You are on page 1of 9

Professor: Raclenir Lopes Disciplina: Eletricidade e Magnetismo Aula: 14 - Princpios de corrente alternada.

AULA 14 PRINCPIOS DE CORRENTE ALTERNADA 1. Frequncia 1.1 Conceitos o numero de oscilaes ou ciclos no perodo de um segundo. Hoje, a unidade de frequncia ciclos por segundo uma denominao pouco usada. Em homenagem ao fsico alemo Heinrich Hertz, denominou-se Hertz (Hz) a unidade de medida de frequncia ou ciclagem, e esta e a unidade adotada atualmente pelo sistema internacional (SI). No Brasil, adotou-se, como padro de frequncia, a medida de 60 ciclos (6OHz). Portanto, analisando o grfico a seguir, verifica-se que, em um segundo, tem-se 60 ondas senoidais.

1.2 Clculo do perodo em funo da frequncia

O perodo varia em funo da frequncia. Como pode-se observar no grfico, a frequncia de 1 Hz, pois o perodo de um segundo o tempo necessrio para se realizar uma onda completa.

Supondo-se que a frequncia seja igual a 2Hz ou dois ciclos por segundo, deduz-se que, em decorrncia da frequncia ter dobrado, o perodo ser reduzido metade. Este grfico comprova que o perodo de formao de um ciclo igual a 0,5 segundo.

Professor: Raclenir Lopes Disciplina: Eletricidade e Magnetismo Aula: 14 - Princpios de corrente alternada.

Conclui-se, portanto, que, quanto maior for a frequncia, menor ser o perodo e, consequentemente, entre perodo e frequncia, existe uma relao de inverso. Como j foi estudado anteriormente a relao de inverso pode ser representada matematicamente pela formula: Onde: P = perodo (dado em segundos); f = frequncia (dada em hertz). 1.3 Valor de pico Chama-se valor de pico o valor mximo atingido por uma onda senoidal, podendo ser esse valor positivo ou negativo. Analisando este grfico, pode-se observar que a onda senoidal parte de zero, vai at o valor mximo positivo, retorna a zero, vai at o valor mximo negativo e retorna a zero novamente. Tem-se, ento em destaque, o valor mximo positivo (representado pela sigla Vp+) e o valor mximo negativo (representado pela sigla Vp-). Conclui-se, portanto, que o valor de pico sempre a metade do valor total da tenso, pois considera-se apenas a tenso de um semiciclo. 1.4 Valor de pico a pico Como foi estudado no subitem anterior, em um ciclo, tem-se os valores mximo positivo e mximo negativo, representados por Vp+ e Vp-. Portanto, o valor de pico a pico a soma desses dois valores, que expressa o valor total da corrente ou tenso. Analisando este grfico, pode-se observar que o mesmo constitudo de um semiciclo positivo (destacando-se o Vp+) e um semiciclo negativo (destacando-se o Vp-).

Professor: Raclenir Lopes Disciplina: Eletricidade e Magnetismo Aula: 14 - Princpios de corrente alternada.

Unindo-se os dois semiciclos, tem-se o ciclo completo (portanto, o valor de pico a pico ou, simplesmente, Vpp). Pode-se determinar tambm o valor de pico a pico atravs da frmula:

Porm ressalta-se que, em algumas condies especiais, o Vp+ diferente de Vp-. Isso devido a assimetria dos valores positivo e negativo. Portanto, nessas condies, o Vpp passa a ser a soma Vp+ e Vp-. Ento:

Sabendo-se que o valor mximo (Vp) pode-se referir ao valor de tenso ou corrente, tem-se: Vp = valor mximo; Ep = tenso mxima; lp = corrente mxima; Vpp = valor de pico a pico; Epp = tenso de pico a pico; Ipp = corrente de pico a pico. 1.5 Valor eficaz Devido as variaes existentes em uma onda senoidal, o valor mximo da CA no produz o mesmo trabalho que o valor mximo da CC (que no apresenta variao de valores). Portanto, 1 A da CA no produz o mesmo trabalho que 1 A da CC. Como comparao, pode-se citar: Se um ampere em CC passar por um condutor, ele o aquecer a 80C. Fazendo-se passar pelo mesmo condutor um valor mximo de 1 A em CA, no se obtm os mesmos 80C. Porm, ao se elevar o valor da corrente alternada at o ponto em que seu efeito seja igual ao da Icc (isto , produza 80C em dois minutos), verifica-se que o valor mximo da Ica ser de 1,414 A. Conclui-se, portanto, que, para se conseguir o mesmo efeito de 1 A em CC, e necessrio uma CA cujo valor de pico seja 1,414A. Com base nesse valor, pode-se obter um valor constante que, multiplicado pelo valor mximo, determinara o valor em CA, que corresponde ao da CC. Essa constante 0,707, e o resultado obtido o valor eficaz da corrente alternada. Portanto: Valor eficaz da corrente alternada o valor da corrente alternada que efetivamente corresponde ao da corrente continua.

