You are on page 1of 13

Acesso dedicado O acesso dedicado normalmente usado por empresas que vendem o acesso aos usurios finais.

.O acesso dedicado faz com que o computador fique conectado permanentemente com a rede. ADSL Sigla para Assimetrical Digital Subscriber Line. ADSL uma forma de conexo !nternet que reserva um espa"o da lin#a telef$nica para o trfego de informa"%es e outro para a voz. &om essa modalidade de conexo banda larga o usurio pode permanecer '( #oras online. Ad)are * qualquer programa que automaticamente executa+ mostra ou baixa publicidade para o computador depois de instalado ou enquanto a aplica"o executada. Alguns programas s#are)are so tambm ad)are+ e neles os usurios t,m a op"o de pagar por uma verso registrada+ que normalmente elimina os an-ncios. Alguns programas ad)are t,m sido criticados porque ocasionalmente possuem instru"%es para captar informa"%es pessoais e as passar para terceiros+ sem a autoriza"o ou o con#ecimento do usurio. .sta prtica con#ecida como Sp/)are. .xistem programas destinados a a0udar o usurio na busca e modifica"o de programas ad)are+ para bloquear a apresenta"o dos an-ncios ou eliminar as partes de sp/)are. 1ara evitar uma rea"o negativa+ com toda a ind-stria publicitria em geral+ os criadores de ad)are devem equilibrar suas tentativas de gerar ingressos com o dese0o do usurio de no ser molestado. 2ac3bone A tradu"o literal 4espin#a dorsal5. O bac3bone a fra"o da rede que suporta o maior trfego de dados. A fun"o do bac3bone conectar vrias redes locais.

2aud rate O baud rate normalmente usado como um sin$nimo de bps 6bits por segundo7. O nome baud vem de 8. 2audot+ que inventou o c9digo telegrfico 2audot. 2it 2inar/ digit 6d:gito binrio7+ a menor entre as unidades de informa"o. ;m agrupamento de < bits forma um b/te. 2luetoot# A tecnologia 2luetoo# + basicamente+ um padro para comunica"o sem=fio de baixo custo e de curto alcance. Atravs dele permite=se a comunica"o sem fio entre aparel#os eletr$nicos que podem ser telefones celulares+ 1almtops+ computadores+ scanners+ impressoras+ equipamentos de escrit9rio+ enfim+ qualquer aparel#o que possua um c#ip 2luetoot#. .sta comunica"o realiza= se atravs de ondas de rdio na freq>,ncia de '.( ?@z+ que no necessita licen"a e est dispon:vel em quase todo o mundo. bps bps6bits por segundo7 uma medida da velocidade de transmisso de dados. 2ro)ser * o soft)are utilizado para a navega"o na !nternet. &oo3ie So informa"%es que as pginas da !nternet guardam no seu computador. Os coo3ies servem para ativar pginas customizadas na )eb+ ou para informar aos servidores quantas vezes voc, passou por determinado site.

&riptografia e decriptografia &riptografia o ato de codificar dados em informa"%es aparentemente sem sentido+ para que pessoas no consigam ter acesso s informa"%es que foram cifradas. @ vrios usos para a criptografia em nosso dia=a=diaA proteger documentos secretos+ transmitir informa"%es confidenciais pela !nternet ou por uma rede local+ etc. ;m exemplo nos dias atuaisA os bancos usam criptografia nos seus sites 6sites seguros7 . Dial=;p * uma outra denomina"o para acesso discado. O Acess9rio de comunica"%es do Bindo)s que possibilita a conexo entre computadores atravs de uma lin#a telef$nica comum. Do)nload C;pload Do)nload a transfer,ncia de um arquivo de outro computador para o seu computador. ;pload o inverso. Dormalmente a velocidade de do)nload maior que a de upload. .steganografia Ecnicas para ocultar a exist,ncia de uma mensagem dentro de outra. ;m exemplo atual ocultar uma mensagem dentro de uma imagem. Do confundir esteganografia com criptografia. .nquanto a primeira oculta a exist,ncia da mensagem+ a segunda oculta o significado da mensagem. Fuitas vezes as duas so utilizadas em con0unto. .t#ernet ;m padro de redes de computadores desenvolvido pela Gerox+ D.& e !ntel em meados de HIJ'+ com uma largura de banda de '+I( Fbps+ sendo posteriormente padronizado a HK Fbps pelo !... 6!nstitute of .lectrical and .lectronic .ngineers7. As evolu"%es do

