You are on page 1of 4

JESUS: O NOSSO EMANUEL E A NOSSA VITRIA. JOO 16.

33

Em mundo como o nosso, onde muitas vezes somos estimulados ao fracasso, derrota, estimulante lermos e confiarmos neste pequeno trecho ensinado por Jesus. Andar com Jesus porque temos a certeza que Ele sempre est conosco: Emanuel. Andar com Ele e desfrutarmos da Sua presena constante, nos faz saber que sempre somos vitoriosos, embora, a vitria nem sempre segue os nossos termos e as nossas prcondies. Jesus conversa com os Seus discpulos a respeito de coisas que apenas eles podiam entender e acreditar naquele momento (v.27); Jesus fala com eles sobre idas e vindas, chegadas e partidas, coisas que so sempre dolorosas (v.28). Para curarmos idas e vindas, sempre bom recebermos palavras de estmulo e de muita confiana. A palavra boa em meio doena; a palavra que sara em meio aos conflitos emocionais e de amores; o encorajamento e a solicitao do nosso currculo quando perdemos o emprego,... Podemos ver que so muitas as formas de ajudarmos e sermos ajudados. Vamos dividir o pequeno texto de Jesus em quatro pequenas partes.

I - EM JESUS A NOSSA PAZ A. No precisamos discordar daqueles que entendem o texto de Jesus como escatolgico, em relao s aflies s quais os discpulos seriam expostos (MacArthur). B. Podemos transferir para o nosso cotidiano as preocupaes de Jesus para aqueles dias para os nossos dias. Medo, aflio, falta de paz no era coisa que apenas os

discpulos poderiam passar; podemos passar pelas mesmas coisas com outras dimenses. C. Divido a sugesto da paz em mim, em Jesus, nas coisas que mais nos afetam nestes dias to difceis. 1. Paz espiritual. Entendo ser a primeira de todas as buscas de paz; sem essa tranquilidade espiritual, esse encontro com o Deus de paz (Rm 16.20) e com o Prncipe da paz (Is 9.6), no conseguimos caminhar, avanar, galgar ou ansiar vitrias. Paz espiritual a razo de tudo. 2. Paz emocional. Quantas pessoas esto perdidas em suas emoes; muitas deixam de realizar coisas importantes por estarem emocionalmente fragilizadas. No curso de Aconselhamento, o que mais estudamos e tratamos, foi a necessidade de levarmos as pessoas paz emocional (muitas vezes pela via espiritual). Vemos em Paulo uma grande preocupao com as emoes, quando nos ensina a respeito do fruto do Esprito. 3. Paz sentimental. O sentimento trata das nossas afeies, das nossas preferncias, que geralmente so canalizadas para o nosso aparentamento, ou seja, a nossa unio com algum. bom que nos aparentemos com muita paz sentimental, seno todo o nosso investimento no outro poder dar em nada. Vivemos tempos de muita crise conjugal. 4. Paz financeira. Os financistas, educadores financeiros, chamam de sade financeira. S se alcana sade e paz financeira trabalhando muito racionalmente as nossas possibilidades; isto : no dar o passo alm do que as pernas podem suportar. Parece que a sade financeira parte do princpio da doao (Lc 6.38 e Ml 3.10). 5. Paz social. Vivemos dias de convulso social, conflitos nas ruas, violncia e morte. No s um problema no Brasil, mas no mundo inteiro. Por isso Jesus disse que a Sua paz era diferente da paz do mundo (Jo 14.27). 6. Paz com paz. Significa que no precisamos fazer acordos. Jesus ensinou os discpulos dizendo que em mim tende paz. Fora de Jesus no h paz em nenhum sentido.

II - COM JESUS NAS AFLIES 1. Nas aflies nas doenas. As doenas tm tomado o nosso tempo, levado os nossos recursos, e sem dvida, exterminado a nossa sade. Mas em meio s aflies com as doenas, precisamos saber que contamos com Jesus, o nosso Emanuel. 2. Nas aflies no desemprego. Mesmo que os ndices de desemprego sejam baixos no Brasil, vez por outra, precisamos ajudar pessoas que entram em crise por conta da aflio do desemprego. 3. Nas aflies das incompreenses. As incompreenses afetam as nossas emoes, nos afligem e nos fazem sofrer. Sofremos quando fazemos as coisas com a melhor das intenes e somos desrespeitados e pagos com ingratido. 4. Nas aflies pelos desmandos sociais. No precisamos falar muito a respeito do que vemos todos os dias em nosso pas. 5. Nas aflies por causa de Jesus. So aflies pelo nome de Jesus, por defendermos a causa do evangelho. Jesus quis deixar isso muito claro na mente dos discpulos; eles no seriam compreendidos pelo mundo. 6. O salmista define tudo assim: Muitas so as aflies dos justos, mas de todas Deus o livra (Sl 34.19).

III ATENDENDO S UM PEDIDO DE JESUS 1. Tende bom nimo. Foi o pedido de Jesus para os seus discpulos a ns tambm. 2. Quando nos bate o desnimo, parece que nada mais dar certo, que no adianta continuar; o negcio cair no cio voluntrio e improdutivo. 3. A palavra nimo, no latim animus, significa: alma, coragem, desejo, mente. No grego: ser ousado e confiante. Tudo isso foi cobrado de Josu para que se entrasse na terra prometida. 4. Quantas vezes ns levantamos da cama (ou, quase nem levantamos) muito desanimados; sem alma, sem coragem, sem mente, sem ousadia, sem confiana. 5. Jesus sabia que os discpulos deveriam ter muito nimo para conquistar as almas para a terra prometida.
3

III - EM JESUS A CERTEZA DE VENCERMOS 1. Primeiro, a vitria Dele mesmo; Ele o incentivador da vitria; Ele o que nos impulsiona para a vitria pela Sua vitria. 2. Jesus vence o mundo antes de vencer pela morte e ressurreio; Jesus fala de coisas escatolgicas; Jesus cantou vitria. 3. Ele no nos convida para a vitria com desconhecimento do que seja a vitria; Jesus mesmo disse: Eu venci o mundo. 4. A vitria de Jesus o nosso triunfo. Quando algum acrescenta ao verso e vos vencereis tambm, est dizendo que vencemos Nele ou que o mundo no pode nos tomar a vitria que Jesus venceu para ns. 5. Paulo escreveu aos crentes de Corinto e os enche de esperana e firmeza de f: saibam que o vosso trabalho no vo no Senhor. Ou seja, todo o esforo dos crentes teriam como resultado a vitria. 6. Eu venci. Como soa bem aos nossos ouvidos a expresso eu venci. Exist em aqueles que vencem quando todos estavam querendo a sua vitria. Mas existem os vencedores que tiveram que nadar contra a mar, contra as oposies, contra os tapetes puxados. No sei onde nos encaixamos a, s sei que em Cristo somos mais que vencedores.

CONCLUSO A nossa concluso a concluso de Jesus: Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflies; tende bom nimo; eu venci o mundo. E popularmente: Vos vencereis tambm.

Pr. Eli da Rocha Silva 09/02/2014 Igreja Batista em Jd. Helena Jos Bonifcio S. Paulo - SP

You might also like