltadas para as mais variadas necessidades funcionais e operacionais, algumas mais confiveis at surgirem evolues e adaptaes pelo surgimento de novos conceitos e procedimentos. O que se transformou em unanimidade que em uma atitude de tiro defensivo, o atirador dever procurar usar a mnima fora ao participar de uma ao, como j citado anteriormente, comeou-se a valorizar o ser humano e os seus direitos com maior responsabilidade. O conceito de tiro de defesa, a que se prope ser utilizado pelo profissional de segurana, sem dvidas uma mistura de vrias tcnicas estudadas e analisadas dentro de uma perspectiva da legitimidade para um profissional da segurana pblica ou privada, militares e cidado comuns que procuram se defender, pode inclusive ser chamado de

29

autodefesa, pois parte do princpio que para que possamos defender algum, primeiro precisaremos nos defender de forma eficiente para depois propiciarmos a defesa a quem quer que seja, porm para que o tiro de autodefesa seja eficiente e funcional a Doutrina ser sempre flexvel, acompanhando a evoluo e mudando procedimentos, se preciso for, para acompanhar as tendncias de defesa contra criminosos que operam nos dias atuais; O Treinamento dever ser constante, prtico, objetivo e o mais importante, sempre imitando o confronto urbano real, em que se devem buscar nos adestramentos um equilbrio nos vetores do Tiro de Autodefesa, PPS ( Procedimento, Preciso e Segurana) ou seja, nada adianta um atirador colocar todos os disparos bem acertados no alvo se no souber se abrigar corretamente, ou ento no sanar as diversas panes da sua arma, ou mesmo o contrrio ter excelente conduta de posio de tiro, por exemplo se abriga corretamente, mas quando dispara, os seus tiros no atingem a zona proposta. A segurana se busca em todos os exerccios e atividades reais de tiro e sempre dever ser crescente, no se admitir atitudes relapsas em relao Segurana. Para que um treinamento de tiro se enquadre nas propostas de Autodefesa, a Preparao mental e psicolgica (Mental Preparendness) se faz de fundamental importncia, inclusive com mdulos de treinamentos voltados especificamente para isso. Nos adestramentos devero ser colocadas situaes que se assemelhem com o estresse ocorrido durante um confronto, devero ser criadas ocasies que o atirador precise ser inteligente, visando raciocinar durante o combate e ainda parecer se encontrar em situao que tenha que lidar com a viso de tnel e aprender a sair dela, aprender a controlar a ansiedade, respirao, se movimentar em detrimento da rigidez muscular desenvolvida, dentre outras situaes que levem o atirador a buscar uma excelente desenvoltura trabalhando vrios aspectos psicolgicos. O atirador dever saber atirar em movimento, em alvos se movimentando, dever sempre que possvel saber atirar abrigado, realizar disparos em mltiplas ameaas, disparar por para-brisas, realizar trocas tticas de carregador e de emergncias por trmino de munio, realizar transio de armas, sanar as diversas panes de seu armamento. Guardadas a devidas propores para o tiro de defesa, o qual seleciona precisamente seus alvos, mas sabendo da importncia do condicionamento, analisemos o que o Coronel Dave Grosmam, do Exrcito Americano, autor de vrias obras importantes sobre combates, declara em um de seus livros: ... na ideia do Exrcito, o condicionamento leva o soldado a fazer a coisa certa no campo de batalha, atirar sem restries. O treinamento de autodefesa obviamente se veste de algumas diferentes caractersticas dependendo do profissional a ser treinado. As pistas de treinamentos podero ser adaptadas

30

para cada necessidade, mas a desenvoltura de combate deve ser buscada sempre, apenas dever ser observado os preceitos legais do emprego da fora.

3.6

COMO A PREPARAO ADEQUADA PODER CONTRIBUIR PARA O

SUCESSO DE UMA OPERAO REAL NOS PLOS DE VIOLNCIA.

