You are on page 1of 17

Para iPhone 2G, iPhone 3G, iPhone 3Gs, iPhone 4, iPad, iPad 2, iPod touch 2, iPod touch 3 e iPod

touch 4.

2011 - Marcus Vincius Guerra 15/08/11


2011 Marcus Vincius Guerra / Manual Jailbreak-Cydia

1. _______________________________________Primeiras perguntas 2. _______________________________________Alguns significados 3. _______________________________________Instalando o Cydia 4. _______________________________________Utilizando o Cydia 4.1 ____________________________________ Sources

5. ______________________________________Instalando um tema 5.1 _______________________Algumas das melhores modificaes

6. _______________________Destravando para operadoras nacionais 7. ______________________________________________Downloads

2011 Marcus Vincius Guerra / Manual Jailbreak-Cydia

1. Primeiras perguntas:
O que o Cydia?. . .
O Cydia um software aplicativo de cdigo aberto produzido por Jay Freeman (Saurik) para o sistema operacional mvel da Apple, o iOS (iPhone, iPad e iPod touch), que possibilita a instalao de aplicativos no oficiais manipulados por jailbreak. A partir da instalao do Cydia o dispositivo j pode ser considerado destravado.

Mas afinal. . . Para que serve o jailbreake?


Milhares de funes podem ser introduzidas nos devices Apple atravs do Cydia, como a instalao de temas, instalao de softwares produzidos por terceiros, aplicativos e etc. Alm de uma das funes que os usurios de iPhone mais utilizam: A liberao de operadoras brasileiras. Como a maioria sabe, os iPhones originais de fbrica, comprados no exterior so vendidos somente para uma especfica operadora (geralmente AT&T e Verizon), travando assim, para operadoras brasileiras.

2011 Marcus Vincius Guerra / Manual Jailbreak-Cydia

2. Alguns significados
Firmware: Assim como um computador tem Windows ou Mac como sistemas operacionais, um dispositivo Apple tem um iOS, mas em verses divididas por nmeros UltraSnow/RedSnow: Programa para o PC, que pea chave para destravar seu dispositivo Apple. Boto Power: O boto acima do dispositivo, que liga/desliga. Boto Home: Addon: So ferramentas adicionais, expanses. Lockscreen: A tela travada Springboard: A tela de incio

Slider: Seta de destravamento

2011 Marcus Vincius Guerra / Manual Jailbreak-Cydia

3. Instalando o Cydia
No h mistrio nenhum na instalao do software, apenas acompanhe os passos. Existem alguns passos que exigem velocidade e preciso. Portanto leia tudo antes de fazer ;)

1- Baixe seu firmware.

Como saber meu firmware?

-No dispositivo v em Ajustes -> Geral -> Sobre -> Verso

(O link de downloads dos firmwares est no final do manual) 2- Baixe o UltraSnow ou RedSnow decorrente. (No final do manual, uma dica de como baixar). 3- Conecte o seu dispositivo no computador (Ele tem de estar desligado) 4- Abra o RedSnow/UltraSnow, clique em BROWSE e procure o firmware que voc baixou.

2011 Marcus Vincius Guerra / Manual Jailbreak-Cydia

5- Clique em NEXT, at aparece esta tela na foto ao lado -> E selecione somente Install Cydia 6- NEXT 2 vezes 7- Segure o boto Power 3 segundos > Sem soltar o boto Power, segure o boto Home por 10 segundos > Sem soltar o boto Home, solte o boto Power at a tela do RedSnow/UltraSnow mudar. 8- Depois disso, pode deixar que o RedSnow/UltraSnow realiza todo o resto do processo. Depois da instalao (que pode levar alguns minutos, tenha pacincia) o dispositivo ligar automaticamente. Em alguns dispositivos, necessria a reinicializao. Ento faa o mesmo processo acima, mas na hora de selecionar as opes desmarque Install Cydia e marque a opo Just boot tethered right now. E depois realize o mesmo processo de apertar os botes, e etc. Agora pode se perceber que seu dispositivo ganhou um novo aplicativo, que o Cydia. Isso significa que a instalao ocorreu normalmente.

2011 Marcus Vincius Guerra / Manual Jailbreak-Cydia

4. Utilizando o Cydia
A interface do Cydia bastante simples com poucas opes, mas muitas respostas. Home: a tela inicial, de boas vindas ao software instalado. No muito utilizada, somente para algumas informaes. Sections: So as categorias divididas em pastas, onde voc pode buscar as melhorias para o dispositivo. Voc pode comear por Games ou Aplications. Depois que se aprofundar mais, explore outras. Changes: So as novidades, o que saiu de novo para o Cydia. Manage: o gerenciador do Cydia. Em Packages voc pode ver e desinstalar todas as aplicaes que quiser (que baixou). Em Storage voc pode ver quanto espao voc tem, ou utilizou. A parte Sources ns veremos detalhadamente em outra pgina. Search: onde voc procura por algum tema, ou aplicao que deseja, mais detalhadamente.

