You are on page 1of 60

Mdulo 1

Introduo O que um texto? O texto uma ocorrncia lingustica, que tem um sentido completo, dotada de certas formalidades que lhe permite estabelecer uma comunicao entre o seu produtor e o destinatrio. A sua funo essa, ou seja, estabelecer uma comunicao entre estes dois sujeitos. Exemplos: a)

b) BILHETE Se tu me amas, ama-me baixinho No o grites de cima dos telhados Deixa em paz os passarinhos Deixa em paz a mim! Se me queres, enfim, tem de ser bem devagarinho, Amada, que a vida breve, e o amor mais breve ainda... Mrio Quintana c)

LINGUAGEM Linguagem qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicao de ideias ou sentimentos atravs de signos convencionados, sonoros, grficos, gestuais etc., podendo ser percebida pelos diversos rgos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se vrias espcies ou tipos: linguagem visual, corporal, gestual, etc., ou, ainda, outras mais complexas, constitudas, ao mesmo tempo, de elementos diversos. Os elementos constitutivos da linguagem so, pois, gestos, sinais, sons, smbolos ou palavras, usados para representar conceitos, ideias, significados e pensamentos. Tipos de Linguagem: Linguagem verbal uso da escrita ou da fala como meio de comunicao. Linguagem no-verbal o uso de imagens, figuras, desenhos, smbolos, dana, tom de voz, postura corporal, pintura, msica, mmica, escultura e gestos como meio de comunicao. A linguagem no-verbal pode ser at percebida nos animais, quando um cachorro balana a cauda quer dizer que est feliz ou coloca a cauda entre as pernas medo, tristeza. Dentro do contexto temos a simbologia que uma forma de comunicao no-verbal.

Exemplos: sinalizao de trnsito, semforo, logotipos, bandeiras, uso de cores para chamar a ateno ou exprimir uma mensagem. Linguagem mista o uso simultneo da linguagem verbal e da linguagem no-verbal, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo.

ELEMENTOS DA COMUNICAO A comunicao confunde-se com nossa prpria vida, estamos a todo tempo nos comunicando, seja atravs da fala, da escrita, de gestos, de um sorriso e at mesmo atravs do manuseio de documentos, jornais e revistas. Em cada um desses atos que realizamos notamos a presena dos seguintes elementos: Emissor ou remetente: aquele que envia a mensagem (uma pessoa, uma empresa, uma emissora de televiso etc.) Destinatrio: aquele a quem a mensagem endereada (um indivduo ou um grupo). Mensagem: o contedo das informaes transmitidas. Canal de comunicao: o meio pelo qual a mensagem ser transmitida (carta, palestra, jornal televisivo) Cdigo: o conjunto de signos e de regras de combinao desses signos utilizado para elaborar a mensagem; o emissor codifica aquilo que o receptor ir descodificar. Contexto: o objeto ou a situao a que a mensagem se refere.

EXERCCIOS 1. O pai conversa com a filha ao telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar. Nesta situao, podemos dizer que o canal : a) o pai b) a filha c) fios de telefone d) o cdigo e) a fala 2. Assinale a alternativa incorreta: a) S existe comunicao quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado. b) Para entender o significado de uma mensagem, no preciso conhecer o cdigo. c) As mensagens podem ser elaboradas com vrios cdigos, formados de palavras, desenhos, nmeros etc. d) Para entender bem um cdigo, necessrio conhecer suas regras. e) Conhecendo os elementos e regras de um cdigo, podemos combin-los de vrias maneiras, criando novas mensagens. 3. Uma pessoa convidada a dar uma palestra em Espanhol. A pessoa no aceita o convite, pois no sabia falar com fluncia a lngua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um fracasso porque: a) no dominava os signos b) no dominava o cdigo c) no conhecia o referente d) no conhecia o receptor e) no conhecia a mensagem 4. Um guarda de trnsito percebe que o motorista de um carro est em alta velocidade. Faz um gesto pedindo para ele parar. Neste trecho o gesto que o guarda faz para o motorista parar, podemos dizer que : a) o cdigo que ele utiliza b) o canal que ele utiliza c) quem recebe a mensagem d) quem envia a mensagem e) o assunto da mensagem

5. A me de Felipe sacode-o levemente e o chama: Felipe est na hora de acordar. O que est destacado : a) o emissor b) o cdigo c) o canal d) a mensagem e) o referente FUNES DA LINGUAGEM Partindo dos elementos da comunicao, existem as chamadas funes da linguagem, que so muito teis para a anlise e produo de textos. As seis funes so: 1. Funo referencial (ou denotativa) aquela centralizada no referente, pois o emissor oferece informaes da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a terceira pessoa do singular. Linguagem usada na cincia, na arte realista, no jornal, no campo do referente e das notcias de jornal e livros cientficos. Ex: Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, duas laranjas, dois limes, uma ma verde, uma ma vermelha e uma pra. 2. Funo emotiva (ou expressiva) aquela centralizada no emissor, revelando sua opinio, sua emoo. Nela prevalece a primeira pessoa do singular, interjeies e exclamaes. a linguagem das biografias, memrias, poesias lricas e cartas de amor. Primeira pessoa do singular (eu), Emoes, Interjeies; Exclamaes; Blog; Autobiografia; Cartas de amor. Ex: Muito obrigada, no esperava surpresa to boa assim! No,... no estou triste, mas tambm no quero comentar o assunto. 3. Funo apelativa (ou conativa) aquela que centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, comum o uso de tu e voc, ou o nome da pessoa, alm de vocativos e imperativos. Usada nos discursos, sermes e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. Segunda pessoa do singular, Imperativo; Figuras de linguagem, Discursos polticos, Sermes, Promoo em pontos de venda - Propaganda.

4. Funo Ftica aquela centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou no o contato com o receptor, ou testar a eficincia do canal. Linguagem das falas telefnicas, saudaes e similares. Interjeies, Lugar comum, Saudaes, Comentrios sobre o clima.

Ex: - Ol, como vai, tudo bem? - Al, quem est falando? 5. Funo potica aquela centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela metafrica. Valorizam-se as palavras, suas combinaes. a linguagem figurada apresentada em obras literrias, letras de msica, em algumas propagandas. Subjetividade,Figuras de linguagem, Brincadeiras com o cdigo, Poesia, Letras de msica. Ex: Tecendo a manh Joo Cabral de Melo Neto Um galo sozinho no tece uma manh: ele precisar sempre se outros galos. De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito que um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manh, desde uma tela tnue, se v tecendo, entre todos os galos. 6. Funo metalingustica aquela centralizada no cdigo, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua funo e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente os dicionrios so repositrios de metalinguagem. Referncia ao prprio cdigo, Poesia sobre poesia, Propaganda sobre propaganda, Dicionrio. Ex: - No entendi o que metalinguagem, voc poderia explicar novamente, por favor? - Metalinguagem usar os recursos da lngua para explicar alguma teoria, um conceito, um filme, um relato, etc.

EXERCCIOS 01. Reconhea nos textos a seguir, as funes da linguagem: a) "O risco maior que as instituies republicanas hoje correm no o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de no funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hbito covarde de acomodao e da complacncia. Diante do povo, diante do mundo e diante de ns mesmos, o que preciso agora fazer funcionar corajosamente as instituies para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que preciso (e j no h como voltar atrs sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de So Paulo) b) O verbo infinitivo Ser criado, gerar-se, transformar O amor em carne e a carne em amor; nascer Respirar, e chorar, e adormecer E se nutrir para poder chorar Para poder nutrir-se; e despertar Um dia luz e ver, ao mundo e ouvir E comear a amar e ento ouvir E ento sorrir para poder chorar. E crescer, e saber, e ser, e haver E perder, e sofrer, e ter horror De ser e amar, e se sentir maldito E esquecer tudo ao vir um novo amor

E viver esse amor at morrer E ir conjugar o verbo no infinito... (Vincius de Morais)

c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pr-histricos, de sons a que se d o nome genrico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmes no fenmeno vital da respirao, quando, de uma ou outra maneira, modificada no seu trajeto at a parte exterior da boca." (Matoso Cmara Jr.) d) " - Que coisa, n? - . Puxa vida! - Ora, droga! - Bolas! - Que troo! - Coisa de louco! - !" e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights."

f) "Sentia um medo horrvel e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinrio. Aquele silncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo iluso? Findei a tarefa, erguime, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo iluso?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrvel... Quis ver-me no espelho. Tive preguia, fiquei pregado janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos) g) " - Que quer dizer pitosga? - Pitosga significa mope. - E o que mope? - Mope o que v pouco."

02. No texto abaixo, identifique as funes da linguagem: "Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao corao de Marcela, no j cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da pacincia, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, h dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de Dnae, trs inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, a ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)

03. Descubra, nos textos a seguir, as funes de linguagem: a) "O homem letrado e a criana eletrnica no mais tm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro) b) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstrao. (...) A primeira destas operaes a exposio; a segunda, a prova." (Aristteles) c) "Amigo Americano um filme que conta a histria de um casal que vive feliz com o seu filho at o dia em que o marido suspeita estar sofrendo de cncer." d) "Se um dia voc for embora Ria se teu corao pedir Chore se teu corao mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra) e) "Ol, como vai? Eu vou indo e voc, tudo bem? Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e voc? Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqilo..." (Paulinho da Viola)

Texto para as questes 04 e 05 Potica

Que poesia? uma ilha cercada de palavras por todos os lados Que um poeta? um homem que trabalha um poema com o suor do seu rosto Um homem que tem fome como qualquer outro homem. (Cassiano Ricardo) 04. Quais as funes da linguagem predominantes no poema anterior?

05. Aponte os elementos que integram o processo de comunicao em Potica, de Cassiano Ricardo.

06. Historinha I

Historinha II

Qual a funo da linguagem comum s duas historinhas?

07. (CESUPA - CESAM - COPERVES) Segundo o lingsta Roman Jakobson, "dificilmente lograramos (...) encontrar mensagens verbais que preenchem uma nica funo... A estrutura verbal de uma mensagem depende basicamente da funo predominante". "Meu canto de morte Guerreiros, ouvi. Sou filho das selvas Nas selvas cresci. Guerreiros, descendo Da tribo tupi. Da tribo pujante, Que agora anda errante Por fado inconstante. Guerreiros, nasci: Sou bravo, forte, Sou filho do Norte Meu canto de morte, Guerreiros, ouvi." (Gonalves Dias)

Indique a funo predominante no fragmento acima transcrito, justificando a indicao.

08. (PUC - SP) "Com esta histria eu vou me sensibilizar, e bem sei que cada dia um dia roubado da morte. Eu no sou um intelectual, escrevo com o corpo. E o que escrevo uma nvoa mida. As palavras so sons transfundidos de sombras que se entrecruzam desiguais, estalactites, renda, msica transfigurada de rgo. Mal ouso clamar palavras a essa rede vibrante e rica, mrbida e obscura tendo como contratom o baixo grosso da dor. Alegro com brio. Tentarei tirar ouro do carvo. Sei que estou adiando a histria e que brinco de bola sem bola. O fato um ato? Juro que este livro feito sem palavras. uma fotografia muda. Este livro um silncio. Este livro uma pergunta." (Clarice Lispector) A obra de Clarice Lispector, alm de se apresentar introspectiva, marcada pela sondagem de fluxo de conscincia (monlogo interior), reflete, tambm, uma preocupao com a escritura do texto literrio. Observe o trecho em questo e aponte os elementos que comprovam tal preocupao.

GNEROS X TIPOS TEXTUAIS Ao longo de nossa vivncia enquanto falantes, temos a oportunidade de convivermos com uma enorme diversidade de textos. Basta sairmos s ruas que to logo est confirmada esta ocorrncia. So panfletos, outdoors, cartazes, dentre outros. Ao enfatizarmos sobre os tipos textuais, esta classificao relaciona-se com a natureza lingustica expressa pelos mesmos. Classificando-se em narrativos, descritivos e dissertativos. Conforme demonstra os exemplos: Um texto narrativo caracteriza-se pela sucesso de fatos ligados a um determinado acontecimento, seja ele real ou fictcio, o qual pressupe-se de todos os elementos referentes modalidade em questo, como narrador, personagens, discurso, tempo e espao. O descritivo pauta-se pela descrio minuciosa de uma determinada pessoa, objeto, animal ou lugar, no qual as impresses so retratadas de maneira fiel. O dissertativo conceitua-se pela exposio de ideias, reforadas em argumentos lgicos e convincentes acerca de um determinado assunto. J os gneros textuais esto diretamente ligados s situaes cotidianas de comunicao, fortalecendo os relacionamentos interpessoais por meio da troca de informaes. Tais situaes referem-se finalidade que possui cada texto, sendo estas, inmeras. Como por exemplo: A comunicao feita em meio eletrnico um gnero textual que aproxima pessoas de diferentes lugares, permitindo uma verdadeira interao entre as mesmas.

Existem gneros textuais do cotidiano jornalstico, cuja finalidade a informao. o caso da notcia, da entrevista, do artigo de opinio, do editorial, dentre outros.

H tambm os chamados instrucionais, como, por exemplo, o manual de instruo, a bula de um remdio, e outros.

Outros que se classificam como cientficos, os quais so oriundos de pesquisas e estudo de casos, como a monografia, tese de doutorado, ligados prtica acadmica. EXERCCIOS Leia o texto a seguir para responder prxima questo.

Em 2008, Nicholas Carr assinou, na revista The Atlantic, o polmico artigo "Estar o Google nos tornando estpidos?" O texto ganhou a capa da revista e, desde sua publicao, encontra-se entre os mais lidos de seu website. O autor nos brinda agora com The Shallows: What the internet is doing with our brains, um livro instrutivo e provocativo, que dosa linguagem fluida com a melhor tradio dos livros de disseminao cientfica. Novas tecnologias costumam provocar incerteza e medo. As reaes mais estridentes nem sempre tm fundamentos cientficos. Curiosamente, no caso da internet, os verdadeiros fundamentos cientficos deveriam, sim, provocar reaes muito estridentes. Carr mergulha em dezenas de estudos cientficos sobre o funcionamento do crebro humano. Conclui que a internet est provocando danos em partes do crebro que constituem a base do que entendemos como inteligncia, alm de nos tornar menos sensveis a sentimentos como compaixo e piedade. O frenesi hipertextual da internet, com seus mltiplos e incessantes estmulos, adestra nossa habilidade de tomar pequenas decises. Saltamos textos e imagens, traando um caminho errtico pelas pginas eletrnicas. No entanto, esse ganho se d custa da perda da capacidade de alimentar nossa memria de longa durao e estabelecer raciocnios mais sofisticados. Carr menciona a dificuldade que muitos de ns, depois de anos de exposio internet, agora experimentam diante de textos mais longos e elaborados: as sensaes de impacincia e de sonolncia, com base em estudos cientficos sobre o impacto da internet no crebro humano. Segundo o autor, quando navegamos na rede, "entramos em um ambiente que promove uma leitura apressada, rasa e distrada, e um aprendizado superficial." A internet converteu-se em uma ferramenta poderosa para a transformao do nosso crebro e, quanto mais a utilizamos, estimulados pela carga gigantesca de informaes, imersos no mundo virtual, mais nossas mentes so afetadas. E no se trata apenas de pequenas alteraes, mas de mudanas substanciais fsicas e funcionais. Essa disperso da ateno vem custa da capacidade de concentrao e de reflexo. (Thomaz Wood Jr. Carta capital, 27 de outubro de 2010, p. 72, com adaptaes)

1- Em relao estrutura textual, est correta a afirmativa: (A) Os quatro pargrafos do texto so independentes, tendo em vista que cada um deles trata, isoladamente, de uma situao diferente sobre a internet. (B) O 1o pargrafo, especialmente, est isolado dos demais, por conter uma informao, dispensvel no contexto, a respeito das publicaes de um especialista. (C) Identifica-se uma incoerncia no desenvolvimento do texto, comprometendo a afirmativa de que as novas tecnologias provocam incerteza e medo, embora os sites sejam os mais lidos. (D) No 3o pargrafo h comprometimento da clareza quanto aos reais prejuzos causados ao funcionamento do crebro pelo uso intensivo da internet. (E) A sequncia de pargrafos feita com coerncia, por haver progresso articulada do assunto que vem sendo desenvolvido.

Leia o texto a seguir para responder prxima questo. Tambm nas cidades de porte mdio, localizadas nas vizinhanas das regies metropolitanas do Sudeste e do Sul do pas, as pessoas tendem cada vez mais a optar pelo carro para seus deslocamentos dirios, como mostram dados do Departamento Nacional de Trnsito. Em consequncia, congestionamentos, acidentes, poluio e altos custos de manuteno da malha viria passaram a fazer parte da lista dos principais problemas desses municpios. Cidades menores, com custo de vida menos elevado que o das capitais, baixo ndice de desemprego e poder aquisitivo mais alto, tiveram suas frotas aumentadas em progresso geomtrica nos ltimos anos. A facilidade de crdito e a iseno de impostos so alguns dos elementos que tm colaborado para a realizao do sonho de ter um carro. E os brasileiros desses municpios passaram a utilizar seus carros at para percorrer curtas distncias, mesmo perdendo tempo em congestionamentos e apesar dos alertas das autoridades sobre os danos provocados ao meio ambiente pelo aumento da frota. Alm disso, carro continua a ser sinnimo de status para milhes de brasileiros de todas as regies. A sua necessidade vem muitas vezes em segundo lugar. H 35,3 milhes de veculos em todo o pas, um crescimento de 66% nos ltimos nove anos. No por acaso oito Estados j registram mais mortes por acidentes no trnsito do que por homicdios. (O Estado de S. Paulo, Notas e Informaes, A3, 11 de setembro de 2010, com adaptaes)

2 - No por acaso oito Estados j registram mais mortes por acidentes no trnsito do que por homicdios. A afirmativa final do texto surge como

(A) constatao baseada no fato de que os brasileiros desejam possuir um carro, mas perdem muito tempo em congestionamentos. (B) observao irnica quanto aos problemas decorrentes do aumento na utilizao de carros, com danos provocados ao meio ambiente. (C) comprovao de que a compra de um carro sinnimo de status e, por isso, constitui o maior sonho de consumo do brasileiro. (D) hiptese de que a vida nas cidades menores tem perdido qualidade, pois os brasileiros desses municpios passaram a utilizar seus carros at para percorrer curtas distncias. (E) concluso coerente com todo o desenvolvimento, a partir de um ttulo que poderia ser: Carro, problema que se agrava.

