You are on page 1of 42

A EDUCAO NA HISTRIA BRASIL REPBLICA

MARECHAL DEODORO DA FONSECA

Brasil Repblica
1889 Proclamao da Repblica
Aps um golpe militar, que deps D.Pedro II, foi proclamada a repblica. A partir desse fato, a educao passou a crescer em importncia, no cenrio poltico e social do pas. A substituio do trabalho escravo ajudou bastante nesse sentido. Princpios positivistas em lugar da teologia.

Brasil Repblica
A Bandeira Nacional, como conhecida hoje, foi criada a partir de um grupo de positivistas (corrente filosfica que defende o conhecimento baseado apenas nos princpios cientficos), depois de ter sido antecedida por outras. As estrelas representadas na bandeira so cuidadosamente descritas e correspondem constelao. Ordem e

Progresso, um dos princpios do positivismo, virou o lema.

Brasil Repblica
O positivismo defende a ideia de que o conhecimento cientfico a nica forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria correta se ela foi comprovada atravs de mtodos cientficos vlidos. Os positivistas no consideram os conhecimentos ligados as crenas, superstio ou qualquer outro que no possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanos cientficos.

Brasil Repblica
Teologia a arte e cincia de conhecer e entender o que podemos sobre Deus de uma forma organizada e compreensvel. Quando fazemos isso, vamos conhec-lo como o Criador de todas as coisas, o Sustentador de todas as coisas e o Juiz de todas as coisas.

Brasil Repblica
1891 Promulgao da Primeira Constituio da Repblica Brasileira
Com a mudana do regime, muda a Constituio. De incio, a nova Constituio pouco modifica as atribuioes entre o governo central e o local, no que se refere a educao e aos demais temas de interesse.

Brasil Repblica
Mesmo assim, deve-se ressaltar que essa Constituio concedeu competncia ao Congresso Nacional para legislar sobre o Ensino Superior e estabeleceu o ensino leigo , a ser ministrado nos estabelecimentos pblicos.

A nova Constituio apregoou a eliminao do ensino religioso, e a Igreja Catlica desencadeou um plano para cristianizar as elites, utilizando-se da educao pblica.

Brasil Repblica
Criou uma rede de escolas confessionais, j que tinha autorizao para abri-las sem licena.

O que ESCOLA CONFESSIONAL? Refere-se escola vinculada ou pertencente a igrejas ou confisses religiosas. A escola confessional baseia os seus princpios, objetivos e forma de atuao numa religio, diferenciando-se, portanto, das escolas laicas.

Brasil Repblica
O governo central relegou a instruo primria e secundria s provncias e municpios, os quais no dispunham nem de recursos nem de vontade poltica para desenvolv-la.

A Igreja e a iniciativa privada no chegaram a popularizar a educao.

Brasil REPBLICA
1924 Criao da Assossiao Brasileira de Educao ( ABE )
Esta agremiao passou a reunir elementos de todo o pas na discusso de uma poltica nacional de educao, pela primeira vez, na histria.

Brasil Repblica
1930 Fim da Chamada Repblica Velha : Getlio Vargas no poder

Brasil Repblica

Por meio de um golpe militar, Getlio assume o poder, pe fim ao sistema oligrquico e esvazia o

regionalismo, alm de redefinir o papel do Estado a partir de uma ao mais intervencionista em todos os setores da vida nacional, sobretudo na educao.

Brasil Repblica
Getlio Vargas era gacho, e como governador do seu Estado, havia conseguido pr fim a cerca de trs sculos de guerras. Considerava educao como prioridade nacional, um instrumento muito til e fundamental para servir aos seus interesses de integrar o territrio do pas, at ento, muito fragmentado em termos polticos e culturais.

Brasil Repblica
1931 Criao do Ministrio Educao e Sade Pblica e Conselho Nacional de Educao da do

Pela primeira vez, o pas tinha um ministrio especfico e um conselho do governo para tratar de assuntos da educao. Ainda nesse ano, ocorreu a reforma

Francisco Campos, que promoveu a educao em carter nacional.

