You are on page 1of 2

1 Introduo: A terceira prtica da disciplina de Eletrnica Analgica 1 teve como objetivo comparar as conguraes de amplificadores de estgio simples EC e BC implementados

s com TBJ. Particularmente com relao ao ganho de tenso $A_{v}$ e ganho de tenso $G_{v}$. Utilizando o conhecimento, adquirido em sala, a respeito de transistores TBJ, realizamos um experimento com o intuito de amplificar um sinal de entrada. Para isso, foi necessrio o conhecimento de TBJ adquirido na primeira unidade da disciplina, assim como a parte de anlise do circuito no regime de pequenos sinais. O transistor TBJ(Transistor de Juno Bipolar) um transistor bastante utilizado, devido a sua facilidade de polarizao e durabilidade, que atua em trs regies de funcionamento: a regio de corte, regio de saturao e regio ativa. O modo ativo ainda pode ser dividido em ativo direto ou ativo reverso. Para a realizao da terceira prtica, utilizamos um transistor no modo ativo direto. O transistor utilizado na prtica foi o TBJ 2N3904. A grande diferena entre essa prtica e a anterior, alm do fato de que utilizamos transistor MOSFET na segunda, que no foi necessrio o planejamento ou a polarizao do TBJ, o que evitou a realizao de alguns clculos. Porm, ainda foram necessrios os clculos para encontrar os ganhos Av e Gv do circuito. O ganho, ou a amplificao realizada pelo circuito, ocorre no sinal injetado no circuito por um gerador de funo. Um sinal senoidal de amplitude da ordem de mV foi gerado para ser amplificado pelo transistor, e, por conta dessa amplitude, o projeto chamado de amplificador de pequenos sinais.

5 Procedimento experimental:

A terceira prtica da disciplina de Eletrnica envolvia a montagem de dois circuitos amplificadores, utilizando transistor TBJ (2N3904), em configuraes distintas. Uma das diferenas entre os experimentos 2 e 3 foi o fato de que no foi necessrio estabelecer um ponto de operao para o circuito, j que todos os valores a serem utilizados foram dados na folha da prtica. Isso significa que tnhamos menos clculos para realizar antes de montarmos o circuito no laboratrio. Com os clculos realizados, fomos ao laboratrio (LDE) realizar a montagem dos dois circuitos amplificadores. Assim como nas prticas anteriores, os valores dos componentes utilizados foram os valores comerciais que se aproximavam mais dos valores tericos (os componentes foram obtidos no Diretrio Acadmico do curso). O primeiro circuito montado foi o amplificador utilizando o TBJ na configurao de emissor comum (EC). No laboratrio, aps a montagem do circuito, utilizamos um multmetro digital e um osciloscpio, a fim de obter as medidas de tenso no emissor, coletor e base, assim como as formas de onda de entrada e de sada de nosso circuito. Com as medidas em mos, comparamos com os resultados obtidos nos clculos. Ns encontramos um problema, envolvendo os equipamentos utilizados no laboratrio, que fez com que o ganho Av de nosso circuito fosse abaixo do esperado. Como no possumos outras fontes e osciloscpios, esse se tornou um problema sem soluo para ns. O segundo circuito a ser montado foi outro amplificador utilizando TBJ, dessa vez na configurao de base comum (BC). Repetimos os procedimentos utilizados anteriormente para a montagem do circuito e obteno dos dados.

You might also like