You are on page 1of 3

Morganti Ju-Jitsu

Faixa Azul p/ Verde


LESES MUSCULARES
( L : leso T : tratamento R : recuperao ) Distenso Muscular L: Na realidade, na distenso ou estiramento muscular o rompimento parcial ou total do msculo. No instante do rompimento, o atleta sente uma dor aguda, como se tivesse levado uma pedrada no local, e passa a ter dificuldade para flexionar a articulao. Em seguida, surge um hematoma (inchao) T: . Na hora, aplica-se gelo. Depois, cuida-se da leso com sesses de fisioterapia e o uso de antiinflamatrio e relaxante musculares. Luxao L: Leso grave que ocorre quando a articulaes se desloca por completo e os ossos permanecem fora do lugar. Pode ocorrer em qualquer articulao, embora a do ombro seja a mais comum. Provoca dor intensa e dificuldade de movimentao. T: O mdico recoloca os ossos no lugar e imobiliza a regio. O tratamento segue com fisioterapia e o uso de antiinflamatrios e analgsicos, dependendo da gravidade. Entorse L: A toro do tornozelo a leso mais comum por causa da precariedade das caladas. Geralmente acontece quando se pisa em buraco e a articulao sofre um pequeno deslocamento. A entorse tambm pode acarretar leses nos ligamentos. Nos dois casos, a dor forte e o inchao aparece em seguida. T: Gelo no local por volta de 20 a 30 minutos, at que o local perca a sensibilidade, acompanhado de imobilizao. Na seqncia, fisioterapia. R: Tempo mdio de 10 a 30 dias em leses no tornozelo. No joelho pode chegar a 9 meses. Tendinite L: Os tendes so estruturas fibrosas que prendem os msculos aos ossos. O local fica inflamado e sujeito a pequenas leses (rupturas) por conta de esforos exagerados, como a abertura ampla das pernas. A dor piora a cada novo esforo. T: Fisioterapia, repouso e treinos leves so recomendados at que a tendinite desaparea. R: De 15 a 45 dias em mdia Ligamentos L: Muitas entorses do tornozelo e joelho chegam a romper os ligamentos. A dor normalmente intensa, impedindo a movimentao. Pode aparecer o inchao tambm. T: Aplicar gelo, imobilizar e fazer fisioterapia. Raramente a cirurgia necessria. Tendo Calcneo (de Aquiles ) L: O tendo pode romper em decorrncia de pisadas em falso ou por chutes fortes na regio. A dor intensa, criando dificuldade para andar. T: As rupturas parciais so tratadas com imobilizao e as totais com cirurgia. R: De 2 a 6 meses. Meniscos L: Os meniscos so cartilagens fibrosas que servem como amortecedores entre o fmur e a tbia. a principal estrutura do joelho e podem ser lesados em conseqncia de entorses ou rotaes extremas do joelho. Os sintomas podem ir de uma pequena dor at o bloqueio total do movimento. T: Trata-se com gelo na hora. Geralmente acaba levando a uma artroscopia (cirurgia para retirada parcial ou total dos meniscos).

CRIOTERAPIA
Frio Teraputico pode eliminar a dor na articulao e diminuir o inchao. O alvio da dor promovido pelo efeito analgsico do frio, pois reduz a atividade dos mediadores qumicos. O principal efeito fisiolgico do frio a reduo do metabolismo (reduz a chegada de sangue na rea resfriada). O efeito do frio no vaso sangneo somente de vaso constrio (reduo do calibre dos vasos sanguneos). O frio pode ser utilizado durante todo o perodo que durar o tratamento da leso, ou seja, do momento do trauma ao retorno luta (geralmente utilizado entre 10 MIN. a 20 MIN.). O intervalo entre cada aplicao do frio em reas normais, ou seja, sem processo inflamatrio, pode ser de 30 min. a 60 min. J a aplicao do frio em reas com processo inflamatrio intenso, como um joelho ps-cirrgico complicado, o intervalo necessrio pode oscilar de 10 min. a 15 min., pelo fato de que a temperatura local retorna a normotermia (temperatura normal do corpo) muito mais rapidamente. Quando ns desejamos controlar a inflamao e a dor em processos inflamatrios, no devemos deixar a temperatura retornar a normotermia, pois isso teria um significado de aumento do processo inflamatrio. necessrio mantermos o tecido em hipotermia, para podermos controlar e reduzir a inflamao. KIHON Kihon Um Treino Cujo Objetivo Aperfeiora Os Movimentos Dos Golpes Traumatizantes. Golpes combinados Kisami - mesmo lado que a base Gyuaku - contrrio da base Juriashi - com movimentao (buscando o oponente) Tobi - com salto Mawate - mudar a direo do movimento ( virar) Kauate - trocar a base mantendo a mesma direo.

Nague Waza
Tcnica Desequilibrante: Consiste na projeo do adversrio ao solo. H, basicamente, trs tipos de treinos na tcnica desequilibrante: Uchi-komi, Nague-ai, Handori e Yakusokugueyku. Uchi-komi: um treino de entrada de golpes executado sem deslocamento, que serve para aprender e aperfeioar um golpe. O Nague-ai serve para treinar os golpes em situao simulada de luta, ou seja, o oponente se move, mas no oferece resistncia aos golpes. O Handori a luta propriamente dita; h resistncia aos golpes. O Yakusokugueyku: um treino de correo de golpes, tambm chamado de treino de espelho, pois deve-se parar o golpe durante a execuo e corrigir a sua entrada. Este treino pode ser feito sozinho em frente ao espelho, em duplas ou em trios. Nestes diferentes treinos alm dos golpes treinado um fator muito importante da luta desequilibrante: a forma correta da queda. Resumindo: Uchi-komi treino de entrada de golpes desequilibrantes. Nague-ai treino de luta destravada. Handori luta desequilibrante. Yakusokugueyku Treino de espelho.

Golpes
Kihon Socos: Nihon-Nukite - Yoko-Tsuki Defesas: Kalkuto - Mawashi-Uke - Yama-Tsuki - Kake-Uke Kata: Airon (Metal)

Chutes: Nidan-Gueri - Mae-Tobi-Gueri - Yoko-Tobi-Gueri Nague-Waza Uchi-Makikomi Hane-Goshi Ne-Waza O-Soto-Makikomi Tomoe-Nague Tawara-Gaeshi Harai-Makikomi Kami-Hassami

Nihon-Kata-Gatame Sankaku-Ashi-Hishigui Kakato-Hishigui Ashi-Jime Tsukomi-Jime

You might also like