padro .t#ernet so o Last .t#ernet com taxas de HKK Fbps + 0 utilizando a fibra 9tica e o ?igabit .t#ernet com taxas de H?bps. Leeds MSS A tecnologia do MSS permite aos usurios da internet se inscreverem em sites que fornecem NfeedsN 6fontes7 MSS. .stes so tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conte-do regularmente. 1ara isso+ so utilizados Leeds MSS que recebem estas atualiza"%es+ desta maneira o usurio pode permanecer informado de diversas atualiza"%es em diversos sites sem precisar visit=los um a um. Mesumindo+ voc, pode ter not:cias atualizadas no seu navegador sem ter que procurar em vrios endere"os. Oe0a a seguir o !.P acessando uma pgina que contm Leeds MSS. Dote que o boto mudou de cor = est laran0a. Dote as op"%es apresentadas pelo menu do boto. O usurio poder ter acesso a vrios tipos de not:cias atualizadas. Lire)all A tradu"o literal 4parede de fogo5. * um filtro que serve para dar mais seguran"a a uma rede ou mesmo a um computador domstico que ten#a acesso !nternet. Lirm)are Lirm)are um programa que vem pronto de fbrica dentro de um #ard)are.;m F1( pla/er 6ou F1Q pla/er+ou celular ou outros aparel#os7 tem um programin#a para faz,=los funcionar sem que o usurio se preocupe. Ligou o boto+ a coisa funciona sozin#a. Lree)are C S#are)are Lree)ares so os soft)ares gratuitos. Ooc, pode utiliz=los livremente e no ter que pagar nada por isso. Fuitas vezes alguns soft)ares so gratuitos apenas para pessoa f:sica+ #avendo uma

verso

s#are)are

para

pessoa

0ur:dica.

S#are)ares so soft)ares os quais voc, faz o do)nload+ utiliza por um determinado per:odo de tempo e+ logo ap9s+ decide se realmente quer compr=lo. .sse per:odo de tempo c#ama=se per:odo de avalia"o e ap9s seu trmino o soft)are perde suas funcionalidades. 1ara poder continuar a utiliz=lo+ voc, precisa adquirir um registro do mesmo. LE1 Significa 4Lile Eransfer 1rotocol5. 1rotocolo utilizado para transferir arquivos entre dois computadores na !DE.MD.E. Eambm utilizado para designar o programa que realiza a transfer,ncia dos arquivos. .xistem programas espec:ficos 6soft)ares7 que fazem isto. @ipertexto Documento que contm lin3s 6liga"%es7 para outros documentos+ o que permite um processo de leitura no seq>encial. Lin3s ou #iperlin3s transformam o cursor do mouse em uma Nmozin#aN @ost * um computador que est sempre ligado arquivos e permite o acesso de usurios.

rede. .le armazena

@otspot ;m #otspot um ponto de acesso sem fios onde os utilizadores se podem ligar rede ou !nternet. Os #otspots podem existir em vrios locais p-blicos. ?ratuitos ou no+ eles permitem o acesso !nternet de banda larga a utilizadores de aparel#os 6laptops ou 1DAs7 que possuem o c#ipset de Bi=Li. Fuitos #otis e aeroportos 0 t,m #otspots.

