You are on page 1of 9

O Mundo Grego

Agora j sabes responder. 1. Indica quais so as principais caractersticas da Grcia.

A Grcia um pas mediterrnico situado no Sueste da Europa, na Pennsula Balcnica. banhada a Sul pelo mar Mediterrneo Oriental, a este pelo mar E eu e a oeste pelo mar !"nico. uma re i#o muito montanhosa e $rida com um solo muito pobre. A sua costa muito recortada, rodeada de numerosas ilhas desde o mar E eu at ao litoral da %sia Menor. a que os gregos se

2. Refere quais eram as principais atividades dedicavam. A Grcia tem uma principais ati(idades

rande parte do seu territ"rio muito montanhoso e &ue os re os se dedica(am eram a pastorcia

$rido pelo &ue n#o se torna um pas muito rico. 'o entanto as ) nas *onas altas+, a ricultura )no (ales e pe&uenas plancies culti(a(am cereais, (inha, oli(eira e ,i ueira+, comrcio e pesca )apro(eita(am as e-celentes condi./es da sua costa martima para a na(e a.#o, pesca e

comrcio+. 3. Polis uma pala(ra Define P is.

re a &ue desi na(a uma cidade0estado. Esta

cidade0estado era uma comunidade de cidad#os &ue tinham um o(erno aut"nomo e leis pr"prias. Era composto pela cidade e pela $rea rural circundante, com condi./es para dos 3. Indica as !onas que constituiriam a Grcia no sc. " a. #. As *onas &ue constituram a Grcia no sc. 2 a.3. ,oram a Grcia asi$tica )situada na %sia+,Grcia 3ontinental, Grcia 4nsular )constituida por muitas ilhas+ e Ma na Grcia)sul da 4t$lia+. arantir a subsist1ncia e de,esa cidad#os.

$. Refere as principais caractersticas do territrio Grego. As principais caractersticas do territ"rio re o s#o5 territ"rios

montanhosos )eram apro(eitados para a pastorcia+, plancies na *ona litoral )para culti(ar cereais, (inha, oli(eira e ,i ueira+, numerosas ilhas )eram bons pontos de apoio se uro para a na(e a.#o+, costas muito recortadas, bons portos naturais e e-ist1ncia de ol,os e baias.

%. &'p ica os motivos pe os quais os gregos se consideravam um (nico povo. Os Gre os considera(am0se um 6nico po(o por&ue tinham a mesma reli i#o, po(os, os mesmos aos costumes &uais e ,ala(am a mesma ln ua. E conscientes desta unidade cultural, sentiam0se di,erentes dos outros chama(am b$rbaros.

). Indica as !onas que constituam uma cidade*estado grega.

As *onas &ue constituam uma cidade0estado

re a eram5 a acr"pole

&ue era a *ona mais alta, a *ona de protec.#o e a *ona dos templos7 a $ ora &ue era a *ona mais bai-a ou pra.a, *ona de comrcio, *ona de assembleia7 a aldeia, e por ,im o porto.

Sociedade Ateniense

Agora j sabes responder: 1. Indica quais eram os grupos sociais que e'istiam em +tenas e as suas caractersticas. Em Atenas e-istiam tr1s rupos sociais5 os cidad#os, os metecos e os escra(os. 0 Os cidad#os tinham de ter mais de 89 anos, ser do se-o masculino e serem ,ilhos de pai e m#e atenienses. Participa(am no o(erno da P"lis e eram os 6nicos a possuir propriedades em %tica. '#o pa a(am impostos. As suas mulheres eram e-cludas da (ida poltica, tinham direitos limitados, toma(am conta da educa.#o dos ,ilhos e eram respons$(eis pela casa e propriedades. 0 Os Metecos eram estran eiros em Atenas. :edica(am0se ao comrcio e ao artesanato )che ando al uns a acumular importantes ,ortunas+, n#o tinham direitos polticos, presta(am ser(i.o militar e pa a(am impostos. 0 Os Escra(os eram considerados instrumentos de trabalho, eram propriedade dos donos e eram utili*ados em di,erentes tare,as5 ser(i.o domstico, trabalho nos campos, nas minas e nas o,icinas. Eram prisioneiros de guerra, fi -os de pais escravos ou raptados por piratas e comprados no mercado.

Religio e culto
+gora ./ sa0es responder. 1. Identifica os tipos de cu to que os gregos praticavam
Os re os pratica(am tr1s tipos de culto, nomeadamente o culto p6blico, o culto c(ico e o culto pri(ado ou domstico.

2. Distingue*os.

O culto privado ou domstico representa(a um culto em honra dos deuses protetores do lar. Era celebrado em casa, em ,amlia, ;unto de um pe&ueno altar, presidido pelo che,e de ,amlia, sendo reali*adas preces, o,erendas de (inho, ,rutos e mel. Para honrar os mortos essa celebra.#o era reali*ada nos cemitrios. O culto cvico celebrado em p6blico, era prestado na cidade, nos templos e altares ou em ,esti(ais, sendo presidido por sacerdotes e ma istrados. Era dedicado aos deuses protetores das cidades, sendo na Grcia Anti a dedicado a Atena, a deusa protetora da cidade de Atenas. Eram ,eitas ora./es, sacri,cios, prociss/es, ban&uetes e competi./es teatrais. O culto pblico ou pan-helnico era um culto reali*ado em Santu$rios e aberto a todos os habitantes da Grcia Anti a. :estacam0 se neste tipo de culto o &ue honra(a <eus, &ue ocorria em Olmpia e se reali*a(a de = em = anos onde aconteciam randes ,estas reli iosas e desporti(as, os !o os Olmpicos. >a(ia tambm o Or$culo de :el,os, &ue tinha lu ar no Santu$rio de Apolo, com o ob;eti(o de saber o ,uturo pela cor da sacerdotisa Pitonsa. 3. Identifica o Deus ao qua se encontra associado o teatro. O :eus a &ue o teatro est$ associado :ionsio.

