You are on page 1of 53

NOVO FCC

DICAS E QUESTES PROVA 1 FCC 2011 TCE-SE


CARGO: Analista de Controle Externo Coordenadoria de Engenharia

NOVO FCC } Dicas e Questes


TCE-SE Analista de Ctrl. Ext.
01. O preceito moral que se deve concluir da leitura do texto encontra adequada formulao nesta frase: As coisas que efetivamente nos trazem benefcios a) fazem-nos to acomodados que passamos a viver desacreditando da existncia de todo e qualquer mal. b) trazem-nos tambm os dissabores que passamos a experimentar quando j no contamos com elas. c) so as que nos legam o poder de desfrut-los mesmo quando elas no mais se ofeream ao nosso convvio.

NOVO FCC } Dicas e Questes


TCE-SE Analista de Ctrl. Ext.
01. O preceito moral que se deve concluir da leitura do texto encontra adequada formulao nesta frase: As coisas que efetivamente nos trazem benefcios a) fazem-nos to acomodados que passamos a viver desacreditando da existncia de todo e qualquer mal. b) trazem-nos tambm os dissabores que passamos a experimentar quando j no contamos com elas. C) so as que nos legam o poder de desfrut-los mesmo quando elas no mais se ofeream ao nosso convvio.

NOVO FCC } Dicas e Questes


TCE-SE Analista de Ctrl. Ext.
01. O preceito moral que se deve concluir da leitura do texto encontra adequada formulao nesta frase: As coisas que efetivamente nos trazem benefcios d) so as que nos ensinam a desfrut-los somente quando comeamos a descrer deles. e) fazem-nos conscientes tanto da alegria que elas nos do quanto das tristezas que podem nos causar.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


02. Considerando-se o contexto, deve-se entender que o segmento sublinhado em a) s podia ser de satlite assegura a verdade de um fato que jamais suscitou qualquer dvida. b) cobriram o fato com o maior relevo corresponde ao verbo relevar, tal como empregado em no sei se relevo tua falta. c) declarou aquilo um bem da comunidade deve ser entendido no sentido de benefcio. d) alvitravam outros relaciona-se ao nome alvitre, no sentido de sugesto. e) tudo acabou com o misterioso desaparecimento da coisa faz ver que todos os benefcios cessaram com o desaparecimento do objeto.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


03. A presena do misterioso objeto provocou vrias reaes entre os moradores do vilarejo, que passaram, por exemplo, a a) adotar rituais de fantica adorao diante da coisa. b) comprometer-se com sua permanente proteo. c) condescender com os autores de pequenos delitos. d) abandonar antigos hbitos religiosos. e) resistir s tentaes mundanas e aos apelos do corpo.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


03. A presena do misterioso objeto provocou vrias reaes entre os moradores do vilarejo, que passaram, por exemplo, a a) adotar rituais de fantica adorao diante da coisa. B) comprometer-se com sua permanente proteo. c) condescender com os autores de pequenos delitos. d) abandonar antigos hbitos religiosos. e) resistir s tentaes mundanas e aos apelos do corpo.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


04. preciso corrigir um equvoco de redao da seguinte frase: a) No houve ningum que se furtasse em dar entrevista. b) A fora policial solidarizou-se com os moradores. c) Correu o boato de que o objeto contava com poderes sobrenaturais. d) Em nada perturbou os animais a apario do extico objeto. e) Afrouxou-se a vigilncia dos guardas, acometidos por letargia.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


04. preciso corrigir um equvoco de redao da seguinte frase: A) No houve ningum que se furtasse em dar entrevista. b) A fora policial solidarizou-se com os moradores. c) Correu o boato de que o objeto contava com poderes sobrenaturais. d) Em nada perturbou os animais a apario do extico objeto. e) Afrouxou-se a vigilncia dos guardas, acometidos por letargia.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


05. Est plenamente adequada a articulao entre tempos e modos verbais na frase: a) O fiscal recolheria a coisa misteriosa, mas ter sido obstado pelo juiz de paz, que declarava ser aquilo um bem da comunidade. b) Os policiais acabaro por aderir aos moradores, uma vez que seu comandante fosse oriundo daquele lugar. c) Quem chegar perto da coisa viria a ser fulminado, fosse uma pessoa de mau-carter. d) Se daquele objeto proveio algum mal, ele no seria considerado uma ddiva dos cus. e) Tomados que foram de estranha letargia, no se deram conta os guardas do sumio do objeto.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


