You are on page 1of 35

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ELISA TULER DE ALBERGARIA 2013/1

Conceitos iniciais

COMO CONSTRUIR ALGO?


Mtodo Emprico

Mtodo Cientfico

MTODO EMPRICO
O produto gerado tem o problema de no estar padronizado e dificilmente poder ser medido e ser aferido o grau de qualidade; Voc faz algo que utiliza como base seu conhecimento e corrige erros e faz aprimoramentos atravs de tentativa e erros; Como exemplo temos casas construdas sem planejamento, programas de software que do muitas manutenes

MTODO EMPRICO

MTODO EMPRICO

MTODO EMPRICO

MTODO CIENTFICO
Faz um planejamento e elabora um projeto do que ser construdo. Estuda trabalhos relacionados e verifica o que poder ser aproveitado. Verifica padronizaes e leis existentes no mbito do projeto. Estuda trabalhos que podero auxiliar na construo do novo produto; Constri o produto e verifica atravs de experimentos/estudos de caso se ele esta de acordo com os critrios de qualidade.

MTODO CIENTFICO
O mtodo cientfico burocrtico, mas se quisermos construir algo de qualidade com certeza escolheramos este. Foi assim que comearam a pensar os primeiros estudiosos do assunto e comearam a se especializar em produtos especficos.

Voc voaria em um avio que foi construdo pelo mtodo Emprico?

AVIO PELO MTODO EMPRICO


Qual o limite para realizar um sonho? Para um caminhoneiro do interior do Cear, nada impossvel. Ribamar de Freitas (foto) decidiu dar asas imaginao. Ele projetou e construiu um avio e ficou conhecido como o Santos Dumont do serto. Quando decolou pela primeira vez, em abril de 2005, Ribamar realizou o sonho de uma vida inteira. A gente se emociona, pois consegui voar com as prprias asas , diz Ribamar de Freitas, caminhoneiro. Desde menino ele sonha em construir um avio de verdade. O desenho, o modelo e a estrutura fui eu que constru. Tudo isso foi eu que tirei da minha prpria cabea , completa.
[http://grep.globo.com/Globorepor ter/0,191 25,VGC0-2703-15280-2246221 ,00.html]

AVIO PELO MTODO EMPRICO

AVIO PELO MTODO CIENTFICO

CONSTRUES PELO MTODO CIENTFICO

CONSTRUES PELO MTODO CIENTFICO

SOFTWARE

Construimos um software da mesma forma que uma casa? Empiricamente?

SOFTWARE
Softwares so programas de computador e documentao associada. Produtos de software podem ser desenvolvidos para um cliente especfico ou para o mercado em geral.

CATEGORIAS DE SOFTWARE
Sof tware Bsico: uma coleo de programas escritos para ser vir a outros programas. Ex: compiladores, editores, sistemas operacionais, drivers etc. Sof tware de Tempo Real: programas que monitoram, analisam e controlam eventos do mundo real. Um sistema de tempo real precisa responder dentro de restries de tempo especificadas, requerendo um bom tempo de resposta (diferente de sistemas interativos ou on-line). Ex: sof tware de controle de metr, de usina nuclear, de satlites etc. Sof tware para o Negcio: a maior rea de desenvolvimento de sof tware. Sistemas de Informao: controle escolar, controle de estoque, sistema de biblioteca, comrcio eletrnico, pontos de venda etc. Sof tware Aplicativo: sof twares de escritrio, para computadores pessoais. Ex: editores de texto, planilhas eletrnicas, sof tware de acesso a e-mails etc.

CATEGORIAS DE SOFTWARE
Sof tware de Inteligncia Ar tificial: fazem uso de algoritmos no numricos para a resoluo de problemas complexos, que no podem ser tratados de forma convencional. Sof twares baseados em heursticas e em conhecimento. Ex: Redes Neurais (reconhecimento de voz, de imagem), Sistemas Nebulosos (jogos inteligentes, gerenciamento de informaes imprecisas) etc. Sof tware Embarcado (ou embutido): normalmente residem em memria no voltil (ROM) e so usados para controle de produtos e sistemas para o mercado consumidor industrial. Ex: programas em forno de microondas, celulares, computadores de bordo em automveis etc. Sof tware para Engenharia e Cientficos: sof tware para apoio a clculos matemticos, fsicos e para apoio a atividades de engenharia. Ex: simulao de sistemas, ferramentas CASE (computer-aided sof tware engineering), ferramentas CAD (computer-aided design) etc.

