You are on page 1of 22

BIOPODER E BIOPOTNCIA NA METRPOLE IMPERIAL: A INSURREIO QUE VEM E SUA GEO-GRAFIA1

LEAL, Pablo Campos.2

Resumo Em 2007 um coletivo annimo francs publicou um livro bastante elogiado pela esquerda autonomista radical e pelos intelectuais ligados a esses setores. Trata-se de A Insurreio que vem do comit invisvel. O livro faz uma anlise extremamente pertinente do contexto poltico contemporneo das sociedades capitalistas industriais ocidentais. Com base nesse texto seminal, buscamos extrair a geograficidade j latente no prprio texto da obra, sobretudo no que diz respeito s reflexes sobre o controle dos fluxos na Metrpole. O avano do controle biopoltico nas metrpoles imperiais, evidenciados pelas aes repressoras nos banlieus de Paris, nas poblaciones3 do Chile, ou nas favelas do Rio de Janeiro ou nas periferias de So Paulo, o pano de fundo das novas prticas do ordenamento territorial policial contemporneo, bem como nosso ponto de partida. Cruzando as reflexes do Comit com acontecimentos da realidade latino-americana, sobretudo brasileira, buscamos extrair elementos para pensar a atual dinmica do territrio, enquanto um instrumento de planificao das tecnologias de poder biopoltica e tambm enquanto uma ferramenta de construo de uma situao insurrecional. Palavras-Chave: Metrpole imperial; Biopoder; Controle dos fluxos; Territrio.

Summary In 2007, a anonymous French collective published a book highly praised by radical autonimist trend and intellectuals linked to these sectors. We are talking about The Coming Insurrection by the Invisible Committee. The book makes an extremely relevant analysis of the contemporary political context in Western industrial capitalist societies. Based on this seminal text, we seek to extract the books geographicity - already latent in the text -, especially with regard to reflections on flow control in Metropolis. The imperial metropoliss biopolitical control advancement, evidenced by the repressive actions on Paris banlieus, Chiles poblaciones, or Rio de Janeiros favelas or in the outskirts of So Paulo, is the backdrop of the new practices of contemporary territorial police as well as our starting point. Crossing the reflections of the Committee to events in the reality of Latin America, especially Brazil, we
1 2

Eixo-Temtico: Produo do Espao Urbano. Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrando em Biotica e tica Aplicada pelo PPGBIOS-UFF. 3 Balieue e Poblaciones so os nomes dados as regies de moradia das classes mais sublternizadas dentro do Imprio Metropolitano em Paris e Santiago, respectivamente. Guardada as propores e desigualdades regionais, seria algo bem prximo s favelas e periferias brasileiras.

seek to extract elements to think about the current dynamics of the territory, as a planning instrument of biopolitical power technologies and also as a tool for building an insurrectionary situation. Keywords : Imperial Metropolis; Biopower, Flow Control; Territory.

1. INTRODUO

O que se segue aqui, mais do que um artigo acadmico ou mesmo uma resenha, uma tentativa de extrair, analisar e discutir os elementos espaciais, a geograficidade latente desse acontecimento chamado The Coming Insurrection [A Insurreio Que Vem]4. A escolha pelo olhar geogrfico, ou espacial no aleatria e nem mesmo tem a ver com alguma dimenso acadmica. Ela se d, porque como bem perceberam Tiqqun 5, o Comit e tantos outros grupos e indivduos comprometidos com as lutas anti-autoritrias, o espao um elemento estratgico para a reproduo e destruio das relaes sociais. Ele pode se dar tanto como um elemento de assujeitamento, como a geografia dos Estados-maiores (com seus mapas encomendados pelos reis ou parlamentares) e a geografia dos professores, que s fazem mascarar a importncia estratgica dos raciocnios centrados no espao (Lacoste; 2009, p. 31); quanto elemento de resistncias, como fizerem os jovens - insurrectos - negros e imigrantes, moradores dos banlieues de Paris em 2005 (Comit; 2009, p. 56) ou como fazem os camponeses guerrilheiros (Lacoste; 2009, p. 37). Falamos aqui em (geo)grafias, isto , no ato de grafar a Terra, no em seu sentido mais comum e difundido, relativo ao ato de escrever num papel ou num computador sobre a Terra relacionado a uma dimenso mais terica e cientfica. Ao contrrio, o que pretendemos aqui
4

Invisible Comite. The Coming Insurrection. Los Angeles: Semiotext(e), 2009. Trata-se de um importantssimo livro, escrito por um coletivo insurrecionrio clandestino chamado Comit Invisvel. Originalmente escrito em francs em 2007, o livro busca uma anlise das transformaes das tecnologias de poder contemporneas sob uma perspectiva insurrecional e ps-estruturalista. O Coletivo emerge em meados anos 2000, aps o fim do aclamado coletivo editorial Tiqqun. O Comit ganhou visibilidade aps terem sidos acusados de terrorismo pelo governo francs: trata-se de uma pane das estaes de trem em Tarnac, uma pequena cidade prxima de Paris. A principal prova contra os 9 de Tarnac a pattica alegao deles serem os autores do livro [annimo] A Insurreio que Vm. O caso ganhou a grande mdia imperial, sendo notria as declaraes contra o Estado de Exceo Francs e em solidariedade com os acusados, por parte do filsofo Giorgio Agamben.
5

Ver nota 4.

narrar, descrever e visibilizar os atos concretos e subjetivos daqueles que em sua atividade cotidiana - seja reproduzindo ou resistindo aos dispositivos do Imprio Metropolitano grafam a Terra. Nesse sentido, o que pretendemos fazer aqui uma reflexo e um desenvolvimento em cima dessa latente geo-grafia insurrecta operada pelo Comit Invisvel. Pretendemos levantar elementos para pensar o espao, a partir de uma perspectiva de resistncia s lgicas totalitrias, de modo a dar contribuies para a Guerra em Curso 6. Assim, retomamos aqui aquela ideia do gegrafo anarquista e communard tambm um insurrecto Elise Reclus, que no props uma Geografia dos Lugares (tal como La Blache pretendia), nem mesmo uma Geografia Humana, mas uma Geografia Social (1986), comprometida com as lutas anti-autoritrias e com revoluo social. Assim, nosso ponto de partida procurar em A Insurreio que vem elementos para pensar o espao como uma pea estratgica para as resistncias e a para a construo de insurreies vindouras; buscar nas reflexes de A Insurreio elementos para construir ferramentas tericas de uma anlise espacial, de uma geografia insurrecta, dialogando com as contribuies da Geografia Social; fornecer elementos e ferramentas para compreender e superar a Guerra em Curso . E que fique bem claro, no nos limitaremos aqui enfadonha prtica do comentarismo, que atualmente impera na academia. Buscaremos suprir falhas, debater criticamente e desenvolver alguns pontos e pistas que o prprio Comit fornece, seja com a sua ajuda, de outros pensadores, outros insurrectos ou mesmo a partir de nossas prprias perspectivas. precisamente nesse contexto que se insere o presente trabalho.