05. Est plenamente adequada a articulao entre tempos e modos verbais na frase: a) O fiscal recolheria a coisa misteriosa, mas ter sido obstado pelo juiz de paz, que declarava ser aquilo um bem da comunidade. b) Os policiais acabaro por aderir aos moradores, uma vez que seu comandante fosse oriundo daquele lugar. c) Quem chegar perto da coisa viria a ser fulminado, fosse uma pessoa de mau-carter. d) Se daquele objeto proveio algum mal, ele no seria considerado uma ddiva dos cus. E) Tomados que foram de estranha letargia, no se deram conta os guardas do sumio do objeto.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


06. As normas de concordncia verbal esto observadas em: a) Nenhum dos moradores poderiam imaginar que casse do cu aquele estranho objeto, que tantas influncias acabariam por acarretar vida do lugarejo. b) De repente, viu-se o lugar invadido por reprteres, turistas, curiosos, gente a quem movia irrefreveis desejos de ver de perto a coisa que viera do cu. c) Aos moradores jamais poderiam ocorrer que os policiais se solidarizassem com eles, mesmo considerando que o comandante ali havia nascido.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


06. d) Das propriedades mgicas do objeto no advinha mal algum, pelo contrrio: s trazia benefcios aos que dele se acercassem, apenas luzes benficas irradiava. e) Muitos moradores chegaram a pensar que, com o desaparecimento do objeto, tambm haveriam de desaparecer o que suas propriedades mgicas lhes propiciavam.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


06. D) Das propriedades mgicas do objeto no advinha mal algum, pelo contrrio: s trazia benefcios aos que dele se acercassem, apenas luzes benficas irradiava. e) Muitos moradores chegaram a pensar que, com o desaparecimento do objeto, tambm haveriam de desaparecer o que suas propriedades mgicas lhes propiciavam.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


07. Est plenamente adequada a transposio de uma voz verbal para outra no segmento: a) transformou de repente a vida dos moradores = a vida dos moradores fora de repente transformada b) Reprteres e cinegrafistas cobriram o fato = o fato foi cobrido por reprteres e cinegrafistas c) foi obstado pelo juiz de paz = obstou-o o juiz de paz d) ao tombar no ferira ningum = ningum se ferira ao tombar e) foram tomados de letargia = tomaram-se de letargia

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


07. Est plenamente adequada a transposio de uma voz verbal para outra no segmento: a) transformou de repente a vida dos moradores = a vida dos moradores fora de repente transformada b) Reprteres e cinegrafistas cobriram o fato = o fato foi cobrido por reprteres e cinegrafistas C) foi obstado pelo juiz de paz = obstou-o o juiz de paz d) ao tombar no ferira ningum = ningum se ferira ao tombar e) foram tomados de letargia = tomaram-se de letargia

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


08. Ao tratar de diferentes manifestaes de rebeldia no mundo, o autor considera que elas a) tm em comum to somente o fato de irromperem e se extinguirem com a mesma velocidade, em pases de regime poltico fechado. b) diferem quanto s suas motivaes polticas particulares, mas traduzem a mesma insatisfao com a economia global. c) so todas inesperadas, uma vez que os fatores que as desencadeiam surgem de forma misteriosa, sem qualquer razo objetiva.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


08. Ao tratar de diferentes manifestaes de rebeldia no mundo, o autor considera que elas d) variam quanto s reivindicaes polticas ou econmicas, podendo ocorrer at mesmo por fora de uma motivao banal. e) buscam conferir um grande peso poltico a algumas insatisfaes menores, geradas pelas razes mais injustificveis.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


08. Ao tratar de diferentes manifestaes de rebeldia no mundo, o autor considera que elas D) variam quanto s reivindicaes polticas ou econmicas, podendo ocorrer at mesmo por fora de uma motivao banal. e) buscam conferir um grande peso poltico a algumas insatisfaes menores, geradas pelas razes mais injustificveis.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