Leia o texto a seguir para responder prxima questo. CIDADE MARAVILHOSA? Os camels so pais de famlias bem pobres, e, ento, merecem nossa simpatia e nosso carinho; logo eles se multiplicam por 1000. Aqui em frente minha casa, na Praa General Osrio, existe h muito tempo a feira hippie. Artistas e artesos expem ali aos domingos e vendem suas coisas. Uma feira um tanto organizada demais: sempre os mesmos artistas mostrando coisas quase sempre sem interesse. Sempre achei que deveria haver um canto em que qualquer artista pudesse vender um quadro; qualquer artista ou mesmo qualquer pessoa, sem alvars nem licenas. Enfim, o fato que a feira funcionava, muita gente comprava coisas tudo bem. Pois de repente, de um lado e outro, na Rua Visconde de Piraj, apareceram barracas atravancando as caladas, vendendo de tudo roupas, louas, frutas, miudezas, brinquedos, objetos usados, ampolas de leo de bronzear, passarinhos, pipocas, aspirinas, sorvetes, canivetes. E as praias foram invadidas por 1000 vendedores. Na rua e na areia, uma orgia de ces. Nunca vi tantos ces no Rio, e presumo que muita gente anda com eles para se defender de assaltantes. O resultado uma sujeira mltipla, que exige cuidado do pedestre para no pisar naquelas coisas. E aquelas coisas secam, viram poeira, unem-se a cascas de frutas podres e dejetos de toda ordem, e restos de peixes da feira das teras, e folhas, e cusparadas, e jornais velhos; uma poeira dos trs reinos da natureza e de todas as servides humanas. Ah, se venta um pouco o noroeste, logo ela vai-se elevar, essa poeira, girando no ar, entrar em nosso pulmo numa lufada de ar quente. Antigamente a gente fugia para a praia, para o mar. Agora h gente demais, a praia est excessivamente cheia. Est bem, est bem, o mar, o mar do povo, como a praa do condor mas podia haver menos ces e bolas e pranchas e barcos e camels e ratos de praia e assaltantes que trabalham at dentro dgua, com um canivete na barriga alheia, e sujeitos que carregam caixas de isopor e anunciam sorvetes e quando o inocente cidado pede picol de manga, eis que ele abre a caixa e de l puxa a arma. Cada dia inventam um golpe novo: a juventude muito criativa, e os assaltantes so quase sempre muito jovens. Rubem Braga 3 - Em vrios momentos do texto, Rubem Braga utiliza longas enumeraes cujos termos aparecem ligados pela conjuno E. Esse recurso tem a seguinte finalidade textual: (A) trazer a idia de riqueza da cidade, em sua ampla variedade; (B) mostrar desagrado do autor diante da confuso reinante; (C) indicar o motivo de a cidade ser ainda considerada maravilhosa; (D) demonstrar simpatia pelo comrcio popular; (E) procurar dar maior dinamismo e vivacidade ao texto.

Leia o texto a seguir para responder s prximas 2 questes. A Carta de Pero Vaz de Caminha De ponta a ponta toda praia rasa, muito plana e bem formosa. Pelo serto, pareceu nos do mar muito grande, porque a estender a vista no podamos ver seno terra e arvoredos, parecendo-nos terra muito longa. Nela, at agora, no pudemos saber que haja ouro nem prata, nem nenhuma coisa de metal, nem de ferro; nem as vimos. Mas, a terra em si muito boa de ares, to frios e temperados, como os de Entre-Douro e Minho, porque, neste tempo de agora, assim os achvamos como os de l. guas so muitas e infindas. De tal maneira graciosa que, querendo aproveit-la dar-se- nela tudo por bem das guas que tem. (In: Cronistas e viajantes. So Paulo: Abril Educao, 1982. p. 12-23. Literatura Comentada. Com adaptaes)

4 - A respeito do trecho da Carta de Caminha e de suas caractersticas textuais, correto afirmar que: A) No texto, predominam caractersticas argumentativas e descritivas. B) O principal objetivo do texto ilustrar experincias vividas atravs de uma narrativa fictcia. C) O relato das experincias vividas feito com aspectos descritivos. D) A inteno principal do autor fazer oposio aos fatos mencionados. E) O texto procura despertar a ateno do leitor para a mensagem atravs do uso predominante de uma linguagem figurada.

5 - Em todos os trechos a seguir podemos comprovar a participao do narrador nos fatos mencionados, EXCETO: A) Pelo serto, pareceu-nos do mar muito grande,... B) ... Porque a estender a vista no podamos ver seno terra e arvoredos,... C) ... Parecendo-nos terra muito longa. D) Nela, at agora, no pudemos saber que haja ouro... E) Mas, a terra em si muito boa de ares,...

Leia o texto a seguir para responder prxima questo. Painel do leitor (Carta do leitor) Resgate no Chile Assisti ao maior espetculo da Terra numa operao de salvamento de vidas, aps 69 dias de permanncia no fundo de uma mina de cobre e ouro no Chile. Um a um os mineiros soterrados foram iados com sucesso, mostrando muita calma, sade, sorrindo e cumprimentando seus companheiros de trabalho. No se pode esquecer a ajuda tcnica e material que os Estados Unidos, Canad e China ofereceram equipe chilena de salvamento, num gesto humanitrio que s enobrece esses pases. E, tambm, dos dois mdicos e dois socorristas que, demonstrando coragem e desprendimento, desceram na mina para ajudar no salvamento. (Douglas Jorge; So Paulo, SP; www.folha.com.br painel do leitor 17/10/2010)

6 - Considerando o tipo textual apresentado, algumas expresses demonstram o posicionamento pessoal do leitor diante do fato por ele narrado. Tais marcas textuais podem ser encontradas nos trechos a seguir, EXCETO: A) Assisti ao maior espetculo da Terra... B) ... aps 69 dias de permanncia no fundo de uma mina de cobre e ouro no Chile. C) No se pode esquecer a ajuda tcnica e material... D) ... gesto humanitrio que s enobrece esses pases. E) ... demonstrando coragem e desprendimento, desceram na mina...

Leia o texto a seguir para responder prxima questo. Os dicionrios de meu pai Pouco antes de morrer, meu pai me chamou ao escritrio e me entregou um livro de capa preta que eu nunca havia visto. Era o dicionrio analgico de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo. Ficava quase escondido, perto dos cinco grandes volumes do dicionrio Caldas Aulete, entre outros livros de consulta que papai mantinha ao alcance da mo numa estante giratria. Isso pode te servir, foi mais ou menos o que ele ento me disse, no seu falar meio grunhido. Era como se ele,cansado, me passasse um basto que de alguma forma eu deveria levar adiante. E por um tempo aquele livro me ajudou no acabamento de romances e letras de canes, sem falar das horas em que eu o folheava toa; o amor aos dicionrios, para o srvio Milorad Pavic, autor de romances-enciclopdias, um trao infantil de carter de um homem adulto. Palavra puxa palavra, e escarafunchar o dicionrio analgico foi virando para mim um passatempo. O resultado que o livro, herdado j em estado precrio, comeou a se esfarelar nos meus dedos. Encostei-o na estante das relquias ao descobrir, num sebo atrs da sala Ceclia Meireles, o mesmo dicionrio em encadernao de percalina. Por dentro estava em boas condies, apesar de algumas manchas amareladas, e de trazer na folha de rosto a palavra anau, escrita a caneta-tinteiro. Com esse livro escrevi novas canes e romances, decifrei enigmas, fechei muitas palavras cruzadas. E ao v-lo dar sinais de fadiga, sa de sebo em sebo pelo Rio de Janeiro para me garantir um dicionrio analgico de

10

reserva. Encontrei dois, mas no me dei por satisfeito, fiquei viciado no negcio. Dei de vasculhar livrarias pas afora, s em So Paulo adquiri meia dzia de exemplares, e ainda arrematei o ltimo venda a Amazom.com antes que algum aventureiro o fizesse. Eu j imaginava deter o monoplio (aambarcamento, exclusividade, hegemonia, senhorio, imprio) de dicionrios analgicos da lngua portuguesa, no fosse pelo senhor Joo Ubaldo Ribeiro, que ao que me consta tambm tem um qui carcomido pelas traas (brocas, carunchos, gusanos, cupins, trmitas, cries, lagartas-rosadas, gafanhotos, bichos-carpinteiros). A horas mortas eu corria os olhos pela minha prateleira repleta de livros gmeos, escolhia um a esmo e o abria a bel-prazer. Ento anotava num Moleskine as palavras mais preciosas, a fim de esmerar o vocabulrio com que embasbacaria as moas e esmagaria meus rivais. Hoje sou surpreendido pelo anncio desta nova edio do dicionrio analgico de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo. Sinto como se invadissem minha propriedade, revirassem meus bas, espalhassem ao vento meu tesouro. Trata-se para mim de uma terrvel (funesta, nefasta, macabra, atroz, abominvel, dilacerante, miseranda) notcia. (Francisco Buarque de Hollanda, Revista Piau, junho de 2010)

7 - O modo predominante de organizao textual : A) descritivo B) narrativo C) argumentativo D) dissertativo E) injuntivo

Leia o texto a seguir para responder prxima questo. Olhar o vizinho o primeiro passo No preciso ser filsofo na atualidade, para perceber que o bom e o bem no pr evalecem tanto quanto desejamos. Sob a gide de uma moral individualista, o consumo e a concentrao de renda despontam como metas pessoais e fazem muitos de ns nos esquecermos do outro, do irmo, do prximo. Passamos muito tempo olhando para nossos prprios umbigos ou mergulhados em nossas crises existenciais e no reparamos nos pedidos de ajuda de quem est ao nosso lado. difcil tirar os culos escuros da indiferena e estender a mo, no para dar uma esmola criana que faz malabarismo no sinal, para ganhar um trocado simptico, mas para tentar mudar uma situao adversa, fazer a diferena. O que as pessoas que ajudam outras nos mostram que basta querer, para mudar o mundo. No preciso ser milionrio, para fazer uma doao. Se no h dinheiro, o trabalho tambm bemvindo. Doar um pouco de conhecimento ou expertise, para fazer o bem a outros que no tm acesso a esses servios, mais que caridade: senso de responsabilidade. Basta ter disposio e sentimento e fazer um trabalho de formiguinha, pois, como diz o ditado, a unio que faz a fora! Graas a esses filsofos da prtica, ainda podemos colocar f na humanidade. Eles nos mostram que fazer o bem bom e seguem esse caminho por puro amor, vocao e humanismo. (Dirio do Nordeste. 28 abr. 2008) 8 Com relao ao gnero, o texto A) uma dissertao B) mistura descrio com narrao, com predomnio da descrio. C) mistura descrio com narrao, com predomnio da narrao. D) mistura descrio, narrao e dissertao, com predomnio da narrao e da dissertao. E) mistura descrio, narrao e dissertao, com predomnio da descrio e da dissertao.

REDAO ESTRUTURA A redao solicitada no ENEM do tipo dissertativo-argumentativo. Sua estrutura composta pelas seguintes partes: A. INTRODUO (incio, comeo)

11

Podemos comear uma redao fazendo uma afirmao, uma declarao, uma descrio, uma pergunta, e de muitas outras maneiras. O que se deve guardar que uma introduo serve para lanar o assunto, delimitar o assunto, chamar a ateno do leitor para o assunto que vamos desenvolver. Uma introduo no deve ser muito longa para no desmotivar o leitor. Se a redao dever ter trinta linhas, aconselha-se a que o aluno use de quatro a seis para a parte introdutria. O QUE EVITAR? I. Iniciar uma idia geral, mas que no se relaciona com a segunda parte da redao. II. Iniciar com digresses (o incio dever ser curto). III. Iniciar com as mesmas palavras do ttulo. IV. Iniciar aproveitando o ttulo, com se este fosse um elemento d primeira frase. V. Iniciar com chaves Exemplos: - Desde os primrdios da Antigidade... - No fcil a respeito de... - Bem, eu acho que... - Um dos problemas mais discutidos na atualidade... B. DESENVOLVIMENTO (meio, corpo) A parte substancial e decisria de uma redao o seu desenvolvimento. nela que o aluno tem a oportunidade de colocar um contedo razovel, lgico. Se o desenvolvimento da redao sua parte mais importante, dever ocupar o maior nmero de linhas. Supondo-se uma redao de trinta linhas, a redao dever destinar de catorze (14) a dezoito (18) linhas para o corpo ou desenvolvimento da mesma. O QUE EVITAR? I. Pormenores, divagaes, repeties, exemplos excessivos de tal sorte a no sobrar espao para a concluso. C. CONCLUSO (fecho, final) Assim como a introduo, o fim dever ocupar uma pequena parte do texto. Se a redao est planejada para trinta linhas, a parte da concluso deve ter quatro a seis linhas. Na concluso, nossas idias propem uma soluo. O ponto de vista do escritor, apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maior destaque na concluso. Se algum introduz um assunto, desenvolve-o brilhantemente, mas no coloca uma concluso: o leitor sentir-se- perdido, estupefato. O QUE EVITAR? I. No finalizar ( o principal defeito) II. Avisar que vai concluir, utilizando expresses como "Em resumo" ou "Concluindo"

PROPOSTA DE REDAO Leia com ateno os seguintes textos:

Caco Galhardo. 2001.

Os programas sensacionalistas do rdio e os programas policiais de final da tarde em televiso saciam curiosidades perversas e at mrbidas tirando sua matria-prima do drama de cidados humildes que aparecem nas delegacias como suspeitos de pequenos crimes. Ali, so entrevistados por intimidao. As cmeras invadem barracos e cortios, e gravam sem pedir licena a estupefao de famlias de baixssima renda que no sabem direito o que se passa: um parente suspeito de estupro, ou o vizinho acaba de ser preso por trfico, ou o primo morreu no massacre de fim de semana no bar da esquina. A polcia chega atirando; a mdia chega filmando.
Eugnio Bucci. Sobre tica e imprensa. So Paulo: Companhia das Letras, 2000.

12

Quem fiscaliza [a imprensa]? Trata-se de tema complexo porque remete para a questo da responsabilidade no s das empresas de comunicao como tambm dos jornalistas. Alguns pases, como a Sucia e a Gr-Bretanha, vm h anos tentando resolver o problema da responsabilidade do jornalismo por meio de mecanismos que incentivam a auto-regulao da mdia.
http://www.eticanatv.org.br Acesso em 30/05/2004.

No Brasil, entre outras organizaes, existe o Observatrio da Imprensa entidade civil, no-governamental e nopartidria , que pretende acompanhar o desempenho da mdia brasileira. Em sua pgina eletrnica, l-se: Os meios de comunicao de massa so majoritariamente produzidos por empresas privadas cujas decises atendem legitimamente aos desgnios de seus acionistas ou representantes. Mas o produto jornalstico , inquestionavelmente, um servio pblico, com garantias e privilgios especficos previstos na Constituio Federal, o que pressupe contrapartidas em deveres e responsabilidades sociais.
http://www.observatorio.ultimosegundo.ig.com.br (adaptado) Acesso em 30/05/04.

Incisos do Artigo 5 da Constituio Federal de 1988: IX livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena; X so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. Com base nas idias presentes nos textos acima, redija uma dissertao em prosa sobre o seguinte tema: Como garantir a liberdade de informao e evitar abusos nos meios de comunicao? Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexes feitas ao longo de sua formao. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opinies para defender seu ponto de vista e suas propostas. Observaes: Seu texto deve ser escrito na modalidade culta da lngua portuguesa. O texto no deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narrao. O texto dever ter no mnimo 15 (quinze) linhas escritas. A redao dever ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha prpria. O rascunho poder ser feito na ltima folha deste

Mdulo 2

VARIAO LINGUSTICA Leia o texto abaixo: Vcio na Fala Oswald de Andrade Para dizerem milho dizem mio Para melhor dizem mi Para pior pi Para telha dizem teia Para telhado dizem teiado E vo fazendo telhados O texto de Oswald de Andrade mostra que a lngua portuguesa possui mais de uma forma, sendo, portanto, varivel.

Variedades Lingusticas

13

A lngua, segundo o lingista Ferdinand de Saussure, ' a parte social da linguagem', isto , ela pertence a uma comunidade, a um grupo social a lngua portuguesa, a lngua chinesa. A fala individual, diz respeito ao uso que cada falante faz da lngua. Nem a lngua nem a fala so imutveis. Uma lngua evolui, transformando-se foneticamente, adquirindo novas palavras, rejeitando outras. A fala do indivduo modifica-se de acordo com sua histria pessoal, suas intenes e sua maior ou menor aquisio de conhecimentos.

1. Lngua Culta
De modo geral, os falantes so levados a aceitar como correto o modo de falar do segmento social que, em conseqncia de sua privilegiada situao econmica e cultural, tem maior prestigio dentro da sociedade. Assim, o modo de falar desse grupo social passa a servir de padro, enquanto as demais variedades lingsticas, faladas por grupos sociais menos prestigiados, passam a ser consideradas erradas. Considera-se como correta a lngua utilizada pelo grupo de maior prestigio social. Essa a chamada lngua culta, falada escrita, em situaes formais, pelas pessoas de maior instruo. A lngua culta nivelada, padronizada, principalmente pela escola e obedece gramtica da lngua-padro.

2. Lngua Coloquial
A Lngua Coloquial ou popular utilizada na conversao diria, em situaes informais, descontradas. o nvel acessvel a qualquer falante e se caracteriza por: a) Expressividade afetiva, conseguida pelo emprego de diminutivos, aumentativos, interjeies e expresses populares: s uma mentirinha, vai! Voc me deu um trabalho, nem te conto! b) Tendncia a transgredir a norma culta: Voc viu ele por a? Voc me empresta teu carro? c) Repetio de palavras e uso de expresses de apoio: N? Voc est me entendendo? Falou! 2.1. Gria uma variante da lngua, falada por um grupo social ou etrio. a fala mais varivel de todas, pois as expresses entram e saem 'da moda' com muita freqncia, sendo substitudas por outras. Algumas se incorporam ao lxico, dando origem a palavras derivadas. o caso de dedo-duro que deu origem a dedurar. 2.2. Variedades geogrficas ou diatpicas So as variantes de uma mesma lngua que identificam o falante com sua origem tradicional. Podemos distinguir entre elas: Dialetos : variantes da lngua comum utilizadas num espao geogrfico delimitado. O dialeto o resultado da transformao regional de uma lngua nacional (o idioma). O aoriano e o madeirense, por exemplo, so dialetos do portugus. Algumas lnguas tm uma origem histrica comum, mas por razes polticas ou econmicas uma delas ganhou status de lngua, enquanto outras permaneceram como dialetos. As lnguas romnicas eram dialetos do latim. Falares: modalidades regionais de uma lngua cujas variaes no so suficientes para caracterizar um dialeto. s vezes, so apenas algumas palavras ou expresses ou mesmo certos tipos de construo de frases. A esse uso regional da lngua tambm d-se o nome de regionalismo. 2.3. A fala popular na literatura O registro da fala popular na literatura tem sido largamente empregado como forma de atribuir expressividade e veracidade ao texto. Na dcada de 30, por exemplo, quando os escritores propunham uma literatura engajada e realista, o aproveitamento do nvel coloquial, pela transcrio dos falares regionais, foi elemento fundamental para o sucesso do romance brasileiro: 'Apeou na frente da venda do Nicolau, amarrou o alazo no tronco dum cinamomo, entrou arrastando as esporas, batendo na coxa direita com o

14

rebenque, e foi logo gritando, assim com ar de velho conhecido: Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho! [...] O capito tomou seu terceiro copo de cachaa. Juvenal, que o observava com olhos parados e inexpressivos, puxou dum pedao de fumo em rama e duma pequena faca e ficou a fazer um cigarro. Pois le garanto que estou gostando deste lugar disse Rodrigo. Quando entrei em Santa F, pensei c comigo: Capito, pode ser que vosmec s passe aqui uma noite, mas tambm pode ser que passe o resto da vida...' (O Tempo e o Vento, de rico Verssimo) EXERCCIO Reescreva o texto coloquial, sob uma forma padro culto. (A) O cachorro parecia que virava um cachorro dos filme de terror, sa be? A eu falei com o pai, vamo levar ele pra granja, que tinha um caseiro l, pra cuidar dele.

(B) A ltima vez que eu vi ele, ele tava saindo do restaurante. Me deu um aperto no peito, mas no gritei ele no. Depois no fiquei sabendo mais notcia dele no.

(C) E os dois foi saindo, assim, sem mais nem menos.