2. O NASCIMENTO DE UM MONSTRO: A METRPOLE

J de algumas dcadas que socilogos e gegrafos dos quatro cantos do mundo se amontoam para gritar o fim da cidade. E quem mais se destacou nessa corrida foi Henri Lefebvre, sobretudo com o seu A Revoluo Urbana de 1970, onde ele j declarava que estaramos vivendo um perodo de Urbanizao completa da sociedade [...] processo que
6

Foucault, em meados dos anos 1970 havia detectado, que as sociedades capitalistas Ocidentais organizavam sua vida civil, a partir de dispositivos de controle em um tom altamente autoritrio e blico, chegando a concluso de que havia uma guerra civil no seio dessas sociedades. Sobre isso ver Em Defesa da Sociedade (2005). O Comit Invisvel desenvolve essa tese, no contexto do capitalismo Biopoltico contemporneo, afirmando que ele nada mais do que uma guerra em curso (2009; 2009B; 2007).

domina e absorve a produo agrcola e [...] explode as antigas formas urbanas (2009, p. 13). Assim, as formas espaciais urbanas (a cidade) e rurais (o campo), estariam desaparecendo, dando lugar ao que ele chama de sociedade urbana, que mais do que um fato, uma tendncia (20009, p. 14). Colonialismo eurocntrincos de Lefebvre aparte, poderamos afirmar que dentro desse debate contemporneo sobre as transformaes das relaes e das formas campo/cidade que o Comit Invisvel tece algumas consideraes. Parece haver algum acordo quanto ao fim da cidade/campo ao menos no contexto dos pases industriais avanados - por parte do Comit. A esse respeito eles afirmam (2009, p. 52)
J ouvimos o suficiente sobre a cidade e o campo, e mais ainda sobre sua antiga oposio. O que se estende nossa volta no se parece, nem de perto nem de longe, com nada disso: uma nica mancha urbana, sem forma e sem ordem; uma zona desolada, indefinida e infinita; um continuum global de hipercentros museificados e de parques naturais; de grandes condomnios de luxo e de imensos projetos agrcolas; de zonas industriais e de loteamentos; de casas de turismo rural e de bares da moda: a metrpole.

(2009, p. 52) claro, como era de se esperar, a Metrpole e seu espao no so homogneos. Se por um lado temos uma pequena burguesia em ascenso migrando para os bairros tradicionais da periferia - levando os seus condomnios de luxo, repletos de guaritas, vigilantes e cmeras de segurana, sempre prximo a uma praia e a um shopping center -, por outro lado temos uma massa de desempregados que traz vida novamente aos prdios abandonados nas reas

centrais deterioradas, ao ocup-los (2009; p. 56). No poderamos deixar de pensar na Barra da Tijuca e na Zona Porturia, no caso do Rio de Janeiro como casos emblemticos. S que o que parece diferenciar as perspectivas do Comit e de Lefebvre o enfoque poltico que os primeiros do para essa transformao. A Metrpole , para o Comit, a forma espacial que melhor comportam as novas tecnologias de poder contemporneas, a forma espacial das novas estratgias de dominao da Guerra em Curso . O controle tem uma maneira maravilhosa para se integrar na paisagem da mercadoria, mostrando, a quem quiser ver, a sua face autoritria. (2009, p. 53). Essa economia poltica da guerra sempre encontra uma maneira de lucrar. Nesse sentido a guerra das construtoras, empreiteiras e das prprias cidades, para se venderem tornase pateticamente clara. por isso que a metrpole uma campanha de marketing que se

estende sobre um territrio onde tudo deve ser valorizado ou transformado em patrimnio. sempre o mesmo vazio gelado que alcana at mesmo os cantos mais longnquos. (2009, p. 54). Mas que isso no nos engane, a guerra na metrpole no tomada num sentido metafrico ou meramente ilustrativo. Ela se define por um constante conflito de baixa intensidade (2009, p. 56). Durante muito tempo a cidade foi o lugar a ser evitado pelos militares, podendo no mximo ser sitiado; a metrpole, por seu lado, perfeitamente compatvel com a guerra. (Ibdem). A Metrpole no s encarna dentro de si a forma da guerra, como se utiliza dela, numa constante incapaz de ser isolvel no tempo tamanha sua frequncia e densidade como um instrumento para se reproduzir espao-temporalmente. Desse modo:
As intervenes no se dirigem tanto vitria, nem mesmo ao restabelecimento da ordem e da paz, quanto busca de um empreendimento securitrio permanentemente em curso. A guerra j no isolvel no tempo, mas divide-se numa srie de micro-operaes, militares e policiais, para garantir a segurana. (2009, p. 57).

No preciso que faamos um esforo interpretativo absurdo para compreendermos do que se trata. Basta olharmos para o nosso quintal. Num contexto latino-americano, essa tese (de que existe uma guerra em curso), com algumas crticas, bastante evidente. No Rio de Janeiro h um projeto de militarizao da questo urbana em curso, e em expanso galopante. J so 17 UPPs (Unidades de Polcia Pacificadora), essas bases territoriais e militares da tropa de assalto da Polcia Militar (O BOPE), onde temos como caso emblemtico a invaso do Complexo da Penha, com um efetivo digno de uma ao de guerra, com mais de 500 policiais. O constante aumento numrico e poltico dos Carabineros 7 no Chile, associados a aprovao da Lei Antiterrorista, que j foi aprovada na Argentina tambm, so significativos. Mesmo na Europa vemos elementos da Guerra em Curso. Mesmo se excluirmos a Grcia, j inteiramente colapsada pela invaso territorial da Metrpole e suas exigncias austeras e pela enorme resposta social e poltica de grupos anarquistas e insurrecionrios, mesmo assim a situao parece se manter. As revoltas dos jovens, negros,
7

a instituio de polcia ostensiva (uniformizada) militar do Chile. responsvel, ainda por atuar na rea de defesa civil naquele pas. Altamente militarizada e com forte teor direitista, os Carabineros so acusados de inmeros crimes contra os direitos humanos.