Na execuo do treinamento de Segurana e Autodefesa o profissional poder encontrar mltiplos cenrios e ter que por diversas vezes interpretar e agir de acordo ao seu prprio entendimento, assumindo para si as consequncias gerais do desfecho do enfrentamento. Um bom profissional da segurana dever no somente apenas ver a ameaa e acertla com eficcia, como ouvir e sentir a aproximao ou influncia de alguma, para isso dever conhecer o som de um fechar de arma, o som do estampido de uma arma, dever ainda ter a percepo de que poder ser atacado por algum, pois se no estiver pronto para combater e for surpreendido, provavelmente no conseguir reagir ou assim far por puro instinto de sobrevivncia, podendo vir a certar outros alvos (pessoas) inocentes ou outras coisas que no estavam o ameaando. A denominao de tiro instintivo usada nas modalidades defensivas, para muitos especialistas j entrou em desuso, pelo fato de que a palavra instintiva denota algo que o homem far inconscientemente, apenas agindo pelo instinto natural das coisas, como por exemplo, ao levantarmos os braos para nos protegermos quando jogado algum objeto na nossa direo. Porm o tiro de defesa dever ser encarado como uma atividade em que o atirador sempre estar consciente do est fazendo ou venha a fazer, por exemplo, se uma pessoa comear a gritar para um segurana armado e falar que vai mat-lo, o mesmo j estar em um considervel nvel de ateno, ento a provvel ameaa coloca a mo no bolso e retira um estilingue, normalmente o profissional j sacou a sua arma e apontou para o agressor, porm ao identificar que no se trata de uma arma de fogo, dever verbalizar e fazer com que a ameaa abandone o objeto e no disparar com a sua arma sobre o mesmo. Esta concepo o que resultar no tiro considerado seletivo. Na verdade, sempre que o profissional sacar sua arma para se defender, naturalmente j dever estar selecionando os alvos (ameaas) que dever atingir. Estes alvos, dentro da concepo do tiro de defesa, sero atingidos apenas para que cessem a ameaa que disseminam, porm com o desenvolver do combate, ser natural que todos que sacarem uma arma sejam alvejados pelo defensor e ainda qualquer coisa que se movimente e represente

31

uma ameaa para o atirador tambm assim seja recebido por disparos. Entretanto em um combate urbano, muitas vezes podero surgir pessoas inocentes no meio do tiroteio, ou pessoas assustadas que possam correr na direo do atirador por total desorientao e estresse. Estes percalos no permitiro que os profissionais de segurana, por mais que estejam agindo em legtima defesa, justifiquem que acertou uma pessoa inocente apenas porque esta estava no lugar errado e na hora errada. Alm das consequncias jurdicas cabveis, o profissioanl ter que conviver o resto de seus dias com a culpa de ter tirado a vida ou incapacitado por toda ela, uma pessoa inocente, apenas pelo despreparo tcnico, ttico ou emocional. Por isso se faz de extrema importncia os quatro elementos (regras) de segurana: 1- Considere toda e qualquer arma carregada; 2- Nunca aponte a arma para algo ou algum que realmente no queira acertar 3- Mantenha o dedo fora do gatilho 4- Certifique-se do seu alvo e do que est por trs dele E se, por exemplo, voc est se defendendo ou defendendo algum, existir apenas uma ameaa e esta levantar os braos com arma na mo e se render? E se ao receber a ordem de colocar a arma no cho, volt-la contra voc e apertar o gatilho? E se ao colocar a arma no cho, surgir outra ameaa e comear a disparar na sua direo? E se o disparo no for sua direo e sim na direo de outra ameaa? E se ao mesmo tempo em que surge outra ameaa mais duas pessoas correm em sua direo pedindo socorro? E se estas duas se tornarem ameaas por sacar uma arma? E se apenas uma sacar uma arma dizendo que polcia? E se voc atirar na primeira ameaa e ela no cair? No combate urbano se pensar em no reagir, j poder perder a vida, se reagir e no for eficiente, provavelmente tambm ser atingido e diversas outras possibilidades podero ocorrer. O que no pode acontecer o profissional no estar preparado para o enfrentamento e sair com uma arma achando que vai intimidar provveis ameaas apenas por ser profissional da segurana. O tiro seletivo especificamente ocorre quando o atirador j sacou a sua arma para realizar o tiro de defesa, porm por algum motivo percebeu que aquele no o momento para disparar, at que encontra uma oportunidade e assim o faz com eficincia e perfeio. Vamos a um exemplo prtico, algum feito refm por uma ameaa, o segurana de um shopping, por exemplo, j estava com a sua arma na mo combatendo, ento apontar a mesma para a ameaa, porm no h nvel de segurana para disparar sem acertar o refm, sendo assim mantm a arma apontada para a ameaa, dedo fora do gatilho, observando a ameaa por entre o aparelho de pontaria ou por cima da arma (dependendo do adestramento do atirador),