(D) A me danou a correr atrs do moleque peladinho. At que pegou ele no colo, e ele ficou rindo

NOVO ACORDO ORTOGRFICO Cronologia das reformas ortogrficas na lngua portuguesa: 1911 - Reforma Ortogrfica de 1911, a primeira reforma ortogrfica em Portugal, publicada no Dirio do Governo, n. 213, 12 de Setembro de 1911. 1931 - Primeiro Acordo Ortogrfico por iniciativa da Academia Brasileira de Letras e aprovado pela Academia das Cincias de Lisboa, em Portugal publicado no Dirio do Governo, n. 120, I Srie, 25 de Maio de 1931. 1945 - Conveno Ortogrfica Luso-Brasileira de 1945 ou Acordo Ortogrfico de 1945, adotado em Portugal, mas no no Brasil. Em Portugal publicado como decreto n. 35.228 no Dirio do Governo, 8 de Dezembro de 1945. 1971 - Lei n. 5765 de 18 de Dezembro, no Brasil, suprimiu o acento circunflexo na distino dos homgrafos, responsvel por 70% das divergncias ortogrficas com Portugal, e os acentos que marcavam a slaba subtnica nos vocbulos derivados com o sufixo -mente ou iniciados por -z-.

15

1973 - Decreto-Lei n. 32/73 de 6 de Fevereiro, em Portugal, suprimiram-se os acentos que marcavam a slaba subtnica nos vocbulos derivados com o sufixo -mente ou iniciados por -z-, como j se havia feito no Brasil. 1975 - A Academia das Cincias de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras elaboraram um projeto de acordo que no foi aprovado oficialmente. 1986 - Da reunio de representantes dos, na poca, sete pases de lngua portuguesa (CPLP) no Rio de Janeiro resultaram as Bases Analticas da Ortografia Simplificada da Lngua Portuguesa de 1945, renegociadas em 1975 e consolidadas em 1986, que nunca chegaram a ser implementadas. 1990 - De nova reunio, desta vez em Lisboa, resulta um novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, previsto para entrar em vigor em 1 de Janeiro de 1994. 1998 - Na cidade da Praia, Cabo Verde, foi assinado um Protocolo Modificativo ao Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa que retirou do texto original a data para a sua entrada em vigor. 2004 - Em So Tom e Prncipe foi aprovado um Segundo Protocolo Modificativo ao Acordo Ortogrfico prevendo que, em lugar da ratificao por todos os pases, fosse suficiente que trs membros ratificassem o [4] Acordo Ortogrfico de 1990 para que este entrasse em vigor nesses pases . 2008 - Presidente Lus Incio Lula da Silva, do Brasil, assina em 29 de Setembro, as mudanas da ortografia da lngua portuguesa no Brasil, que passaram a valer a partir de 1 de janeiro de 2009.

MUDANAS A PARTIR DO ACORDO DE 2008 As novas regras ortogrficas j esto valendo desde o dia 1 de janeiro de 2009, e de acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Incio Lula da Silva, haver um perodo de transio at 2012 em que sero vlidas as duas formas de escrever: a antiga e a nova. Portanto, a partir deste ano ela j estar sendo exigida em concursos e vestibulares.

Acentuao dos ditongos das palavras paroxtonas Some o acento dos ditongos abertos i e i das palavras paroxtonas: Ex: ideia, boia, asteroide. EXCEO: Palavras paroxtonas com i e i terminadas em r: Ex: Mier, destrier Acento circunflexo em letras dobradas Desaparece o acento circunflexo das palavras terminadas em em e o (ou os): Ex: creem, leem, enjoo, Acento agudo de algumas palavras paroxtonas Some o acento no i e no u tnicos, depois de ditongos, em palavras paroxtonas: Ex: bocaiuva, feiura ATENO! Se o i e o u estiverem na ltima ou na antepenltima slaba, o acento continua como em: tuiui, Piau, feissimo e cheissimo. Acento diferencial Some o acento diferencial (utilizado para distinguir timbres voclicos): Ex: pelo (prep. e subst.), para (prep. e verbo). ATENO! No some o acento diferencial em pr (verbo) / por (preposio) e pde (pretrito) / pode (presente). Em frma o acento permanece facultativo. Acento agudo no u tnico Desaparece o acento agudo no u tnico nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar: Ex: averigue, apazigue. Alfabeto: incluso de trs letras Passa a ter 26 letras, ao incorporar as letras k, w e y.

16

Alteraes limitadas a Portugal Desaparecem o c e o p de palavras em que essas letras no so pronunciadas: Ex: aco/ ao, acto/ato, adopo/adoo.

Hfen Eliminao do hfen em alguns casos O hfen no ser mais utilizado nos seguintes casos: 1. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento comea com uma vogal diferente: Ex: extraescolar, autoestrada 2. Quando o segundo elemento comea com s ou r, devendo estas consoantes serem duplicadas: Ex: contrarregra, antirreligioso EXCEO! O hfen ser mantido Ex: hiper-requintado, inter-resistente, super-revista. 3. Quando se perdeu a noo de que a palavra composta: Ex: parabrisa, paraquedas, mandachuva. 4. Nos antigos nomes compostos ligados por preposio. Esses passaram a ser entendidos como locues ou expresses. Ex: lua de mel, mo de obra, queda de brao, dona de casa, pai de santo, boca de urna, quartas de final. O hfen empregado: 1. Se o segundo elemento comea por 'h' Ex: geo-histria; giga-hertz; bio-histrico; super-heri; anti-heri; macro-histria; mini-hotel; super-homem 2. Para separar vogais ou consoantes iguais Ex: inter-racial; micro-ondas; micro-nibus; mega-apago; sub-bibliotecrio; sub-base; anti-imperialista; anti-inflamatrio; contra-atacar; entre-eixos; hiper-real; infra-axilar 3. Prefixos 'pan' ou 'circum', seguidos de palavras que comeam por vogal, 'h', 'm' ou 'n' Ex: pan-negritude; pan-hispnico; circum-murados; pan-americano; pan-helenismo; circum-navegao 4. Com os prefixos 'ps', 'pr' 'pr'. Ex: ps-graduado; pr-operatrio; pr-reitor; ps-auricular; pr-datado; pr-escolar Trema Extino do trema Desaparece em todas as palavras: Ex: frequente, linguia. ATENO! O trema permanece em nomes estrangeiros como Mller ou Citron. quando o prefixo terminar em r-

EXERCCIOS
01. Considerando o quadro abaixo, que contm adjetivos ptrios compostos, marque a alternativa correta: 1. austro-hngaro 2. greco-romano 3. sino-brasileiro 4. nipo-americano 5. talo-germnico (A) esto corretamente grafados todos os termos compostos;

17

(B) est incorretamente grafado o termo composto da opo 4; (C) est incorretamente grafado o termo composto da opo 2; (D) est incorretamente grafado o termo composto da opo 1; (E) est incorretamente grafado o termo composto da opo 3. 02. Levando em conta o quadro a seguir, que contm no apenas adjetivos ptrios compostos, mas tambm substantivos, marque a alternativa correta: 1. euro-centrismo 2. euro-siberiano 3. euro-divisa 4. euro-mercado 5. euro-asitico (A) esto corretamente grafados todos os termos compostos; (B) est corretamente grafado o termo composto da opo 5; (C) esto corretamente grafados os termos compostos das opes 2 e 5; (D) esto corretamente grafados os termos compostos das opes 1, 3 e 4; (E) esto corretamente grafados os termos compostos das opes 3 e 4. 03. As seguintes paroxtonas esto corretamente grafadas, exceto: (A) continer; (B) destrier; (C) Mier; (D) blizer; (E) geide. 04. Marque a opo em que uma das formas verbais est incorreta: (A) guo aguo; (B) guas aguas; (C) gua agua; (D) guais aguais; (E) guam aguam. 05. Assinale a opo em que h erro de ortografia: (A) mo de obra (designando trabalho); (B) mo de vaca (designando pessoa avarent(A); (C) mo de vaca (designando plant(A); (D) mo de criana; (E) mo de moa. 06. O hfen foi corretamente empregado em: (A) presidente-mirim; (B) parati-mirim; (C) diretor-mirim; (D) secretrio-mirim; (E) tesoureiro-mirim. 07. Marque a opo incorreta: (A) bem-educado; (B) mal-educado; (C) bem-comportado; (D) mal-comportado; (E) bem-vindo. 08. Identifique a opo em que os termos no se alternam: (A) amgdala amdala; (B) receo recesso; (C) corrupto corruto; (D) concepo conceo; (E) caracteres carateres. 09. Em compacto mantm-se a consoante pronunciada; o mesmo caso de: (A) acto; (B) afectivo; (C) direco; (D) exacto; (E) adepto.

18

10. Os prefixos que so seguidos de hfen quando o segundo termo da palavra composta inicia-se com h, m, n ou vogal so: (A) hiper-, inter- e super-; (B) circum- e pan-; (C) sub- e sob-; (D) ab- e ob-; (E) recm- e aqum-. 11. Marque a opo incorreta: (A) pan-telegrafia; (B) pan-helenismo; (C) pan-islmico; (D) pan-mgico; (E) pan-negro. 12. Identifique a alternativa em que o hfen foi indevidamente usado: (A) circum-meridiano; (B) circum-hospitalar; (C) circum-escolar; (D) circum-navegao; (E) circum-polaridade. 13. Assinale a opo incorreta: (A) inter-humano; (B) inter-hemisfrico; (C) inter-relacionar; (D) interrelacionar; (E) intersocial. 14. Marque a opo em que o hfen foi indevidamente usado: (A) hiper-heptico; (B) hiper-emotivo; (C) hiper-realismo; (D) hipertireoidismo; (E) hipersensibilidade. 15. Marque a opo incorreta: (A) inter-humano; (B) inter-hemisfrico; (C) inter-relacionar; (D) interrelacionar; (E) intersocial. 16. Identifique a alternativa em que o hfen foi indevidamente usado: (A) abrupto; (B) ab-rupto; (C) obrogatrio; (D) ob-rogatrio; (E) ab-reao. 17. Marque a opo incorreta: (A) sobescavar; (B) sob-saia; (C) sobpesar; (D) sobpor; (E) sob-roda. 18. Marque a opo em que o hfen foi indevidamente usado: (A) sob-escavar; (B) sobsaia; (C) sobpesar; (D) sobpor; (E) sob-roda.

19

19. Marque a opo incorreta: (A) sub-bosque; (B) sub-humano; (C) sub-reitor; (D) subdiretor; (E) sub-epidrmico. 20. Identifique a alternativa em que h erro de ortografia: (A) mandachuva; (B) salrio-famlia; (C) vagalumear; (D) vaga-lume; (E) bia-fria.

PROPOSTA DE REDAO

Com base no texto abaixo: D um ttulo sugestivo sua redao. Redija um texto a partir das ideias apresentadas. Defenda os seus pontos de vista utilizando-se de argumentao lgica. TEMA "Eu no queria estar na sua pele." Com essa frase, dirigida ao vice-presidente das Organizaes Globo, Joo Roberto Marinho, o presidente da TV Cultura, Jorge da Cunha Lima assinalou a imensa responsabilidade social que as emissoras de televiso tm, dada sua influncia sobre o modo de pensar do brasileiro. Lima considerou a TV "o grande formador da alma brasileira", afirmando que a TV Cultura e a Rede Globo representam os dois paradigmas da comunicao audiovisual do pas: "Eu no tenho medo de dizer que o futuro da TV brasileira vai ser o que ns dois vamos ser. A seu ver a TV Cultura, por ser uma emissora pblica (e, portanto, no ter compromisso com lucros), deve ser "palco de experincias para melhorar a programao" as quais podem ser aproveitadas mais tarde na TV comercial. Cunha Lima, que foi aplaudido de p pelos participantes, completou sua apresentao reafirmando o papel formador da TV no Brasil: "Somos a nica forma de entretenimento para milhes de pessoas, porque somos gratuitos" Mas ressaltou que a TV no pode substituir a escola: "A TV deve ser um instrumento de formao complementar do homem, informando-o e despertando seu gosto." (Natasha Madov, uol / aprendiz) INTRUES PARA DESENVOLVIMENTO DA REDAO Voc, aluno, a partir do texto proposto, deve desenvolver uma redao dissertativa, explorando o tema "As relaes entre a TV e a formao do brasileiro". Para a contextualizao do tema, voc poder explorar as seguintes ideias: A orientao da TV educativa no Brasil segue trs princpios: educar, informar e entreter. A TV comercial inverte esses princpios: entreter, informar e educar. Cabe ao enunciador do texto questionar o porqu dessa inverso. Para ajud-lo, voc pode se valer das seguintes questes: Quais as responsabilidades sociais que as emissoras de televiso assumem no Brasil? Quais as influncias que a TV exerce sobre o modo de pensar do brasileiro? Em que medida a TV "o grande formador da alma brasileira"?

Na avaliao da sua redao, sero ponderados: A correta expresso em lngua portuguesa. A clareza, a conciso e a coerncia na exposio do pensamento. Sua capacidade de argumentar logicamente em defesa de seus pontos de vista. Seu nvel de atualizao e informao. A originalidade na abordagem do tema.

Mdulo 3

GRAMTICA/ MORFOLOGIA ALGUMAS CLASSES DE PALAVRAS

20

PRONOME a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posio em relao s pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espao e no tempo. Os pronomes podem ser: substantivos: so aqueles que tomam o lugar do substantivo. Ela era a mais animada da festa. adjetivos: so aqueles que acompanham o adjetivo. Minha bicicleta quebrou Classificao dos pronomes O pronome pode ser de seis espcies: Pronome pessoal Pronome possessivo Pronome demonstrativo Pronome relativo Pronome indefinido Pronome interrogativo Pronome pessoal O pronome pessoal aquele que indica as pessoas do discurso. Dividem-se em retos e oblquos. Os pronomes pessoais retos so:

Os pronomes pessoais oblquos podem ser tonos ou tnicos So pronomes oblquos tonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes. So pronomes oblquos tnicos: mim, ti, ele, ela, si, ns, vs, eles, elas. Os pronomes pessoais oblquos tnicos so usados com preposio e os tonos, com formas verbais: A me ansiosa esperava por mim. A me esperava-o ansiosa. Emprego dos pronomes pessoais Os pronomes pessoais retos funcionam como sujeitos de frases: Eu vou loja, talvez ele esteja l. Os pronomes pessoais retos nunca aparecem depois de uma preposio. Torna-se obrigatrio o uso dos pronomes oblquos: Entre mim e ti h uma distncia enorme. Os pronomes oblquos tonos o, a, os, as exercem a funo de objeto direto: A enfermeira examinou-o. Os pronomes oblquos tonos lhe, lhes exercem a funo de objeto indireto. O garom oferece-lhe bebida. Antes de verbo no infinitivo s usamos eu e tu, jamais mim e ti. Fizeram de tudo para eu me emocionar. Fizeram de tudo para tu comprares a casa.

21

Pronomes pessoais de tratamento Os pronomes de tratamento so aqueles que indicam um trato corts ou informal, sempre concordam com o verbo na terceira pessoa. Quando falamos diretamente com a pessoa, usamos o pronome de tratamento na forma Vossa. Vossa Alteza precisa descansar. Quando falamos sobre a pessoa, usamos o pronome de tratamento na forma Sua. Sua Alteza retornar em breve.

Pronome possessivo So aqueles que indicam a posse de algo, estabelecendo uma relao entre o possuidor e a coisa possuda. Minha casa est sendo reformada.

Emprego dos pronomes possessivos Veja o exemplo: Meu carro estragou. Temos uma narrao em primeira pessoa, em que o eu (personagem narrador) o possuidor, o amigo (terceira pessoa, de quem se fala) a coisa possuda. H momentos em que os pronomes possessivos no exprimem a idia de posse, mas indica respeito, aproximao, intimidade. Meu senhor permita-me ajuda-lo. Estamos orgulhosos por seus cinqenta anos. Escutvamos emocionados nosso Caetano Veloso. Antes de nomes que indicam partes do corpo, peas de vesturio e faculdades de esprito, no usamos o pronome possessivo. Quebrei o brao. ( e no Quebrei o meu brao.) Pedro sujou a cala. ( e no Pedro sujou a cala dele.) Perdi os sentidos. ( e no Perdi os meus sentidos.) Pronomes demonstrativos O pronome demonstrativo aquele que indica a posio de um ser em relao s pessoas do discurso, situando-o no tempo ou no espao. So os seguintes:

22

Os demonstrativos combinam-se com as preposies de ou em, dando as formas deste, desse, disso, naquele, naquela, naquilo. Emprego dos pronomes demonstrativos Usamos os demonstrativos esse, essa, isso em referncia a coisa ou seres que estejam perto da segunda pessoa (o ouvinte). Esse caderno que est na sua mesa meu. Tambm empregamos esse, essa, isso para mencionar algo j dito no discurso. Todos achavam que ele no havia se arrependido. Achavam isso porque ele no agia como tal. Usamos este, esta, isto em referncia a coisas ou seres que se encontram perto da primeira pessoa (o falante). Sempre que vejo esta carta lembro-me de voc. Tambm empregamos este, esta, isto no discurso para mencionar coisas que ainda no foram ditas. S posso dizer isto: odeio voc. Aquele, aquela, aquilo so usados quando as coisas ou seres esto longe do falante e do ouvinte. Aquela obra no apresenta boa segurana. Pronomes relativos Pronomes relativos so aqueles que se referem a um termo anterior. Veja o exemplo: O perdo de todos, o qual agradeo, importante pra mim. Os pronomes relativos so variveis ou invariveis:

Pronomes indefinidos Pronome indefinido aquele que se refere terceira pessoa do discurso de modo impreciso, indeterminado, genrico: Algum bateu porta. Todos cumpriram suas tarefas. Os pronomes indefinidos podem ser variveis e invariveis.

23

Algumas frases com pronomes indefinidos: Todas as pessoas assistiram o filme. Durante meia hora no vi pessoa alguma te procurar. Escolheu qualquer roupa. Um gosta de filme, outro de livros. H vrios pais o procurando. Em muitas situaes temos no um pronome indefinido, mas um grupo de palavras com o valor de um pronome indefinido. So as locues pronominais indefinidas: Quem quer que, cada qual, todo aquele, seja quem for, qualquer um, tal e qual, etc. Pronomes interrogativos So aqueles usados na formulao de perguntas diretas ou indiretas, referindo-se 3 pessoa do discurso. Qual seu nome? Os principais pronomes interrogativos so: invariveis: quem, que variveis: qual, quais, quanto, quantos, quanta, quantas. Pergunta direta: A me perguntou: quem fez isso? Pergunta indireta: A me perguntou quem havia feito aquilo. Nos dois casos o pronome interrogativo quem desempenha o mesmo papel COLOCAO PRONOMINAL Em relao ao verbo os pronomes oblquos tonos (me, nos, te, vos, o, a, os, as, lhe, lhes, se) podem aparecer em trs posies distintas: Antes do verbo PRCLISE; No meio do verbo MESCLISE; Depois do verbo NCLISE. PRCLISE Esse tipo de colocao pronominal utilizada quando h palavras que atraiam o pronome para antes do verbo. Tais palavras so: - Advrbio Exemplo: No me arrependo de nada.

24

Advrbio Hoje lhe contaram vrios segredos. Advrbio - Pronomes Relativos Exemplo: Saio com pessoas que me agradam. Indefinidos Exemplo: Ningum me deu apoio. Demonstrativo Exemplo: Isso me deixou irritado. Aquilo me d arrepios. Conjunes subordinativas Exemplo: Embora me interesse pelo carro, no posso compr-lo. Frases interrogativas Exemplo: Como se faz isso? Quem lhe deu o caderno? Frases exclamativas Exemplo: Isso me deixou feliz! Frases optativas Exemplo: Deus o ilumine. Existem casos que se pode utilizar tanto a prclise como a nclise: - Pronomes pessoais do caso reto. Se houver palavra atrativa, usa-se a prclise. Exemplos: Ele lhe entregou a carta. Ele entregou-lhe a carta. - Com infinitivo no flexionado precedido de palavra negativa ou preposio.