imigrantes e desempregados da periferia de Paris e Londres em 2005 e 2011 respectivamente, e a forma como estas foram recebidas pelo Estado confirmam o quadro. A crescente importncia das foras blicas analisada tambm pelo vis espacial. As foras armadas no simplesmente se adaptam a metrpole, elas produzem-na. (2009, p. 57) Isso significa que as foras armadas no s fazem parte da paisagem urbana, como elas se inserem enquanto agentes na produo social do espao simblica e materialmente. O cheiro insuportvel de gs lacrimognio nas ruas do centro de Santiago ou a dispora do narcotrfico em funo da instalao das UPPs no Rio de Janeiro somente atestam essa tese. Mas apesar da grande capacidade de capturar as foras centrfugas, esto contidos na metrpole os elementos que possibilitaro o seu fim, bem como os sujeitos que os manusearo. Ou seja, a Metrpole ao se reproduzir scio-espacialmente produz os elementos da insurreio que vem, como veremos em seguida. Para o Comit, o funcionamento da Metrpole a partir dos fluxos (de informao: redes de internet, redes telefnicas; de transporte: auto-estradas, linhas porturias, linhas ferro e metrovirias; de energia: cabos de energia eltrica; tubulaes de gs natural...) denota sua grande capacidade de inovao tecnocientfica que permitiu ela superar outras formas espaciais, mas tambm sua extrema fragilidade:
precisamente em funo desta arquitetura de fluxos, que a metrpole uma das formaes humanas mais vulnerveis que j existiram. Flexvel, subtil, mas vulnervel. Um fechamento abrupto das fronteiras pode causar uma epidemia furiosa, uma interrupo sbita dos mantimentos; um bloqueio organizado dos meios de comunicao, e todo este cenrio se afunda, sem conseguir mais disfarar as cenas de carnificina que permanentemente o assediam. Este mundo no correria to depressa se no estivesse constantemente tentando fugir do seu colapso. (2009, p. 60).

3. BIOPOLTICA: LIBERTAO E INTERDIO DOS FLUXOS

3.1 Uma Breve Genealogia do Biopoder Michel Foucault (2007) j destacava que no incio do sculo XX, as sociedades disciplinares passavam por uma crise, ou melhor, por uma reestruturao de suas tecnologias de poder. Assim, estaramos vendo uma transio, ou melhor, uma gradativa sobreposio (Haesbaert; 2008) de uma sociedade pautada nos confiscos pelos espaos disciplinares

buscando a docilizao do corpo -indivduo - para uma sociedade de segurana, pautada no controle do corpo-espcie, no controle das massas. O quadro geral que os espaos disciplinares estavam entrando em crise: simplesmente os corpos indisciplinados estavam ultrapassando a capacidade que as instituies do confisco tinham para operar a docilizao. Loucos demais para poucos hospcios e sanatrios, muitos doentes para poucos hospitais, muitos trabalhadores (desempregados) para poucas fbricas, muitas crianas para poucas escolas etc 8. Ento, o que restava a ser feito no era tanto o confisco desses corpos, mas o controle calculado de seus fluxos, como bem aponta Foucault

Ora, a partir da poca clssica, o Ocidente conheceu uma transformao muito profunda desses mecanismos de poder. O confisco tendeu a no ser mais sua forma principal, mas somente uma pea, entre outras com funes de incitao, de reforo, de controle, de vigilncia, de majorao e de organizao das foras que lhes esto submetidas: um poder destinado a produzir foras, a faz-las crescer e a orden-las mais do que a barr-las, dobr-las ou destru-las (Foucault; 2007, p. 148).

Nesse contexto de impossibilidade de uma ao mais precisa, objetivando o controle do corpo-indivduo, o que resta a fazer controlar os fluxos. Analisando as cidades europias do sculo XVIII, que no mais contavam com os muros das cidades medievais j que tratava-se ento, de fazer circular os fluxos do capital -, Foucault afirma que:

[...] por conseguinte, a insegurana das cidades tinha aumentado devido ao afluxo de todas as populaes flutuantes, mendigos vagabundos, delinquentes, criminosos, ladres, assassinos, etc., que podiam vr, como se sabe, do campo [...]. Em outras palavras, tratava-se de organizar a circulao, de eliminar o que era perigoso nela, de separar a boa circulao da m, [de] maximizar a boa circulao diminuindo a m. (2008, p. 24.
8

No poderamos deixar de assinalar que essa tendncia no universal e homogeneizante. As consequncias da ao escapam ao controle. no sentido de uma sobreposio das tecnologias de poderes e de seus respectivos espaos que devemos tratar a questo. Afinal de contas, as escolas, os hospitais e principalmente as prises parecem no haver entrado numa crise, no sentido de um desuso, ainda mais no contexto dos pases perifricos. Nesse sentido, o nascimento da biopoltica no significou o fim da disciplina, mas assinalao de que estaramos entrando em um perodo onde a sobreposio espacial dessas formas, mais do que indicar o seu enfraquecimento, aponta para a complementaridade de seu funcionamento com uma eficcia jamais vista.

a partir das reflexes sobre as tecnologias biopolticas que o Comit Invisvel busca analisar a Guerra em Curso , buscando assim elementos para construir uma resistncia ativa a ela. Os fluxos e o seu controle so fundamentais para o funcionamento da metrpole, e por isso mesmo, so considerados por ela, sacrossantos (2008, p.17). O segredo de sua manutento e expanso, bem como de uma possvel superao est pois, do (ds)controle dos fluxos.

3.2 Biopoder e Controle dos Fluxos

Ao lermos as anlises do Comit sobre o controle biopoltico dos fluxos na metrpole, podemos perceber que ele se d a partir de dois modos distintos, porem complementares. Por um lado, existem tticas que visam liberar alguns fluxos, por outros, tticas que visam barrlos, interdit-los. E seguindo a formulao de Foucault (2007) L onde h poder, h resistncias, o Comit assinala que os fluxos so objeto tanto por parte das tecnologias do poder, quanto por parte da resistncia a esse prprio poder. Comecemos pela perspectiva do biopoder. Como havamos assinalado anteriormente, existe uma assimetria regional no seio do espao metropolitano. Essa assimetria , pois, fruto de controles dos fluxos. Por um lado, temos os banlieues, as zonas centrais degradadas sendo isoladas. Segundo o Comit (2009, p. 56), atravs das aes autnomas, os desempregados ao ocuparem esses prdios e zonas trazem de volta a vida a esses lugares. Isso significa que esses lugares, estav am anteriormente abandonados; a frmula do biopoder deixar morrer (Foucault; 2007, p. 150) rigorosamente aplicada nessas zonas. Assim, cerca-se e isola-se esse fluxo, para por fim, abandon-lo a sua prpria sorte. A tese de que a metrpole um constante conflito de baixa intensidade (2009, p. 56 e a guerra j no isolvel no tempo, mas divide-se numa srie de micro-operaes, militares e policiais, para garantir a segurana (2009, p. 57) somente atestam o vigor com

