You are on page 1of 36

Manual de Utilizador do ZON HUB

Verso 4.11
ZON Multimedia.
Reviso: 4113-20090505-134637 Os nomes de produtos mencionados neste documento so marcas registadas dos seus respectivos fabricantes e sero utilizados somente para fins de identificao.

ndice
I. Instalar o seu ZON HUB 1. Ligar o seu ZON HUB 1.1. Conexo de Energia 1.2. Ligao da Rede de rea Alargada (WAN) 2. Ligar o Seu PC 2.1. Ligao da Rede Local (LAN) 2.2. Ligao da Rede Local Sem Fios 3. Ligar Internet 3.1. Resoluo de Problemas 3.1.1. Iniciar o ZON HUB 3.1.2. Conectividade por Cabo 3.1.3. Conectividade da Internet 4. Ligar Equipamentos Perifricos 4.1. Ligar uma Impressora 4.2. Ligar um Dispositivo de Armazenamento 4.3. Ligar um Cliente Multimdia 4.3.1. Visualizao e Transmisso em Sequncia de Ficheiros Multimdia II. Gerir o Seu ZON HUB 5. Aceder Consola de Gesto 6. Incio 6.1. Viso Geral do seu ZON HUB 6.1.1. 6.1.2. 6.1.3. 6.1.4. Visualizar o Estado do Sistema Visualizao e Ligao sua Rede Sem Fios Visualizar a Rede Local Visualizar Dispositivos Ligados

6.2. Visualizar a sua Rede com Mapa de Rede 7. Rede Local 7.1. 7.2. 7.3. 7.4. 7.5. Viso Geral da sua Rede Local Configurar as Definies da sua Rede Local Configurar a sua Ligao Sem Fios Gerir o seu Armazenamento Partilhado Gerir Impressoras Partilhadas 7.5.1. Configurar o Servidor de Impresso 7.5.2. Ligar os Anfitries da sua Rede Local Impressora de Rede 8. Servios 8.1. Viso Geral dos Seus Servios 8.2. Firewall 8.2.1. 8.2.2. 8.2.3. 8.2.4. 8.2.5. Configurar as Definies de Segurana Bsicas Controlar o Acesso aos Servios de Internet Utilizar o Encaminhamento de Portas Designar um Anfitrio DMZ Visualizar as Ligaes Abertas

8.3. Partilha de Ficheiros Multimdia 8.3.1. Configurar o Servio de Partilha de Ficheiros Multimdia 8.3.2. Aceder aos Ficheiros Multimdia Partilhados a Partir de um Computador da Rede Local 8.4. DNS Dinmico 8.4.1. Abrir uma Conta de DNS Dinmico 8.4.2. Utilizar o DNS Dinmico 8.5. ZON@FON 9. Sistema 9.1. 9.2. 9.3. 9.4. Viso Geral das Informaes do Sistema Gerir os Utilizadores Monitorizar as Suas Ligaes de Rede Realizar a Manuteno do Sistema 9.4.1. Configurar as Suas Definies de Cabo 9.4.2. Restaurar as Definies de Fbrica 9.4.3. Diagnosticar a Conectividade de Rede III. Apndice 10. 11. 12. 13. Especificaes do Produto Configurar uma Interface de Rede do Computador Confirmao de Licenciamento e Oferta de Cdigo Fonte Contactar a ZON Multimdia

Parte I Instalar o Seu ZON HUB


ndice
1. Ligar o seu ZON HUB 2. Ligar o seu PC 3. Ligar Internet 4. Ligar Equipamentos Perifricos

Captulo 1 Ligar o seu ZON HUB


A ligao do seu computador ou rede domstica ao ZON HUB um procedimento simples, variando ligeiramente, de acordo com os diferentes sistemas operativos. No final dos prximos captulos ter o seu ZON HUB instalado e poder navegar na Internet a partir de um computador ligado ao seu ZON HUB.

Figura 1.1 A Sua Rede Domstica As ilustraes que se seguem representam o ZON HUB.

Figura 1.2 ZON HUB O painel frontal apresenta LEDs (luzes) que fornecem comentrios para as funcionalidades que representam. O painel posterior contm a entrada para o cabo coaxial e a entrada USB, alm do boto "restore", que, quando pressionado durante 5 segundos, ir restaurar as definies de fbrica do ZON HUB. O fundo do ZON HUB contm vrias tomadas de entrada, como descrito nos captulos que se seguem. O quadro que se segue apresenta os LEDs (luzes) do ZON HUB disponveis, bem como o seu comportamento e funcionalidade. Nota: Quando um LED (luz) est desligado, a funcionalidade associada ao mesmo tambm no est ligada, ou no est operacional. LED Comportamento Verde contnuo O ZON HUB est ligado corrente elctrica. Verde intermitente O ZON HUB est a ser actualizado remotamente Verde intermitente A analisar a frequncia de downstream/upstream Verde contnuo Bloqueado na frequncia Verde intermitente O ZON HUB est a receber o endereo IP Verde contnuo O ZON HUB recebeu o endereo IP Verde contnuo Existe um computador ligado porta da rede local (LAN) Verde intermitente O computador est a enviar ou a receber dados (trfego) Azul contnuo/intermitente A velocidade de ligao e de trfego de 1000 Mbps Verde contnuo A rede sem fios do ZON HUB est activa Verde intermitente O ZON HUB est a enviar ou a receber dados sem fios (trfego) Verde contnuo Existe um dispositivo ligado tomada USB Verde intermitente O dispositivo ligado no est operacional (no compatvel com o ZON HUB). Verde contnuo Existe um telefone ligado tomada do telefone; o telefone est no descanso Verde intermitente O telefone est fora do descanso Verde de intermitncia rpida O telefone est no descanso mas h actividade na linha (p. ex. o telefone est a tocar) Verde contnuo Durante 60 segundos se um dispositivo tiver sido configurado com sucesso Verde intermitente Durante 120 segundos quando a negociao WPS iniciada Vermelho contnuo Durante 60 segundos se no tiver sido configurado um dispositivo Quadro 1.1 LEDs (luzes) do ZON HUB e o seu Comportamento

1.1 Conexo de Energia


Ligue o cabo de alimentao fornecido tomada correspondente no painel inferior do ZON HUB e a uma tomada elctrica de parede.

Figura 1.3 Conexo de Energia

1.2. Ligao da Wide Area Network (WAN)


Utilizando um cabo coaxial RF, ligue a extremidade do cabo ao ZON HUB, ligando a outra extremidade tomada da ZON.

Figura 1.4 Ligao do Cabo Coaxial

Captulo 2 Ligar o Seu PC


2.1. Ligao da Rede Local (LAN)

Utilizando um Cabo Ethernet, ligue a placa de rede do seu computador a qualquer uma das quatro portas Ethernet do seu ZON HUB.

Figura 2.1 Ligao da Rede Local O endereo de IP ser atribudo automaticamente a qualquer computador que se ligue s portas Ethernet do ZON HUB, tornando-o, assim, parte da sua rede local. Contudo, se o seu computador no se conseguir ligar ao ZON HUB, poder ter de configurar a interface de rede do mesmo. Para mais informaes, consulte o Captulo 11.