Brasil Repblica
1934 Constituio outorgada por Vargas
Pela primeira vez, inmeros dispositivos constitucioanis foram dedicados educao, dentre os quais se destacam:

a difuso, por parte da Unio e dos Estados, da instruo pblica em todos os seus graus;

Brasil Repblica
Iseno de qualquer tributo aos estabelecimentos particulares de educao gratuita ou profissional, oficialmente considerados idneos; A criao de fundos para alunos necessitados, mediante fornecimento gratuito de material escolar, bolsas de estudo, assitncia alimentar, dentria e mdica; Estabelecimento da educao, como direito de todos;

Brasil Repblica
A liberdade de ensino a todos os graus; O planejamento nacional da educao; A ministrao do ensino em idioma ptrio; A tendncia a gratuidade do ensino posterior ao primrio; A laicidade do ensino primrio, secundrio, profissional e normal, nas escolas pblicas;

Brasil Repblica
A exigncia de concursos de ttulos e provas para provimento dos cargos do magistrio; A liberdade de ctedra; A aplicao de recursos na manuteno e desenvolvimento dos sistemas educativos; A destinao de recursos educao nas zonas rurais;

Brasil Repblica
A garantia do ensino primrio gratuito aos operrios ou aos filhos deles, por parte das empresas industriais ou agrcolas; O desenvolvimento das cincias, das artes, das letras e da cultura em geral pelos poderes pblicos.

Nesse perodo, a educao passou a ser encarada como um elemento realmente importante para o desenvolvimento da nao.

Brasil Repblica
1937 Segunda Constituio outorgada por Vargas
Apesar de restringir liberdades individuais, dedicou alguns dispositivos Educao, dentre os quais se destacam: v A educao deixa de ser direito de todos para ser dever e direito natural dos pais, atribuindo famlia a responsabilidade primeira pela educao da prole;

Brasil Repblica
v O Estado, tem o dever de suprir as deficincias e lacunas da educao particular; v Dedicou ateno a infncia e a juventude ao dispor sobre a garantia da assistncia fsica, moral e intelectual a ser prestada pelos responsveis, e na falta deles, pelo Estado; v A garantia da educao de crianas e adolescentes carentes em estabelecimentos federais, estaduais e
municipais;

Brasil Repblica
v A obrigatoriedade da Educao-fsica, do ensino cvico e dos trabalhos manuais em todas as escolas primrias e mdias; v Gratuidade e obrigatoriedade do ensino primrio; v A instituio, para os mais ricos, de uma contribuio mdica e mensal para o caixa escolar;

Brasil Repblica
Esta constituio recursos pblicos omitiu-se, quanto aplicao de para a manuteno e o

desenvolvimento do ensino.

-1942- Reforma Gustavo Capanema


Por meio dela, surgiu o Ginsio e o Colgio. O colgio dividiu-se em dois cursos: clssico e cientfico

Brasil Repblica
1946 Promulgao da Constituio Ps Ditadura Vargas
Em 1945, aps a queda da ditadura Vargas, retoma-se a orientao descentralizadora e liberal da Constituio de 1934. Merece destaque os seguintes tens:

Brasil Repblica
Cabe Unio legislar sobre diretrizes e bases da educao nacional e organizar o sistema federal de ensino. Encontra-se aqui o embrio das LDBs, que vieram orientar a estrutura e funcionamento da

educao no pas. A liberdade da iniciativa privada com relao ao ensino; O desenvolvimento dos sistemas de ensino federal e dos estados, por meio do Fundo Nacional;

Brasil Repblica
A autonomia dos estados e do Distrito Federal na organizao dos seus sistemas de ensino A assistncia educacional aos necessitados; A criao de institutos de pesquisa; O amparo a cultura, como dever do Estado.

Brasil Repblica
1961 Promulgao da Primeira LDB ( Lei 4024
Finalmente a educao passa a ter um conjunto de diplomas legais que regula o assunto. Trata-se de um importante passo no sentido de unificao do sistema de ensino e da eliminao do dualismo administrativo herdado do Imprio. Neste ano, foram criados o Conselho Federal de Educao e os Conselhos Estaduais de Educao.