que o biopoder se impe contemporaneamente, e igualmente, a importncia estratgica do espao e do (controle) fluxo para garantir a segurana. As foras armadas, ao interditarem esses fluxos, essa m circulao (Foucault, 2008, p. 24), operando esse deixar morrer produzem assim, o espao metropolitano (Comit: 2009, p. 57). Assim, a CAB (Polcia de choque francesa) sitia os balieues parisienses, o Bope com suas UPPs encarceram as favelas cariocas, os carabineiros chilenos cercam as poblaciones de Santiago e Valparaso etc. justamente nesse sentido, que a discusso de meio, por Foucault, como o espao do controle dos fluxos biopolticos, nos parece interessante:
O meio vai ser portanto aquilo em que se faz a circulao. O meio um conjunto de dados naturais, nos, pntanos, morros, um conjunto de dados artificiais, aglomerao de indivduos, aglomerao de casas, etc. O meio certo nmero de efeitos que so efeitos de massa que agem sobre todos os que a residem) (Foucault, 2008, p. 28).

Desse modo, tendo em vista o quadro da Guerra em Curso , a metrpole surge como a materializao, corporificao, como formao espacial compatvel com as tecnologias do biopoder, sendo quase como uma outra terminologia para aquilo que Foucault chamou de Meio. Da mesma forma, a metrpole , essa zona desolada, indefinida e ilimitada (Comit, 2009, p. 52) se assemelha com o Imprio Nomadizado que, pela sua dependncia da circulao de Fluxos, teve de aceitar a falncia da lgica da fortaleza, como nos diz Pelbart (2011, p. 20/21). tambm no meio que se do as reconfiguraes nas relaes de trabalho. Assim, ao mesmo tempo que, tanto os pases centrais (os mexicanos e porto-riquenhos para os EUA; os imigrantes da frica do Norte e do Oriente Mdio para a Europa) quanto os semi-perifricos (Chineses e colombianos para o Brasil) necessitam de uma fora-de-trabalho barata, a imigrao aparece como soluo e obstculo, se mostrando como uma no-questo (Comit, 2009, p. 35). Mostra-se assim o carter contraditrio desses fluxos: ao mesmo tempo que necessrios, so tambm considerados uma m circulao e por isso devem ser objetos constante de vigilncia e cerceamentos. Se como vimos, na metrpole h controle da m circulao, ele s existe para poder garantir a boa circulao. Assim, desse modo, temos aquela burguesia em ascenso que migra para os novos bairros ricos da periferia das cidades (os suburbs estadunidenses, por

exemplo) em busca de um sentimento de vizinhana e de segurana (2009, p. 53). Essa ttica de uma espcie de auto-controle do fluxo, evitando assim espaos indesejados operado por essa pequena burguesia, se assemelha com aquilo que Haesbaert (2012, p. 19) chama de autoconteno - que aqui se confunde com auto-segregao. Portanto, a interdio da m circulao na metrpole, parece existir com a finalidade de garantir, de liberar a boa circulao (tanto a mercadoria quanto as pessoas-mercadoria), mesmo que essa esteja ainda interditada num espao-bolha auto-guetificado.

3.3 Biopotncia e (Des)Controle dos Fluxos

Retomando a continuao espinoziana de Deleuze, a respeito das teses sobre o biopoder de Foucault, Pelbart (2011, p. 25) afirma que ao poder sobre a vida deveria responder o poder da vida. Isto , biopoltica, se responde como fora vital e de resistncia, uma biopotncia. Como o controle de fluxos s faz sentido quando operado pelas tecnologias do biopoder, falar em controle de fluxos por parte de tticas da biopotncia ento, falar em descontrole dos fluxos biopolticos. E nessa direo que o Comit Invisvel observa as resistncias das biopotncias, como tambm indicam caminhos, tticas, ou melhor, possibilidades materiais para a superao da ordem biopoltica da metrpole. Aqueles desempregados que ocupam as cidade-dormitrio no subrbio norte de Paris (Comit; 2009, p. 56) ou os sem -teto que ocupam prdios abandonados na zona porturia do Rio de Janeiro ou na S em So Paulo, mostram-se como pura fora vital, resistindo aos controles dos fluxos biopolticos. Para construir uma fonte de resistncia ativa contra a metrpole e suas tecnologias de poder, isto , para construir uma estratgia que, mais do que resistir, deve contra-atacar, h que sabotar a circulao e os fluxos da metrpole:
A infraestrutura tcnica da metrpole vulnervel. Os seus fluxos no so s transportes de pessoas e de mercadorias; informaes e energia circulam atravs das redes de cabos, fibras e canalizaes, que possvel atacar. Nos dias de hoje, sabotar a mquina social com um mnimo de eficcia, implica reconquistar e reinventar as maneiras de interromper as suas redes. (Comit; 2009, p. 112).

A noo de bloqueio tambm muito cara ao Comit, e foi vendo a prtica insurrecta de alguns movimentos que eles perceberam sua importncia. Grande parte do sucesso momentneo - da Comuna de Oaxaca se deu em funo dos bloqueios que os insurrectos fizeram nas vias que davam acesso as grandes redes de hotis da regio (bloqueando a economia); na Argentina, alguns anos antes, um movimento tambm teve sucesso graas bloqueios das auto-estradas (2009, p. 124); o mesmo se passou com o movimento dos estivadores estadunidenses em 2004, que tiveram sucesso ao bloquearam durante dez dias os principais portos da costa Oeste (2009, p. 62). Na tentativa de que algo surja no seio da metrpole para que se abram outras possibilidades, a primeira ao a ser tomada parar o seu perpetuum mobile. (2009, p. 61). Interromper os fluxos do biopoder, eis a estratgia proposta pelo Comit:
Bloquear tudo esse ser o primeiro reflexo de todos aqueles que se rebelam contra a ordem estabelecida. Numa economia deslocalizada - em que as empresas funcionam just in time, em que o valor deriva da conectividade da rede, em que as autoestradas esto ligadas produo desmaterializada, que se move de subcontratatao em subcontratatao e da at fbrica bloquear a produo tambm bloquear a circulao. (2009, p. 125).

