You are on page 1of 4

BIOGRAFIA HUMANA

Segundo espelho: Puberdade versus Vida Adulta


Alma da Razo: 7-14 Adolescncia / 28-35 Juventude
Edna Andrade

A puberdade comea na troca dos dentes; porque este o sinal que o corpo transmite de que as foras vitais esto liberadas do processo do crescimento para o aprendizado intelectual. A criana est na Escola; j atravessou a rua, j ampliou o seu mundo.

Do ponto de vista anmico de incio todos so mariazinhas e joazinhos com medo da bruxa que os quer comer (a bruxa nos contos de fadas representam as resistncias que a criana encontra). Na escola, aos poucos o Coelhinho da Pscoa e o Papai Noel vo ficando para trs com a fantasia da infncia. A formao de juzo se d aos poucos : vai do aprendizado da soma para o da equao As regras e valores estabelecidos desde cedo pela famlia orientam para o que certo e para o que errado. O que educa nesta fase alm das normas e valores a presena no meio ambiente de uma autoridade amada, de algum a quem seadmire, de algum a quem se reverencie. O sistema que est amadurecendo o rtmico: regulariza-se a respirao em relao com os batimentos cardacos e a vida de sentimentos ainda mais bsica do que na adolescncia; Os sentimentos fluem para o mundo no pulsar do corao e pulmo. Temos uma vida anmica intensamente subjetiva: a relao com tudo principalmente atravs do que se sinte. Por exemplo: s se aprende matemtica se se gosta do professor! E isto vale para todas as matrias. Outro potencial educador portanto um ensino criativo, humanizado no hora de aprendizado tcnico. O professor aquele que traz o conhecimento e portanto o mundo para a sala de aula. s com o Rubico aos 9 anos que o pbere acorda para a percepo de si mesmo no mundo, geralmente com uma vivncia de sofrimento: ele/ela descobre que ou gorda, ou narigudo, ou dentua, ou pobre e assim por diante. Ele/ela descubre a discriminao que se estabelece entre si e o mundo. E aprende a se virar, a se defender, a dar as suas cotoveladas nos jogos, a levar a bola pra casa, etc. Como esta fase se espelha na vida adulta?

Os 28 anos chamado de ponto de hypomchlio: Do grego hypo:inferior mchlio: alavanca Os 28 anos o momento em que o Eu (que se fez presente nos 21 anos) adentra ainda mais na vida interna e comea a alavancar a vida. a fase em que precisase de coragem de iniciativa e foras criativas para consolidar no s o mundo externo mas tambm o mundo interior. Consolidar o mundo externo significa a expanso do conhecimento tcnico adquirido na faculdade, a escalada profissional, a aquisio de patrimnio; a expanso familiar. a razo consolidando o mundo externo: o que precisa ser feito, relacionar as coisas entre si, tirar concluses, estabelecer estratgias e metas a serem alcanadas. Consolidar o mundo interno se apropriar das normas e valores que foram recebidos na puberdade os quais precisam no s serem apropriados mas alguns deles precisam ser transformados. Do contrrio eles permanecem como padres de atitudes que so recorrentes e que no contribuem para o desenvolvimento pessoal. Nos processos de desenvolvimento os padres recorrentes so chamados de distrbios de comportamento. Na psiquiatria estes padres recorrentes so chamados de neuroses. E onde vamos buscar coragem e iniciativa para consolidar o lugar no mundo e ao mesmo tempo fazer as transformaes de comportamento que precisam ser feitas? A resposta : dentro de si, onde a influncia da antiga autoridade amada externa da puberdade pode ser apreendida agora como autoridade interna. Esta influncia uma contnua fonte de verdade. No se consegue enganar a si mesmo! E a mesma objetividade que se aplica no mundo pode ser aplicada em si. surpreendente descobrir esta associao da razo com a ndole ou seja com o que flui do mais ntimo o que vale dizer com o amor que recebemos na fase inicial do aprendizado intelectual.

Na fase adulta a nossa qualidade pessoal expressa os nossos valores mais profundos que fluem para o mundo como habilidades para com o social. A pessoa que no foi educada atravs de normas de comportamento e de valores e que no teve a influncia de uma autoridade amada pode tornar-se nesta fase extremamente egosta e passar de trator por cima de todos. Falta-lhe o juzo, uma instncia dentro de si acima dos interesses materiais imediatos. Ou por outro lado pode lhe faltar iniciativa e coragem de se afirmar com todo o seu potencial no mundo porque carece de firmeza interior.

You might also like