@EE1 Significa 4@/perEext Eransfer 1rotocol5. 1rotocolo utilizado pelo servi"o BBB que significa Borld Bide Beb. * um sistema baseado em #ipertextos que permite a procura e a utiliza"o dos recursos dispon:veis na !DE.MD.E. *ste protocolo de comunica"o conecta usurios a sites. A sigla @EE1 antecede os endere"os de pginas Beb. .la informa ao servidor de que forma deve ser atendido o pedido do cliente. !ntranet * uma rede privada e interna+ normalmente usada por empresas. !1 .ndere"o numrico que identifica de forma -nica um computador na rede !DE.MD.E. Ruando seu 1& entra na B.2 recebe um endere"o !1. O formato do !1 'SS.'SS.'SS.'SS. 6( grupos de n-meros que atingem o mximo de 'SS7 ;m endere"o !1 pode ser fixo ou dinTmico. Ruando fixo ele nunca mudaU quando dinTmico ele pode se alterar 6e normalmente se altera7 a cada conexo sua !nternet. !SDD 6MDS!7 A sigla significa !ntegrated Services Digital Det)or3. 6Mede Digital de Servi"os !ntegrados7 !SDD uma rede digital que fornece servi"os de voz+ imagens+ dados+ etc. 8ava 8ava uma linguagem de programa"o. .la foi originalmente desenvolvida pela Sun Ficros/stems para ser utilizada na )eb. Vbps W 3ilobits por segundo Fedida de velocidade de transmisso de dados. Sua equival,ncia de mil bits por segundo.

V.X LO??.M Fecanismo que registra tudo o que foi digitado. !sso permite+ por exemplo+ que o crac3er consiga a sen#a dos usurios infectados que acessaram o banco via !nternet. LAD 6Mede Local7 A sigla significa Local Area Det)or3. Lan uma rede geralmente limitada a um prdio ou institui"o. Largura de 2anda = 2anda larga * a capacidade de enviar informa"o por um determinado canal 6 um fio de cobre+ um radioespectro+ ou uma fibra 9tica7+ ou se0a+ o n-mero de bits por segundo que se pode transmitir atravs de um canal qualquer. A banda larga sempre mais rpida que uma transmisso via lin#a discada+ independente do processador ou da mem9ria da mquina. Lin#a dedicada = Liga"o permanente entre dois computadores.6sempre conectados7. Fega#ertz 6F@z7 O #ertz 6@z7 e o Fega#ertz 6F@z7 so unidades que medem freq>,ncia. Da informtica so usadas para indicar a velocidade dos processadores. Fodem * o equipamento que conecta o computador !nternet. .le transforma sinais digitas em sinais sonoros e vice=versa. Det A tradu"o literal do ingl,s 4rede5. Da informtica o termo usado como sin$nimo de !nternet.

On=board Ruando se diz que um componente da mquina on=board + significa que ele 0 vem incorporado placa=me. Atualmente comum as placas=me trazerem on=board placa de som+ modem e placa de rede 6HKCHKK .t#ernet7. .t#ernet um padro+ mas em prova 0 tivemos pergunta onde se colocava a marca do fabricante+ no caso Q&om. 1#is#ing 1#is#ing scam ou simplesmente scam ou+ ainda+ apenas p#is#ing um golpe usado na !nternet que tem como ob0etivo roubar dados ou tomar o controle do 1& do usurio incauto. ?eralmente come"a com um NspamN 6mensagem indese0ada enviada para mil#ares de destinatrios7 onde se solicita que o internauta clique em um lin3 para o seu banco ou um site que l#e dar Npr,miosN valiososYY Fas tambm podemos encontrar Np#is#ingN em sites da B.2. 1lug=in ;m N1lug=inN um pequeno programa que voc, carrega e instala para adicionar uma caracter:stica espec:fica ao seu navegador. .ssas caracter:sticas podem incluir capacidade multim:dia como v:deo e som. Ou se0a+ certos sites para se apresentarem adequadamente solicitam que voc, autorize a intala"o de um plug=in. 1O1Q e SFE1 1O1Q 61ost Office 1rotocol Oerso Q7A controla o recebimento das mensagens. SFE1 6Simple Fail Eransfer 1rotocol7A controla o envio de mensagens. .ste dois protocolos fazem parte das configura"%es das contas no