Ainda nos anos 1980, os squatters 9 da Alemanha e da Holanda j pareciam ter percebido essa fragilidade da metrpole, quando desenvolveram tticas de resistncia aos despejos do governo, bloqueando as ocupaes e as ruas ao seu redor (Campos; 2012). Essa mesma ttica foi retomada pelo movimento anti-globalizao e sobretudo, pelos Black Blocks10, que foi responsvel por inmeras vitrias do movimento: a garantia da permanncia das manifestaes graas as tticas de defesa e bloqueio, evitando a entrada da tropa de choque da polcia; a entrada da manifestao do encontro anti-G8 na Zona Vermelha, em Gnova; a interrupo de reunies do G8 em Seattle, Gnova, Praga em funo do bloqueio das vias de acesso, impedindo que os delegados entrassem ( Ibdem).
9

Squatters o nome que se d aos moradores de Squats. Squats so ocupaes de prdios geralmente em grandes centros urbanos da Europa por militantes anarquistas e libertrios, que transforma o espao em moradia e em centros de cultura social. 10 Black Block uma ttica anarquista surgida em fins dos anos 1970 nos squats alemes para se defenderem de desalojos e de ataques da polcia. uma estratgia onde as pessoas se vestem todas de preto, utilizando escudos, capacetes, culos e mscaras de gs. Os BBs ficaram famosos em 1999, quando militantes anarquistas no encontro do G8 em Seattle protagonizaram momentos de insurreio social sob as tticas dos Black Blocs. Ver Campos, P. Fluxos de Resistncia: Uma anlise Geo-histrica dos Black Blocks no contexto das Sociedades Biopolticas. Anais do XVII ENG, 2012.

Mas segundo o comit, no basta que os focos de resistncia operem esses bloqueios ocasionais, preciso operar uma liberao dos fluxos. preciso fortalecer os laos entre esses focos, entre as Comunas, preciso densificar a rede de resistncia. Segundo o Comit, temos de viajar, de abrir as linhas de comunicao:
A comuna no se ope por princpio - metrpole e sua mobilidade, com enraizamento local e lentido. O movimento expansivo de constituio das comunas deve clandestinamente ultrapassar o da metrpole. No temos que rejeitar as possibilidades de deslocamento e de comunicao oferecidas pelas infraestruturas mercantis; apenas temos que reconhecer os seus limites. [...] O movimento permanente entre comunas amigas uma das coisas que as preservam tanto do definhamento como da fatalidade da renncia. (2009, p. 109/110).

O controle dos fluxos foi o meio pelo qual as sociedades biopolticas e a metrpole puderam emergir, mas tambm atravs dele, e da reapropriao desse (des)controle por parte das comunas insurrectas que essas sociedades podero ser finalmente destrudas e superadas. O mesmo domnio e assujeitamento exercido pelo poder do controle dos fluxos que mantm o Imprio Metropolitano (Comit, 2007, p. 12), pode gerar a potncia dos descontroles dos fluxos que levar ao fim dessa ordem.

4. TERRITRIOS E (R)EXISTNCIAS

4.1 O Territrio do Biopoder A guerra em curso no , como havamos dito anteriormente, uma metfora, nem mesmo se d flutuando sobre a sociedade. Ela material, se corporifica nos elementos e dispositivos do espao metropolitano. Os territrios da guerra em curso ganham forma, na medida em que se esquadrinha o espao para garantir segurana para uns, e na medida em que outros resistem a essas investidas: O territrio ser dividido em zonas cada vez mais estanques. Autoestradas colocadas nos limites de um bairro violento formaro um muro invisvel, separando essas reas dos bairros de classe mdia. (Comit; 2009, p. 27). A guerra em curso se apresenta, pois, a partir de e como uma territorialidade, no sentido mais elementar da noo apontada por Robert Sack (1983), isto , como um conjunto de estratgias, onde se visa controlar pessoas e /ou recursos para se controlar uma dada rea.

Segundo o Comit, parece haver uma tendncia a expanso infinita dos territrios da guerra em curso. Esses territrios iluminaro o planeta inteiro com suas luzes de bordel enquanto as patrulhas da BAC (Brigadas Anti-Criminais de Paris), as empresas de segurana privada em suma, as milcias se multiplicaro at ao infinito, beneficiando-se de uma proteo judicial cada vez mais descarada. (Comit; 2009, p. 27). Essa tendncia pode ser observada tambm, e sobretudo na metrpole, j que ela se apresenta como essa zona desolada, indefinida e infinita; um continuum global de hipercentros museificados (Comit; 2009, p. 52). Como vimos anteriormente, a metrpole se apresenta como a materializao territorial da guerra em curso, e se estamos vivendo uma guerra, isso significa dizer que vivemos sob uma ocupao, uma ocupao policial (Comit; 2009, p. 114)e que o a tual territrio o produto de inmeros sculos de operaes policiais. (2009, p. 108). Assim, quando o Comit afirma que as foras armadas no simplesmente se adaptam metrpole, elas produzem -na (2009, p. 57), o que vemos que essas foras armadas produzem um territrio, ao operar essa ocupao da metrpole. O territrio parece assim, fundamental para que a guerra em curso garanta-se espaotemporalmente, garanta o seu continuum global . (Comit; 2009, p. 52). E principalmente atravs de tecnologias de territorialidades biopolticas, do controle dos fluxos sacrossantos que esse controle se d. Assim, pudemos notar que os fluxos (e seu controle) apresentam 3 funes bsicas para a guerra em curso e seu territrio. I - Em primeiro lugar, os fluxos servem para alimentar a metrpole. Estamos falando aqui de energia: os dutos que trazem o gs natural ou petrleo; as redes eltricas que trazem energia; as auto-estradas que trazem carvo. Estamos falando de mantimentos: as autoestradas, rotas martimas e areas que trazem alimentos, medicamentos. Estamos falando de comunicao: ondas de rdio, cabos transmitindo dados telefnicos ou informacionais etc. E estamos falando de matria-prima: os mesmos meios trazendo madeiras, minerais etc. II - Em segundo lugar, os fluxos servem para garantir a expanso da metrpole. E nesse sentido, estamos falando aqui do constante e galopante fluxo de mercadorias. E em uma sociedade onde todos os objetos (materiais e imateriais, inorgnicos ou vivos) so reificados, mercantilizados, esse fluxo se d por toda a parte e por todos os meios. III - E por ultimo, o controle do fluxo tem por finalidade capturar as foras centrfugas. Estamos falando aqui daquela ocupao, que esquadrinha e zoneia o espao

metropolitando, distinguindo e controlando a boa e a m circu lao. Isolando a massa dos bairros da petite bourgeoisie, relegando os primeiros a condio da vida nua, isto , a vida restrita ao domnio da sobrevivncia (Agamben; 2010).