25

Exemplo: Vim para te ajudar. Vim para ajudar-te. MESCLISE Essa colocao pronominal usada apenas com verbos no futuro do presente ou futuro do pretrito, desde que no haja uma palavra que exija a prclise. Contar-te-ei um grande segredo. (futuro do presente) Jamais te contarei um grande segredo. Palavra atrativa Observao: nunca ocorrer a nclise quando a orao estiver no futuro do presente ou no futuro do pretrito. NCLISE Sempre ocorre nclise nos casos abaixo: - A orao iniciada por verbo, desde que no esteja no futuro. Exemplo: Informei-o sobre o resultado do vestibular. Esperava-se mais desse computador. - Com o verbo no imperativo afirmativo. Exemplo: Levanta-te . - Oraes reduzidas de infinitivo. Exemplo: Espero contar-lhe tudo. ALTERAES SOFRIDAS PELOS PRONOMES O, A, OS, AS QUANDO COLOCADOS EM NCLISE Dependendo da terminao verbal os pronomes O, A, OS, AS, podem sofrer alteraes em sua forma. Veja: - Quando o verbo terminar em vogal, os pronomes no sofrem alteraes. Exemplo: Ouvindo-o Partindo-o - Se o verbo terminar em R, S, ou Z, perde essas consoantes e os pronomes assumem a forma LO, LA, LOS, LAS. Exemplo: Comps comp-lo. Perder perde-lo. - Se o verbo terminar em som nasal (am, em, -o), os pronomes assumem a forma NO, NA, NOS, NAS.

26

Exemplo: Praticam praticam-nas. Dispe dispe-nos. COLOCAO PRONOMINAL NAS LOCUES VERBAIS Podem ocorrer as seguintes colocaes pronominais: 1 VERBO AUXILIAR + INFINITIVO OU GERNDIO - depois do verbo auxiliar, se no houver justificativa para o uso da prclise. Exemplo: Devo-lhe entregar a carta. Vou-me arrastando pelos becos escuros. - depois do infinitivo ou gerndio. Exemplo: Devo entregar-lhe a carta. Vou arrastando-me pelos becos escuros. Se houver alguma palavra que justifique a prclise, o pronome poder ser colocado: Antes do verbo auxiliar; Depois do infinitivo ou gerndio. - antes do verbo auxiliar Exemplo: No se deve jogar comida fora. No me vou arrastando pelos becos escuros. - depois do infinitivo ou gerndio. Exemplo: No devo calar-me. No vou arrastando-me pelos becos escuros. VERBO AUXILIAR + PARTICPIO Se no houver palavras que justifique o uso da prclise, o pronome ficar depois do verbo auxiliar. Caso a locuo verbal no inicie a orao, pode-se colocar o pronome oblquo em duas posies: antes do verbo auxiliar ou entre os dois verbos. No se coloca o pronome oblquo aps o particpio. Exemplo: Haviam-me ofertado um alto cargo executivo. No me haviam ofertado nada de bom.

EXERCCIOS

27

1. Assinale a opo que apresenta o emprego correto do pronome, de acordo com a norma culta: a) O diretor mandou eu entrar na sala. b) Preciso falar consigo o mais rpido possvel. c) Cumprimentei-lhe assim que cheguei. d) Ele s sabe elogiar a si mesmo. e) Aps a prova, os candidatos conversaram entre eles. 2. Assinale a opo em que houve erro no emprego do pronome pessoal em relao ao uso culto da lngua: a) Ele entregou um texto para mim corrigir. b) Para mim, a leitura est fcil. c) Isto para eu fazer agora. d) No saia sem mim. e) Entre mim e ele h uma grande diferena. 3. Assinale o tratamento dado ao reitor de uma Universidade: a) Vossa Senhoria d) Vossa Magnificncia b) Vossa Santidade e) Vossa Paternidade c) Vossa Excelncia 4. Colocao incorreta: a) Preciso que venhas ver-me. d) Sempre negaram-me tudo. b) Procure no desapont-lo. e) As espcies se atraem. c) O certo faz-los sair. 5. Imagine o pronome entre parnteses no lugar devido e aponte onde no deve haver prclise: a) No entristeas. (te) b) Deus favorea. (o) c) Espero que faas justia. (se) d) Meus amigos, apresentem em posio de sentido. (se) e) Ningum faa de rogado. (se) 6. Assinale a frase em que a colocao do pronome pessoal oblquo no obedece s normas do portugus padro: 1. Essas vitrias pouco importam; alcanaram-nas os que tinham mais dinheiro. 2. Entregaram-me a encomenda ontem, resta agora a vocs oferecerem-na ao chefe. 3. Ele me evitava constantemente!... Ter-lhe-iam falado a meu respeito? 4. Estamos nos sentido desolados: temos prevenido-o vrias vezes e ele no nos escuta. 5. O Presidente cumprimentou o Vice dizendo: - Fostes incumbido de difcil misso, mas cumpriste-la com denodo e eficincia. 7. A frase em que a colocao do pronome tono est em desacordo com as normas vigentes no portugus padro do Brasil : a) A ferrovia integrar-se- nos demais sistemas virios. b) A ferrovia deveria-se integrar nos demais sistemas virios. c) A ferrovia no tem se integrado nos demais sistemas virios. d) A ferrovia estaria integrando-se nos demais sistemas virios. e) A ferrovia no consegue integrar-se nos demais sistemas virios. 8. Assinale a alternativa correta: a) A soluo agradou-lhe. d) Darei-te o que quiseres. b) Eles diriam-se injuriados. e) Quem contou-te isso? c) Ningum conhece-me bem. 9. Indique a estrutura verbal que contraria a norma culta: a) Ter-me-o elogiado. d) Temo-nos esquecido. b) Tinha-se lembrado. e) Tenho-me alegrado. c) Teria-me lembrado. 10. A colocao do pronome oblquo est incorreta em: a) Para no aborrec-lo, tive de sair. b) Quando sentiu-se em dificuldade, pediu ajuda. c) No me submeterei aos seus caprichos. d) Ele me olhou algum tempo comovido. e) No a vi quando entrou.

28

11. Assinale a alternativa que apresenta erro de colocao pronominal: a) Voc no devia calar-se. b) No lhe darei qualquer informao. c) O filho no o atendeu. d) Se apresentar-lhe os psames, fao-o discretamente. e) Ningum quer aconselh-lo. 12. O que pronome interrogativo na frase: a) Os que chegaram atrasados faro a prova? b) Se no precisas de ns, que vieste fazer aqui? c) Quem pode afianar que seja ele o criminoso? d) Teria sido o livro que me prometeste? e) Conseguirias tudo que desejas? 13. "O individualismo no a alcana." A colocao do pronome tono est em desacordo com a norma culta da lngua, na seguinte alterao da passagem acima: a) O individualismo no a consegue alcanar. b) O individualismo no est alcanando-a. c) O individualismo no a teria alcanado. d) O individualismo no tem alcanado-a. e) O individualismo no pode alcan-la. 14. H um erro de colocao pronominal em: a) "Sempre a quis como namorada." b) "Os soldados no lhe obedeceram as ordens." c) "Todos me disseram o mesmo." d) "Recusei a idia que apresentaram-me." e) "Quando a cumprimentaram, ela desmaiou." 15. Pronome empregado incorretamente: a) Nada existe entre eu e voc. b) Deixaram-me fazer o servio. c) Fez tudo para eu viajar. d) Hoje, Maria ir sem mim. e) Meus conselhos fizeram-no refletir. 16. Encontramos pronome indefinido em: a) "Muitas horas depois, ela ainda permanecia esperando o resultado." b) "Foram amargos aqueles minutos, desde que resolveu abandon-las." c) "A ns, provavelmente, enganariam, pois nossa participao foi ativa." d) "Havia necessidade de que tais idias ficassem sepultadas." e) "Sabamos o que voc deveria dizer-lhe ao chegar da festa." 17. Do lugar onde ......., ....... um belo panorama, em que o cu ...... com a terra. a) se encontravam - divisava-se - se ligava b) se encontravam - divisava-se - ligava-se c) se encontravam - se divisava - ligava-se d) encontravam-se - divisava-se - se ligava e) encontravam-se - se divisava - se ligava 18. Numa das frases, est usado indevidamente um pronome de tratamento. Assinale-a: 1. Os Reitores das Universidades recebem o ttulo de Vossa Magnificncia. 2. Sua Excelncia, o Senhor Ministro, no compareceu reunio. 3. Senhor Deputado, peo a Vossa Excelncia que conclua a sua orao. 4. Sua Eminncia, o Papa Paulo VI, assistiu solenidade. 5. Procurei o chefe da repartio, mas Sua Senhoria se recusou a ouvir as minhas explicaes. 19. Identifique a orao em que a palavra certo pronome indefinido: a) Certo perdeste o juzo. b) Certo rapaz te procurou. c) Escolheste o rapaz certo. d) Marque o conceito certo. e) No deixe o certo pelo errado.

29

20. "Se para ....... dizer o que penso, creio que a escolha se dar entre ....... ." a) mim, eu e tu d) eu, mim e tu b) mim, mim e ti e) eu, eu e ti c) eu, mim e ti 21. A nica frase em que h erro no emprego do pronome oblquo : a) Eu o conheo muito bem. b) Devemos preveni-lo do perigo. c) Faltava-lhe experincia. d) A me amava-a muito. e) Farei tudo para livrar-lhe desta situao. 22. "Algum, antes que Pedro o fizesse, teve vontade de falar o que foi dito." Os pronomes assinalados dispem-se nesta ordem: a) de tratamento, pessoal, oblquo, demonstrativo b) indefinido, relativo, pessoal, relativo c) demonstrativo, relativo, pessoal, indefinido d) indefinido, relativo, demonstrativo, relativo e) indefinido, demonstrativo, demonstrativo, relativo 23. Na frase: "Chegou Pedro, Maria e o seu filho dela", o pronome possessivo est reforado para: a) nfase d) clareza b) elegncia e estilo e) n.d.a c) figura de harmonia 24. Assinale a alternativa onde o pronome pessoal est empregado corretamente: a) Este um problema para mim resolver. b) Entre eu e tu no h mais nada. c) A questo deve ser resolvida por eu e voc. d) Para mim, viajar de avio um suplcio. e) Quanto voltei a si, no sabia onde me encontrava. 25. Suponha que voc deseje dirigir-se a personalidades eminentes, cujos ttulos so: papa, juiz, cardeal, reitor e coronel. Assinale a alternativa que contm a abreviatura certa da "expresso de tratamento" correspondente ao ttulo enumerado: a) Papa ............... V. Sa d) Reitor ............... V. Maga b) Juiz ................. V. Ema e) Coronel ............ V. A. c) Cardeal ........... V.M. 26. Assinale o item em que h erro quanto ao emprego dos pronomes se, si ou consigo: a) Feriu-se quando brincava com o revlver e o virou para si. b) Ele s cuidava de si. c) Quando V. Sa vier, traga consigo a informao pedida. d) Ele se arroga o direito de vetar tais artigos. e) Espere um momento, pois tenho de falar consigo. 27. Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas da frase ao lado: "............................ da terra natal, ....................... para as antigas sensaes adormecidas." a) Nos lembrando - despertamos-nos b) Nos lembrando - despertamo-nos c) Lembrando-nos - despertamos-nos d) Nos lembrando - nos despertamos e) Lembrando-nos - despertamo-nos 28. Indique em que alternativa os pronomes esto bem empregados: a) Deixou ele sair. b) Mandou-lhe ficar de guarda. c) Permitiu-lhe, a ele, fazer a ronda. d) Procuram-o por toda a parte. e) n.d.a 29. Assinale o mau emprego do pronome: a) Aquela no era casa para mim, compr-la com que dinheiro?

30

b) Entre eu e ela nada ficou acertado. c) Estava falando com ns dois. d) Aquela viagem, quem no a faria? e) Viram-no mas no o chamaram. 30. Os tcnicos .......... bem para os jogos, mas, .......... contra nova derrota, pediam que treinasse ainda mais. a) o haviam preparado - se tentando precaver b) haviam preparado-o - se tentando precaver c) haviam preparado-o - tentando precaver-se d) haviam-no preparado - se tentando precaver e) haviam-no preparado - tentando precaver-se

ADJETIVO uma palavra que caracteriza um substantivo atribuindo-lhe qualidade ou caracterstica, estado ou modo de ser. Flexiona-se em gnero, nmero e grau. VERBO a palavra varivel que exprime um acontecimento representado no tempo, seja ao, estado ou fenmeno da natureza. Os verbos apresentam trs conjugaes. Em funo da vogal temtica, podem-se criar trs paradigmas verbais. De acordo com a relao dos verbos com esses paradigmas, obtm-se a seguinte classificao: regulares: seguem o paradigma verbal de sua conjugao; irregulares: no seguem o paradigma verbal da conjugao a que pertencem. As irregularidades podem aparecer no radical ou nas desinncias (ouvir - ouo/ouve, estar - estou/esto); Entre os verbos irregulares, destacam-se os anmalos que apresentam profundas irregularidades. So classificados como anmalos em todas as gramticas os verbos ser e ir. defectivos: no so conjugados em determinadas pessoas, tempo ou modo (falir - no presente do indicativo s apresenta a 1 e a 2 pessoa do plural). Os defectivos distribuem-se em trs grupos: impessoais, unipessoais (vozes ou rudos de animais, s conjugados nas 3 pessoas) por eufonia ou possibilidade de confuso com outros verbos; abundantes - apresentam mais de uma forma para uma mesma flexo. Mais freqente no particpio, devendo-se usar o particpio regular com ter e haver; j o irregular com ser e estar (aceito/aceitado, acendido/aceso - tenho/hei aceitado /est aceito); auxiliares: juntam-se ao verbo principal ampliando sua significao. Presentes nos tempos compostos e locues verbais; certos verbos possuem pronomes pessoais tonos que se tornam partes integrantes deles. Nesses casos, o pronome no tem funo sinttica (suicidar-se, apiedar-se, queixar-se etc.); formas rizotnicas (tonicidade no radical - eu canto) e formas arrizotnicas (tonicidade fora do radical - ns cantaramos). Quanto flexo verbal, temos: nmero: singular ou plural; pessoa gramatical: 1, 2 ou 3; tempo: referncia ao momento em que se fala (pretrito, presente ou futuro). O modo imperativo s tem um tempo, o presente; voz: ativa, passiva e reflexiva; modo: indicativo (certeza de um fato ou estado), subjuntivo (possibilidade ou desejo de realizao de um fato ou incerteza do estado) e imperativo (expressa ordem, advertncia ou pedido). As trs formas nominais do verbo (infinitivo, gerndio e particpio) no possuem funo exclusivamente verbal. Infinitivo antes substantivo, o particpio tem valor e forma de adjetivo, enquanto o gerndio equipara-se ao adjetivo ou advrbio pelas circunstncias que exprime. Quanto ao tempo verbal, eles apresentam os seguintes valores: presente do indicativo: indica um fato real situado no momento ou poca em que se fala; presente do subjuntivo: indica um fato provvel, duvidoso ou hipottico situado no momento ou poca em que se fala; pretrito perfeito do indicativo: indica um fato real cuja ao foi iniciada e concluda no passado; pretrito imperfeito do indicativo: indica um fato real cuja ao foi iniciada no passado, mas no foi concluda ou era uma ao costumeira no passado; pretrito imperfeito do subjuntivo: indica um fato provvel, duvidoso ou hipottico cuja ao foi iniciada mas no concluda no passado;

31

pretrito mais-que-perfeito do indicativo: indica um fato real cuja ao anterior a outra ao j passada; futuro do presente do indicativo: indica um fato real situado em momento ou poca vindoura; futuro do pretrito do indicativo: indica um fato possvel, hipottico, situado num momento futuro, mas ligado a um momento passado; futuro do subjuntivo: indica um fato provvel, duvidoso, hipottico, situado num momento ou poca futura; Quanto formao dos tempos, os chamados tempos simples podem ser primitivos (presente e pretrito perfeito do indicativo e o infinitivo impessoal) e derivados: So derivados do presente do indicativo: pretrito imperfeito do indicativo: TEMA do presente + VA (1 conj.) ou IA (2 e 3 conj.) + Desinncia nmero pessoal (DNP); presente do subjuntivo: RAD da 1 pessoa singular do presente + E (1 conj.) ou A (2 e 3 conj.) + DNP; Os verbos em -ear tm duplo "e" em vez de "ei" na 1 pessoa do plural (passeio, mas passeemos). imperativo negativo (todo derivado do presente do subjuntivo) e imperativo afirmativo (as 2 pessoas vm do presente do indicativo sem S, as demais tambm vm do presente do subjuntivo). So derivados do pretrito perfeito do indicativo: pretrito mais-que-perfeito do indicativo: TEMA do perfeito + RA + DNP; pretrito imperfeito do subjuntivo: TEMA do perfeito + SSE + DNP; futuro do subjuntivo: TEMA do perfeito + R + DNP. So derivados do infinitivo impessoal: futuro do presente do indicativo: TEMA do infinitivo + RA + DNP; futuro do pretrito: TEMA do infinitivo + RIA + DNP; infinitivo pessoal: infinitivo impessoal + DNP (-ES - 2 pessoa, -MOS, -DES, -EM) gerndio: TEMA do infinitivo + -NDO; particpio regular: infinitivo impessoal sem vogal temtica (VT) e R + ADO (1 conjugao) ou IDO (2 e 3 conjugao). Quanto formao, os tempos compostos da voz ativa constituem-se dos verbos auxiliares TER ou HAVER + particpio do verbo que se quer conjugar, dito principal. No modo Indicativo, os tempos compostos so formados da seguinte maneira: pretrito perfeito: presente do indicativo do auxiliar + particpio do verbo principal (VP) [Tenho falado]; pretrito mais-que-perfeito: pretrito imperfeito do indicativo do auxiliar + particpio do VP (Tinha falado); futuro do presente: futuro do presente do indicativo do auxiliar + particpio do VP (Terei falado); futuro do pretrito: futuro do pretrito indicativo do auxiliar + particpio do VP (Teria falado). No modo Subjuntivo a formao se d da seguinte maneira: pretrito perfeito: presente do subjuntivo do auxiliar + particpio do VP (Tenha falado); pretrito mais-que-perfeito: imperfeito do subjuntivo do auxiliar + particpio do VP (Tivesse falado); futuro composto: futuro do subjuntivo do auxiliar + particpio do VP (Tiver falado). Quanto s formas nominais, elas so formadas da seguinte maneira: infinitivo composto: infinitivo pessoal ou impessoal do auxiliar + particpio do VP (Ter falado / Teres falado); gerndio composto: gerndio do auxiliar + particpio do VP (Tendo falado). O modo subjuntivo apresenta trs pretritos, sendo o imperfeito na forma simples e o perfeito e o mais-que-perfeito nas formas compostas. No h presente composto nem pretrito imperfeito composto Quanto s vozes, os verbos apresentam a voz: ativa: sujeito agente da ao verbal; passiva: sujeito paciente da ao verbal; A voz passiva pode ser analtica ou sinttica: analtica: - verbo auxiliar + particpio do verbo principal; sinttica: na 3 pessoa do singular ou plural + SE (partcula apassivadora); reflexiva: sujeito agente e paciente da ao verbal. Tambm pode ser recproca ao mesmo tempo (acrscimo de SE = pronome reflexivo, varivel em funo da pessoa do verbo); Na transformao da voz ativa na passiva, a variao temporal indicada pelo auxiliar (ser na maioria das vezes), como notamos nos exemplos a seguir: Ele fez o trabalho - O trabalho foi feito por ele (mantido o pretrito perfeito do indicativo) / O vento ia levando as folhas - As folhas iam sendo levadas pelas folhas (mantido o gerndio do verbo principal).