$. #aracteri!a os tipos de representa1o gregas. A tragdia era inspirada nas hist"rias dos her"is Gre os, mostra(a o so,rimento do homem, (tima do seu pr"prio destino. Este tipo de representa.#o le(a(a o espectador a re,letir sobre a sua pr"pria (ida. 'este tipo de representa.#o salientaram0se os autores s&uilo, S",ocles e Eurpedes. A comdia mostra(a com humor assuntos da (ida &uotidiana, mostrando o absurdo comportamento humano. O autor &ue se destacou ,oi Arist",anes. As pe.as teatrais eram sempre representadas por homens &ue usa(am m$scaras e sapatos muito altos a &ue lhes da(a um aspeto ma;estoso.

Democracia
23 o documento.

4+ nossa constitui1o po tica no segue as eis de outras cidades, antes -es serve de e'emp o. 5 nosso governo c-ama*se democracia, porque a administra1o serve aos interesses da maioria e no de uma minoria. De acordo com as nossas eis, somos todos iguais no que se refere aos negcios privados. 6uanto 7 participa1o na sua vida p(0 ica, porm, cada qua o0tm a considera1o de acordo com os seus mritos e mais importante o va or pessoa que a c asse a que se pertence8 isto quer di!er que ningum sente o o0st/cu o da sua po0re!a ou da condi1o socia inferior, quando o seu va or o capacite a prestar servi1os 7 cidade. 9o que corresponde 7 Rep(0 ica, pois, governamos ivremente e, ainda, nas re a1:es que mantemos diariamente com os nossos a iados e vi!in-os, no nos irritamos porque a.am 7 sua maneira, nem consideramos como uma -umi -a1o os seus pra!eres e a egrias que, apesar de no nos produ!ir danos materiais, nos causam pesar e triste!a, ainda que sempre tratemos de dissimu /* os.4
;ucidides, >ist"ria da Guerra do Peloponeso.

+gora 1. Define democracia.

./

sa0es

responder<

A democracia )demo?po(o @ cracia?poder+ o re ime poltico e social onde a o(erna.#o )poder+ (em do po(o, dos cidad#os. A administra.#o ser(e os interesses da maioria e n#o de uma minoria.

2. &'p ica os motivos pe os quais ;ucdides considera este regime po tico o me -or. Aucidides considera este re ime poltico o melhor, por&ue s#o todos i uais no &ue se re,ere aos ne "cios pri(ados. Buanto C participa.#o na sua (ida p6blica, porm, cada &ual obtm a considera.#o de acordo com os seus mritos e mais importante o (alor pessoal &ue a classe a &ue se pertence7 isto &uer di*er &ue nin um sente o obst$culo da sua pobre*a ou da condi.#o social in,erior, &uando o seu (alor o capacite a prestar ser(i.os C cidade.

3. &'p ica porque motivos se considera a democracia ateniense direta e limitada. A democracia ateniense era considerada uma democracia direta, pois os seus cidad#os podiam participar diretamente no entanto apresenta(a o(erno da cidade, no randes limita./es, por n#o ser uma sociedade

i ualit$ria, onde se (eri,ica(am pr$ticas de escra(atura e ostracismo. Para alm disso, e apesar de de,ender a i ualdade dos cidad#os e a sua inter(en.#o direta no n#o pudesse o(erno da p"lis, apenas 8DE da popula.#o era ocupar car os polticos. considerada cidad# o &ue implica(a &ue, uma rande parte da sociedade Metecos, escra(os e mulheres tambm n#o eram considerados cidad#os estando por isso pri(ados, em parte ou totalmente, de direitos. $. #aracteri!a a &c sia.

A Eclsia era a Assembleia de todos os cidad#os, era onde se (ota(a as leis, decidia a pa* e a uerra e onde se (ota(a o ostracismo )&uem n#o

cumprisse as re ras da democracia era ;ul ado e podia ser e-pulso da cidade por um perodo de 8D anos+.

A Cultura Grega

=ig. 1 * Partenon &ste ;emp o foi construdo segundo a ordem drica, mede 31 por >? metros e foi construdo pe o arquitecto Ictinos, entre $>> e $3@ a. #.

+gora ./ sa0es responder<

1* 5 teatro estava associado a um cu to. Indica qua era esse cu to. O culto a &ue o teatro esta(a associado era o culto do :ioniso.

2* Refere quais eram as ordens arquitetnicas que os gregos uti i!avam nos seus edifcios. As ordens ar&uitet"nicas &ue os de ornamenta.#o+. re os utili*a(am nos seus edi,cios

eram a ordem d"rica )mais s"bria e se(era+ e a ordem ;"nica)mais rica

3* Refere qua foi o principa temp o construdo na +crpo e de +tenas. O principal templo construdo na Acr"pole de Atenas ,oi o P$rtenon.

You might also like