4.2 Territrios das Biopotncias Se por um lado, a metrpole produz e se utiliza do territrio como uma estratgia para manter o status quo, por outro, a biopotncia da multido (Pelbart; 2011, p. 24) isto , as comunas e at mesmo a populao produzem territrios de resistncia, preparando terreno para a insurreio que vem. Se por um lado, o territrio do biopoder uno, universalizante e homogneo na diversidade, os territrios das biopotncias so mltiplos, diversificados, mveis, porm resistentes. O objeto do controle dos fluxos da metrpole, ao ser contido e sitiado numa zona perifrica, passa a ser, ele mesmo, um fruto amargo que explode em fria, ao construir territrios de resistncia, ali onde a vida parecia estar nua. E nesse contexto que surgem as revoltas dos banlieues (C omit; 2009, p. 24), como a que vimos em 2005 em Paris. O que essas revoltas e as comunas devem fazer, e o fazem em momentos como esse, libertar o territrio da ocupao policial (Comit; 2009, p. 126). Nesse contexto, algumas estratgias novas vm tomando corpo, para garantir essa retomada:

Mas, a esse respeito, certos banlieues continuam inalcanveis. Nomeadamente nessa tcnica que j se perpetua de algum tempo pra c: o ataque surpresa. Por exemplo, no dia 13 de Outubro em Epinay, um esquadro de seguranas particulares que rondava a zona depois de um furto de carro. Quando eles chegaram, um dos seguranas ficou encurralado por dois veculos atravessados diagonalmente na estrada e por mais de trinta indivduos com barras de ferro e revolveres, que atiraram pedras no carro e usaram gs lacrimogneo contra os policiais. Numa escala menor, pensem em todos os postos policiais atacados noite: vidros qubrados e carros incendiados. (Comit; 2009, p. 126/127).

As ocupaes dos edifcios comerciais e dos prdios do governo (Comit; 2009, p. 124) durante a Comuna de Oaxaca tambm se inserem nesse contexto. A resistncia a essa eterna campanha policial operada pela metrpole se faz concretamente com a construo,

retomada e resistncias nos e dos territrios, seja em Burkina Faso, no sul do Bronx , em Kamagasaki, em Chiapas ou em La Courneuve (Comit; 2009, p. 57). Da mesma forma que a metrpole necessita de nutrientes levados atravs dos fluxos sacrossantos para se manter viva, os territrios da resistncia, as comunas tambm o precisam. A alternativa oferecida pela metrpole, o trabalho, ou melhor, o horror do trabalho (Comit; 2009, p. 46) no faz outra coisa se no capturar e reterritorializar as foras centrfugas. Uma maneira mais incendiria e mais difcil de ser capturada pil har, cultivar e fabricar (Comit; 2009, p. 104). A primeira ttica se insere num contexto mais imediatista, de ter acesso a bens e fluxos necessrios a manuteno da vida na metrpole, que vai desde o yomango (furto sorrateiro de lojas), do freeganismo (reciclagem de alimentos de origem vegetal ou materiais em geral do lixo) (Comit; 2009, p. 105). As duas ultimas dizem respeito a reterritorializao de conhecimentos necessrios a manuteno da vida que nos foram tomados pela diviso-do-trabalho: construo, energia, agricultura (Ibdem). Mas, mais uma vez, no nos enganemos, a capacidade da metrpole de capturar as foras centrfugas, de reterritorializ-las enorme. Assim, o Comit aponta que para gerir, expandir e manter esses territrios h que se produzir novas tticas, levar a cabo novas territorialidades, diferentes daquelas operadas pela metrpole:
A questo do territrio no se coloca para ns da mesma maneira que para o Estado. Para ns, no se trata de possuir o territrio. Trata-se de densificar localmente as comunas, as circulaes e as solidariedades, ao ponto de tornar o territrio ilegvel e opaco para qualquer forma de autoridade. Ns no queremos ocupar o territrio, mas ser o territrio (Comit; 2009, p. 108).

Esse territrio no ocupado, mas vivido, que ilegvel para qualquer forma autoridade aquilo que o Comit (2009, p. 107) chama de zonas opacas 12 . Como as ocupaes urbanas, alguns bairros perifricos, assentamentos rurais, territrios conflagrados etc. Essa invisibilidade, ou opacidade se d sob duas formas. A primeira de ordem material. De fato, essas zonas so opacas, na medida em que se encontram longe dos tentculos da metrpole: de suas instituies e dispositivos (foras policiais, impostos e taxas, cmeras de vigilncia etc.). A segunda de ordem semitica. Pois nas sombras que se forjam as novas cumplicidades (Comit; 2009, p. 15) e essas cumplicidades, essas afetaes e essas potncias simplesmente no podem ser codificadas pela metrpole ainda. Eles no escapam s tentativas de reterritorializao da mquina-metrpole, justamente porque elas ainda nem

ao menos conseguem ser enxergadas e decodificadas por esta. E justamente a que reside a potncia das comunas.

4.3 Um territrio outro, um lugar outro Se o deserto est por todo o lado, aqui e l se aprofundando, bem verdade tambm que ele j no pode crescer mais (Comit; 2007, p. 01). Estamos vivendo sob o territrio da metrpole, sob a economia do colapso, sob a colonizao do bloom11, sob a gide da mobilizao e todos os tipos de desterritorializaes promovidos pela guerra em curso, e tambm estamos vivendo, como j vimos, a construo de alternativas materiais e subjetivas, construo de resistncias ento, que em pleno terreno da desola o vemos emergir das lutas, laos, laos terrveis e precisamente a que reside verdadeira possibilidade revolucionria do presente. Os conflitos cada vez mais frequente tm essa qualidade formidvel, pois constituem sempre uma ocasio para cumplicidades deste gnero, por vezes efmeras mas tambm por vezes inabalveis. (Comit; 2009, p. 15). E justamente nesse terreno arruinado por uma guerra, mas ainda sim frtil, que vemos germinar cada vez mais e em lugares mais longnquos, as comunas. no terreno da crise do comum, isto , a forma extrema desta expropriao do Comum que o espetculo (Agamben; 1993, p. 62) que vemos emergir a comuna. Em tempos de desligamento, desconexo, de esquizofrenia difusa, de histerizao de contato. Em suma, em tempos de desterritorializao, a comuna ganha vida quando as pessoas se encontram, se entendem e decidem seguir um caminho comum (Comit; 2009, p. 101). Ao se encontrarem e construrem a comuna, a partir desses laos, no s vemos emergir dela essa dimenso poltica, a resistncia do territrio, mas tambm uma dimenso simblica e subjetiva (tambm poltica) do lugar, o sentido de Lugar (T uan; 1979, p. 04). A comuna, dentro desse contexto de se contrapor a colonizao da subjetividade pelo bloom, dentro do prprio processo de construo desse outro territrio, mostra-se como a prpria manifestao
11

vida sem forma do homem comum, nas condies do niilismo, o grupo Tiqqun deu o nome de Bloom. Inspirado no personagem de Joyce, Bloom seria um tipo humano recentemente aparecido no planeta e que designa essas existncias brancas, presenas indiferentes, sem espessura, o homem ordinrio, annimo, talvez agitado com a impresso de que com isso pode encobrir o tdio, a solido, a separao,a incompletude, a contingncia o nada. (PELBART , 2011. p. 39). Em suma, o Bloom subjetividade deteriorada que emerge das relaes cotidianas, sobre o territrio da metrpole imperial.