Outloo3. 111 A sigla significa 1oint=to=1oint 1rotocol. * ;m dos protocolos usados para fazer a conexo !1 por via de uma lin#a telef$nica. O 111 muito -til para navegadores grficos. 1rograma=cliente O funcionamento da !nternet se baseia em rela"%es clienteCservidor. Os programas clientes so os navegadores e os servidores verificam autoriza"%es e armazenam dados. 1rotocolo ;m padro de comunica"o a ser usado na !nternet+ o mais bsico o E&1C!1. ML!D 6!dentifica"o por radiofreq>,ncia7 Eecnologia de !dentifica"o que utiliza a radiofreq>,ncia para capturar os dados e no a luz como utilizado na leitura de c9digos de barra. So utilizados+ basicamente+ dois componentesA o transponder ou ML Eag 6ou simplesmente Eag7 e um leitor com antena. Ruando aproximamos um Eag do leitor+ o campo do leitor alimenta o Eag e este transmite dados da sua mem9ria para o leitor. 1ense no pedgio quando voc, passa pela via expressa. Seu carro tem um EA?. * aquela caixin#a de 1O& fixada no vidro. Moteador ;m roteador distribui pacotes de informa"o dentro de uma rede ou entre vrias redes. Servidor * o programa que atende ao cliente e prov, a ele os servi"os solicitados. O servidor oferece vrios recursos+ entre elesA

armazenamento de dados+ acesso

!nternet+ etc.

S#are)are C Lree)are S#are)are um soft)are dispon:vel em muitos locais da !DE.MD.E. !nicialmente+ o soft)are grtis+ mas os autores esperam que o pagamento se0a enviado depois de um per:odo inicial de testes. Dormalmente+ os pre"os so baixos. * uma espcie de Nteste antes e pague depoisN. 8 o Lree)are grtis mesmo. Sniffer 1rogramas que permitem monitorar a atividade da rede registrando nomes 6 nome do usurio e sen#as7 sempre que estes acessam outros computadores da rede. Ou se0a+ o ob0etivo de pegar a identifica"o de acesso a conta do usurio. Soft)are OrigemA livre Bi3ipdia+ ou a Nopen enciclopdia sourceN livre.

Segundo a defini"o criada pela Lree Soft)are Loundation qualquer programa de computador que pode ser usado+ copiado+ estudado+ modificado e redistribu:do sem nen#uma restri"o. A liberdade de tais diretrizes central ao conceito+ o qual se op%e ao conceito de soft)are proprietrio+ mas no ao soft)are que vendido alme0ando lucro 6soft)are comercial7. A maneira usual de distribui"o de soft)are livre anexar a este uma licen"a de soft)are livre+ e tornar o c9digo fonte do programa dispon:vel. &9digo fonte6c9digo=fonte+ ou source code em ingl,s7 o con0unto de palavras escritas de forma ordenada+ contendo instru"%es em uma das linguagens de programa"o existentes no mercado+ de maneira l9gica que resultam na cria"o do programa. Assim+ um soft)are livre dito Nopen sourceN. E&1C!1

Eransmission &ontrol 1rotocolC!nternet 1rotocol. &on0unto de protocolos utilizado pela !DE.MD.E a fim de permitir que os computadores se comuniquem. ;ML ;niform Mesource Locator. * o sistema de endere"amento utilizado pelo BBB e um padro de endere"amento proposto para toda a !DE.MD.E. Erocando em mi-dosA aquele endere"o que voc, digita na barra de endere"os do tipo ))).qualquercoisa.com.br ;pload Lazer um upload transmitir um arquivo do seu micro para a rede. A opera"o inversa o do)nload. ;S2 ;S2 a sigla para ;niversal Serial 2us+ barramento com um tipo -nico de combina"o portaCconector+ usado para ligar ao computador sem nen#um grande esfor"o vrias categorias de dispositivos como teclados+ mouses+ acess9rios para games+ monitores+ scanner+ cTmeras e outros. O ;S2 obedece ao padro 1lug and 1la/ e visa diminuir drasticamente o trastorno na instala"o e configura"o dos mais diversos perifricos ao computador. Alm da facilidade de uso proporcionada pelo padro 1lug and 1la/+ o ;S2 4#ot s)appable5+ ou se0a+ poss:vel conectar ou desconectar um novo dispositivo no computador com ele ligado e us=lo imediatamente. O ;S2 tambm permite a conexo de perifricos em cascata. 1or exemploA o !nternet Ve/board 1ro+ teclado da Ficrosoft+ vem com duas entradas ;S2 extras e se o teclado estiver ligado ao computador pelo ;S2+ essas duas portas podem ser usadas para conectar um mouse e um game pad. Oo!1