2.2. Ligao da Rede Local sem Fios

Figura 2.2 Rede sem Fios Se o seu PC tiver placa wireless, o Windows ir reconhecer automaticamente as redes sem fios disponveis. Clique no cone da ligao wireless para efectuar uma pesquisa e seleccione a rede sem fios do seu ZON HUB. Alternativamente, poder utilizar o software fornecido com o seu hardware wireless. Em ambos os casos, ser solicitada a introduo da sua palavra-passe sem fios. Esta palavra-passe sensvel a maisculas/minsculas e pode ser encontrada no autocolante situado no fundo do ZON HUB (ver Figura 1.2).

Captulo 3 Ligar Internet


Depois de ter o seu equipamento conectado e ligado, deixe o seu ZON HUB carregar durante 5 minutos. Teste a sua ligao abrindo uma janela do browser no seu PC e navegando para qualquer endereo Internet. Tente navegar somente aps verificar a indicao presente na seguinte imagem:

Figura 3.1 Informaes de Ligao

3.1 Resoluo de Problemas


Perante problemas que o inibem de navegar na Internet, o ZON HUB ir interceptar a sua tentativa de navegao e apresentar os ecrs que se seguem, concebidos para ajud-lo a solucionar os problemas identificados pelo ZON HUB, de forma rpida e eficaz.

3.1.1. Iniciar o ZON HUB


Se tentar navegar na Internet antes do seu ZON HUB ter sido totalmente reiniciado, aparecer um ecr com a indicao apresentada na imagem.

Figura 3.2 O ZON HUB est a Reiniciar Aguarde por favor alguns minutos e tente navegar novamente.

3.1.2. Conectividade por Cabo


O seu ZON HUB poder no estar a conseguir estabelecer uma ligao por cabo. Este facto pode dever-se a razes como: O ZON HUB no est a conseguir sincronizar. O cabo coaxial que liga o seu ZON HUB tomada da ZON pode estar danificado ou mal apertado. Caso seja diagnosticado um dos problemas acima descritos, aparecer o ecr que se segue, fornecendo linhas de orientao adicionais para solucionar o problema.

Figura 3.3 Um Problema de Conectividade

3.1.3. Conectividade da Internet


Aps sincronizao (registo) do seu ZON HUB com o servio ZON, o mesmo, poder no estar ainda apto para estabelecer uma ligao Internet. Este facto pode dever-se a razes como: No possvel obter um endereo IP. O servio da ZON Net na sua zona, est a experienciar problemas. Nesse caso, aparecer o ecr que se segue, sugerindo que reinicie o ZON HUB.

Figure 3.4 No Possvel Estabelecer Ligao Internet

Captulo 4 Ligar Equipamentos Perifricos

Nesta fase, est pronto para ligar os seus equipamentos perifricos ao ZON HUB, tais como: - Impressora, dispositivo de armazenamento ou um cliente multimdia.

4.1. Ligar uma Impressora


Para configurar uma impressora de rede que ser partilhada por todos os computadores da rede local, ligue uma impressora porta USB do seu ZON HUB.

Figura 4.1 Ligao de Impressora A impressora ligada gerida pelo servidor de impresso do ZON HUB. Para estabelecer uma ligao de impressora de rede num computador com o Windows, execute o seguinte: 1. Navegue at http://zonhub.home e entre com o seu username e palavra-passe (home e zonnet, respectivamente). 2. No ecr Vista Geral, em Home , clique no cone impressoras para visualizar o ecr Impressoras partilhadas . 3. Copie o URL do IPP (Internet Printing Protocol) para a rea de transferncia.

Figura 4.2 Impressora

4. Windows: No seu computador, abra o utilitrio Impressoras e Faxes , a partir de Definies, no menu Iniciar . 5. Clique na hiperligao Adicionar uma impressora para dar incio ao assistente. 6. Clique em Seguinte para prosseguir com a sequncia do assistente. 7. Seleccione Impressora de Rede e clique em Seguinte .

Figura 4.3 Impressora Local ou de Rede

8. Seleccione Ligar a uma impressora na Internet . 9. Cole o URL do IPP (Internet Printing Protocol) da impressora no campo URL .

Figura 4.4 Especificar uma Impressora

10. Clique em Seguinte . possvel que lhe seja pedido para seleccionar a marca e modelo do controlador, ou a localizao do mesmo. Nesse caso, fornea a localizao do controlador e clique em Seguinte . 11. Clique em Concluir para sair do assistente.

O link seguinte apresenta uma compilao efectuada pela comunidade mundial de Linux relativa aos modelos de impressoras que devero ser compatveis com o ZON HUB. Os modelos que devero permitir usufruir da funcionalidade Print Sharing encontram-se classificados como Perfectly.

[Aviso] O link seguinte apresenta uma compilao efectuada pela comunidade mundial de Linux relativa aos modelos de impressoras que devero ser compatveis com o ZON HUB. Os modelos que devero permitir usufruir da funcionalidade Print Sharing encontramse classificados como Perfectly.
http://openprinting.org/printer_list.cgi?make=Anyone

A ZON no responsvel pela lista apresentada e consequentemente no poder assumir qualquer responsabilidade em caso de incompatibilidade com o ZON HUB.

4.2. Ligar um Dispositivo de Armazenamento


Para configurar um servidor de ficheiros que ser partilhado por todos os computadores da rede local, ligue um dispositivo de armazenamento porta USB do seu ZON HUB. Note que este dispositivo deve conter parties de disco pr-definidas e devidamente formatadas.

Figura 4.5 Ligao a Disco de Armazenamento Por predefinio, todas as parties so partilhadas automaticamente e apresentadas como pastas. Qualquer computador da rede local pode aceder a estas pastas para carregar ou descarregar ficheiros. Para faz-lo, execute o seguinte: 1. Navegue at \\zondrive (utilize uma janela do Explorador do Windows se estiver a utilizar um browser que no seja o Internet Explorer). Caso surja uma caixa de dilogo de incio de sesso do Windows, insira o seu username e palavra-passe do ZON HUB. Aparecer a janela que

se segue, apresentando as pastas disponveis no disco.

Figura 4.6 Partilha de Discos

2. Teste a funcionalidade, escolhendo uma pasta e copiando um ficheiro para a mesma.

4.3. Ligar um Cliente Multimdia


O ZON HUB permite-lhe partilhar e transmitir ficheiros multimdia (msica, fotografias, e vdeo) a partir de um dispositivo de armazenamento ligado ao ZON HUB. Por exemplo, pode ver os seus ficheiros multimdia num aparelho de televiso. Neste caso, necessrio um dispositivo cliente multimdia para ligar o aparelho de televiso sua rede domstica.

Figura 4.7 Dispositivo Cliente Multimdia e Ligao de Televiso

1. Ligue um dispositivo de armazenamento ao ZON HUB, tal como descrito no captulo anterior. Este dispositivo dever conter o seu contedo multimdia (nesta fase, pelo menos uma pasta com um ficheiro multimdia para testar). 2. Ligue o seu aparelho de televiso ao cliente multimdia (no aplicvel ZON BOX), segundo as instrues fornecidas com o dispositivo. Certifique-se que selecciona no aparelho de televiso a entrada AV correcta. 3. Ligue o dispositivo cliente multimdia a uma porta Ethernet que esteja disponvel no seu ZON HUB. Se o seu dispositivo cliente multimdia tiver a funcionalidade sem fios, poder ligar-se ao ZON HUB sem cabos. De qualquer forma, visto que a utilizao de multimdia requer a transmisso em sequncia de elevados volumes de trfego, a utilizao sem fios apenas recomendada se o dispositivo multimdia suportar o protocolo 802.11n.