Brasil Repblica
1964 Implantao da Ditadura Militar
A partir dela, passou a ocorrer uma progressiva centralizao poltica e administrativa, na contramarcha do processo de descentralizao estabelecida pela LDB de 1961. Criou-se o Ministrio do Planejamento, que passou a liderar o processo de planejamento da educao.

Brasil Repblica
O regime militar perdurou at 1985 no pas, e esse perodo longo, foi caracterizado pela perca de direitos democrticos que afetou toda a sociedade.

Esse momento histrico, levou necessidade de elaborar uma nova LDB, em 1971.

Brasil Repblica
1967- Promulgao da Constituio
A Constituio de 1967 foi a sexta do Brasil e a quinta da Repblica.
Com a mudana imposta pelo regime militar, esperava-se grandes mudanas na Constituio, mas isso no ocorreu no que diz respeito Educao.

Brasil Repblica
Foram mantidos os principais dispositivo sobre a educao, consagrados pela Constituio de 1946, com exceo ao dispositivo que trata da aplicao de recursos pblicos no ensino.
Merecem destaque tambm: ampliao das possibilidades da iniciativa privada, garantindo amparo tcnico e financeiro, por meio de bolsas de estudo;

Brasil Repblica
Estabeleceu-se a faixa etria de obrigatoriedade escolar, entre 7 e 14 anos. 1968 Promulgao da Lei n 5.540
Organizou e normatizou especificamente e ensino superior.

Brasil Repblica
1969 Promulgao da Emenda Constitucional n 1
Esse diploma legal, adquiriu peso de Constituio, mas novamente no trouxe grandes novidades na educao. Os principais destaques so os seguintes:

acrscimo da expresso dever do Estado, ao


dispositivo que trata de direitos de todos educao

Brasil Repblica
Restringiu-se a liberdade da comunicao de conhecimentos; A omisso sobre a aplicao de recursos

tributrios ao ensino; Instituiu-se salrio educao ( uma contribuio social,


destinada a aplicao de programas, projetos e aes, voltados para o financiamento da educao bsica)

Brasil Repblica
Manuteno da garantia do ensino primrio gratuito por parte das empresas, aos

empregados e filhos destes.

Brasil Repblica
1971- Promulgao da Segunda LDB, Lei 5692
No cerne da ditadura militar, esta lei apresentou uma tendncia centralizadora e tratava apenas da Educao Bsica, omitindo quanto ao Ensino Superior.

Brasil Repblica
1982- Promulgao da Lei 7.044

Esta

lei

aboliu

obrigatoriedade

da

profissionalizao no ensino de 2 grau, prevista na LDB.

Brasil Repblica
1988 Promulgao da Constituio da Repblica atualmente em vigor
Com o fim da ditadura militar em 1985, a nova Carta Magna estabeleceu que a responsabilidade pela organizao dos sistemas de ensino, deixa de ser exclusiva dos estados, reconhecendo-se a existncia dos sistemas municipais.

Brasil Repblica
1996 Promulgao da atual LDB, n 9394
Apoiada na nova Constituio, surge uma legislao que ampliou as aes, com relao Educao no Brasil. Essa Lei regulamentou o sistema educacional pblico e privado do Brasil, da Educao Bsica ao Ensino Superior.

Brasil Repblica
O conhecimento dos fatos histricos permitenos entender a realidade atual da Educao Brasileira.

Os diversos fatos apresentados, demonstraram que a educao sempre foi relegada a segundo plano no contexto histrico do pas.

Brasil Repblica
Somente a partir de 1930, que passou a ser reconhecida como um aspecto importante da vida nacional. Por esta preocupao ser recente, que convivemos com grandes problemas e dificuldades que esto sendo tratados na atualidade.

Brasil Repblica
H, inclusive, no campo das ideias e com base no Plano Nacional de Educao em discusso no Congresso Nacional para a prxima dcada, uma expectativa de cenrio gradativamente melhor para os prximos anos.

You might also like