Professor: Raclenir Lopes Disciplina: Eletricidade e Magnetismo Aula: 14 - Princpios de corrente alternada.

2. Reatncia Reatncia o fator que, no circuito de CA, faz com que a impedncia (Z) seja maior que a resistncia (R). Observa-se que a reatncia surgiu por causa da presena de indutores e capacitores alimentados por CA. Assim, a reatncia pode ser chamada de reatncia indutiva (XL) ou reatncia capacitiva (XC). A tenso ou f.e.m. e a corrente apresentam-se em fase num circuito de corrente alternada quando atingirem juntas os pontos mximos (pico e zero). Atravs do grfico a seguir, nota-se que, ao mesmo tempo em que a f.e.m. atinge os valores de pico, a corrente tambm os atinge. Diz-se, ento, nesses casos, que a f.e.m. ou tenso e a corrente esto em fase.

A tenso ou f.e.m. e a corrente somente ficam em fase num circuito de CA que apresente apenas resistncia hmica (circuito resistivo). 2.1 Reatncia indutiva Reatncia indutiva a oposio criada pela CA ao percorrer um indutor. Esquematicamente, a reatncia indutiva representada por: XL e depende da grandeza da f.c.e.m. Por sua vez, essa f.c.e.m. depende de dois fatores: indutncia (L) a frequncia (f) da CA. Logo, a frmula para clculo da reatncia indutiva :

Onde: L = Indutncia da bobina, sendo sua unidade de medida o Henry (H); f = Frequncia da rede, cuja unidade de medida o Hertz (Hz); = Frequncia angular, representa , cuja unidade de medida o radiano por segundo (rad/s);

Professor: Raclenir Lopes Disciplina: Eletricidade e Magnetismo Aula: 14 - Princpios de corrente alternada.

2.2 Reatncia capacitiva Reatncia capacitiva a oposio criada pela CA ao percorrer um capacitor. Esquematicamente, a reatncia capacitava representada por Xc. A reatncia capacitiva quando for devida a presena de capacitores. Se o capacitor for ligado a um circuito de corrente de alternao rpida, no haver tempo para que fique plenamente carregado. Sabe-se que o capacitor comear a descarregar-se, isto , diminuir a capacitncia. Logo quanto maior a frequncia, menor a f.c.e.m. e menor a reatncia capacitiva. Portanto, a reatncia capacitiva e inversamente proporcional a capacitncia do capacitor e a frequncia da corrente. Esta relao matematicamente expressa pela frmula:

Onde: C = Capacitncia do capacitor, sendo sua unidade de medida o Farad (F); f = Frequncia da rede, cuja unidade de medida o Hertz (Hz); = Frequncia angular, representa , cuja unidade de medida o radiano por segundo (rad/s); 3. Impedncia lmpedncia a combinao de duas oposies: Resistencia hmica (pura); Reatancia capacitiva ou indutiva, ou ainda, a soma vetorial da reatncia capacitiva e indutiva. Em resumo, tem-se: Resistncia, como sendo a oposio total a corrente contnua; Impedncia, como sendo a oposio total a corrente alternada. A impedncia representada pela letra Z nas equaes. Por serem impedncia e resistncia oposies a corrente eltrica, a unidade de medida da impedncia igual a unidade de medida da resistncia. O ohm () a unidade utilizada. Sintetizando:

Professor: Raclenir Lopes Disciplina: Eletricidade e Magnetismo Aula: 14 - Princpios de corrente alternada.

