You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FACULDADE DE EDUCAO DA BAIXADA FLUMINENSE

ALUNO: Vander Alexandre Lima Alves PROFESSOR: lvaro Ferreira PERODO: 6 CURSO: Geografia DISCIPLINA: Geografia Urbana

David Harvey apresenta-nos o espao como mercadoria; mostra-nos como os agentes se apropriam do espao para adquirir renda. Henri Lefebvre fala-nos do espao como produto/produtor, sendo assim uma mercadoria diferenciada. Com o objetivo de transformar o estado de coisas atual, que desigual e segregador, David Harvey prope os sete teatros da ao rebelde. Faa uma dissertao incorporando as ideias acima com um mnimo de quatro pginas.

A discusso na qual este texto ser escrito, tem como princpio a produo do/no espao ou em partes dele. Ambos os autores so marxistas, suas vises vo de encontro diferenciao de classes. David Harvey em seu texto a Justia Social e a Cidade, nos mostra no captulo 5 quais so os atores que participam desta produo espacial, da qual se tem uma intencionalidade. Atravs de pesquisas em livros de Karl Marx, ele explica como a mercadoria possui em si dois valores, o valor de uso e o valor de troca. Para ele o valor de uso e o valor de troca no devem ser analisados de forma separada, mas sim de forma dialtica. Segundo Harvey a mercadoria possui um valor de uso, contudo ela no um valor de uso se for mercadoria, pois, se esta colocada venda no mercado, ela no valor de uso para quem possui, porm se torna valor de uso para quem quer possu-la. atravs do entendimento do valor de

uso e do valor de troca que poderemos entender as benfeitorias e o solo que so mercadorias, porm diferentes. Para entender como os agentes se apropriam do espao para adquirir renda, devemos primeiro analisa-los, existem diversos atores que constroem e reconstroem a cidade, os atores so: os usurios de moradia, corretores de imveis, proprietrios, incorporadores e indstria da construo de moradias, instituies financeiras e instituies governamentais. O que pode ser percebido que os corretores imobilirios, os proprietrios, os incorporadores e as instituies financeiras, visam lucratividade, ou seja, buscam o valor de troca. O Estado (instituies governamentais) muita das vezes est de mos dadas com o capitalista. Mas depois de apresentar o que valor de uso, valor de troca e que ambos esto includos na mercadoria, surge o seguinte questionamento, o que isso tem a ver com a fragmentao do espao urbano? A grande questo a mercadoria, grandes partes do espao so ocupadas visando buscar alguma forma de lucratividade. A renda est ligada a propriedade privada, Harvey enumera trs diferentes tipos de renda: a renda de monoplio, que est relacionada ao objeto nico, que posso um valor de troca muito alto, por exemplo a casa do cantor Renato Russo. A renda diferencial que est associada s diferenas locacionais ou de infraestruturas. J a renda absoluta est relacionada com a classe social (poder de compra), um exemplo disso o bairro de Copacabana, onde convivem pessoas do mesmo perfil econmico. Levando em

considerao estas rendas e a ajuda do Estado, a fuso capital bancrio, incorporadores imobilirios e corretores imobilirios, constroem no espao visando acumulao de capital. Partindo um pouco mais para o lado social Henri Lefebvre diferencia a cidade de urbano, onde segundo ele a cidade uma realidade presente imediata arquitetnica enquanto o urbano realidade social construda e reconstruda pelo pensamento. O urbano no precisa do solo em si, ele carregado atravs das pessoas. Sempre se deve levar em conta que o bairro onde uma pessoa ou uma famlia mora, carregado de histrias, amizades, lembranas, subjetividades.

Quando h um visitante passando pelo seu bairro lhe pergunta onde fica a Igreja de Santo Antnio, esse morador ir atravs de toda a sua vivncia, o orientar por quais caminhos o visitante dever percorrer para chegar ao seu destino, h ento assim por parte do morador um mapa mental do seu lugar. criada uma identidade do cidado com o lugar. Existem casos de famlias que amam o lugar onde vivem, mas que por fora maior so expropriados de seus lares pela grande especulao imobiliria, em outros casos tambm so expulsos de seus lares devido a planos diretrios que tem como finalidade a construo de Avenidas e Estradas. No Rio de Janeiro ocorreu isso, milhares de casas e cortios foram destrudos e muitas famlias tiveram que se mudar por motivo da ampliao da Avenida Rio Branco durante a chamada Reforma Passos. Maurcio Abreu (2011, p.66) nos escreve sobre esse agravante:
A destruio de grande nmero de cortios fez, pois, da favela, a nica alternativa que restou a uma populao pobre, que precisava residir prximo ao local de emprego. E essa populao, paradoxalmente, no cessava de crescer, atrada que era cidade pelo desenvolvimento industrial e pelos empregos na construo civil.

Vemos perante isso como o Estado foi perverso com a populao residente na Avenida Rio Branco. Podemos relacionar isso com a relao que Henri Lefebvre chamou de ordem distante, visto isso notamos como esta se manifestou na expulso de vrias pessoas para as favelas. Outro exemplo mais atual a migrao forada de pessoas que residem nas favelas da zona sul do Rio de Janeiro para a Zona Oeste, isso tem acontecido depois da introduo das Unidades de Polcia Pacificadora (UPPS). A segurana vem trazendo consigo vrios servios locais como bancos, escolas, creches. Visto isso, de acordo com estudo da Fundao Getlio Vargas, nas favelas do Rio de Janeiro desde a implantao das Unidades de Polcia Pacificadora (UPPs), houve um aumento de 6,8% nos preos dos aluguis, ou seja, um grande aumento comparado aos anos anteriores., causando assim, muita das vezes a migrao forada daquele trabalhador para locais mais distantes. Muito embora, o Estado com o propsito de trazer segurana (ou somente para as

olimpadas) para os moradores daquela comunidade, entretanto tambm traz consigo o problema do aumento do valor de troca dos imveis. O rico pode dominar o espao enquanto o pobre est aprisionado nele. O pobre jogado para lugares longes do centro, tendo assim que passar horas dentro de um nibus para chegar ao seu trabalho. O pobre no tem muitas escolhas para morar, morar onde puder pagar. Ficando assim como foi dito acima nos lugares mais distantes e com servios pblicos precrios. O excedente do consumidor um importante conceito para ser comentado no entendimento das classes sociais que habitam diferentes partes do espao. O excedente do consumidor quanto cada indivduo estaria disposto a pagar pelo imvel. O excedente do consumidor da classe rica bem superior ao da classe pobre.

You might also like