You are on page 1of 3

Angustia de GRACILIANO RAMOS

Graciliano Ramos consegue transpor para dentro dos seus escritos os dramas e angustias de personagens nordestinos. Esse grande escritor, consegue de forma magistral representar a esttica da penria, da pobreza tanto material quanto natural dessa regio lastimada pela seca e por coronis que controlavam os homens da mesma forma que controlam seus gados; ele consegue fazer isso se utilizando de uma linguagem lmpida, nua e crua; seu intuito era ser claro j que para ele as palavras no foram feitas para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer. Portanto, sua escrita era contida, sem floreios e enrolaes. No toa que ele rescrevia tanto os seus textos, chegando ao nvel patolgico. Angustia um livro emblemtico, um clssico de nossa literatura. Mesmo no sendo o livro de Graciliano que mais gosto prefiro a Infncia , ele consegue me pegar de cheio. Primeiro porque adoro memrias, e este livro, particularmente, de certa forma, um culto a memria j que o personagem principal se utiliza delas para contar sua histria. Estou falando de Luiz da Silva; isso mesmo, ele um Silva, ou melhor, um Z Ningum da vida. S que este Silva toma noo de sua mediocridade e do papel coadjuvante que desempenha em uma sociedade pobre sem muitas chances de mobilidade. Dai vem suas angustias. O momento histrico onde se passa a trama do livro a Repblica Velha (1822-1930). Esse perodo o Coronel desempenhava um papel sem igual na fazenda, dominando a vida de tudo e de todos na regio. Ele, com sua imponncia advinda do poder politico e da riqueza, humilhava, maltratava, estuprava negras e matava os Silva da vida. As memrias sentimentais do nosso anti-heri so plantadas nesse mundo. Ele um homem do campo, que vai para capital com o intuito de mudar de vida. Uma coisa interessante e que o romance, s vezes, confunde o leitor, devido micronarrativas que, de certa forma, no se conectam. Chegamos a pensar que no um romance no sentido clssico com inicio meio e fim, se aproximando, porm, de um estilo James Joyce (com seu Ulysses), ou Murssil (com seu Homem sem qualidades), pois, junto com esses grandes cnones, ele de narrativas lineares. Mas no bem assim, no decorrer da leitura conseguimos encontrar uma trama, imbudo em um drama.

Luiz da Silva era um homem enraizado na vida rural que um dia foi morar na cidade grande. Virou funcionrio pblico durante o dia, e, durante a noite, era escritor, contribuindo com alguns jornais da cidade. J era um homem de meia idade, quando, um dia qualquer, estava ele a ler um pssimo romance ao balano da rede. Seu sossego fora interrompido pela chegada de novos vizinhes, entre eles, uma em particular, a bela Marina. Luiz acaba, portanto, tendo um relacionamento com Marina. Seus encontros eram furtivos e instigantes, se agarravam pelo quintal, debaixo das arvores. A menina era de um fogo incontido, mas como diz o ditado: menina do interior s se mantem virgem por fal ta de lugar para o ato preserva sua honra. Luiz, angustiado resolve pedi-la em casamento. Ela aceita, a me tambm; estava apaixonado e entusiasmado, entretanto, seus planos foram frustrados devido um deflorador de pobres e egostas moas; o nome dele era Julio Tavares. Esse rapaz era filho de um coronel muito abastado de Pernambuco. Julio Tavares seduziu a pobre da Marina. No comeo lhe dava presentes caros, e, para uma menina que nunca teve nada, ela foi se acostumando e gostando. Um dia, Jlio a deflora, deixando-a logo depois de saber que coitada estava gravida. Luiz da Silva no aguentava a tamanha traio e o cime que alimentava diuturnamente. Ele escutava do banheiro o piar do armador que prendia a rede da Marina, assim como suas conversas com me. Ele sempre via Julio entrar da casa da menina, e segui-os quando os dois iam para o cinema ou para algum passeio. Ele, tipo queria ser o guardio da honra da moa. Mas, infelizmente, no conseguiu. Estava ela agora, s, grvida, fragilizada, na iminncia de cair da boca do povo. Luiz, depois de ganhar uma corda de presente, sai no percalo de Julio Tavares, o homem, que segundo ele, se achava acima dos outros pelo simples fato de deflorar moas pobres. Ele nutria um dio tremendo de Julio que, como Luiz mesmo diz, era uma raiva de cangaceiro emboscado. Sua busca termina debaixo de umas arvores em uma madrugada, onde Julio, indefeso e inesperadamente, foi surpreendido por uma corda no pescoo, que o apertava pelas mos insanas de Luiz da Silva. Ele, tomado pela vingana, enforca e mata Julio Tavares, ao mesmo tempo em que, sofrivelmente, morria por dentro. O

nosso Luiz vivia seus ltimos dias atormentados e aflito devido morte que sujava as mos ao mesmo tempo em que perturbava sua cabea. Ah, doce vingana, deixa a boca aucarada e, ao mesmo tempo, amarga o corao engaiolando alma.

Texto de Daniel Souza

You might also like