4.3.1. Visualizao e Transmisso em Sequncia de Ficheiros Multimdia


A recepo da emisso do servidor multimdia do ZON HUB pelo dispositivo cliente multimdia automtica, no sendo necessria qualquer configurao adicional.

Parte II Gerir o Seu ZON HUB


ndice
5. Aceder Pgina Interna

6. Incio 7. Rede Local 8. Servios 9. Sistema

Captulo 5 Aceder Pgina Interna


Este captulo descreve a forma de utilizar a consola de gesto do ZON HUB, referida como Pgina Interna (Web-based Management - WBM), a qual lhe permite configurar e controlar todas as funes e parmetros de sistema do ZON HUB, utilizando uma interface grfica de fcil utilizao. Para aceder Pgina Interna: 1. Inicie o Web browser num computador da rede local. 2. Na barra de endereos, digite o nome ou endereo IP do ZON HUB, tal como fornecido com o seu ZON HUB. O nome predefinido http://zonhub.home e o endereo IP predefinido 192.168.1.1 . Aparecer o ecr Inicio de Sesso.

Figura 5.1 Incio de Sesso na Pgina Interna

3. Seleccione o idioma para a Pgina Interna. O idioma predefinido o Portugus, sendo o Ingls tambm suportado. 4. Insira o username home e a palavra-passe zonnet para entrar na Pgina Interna.

Figura 5.2 Modo Bsico A sesso da WBM ser automaticamente interrompida aps um perodo prolongado de inactividade. Se tentar colocar a Pgina Interna em funcionamento aps a sesso ter expirado, aparecer o ecr Incio de Sesso. Esta funo ajuda a impedir o acesso Pgina Interna e a alterao das definies do ZON HUB por parte de utilizadores no autorizados.

Captulo 6 Incio

6.1. Viso Geral do Seu ZON HUB


O ecr Viso Geral apresenta o estado dos diversos mdulos do ZON HUB numa cmoda localizao. Poder visualizar detalhes importantes do sistema de forma rpida e eficaz, tais como, o estado da sua ligao Internet, rede local e sem fios, bem como equipamentos perifricos ligados ao ZON HUB.

Figura 6.1 Viso Geral

6.1.1 Visualizar o Estado do Sistema


A seco Ligao Internet exibe os seguintes detalhes: O estado, tipo e capacidade da velocidade da ligao Internet. Esta alnea indica tambm se a funo ZON@FON est activa (para mais informaes, consulte a Alnea 8.5). Informaes do sistema, as quais incluem o ID do ZON HUB, a verso de software e o tempo de actividade. Para mais detalhes, clique no ttulo Informao de Sistema .

6.1.2. Visualizao e Ligao Sua Rede Sem Fios


A seco Equipamentos em Rede exibe a rede sem fios difundida do ZON HUB. Para estabelecer uma ligao a partir de um computador sem fios com o Windows, execute o seguinte: 1. Na barra de cones do sistema do Windows, clique no cone da ligao sem fios.

Figura 6.2 cone Sem Fios na barra de sistema Aparecer o ecr Ligao de Rede Sem Fios , exibindo todas as redes sem fios disponveis na sua proximidade. Se o seu ZON HUB estiver ligado e activo, dever visualizar as redes sem fios do mesmo exibidas neste ecr. O nome (SSID) predefinido da rede sem fios ZON-XXXX, onde XXXX so os quatro primeiros caracteres do endereo CM MAC do ZON HUB, o qual pode ser encontrado no autocolante situado no

fundo do ZON HUB (ver Figura 1.2).

Figura 6.3 Ligaes Sem Fios Disponveis Se no vir a sua rede, actualize a lista de redes detectadas utilizando a hiperligao Actualizar lista de redes . 2. Seleccione a ligao e clique no boto Ligar (Connect), no fundo do ecr. Aparecer a janela que se segue, pedindo-lhe para fornecer a palavra-passe WPA (chave de rede).

Figura 6.4 Autenticao da Chave de Rede WPA Insira a palavra-passe WPA. Esta palavra-passe sensvel a maisculas/minsculas e pode ser encontrada no autocolante situado no fundo do ZON HUB (ver Figura 1.2), pode ser alterada na opo de menu Wireless, no separador Rede Local. Depois de estabelecida a ligao, o seu estado altera para Ligada (Connected).

Figura 6.5 Rede Sem Fios Ligada Aparece um balo na rea de notificao, a anunciar que o incio da ligao sem fios foi bem sucedido.

Figura 6.6 Informaes da Ligao Sem Fios

3. Abra um browser da Internet e navegue para qualquer pgina. O separador Incio exibir agora o computador sem fios ligado.

Figura 6.7 Computador Sem fios Ligado A seco Equipamentos em Rede exibe tambm a rede sem fios "FON_ZON_FREE_INTERNET". Para mais informaes, consulte Alnea 8.5.

6.1.3. Visualizar a Rede Local


A seco Equipamentos de Rede tambm exibe a rede local do ZON HUB, a qual inclui, todos os computadores que se juntaram rede do ZON HUB, os seus endereos IP e a velocidade de ligao (ver Figura 6.1).

6.1.4. Visualizar Dispositivos Associados


A seco Equipamentos associados exibe os dispositivos perifricos ligados ao seu ZON HUB. Estes incluem os dispositivos de armazenamento e as impressoras. Por exemplo, actualize o ecr depois de ligar uma PEN USB. A seco exibir a PEN USB ligada.

Figura 6.8 PEN USB Ligada Esta seco exibe, de forma semelhante, outros dispositivos ligados ao ZON HUB. Para mais informaes sobre cada tipo de dispositivo, consulte a sua respectiva seco neste manual.

6.2 Visualizar a Sua Rede com Mapa de Rede


O ecr Mapa de Rede exibe um mapa grfico da rede.

Figura 6.9 Vista Mapa de Rede O mapa de rede representa os vrios elementos da rede, tais como a ligao Internet, a firewall, o ZON HUB, os computadores e perifricos da rede local.

Representa a Internet.

Representa a Firewall do ZON HUB. Clique neste cone para configurar as suas definies de segurana.

Representa o seu ZON HUB.

O mapa de rede representa, de uma forma dinmica, os objectos da rede ligados ao seu ZON HUB. O ZON HUB reconhece sistemas operativos comerciais e dispositivos de jogos, os quais so representados pelos seus respectivos cones.

Representa um computador com fios/sem fios ligado ao ZON HUB. Este anfitrio pode ser um cliente DHCP que recebeu um IP concedido a partir do ZON HUB, ou um anfitrio com um endereo IP esttico, detectado automaticamente pelo ZON HUB.

Representa um anfitrio cuja concesso de DHCP expirou e no foi renovada. A concesso de DHCP renovada automaticamente, a menos que o anfitrio j no esteja fisicamente ligado ao ZON HUB. O cone do anfitrio desligado desaparecer do mapa de rede durante a prxima consulta de concesso de IP agendada. Nota: Este cone representa tambm um anfitrio de IP esttico que no apresente actividade de rede.