32

OBS: Alguns verbos da lngua portuguesa apresentam problemas de conjugao. Ex: Abolir (defectivo) - no possui a 1 pessoa do singular do presente do indicativo, por isso no possui presente do subjuntivo e o imperativo negativo. (= banir, carpir, colorir, delinqir, demolir, descomedirse, emergir, exaurir, fremir, fulgir, haurir, retorquir, urgir) Acudir (alternncia voclica o/u) - presente do indicativo - acudo, acodes... e pretrito perfeito do indicativo - com u (= bulir, consumir, cuspir, engolir, fugir) / Adequar (defectivo) - s possui a 1 e a 2 pessoa do plural no presente do indicativo

EXERCCIOS 1. A forma correta do verbo submeter-se, na 1a. pessoa do plural do imperativo afirmativo : a) submetamo-nos b) submeta-se c) submete-te d) submetei-vos 2. __________ mesmo que s capaz de vencer; __________ e no __________ . a) Mostra a ti - decide-te - desanime b) Mostre a ti - decida-te - desanimes c) Mostra a ti - decida-te - desanimes d) Mostra a ti - decide-te desanimes 3. Depois que o sol se __________, havero de __________ as atividades. a) pr - suspender b) por - suspenderem c) puser - suspender d) puser suspenderem 4. No se deixe dominar pela solido. __________ a vida que h nas formas da natureza, __________ ateno transbordante linguagem das coisas e __________ o mundo pelo qual transita distrado. a) Descobre - presta - v b) Descubra - presta - v c) Descubra - preste - veja d) Descubra - presta veja 5. Se __________ a interferncia do Ministro nos programas de televiso e se ele __________, no ocorreriam certos abusos. a) requerssemos - interviesse b) requisssemos - interviesse c) requerssemos - intervisse d) requizssemos interviesse 6. Se __________ o livro, no __________ com ele; __________ onde combinamos. a) reouveres - fiques - pe-no b) reouveres - fiques - pe-lo c) reaveres - fica - ponha-o d) reaveres fique - ponha-o 7. Se eles __________ suas razes e __________ suas teses, no os __________ . a) expuserem - mantiverem - censura b) expuserem - mantiverem - censures c) exporem - manterem - censures d) exporem - manterem censura 8. Se o __________ por perto, __________; ele __________ o esforo construtivo de qualquer pessoa. a) veres - precavenha-se - obstrue b) vires - precavm-te - obstrui c) veres - acautela-te - obstrui d) vires - acautela-te obstrui

33

9. Se ele se __________ em sua exposio, __________ bem. No te __________. a) deter - oua-lhe - precipites b) deter - ouve-lhe - precipita c) detiver - ouve-o precipita d) detiver - ouve-o precipites 10. Os habitantes da ilha acreditam que, quando Jesus __________ e __________ todos em paz, haver de abeno-los. a) vier - os ver b) vir - os ver c) vier - os vir d) vier - lhes vir

ADVRBIO CONCEITO: Advrbio a palavra que modifica o verbo, o adjetivo, o prprio advrbio ou uma orao inteira. Advrbio modificando o verbo: Os homens do cortio trabalham. Os homens do cortio trabalham fora. Advrbio modificando orao inteira: Lamentavelmente, muitas famlias ainda moram em cortios nas grandes cidades. O advrbio destacado est modificando todo o restante da orao.

LOCUO ADVERBIAL: s vezes, temos um conjunto de palavras com a funo de advrbio. A esse conjunto d-se o nome de locuo adverbial. Exemplos: E, durante o dia, o cortio das crianas. Saia da frente. Vire esquerda. CLASSIFICAO: Os advrbios e as locues adverbiais classificam-se de acordo com a circunstncia que expressam. Segundo a NGB (Nomenclatura Gramatical Brasileira), os advrbios podem ser de afirmao, dvida, intensidade, lugar, modo, negao e tempo.

CIRCUNSTNCIA 1. Afirmao 2. Dvida

ADVRBIO sim, certamente, deveras, realmente, etc. talvez, acaso, decerto, porventura, qui, provavelmente, etc. bastante, bem, demais, mais, menos, muito, pouco, assaz, quase, quanto, tanto, to, demasiado, meio, todo, completamente, demasiadamente, excessivamente, apenas, etc. abaixo, acima, adiante, a, aqui, alm, aqum, c, acol, atrs, atravs, dentro, fora, perto, longe, junto, onde, defronte, detrs, etc. assim, bem, mal, depressa, devagar, pior, melhor, como, alerta, suavemente, lentamente, e quase todos os advrbios terminados em -

LOCUO ADVERBIAL com certeza, por certo, sem dvida, de fato, etc.

3. Intensidade

de muito, de pouco, de todo, em demasia, em excesso, por completo, etc. direita, esquerda, distncia, ao lado, de longe, de perto, para dentro, por aqui, em cima, por fora, para onde, por ali, por dentro, etc. s cegas, s claras, toa, vontade, s pressas, a p, ao lu, s escondidas, em vo, de cor, frente a frente, lado a lado, etc.

4. Lugar

5. Modo

34

mente. 6. Negao no hoje, ontem, amanh, agora, depois, antes, j, anteontem, sempre, nunca, tarde, jamais, outrora, quando, raramente, sucessivamente, etc. de forma alguma, de jeito algum, de modo algum, de jeito nenhum, etc. noite, tarde, s vezes, de repente, de manh, de vez em quando, de sbito, de quando em quando, em breve, de tempos em tempos, vez por outra, hoje em dia, etc.

7. Tempo

Palavras e expresses denotativas: H certas palavras ou expresses que se assemelham a advrbios, mas no tm uma classificao especial. Chamam-se simplesmente de palavras ou expresses denotativas. Em geral, indicam: a) incluso: inclusive, at, outrossim, mesmo, tambm,etc. At eu fui intimado a depor. b) excluso: exclusive, salvo, exceto, menos, fora, apenas, etc. Ningum abraou a causa, salvo voc. c) explicao: isto , por exemplo, a saber, ou seja, etc. A biodiversidade, isto , a soma total da vida na Terra, foi assunto polmico na ECO-92. d) retificao: alis, ou melhor, ou seja, etc. Todos querem preservar, alis, todos devem preservar. e) realce: c, l, que, or\1, s, a, ete. Voc ?J1ue tem jeito para isso. f) situao: afinal, agora, ento, etc. Afinal, quais so suas concluses? g) designao: eis. Eis o sol que surge radioso! h) afetividade: ainda bem, felizmente, etc. Ainda bem que eu estava atento.

TEXTO: CULPA IRRADIADA Cinco anos depois de Uma cpsula com csio-137 radioativo ter sido exposta num ferro velho em Goinia, matando quatro pessoas e causando leses fsicas em pelo menos 16, os responsveis pelo incidente foram finalmente condenados pela justia. Apesar da morosidade excessiva do processo - marca infelizmente tradicional do Judicirio brasileiro -, no deixa de ser digno de nota o fato de.que no prevaleceu, desta vez, a impunidade to corriqueira no pas. Os acusados - trs scios do instituto de onde o csio foi retirado e o tcnico responsvel -, a quem cumpria guardar o produto radioativo, foram condenados por homicdio e leses corporais culposos. Embora ainda caiba recurso, merece destaque desde j a punio cominada pelo juiz. Em lugar de uma contraproducente sentena de priso - lentamente comum mesmo para condenados que no oferecem risco social -, o magistrado optou pela prestao de servios, tomando o cumprimento da pena til, em vez de oneroso, para a comunidade. (Folha de S. Paulo, 8/8/92) Estudo do texto: 1. Releia atentamente o primeiro pargrafo, concentrado sua ateno no advrbio "finalmente". Ele se limita a indicar uma circunstncia de tempo no contexto em que ocorre? Comente.

35

2. "Infelizmente", no segundo pargrafo, exprime circunstncia de modo? Comente. 3. O uso dos advrbios tem importncia na produo de textos dissertativos? 4. Copie as frases, dizendo o que denotam as palavras ou expresses destacadas. a) Dois alunos desta turma, a saber, Lus e Alberto, esto de parabns. b) Toda a classe saiu-se bem no teste, exceto dois alunos. c) Ento, esqueceste de fazer a pesquisa? d) Tambm os alunos promovidos ficaro no colgio at meio-dia. e) S esta aluna acertou todas as questes.

PREPOSIO Preposio a palavra invarivel que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relaes de sentido e de dependncia. Observe, por exemplo, as frases: Os livros de Flvia esto aqui. Note como o de relaciona Flvia e livros, indicando uma ideia de posse: os livros pertencem a Flvia. O rapaz falava com medo. Nessa frase, a preposio com relaciona as palavras falava e medo, estabelecendo uma ideia de modo. Todos concordam com voc. Nesse exemplo, a preposio com estabelece apenas uma relao de dependncia entre as duas palavras, ou seja, a palavra voc, atravs do vnculo criado pela preposio com, complementa o verbo concordar. CLASSIFICAO DA PREPOSIO As preposies podem ser divididas em dois grupos: 1) Essenciais: palavras que s funcionam como preposio. a com em por ante aps trs contra de desde entre para perante sem sob sobre

Acidentais: palavras de outras classes gramaticais que, em certas frases, funcionam como preposio. Por exemplo: conforme mediante durante como segundo visto

36

PROPOSTA DE REDAO

A sociedade brasileira e os conflitos no trnsito

O trnsito nas grandes cidades tem crescido de modo descontrolado nas ltimas dcadas, fazendo com que o tempo gasto pelas pessoas dentro do carro torne-se, s vezes, insuportvel. Uma das piores consequncias disso o aumento da violncia provocada por motoristas: so atitudes de desrespeito ora com o pedestre, ora com os outros condutores. Muitas vezes, o carro usado como arma nessa luta urbana em que se transformou a difcil convivncia entre estressados. So inmeras as campanhas para incentivar a direo segura, mas, mesmo assim, casos impressionantes de violncia no trnsito, incluindo muitas mortes, continuam sendo divulgados pela mdia, todos os dias. Diante dessa realidade, o que pode ser feito para lidar eficientemente com esse problema? Observe os textos da coletnea e elabore uma dissertao argumentativa sobre o tema, respondendo a questo: possvel reduzir o nvel de violncia no trnsito brasileiro? Elabore uma dissertao considerando as ideias a seguir: Indenizando os sobreviventes As indenizaes por acidentes de trnsito no Brasil j passaram de R$ 1 bilho neste ano. Desde 2003, a quantidade aumentou 133%. O total de indenizaes pagas pelo seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veculos Automotores de Via Terrestre) para vtimas de acidentes de trnsito no Brasil aumentou 36,4% no primeiro semestre deste ano, em comparao com o mesmo perodo do ano passado. So Paulo foi o Estado com o maior nmero de pagamentos por morte - 4.841, ou 19% do total do Pas. Minas, com 10%, Rio e Paran, ambos com 7%, aparecem na sequncia. Os dados foram divulgados ontem no Rio pela Seguradora Lder, administradora do DPVAT. Entre janeiro e junho, foram feitos 165.111 pagamentos (R$ 1,127 bilho). "Infelizmente, o seguro um reflexo de uma situao que verificamos no Pas. Os ndices de acidentes so alarmantes, seja em feriados ou no dia a dia", disse o diretor da seguradora, Ricardo Xavier. [O Estado de S. Paulo, 28 de julho de 2011]

Motorista bate Porsche e mata mulher O motorista do carro Porsche envolvido em um acidente que matou uma pessoa na manh deste sbado responder por homicdio doloso --quando h inteno de matar--, segundo a SSP (Secretaria de Segurana Pblica). O acidente aconteceu no cruzamento das ruas Tabapu e Bandeira Paulista, no Itaim Bibi (zona oeste de SP), por volta das 2h30, e provocou a morte de Carolina Menezes Cintra Santos, de 28 anos. [Folha.com, 9 de julho de 2011] Tiros em Botucatu So Paulo - O motorista Jonas Braga de Albuquerque, de 44 anos, acusado de matar a tiros Adriano Antonio dos Santos, de 28, durante uma briga de trnsito em Botucatu (SP), se apresentou polcia na manh de hoje. O homem prestou depoimento e foi liberado. Por ter se apresentado espontaneamente, ele responder ao processo em

37

liberdade. Jonas deve ser indiciado por homicdio doloso - quando h inteno de matar - e a pena pode chegar a 30 anos. De acordo com a Polcia Civil, o carro de Adriano perdeu o freio e bateu no veculo dirigido por Jonas, no ltimo domingo, 14. Jonas saiu do carro e comeou a discutir com o outro motorista. Um irmo de Adriano chegou e os dois passaram a bater em Jonas. Ferido pelo acidente e as agresses, Jonas foi at sua casa, nas proximidades, pegou um revlver e deu um tiro em Adriano. [UOL Notcias, 16 de agosto de 2011] Violncia no Trnsito Para Jlio Csar Fontana Rosa, psiquiatra especializado em comportamento de trnsito da Associao Brasileira de Medicina de Trfego (Abramet), o risco de se envolver num ato de violncia potencializado quando o veculo se torna um meio para que a pessoa libere sua agressividade e assim facilite a provocao do outro. A belicosidade pode comear com uma simples troca de olhares, seguindo para cara feia, gestos obscenos, palavres, chegando agresso. O motorista, muitas vezes, no sabe o que vai causar ali, como um dano ao carro ou pessoa, mas ela precisa se afirmar. Depois vem o arrependimento. Ou no. Pedir desculpas ao realizar uma manobra arriscada sem a inteno de agredir outro motorista pode evitar muitas discusses no trnsito. Quem est estressado no vai se sentir desafiado se o outro demonstrar arrependimento. Normalmente, esse indivduo que est agressivo adorvel, calmo. Totalmente irreconhecvel em uma briga no trnsito, afirma Jlio Csar. (...) Para Raquel Almqvist, diretora do Departamento de Psicologia de Trnsito da Abramet, a combinao de horas ao volante com problemas do dia-a-dia tambm causa um desgaste muito grande ao motorista. Os sintomas fsicos so tenso muscular, mos suadas, taquicardia e respirao alterada, porque h uma descarga de adrenalina. Se quase sempre difcil fazer uma autoavaliao, impossvel adivinhar o estado de esprito do motorista ao lado. Assim, uma atitude preventiva e, por que no, defensiva a melhor maneira de no se envolver em situaes de violncia. O psiquiatra forense Everardo Furtado de Oliveira afirma que possvel prevenir uma briga, evitando, por exemplo, contato de olhos com o condutor agressivo, no fazer ou revidar gestos obscenos, no ficar na cola de ningum e no bloquear a mo esquerda, por exemplo. Medalhista olmpico em 1992, o judoca Rogrio Sampaio no pensa muito diferente: Respire fundo, tenha conscincia de que no vale a pena brigar e, principalmente, pense em sua famlia. (...) No h estatsticas para agresses no trnsito no Brasil, nem punio especfica no Cdigo de Trnsito Brasileiro (CTB). O crime que ocorre no trnsito julgado pelo Cdigo Penal. J o crime de trnsito analisado por meio do CTB. Esta realidade no diferente nos outros pases, diz Ciro Vidal, presidente da Comisso de Assuntos e Estudos sobre o Direito de Trnsito da OAB de So Paulo e ex-diretor do Detran-SP. Na opinio do advogado, os envolvidos em agresses de trnsito deveriam ser submetidos a avaliaes psicolgicas para, caso exista necessidade, realizar tratamento e ter a habilitao suspensa. O trnsito um ambiente de interao social como qualquer outro. O carro um ambiente particular, mas preciso seguir regras, treinar o autocontrole e planejar os deslocamentos. um local em que preciso agir com civilidade e conscincia, diz a hoje doutora em trnsito Cludia Monteiro. Ao contrrio do que pode parecer primeira vista, o carro no o escudo protetor que se supe. Exercitar a pacincia e o autocontrole no faz parte do currculo das autoescolas, mas so prticas cada vez mais necessrias sobrevivncia no trnsito. [Revista Quatro Rodas, julho de 2008, in Abptran] Observaes Seu texto deve ser escrito na norma culta da lngua portuguesa; Deve ter uma estrutura dissertativa-argumentativa; No deve estar redigido sob a forma de poema (versos) ou narrao; A redao deve ter no mnimo 15 e no mximo 30 linhas escritas;

Mdulo 4

NARRAR
Narrar relatar fatos e acontecimentos, envolvendo ao e, portanto, movimento. H personagens atuando e um narrador que relata a ao. A narrao um tipo de texto marcado pela temporalidade, ou seja, como seu material o fato e a ao que envolve personagens, a progresso temporal essencial para o seu desenrolar: as aes direcionam-se para um conflito que requer uma soluo, o que nos permite concluir que chegaremos a uma

38

situao nova. Portanto, a sucesso de acontecimentos leva a uma transformao, a uma mudana e a trama que se constri com os elementos do conflito desenvolve-se necessariamente numa linha de tempo e num determinado

espao.

Elementos da narrativa: a narrativa de fico um relato centrado num fato ou acontecimento; h personagens atuando e um narrador que relata a ao. O tempo e o cenrio ou ambiente so outros elementos importantes na estrutura da narrao. A seguir, alguns elementos.

a) O narrador: o dono da voz ou, em outras palavras, a voz que nos conta os fatos e seu desenvolvimento. Dependendo da posio do narrador em relao ao fato narrado, a narrativa pode ser feita em primeira ou em terceira pessoa do singular. Temos, assim, o ngulo, o ponto de vista, o foco pelo qual sero narrados os acontecimentos (da falar-se foco narrativo). Na narrao em primeira pessoa, o narrador participa dos acontecimentos; , assim, um personagem com dupla funo: o personagem-narrador. Pode ter uma participao secundria nos acontecimentos, destacando-se, desse modo, seu papel de narrador, ou ter importncia fundamental, sendo mesmo o personagem principal. Nesse caso, a narrao em primeira pessoa permite ao autor penetrar e desvendar com maior riqueza o mundo psicolgico do personagem. importante observar que, nas narraes em primeira pessoa, nem tudo o que afirmado pelo narrador corresponde verdade, pois, como ele participa dos acontecimentos, tem uma viso prpria, individual e, portanto, parcial deles. A principal caracterstica desse foco narrativo , ento, a viso subjetiva que o narrador tem dos fatos: ele narra apenas o que v, observa e sente, ou seja, os fatos passam pelo filtro de sua emoo e percepo. J nas narraes em terceira pessoa, o narrador est fora dos acontecimentos; podemos dizer que ele paira acima de tudo e de todos. Essa situao lhe permite saber de tudo, do passado e do futuro, das emoes e pensamentos dos personagens da ser chamado de narrador onisciente (oni + sciente, ou seja, o que tem cincia de tudo, o que sabe tudo). O narrador onisciente l os sentimentos, os desejos mais ntimos da personagem (alis, o narrador v o que ningum tem condies de ver: o mundo interior da personagem) e sabe qual ser a repercusso desse ato no futuro.

b) O enredo: o esqueleto da narrativa, aquilo que d sustentao histria, o que a estrutura, ou seja, o desenrolar dos acontecimentos ( a linha se entrelaando, formando a malha, a trama, a rede, o tecido, o texto). Geralmente, o enredo est centrado num conflito, responsvel pelo nvel de tenso da narrativa. o conjunto dos fatos encadeados que constituem a ao de uma obra de fico (teatro, romance, filme, novela, etc.) c) Os personagens: so os seres que participam do desenrolar dos acontecimentos, aqueles que vivem o enredo. Em geral, o personagem bem construdo representa uma individualidade, apresentando traos psicolgicos prprios. H tambm personagens que representam tipos humanos, identificados pela profisso, pelo comportamento, pela classe social, enfim, por algum trao distintivo comum a todos os indivduos dessa categoria.