do lugar outro esse lugar onde se constri e circulam outras subjetividades, outras cumplicidades. E mesmo assim, a partir das reflexes do Comit (2009, p. 101/102) sobre esse quadro contraditoriamente favorvel a proliferao das comunas, nos perguntamos:
Por que que as comunas no se multiplicam por toda parte? Em cada fbrica, em cada rua, em cada aldeia, em cada escola. Enfim, o reino dos comits de base! Mas comunas que aceitam ser o que so, l onde elas so. E se possvel, uma multiplicidade de comunas que substitussem as instituies da sociedade: a famlia, a escola, os sindicatos, os times desportivos, etc. Comunas que no tem medo, para alm das suas atividades polticas, de organizar-se de forma a garantir a sobrevivncia material e moral de cada um dos seus membros e de todos queles sua volta, que permanecem deriva. Comunas que no se definissem como o fazem geralmente os coletivos por um dentro e um fora, mas pela densidade das ligaes no seu seio. No pelas pessoas que as compem, mas pelo esprito que as anima.

(2009, p. 101/102). Mas no nos enganemos, as comunas j esto por toda parte, t oda e qualquer greve selvagem uma comuna, toda a casa ocupada coletivamente sobre bases claras uma comuna. Os comits de ao de 68 eram comunas, como o eram as aldeias de escravos fugitivos nos Estados Unidos ou a Radio Alice na Bolonha de 1977. (Ibdem). E essas comunas tm sucesso justamente por se negarem a funcionar a partir dos dispositivos, a partir da territorialidade imposta pela metrpole. Principalmente porque a espacialidade da comuna se d sob uma temporalidade outra , j que a comuna foge do tempo do trabalho, no funciona de acordo com esse esquema (Comit; 2009, p. 103). Os outros laos que formam a comuna se transmutam nas anti-relaes de troca e produo. Desse modo, os esquemas, as mutretas e calotes no governo, as trocas e mutires, os mercados negros e feiras de troca surgem como uma alternativa ao ethos do trabalho que emerge do seio das comunas. Os insurrectos desde cedo perceberam que a comuna no pode funcionar sob os mesmos dispositivos do imprio metropolitano, sob a mesma territorialidade. As territorialidades da comuna no devem funcionar sob a lgica zonal (a da metrpole), isto , pelo controle de reas, de limites ou fronteiras, mas sim pela lgica reticular, relacionada rede (Haesbaert; 2011, p. 290). As comunas no funcionam pela tomada de territrios, ao menos no ordinariamente, mas sim pelo constante movimento entre as comunas amigas eis aqui a importncia das viagens, de abrir nossas prprias linhas de comunicao (Comit; 2009, p. 109). Igualmente, as comunas no devem tambm, contrapor a mobilidade da

metrpole, com lentido e enraizamento (Ibdem), ao contrrio, o movimento da comuna deve ultrapassar o da metrpole. A comuna no somente uma fuga em relao a dominao territorialista da metrpole, mas a materializao da resistncia ativa formada por esses novos laos, por essas novas cumplicidades em um territrio outro. Eis ento a dimenso potente das novas relaes que se passam nesse territrio das resistncias onde emergem as comunas. Outros, no sentido foucaultiano, relativo as heterotopias, que no so espaos num futuro distante como as utopias, mas novas dinmicas que enroupem aqui e agora (Foucault; 2009, p. 411).

5 CONSIDERAES FINAIS: AS ESCALAS DA GUERRA EM CURSO

O grande corpo social do Imprio, o grande e enorme corpo social do Imprio, que possui a consistncia e a inrcia de uma medusa encalhada. O grande e enorme corpo social do Imprio, que com toda a sua redondeza, implantou eletrodos... sobre toda a redondeza da Terra. Centenas, milhares, um nmero absurdo de eletrodos. De tantos tipos que alguns j nem se parecem mais com eletrodos. [...] Por meio desses milhares, milhes de eletrodos, to diversos que desisto de cont-los, se mantm o encefalograma plano da metrpole imperial. (Comit; 2009B, p. 11).

J no segredo tambm que o deserto est em toda parte (C omit; 2007, p. 02). De perto ou de longe, aquilo que nos rodeia por toda a parte a metrpole: ela engolfa todos os territrios (Comit; 2009, p. 52). Por todos os lados, peixes morrem nos oceanos e mes contaminam seus filhos com mercrio no leite materno; essa uma desastrosa relao com o mundo que se manifesta em todo lugar (Comit; 2009, p. 80). De Buenos Aires Paris, dos EUA Oaxaca e Chiapas, de Burkina Faso La Courneuve, de Kamagasaki Indonsia; parece que, de fato os dispositivos e o territrio do Imprio j alcanam a escala global, e a mesmo, onde o poder do imprio mais se faz presente, que vemos emergir a resistncia que traz consigo os elementos do seu colapso. E por mais globais que sejam os dispositivos e o prprio territrio da metrpole, localmente que eles se exercem: nos lugares, nos cotidianos, nas subjetividades, nos afetos. Os militares que antes evitavam a metrpole, e que agora compreendem sua compatibilidade escalar com a guerra, j perceberam essa frmula. No por acaso que as