Representa um anfitrio Windows ligado ao seu ZON HUB.

Representa um anfitrio Windows sem fios ligado ao seu ZON HUB.

Representa uma impressora ligada ao seu ZON HUB.

Representa um adaptador USB (DiskOnKey) ligado ao seu ZON HUB.

Representa um disco rgido USB ligado ao seu ZON HUB.

O mapa de rede padro do ZON HUB exibe dispositivos que o ZON HUB reconheceu e aos quais atribuiu uma concesso de DHCP.

Captulo 7 Rede Local


7.1 Viso Geral da Sua Rede Local
O ecr Viso Geral apresenta o resumo da rede do ZON HUB. O mesmo inclui todos os dispositivos ligados: computadores, discos, impressoras e telefones.

Figura 7.1 Viso Geral da Rede Local Para ver informaes adicionais sobre os dispositivos perifricos anexados, tais como um disco ou impressora, clique nas respectivas hiperligaes. Ser redireccionado para os ecrs designados dos mesmos, os quais esto descritos na Alnea 7.4 e Alnea 7.5, respectivamente.

7.2 Configurar as Definies da Sua Rede Local


A interface de rede local do ZON HUB tambm funciona como um servidor de Protocolo DHCP, o qual atribui endereos IP automaticamente aos PCs da sua rede local. Utilizando a opo de menu Definies, poder configurar as seguintes definies de distribuio de endereos IP da rede local:

Figura 7.2 Definies da Rede Local

[Aviso] A configurao incorrecta desta interface poder prejudicar o desempenho da mesma e resultar num ZON HUB inopervel. Por conseguinte, recomendamos que no realize alteraes nas predefinies, a menos que possua um conhecimento e compreenso profundos dos parmetros da interface.

Protocolo de Internet: Permite-lhe alterar o endereo IP e a mscara de sub-rede predefinidos. Distribuio de Endereos IP: Permite-lhe alterar as seguintes definies de DHCP da sua rede local: Endereo IP Inicial O primeiro endereo IP que pode ser atribudo a um anfitrio da rede local. Uma vez que o endereo IP predefinido da interface de rede local 192.168.1.1, recomendamos que o primeiro endereo atribudo a um anfitrio da rede local seja 192.168.1.2, ou superior. Finalizar endereo IP O ltimo endereo IP do intervalo que pode ser automaticamente atribudo a um anfitrio da rede local. Mscara de Sub-rede Uma mscara utilizada para determinar a qual sub-rede pertence um endereo IP. 255.255.255.0 um exemplo de um valor de mscara de sub-rede. Tempo de lease em Minutos O servidor DHCP atribuir um endereo IP a cada anfitrio de rede local por esta quantidade de tempo, quando o mesmo se ligar rede. Quando a concesso expirar, o servidor DHCP ir determinar se o anfitrio se desligou da rede. Caso o tenha feito, o servidor poder atribuir novamente este endereo IP a um anfitrio recentemente ligado. Esta funo garante que os endereos IP que no esto em utilizao ficaro disponveis para outros anfitries da rede.

7.3 Configurar a Sua Ligao Sem Fios


A opo de menu Wireless concentra as definies da rede local sem fios do seu ZON HUB. O ecr Viso Geral apresenta as definies da ligao sem fios do ZON HUB, e permite-lhe alter-las de acordo com as suas necessidades.

Figura 7.3 Viso Geral Sem Fios

[Aviso] A configurao incorrecta desta interface poder prejudicar o desempenho da mesma e resultar num ZON HUB inoperacional. Por conseguinte, recomendamos que no realize alteraes nas predefinies, a menos que possua um conhecimento e compreenso profundos dos parmetros da interface. Activar Wireless: Seleccione ou anule a seleco desta caixa de verificao para activar ou desactivar o wireless. Rede Wireless (SSID): O nome da sua rede sem fios. Quando a interface sem fios do ZON HUB for activada, este nome aparecer na lista de pontos de acesso sem fios disponveis. Este nome sensvel a maisculas e minsculas e no pode exceder os 32 caracteres. Poder alterar o SSID predefinido para um nome nico que possa ser mais facilmente identificado. Difuso de SSID: Por predefinio, o ZON HUB difunde o nome da sua rede sem fios (SSID). Por razes de segurana, poder optar por ocultar a sua rede sem fios, anulando a seleco desta caixa de verificao. Os clientes wireless apenas podero ligar-se ao digitar manualmente o SSID nas suas aplicaes de cliente sem fios. Canal: Para que funcionem correctamente, todos os dispositivos da sua rede sem fios devem difundir em canais diferentes. O ideal ser deixar este parmetro em Automtico. Essa aco garante que o ZON HUB procura continuamente o canal wireless mais disponvel na proximidade. Modo 802.11: Seleccione o tipo de ligao wireless pretendida. Por predefinio, est definido para 802.11g/n. Note que dispositivos 802.11b no so compatveis com os modos 802.11g/n e 802.11g. Permitir acesso pgina interna via wireless: Seleccione esta caixa de verificao se pretender permitir o acesso pgina interna do seu ZON HUB por parte de clientes wireless autenticados. Configurao Protegida de WiFi (WPS): WPS um mtodo para simplificao da configurao de segurana e da gesto das redes sem fios. Estado: Indica o estado da WPS. "Pronto" significa que o sistema est pronto para negociar com clientes sem fios de entrada. Mtodo de Configurao Protegida: O ZON HUB suporta dois mtodos de configurao, "Premir Boto" (o predefinido) e "Cdigo Pin do Cliente". Estes so os mtodos utilizados pelos clientes sem fios quando procuram um ponto de acesso. Premir Boto A inscrio iniciada quer premindo um boto fsico no cliente wireless, quer atravs do seu software. Depois de iniciar a

inscrio, clique em Go ou prima o boto WPS, na parte superior do ZON HUB (ver Figura 1.2) para que os dispositivos estabeleam uma ligao. Cdigo Pin do Cliente A inscrio iniciada pelo software do cliente sem fios, o qual fornece tambm um cdigo pin. Para dar cumprimento a este mtodo, seleccione esta opo a partir do menu. O ecr actualizado para apresentar um campo para introduo do cdigo pin:

Figura 7.4 Mtodo de Configurao Protegida Cdigo Pin Insira neste campo o cdigo pin de oito dgitos fornecido pelo software do cliente sem fios. Clique em Go para que os dispositivos estabeleam uma ligao. Ao tentar ligar um cliente wireless ao ZON HUB, dever ter conhecimentos sobre o seu mtodo de configurao. A tentativa de ligao expirar ao fim de dois minutos se no for estabelecida nenhuma ligao. Se uma ligao for estabelecida, o campo Estado ser alterado de forma a reflectir esse evento. Segurana: Utilize esta seco para configurar as suas definies de segurana wireless. Seleccione o tipo de protocolo de segurana a partir do menu correspondente. O ecr actualizado, apresentando a configurao de cada protocolo, respectivamente. WPA: Mtodo de encriptao de dados para redes locais sem fios 802.11. Mtodo de Autenticao: O mtodo de autenticao utilizado neste nvel de segurana o de Chave pr-partilhada. Chave pr-partilhada: Insira a sua chave de encriptao neste campo. Pode utilizar tanto um valor ASCII como um valor Hexadecimal, seleccionando para isso o tipo de valor a partir do menu fornecido. Algoritmo de Encriptao: Seleccione entre o Protocolo de Integridade Temporal de Chave (TKIP) e a Norma de Encriptao Avanada (AES), ou ambos, para o algoritmo de encriptao.