39

d) O ambiente (espao): o cenrio por onde circulam personagens e onde se desenrola o enredo. Em alguns casos, a importncia do ambiente to fundamental que ele se transforma em personagem. Por exemplo: o Nordeste, em grande parte do romance modernista brasileiro; o colgio interno, em O Ateneu, de Raul Pompia; o caso mais ntido est em O cortio, de Alusio de Azevedo. e) O tempo: O narrador pode se posicionar de diferentes maneiras em relao ao tempo dos acontecimentos pode narrar os fatos no tempo em que eles esto acontecendo; pode narrar um fato perfeitamente concludo; pode entremear presente e passado, utilizando a tcnica de flash-back. H, tambm, o tempo psicolgico, que reflete angstias e ansiedades de personagens e que no mantm nenhuma relao com o tempo propriamente dito, cuja passagem alheia nossa vontade. Falas com Ah, o tempo no passa... ou esse minuto no acaba! ou ainda Esse minuto est durando uma eternidade! refletem o tempo psicolgico.

Exemplo de narrao: DOMINGO NO PARQUE

Exposio: Identificao das personagens

O rei da brincadeira - Jos O rei da confuso - Joo Um trabalhava na feira - Jos Outro na construo - Joo

Desenvolvimento: encadeamento de aes A semana passada, no fim da semana, Joo resolveu no brigar. No domingo de tarde saiu apressado E no foi pra ribeira jogar Capoeira No foi pra l, pra ribeira, Foi namorar. O Jos como sempre, no fim da semana Guardou a barraca e sumiu. Foi fazer, no domingo, um passeio no parque, La perto da boca do rio. Foi no parque que ele avistou Juliana. Foi que ele viu Juliana na roda com Joo. Uma rosa e um sorvete na mo. Juliana, seu sonho, uma iluso. Juliana e o amigo Joo. Complicao: ponto de tenso

O espinho da rosa feriu Z E o sorvete gelou seu corao. O sorvete e a rosa - Jos A rosa e o sorvete - Jos Oi danando no peito - Jos Do Jos brincalho - Jos O sorvete e a rosa- Jos A rosa e o sorvete - Jos Oi girando na mente - Jos Do Jos brincalho Jos

Juliana girando - oi girando

40

Oi na roda gigante - oi girando Oi na roda gigante - oi girando O amigo Joo - oi Joo O sorvete morango - vermelho Oi girando e a rosa - vermelha Oi girando, girando vermelha

Clmax: ponto de maior tenso

Oi girando, girando olha a faca Olha o sangue na mo - Jos Juliana no cho - Jos Outro corpo cado - Jos Seu amigo Joo - Jos

Desfecho

Amanha no tem feira - Jos No tem mais construo - Joo No tem mais brincadeira - Jos No tem mais confuso - Joo. (Gilberto Gil)

Gneros Narrativos:

CONTO
Como as notcias, as crnicas e as fbulas, o conto tambm apresenta os elementos essenciais de qualquer texto narrativo, como fatos em seqncia, personagens, espao, tempo e narrador. O conto, entretanto, tem caractersticas estruturais prprias. um tipo de narrativa mais concentrada. Se comparado a gneros como o romance e a novela, ele mais condensado: elimina as anlises minuciosas de personagens ou ambiente, as longas complicaes de enredo e delimita o tempo e o espao. A estrutura do enredo: 2. introduo ou apresentao: geralmente coincide com o comeo da histria; o momento em que o narrador apresenta os fatos iniciais, os personagens e, s vezes, o tempo e o espao; 3. complicao ou desenvolvimento: a parte do enredo em que desenvolvido o conflito; 4. clmax: o momento culminante da histria, ou seja, aquele de maior tenso, no qual o conflito atinge o seu ponto mximo; 5. desfecho ou concluso: a soluo do conflito que pode ser surpreendente, trgica, cmica, etc., e corresponde ao final da histria.

Caractersticas do conto: 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. narrativa concentrada e limitada ao essencial; apresenta os elementos bsicos da narrativa: fatos, personagens, tempo e lugar; o enredo apresenta normalmente a seguinte estrutura: apresentao, complicao, clmax e desfecho; nmero reduzido de personagens; tempo e espao bastante delimitados; pode apresentar narrador-observador ou narrador-personagem; linguagem predominante de acordo com o padro culto, formal ou informal, da lngua.

Exemplo de conto: Madrugada. O hospital, como o Rio de Janeiro, dorme. O porteiro v diante de si uma cabrinha malhada, pensa que est sonhando. - Bom palpite. Veio mesmo na hora. Ando com tanta prestao atrasada, meu Deus. A cabra olha-o fixamente. - Est bem, filhinha. Agora pode ir passear. Depois volta, sim? Ela no se mexe, sria.

41

- Vai cabrinha, vai. Seja camarada. Preciso sonhar outras coisas. a nica hora em que sou dono de tudo, entende? O animal chega mais para perto dele, roa-lhe o brao. Sentindo-lhe o cheiro, o homem percebe que de verdade e recua. - Essa no! Que que voc veio fazer aqui, criatura? D o fora, vamos. Repele-a com jeito manso, porm a cabra no se mexe, encarando-o sempre. - Aiaiai! Bonito. Desculpe, mas a senhora tem de sair com urgncia, isto aqui um estabelecimento pblico (Achando pouco satisfatria a razo.) Bem, se pblico devia ser para todos, mas voc compreende... (Empurra-a docemente para fora, e volta cadeira). - O qu? Voltou? Mas isso hora de me visitar, filha? Est sem sono? Que que h? Gosto muito de criao, mas aqui um hospital, antes do dia clarear... (Acaricia-lhe o pescoo.) Que isso! Voc est molhada? Essa coisa pegajosa...O que: sangue?! Por que no me disse logo, cabrinha de Deus? Por que ficou me olhando assim feito boba? Tem razo: eu que no entendi, devia ter morado logo. E como vai ser? Os doutores daqui so um estouro, mas cabra diferente, no sei se eles topam. Sabe de uma coisa? Eu mesmo vou te operar! Corre sala de cirurgia, toma um bisturi, uma pina; farmcia, pega mercrio-cromo, sulfa e gaze; e num canto do hospital, assistido por dois serventes, enquanto o dia vai nascendo, extrai da cabra uma bala de calibre 22, ali cravada quando o bichinho, ignorando os costumes cariocas da noite, passava perto de uns homens que conversavam porta de um bar. O animal deixa-se operar, com a maior serenidade. Seus olhos envolvem o porteiro numa carcia agradecida. - Marcolina. Dou-lhe este nome em lembrana de uma cabra que tive quando garoto, no Ic. Est satisfeita, Marcolina? - Muito Francisco. Sem reparar que a cabra aceitara o dilogo, e sabia o seu nome, Francisco continuou: - Como foi que voc teve idia de vir ao Miguel Couto? O Hospital Veterinrio na Lapa. - Eu sei Francisco, Mas voc no trabalha na Lapa, trabalha no Miguel Couto. - E da? - Da preferi ficar por aqui mesmo e me entregar a seus cuidados. No posso explicar mais do que isso, Francisco. As cabras no sabem muito sobre essas coisas. Sei que estou bem ao seu lado, que voc me salvou. Obrigada, Francisco. E lambendo-lhe afetuosamente a mo, correu os olhos para dormir. Bem que precisava. A Francisco levou um susto, saltou para o lado: - Que negcio esse: cabra falando?! Nunca vi coisa igual na minha vida. E logo comigo, meu pai do cu! A cabra descerrou um olho sonolento, e por cima das barbas parecia esboar um sorriso: - Pois voc no se chama Francisco, no tem o nome do santo que mais gostava de animais neste mundo? Que tem isso, trocar umas palavrinhas com voc? Olhe, amanh vou pedir ao Ariano Suassuna que escreva um auto da cabra, em que voc vai para o cu, ouviu? (Carlos Drummond de Andrade)

CRNICA
No Brasil, a crnica surgiu h uns 150 anos, com o Romantismo e o desenvolvimento da imprensa. A princpio, com o nome de folhetim, designava um artigo de rodap escrito a propsito de assuntos do dia polticos, sociais, artsticos, literrios. Aos poucos , foi se tornando um texto mais curto e se afastando da finalidade de informar e comentar, substituda pela inteno de apresentar os fatos cotidianos de forma artstica e pessoal. Sua linguagem tornou-se mais potica, ao mesmo tempo que ganhou certa gratuidade, em razo da ausncia de vnculos com interesses prticos e com as informaes presentes mas demais partes de um jornal. Gnero hbrido que oscila ente a literatura e o jornalismo, a crnica o resultado da viso pessoal subjetiva do cronista ante um fato qualquer, colhido no noticirio do jornal ou no cotidiano. Quase sempre explora o humor; s vezes, diz as coisas mais srias por meio de uma aparente conversa fiada; outras vezes, despretensiosamente, faz poesia da coisas mais banal e insignificante. A crnica quase sempre um texto curto, apressado, redigido numa linguagem descontrada, coloquial, simples, muito prxima do leitor. Apresenta poucas personagens e se inicia quando os fatos principais da narrativa esto por acontecer. Por essa razo, o espao e o tempo da crnica so limitados: as aes ocorrem num nico espao e o tempo no dura mais do que alguns minutos ou, no mximo, algumas horas. Ela admite narrador em 1 e 3 pessoas, isto , o narrador pode participar dos fatos e refletir sobre eles como personagem ou ser observador daquilo que narra ou comenta. comum tambm haver crnicas cujo narrador se ausenta; nesse caso, toda a crnica se estrutura no discurso direto de duas ou mais personagens.

Caractersticas da crnica:

42

2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

publicada geralmente em jornais e revistas; relata de forma artstica e pessoal fatos colhidos no noticirio jornalstico e no cotidiano; consiste em um texto curto e leve; tem por objetivo divertir e/ou refletir criticamente sobre a vida e os comportamentos humanos; pode apresentar os elementos bsicos da narrativa: fatos, personagens, tempo e lugar; o tempo e o espao so normalmente limitados; pode apresentar narrador-observador ou narrador-personagem; linguagem geralmente de acordo com a variedade padro informal da lngua.

Exemplo de crnica: GETLIO, JK E LULA

Se houvesse um monte Rushmore no Brasil, o rosto de Luiz Incio Lula da Silva estaria agora sendo esculpido na rocha. Na pedra verdadeira, foram gravadas as imagens dos quatro maiores lderes da histria americana: George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln. No Brasil, s dois expresidentes - Getlio Vargas e Juscelino Kubitschek - ocupam papis mticos no imaginrio nacional. Agora, h mais um. E ele, Luiz Incio, conseguiu entrar no seleto clube unindo o que seus antecessores tinham de melhor: a viso social e o esprito desenvolvimentista. Getlio, nosso primeiro "pai dos pobres", at hoje amado porque incluiu na agenda poltica um agente antes excludo: o trabalhador. JK, por sua vez, foi o presidente que fez o brasileiro perder seu complexo de vira-lata e acreditar na prpria capacidade de realizao. Lula tem traos de ambos. Foi o presidente da incluso social e tambm aquele que despertou o "espirito animal" dos empresrios, que voltaram a acreditar no futuro e a investir. O resultado: um ciclo de oito anos que se encerra com crescimento do PIB de quase 8%. A vida til de um mito e determinada pela histria. Mas o presidente operrio tem tudo para durar mais tempo no corao dos brasileiros do que Getlio e JK. Sobre o primeiro, haver sempre a mancha da ditadura implantada no Estado Novo. Sobre o segundo, o peso do desajuste fiscal e da inflao semeada pela construo desenfreada de Braslia. Lula conquistou os seus 80% de popularidade em plena democracia - e teve a sabedoria de rejeitar um terceiro mandato, que poderia coloc-los em risco. Para completar, controlou a inflao e reduziu a dvida pblica. Erros, tropeos, bravatas, escndalos... nada disso ter muito peso no balano final. A lembrana ser sempre a do "Lulinha paz e amor". E ele, que a partir de agora passar a dar nome a avenidas, escolas e creches em vrias metrpoles brasileiras, s ter uma " desvantagem" em relao aos dois outros mitos: a ausncia de uma morte trgica. O suicdio de Getlio, em agosto de 1954, e o acidente automobilstico de JK, em 1976, at hoje questionado, ajudaram a elevar os dois ex-presidentes a categoria dos mrtires. Lula, um homem feliz e sem inimigos, tem tudo para levar uma existncia pacata at o fim dos seus dias. Tempo, ele ter de sobra depois de 31 de dezembro, como acontece com todo ex-presidente. A diferena, no caso de Lula, que seu verdadeiro espao cronolgico ser o da eternidade. Revista Isto publicada em 29/12/2010. Artigo escrito por Leonardo Attuch (attuch@istoe.com.br).

NOTCIA
Notcia a expresso de um fato novo, que desperta o interesse do pblico a que o jornal se destina. Predomina a narrao. Mas os jornais no se limitam a contar o que aconteceu. Eles vo alm, contando tambm como e porque aconteceu determinado fato. Ela apresenta uma estrutura prpria, composta de duas partes: o lead e o corpo. Lead um resumo do fato em poucas linhas e compreende, normalmente, o primeiro pargrafo da notcia. Contm as informaes mais importantes e deve fornecer ao leitor a maior parte das respostas s seis perguntas bsicas: o qu, quem, quando, onde, como e por que. Corpo so os demais pargrafos da notcia, nos quais se faz o detalhamento do exposto no lead, por meio da apresentao ao leitor de novas informaes, em ordem cronolgica ou de importncia. Toda notcia encabeada por um ttulo, que anuncia o assunto a ser desenvolvido. No ttulo, devem-se empregar, com objetividade, palavras curtas e de uso comum. Ela deve ser imparcial e objetiva, ou seja, deve expor fatos e no opinies. A linguagem deve ser impessoal, clara, direta e precisa. Caractersticas da notcia:

43

Predomnio da narrao, com a presena dos elementos essenciais de um texto narrativo: fatos, pessoas envolvidas, tempo em que ocorreu o fato, o lugar em que ocorreu, como e porque ocorreu o fato; Estrutura padro composta de lead e corpo; Ttulo que se caracteriza por: despertar o interesse do leitor para a notcia; ser uma mensagem rpida e muitas vezes surpreendente; destacar-se do resto do texto. Linguagem impessoal, clara, precisa, objetiva, direta, de acordo com a variedade padro da lngua.

Exemplo de notcia: CRIMINALIDADE Trfico de drogas domina reas pblicas da cidade Praas, pontos tursticos e at a rodoviria escondem pontos de trfico de drogas. A Tribuna vem acompanhando a rotina de vrios locais em Juiz de Fora, denunciados por vizinhanas, que no suportam mais conviver com o medo e a insegurana, e cobram aes policiais. Entorno de bares e complexos comerciais, no So Mateus, Zona Sul, onde h grandes aglomeraes diariamente, tambm servem como pontos de distribuio para os traficantes. EXERCCIOS 01. Analise e responda: I. O foco narrativo do narrador-personagem de primeira pessoa, podendo corresponder, inclusive, ao protagonista. II. O narrador em terceira pessoa se caracteriza por ter uma viso subjetiva, total e impessoal dos fatos. III. Ambos os focos narrativos podem ser caracterizar pela oniscincia do narrador. (A) Apenas I est incorreta. (B) Apenas III est incorreta. (C) I e II esto incorretas. (D) II e III esto incorretas. (E) Nenhuma est incorreta. 02. A lista que menos define o narrar literrio : (A) surpreender, situar, relatar. (B) envolver, contar, dinamizar (C) descrever, agenciar, provocar. (D) atuar, imaginar, posicionar. 03. Associe: 1. Flashback 2. Cenrio 3. Narrador de terceira pessoa 4. Personagem 5. Foco narrativo 6. Enredo

( ( ( ( (

) I. Predominantemente apresenta traos psicolgicos. ) II. Estrutura, desenrolar dos acontecimentos de um texto. ) III. O lugar da narrativa, passvel de ser personagem. ) IV. Tcnica que entremeia presente e passado ) V. Ponto de vista pelo qual se conta a histria

A sequncia correta : (A) 5, 6, 2, 1, 3 (B) 3, 2, 6, 5, 1 (C) 4, 2, 3, 1, 4 (D) 4, 6, 2, 1, 5 (E) 3, 5, 2, 1, 6

44

04. O ponto maior de tenso de uma narrativa : (A) o n (B) a complicao (C) o flashback (D) o desfecho (E) o clmax 05. Das caractersticas a seguir, marque a incorreta quanto ao gnero conto. (A) tem por objetivo divertir e/ou refletir criticamente sobre a vida (B) tempo e espao bem delimitados (C) narrativa focada ao essencial (D) nmero reduzido de personagens (E) padro formal da lngua 06. Associe: I. Conto II. Crnica III. Notcia 0 ( I ) ( II) (III) 1 ( ) ( ) ( ) elementos essenciais de um texto narrativo. 2 ( ) ( ) ( ) o suporte predominante o impresso de grande circulao. 3 ( ) ( ) ( ) lead 4 ( ) ( ) ( ) artstico 5 ( ) ( ) ( ) lngua padro culto A sequncia correta : (A) 1 (I e II) / 2 (I, II e III) / 3 (III) / 4 (I e II) / 5 (I,II e III) (B) 1 (I, II e III) / 2 (II e III) / 3 (III) / 4 (I e II) / 5 (I,II e III) (C) 1 (I, II e III) / 2 (I, II e III) / 3 (III) / 4 ( I ) / 5 (I,II e III) (D) 1 (I, II e III) / 2 (I, II e III) / 3 (II e III) / 4 ( I ) / 5 (I e III) (E) 1 (I, II e III) / 2 (I, II e III) / 3 (III) / 4 (I e II) / 5 (I e III) 07. surgiu h uns 150 anos, com o Romantismo e o desenvolvimento da imprensa: (A) Conto (B) Crnica (C) Notcia (D) Novela (E) Revista

08. Quanto ao personagem narrativo: I. Personagens planos so tipificados e apresentam linearidade no comportamento. II. Personagens esfricos so personagens de psicologia complexa, podendo apresentar variaes no comportamento esperado. III. O protagonista se ope ao antagonista. Esto corretas: (A) I e III (B) II e III (C) apenas III (D) apenas I (E) todas as alternativas

45

09. Leia e classifique os narradores: 1. Os campos, segundo o costume, acabava de desc er do almoo e, a pena atrs da orelha, p leno por dentro do colarinho, dispunha-se a prosseguir o trabalho interrompido poucos antes. Entrou no escritrio e foi sentar-se secretria (Alusio Azevedo) 2. Coloquei-me acima de minha classe, creio que me elevei bastante. Como lhes disse, fui guia de cego, vendedor de doces e trabalhador de aluguel. Estou convencido de quem nenhum desses ofcios me daria os recursos intelectuais necessrios para engenhar esta narrativa. (Graciliano Ramos) 3. Um segundo depois, muito suave ainda, o pensamento ficou levemente mais intenso, quase tentador: no d, elas so suas. Laura espantou-se um pouco: por que as coisas nunca eram dela? (Clarice Lispector) ( ) narrador participante ( ) narrador observador ( ) narrador onisciente

A sequncia correta : (A) 1, 2, 3 (B) 1, 3, 2 (C) 2, 3, 1 (D) 2, 1, 3 (E) 3, 2, 1 10. Os gneros conto e crnica no tm em comum: (A) o suporte (B) a extenso (C) a presena da narrativa (D) a definio de tempo-espao (E) a inteno artstica literria