32

sempre em condies de apertar o gatilho com determinao, sem causar desestabilidade na arma e em condies de incapacitar a mesma. Ao observar que o refm se abaixou, por exemplo, e teve todo o corpo e cabea da ameaa livre para ser acertado, resolve disparar, ou seja, seleciona o alvo e momento para atirar, ento ao atirar percebe que a ameaa no foi cessada, consequentemente realizar, outros disparos a fim de atingir seu objetivo. O exemplo acima apenas uma possibilidade do momento do tiro seletivo, dentro do Tiro de defesa, pois o atirador poder estar apontando e atirando automaticamente, quase que instintivamente, porm pensando no que vai fazer e ento ter que com todo o efeito da adrenalina, parar controlar a respirao, por vezes verbalizar com ameaa e ainda assim ter que atirar e ser eficiente, eficaz e preciso, cessando definitivamente seus oponentes do combate ao selecionar como, aonde e quando vai atirar. Observa-se que fica claro que todo o sucesso de uma investida em um confronto armado dever consubstancialmente estar diretamente ligado ao conjunto arma munio, porm principalmente atitude do operador da arma e ao seu preparo tcnico e ttico, tudo dentro da dinmica do tiro das armas, neste caso do tiro revestido de uma postura autodefensiva.

4.

CONCLUSO E RECOMENDAES

O profissional de segurana do sculo XXI no deve ser mais aquele cidado alto e forte somente e sim um profissional proativo e inteligente. Por diversas vezes ele estar no cenrio das Barbries sociais e ter que agir com a fora fsica ou tcnica, ter que saber manipular muito bem os seus equipamentos, ter que ter apoio de um processo de inteligncia, caso contrrio ser invivel operar nos ncleos populacionais estressados pelos fatores socioeconmicos. A sociedade mudou e tambm se mudou o modo de combater. Hoje uma equipe escolta no vai confrontar com dois elementos portando um revlver calibre 32 como antigamente e sim, uma equipe com tcnicas terroristas portando armamentos pesados e trabalhando dentro de uma doutrina criminosa, assim sendo sem dvida alguma existe a necessidade de mudana nos protocolos de treinamentos e nos amparos legais dos profissionais que tm como companheira de trabalho um armamento com poder de fogo considervel. As tcnicas convencionais e atualmente ensinadas no garantem um desempenho satisfatrio no combate urbano atual, que se caracteriza por ser extremamente violento. A legislao atual obriga que o vigilante frequente um curso de 160 horas-aula, melhor do que

33

120 horas-aula como a anos passados, mas no satisfatrio para uma excelente formao profissional. Existem tambm outros cursos, como o de extenso em escolta armada, com durao de 50 horas e cursos de reciclagens especficos, dessa forma o vigilante frequentara aulas especficas do curso de formao enquanto os vigilantes que possuem cursos de extenso frequentaro aquelas reciclagens especificas ao curso do qual ele trabalha. A

legislao consegue dessa maneira, desenvolver especificamente e no genericamente o conhecimento do vigilante, melhorando um pouco o seu desempenho, mas no satisfatoriamente. de conhecimento de todos que a formao e qualificao de profissionais da rea de segurana so dispendiosas, mas estamos falando aqui de proteo a bens de valores, de pessoas e principalmente do bem de valor imensurvel a vida de pessoas. Apesar de a norma vigente determinar, por exemplo, que os profissionais participem bienalmente do curso de reciclagem, ainda se faz insuficiente devido ao grande avano da globalizao que determina tambm um desenvolvimento dos modos de operao dos criminosos, meliantes e foras da lei. Entendo que necessria uma atualizao constante, continua e duradoura. A qualificao profissional, contudo no pode nos tempos atuais resumir-se as matrias ministradas nos cursos de formao e qualificaes. Observa-se a necessidade de se ajustar a legislao de modo que se tenha um adestramento constante, com padres mnimos a serem atingidos durante perodos pr-estabelecidos durante todos os anos que o profissional atua. No se deve ter uma cartilha fixa e sim uma direo do que tem de ser cumprido legalmente, mas com a flexibilidade de uma atualizao constante a fim de acompanhar a evoluo do setor frente s ameaas que surgiro cada vez mais complicadas e perigosas. Conforme foi abordada em sees anteriores a violncia e a criminalidade urbana conseguiu se transformar em transnacionais, ou seja, a rede criminosa se organiza e age de maneira descentralizada e em qualquer lugar buscando as vulnerabilidades do tecido social. Por isso a formao dos profissionais tem que ter subdivises e atingir a rea cognitiva e psicomotora. Foi visto que no basta apenas o profissional receber uma quantidade de munio, alimentar e carregar sua arma e atirar em um alvo imvel de papel, porm esta a formao bsica de tiro que dada atualmente aos profissionais. Deve-se buscar criar cenrios dinmico em que o profissional de segurana possa pensar, atirar em alvos que surgem do nada e desaparecem, obter iniciativa, se comunicar, se deslocar, resolver problemas sem disparar e se preciso for, saber trabalhar com conscincia o uso moderado da fora chegando inclusive fora letal de assim for preciso. Este mesmo profissional dever saber identificar provveis ameaas, pessoas suspeitas, dever ter noo de balstica para