Figura 7.6 Parmetros de Segurana Sem Fios do WPA

WPA2 : uma verso avanada do WPA, e define o protocolo 802.11. Mtodo de Autenticao: O mtodo de autenticao utilizado neste nvel de segurana o de Chave pr-partilhada. Chave pr-partilhada: Insira a sua chave de encriptao neste campo. Pode utilizar tanto um valor ASCII como um valor Hexadecimal, seleccionando para isso o tipo de valor a partir do menu fornecido. Algoritmo de Encriptao: O algoritmo de encriptao utilizado com o WPA2 somente o AES. WPA e WPA2 : Mtodo combinado de encriptao de dados, que utiliza tanto o WPA como o WPA2. Mtodo de Autenticao: Mtodo de autenticao utilizado neste nvel de segurana o de Chave pr-partilhada. Chave pr-partilhada: Insira a sua chave de encriptao neste campo. Pode utilizar tanto um valor ASCII como um valor Hexadecimal, seleccionando para isso o tipo de valor a partir do menu pendente fornecido. Algoritmo de Encriptao O algoritmo de encriptao utilizado para o WPA e WPA2 ou somente o AES, ou tanto o AES como o TKIP.

7.4 Gerir o Seu Armazenamento Partilhado


O ZON HUB pode funcionar como um gestor de discos para dispositivos de armazenamento ligados via USB. Os dispositivos de rede local da sua rede domstica podem partilhar este dispositivo de armazenamento como uma unidade de rede mapeada e trocar informaes sem acederem directamente uns aos outros. A opo de menu Armazenamento Partilhado d acesso ao ecr Gesto de Discos , o qual lhe permite visualizar e gerir os seus dispositivos de armazenamento.

Figura 7.9 Gesto de Discos Activado: Seleccione ou anule a seleco desta caixa de verificao para activar ou desactivar esta funo. Grupo de Trabalho do NetBIOS: O nome do grupo de trabalho do ZON HUB que ser exibido no mapa de rede do Windows dos anfitries da rede local. Aparecero neste grupo de trabalho todos os computadores ligados rede do ZON HUB. Discos: Esta seco fornece detalhes relativos ao dispositivo de armazenamento anexado, bem como s hiperligaes para as suas parties. Clicar na hiperligao de uma partio dirige para o ecr Propriedades de Partio correspondente, o qual fornece detalhes teis sobre a partio, tais como o seu tipo de formato e espao total/livre.

Figura 7.10 Propriedades de Partio Note que todas as parties do disco so partilhadas automaticamente, fornecendo, aos utilizadores da rede local registados, acesso de Leitura/Gravao aos dados partilhados. Se pretender ver os directrios partilhados do Windows, execute o seguinte: 1. Navegue at \\zondrive (utilize uma janela do Explorador do Windows se estiver a utilizar um browser que no seja o Internet Explorer). Caso surja uma caixa de dilogo de incio de sesso do Windows, insira o seu nome de utilizador e palavra-passe da pgina interna. 2. Aps iniciar a sesso, aparecer uma janela do Explorador do Windows, exibindo os seus directrios partilhados.

Figura 7.11 Zondrive

7.5 Gerir Impressoras Partilhadas


O ZON HUB inclui um servidor de impresso que permite aos utilizadores da sua rede local partilhar as impressoras ligadas ao seu ZON HUB atravs da ligao USB. Esta aco elimina a necessidade de ligar fisicamente a sua impressora a um anfitrio dedicado, o qual teria que ser partilhado e estar sempre ligado.

7.5.1 Configurar o Servidor de Impresso


Aceda s definies do servidor de impresso, clicando na opo de menu Impressoras Partilhadas, no separador Rede Local. Aparecer o ecr Servidor de Impresso , permitindo-lhe gerir a sua impressora de rede.

Figura 7.12 Servidor de Impresso Activado: Seleccione ou anule a seleco desta caixa de verificao para activar ou desactivar esta funo. A seco Impressoras deste ecr exibe a(s) impressora(s) ligada(s) ao ZON HUB, o estado do dispositivo e as informaes do trabalho de impresso. Clique na hiperligao do nome de uma impressora para ver os detalhes da mesma. Aparecer o ecr Impressora.

Figura 7.13 Impressora Ligada

7.5.2 Ligar os Anfitries da Sua Rede Local Impressora de Rede


Pode ligar qualquer anfitrio de rede local baseado em Windows ou Mac impressora de rede utilizando o Internet Printing Protocol (IPP). As seces que se seguem fornecem directrizes relevantes para cada um destes sistemas operativos. Note que a ligao de um anfitrio do Windows impressora de rede j est descrita na Alnea 4.1.

7.5.2.1 Configurar uma Impressora com IPP em MAC


Nota Importante: Antes de ligar um computador com Mac ao servidor de impresso, deve verificar se a impressora ligada ao ZON HUB suportada pelo SO MAC como uma impressora de rede. As impressoras suportadas esto assinaladas com um "X" no seguinte URL: http://docs.info.apple.com/article.html?artnum=301175#hpdrivers . O procedimento que se segue foi testado com a verso 10.4.4 do SO Mac. 1. Abra o utilitrio Impresso e Fax (Print & Fax) a partir de Preferncias do Sistema .

Figura 7.20 Impresso e Fax

2. Clique no boto + (adicionar). Aparecer o ecr Browser de Impressoras (Printer Browser). Seleccione o separador Impressora IP (IP Printer). 3. Neste ecr, faa as seguintes configuraes: a. A partir do menu Protocolo (Protocol), seleccione IPP. b. No campo Endereo (Address), insira o endereo IP do ZON HUB (192.168.1.1). c. No campo Fila de Espera (Queue), insira a seco do caminho que contm os nomes da pasta e da impressora, tal como aparece no ecr Impressora da Pgina Interna (ver Figura 7.13 ). Por exemplo, /printers/MFC9750 . d. Os campos Nome (Name) e Localizao (Location) so opcionais; o nome predefinido o endereo IP do ZON HUB. e. A partir do menu pendente Utilizao de Impresso (Print Using), seleccione a marca e modelo da sua impressora.

Figura 7.21 Browser de Impressoras Impressora IP

4. Clique no boto Adicionar (Add).

Figura 7.22 Impresso e Fax Nova Impressora com IPP

7.5.2.2 Resoluo de Problemas

A impressora no responde aos pedidos de impresso. Certifique-se que o servidor de impresso est activado: No ecr Servidor de Impresso , verifique que a caixa de seleco Activado est seleccionada. O ecr Servidor de Impresso dever mostrar o estado e trabalhos de impresso da impressora. Reinicie a impressora. [Aviso] O link seguinte apresenta uma compilao efectuada pela comunidade mundial de Linux relativa aos modelos de impressoras que devero ser compatveis com o ZON HUB. Os modelos que devero permitir usufruir da funcionalidade Print Sharing encontramse classificados como Perfectly.
http://openprinting.org/printer_list.cgi?make=Anyone

A ZON no responsvel pela lista apresentada e consequentemente no poder assumir qualquer responsabilidade em caso de incompatibilidade com o ZON HUB.