HISTRICO
Dcada de 40: Evoluo dos Sistemas computacionais Parte do investimento era designado principalmente ao Hardware; Dcada de 50: Com o conhecimento adquirido em desenvolvimento de Hardware, o desenvolvimento do Software Bsico passou a ser o foco das atenes (Fortran, Cobol); Dcada de 60: Surgimento dos sistemas operacionais multiprogramao, possibilitou tambm o desenvolvimento de sistemas de grande porte (Crise do Software). Com a crise, criou-se a necessidade de sanar as deficincias de desenvolvimento dos novos software, sendo assim, criou-se a Engenharia de Software.

CRISE DO SOFTWARE

CRISE DO SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE
Engenharia de Software uma disciplina de engenharia que se preocupa com todos os aspectos da produo de software.

OBJETIVOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE


Controle sobre o desenvolvimento de software dentro de custos, prazos e nveis de qualidade desejados Produtividade no desenvolvimento, operao e manuteno de software Qualidade versus Produtividade Permitir que profissionais tenham controle sobre o desenvolvimento de software dentro de custos, prazos e nveis de qualidade desejados

CARACTERSTICAS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE


A Engenharia de Software se refere a software (sistemas) desenvolvidos por grupos ao invs de indivduos usa princpios de engenharia ao invs de arte, e inclui tanto aspectos tcnicos quanto no tcnicos

O QUE UM SOFTWARE DE QUALIDADE?


O software que satisfaz os requisitos solicitados pelo usurio. Deve ser fcil de manter, ter boa performance, ser confivel e fcil de usar Alguns atributos de qualidade
Manutenibilidade
O software deve evoluir para atender os requisitos que mudam

Eficincia
O software no deve desperdiar os recursos do sistema

Usabilidade
O software deve ser fcil de usar pelos usurios para os quais ele foi projetado

QUALIDADE DO SOFTWARE
Correto
A loja no pode deixar de cobrar por produtos comprados pelo consumidor

Robusto e altamente disponvel


A loja no pode parar de vender

Eficiente
O consumidor no pode esperar A empresa quer investir pouco em recursos computacionais (CPU, memria, rede)

QUALIDADE DO SOFTWARE
Amigvel e fcil de usar
A empresa quer investir pouco em treinamento

Altamente extensvel e adaptvel


A empresa tem sempre novos requisitos (para ontem!) A empresa quer o software customizado do seu jeito (interface, teclado, idioma, moeda, etc.)

Reusvel
Vrias empresas precisam usar partes de um mesmo sistema

QUALIDADE DO SOFTWARE
Aberto, compatvel, de fcil integrao com outros sistemas
A empresa j tem controle de estoque, fidelizao, etc.

Portvel e independente de plataforma (hw e sw)


A empresa opta por uma determinada plataforma

Baixo custo de instalao e atualizao


A empresa tem um grande nmero de PDVs

ENGENHARIA DE SOFTWARE X CINCIA DA COMPUTAO


Cincia da Computao foca a teoria e os fundamentos; Engenharia de Software preocupa-se com o lado prtico do desenvolvimento e entrega de softwares teis.

DESAFIOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE


Lidar com o aumento da diversidade; Demandas pela diminuio do tempo de entrega; Desenvolvimento de software confivel.

QUAIS OS CUSTOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE


60% desenvolvimento 40% testes Software sob medida: custos de evoluo costumam ser maiores que os de desenvolvimento.

ENGENHARIA DE SOFTWARE X CINCIA DA COMPUTAO


Cincia da Computao foca a teoria e os fundamentos; Engenharia de Software preocupa-se com o lado prtico do desenvolvimento e entrega de softwares teis.

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL E TICA


Trabalho do Engenheiro de Software implica responsabilidades mais amplas do que a aplicao de habilidades tcnicas Engenheiro de Software deve comportar-se de forma reponsvel tica e moralmente, para ser respeitado como profissional Deve defender padres normais de honestidade e integridade No deve utilizar sua habilidade e sua capacidade para se comportar de maneira desonesta ou de modo que trar m reputao para a profisso de Engenharia de Software

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL E TICA

BIBLIOGRAFIA
Livro texto da disciplina Aulas de Ricardo Argenton Ramos ricargentonramos@gmail.com Aulas do professor Leonardo Silvestre

You might also like