Instrues para as questes 11 a 14 Classifique os textos a seguir em: (A) crnica narrativa (B) crnica reflexiva (C) crnica descritiva (D) crnica metalingustica (E) dissertao 11. "Outros fatores contribuem diretamente para dificultar a adaptao do calouro universidade. A desinformao um desses fatores: a grande maioria dos jovens desconhece no s as atividades bsicas da profisso que escolheu - ou que escolheram por ele - como tambm o currculo mnimo necessrio sua formao." (Revista Veja)

12. O grande sofisma No sou responsvel pelas minhas insuficincias. Se minha corrente vital acaso interrompida e foge de seu leito; se meu ser muitas vezes se desprende de seus suportes e se perde no vazio; se frgil a minha composio orgnica e tnues os meus impulsos - culpo disso os meus pais, a sociedade, o regime, os colgios; culpo as mulheres difceis, os governos, as privaes anteriores; culpo os antepassados em geral, o mau clima da minha cidade, a sfilis que veio nas naus descobridoras, a gua salobra, as portas que se me fecharam e os muitos "sins" que esperei e me foram negados; culpo os jesutas e o vento sudoeste; culpo a Pedro lvares Cabral e a Getlio; culpo o excesso de proibies, a escassez de iodo, as viagens que no fiz, os encontros que no tive, os amigos que

46

me faltaram e as mulheres que no me quiseram; culpo a D. Joo VI e ao Papa; culpo a m-vontade e a incompreenso geral. A todos e a tudo eu culpo. S no culpo a mim mesmo que sou inocente. E ao Acaso, que irresponsvel... (Anbal Machado)

13. "A conscincia ecolgica brasileira, emergente nos ltimos vinte anos, tem-se tornado cada vez mais vigilante. Os ecologistas reservam uma ateno especial para as fbricas de papel e celulose, pelo mal que podem provocar s guas, ao ar, ao meio ambiente em geral." (Revista Veja)

14. O beijo O beijo uma coisa que todo mundo d em todo mundo. Tem uns que gostam muito, outros que ficam aborrecidos e limpam o rosto dizendo j vem voc de novo e tem ainda umas pessoas que quanto mais beijam, mais beijam, como a minha irmzinha que quando comea com o namorado d at aflio. O beijo pode ser no escuro e no claro. O beijo no claro o que o papai d na mame quando chega, o que eu dou na vov quando vou l e mame obriga, e que o papai deu de raspo na empregada noutro dia, mas esse foi to rpido que eu acho que foi sem querer... (Millr Fernandes)

O texto abaixo servir de referncia para responder as questes 15 a 17 A nuvem - Fico admirado como que voc, morando nesta cidade, consegue escrever uma semana inteira sem reclamar, sem protestar, sem espinafrar! E meu amigo falou da gua, telefone, Light em geral, carne, batata, transporte, custo de vida, buracos na rua, etc. etc. etc. Meu amigo est, como dizem as pessoas exageradas, grvido de razes. Mas que posso fazer? At que tenho reclamado muito isto e aquilo. Mas se eu for ficar rezingando todo dia, estou roubado: quem que vai aguentar me ler? Acho que o leitor gosta de ver suas queixas no jornal, mas em termos. Alm disso, a verdade no est apenas nos buracos das ruas e outras mazelas. No verdade que as amendoeiras neste inverno deram um show luxuoso de folhas vermelhas voando no ar? E ficaria demasiado feio eu confessar que h uma jovem gostando de mim? Ah, bem sei que esses encantamentos de moa por um senhor maduro duram pouco. So caprichos de certa fase. Mas que importa? Esse carinho me faz bem; eu o recebo terna e gravemente; sem melancolia, porque sem iluso. Ele se ir como veio, leve nuvem solta na brisa, que se tinge um instante de prpura sobre as cinzas de meu crepsculo. E olhem s que tipo de frase estou escrevendo! Tome tenncia, velho Braga. Deixe a nuvem, olhe para o cho - e seus tradicionais buracos. (Rubem Braga, Ai de ti, Copacabana) 15. correto afirmar que, a partir da crtica que o amigo lhe dirige, o narrador cronista: (A) sente-se obrigado a escrever sobre assuntos exigidos pelo pblico; (B) reflete sobre a oposio entre literatura e realidade; (C) reflete sobre diversos aspectos da realidade e sua representao na literatura; (D) defende a posio de que a literatura no deve ocupar-se com problemas sociais; (E) sente que deve mudar seus temas, pois sua escrita no est acompanhando os novos tempos.

16. Em "E olhem s que tipo de frase estou escrevendo! Tome tenncia, velho Braga", o narrador: (A) chama a ateno dos leitores para a beleza do estilo que empregou; (B) revela ter conscincia de que cometeu excessos com a linguagem metafrica; (C) exalta o estilo por ele conquistado e convida-se a reverenci-lo;

47

(D) percebe que, por estar velho, seu estilo tambm envelheceu; (E) d-se conta de que sua linguagem no ser entendida pelo leitor comum.

17. Com relao ao gnero do texto, correto afirmar que a crnica: (A) parte do assunto cotidiano e acaba por criar reflexes mais amplas; (B) tem como funo informar o leitor sobre os problemas cotidianos; (C) apresenta uma linguagem distante da coloquial, afastando o pblico leitor; (D) tem um modelo fixo, com um dilogo inicial seguido de argumentao objetiva; (E) consiste na apresentao de situaes pouco realistas, em linguagem metafrica.

QUESTES DISCURSIVAS Marina diz que "pagou o pacto" por obra de usinas Humberto Medina, da Folha Online, em Braslia - 24/08/2007 - 10h21 Falando a uma plateia de empresrios do setor de infraestrutura, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) fez um desabafo bem-humorado sobre o processo de licenciamento das hidreltricas do rio Madeira. A ministra informou que houve tentativa de constrangimento e que ela "pagou o pacto" para a liberao dos empreendimentos. Ela aproveitou para lembrar que os atuais problemas da licitao nada tm a ver com questes ambientais. "s vezes as pessoas tentavam me criar constrangimento dizendo 'ministra, a senhora quer colocar os bagres em primeiro lugar, poxa, vida, ministra, s um peixinho'", disse. A questo da migrao dos grandes bagres (como a dourada) no rio Madeira foi um dos problemas do licenciamento ambiental. O Ibama liberou a construo das duas usinas (Santo Antonio e Jirau), mas com obrigao da construo de um canal para a passagem dos peixes. " claro que algum tinha que pagar o pacto naquele momento. Conjunturalmente fui eu", disse Marina. Ela aproveitou para lembrar que, mesmo com o fim do impasse ambiental, o problema com as usinas continua. "Agora, ns estamos com outros problemas, como a questo da licitao, dos empreendedores. Mas graas a Deus essa no minha esfera, eu j tenho problemas demais." [...] Na palestra, no entanto, a ministra no respondeu a uma das dvidas em relao ao projeto que ainda dependem da rea ambiental do governo: a definio da taxa de compensao ambiental. Essa taxa pode variar de 0,5% a 5% do valor do empreendimento, mas o governo prepara uma regra para tornar a definio do percentual mais transparente. "A definio sair o mais rpido possvel", disse ela.

01 - Explicite os seguintes elementos do texto: a) autoria:

b) fonte:

c) ttulo:

d) a quem dirigido (provveis leitores):

02 - Em que gnero discursivo o texto se enquadra?

48

03 - No trecho o governo prepara uma regra para tornar a definio do percentual mais transparente a)h referncia a que gnero textual?

b)a quem incumbir, no caso, a autoria do texto mencionado?

04 - De acordo com o texto, a palestra da ministra dirigiu-se a que pblico-alvo? Destaque do texto um trecho que comprove esse fato.

05 - Redija um resumo bem sucinto do texto.

PROPOSTA DE REDAO

Para que existam hoje os direitos polticos, o direito de votar e ser votado, de escolher seus governantes e representantes, a sociedade lutou muito.

www.iarabernardi.gov.br. 01/03/02.
Comcio pelas Diretas J, em So Paulo, 1984.

A poltica foi inventada pelos humanos como o modo pelo qual pudessem expressar suas diferenas e conflitos sem transform-los em guerra total, em uso da fora e extermnio recproco. (...) A poltica foi inventada como o modo pelo qual a sociedade, internamente dividida, discute, delibera e decide em comum para aprovar ou reiterar aes que dizem respeito a todos os seus membros.
Marilena Chau. Convite filosofia. So Paulo: tica, 1994.

A democracia subversiva. subversiva no sentido mais radical da palavra. Em relao perspectiva poltica, a razo da preferncia pela democracia reside no fato de ser ela o principal remdio contra o abuso do poder. Uma das formas (no a nica) o controle pelo voto popular que o mtodo democrtico permite pr em prtica. Vox populi vox dei.

49

Norberto Bobbio. Qual socialismo? Discusso de uma alternativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. Texto adaptado.

Se voc tem mais de 18 anos, vai ter de votar nas prximas eleies. Se voc tem 16 ou 17 anos, pode votar ou no. O mundo exige dos jovens que se arrisquem. Que alucinem. Que se metam onde no so chamados. Que sejam encrenqueiros e barulhentos. Que, enfim, exijam o impossvel. Resta construir o mundo do amanh. Parte desse trabalho votar. No s cumprir uma obrigao. Tem de votar com hormnios, com ambio, com sangue fervendo nas veias. Para impor aos vitoriosos suas exigncias antes e principalmente depois das eleies.
Andr Forastieri. Muito alm do voto. poca. 6 de maio de 2002. Texto adaptado.

Considerando a foto e os textos apresentados, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformaes sociais de que o Brasil necessita? Ao desenvolver o tema, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexes feitas ao longo de sua formao. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opinies, e elabore propostas para defender seu ponto de vista. Observaes: Lembre-se de que a situao de produo de seu texto requer o uso da modalidade escrita culta da lngua portuguesa. O texto no deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narrao.

MDULO 5

EXPOR/INSTRUIR 1) Texto Expositivo: O texto expositivo apresenta informaes sobre um objeto ou fato especfico, sua descrio, a enumerao de suas caractersticas. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto. Um fato importante a apresentao de bastante informao, caso se trate de algo novo esse se faz imprescindvel. Quando se trata de temas polmicos a apresentao de argumentos se faz necessrio para que o autor informe aos leitores sobre as possibilidades de anlise do assunto. O texto expositivo deve ser abrangente, deve permitir que seja compreendido por diferentes tipos de pessoas. O texto expositivo pode apresentar recursos como a: 1. 2. 3. 4. 5. instruo, quando apresenta instrues a serem seguidas; informao, quando apresenta informaes sobre o que apresentado e/ou discutido; descrio, quando apresenta informaes sobre as caractersticas do que est sendo apresentado; definio, quando queremos deixar claro para o nosso leitor do que, exatamente, estamos falando; enumerao, quando envolve a identificao e apresentao seqencial de informaes referentes quilo que estamos escrevendo; 6. comparao, quando o autor quer garantir que seu leitor ir compreender bem o que ele quer dizer; 7. o contraste, quando, ao analisar determinada questo, o autor do texto deseja mostrar que ela pode ser observada por mais de um ngulo, ou que h posies contrrias.

Estrutura do texto expositivo: Apresentao do tema (referncia ao percurso seguido no texto; objetivos e inteno do autor); Desenvolvimento do tema (Explicao, demonstrao e estabelecimento lgico entre os dados enunciados) Concluso (sntese do exposto).

Caractersticas lingsticas que se evidenciam neste tipo de texto:

50

14. A utilizao de frase-chave, a partir das quais se geram outra que se sustentam em termos de ideias a exemplificar, explicar, etc. 15. O emprego dos exemplos que facilitam a compreenso do destinatrio, sendo aqueles marcados pela introduo de articuladores do tipo POR EXEMPLO, O CASO, ASSIM COMO...; 16. O emprego de termos associados a algumas reas especficas de conhecimento (tecnicismo); 17. O predomnio do modo indicativo bem como dos tempos do discurso sobretudo o presente; 18. A utilizao de articuladores ou conectores de diferentes funes/ orientaes lgicas, que ajudam a relacionar as ideias.

Domnios sociais de comunicao Transmisso e construo de saberes

Aspectos tipolgicos Expor

Capacidade de linguagem dominante Apresentao textual de diferentes formas dos saberes

Exemplo de gneros orais e escritos Texto expositivo, exposio oral, seminrio, conferncia, comunicao oral, palestra, entrevista de especialista, verbete, artigo enciclopdico, texto explicativo, tomada de notas, resumo de textos expositivos e explicativos, resenha, relatrio cientfico, relatrio oral de experincia

Exemplo de texto expositivo:

A volta da esperana Com a atuao da Seleo de Mano Menezes em sua estreia, voc pode imaginar que esta coluna se refere s nossas chances de ganhar a Copa de 2014. No o caso. O assunto bem mais srio: a criminalidade vem despencando em alguns locais do Pas. No, voc no leu errado. Efetivamente, nos ltimos dez anos, em algumas cidades e Estados importantes, a violncia vem diminuindo, ao contrrio de nossa percepo, fortemente influenciada por algumas manchetes bombsticas, como a do caso do goleiro Bruno. Voc deve estar pensando que apenas desistimos de dar queixas de roubos e furtos, pois nossas esperanas de reaver o bem roubado so menores do que a popularidade de Dunga. No entanto, nos ltimos anos, nenhum outro indicador de violncia mostrou queda mais marcante do que o nmero de assassinatos. A menos que no estejamos registrando nem os mortos... Talvez um dos locais onde este fenmeno no me refiro ao craque gorducho do Corinthians seja mais marcante a maior cidade do Pas, So Paulo. Em junho, a taxa de homicdios por 100 mil habitantes caiu abaixo de nove, 18% menos do que um ano antes. Em relao aos mais de 64 mortos em cada 100 mil paulistanos no ano de 1999, a queda foi de mais de 85%. H dez anos, um habitante de So Paulo tinha 600% mais chances de ser assassinado do que um de Nova York. Hoje, a probabilidade menos de 50% superior americana. Em todo o Estado de So Paulo, a taxa de assassinatos tambm ficou abaixo de nove por 100 mil habitantes, 70% inferior aos nveis de 1999, poupando 48.674 vidas desde ento. No caso das mulheres, a violncia caiu a nveis menores ainda. Em mais da metade dos cerca de 2.400 municpios brasileiros nenhuma mulher foi assassinada nos ltimos cinco anos. Por que a reduo dos homicdios? H razes especficas, como a melhoria do aparelhamento policial, o fechamento de bares e a proibio da venda de bebidas em determinados horrios. H tambm razes econmicas e demogrficas. O bom desempenho e a forte gerao de empregos tm reduzido a oferta de mo de obra para a

51

criminalidade. Nos ltimos dez anos, o nmero de empregos com carteira assinada no Brasil aumentou em mais de 11 milhes. Mais trabalho, menos crime. O Norte, o Nordeste, o Centro-Oeste e o interior vm crescendo mais do que o restante do Pas por causa dos programas de governo e do desempenho excepcional do agronegcio. Com isso, o fluxo migratrio inverteu-se. Os grandes centros urbanos do Sul e do Sudeste comearam a desinchar e a violncia cair, ainda que s vezes sendo exportada para outros lugares. Finalmente, em virtude da queda da taxa de natalidade, a parcela da populao entre 15 e 25 anos as maiores vtimas e algozes da violncia comeou a se reduzir. Esta foi a principal razo da queda dos assassinatos nos Estados Unidos e na Europa nas duas ltimas dcadas. No Brasil, onde a taxa de natalidade demorou mais a cair, o impacto levou uma dcada a mais para chegar, mas chegou. Com a demografia e a economia jogando a favor, provvel que a violncia continue em queda. Pode respirar aliviado. A chance de, em 2014, voc comemorar o ttulo de Neymar e companhia bem maior do que ser assassinado.

Revista Isto, publicada em 25/08/2010. Artigo escrito por Ricardo Amorim, economista, apresentador do Manhattan Connection (GNT) e do Economia e Negcios (Rede Eldorado) e presidente da Ricam Consultoria.

Resumo Um resumo uma sntese das ideias, fatos e argumentos contidos num texto. Para faz-lo, voc dever empregar suas prprias palavras, evitando, na medida do possvel, fazer cpias do texto original. Aprender a resumir vai auxili-lo bastante na redao de textos dissertativos, na seleo de informaes e no estudo de vrias disciplinas, como Histria, Geografia e Literatura. Para resumir qualquer texto, em especial o narrativo, fundamental que, antes de faz-lo, observe a diferena entre uma informao central e os detalhes referentes a ela. Para tanto, partiremos de um fato central, ao qual acrescentaremos informaes adicionais. Observe o seguinte fato:

Os amigos de Maria fizeram uma grande festa.

Nela existe uma referncia a um fato especfico: uma festa realizada pelos amigos de Maria. Veja agora como possvel aumentar uma frase com dados adicionais. Inicialmente, fornecemos uma caracterstica de Maria:

Os amigos de Maria, funcionria de uma importante firma, fizeram uma grande festa.

Agora podemos acrescentar outras referncias, como: lugar: na sala do gerente de vendas; tempo: durante a tarde de ontem; causa: em comemorao a seu aniversrio;

52

frequncia: como acontece todos os anos.

Assim, ento, ficaria o pargrafo: Como acontece todos os anos, os amigos de Maria, funcionria de uma importante firma, fizeram, na sala do gerente de vendas, uma grande festa na tarde de ontem, em comemorao a seu aniversrio.

Para resumir esse pargrafo, basta excluir as informaes adicionais que podem ser dadas acerca do fato e deixar apenas os elementos essenciais, para transmitir a informao central. Entendemos por informaes adicionais referncias ao tempo, ao lugar, frequencia com que o fato ocorre, s caractersticas das pessoas envolvidas, causa do fato, a instrumentos utilizados para sua realizao, etc. O resumo pode ter o tamanho que desejar. Por exemplo, no caso do pargrafo acima, voc pode resumi-lo de modo a dar somente as informaes estritamente essenciais ou incluir apenas as referncias de tempo e de lugar. bom, entretanto, em seu resumo, eliminar detalhes de menor significao.

Resenha Uma resenha nada mais do que um texto em forma de sntese que expressa a opinio do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peas teatrais, exposies, shows etc. A resenha, por ser em geral um resumo crtico, exige que o resenhista seja algum com conhecimentos na rea, uma vez que avalia a obra, julgando-a criticamente. Como uma sntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrio com momentos de crtica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos ter escrito a resenha ideal. A resenha , em geral, veiculada por jornais e revistas. No entanto, sendo um gnero necessariamente breve, perigoso recorrermos ao erro de sermos superficiais demais. Nosso texto precisa mostrar ao leitor as principais caractersticas do fato cultural, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expresses como Eu gostei ou Eu no gostei. Devem constar numa resenha: 6. 7. 8. 9. 10. Exemplo de resenha: Atwood se perde em panfleto feminista O ttulo A referncia bibliogrfica da obra Alguns dados bibliogrficos do autor da obra resenhada O resumo, ou sntese do contedo A avaliao crtica

Marilene Felinto Da Equipe de Articulistas

Margaret Atwood, 56, uma escritora canadense famosa por sua literatura de tom feminista. No Brasil, mais conhecida pelo romance "A mulher Comestvel" (Ed. Globo). J publicou 25 livros entre poesia, prosa e nofico. "A Noiva Ladra" seu oitavo romance.