09. Considerando-se o contexto, estas duas expresses se aproximam e reforam reciprocamente uma mesma linha de argumentao, referindo-se ao mesmo fenmeno: a) a leveza da futilidade e a centelha da revolta. b) o rastilho foi aceso e no houve reivindicao social. c) sua motivao foi frvola e a leveza da futilidade. d) forados ao empobrecimento e exibicionismo compartilhado. e) ao poltica no um direito e sua motivao foi frvola.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


09. Considerando-se o contexto, estas duas expresses se aproximam e reforam reciprocamente uma mesma linha de argumentao, referindo-se ao msmo fenmeno: a) a leveza da futilidade e a centelha da revolta. b) o rastilho foi aceso e no houve reivindicao social. C) sua motivao foi frvola e a leveza da futilidade. d) forados ao empobrecimento e exibicionismo compartilhado. e) ao poltica no um direito e sua motivao foi frvola.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


10. Atente para as seguintes afirmaes: I. Deve-se entender por sociedade do espetculo, de acordo com o texto, a caracterizao dos movimentos de massa que pretendem explicitar publicamente sua insatisfao poltica. II. O exibicionismo e o narcisismo esto na raiz de manifestaes dos grupos que tambm as promovem para se dar a conhecer nas imagens que eles mesmos produzem e cultuam. III. O vandalismo das manifestaes polticas acaba por desqualificar as justas reivindicaes que deram origem a um legtimo movimento social.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


10. Em relao ao texto, est correto SOMENTE o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


10. Em relao ao texto, est correto SOMENTE o que se afirma em a) I. B) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


11. Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em: a) O rastilho foi aceso (1o pargrafo) = inflamou-se em seu efeito b) A centelha da revolta (2o pargrafo) = a meta da insubordinao c) instantneos ambivalentes (4o pargrafo) = encenaes rpidas d) simulacro da revolta (5o pargrafo) = sacralizao insatisfeita e) narcisismo frustrado (5o pargrafo) = autoadmirao baldada

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


11. Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em: a) O rastilho foi aceso (1o pargrafo) = inflamou-se em seu efeito b) A centelha da revolta (2o pargrafo) = a meta da insubordinao c) instantneos ambivalentes (4o pargrafo) = encenaes rpidas d) simulacro da revolta (5o pargrafo) = sacralizao insatisfeita E) narcisismo frustrado (5o pargrafo) = autoadmirao baldada

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


12. Ao registrar a cena dos namorados cados no cho, o fotgrafo, a) imaginando-os vtimas, involuntariamente os promoveu a celebridades. b) sabendo-os feridos, quis compens-los com a notoriedade de um flagrante oportuno. c) tomando-os por revoltosos, quis demonstrar que havia amor entre os manifestantes. d) dando-os como mortos, quis perpetuar o beijo em que se imobilizaram. e) no atinando bem com o que via, quis documentar o que imaginou mero exibicionismo.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


12. Ao registrar a cena dos namorados cados no cho, o fotgrafo, A) imaginando-os vtimas, involuntariamente os promoveu a celebridades. b) sabendo-os feridos, quis compens-los com a notoriedade de um flagrante oportuno. c) tomando-os por revoltosos, quis demonstrar que havia amor entre os manifestantes. d) dando-os como mortos, quis perpetuar o beijo em que se imobilizaram. e) no atinando bem com o que via, quis documentar o que imaginou mero exibicionismo.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


13. Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: a) A sociedade do espetculo qual se refere o texto prima por se mostrar em todo o narcisismo humano, com o qual todo mundo pretende se alardear. b) A sociedade do espetculo, tal como sugere o texto, aquela em que a meta social mais prestigiada a celebrao de imagens em que todos se espelham. c) Na moderna sociedade do espetculo, sugere o texto, mesmo um beijo involuntrio tende a celebrarse, caso haja um flagrante condizente e oportunista.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


13. Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: a) A sociedade do espetculo qual se refere o texto prima por se mostrar em todo o narcisismo humano, com o qual todo mundo pretende se alardear. B) A sociedade do espetculo, tal como sugere o texto, aquela em que a meta social mais prestigiada a celebrao de imagens em que todos se espelham. c) Na moderna sociedade do espetculo, sugere o texto, mesmo um beijo involuntrio tende a celebrarse, caso haja um flagrante condizente e oportunista.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


13. Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: d) Os que compem uma sociedade do espetculo so narcisistas que desejam o melhor registro de uma celebrao que lhes venha a consagrar. e) A crtica sociedade do espetculo costuma pautar-se pelo vazio que assola seus defensores, incapazes de atestar a frivolidade em que erigem como ideal.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


14. Est correto o emprego de ambos os elementos sublinhados em: a) H pases aonde as praas, supostamente pblicas, esto longe de constiturem um lugar em cujo se garanta a expresso do povo. b) Os jovens aos quais se deparou o fotgrafo estavam dando um beijo, em cujo registro haveria por torn-los celebridades. c) Pases grandes, cuja economia foi sempre saldvel, so hoje palcos de manifestaes a que acorrem os cidados empobrecidos.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


14. Est correto o emprego de ambos os elementos sublinhados em: a) H pases aonde as praas, supostamente pblicas, esto longe de constiturem um lugar em cujo se garanta a expresso do povo. b) Os jovens aos quais se deparou o fotgrafo estavam dando um beijo, em cujo registro haveria por torn-los celebridades. C) Pases grandes, cuja economia foi sempre saldvel, so hoje palcos de manifestaes a que acorrem os cidados empobrecidos.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


14. Est correto o emprego de ambos os elementos sublinhados em: d) Cabe aos intelectuais a explicao de um fenmeno social onde a marca peculiar a busca de imagens em cujas todos se espelham. e) Com um beijo, o namorado visava tranquilizar a moa, no imaginando que aquela demonstrao de afeto adviesse tanta fama.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


15. A observao de que h autores que jamais devemos frequentar desavisadamente justifica-se em virtude de que h textos, como o transcrito de Schopenhauer, que a) encerram uma lio pragmtica e til, que nos ajuda a viver. b) representam uma falsa esperana para quem lhes d crdito. c) constituem um caminho sentimental, desviando-nos da razo. d) formulam teses sedutoras, relevando a negatividade da vida. e) elaboram interpretaes apressadas acerca da justia humana.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


15. A observao de que h autores que jamais devemos frequentar desavisadamente justifica-se em virtude de que h textos, como o transcrito de Schopenhauer, que a) encerram uma lio pragmtica e til, que nos ajuda a viver. b) representam uma falsa esperana para quem lhes d crdito. c) constituem um caminho sentimental, desviando-nos da razo. D) formulam teses sedutoras, relevando a negatividade da vida. e) elaboram interpretaes apressadas acerca da justia humana.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


16. O autor do texto se vale de citaes de Carlos Drummond de Andrade e Mrio de Andrade para a) somar argumentos contra a tese apresentada no texto de Schopenhauer. b) demonstrar que a poesia ajuda a iluminar nossos melhores sentimentos. c) mostrar que a Natureza, ao contrrio do que muitos afirmam, me e amiga dos homens. d) provar que esses dois poetas no aceitavam qualquer justificativa para as dores humanas. e) lembrar que a tese de Schopenhauer pode ecoar em formulaes outras e variadas.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


16. O autor do texto se vale de citaes de Carlos Drummond de Andrade e Mrio de Andrade para a) somar argumentos contra a tese apresentada no texto de Schopenhauer. b) demonstrar que a poesia ajuda a iluminar nossos melhores sentimentos. c) mostrar que a Natureza, ao contrrio do que muitos afirmam, me e amiga dos homens. d) provar que esses dois poetas no aceitavam qualquer justificativa para as dores humanas. E) lembrar que a tese de Schopenhauer pode ecoar em formulaes outras e variadas.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


17. Atente para estas afirmaes: I. No trecho citado de Schopenhauer, a correlao estabelecida entre pas utpico e tdio muito reveladora de um esprito pessimista. II. Ao se valer da expresso de minha parte modestssima, o autor acentua o fato de que sua aprovao da tese de Schopenhauer em nada a fortalece. III. No ltimo pargrafo, h uma clara corroborao da crena de que os homens dependem do sofrimento para dar sentido s suas vidas.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