Captulo 8 Servios
8.1. Viso Geral dos Seus Servios
O ecr Viso Geral apresenta um resumo dos servios do ZON HUB e do seu actual estado (activado/desactivado) . Estes servios so configurveis atravs das respectivas opes de menu, no separador Servios .

Figura 8.1 Viso Geral dos Servios

8.2 Firewall
O conjunto de segurana do ZON HUB inclui servios de segurana abrangentes e robustos: Firewall SPI (Stateful Packet Inspection), protocolos de autenticao de utilizadores e mecanismos de proteco de palavras-passe. Juntas, estas funes permitem aos utilizadores ligar os seus computadores Internet e estarem simultaneamente protegidos das ameaas segurana da Internet. (ver Figura 8.2).

Figura 8.2 Firewall do ZON HUB em Aco A firewall do ZON HUB proporciona a segurana e a flexibilidade que os utilizadores domsticos e de escritrio procuram. Fornece um nvel profissional de segurana de rede, ao mesmo tempo que possibilita uma utilizao segura de aplicaes interactivas, tais como jogos on-line e vdeo-conferncias. As funes adicionais, as quais incluem restries de navegao e controlo de acesso, podem ser tambm facilmente configuradas pelo utilizador, localmente atravs de uma interface de utilizao fcil com base na Web, ou remotamente atravs de um fornecedor de servios.

8.2.1 Configurar as Definies de Segurana Bsicas


O ecr Geral permite-lhe configurar as definies de segurana bsicas do ZON HUB.

Figura 8.3 Geral Poder optar entre trs nveis de segurana pr-definidos para o ZON HUB: Mnima, Standard (o predefinido), e Mxima. O quadro que se segue sumariza o comportamento do ZON HUB para cada um dos trs nveis de segurana. Nvel de Segurana Segurana Mxima Segurana Standard Trfego de Entrada Bloqueado : Sem acesso rede domstica a partir da Internet, excepto como configurado nos ecrs de Encaminhamento de Portas e do Anfitrio DMZ Bloqueado : Sem acesso rede domstica a partir da Internet, excepto como configurado nos ecrs de Trfego de Sada Limitado: Apenas os servios mais utilizados, como a navegao na Internet e o e-mail, so permitidos. A lista de servios permitidos pode ser editada no ecr Controlo de Acesso (consulte Alnea 8.2.2 ) Sem Restries: Todos os servios so permitidos, excepto os configurados no ecr Controlo de Acesso

(Predefinido) Encaminhamento de Portas e do Anfitrio DMZ Segurana Mnima Sem Restries: Permite acesso total rede domstica a partir da Internet; todas as tentativas de ligao so permitidas

Sem Restries: Todos os servios so permitidos, excepto os configurados no ecr Controlo de Acesso

Figura 8.1 Nveis de Segurana da Firewall do ZON HUB Para configurar os nveis bsicos de segurana do ZON HUB, execute o seguinte: 1. Opte entre um dos trs nveis de segurana pr-definidos descritos no quadro acima. Nota: Utilizar a definio Segurana Mnima poder expor a rede local a riscos de segurana significativos, devendo ser utilizada somente quando necessrio, por curtos perodos de tempo. 2. Clique em OK para guardar as definies.

8.2.2 Controlar o Acesso aos Servios de Internet


Pode bloquear o acesso de computadores especficos na sua rede domstica (ou mesmo de toda a rede) a determinados servios na Internet. Por exemplo, poder querer proibir um computador de navegar na Web, outro computador de transferir ficheiros utilizando o FTP e toda a rede de receber e-mails (bloqueando os pedidos de sada para servidores POP3 na Internet). O ecr Controlo de Acessos permite-lhe definir restries nos tipos de pedidos que podem passar para a Internet a partir da sua rede domstica e pode, por conseguinte, bloquear o trfego que corre em ambas as direces. Para autorizar ou restringir servios especficos: Clique em Controlo de Acessos , na opo de menu Firewall .

Figura 8.4 Controlo de Acessos

Clique na hiperligao Nova Entrada. Aparecer o ecr Adicionar Regra de Controlo de Acesso.

Figura 8.5 Adicionar Regra de Controlo de Acesso

O menu Endereo permite-lhe especificar o computador ou grupo de computadores no qual pretende aplicar a regra de controlo de acesso. Seleccione um endereo ou um nome a partir da lista para aplicar a regra ao anfitrio correspondente, ou Qualquer Um para aplicar a regra a todos os anfitries da rede local do ZON HUB. Se pretender adicionar um novo endereo, seleccione no menu a opo Definido pelo Utilizador. Esta aco ir comear uma sequncia que adicionar um novo Objecto de Rede , que representar o novo anfitrio. O menu pendente Protocolo permite-lhe seleccionar ou especificar o tipo de protocolo que ser utilizado. Seleccionar a opo Mostrar Todos os Servios ir expandir a lista de protocolos disponveis. Seleccione um protocolo ou adicione um protocolo novo utilizando a opo Definido pelo Utilizador. Esta aco ir comear uma sequncia que adicionar um novo Servio, que representar o protocolo. Seleccione a caixa de verificao Responder com uma pgina HTML para o cliente bloqueado para exibir ao cliente a mensagem que se segue: "Acesso Negado este computador no tem autorizao para navegar na Rede de rea Alargada. Por favor contacte o seu administrador." Por predefinio, a regra estar sempre activa. Contudo, poder configurar as regras programadas, seleccionando Definido pelo Utilizador, de forma a definir segmentos temporais durante os quais a regra poder estar activa. Depois de estar definida mais que uma regra programada, o menu Agenda permitir-lhe- escolher entre as regras disponveis. Clique em OK para guardar as suas alteraes. O ecr Controlo de Acesso exibe um sumrio da regra que acabou de adicionar.

Figura 8.6 Regra de Controlo de Acesso

Poder editar a regra de controlo de acesso modificando a sua entrada. Para modificar a entrada de uma regra: Clique no cone de aco da regra . Aparecer o ecr Editar Regra de Controlo de Acesso. Este ecr permite-lhe editar todos os

parmetros que configurou ao criar a regra de controlo de acesso.

Figura 8.7 Editar Regra de Controlo de Acesso

Clique em OK para guardar as suas alteraes e regressar ao ecr Controlo de Acessos . Poder desactivar uma regra de controlo de acesso para tornar um servio disponvel sem ter que remover a regra do ecr Controlo de Acessos . Esta aco poder ser til se pretender tornar um servio disponvel apenas temporariamente, pretendendo restabelecer a restrio no futuro. Para desactivar temporariamente uma regra, anule a seleco da caixa de verificao ao lado do nome do servio. Para restabelec-la posteriormente, limite-se a seleccionar novamente a caixa de verificao. Para remover uma regra, clique no cone de aco do servio . O servio ser removido de forma definitiva.

