You are on page 1of 4

DOS EMBARGOS EXECUO DE TTULO EXTRAJUDICIAL

Qui, 14 de Abril de 2011 14:17

No processo de execuo, o que se almeja a satisfao do crdito, de forma que a tutela jurisdicional executiva prevalentemente realizadora, pois visa apenas obter a satisfao de direito j definido, ao contrrio do processo de conhecimento, onde o direito das partes ainda precisa de definio.

No processo de execuo, em razo de sua natureza, no h que se falar em mrito, no havendo espao para discusses e, em razo disso, o devedor dever se socorrer de uma ao autnoma, pelas vias ordinrias, de natureza constitutiva, a qual tem por finalidade desconstituir o ttulo de crdito ou ato expropriatrio.

No dizer de Elpdeo Donizetti: No se trata de incidente da execuo. Embora incidental, os embargos do executado tem natureza de ao de conhecimento autnoma, de carter constitutivo, cujo autos so apensados aos do processo de execuo.

Os embargos execuo, espcie do gnero embargos do devedor, subdividem-se em embargos execuo contra Fazenda Pblica (arts. 741 a 743), embargos execuo contra particular (art. 745) e embargos execuo para entrega de coisa (art. 621); so oponveis quando se tratar de execuo fundada em ttulo extrajudicial (arts. 744 e 745), pouco importando se a natureza da obrigao entregar coisa, fazer, no fazer ou pagar quantia, bem como em execuo contra a Fazenda Pblica (arts. 741 e 742), e, neste caso, independente de ser ttulo judicial ou extrajudicial.

Quanto Fazenda Pblica, apenas a sentena condenatria que reconhea a obrigao de pagar quantia contra a administrao direta, autarquias e fundaes pblicas comporta embargos execuo, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da juntada aos autos do mandado (arts. 730 do CPC e 1 - B da Lei 9.494/1997), mas se proferidas contra a pessoa comum caber apenas impugnao, na forma do art. 475-L. Se for sentena condenatria em que seja determinada obrigao de entregar coisa, de fazer ou no fazer, ainda que proferida contra a Fazenda Pblica, no cabem embargos execuo, tampouco impugnao. Neste caso, deve-se observar o que determinam o art. 475-I c/c os arts. 461 e 461-A.

Como legitimado passivo, somente pode embargar o devedor principal e seu garante (fiador, avalista, etc.) alm do cnjuge, este tem prazo individual para embargar (art. 738, 1), alm do que poder tambm aviar embargos de terceiros, na forma do art. 1.046, 3, para evitar que

1/4

DOS EMBARGOS EXECUO DE TTULO EXTRAJUDICIAL


Qui, 14 de Abril de 2011 14:17

sua meao ou bens dotais respondam pelo dbito.

O prazo para embargar de 15 (quinze) dias, contados da data juntada aos autos do mandado de citao, com as restries dos pargrafos 1 e 2 do art. 738 do CPC, sendo lcito ao embargante se insurgir contra toda a matria necessria ao exerccio do contraditrio e da ampla defesa, formulando objees e excees contra a pretenso executiva da parte exeqente, como por exemplo, a causa debendi nas cambiais, aplicando-se o mesmo raciocnio quanto Fazenda Pblica, pois o art. 745 se aplica tambm a esta, por tratar-se de processo de conhecimento, tendo por base um ttulo extrajudicial, repita-se.

No que tange aos embargos execuo para entrega de coisa, com a entrada em vigor da Lei 11.382/2006, h divergncias quanto aplicao do art. 621 do CPC, entendendo Humberto Theodoro Jnior que no mais se deveria cogitar em segurana prvia do juzo para oposio de embargos pelo devedor, e Luiz Guilherme Marinori, que o prazo para embargar seria de 15 dias (art. 738), tornando inaplicvel o art. 621 4 .

Outrossim, pela nova sistemtica da Lei 11.382/2006, o artigo 739-A dispem que s haver efeito suspensivo nos embargos, se a execuo estiver garantida por penhora, depsito ou cauo suficientes, devendo tambm ser observados os demais requisitos do 1 do mencionado artigo, pois a regra que os embargos no suspendem a execuo.

No entanto, no se pode esquecer da possibilidade da parte embargante em utilizar o instrumento da ao cautelar inominada como remdio jurdico processual para suspender o curso do processo executivo, ou pelo menos a prtica de atos de natureza executiva, em respeito ao poder geral de cautela conferida ao juiz, pelo art. 798 do CPC.

E nem se diga que a atualizao do expediente acima mencionado traria de volta o sistema anterior, o que tornaria o pargrafo 1 do art. 739-A letra morta.

Ora, atualmente se utiliza da ao cautelar para conferir efeito suspensivo a recursos especial ou extraordinrio e at mesmo apelao, quando recebida pelo juiz singular no efeito meramente devolutivo, mesmo em face de dispositivo legal expresso rejeitando tal eficcia (art. 497 do CPC), como vem se posicionando o STJ e STF, justamente pela previso contida no art. 798 do CPC 5 .

2/4

DOS EMBARGOS EXECUO DE TTULO EXTRAJUDICIAL


Qui, 14 de Abril de 2011 14:17

O tema abrangente e interessante, mas o espao para divulgao curto. Com esses breves registros, termino as ponderaes por aqui, ratificando que a ao cautelar inominada (art. 798 do CPC) pode servir como instrumento para se atribuir efeito suspensivo nova ao de embargos execuo de ttulo extrajudicial (art. 736 do CPC) mesmo na falta de penhora, depsito ou cauo, mas desde que presentes os requisitos da pretenso de segurana ( fumus boni jris e periculum in mora ).

Luiz Alberto de Morais Jnior

Juiz de Direito no Municpio de Caracara.

1 DONIZZETI, Elpdeo. Curso Didtico de Direito Processual Civil, 10 edio, Lumen Juris, p. 754.

2 sobre o tema, DIDIER JUR. Fredie. Regras Processuais no novo Cdigo de Processo Civil. 2 Ed. So Paulo, Saraiva, ano 2004, p. 20-26.

3 no sentido do texto: Elpdio Donizetti, op. Cit. P, 764.

4 JUNIOR, Humberto Theodora . Processo de Execuo e cumprimento de sentena, 24 edio, So Paulo, Ed. Universitria do Direito, 2007, p.207.

3/4

DOS EMBARGOS EXECUO DE TTULO EXTRAJUDICIAL


Qui, 14 de Abril de 2011 14:17

5 O Supremo Tribunal Federal, inclusive, j editou as smulas 634 e 635, explicitando a posio sedimentada na Excelsa Corte quanto questo da competncia para apreciar medidas cautelares destinadas a conferir efeito suspensivo a recurso extraordinrio.

4/4

You might also like