17. Em relao ao texto, est correto SOMENTE o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


17. Em relao ao texto, est correto SOMENTE o que se afirma em A) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


18. A frase se um dia me sentir absolutamente feliz, tentarei no me matar tem um efeito de humor irnico, equivalente ao da seguinte formulao: a) buscarei no me matar, em caso de absoluta felicidade. b) mesmo tomado por grande infelicidade, nunca me mataria. c) sendo absolutamente feliz, no h razo para me matar. d) conquanto possa me matar, creio numa felicidade absoluta. e) se no vivesse em plena felicidade pensaria em me matar.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


18. A frase se um dia me sentir absolutamente feliz, tentarei no me matar tem um efeito de humor irnico, equivalente ao da seguinte formulao: A) buscarei no me matar, em caso de absoluta felicidade. b) mesmo tomado por grande infelicidade, nunca me mataria. c) sendo absolutamente feliz, no h razo para me matar. d) conquanto possa me matar, creio numa felicidade absoluta. e) se no vivesse em plena felicidade pensaria em me matar.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


19. O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se no plural para preencher de modo correto a lacuna da frase: a) A poucos filsofos costuma-se ...... (atribuir) inflexes to pessimistas como a Schopenhauer. b) ...... (costumar) constituir um trao marcante do pensamento de Schopenhauer as sombras de uma implacvel negatividade. c) s teses desse filsofo pessimista ...... (dever) corresponder, segundo alguns crticos, uma argumentao mais substantiva.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


19. O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se no plural para preencher de modo correto a lacuna da frase: a) A poucos filsofos costuma-se ...... (atribuir) inflexes to pessimistas como a Schopenhauer. B) ...... (costumar) constituir um trao marcante do pensamento de Schopenhauer as sombras de uma implacvel negatividade. c) s teses desse filsofo pessimista ...... (dever) corresponder, segundo alguns crticos, uma argumentao mais substantiva.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


19. O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se no plural para preencher de modo correto a lacuna da frase: d) Dos nossos desejos insatisfeitos ...... (restar) sempre, de algum modo, o aprendizado dos nossos limites. e) Mesmo que ...... (poder) haver muitas pedras no caminho, no h por que desistir desta grande viagem.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


20. Est plenamente adequada a pontuao da seguinte frase: a) H pases em que numa estranha conjuno, o alto ndice de desenvolvimento econmico e social, corresponde a um alto ndice de suicdios: fato que traz muita gua, como se v, para o moinho de Schopenhauer. b) H pases em que, numa estranha conjuno o alto ndice de desenvolvimento econmico e social corresponde: a um alto ndice de suicdios; fato que traz muita gua, como se v, para o moinho de Schopenhauer.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


20. c) H pases, em que numa estranha conjuno, o alto ndice de desenvolvimento econmico e social corresponde a um alto ndice de suicdios, fato que traz muita gua como se v, para o moinho de Schopenhauer. d) H pases em que, numa estranha conjuno, o alto ndice de desenvolvimento econmico e social, corresponde a um alto ndice de suicdios; fato que traz, muita gua como se v, para o moinho de Schopenhauer. e) H pases em que, numa estranha conjuno, o alto ndice de desenvolvimento econmico e social corresponde a um alto ndice de suicdios, fato que traz muita gua, como se v, para o moinho de Schopenhauer.

NOVO FCC DQ} TCE-SE (Analista de Ctrl. Ext.)


20. c) H pases, em que numa estranha conjuno, o alto ndice de desenvolvimento econmico e social corresponde a um alto ndice de suicdios, fato que traz muita gua como se v, para o moinho de Schopenhauer. d) H pases em que, numa estranha conjuno, o alto ndice de desenvolvimento econmico e social, corresponde a um alto ndice de suicdios; fato que traz, muita gua como se v, para o moinho de Schopenhauer. E) H pases em que, numa estranha conjuno, o alto ndice de desenvolvimento econmico e social corresponde a um alto ndice de suicdios, fato que traz muita gua, como se v, para o moinho de Schopenhauer.

LEMBRE-SE:
Seja qual for o seu sonho, comece! Ousadia tem genialidade, poder e magia!
Goethe

You might also like