8.2.3 Utilizar o Encaminhamento de Portas


No seu estado predefinido, o ZON HUB bloqueia a ligao ou comunicao com a sua rede a todos os utilizadores externos. Por conseguinte, o sistema fica a salvo de piratas informticos que possam tentar a introduo forada na sua rede e a danificao da mesma. Contudo, poder pretender expor a sua rede Internet de determinadas formas, limitadas e controladas. O ecr Encaminhamento de Portas permite-lhe definir aplicaes (tais como, jogos, programas de conversao, etc.) s quais ser permitida uma actividade de Internet controlada. Por exemplo, se pretender utilizar uma aplicao File Transfer Protocol (FTP) num dos seus PCs, ir criar simplesmente uma regra de Encaminhamento de portas, que especifique que todos os dados relacionados com FTP que entrem no ZON HUB a partir da Internet sero, de futuro, reencaminhados para o computador especificado. Ao definir um servio de encaminhamento de portas, deve certificar-se de que a porta no est a ser j utilizada por outra aplicao, a qual poder

parar de funcionar.

8.2.3.1 Adicionar uma Regra de Encaminhamento de Portas


Para adicionar uma nova regra de encaminhamento de portas, execute o seguinte: 1. Clique em Encaminhamento de Portas , na opo de menu Firewall . 2. Clique na hiperligao Nova Entrada. Aparecer o ecr Adicionar Regra de Encaminhamento de Portas .

Figura 8.9 Adicionar Regra de Encaminhamento de Portas

3. O menu Anfitrio Local apresenta uma lista dos computadores disponveis na sua rede local. Seleccione o computador que fornecer o servio. Se pretender adicionar um novo computador, seleccione no menu pendente a opo Definido pelo Utilizador. Esta aco ir comear uma sequncia que adicionar um novo Objecto de Rede , que representar o novo anfitrio. 4. O menu Protocolo permite-lhe seleccionar ou especificar o tipo de protocolo que ser utilizado. Seleccionar a opo Mostrar Todos os Servios ir expandir a lista de protocolos disponveis. Seleccione um protocolo ou adicione um protocolo novo utilizando a opo Definido pelo Utilizador. Esta aco ir comear uma sequncia que adicionar um novo Servio, que representar o protocolo. 5. Por predefinio, a regra estar sempre activa. Contudo, poder configurar as regras programadas, seleccionando Definido pelo Utilizador, de forma a definir segmentos temporais durante os quais a regra poder estar activa. 6. Clique em OK para guardar as suas alteraes. O ecr Encaminhamento de Portas exibe um sumrio da regra que acabou de adicionar. Para desactivar temporariamente uma regra, anule a seleco da caixa de verificao ao lado do nome do servio. Para restabelec-la posteriormente, limite-se a seleccionar novamente a caixa de verificao. Para remover uma regra, clique no cone de aco do servio . O servio ser removido de forma definitiva.

8.2.4 Designar um Anfitrio DMZ


A funo Anfitrio DMZ permite-lhe expor um computador local na Internet. Designe um anfitrio DMZ quando: Pretender utilizar um servio de Internet com um propsito especial, tal como um jogo on-line ou um programa de vdeo-conferncias, que no esteja presente na lista de Encaminhamento de Portas, e para o qual no exista informao disponvel acerca da extenso da porta. No tiver preocupaes de segurana e pretender expor um computador a todos os servios, sem restries Para designar um computador local como anfitrio DMZ: Clique em Anfitrio DMZ , no menu Firewall .

Figura 8.11 Anfitrio DMZ

Seleccione a caixa de verificao e insira o endereo IP local do computador que pretende designar como anfitrio DMZ. Note que apenas pode ser anfitrio DMZ um computador da rede local de cada vez. Clique em OK para guardar as definies.

8.2.5 Visualizar as Ligaes Abertas


A lista de ligaes exibe todas as ligaes que esto actualmente abertas, assim como diversos detalhes das mesmas. Note que o valor Mx. Aproximado das Ligaes representa a quantidade de possveis ligaes actuais adicionais. Poder utilizar esta lista para fechar uma ligao no

pretendida, clicando no seu cone de aco

Figura 8.12 Lista de Ligaes

8.3 Partilha de Ficheiros Multimdia


A soluo Partilha de Ficheiros Multimdia do ZON HUB permite-lhe partilhar e correr ficheiros multimdia a partir de um dispositivo de armazenamento ligado ao ZON HUB.

8.3.1 Configurar o Servio de Partilha de Ficheiros Multimdia


Configure o servio de partilha de ficheiros multimdia do ZON HUB, clicando no menu do mesmo, no separador Servios . Aparecer o ecr Partilha de media .

Figura 8.13 Partilha de Ficheiros Multimdia O ecr Partilha de media contm as seguintes opes: Partilhar Msica, Imagens e Vdeos na Minha Rede Local: Esta opo vem seleccionada por predefinio. Para desactivar a partilha de ficheiros multimdia, anule a seleco da opo e clique em Aplicar. Uma vez ligado um dispositivo de armazenamento (para mais informaes, consulte Alnea 7.4), o ZON HUB procura automaticamente os seus ficheiros multimdia, e exibe as pastas que contm esses ficheiros na seco Partilhas Locais.

8.3.2 Aceder aos Ficheiros Multimdia Partilhados a Partir de um Computador da Rede Local
Pode aceder aos seus contedos de ficheiros multimdia a partir de qualquer PC da rede local onde estiver instalada uma aplicao de cliente de composio multimdia.

8.4 DNS Dinmico


O servio DNS Dinmico (DDNS) permite-lhe dar um nome alternativo de um endereo IP dinmico a um nome de sistema anfitrio esttico, permitindo ao seu computador ser mais facilmente acessvel a partir de vrios locais na Internet. Ao utilizar o servio DDNS, cada vez que o endereo IP fornecido pela ZON muda, a base de dados DNS mudar em conformidade para reflectir a mudana, desta forma, mesmo que o seu endereo venha a mudar muitas vezes, o seu nome de domnio permanecer constante e acessvel.

8.4.1 Abrir uma Conta DNS Dinmica


Para utilizar a funo DDNS, primeiro tem de obter uma conta DDNS. Por exemplo, pode abrir uma conta gratuita em:
http://www.dyndns.com/account/create.html

8.4.2. Utilizar o DNS Dinmico


Pode definir mais do que um nome esttico do sistema anfitrio para a ligao da Rede de rea Alargada, bastando repetir o seguinte procedimento: 1. Aceda a esta funo a partir da opo de menu DDNS no separador Servios . Aparecer o ecr Nome de Domnio Pessoal (DNS Dinmico) (ver Figura 8.23 ).

Figura 8.23 Nome de Domnio Pessoal (DNS Dinmico)

2. Clique na hiperligao Nova Entrada de DNS Dinmico para acrescentar uma nova entrada DDNS. Aparecer o ecr seguinte.

Figure 8.24 Entrada de DNS Dinmico

3. Especifique os parmetros DDNS: Nome do Anfitrio: Insira o seu nome de domnio DDNS completo. Fornecedor: Seleccione o seu fornecedor de servio DDNS. O ecr ser actualizado, exibindo os parmetros requeridos por cada provedor. O provedor aqui representado dyndns.org , que inclui todos os parmetros disponveis. Clique aqui para Iniciar e Gerir a sua Subscrio: Clicar nesta hiperligao ir abrir a pgina Web de criao de conta do fornecedor seleccionado. Por exemplo, quando seleccionado dyndns.org abrir a seguinte pgina: http://www.dyndns.com/account/ Nome de Utilizador: Insira o seu nome de utilizador DDNS. Password: Insira a sua palavra-passe DDNS.