Oo!1 a abrevia"o de voz sobre o protocolo da !nternet 6protocolo !17. O conceito bem simples. A voz+ atravs de equipamentos e soft)ares espec:ficos+ transformada em pacotes de dados e+ em vez de seguir por ramais telef$nicos+ se vale das infra=estruturas existentes de banda larga+ antes usadas apenas para finalidades como e=mail ou acesso internet. Eransmitidas por esses canais+ essas liga"%es so reconvertidas em voz quando c#egam ao seu destino+ ou se0a+ as empresas podem usar a )eb como um substituto das liga"%es de longa distTncia W interurbanas e at mesmo internacionais W aumentando o aproveitamento da infra=estrutura de acesso rpido que 0 t,m. BA1 Bireless Application 1rotocol ou+ em portugu,s+ protocolo para aplica"%es sem fio. * um protocolo 6linguagem comum7 mundial que torna poss:vel o acesso !nternet por meio de dispositivos m9veis sem fio = como micros de mo e celulares. &om BA1+ poss:vel acessar pginas no padro BFL 6Bireless Far3up Language+ uma espcie de linguagem @EFL7 criadas para a tela do celular ou de um computador de mo. .ssas pginas trazem lin3s que levam a outras+ igualzin#o aos sites da !nternet+ s9 que com menos recursos+ devido s limita"%es das telas dos aparel#os. Beb server 6servidor Beb7 ;m programa = na realidade um servidor = que fica entre o usurio que acessa uma pgina na rede = !ntranet ou !nternet = e um banco de dados. MesumindoA o usurio quer ver seus dados num banco de dados da rede. .nto ele acessa a pgina dese0ada e digita o que quer saber. A informa"o vai para o Beb server que manda para o banco de dados. .ste banco de dados responde ao )eb server que NmontaN uma nova pgina que enviada pronta como resposta ao usurio. Detal#eA se sua rede no trabal#o = !ntranet = est isolada do mundo

exterior+ ela precisar de um Beb server pr9prio. Desenvolvedores de sites usam Beb servers pessoais para testar o site antes de ser colocado Nno arN. Bi=Li e Bi Fax ;tilizado para descrever produtos que respeitam o con0undo de normas <K'.HH criado pelo !nstitute of .lectrical and .lectronic .ngineers 6!...7. As mais con#ecidas so as <K'.HHb por utilizarem banda de '+( ?#z 6proxima da frequ,ncia usada por um microondas ou por um telefone sem fios7 e porque podem transferir dados a uma velocidade de HH megabits por segundo 6mbps7. O novo standard <K'.HHa trabal#a na banda de S ?#z e consegue transferir dados a at S( Fbps. A tecnologia Bi=Li apresenta um curto alcance. Do entanto 0 temos a tecnologia BiFax em desenvolvimento. .sta alcan"ar distTncias bem maiores que a Bi=Li. Bi3ipdia Bi3ipdia uma enciclopdia on=line+ livre e feita pela colabora"o dos usurios. Rualquer um pode participar e vem crescendo em ritmo incessante e cada vez tem mais colaboradores pelo mundo afora. Do se paga para consultar nem se recebe nada por contribuir ao acervo das informa"%es.

You might also like