53

O livro comea com uma pgina inteira de agradecimentos, procedimento normal em teses acadmicas, mas no em romances. Lembra tambm aqueles discursos que autores de cinema fazem depois de receber o Oscar. A escritora agradece desde aos livros sobre guerra, que consultou para construir o "pano de fundo" de seu texto, at a uma parente, Lenore Atwood, de quem tomou emprestada a (original? significativa?) expresso "meleca cerebral". Feitos os agradecimentos e dadas as instrues, comeam as quase 500 pginas que poderiam, sem qualquer problema, ser reduzidas a 150. Pouparia precioso tempo ao leitor bocejante. a histria de trs amigas, Tony, Roz e Charis, cinqentonas que vivem infernizadas pela presena (em "flashback") de outra amiga, Zenia, a noiva ladra, inescrupulosa "femme fatale" que vive roubando os homens das outras. Vil meio inverossmel - ao contrrio das demais personagens, construdas com certa solidez -, a antogonista Zenia no se sustenta, sua maldade no convence, sua histria no emociona. A narrativa desmorona, portanto, a partir desse defeito central. Zenia funcionaria como superego das outras, imagem do que elas gostariam de ser, mas no conseguiram, reflexo de seus questionamentos internos - eis a leitura mais profunda que se pode fazer desse romance nada surpreendente e muito bvio no seu propsito. Segundo a prpria Atwood, o propsito era construir, com Zenia, uma personagem mulher "fora-da-lei", porque "h poucas personagens mulheres fora-da-lei". As intervenes do discurso feminista so claras, panfletrias, disfaradas de ironia e humor capengas. A personagem Tony, por exemplo, tem nome de homem ( apelido para Antnia) e professora de histria, especialista em guerras e obcecada por elas, assunto de homens: "Historiadores homens acham que ela est invadindo o territrio deles, e deveria deixar as lanas, flechas, catapultas, fuzis, avies e bombas em paz". Outras aluses feministas parecem colocadas ali para provocar riso, mas soam apenas ingnuas: "H s uma coisa que eu gostaria que voc lembrasse. Sabe essa qumica que afeta as mulheres quando esto com TPM? Bem, os homens tm essa qumica o tempo todo". Ou ento, a mensagem rabiscada na parede do banheiro: "Herstory Not History", trocadilho que indicaria o machismo explcito na palavra "Histria", porque em ingls a palavra pode ser desmembrada em duas outras, "his" (dele) e story (estria). A sugesto contida no trocadilho a de que se altere o "his" para "her" (dela). As histrias individuais de cada personagem so o costumeiro amontoado de fatos cotidianos, almoos, jantares, trabalho, casamento e muita "reflexo feminina" sobre a infncia, o amor, etc. Tudo isso narrado da forma mais achatada possvel, sem maiores sobressaltos, a no ser talvez na descrio do interesse da personagem Tony pelas guerras. Mesmo a, prevalecem as artificiais inseres de fundo histrico, sem p nem cabea, no meio do texto ficcional, efeito da pesquisa que a escritora - em tom cerimonioso na pgina de agradecimentos - se orgulha de ter realizado.

2) Texto injuntivo-instrucional: So aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. Indica como realizar uma ao. tambm utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Tm como objetivo controlar o comportamento do destinatrio so textos que incitam a ao, impem regras ou fornecem instrues e indicaes para a realizao de um trabalho ou a utilizao correta de instrumentos. Portanto, o texto injuntivo tem por objetivo apresentar conhecimentos que permitiro, em uma dada situao comunicativa, a execuo de determinadas aes por parte do leitor. importante observar que nos textos injuntivos o autor deixa claro que a sua finalidade levar o leitor a praticar determinada ao e isso feito de maneira direta e objetiva. Os verbos so, na sua maioria, empregados no modo imperativo. H tambm o uso do futuro do presente. Exemplos de textos injuntivos: instrues de uso, instrues de montagem, regras de utilizao, leis, receitas de culinria, guias, regras de trnsito, obrigaes a cumprir, normas de conduta, manuais.

54

Exemplo de texto injuntivo-instrucional:

Fique rico escrevendo um best seller Por: Wilson Weigl

1. Escolha como cenrio Cabul, Bagd, Istambul Ou outro lugar extico do Oriente, cenrio de algum problema srio, como uma guerra. Crie contrapontos com personagens e objetos romnticos e antiquados, como barbeiros e pipas. 2. Biografe um cantor de MPB Morto, de preferncia. O risco de voc ser processado e ter seu livro apreendido menor. Se escolher um artista vivo, elimine qualquer passagem sobre acidentes de trem e pernas mecnicas. 3. Convoque um esprito Escreva um romance psicografado. O esprito dita tudo, voc s tem que redigir. E no vai ter que dividir a grana das vendas com ele. 4. Mostre como ser feliz Mesmo que voc seja miseravelmente infeliz. Desenterre a poro Dalai Lama que vive dentro de voc e aconselhe as pessoas a cultivar virtudes como pacincia, tolerncia, desapego, humildade... Todas as qualidades que voc no consegue desenvolver nem a pau.] 5. Junte sete coisas de alguma coisa No importa o qu, basta que sejam sete. Espelhe-se nestes exemplos: As Sete Leis Espirituais do Sucesso, Os Sete Hbitos das Pessoas Altamente Eficazes, A Casa das Sete Mulheres, Branca de Neve e os Sete Anes... Todos emplacaram. 6. Brinque de bruxo As pessoas (e especialmente as mulheres) esto doidas para acreditar que um pouco de magia capaz de resolver suas encrencas. Ensine a fazer rituais, feitios e talisms para conquistar os homens - de repente, voc o alvo de algum deles e sua vida sexual melhora! 7. Misture Da Vinci e uma seita secreta Pesquise histrias sobre confrarias, associaes misteriosas, maonaria, relquias sagradas, civilizaes desaparecidas. Misture tudo sem d. No se esquea de colocar no ttulo: cdigo, enigma, mistrio, chave, conspirao... 8. Trate de ces e gatos Ou outro bicho que as mulheres considerem "fofinho" (esquea cobras, iguanas e ratos brancos). Pelo menos elas vo comprar. E o Brasil tem 90 milhes de compradoras em potencial. 9. Ensine a ganhar dinheiro Espelhe-se em ttulos de sucesso como Os Segredos da Mente Milionria; Casais Inteligentes Enriquecem Juntos; Dinheiro: Os Segredos de Quem Tem . Ningum precisa saber que sua situao financeira uma lstima, que voc nunca conseguiu ganhar nem juntar grana. Afinal, para melhorar de vida que voc est escrevendo um livro. 10. Invente-se como xam Diga que sabe fazer chover ou que consegue fazer parar o tempo. Fale da busca de uma espada ou algum artefato sobrenatural e resgate suas andanas por algum caminho mgico. Mas no invente affairs homossexuais. Ainda no est provado que uma autobiografia com essas revelaes v fazer voc vender mais do que 85 milhes de exemplares no mundo todo. 11. Ensine a ser chique 99,9% das pessoas no tm um pingo de estilo. Os caras? Uns ogros. Mulheres? Umas sem-noo... Se voc sabe usar os talheres na ordem correta e combinar cinto com sapato, j pode se considerar um ser superior. 12. Aposte nas diferenas entre os sexos Argumente que homens e mulheres vm de planetas diferentes (no inverta Marte e Vnus), que ns queremos sexo, elas amor, e por a vai. Com o pretexto de desvendar a cabea de uns e outros, contribua para acirrar a guerra dos sexos. 13. Conte um segredo Qualquer um. Seja direto: O Segredo de... (cole aqui o seu). No vale O Segredo do Segredo, que j existe. Bem, voc deve saber pelo menos um. Nem que seja que seu chefe est pegando a secretria depois do expediente. No, melhor guardar esse para uma ocasio mais propcia. 14. Evoque Jesus Sempre no ttulo. No importa o que venha antes ou depois. Pensou em A Dieta de Jesus? J foi escrito. Tambm o pegaram para Cristo como mestre de psicologia e liderana. 15. Descreva sua vida sexual Em detalhes. Os mais escabrosos. Adote um codinome - Bruno Surfisto, por exemplo. O qu? Sua vida sexual no preenche nem duas pginas? Invente tudo ento.

55

(texto extrado da revista Mens Health, Seo Drops, Abril/2008, p. 1 )

EXERCCIOS 01. Associe as caractersticas do texto expositivo: 1. Instruo 2. Contraste 3. Descrio 4. Definio 5. Enumerao 6. Comparao ( ( ( ( ) quando o autor quer garantir que seu leitor ir compreender bem o que ele quer dizer. ) quando apresenta informaes sobre caractersticas do que est sendo apresentado. ) quando apresenta um roteiro ou programao a ser seguido (a). ) quando o autor quer deixar claro para o leitor o que, exatamente, est falando.

A sequncia adequada : (A) 2, 3, 5, 4 (B) 3, 2, 1, 5 (C) 6, 3, 1, 4 (D) 6, 5, 2, 1 (E) 3, 4, 1, 2 02. Leia: I. A exposio escrita surge, com frequncia, sob as formas de texto informativo-expositivo ou expositivoargumentativo. II. O informativo-expositivo tem por finalidade a transmisso de informaes e indicaes que digam respeito a fatos concretos e referncias reais. III. O expositivo-argumentativo procura defender uma tese, apresentando dados e observaes que a confirmem. Deve expor com clareza e preciso as razes que levam defesa de uma opinio sobre o tema. Esto corretas: (A) apenas I (B) I e II (C) I e III (D) II e III (E) todas as alternativas 03. No caracterstica do texto expositivo: (A) instruir o leitor sobre o objeto exposto (B) emitir opinio sobre o objeto exposto (C) caracterizar o objeto exposto (D) apresentar as caractersticas do objeto exposto (E) contrastar as caractersticas do objeto exposto 04. Qual dos trechos a seguir no considerado expositivo? (A) A histria do celular recente, mas remonta ao passado e s telas de cinema. A me do telefone mvel a austraca Hedwig Kiesler (mais conhecida pelo nome artstico Hedy Lamaar), uma atriz de Hollywood que estrelou o clssico Sanso e Dalila (1949). (B) Os modelos de lista foram elaborados pela comunidade cientfica e, portanto, no podem ser alterados pelos usurios. Se algum grupo taxonmico no existir, instrui-se o pedido de abertura de um novo registro.

56

(C) Caia a tarde feito um viaduto, e um bbado trajando luto, me lembrou Carlitos. (D) Voc sabia que antigamente se usava a borracha natural para fazer pneus? Voc sabe o que a borracha natural? A borracha natural um material elstico. Isto quer dizer se apertarmos, dobrarmos, esticarmos, ela sempre volta sua forma natural. Alm disso um material muito resistente, no se rompe facilmente. 05. Qual dos trechos abaixo o nico considerado tipicamente expositivo? (A) Durante sculos, o Everest, a montanha mais alta do mundo, foi uma fortaleza inacessvel. Porm, durante o sculo XX, vrias expedies de alpinistas tm demonstrado que o Everest no era inacessvel. (B) As barras de combustvel em um reator nuclear japons atingido pelo terremoto que devastou o pas na sextafeira, matando pelo menos 1.800 de pessoas, agora esto totalmente expostas, informou nesta segunda-feira (14) a operadora da usina, a Tokyo Electric Power Co., segundo a agncia de notcias Kyodo. (C) Elas eram cinco meninas, cinco meninas mineiras, todas da mesma escola, tambm das mesmas ladeiras, moravam na mesma cidade, e tinham a mesma idade, mesmos gestos e maneiras (D) E quando acordava? Quando acordava no sabia mais quem era. S depois que pensava com satisfao: sou datilgrafa e virgem, e gosto de coca-cola

QUESTO DISCURSIVA Leia o texto a seguir VOC TEM UM DETERGENTE FLOR DA PELE A pele humana tem uma proteo natural contra o ataque de micrbios. uma protena chamada beta-defensina 2, capaz de matar bactrias como a Escherichia coli, causadora de diarria. Os pesquisadores, dermatologistas alemes da Universidade de Kiel, descobriram mais ainda. Graas a esse antibitico, quem sofre de psorase, doena que causa escamao da pele, tem menos infeces do que seria de se esperar. Eles acharam a substncia tambm nos pulmes e na traquia dos pacientes. A descoberta abre a possibilidade de fabricarmos novos medicamentos, avaliou Gabriel Padilla, professor de microbiologia do Instituto de Cincias Biolgicas da Universidade de So Paulo. FAXINA CONTRA BACTRIAS O antibitico natural corri a pele delas. A substncia chamada beta-defensina 2 age como um detergente. Ela faz buracos na membrana do micrbio, que feita de gordura. Com a membrana furada feito uma peneira, a bactria fica indefesa contra outras molculas do antibitico, que a invadem e destroem.

01. Sabendo as caractersticas do texto expositivo, liste trs que esto presentes no texto em questo e d exemplos.

57

PROPOSTA DE REDAO

Que fazer para a Copa do Mundo de 2014 beneficiar o Brasil? Desde 2007, quando a FIFA anunciou o Brasil como sede oficial da Copa do Mundo de 2014, a polmica comeou: estamos preparados para sediar um evento mundial desse porte? Ser que tanto investimento valer a pena? Mesmo diante das controvrsias, o brasileiro tem acompanhado com ansiedade os preparativos para essa grande festa do esporte que acontecer daqui a trs anos: construo e reforma de estdios, obras de infraestrutura... Apesar de muita gente ser contra a Copa no Brasil, esse um fato j decidido. Assim, o necessrio agora descobrir a melhor forma de fazer a Copa do Mundo de 2014 ser proveitosa para a economia e a sociedade brasileira. Por isso, queremos saber sua opinio para a seguinte questo: O que deve ser feito para que a Copa do Mundo de 2014 traga bons frutos ao pas? Elabore um texto dissertativo, que responda questo acima. Leia os textos da coletnea e aproveite as informaes que achar relevantes. Elabore uma dissertao considerando as ideias a seguir: Bate-bola: jogo rpido Quanto o pas vai gastar para receber o evento? Calcula-se que o Mundial de Futebol do Brasil consumir 5 bilhes de dlares, embora as estimativas finais, quando anunciadas, devam prever cifras bem maiores. Foi o que aconteceu nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Inicialmente orados em 500 milhes de reais, estima-se que tenham consumido 4 bilhes de reais. Poucos pases podem fazer como os Estados Unidos, que organizaram uma Copa do Mundo (em 1994) e duas Olimpadas (em 1984 e 1996) sem um centavo de ajuda do errio. Isso porque toda a infra-estrutura estava pronta. Na Alemanha, o setor pblico (local ou federal) financiou um tero dos 2 bilhes de dlares gastos nas obras nos estdios. De onde sair o dinheiro para bancar as despesas? No caso da Copa no Brasil, parte da verba vir dos cofres da Confederao Brasileira de Futebol (CBF), beneficiria dos polpudos patrocnios da seleo brasileira. Mas os gastos com infra-estrutura nas cidades onde acontecero os jogos construo de estdios, obras em estradas, aeroportos e sistemas de telecomunicaes correro por conta do estado, ou seja, sero bancados com dinheiro pblico. Quais as justificativas para o governo investir na Copa? Os argumentos a favor dos gastos pblicos com a Copa do Mundo no Brasil dizem que o certame trar empregos, aumentar o fluxo turstico, promover a revitalizao de reas urbanas e garantir investimentos de peso no pas. Qual o retorno para o pas depois do torneio? As estimativas sobre nmero de turistas, gerao de empregos e impacto do evento sobre o PIB em geral so exageradas. Levantamentos do conta de que em 1994 os EUA aumentaram em 1,4% o PIB; em 1998, na Frana, o PIB cresceu 1,3% a mais; em 2002, a Coria o elevou em 3,1% enquanto o Japo teve decrscimo de 0,3%; e a Alemanha teve 1,7% a mais no PIB em 2006. Mas antes do Mundial da Alemanha, falou-se na criao de 100.000 empregos. Um estudo feito depois do evento contabilizou apenas metade desse total. A Coria do Sul esperava 500.000 turistas a mais em 2002. S apareceram 50% deles. [Veja.com]

58

Prs e contras Vale a pena o Brasil sediar a Copa de 2014? Sim Estima-se que o governo ir investir mais de 20 bilhes de reais em infraestrutura para receber a Copa de 2014. Somando os recursos diretos ou indiretos da iniciativa privada, o total deve chegar a 183 bilhes de reais. O dinheiro ser distribudo em reas como transportes, segurana e cultura, para que habitantes e turistas convivam em cidades mais confortveis e funcionais. O Brasil passar a ter 12 estdios modernos, equiparveis aos melhores do mundo, com mais comodidade e segurana para os torcedores. Na Alemanha, aps a Copa de 2006, a frequncia mdia nos estdios subiu para 90% da lotao. E as arenas podero atrair eventos como shows internacionais a estados como Mato Grosso, geralmente fora desse circuito. Pelo menos 600 mil estrangeiros devem visitar o pas, nmero que pode ser ainda maior considerando as facilidades que nossos vizinhos sul-americanos tm para entrar aqui. Alm disso, o fluxo de turismo nacional deve mover mais de 3 milhes de brasileiros. Quanto mais turistas, mais dinheiro entra para os cofres pblicos na forma de impostos. A previso que mais de 700 mil postos de trabalho sejam gerados, cerca de 330 mil empregos permanentes. J h programas de capacitao de profissionais para atuar em vrias reas, da construo civil hotelaria. O aquecimento da economia dever impactar nosso Produto Interno Bruto (PIB) at 2014. No ano da Copa, o evento deve gerar cerca de 2% das receitas nacionais. No Temos um histrico de obras superfaturadas. A Vila do Pan-Americano do Rio, por exemplo, foi superfaturada em 1,8 milho de reais, segundo relatrio de 2009. Ricardo Teixeira, presidente da Confederao Brasileira de Futebol (CBF), j foi acusado pelo Ministrio Pblico de lavagem de dinheiro e evaso de divisas. E ele tambm preside o Comit Organizador da Copa de 2014. Ocupando a 73 posio mundial no ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) e com quase 10% da populao analfabeta, o Brasil poderia usar os 20 bilhes de reais a ser investidos na Copa para solucionar demandas mais urgentes, em reas como educao e sade pblica. Com esse montante, seria possvel, por exemplo, construir mais de 400 hospitais-escolas. Ainda h dvidas sobre a capacidade do pas de oferecer segurana aos turistas, aos atletas e prpria populao. Os embates entre policiais e traficantes no Rio em novembro tiveram ampla repercusso negativa. Caso o pas no seja capaz de garantir tempos de paz nas cidades-sedes, poder queimar sua imagem no exterior e at perder o direito de realizar a Olimpada de 2016. O enorme fluxo turstico poder provocar um caos areo. Segundo a Infraero, das obras em 13 aeroportos considerados estratgicos para a Copa, seis no estaro concludas at l. Embora a estatal garanta que ser possvel atender demanda, um estudo da Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas (Fipe), da USP, diz que voos atrasados ou cancelados podero chegar a 43,9% em 2013.

59

Fontes: Celso Unzelte, jornalista, pesquisador e apresentador do programa Loucos por Futebol (ESPN); Roberto Assaf, escritor e colunista do LANCE!; Ministrio do Turismo; Ministrio do Esporte; Comit Organizador da Copa de 2014; Infraero; PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios) 2010. [Planeta Sustentvel] Observaes Seu texto deve ser escrito na norma culta da lngua portuguesa; Deve ter uma estrutura dissertativa-argumentativa; No deve estar redigido sob a forma de poema (versos) ou narrao; A redao deve ter no mnimo 15 e no mximo 30 linhas escritas; No deixe de dar um titulo sua redao. Envie seu texto at 25 de agosto de 2011. Confira as redaes avaliadas a partir de 1 de setembro de 2011.

60

You might also like