8.5 ZON@FON
ZON@FON um servio que permite aos membros da comunidade registados partilhar parte da sua ligao Internet sem fios e, em troca, obter livre acesso aos Wi-Fi hotspots ZON@FON em todo o mundo.

Figure 8.26 ZON@FON O seu ZON HUB tem o servio ZON@FON activo. 100% seguro. A rede wireless privada de sua casa encriptada e segura e a rede wireless de Hotspot requer autenticao dos utilizadores atravs de um username e uma password. Estes utilizadores nunca conseguiro aceder sua rede local, porque a firewall do ZON HUB est automaticamente configurada para proteger a sua rede local. Mantendo o servio ZON@FON activo, poder aceder a qualquer Hotspot ZON@FON em qualquer parte do mundo (quando disponvel), e obter acesso gratuito Internet. Actualmente h 500.000 Hotspots WiFi disponveis no mundo inteiro. O seu ZON HUB tem um endereo IP especfico e largura de banda adicional unicamente dedicados ao servio ZON@FON, e no interferem com a utilizao diria da sua rede wireless do ZON HUB, nem com o seu acesso Internet. O SSID associado ao servio ZON@FON "FON_ZON_FREE_INTERNET", que o mesmo quando precisar de um Hotspot WiFi para aceder gratuitamente Internet e estiver longe da sua casa. Embora qualquer pessoa possa aceder ao servio ZON@FON, registando-se e pagando pelo servio WiFi (como utilizador Alien"), proprietrio do ZON HUB e depois de registar o seu equipamento, tem o privilgio de utilizar gratuitamente este servio em todo o mundo (como utilizador "Linus, ou Bill), bastando fornecer o seu username e password registados em ZON@FON. Como dono do hotspot poder ganhar 50% das receitas da venda de passes de acesso online.

Figura 8.27 Portal Comunitrio FON Siga as instrues deste portal para se registar e receber um nome de utilizador e palavra-passe ZON@FON. Note que o seu ZON HUB est configurado com uma nica chave FON, que serve de identificador do seu ZON HUB na rede FON. Antes de utilizar o servio, verifique se o estado do servio ZON@FON do seu ZON HUB est Online e se o estado da chave est OK , como representado na
Figura 8.26 .

Captulo 9 Sistema
9.1. Viso Geral das Informaes do Sistema
O ecr Viso Geral (ver Figura 9.1) apresenta vrias caractersticas do ZON HUB, conforme apresentado na imagem.

Figura 9.1 Viso Geral da Monitorizao do Sistema

9.2 Gerir Utilizadores


O ecr Utilizadores fornece informao sobre a sua conta de utilizador domstico e permite-lhe mudar os seus detalhes.

Figura 9.2 Utilizadores

Clicando na hiperligao Home user aparecer o ecr Definies de Utilizador.

Figura 9.3 Definies de Utilizador Este ecr permite-lhe mudar os detalhes do utilizador domstico, incluindo nome completo, nome de utilizador e palavra-passe.

9.3. Monitorizar as suas Ligaes de Rede


O ecr Ligaes de Rede exibe um quadro que resume os dados de ligao monitorizados (ver Figura 9.4). O ZON HUB monitoriza constantemente o trfego dentro da rede local e entre a rede local e a Internet. Pode visualizar informao estatstica sobre dados recebidos e transmitidos para a Internet.

Figura 9.4 Monitorizar Ligaes Clique no boto Actualizar para actualizar a exibio, ou no boto Actualizao Automtica Ligada para actualizar constantemente os parmetros exibidos.

9.4. Realizar a Manuteno do Sistema


9.4.1. Configurar as suas Definies
O sub-separador Definies da opo de menu Manuteno permite-lhe visualizar parmetros da ligao fsica do ZON HUB infra-estrutura da ZON. Este ecr permite-lhe definir a frequncia do sinal de entrada inicial.

Figura 9.5 Definies

[Aviso] A configurao incorrecta desta interface poder resultar num ZON HUB inoperacional. Recomendamos que no realize alteraes nas predefinies.

9.4.2. Restaurar as Definies de Fbrica


Clique na hiperligao Restaurar definies do fabricante na barra direita.

Figura 9.6 Restaurar Predefinies Restaurar as predefinies de fbrica do ZON HUB remove todas as alteraes de configurao realizadas no mesmo. Clique OK para restaurar as definies de fbrica do ZON HUB. Aviso:Todas as definies e parmetros da Pgina Interna sero restaurados para os seus valores predefinidos.

9.4.3. Diagnosticar a Conectividade de Rede


Clique na hiperligao Diagnsticos na barra direita.

Figura 9.7 Manuteno Diagnsticos

Este ecr pode ajud-lo a testar a conectividade da rede e visualizar estatsticas, tais como o nmero dos pacotes transmitidos e recebidos, tempo de ida e volta e estado de sucesso.

9.4.3.1 Realizar um Teste de Ping


Utilize a seco Ping (ICMP Eco) para realizar um teste Ping: 1. No campo Destino, insira o endereo IP ou o URL que vai ser testado. 2. Insira o nmero de pings que pretende realizar. 3. Clique em Go . Aps alguns momentos, sero exibidas as caractersticas de diagnstico. Se no for exibida informao, clique em Actualizar .

9.4.3.2 Realizar um Teste ARP


O teste de Protocolo de Resoluo de Endereo (ARP) utilizado para consultar o endereo fsico (MAC) de um anfitrio. Utilize a seco ARP para realizar o teste: 1. No campo Destino, insira o endereo IP do anfitrio de destino. 2. Clique em Go . Aps alguns momentos, sero exibidas as caractersticas de diagnstico. Se no for exibida informao, clique em Actualizar .

9.4.3.3 Realizar um Teste Traceroute


Utilize a seco Traceroute para realizar o teste: 1. No campo Destino, insira o endereo IP ou o URL que vai ser testado. 2. Clique em Go . O teste traceroute comea, actualizando constantemente o ecr. 3. Para parar o teste e visualizar os resultados, clique em Cancelar .

Parte III Apndice


ndice
10. Especificaes do ZON HUB 11. Contactar a ZON

Captulo 10 Especificaes do ZON HUB


Dimenses: Peso Lquido: Tenso de Entrada de CD: Dissipao de Potncia: Temperatura de Operao: Humidade de Operao: Interface de Rede de Cabo: Ponto de Acesso LAN: 85W x 201,5H x 205D mm 3.35 x 7.9H x 8.07D polegadas 520g +/- 10g 12V/2.0A 24 Watts (Mximo) 0C~40C 32F~104F 10%~90% Conector RF de Tipo F 10/100/1000 Mbps Ethernet MAC

Captulo 11 Contactar a ZON


Para suporte adicional, por favor contacte a ZON Multimdia: Site de Internet: E-mail Suporte:
http://www.zon.pt Cliente@netcabo.pt

Apoio ao Cliente: 16990 Chamadas da rede mvel: 0,072 /min da ZON Mobile | 0,30 /min. de outras redes mveis (IVA includo)

You might also like