Quando se calcula a oposio a passagem da CA numa bobina, o valor encontrado a impedncia (Z), que calculada pela formula:

A impedncia est presente em todos os circuitos alimentados por CA, tanto em srie como em paralelo. 4. Nmeros complexos Um nmero complexo pode ser representado por um ponto em um plano, referido a um sistema de eixos cartesianos. Este ponto tambm determina um raio vetor a partir da origem. O eixo horizontal chamado de eixo real, enquanto o eixo vertical denominado de eixo imaginrio. Os dois eixos esto indicados na figura abaixo. Qualquer nmero real de zero a pode ser representado por um ponto sobre o eixo real. No plano complexo, o eixo horizontal ou real representa todos os nmeros positivos direita do eixo imaginrio e todos os nmeros negativos esquerda do mesmo. Todos os nmeros imaginrios positivos so representados acima do eixo real, e todos os nmeros imaginrios negativos, abaixo dele. O smbolo j (ou algumas vezes i) usado para denotar a parte imaginria. So usadas duas formas para representar um nmero complexo: a retangular e a polar. Cada uma delas pode representar um ponto no plano ou um raio vetor da origem at esse ponto. 4.1 Forma Retangular A representao na forma retangular :

Como mostra a figura ao lado. A letra C foi escolhida a partir da palavra complexo. A notao em negrito usada para qualquer nmero com magnitude e fase.

Professor: Raclenir Lopes Disciplina: Eletricidade e Magnetismo Aula: 14 - Princpios de corrente alternada.

4.2 Forma Polar A representao de um nmero complexo na forma polar :

Onde a letra Z foi escolhida a partir da sequncia X, Y, Z. Z indica apenas o mdulo e sempre medido no sentido anti-horrio a partir do eixo real positivo, como mostra a figura. Os ngulos medidos no sentido horrio a partir do eixo real positivo tm de ter associado um sinal negativo. 4.3 Converso entre as duas formas As duas formas so relacionadas pelas equaes a seguir: Retangular para polar

Polar para retangular

5. Potncias em corrente alternada 5.1 Potncias em circuitos monofsicos dado um circuito monofsico de CA no qual a corrente est defasada da tenso de um ngulo . Sabe-se que a potncia consumida por um circuito de corrente contnua dada em watt, pelo produto da tenso pela corrente. Em corrente alternada, esse produto representa potncia aparente do circuito, isto , a potncia que o circuito aparenta ter, uma vez que h uma defasagem entre V e I. medida em volt-ampres (VA). Onde: S = Potncia aparente, medido em Volt-Ampre (VA); V = Tenso, medido em Volt (V); I = Corrente eltrica, medida em Ampre (A).
7

Professor: Raclenir Lopes Disciplina: Eletricidade e Magnetismo Aula: 14 - Princpios de corrente alternada.

A potncia que produz trabalho nos circuitos de CA chamada potncia ativa ou til, e dada em watts. Onde: P = Potncia ativa ou til, medido em Watts (W); V = Tenso, medido em Volt (V); I = Corrente eltrica, medida em Ampre (A). cos = Fator de potncia, adimensional. O fator cos (co-seno do ngulo de fase) chamado fator de potncia do circuito, pois ele que determina qual a porcentagem de potncia aparente empregada para produzir trabalho. O fator de potncia de suma importncia nos circuitos de CA. As concessionrias de energia eltrica especificam o valor mnimo do fator de potncia em 0,92; medido junto ao medidor de energia (kWh). Mede-se o fator de potncia com aparelhos chamados fasmetros. O fator de potncia pode ser determinado por:

O fator de potncia deve ser o mais alto possvel, isto , prximo da unidade. Desse modo, com a mesma corrente e a mesma tenso, consegue-se uma maior potncia ativa que, como se sabe, e a que produz trabalho no circuito. A poro da potncia aparente que ora fornecida pelo gerador a carga, ora devolvida pela carga ao gerador, recebe o nome de potncia reativa. determinada pela seguinte frmula: Onde: Q = Potncia reativa, medida em Volt-Ampre reativo (VAr); V = Tenso, medido em Volt (V); I = Corrente eltrica, medida em Ampre (A). 5.2 Potncias em circuitos trifsicos Nos circuitos trifsicos (3), a potncia ativa total, reativa total e aparente total a soma das respectivas potencias de cada fase:

Professor: Raclenir Lopes Disciplina: Eletricidade e Magnetismo Aula: 14 - Princpios de corrente alternada.

Em circuitos ligados em Estrela (Y), temos as seguintes relaes:

Em circuitos ligados em Tringulo (), temos as seguintes relaes:

5.3 Tringulo de potncias As potncias podem ser representadas da seguinte maneira:

You might also like