UPPs instalam cedes em cada favela ocupada, buscando construir uma relao cotidiana de captura com a populao local, reconciliando as oposies (Comit; 2007, p. 42). A estratgia se d principalmente atravs do sequestro da dimenso comunal da vida. Se antes os problemas eram resolvidos coletivamente (com um gato, um mutiro, fazendo um samba na laje, no baile funk, nas assemblias comunitrias) agora deve-se apelar para as autoridades formais, sejam elas polticas ou econmicas. E localmente tambm que se exercem as resistncias. L, onde a medusa estende seus tentculos que conversamos, nos beijamos, fazemos um filme, uma festa, uma revolta, encontramos um amigo, compartilhamos comida, nos amamos (C omit; 2009B, p. 14) isto , construmos as (r)existncias. L, onde o deserto se aprofunda que construmos essa coleo de lugares, infra-estruturas, meios coletivizados; de sonhos, corpos, sussurros, pensamentos e desejos que circulam entre esses lugares (C omit; 2007, p. 37), que provamos que as alianas so possveis em toda a parte (Comit; 2007, p. 48). L mesmo, onde a metrpole engolfa todos os territrios que cercamos e apedrejamos as viaturas policiais que ocupam territorialmente nossas comunidades e nossas subjetividades (Comit; 2009, p. 126) e que damos vida aos prdios abandonados assim que os ocupamos ((Comit; 2009, p. 56). L, onde a catstrofe ecolgica nos desenraiza ao avanar, que devemos aprender (re)construindo e (re)descobrindo conhecimentos - a resistir civilizao industrial, como fizeram os caadores-coletores na Indonsia (que sobreviveram ao Tsunami ao observar a fuga dos animais silvestres para dentro do continente e segu-los), ou como fizeram aqueles que construram cozinhas e enfermarias coletivas aps a enchente de Nova Jersey. E l, onde se materializa a dominao territorial do Imprio que se constri a (r)existncia, que se constri a comuna. A comuna possui uma dimenso trans-escalar. A morte do militante anarquista e membro de um Centro de Mdia Independente dos EUA, Brad Will, durante a Comuna de Oaxaca apenas confirma esse fato: a tragdia do alcance do poder metropolitano e a capacidade de articulao que emerge quando as pessoas se encontram, produzindo assim, novos laos, novas cumplicidades. As comunas localmente atuantes esto, pois, ligadas regional e globalmente, numa espcie de federao opaca , com outras comunas irms: tendo esses laos constantemente renovados e ampliados atravs das viagens(Comit; 2009, p. 109). Mas no devemos esquecer que a escala da comuna prioritariamente a escala local, j que a

auto-organizao local impe a sua prpria geografia sobre a cartografia estatal, incendiando-a, anulando-a; ela produz a sua prpria secesso. (C omit; 2009, p. 108/109). Perguntas como: O que voc realmente quer? O que voc prope no so perguntas, de fato, mas sim operaes (C omit; 2007, p. 41). Deste modo, para a tristeza de uns, ficamos felizes em anunciar que no e xiste nenhum j dado, nenhum apriori, nenhuma receita de bolo no presente desafio de construir localmente a resistncia ao avano do Imprio. E aqueles que alegam ter solues se vem imediatamente desmentidos. (Comit; 2009, p. 23), como aponta o prprio Comit sobre os programas:

Onde esto as palavras, onde est a casa, onde esto os meus antepassados, onde esto os meus amores, os meus amigos? Minha cara criana, eles no existem. Deves construir a lngua que habitars e deves encontrar os antepassados que te faam mais livre. Deves construir a casa onde j no vivers mais sozinha. Deves construir a nova educao sentimental, atravs do qual voltars a amar a si prpria. E isso tudo, construirs por cima da hostilidade geral, porque os que se despertam so o pesadelo daqueles que ainda dormem. (Comit; 2009B, p. 13).

O anncio de uma Insurreio que vem no est sendo gestado num tempo futuro, em uma revoluo em escala global, numa temporalidade longnqua que nos engana e trapaceia assim como quando tentamos correr da chuva e o vento cresce e parece que chove mais. Esse anncio algo muito mais singelo, opaco, local, porm igualmente incendirio. E est acontecendo aqui e agora, quando as pessoas se encontram, quando formam comunas, quando resistem, criando novos laos, novas cumplicidades, novos lugares. E exatamente por isso que dizemos que o local poltico: porque no lugar que a confrontao do presente ocorre. (Tiqqun; 2001, p. 179).

Estamos partindo de um ponto de isolamento extremo, de impotncia extrema. Um processo insurrecional est sendo construdo a partir do zero. Nada parece menos provvel do que uma insurreio, porm nada mais necessrio. (Comit Invisvel; 2009, p. 96).

REFERNCIAS

AGAMBEN, G. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: EdUFMG, 2010. ______ A Comunidade que Vem. Lisboa: Editorial Presena, 1993 CAMPOS, P. Fluxos de Resistncia: Uma anlise Geo-histrica dos Black Blocks no contexto das Sociedades Biopolticas. Anais do XVII ENG, 2012. Invisible Comite. The Coming Insurrection. Los Angeles, Semiotext(e), 2009 ______ LAppel (The Call). EUA, Institute For Experimental Freedom, 2007 ______ LLAMAMIENTO Y OTROS FOGONAZOS. Barcelona: Ediciones Acuarela y Machado Grupo de Distribucin, 2009B DELEUZE, G. e GUATTARI, F. O que a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 2009 ______ Anti-dipo. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010 FOUCAUT, M. Histria da Sexualidade I:. A Vontade de Saber. Rio de Janeiro: Graal, 2007 ______ Microfsica do Poder; Rio de Janeiro: Editora Graal, 1982 ______ Segurana, Territrio e Populao. So Paulo: Martins Fontes, 2008 ______ Em Defesa da Sociedade. So Paulo: Martins Fontes, 2005 ______ Ditos e Escritos vol. III. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitria, 2009 GROSFOGUEL, R. Para descolonizar os estudos de economia poltica e os estudos pscoloniais; transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global in Santos, B.S. e Meneses, M.P. (orgs.) Epistemologias do Sul. So Paulo: Editora Cortez, 2010. HAESBAERT, R. Sociedades biopolticas de in-segurana e des-controle dos territrios. In: Oliveira, M. et al. (orgs.) O Brasil, a Amrica Latina e o Mundo: Espacialidades Contemporneas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008 ________ Sociedade de in-segurana e ds-controle dos territrios. No Prelo. 2012 ________ O mito da desterritorializao: do fim dos territrios multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009 LACOSTE, Y. A Geografia Isto Serve Em Primeiro Lugar Para Fazer a Guerra. So Paulo: Ed. Papirus. 1988[1976] LEVEBVRE, H. A Revoluo Urbana. Minas Gerais: Editora UFMG, 2009[1970].

PELBART, P. P. Vida Capital: Ensaios de Biopoltica. So Paulo: Iluminuras, 2011 RECLUS, E. El Hombre y la Tierra (Org. Beatrice Giblin). Barcelona: Editora Efe, 1982 SACK, R. Human Territoriality: A Theory. Annals of Association of American Geographers. 73(1). P. 55-84. 1983 Tiqqun #1: Paris: Parti Imaginaire e Belles-Lettres Distribution, 1999 Tiqqun #2: Paris: Parti Imaginaire e Belles-Lettres Distribution, 2001 TUAN, Y. Space and Place: Humanistic Perspective. In Gale, S e Olsson, G. (Ed). Philosophy in Geography. EUA: Dordretch, Reidel Publ., 1979

You might also like