2011 Marcus Vincius Guerra / Manual Jailbreak-Cydia

4.1 Sources
O que so as Sources? -As Sources, ou Repositories (ou somente Repos) so as pastas online de addons que expandem o numero de temas, jogos, aplicativos, ferramentas e etc. Quanto mais Sources, melhor, pois se tem vrias opes sua escolha. O Cydia j vem com algumas Sources, porm elas ainda so poucas. Para adicionar mais Sources, siga os seguintes passos: Abra o Cydia -> Manage -> Sources -> Edit -> Add

2011 Marcus Vincius Guerra / Manual Jailbreak-Cydia

>>Aqui vo as Sources que voc deve instalar<< http://apt.thebigboss.org/repofiles/cydia/ http://filippobiga.me/repo/ http://hackstor.myrepospace.com/ http://cydia.hackulo.us/ http://ihacksrepo.com/ http://cydia.myrepospace.com.iphoneastuces.com/ http://apt.modmyi.com/ http://repo666.ultrasn0w.com/ (No a letra O no Sn0w, um zero mesmo). http://sinfuliphonerepo.com/ http://cy.sosiphone.com/ http://apt.saurik.com/ http://xsellize.com/cydia/snes-roms/ http://cydia.zodttd.com/repo/cydia/

Algumas Sources, quando adicionadas aparecem uma tela negra com vrias palavras. Toque na opo Add Anyway.

2011 Marcus Vincius Guerra / Manual Jailbreak-Cydia

5. Instalando um tema
A incio de tudo, voc deve ter um programa em seu dispositivo que gerencie a instalao dos temas: O Winterboard System. Para instal-lo v ao Cydia -> Search e digite Winterboard (sem aspas), e toque em Search. Toque na primeira opo que aparecer -> Uma tela abrir, e no canto superior direito voc ver a opo Install. Abrir outra tela, e toque em Confirmar, ou algo que aparecer no canto direito superior.

Provavelmente depois de baixar o Winterboard, uma outra tela ir aparecer. Toque em Restart SpringBoard, ou Return to Cydia.

2011 Marcus Vincius Guerra / Manual Jailbreak-Cydia

Depois disso, mais um aplicativo ir aparecer, que o Winterboard:

Voltando ao Cydia, os temas podem ser encontrados em Sections, Changes ou em Search, procurando. No exemplo, irei procurar um tema para o slider da DC Shoes. Procuro em Search, e depois instalo da mesma forma que instalei o Winterboard. Depois de baixado, vou em: Winterboard -> Select Themes -> DC Logo Slider -> Winterboard -> Respring Quando a opo Respring tocada, o dispositivo travar por alguns segundos, onde est carregando. Depois de carregado, o dispositivo iniciar na Lockscreen com o tema instalado. Veja as imagens:

2011 Marcus Vincius Guerra / Manual Jailbreak-Cydia

2011 Marcus Vincius Guerra / Manual Jailbreak-Cydia

Muitos outros temas e programas voc pode procurar na internet e personalizar seu dispositivo. Basta ter criatividade ;) 5.1 Aqui algumas das melhores modificaes para Cydia. Voc as procura em Search e instala. Em azul as recomendveis.

Safari Download Manager um gerenciador de downloads do Safari, voc pode baixar qualquer coisa pelo prprio iPhone! ScreenRecorder Grava vdeos da tela do iPhone yxflash Serve para ver vdeos de outros formatos, muito til pois no precisa converter! Frash Habilita o Adobe Flash no iPhone/iPod/iPad. MakeitMine Serve para mudar o nome iPod ou colocar algo no lugar do horrio. Five Icon Dock Serve para voc colocar 5 cones na sua Dock. CyDelete Serve para voc excluir aplicativos do Cydia direto da sua SpringBoard. Infiniboard Permite colocar mais apps em uma pgina. LockScreen Info informaes gerais na tela bloqueada Five Column Springboard 5 icones na rea de aplicativos Five Icon Switcher 5 icones no doble click home BiteSMS responde SMS na prpia tela de aviso

2011 Marcus Vincius Guerra / Manual Jailbreak-Cydia

Lock Seconds Mostra os segundos na tela bloqueada do iPhone. Make It Mine Podemos mudar o nome da operadora ou do horrio para qualquer um. Multifl0w Mostra todos os aplicativos que esto em background no estilo Expos. AppSync Instala jogos crackeados pelo iTunes NoSpot Bloqueia o SpotLight da Homescreen, logo o iPhone ficar com um desempenho melhor. iLumine (Tema) Tema muito bacana. Matte Nano (Tema) Um timo tema. Vivid (Tema) Um timo tema.

2011 Marcus Vincius Guerra / Manual Jailbreak-Cydia

6. Destravando iPhone para operadora nacional


Para fazer seu iPhone ler chips nacionais, bastante simples. V ao Cydia -> Manage -> Sources -> repo666.ultrasn0w.com -> ultrasn0w -> Install -> Confirm Baixe e deixe carregar. Depois toque em Restart Springboard e pronto! J est funcionando com o chip nacional.

2011 Marcus Vincius Guerra / Manual Jailbreak-Cydia

7. Downloads
Firmwares: http://www.felixbruns.de/iPod/firmware/ (Ctrl + Clique para seguir o link). RedSnow UltraSnow: So muitos. Voc deve pesquisar no Google da seguinte forma (exemplo): RedSnow iOS 4.3.5 iPhone 3Gs ou RedSnow iOS 4.3.3 iPhone 4 etc.

2011 Marcus Vincius Guerra / Manual Jailbreak-Cydia

Agradecimentos, Referncias
Sites: -Felix Bruns / www.felixbruns.de -MacRumors / www.forums.macrumors.com -RedmondPie / www.redmondpie.com Sources: -BigBoss -MyRepo Space -Fillipo Biga -HackStor -Hackulo -iHacksRepo -ModMyi -Ultrasn0w -SiNfuL iPhone Repo -SOS iPhone -Telesphoreo Tangelo -xSellize -ZodTTD -MacCiti Levy por me fazer descobrir o Jailbreake ;D

2011 Marcus Vincius Guerra / Manual Jailbreak-Cydia

You might also like