34

saber como e onde utilizar determinado tipo de cartucho de munio, dever saber verbalizar com os oponentes, dever ser proativo e se antecipar violncia, mas quando encontr-la saber se desvencilhar e cumprir a sua nica misso, proteger o que tem de proteger. De todas as informaes acima, entende-se que o moderno profissional de segurana, inteligente por preparao, dever ter total controle sobre sua mente e seu corpo, antes, durante e depois do combate, o que quer dizer que dever aprender a se programar para o desgaste fsico e emocional do enfrentamento, sempre adotando atitudes pr-ativas que lhe forneam significativas vantagens sobre as suas ameaas e manter atitude discreta aps as aes. Assim explica Moreira (2008, p. 118), antes de irmos luta preciso estar alerta, prontos e decididos. Durante a luta, concentremo-nos na soluo dos problemas que forem surgindo, o que implica termos sempre a preocupao de disparar bem. Depois da luta, devemos estar conscientes de ter cumprido o nosso dever, mas mantendo sempre a tal discrio.

35

Referncias Bibliogrficas ADORNO, Srgio. Excluso socioeconmica e violncia urbana v. Sociologias, Porto Alegre, v. 4, n. 8, p.84-135, jul./dez. 2002. Semestral. AYOOB, Massad. StressFire: Gunfighting for Police: Advanced Tactics and Techniques. 4 Ed. EUA: Police Bookshelf, 1986 CAMPOI JUNIOR, Valdir. Manual do combate com espingarda 12. Taquarituba: Gril, 2006. 150 p. CAMPOS, Alexandre Flecha. A Importncia da Preparao do Policial Quanto ao Uso da Fora Letal. Goinia: Bebesp, N.1, V.1. DU PICQ, Ardant. Estudos sobre o combate. 1 ed. Rio de Janeiro: Bibliex, 2000. 248 p DANTAS FILHO, Digenes. Segurana e Planejamento. Rio de Janeiro: Cincia Moderna, 2004. FLORES, Erico Marcelo; GOMES, Gerson Dias. Tiro policial: tcnicas sem fronteira. 2 ed. Porto Alegre: Evangraf, 2009. 152 p. GIRALDI, Nilson. Tiro Defensivo na Preservao da Vida: Mtodo Giraldi. So Paulo: Registrado, Distribuio Gratuita MARSHALL, Evan; SANOW, Edwin. Handgun Stopping Power. A Definitive Study. EUA: Paladin Press, 1992 MATHIAS, Jos Joaquim D' Andrea; BARROS, Saulo C. Rego. Manual bsico de armas de defesa. 1 ed. So Paulo: Magnum, 1997. 104 p MICHUAD, Y. A Violncia. tica: So Paulo, 1989 MOREIRA, Joaquim Jos. Manual do Tiro. Santa Catarina: Edio do Autor, 2008.. RABELLO, Eraldo. Balstica Forense. 3 ed. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1995. REVISTA MAGNUM. So Paulo: Editora Magnum, n 82, 2003. Bimestral. REVISTA MAGNUM. So Paulo: Editora Magnum ago./set 1991, pg 39-40. Bimestral SERPA, Lus Fernando Tarifa. O Tiro de Sobrevivncia: A Formao do Profissional de Segurana. So Paulo: Carthago, 1998. SUREZ, Gabriel. La Pistola Tctica: Tcnicas y Conceptos Avanzados por Combate con Pistola. Spanish Edition. EUA: Paladin Press, 2005. 216 p. SILVA, Marcelo Augusto. A Evoluo da Tcnica de Tiro Ttico em rea Urbana. Rio de Janeiro: Escola de Aperfeioamento de Oficiais, 2011. STORANI, Paulo. O Treinamento Perceptivo Motor na Melhoria da Performance do Tiro Policial em Confrontos Armados nas reas de Alto Risco . Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 2000. VOSS, Joo Alexandre; GOMES, Gerson Dias; FLORES, Erico Marcelo. Tiro de Combate Policial: Uma abordagem tcnica. 4 ed. Erechim: So Cristovo, 2001. WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violncia 2011: Os Jovens do Brasil. So Paulo: Instituto Sangari/Ministrio da Justia, 2011. 163 p.

36

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violncia 2012: Os Novos Padres da Violncia Homicida no Brasil. So Paulo: Instituto Sangari/Ministrio da Justia, 2012. 245 p. . WEBGRAFIA www.clubedosgenerais.org www.evanmarshall.com massadayoobgroup.com

. . .

You might also like