You are on page 1of 29

Arranjo produtivo local e desenvolvimento regional: uma reflexo do APL de Turismo Rota da Amizade (SC, Brasil)

The local productive arrangement and regional development: a reflection of Tourism LPA Rota da Amizade (SC, Brazil) Jorge Amaro Bastos Alves (ALVES, J. A. B.)*

RESUMO - Analisa-se neste artigo a evoluo do desenvolvimento regional a partir do modelo de organizao industrial estruturado em forma de Arranjo Produtivo Local (APL) entre firmas e outras instituies, com vistas a ampliar suas capacidades competitivas. Esse artigo baseia-se em um estudo de caso do APL de Turismo Rota da Amizade, localizado no Meio-Oeste do Estado de Santa Catarina, que foi realizado a partir de um trabalho de consultoria interna desenvolvido pelo autor nesta entidade, junto cadeia regional produtiva do turismo. Utilizou-se tambm, de uma reviso bibliogrfica contemplando a teoria do desenvolvimento econmico esteada no pensamento de Joseph Schumpeter (1911), tendo como foco a figura do empresrio inovador, bem como, acerca do arranjo institucional decorrente deste APL, um dos elementos catalisadores do desenvolvimento do turismo e facilitador do desenvolvimento regional, e ainda de uma pesquisa documental junto ao APL. Palavras-chave: Arranjo Produtivo Local; Desenvolvimento Regional; Rota da Amizade; Turismo Regional. ABSTRACT - This paper analyzes the evolution of regional development from the model of industrial organization structured like Local Productive Arrangement (LPA) among firms and other institutions, aimed at increasing their competitive abilities. This article is based on a case study of the Tourism LPA Rota da Amizade, implanted in the half west of the Santa Catarina State, carried through from a internal consultancy work undertaken in this entity, next the regional productive chain of tourism. The used methodology counted also of a literature review looking at the theory of economic development based in the Joseph Schumpeters thought (1911), focusing on the figure of the innovative entrepreneur, as well as, on the institutional arrangement of this LPA one of the catalytic elements of the tourism development and facilitator of the regional development, and also, of a documentary research next to the Tourism LPA. Key words: Local Productive Arrangement; Regional Development; Rota da Amizade; Regional Tourism.
Graduado em Cincias Econmicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Planejamento e Gesto do Turismo pela Universidade Federal do Paran (UFPR). Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado (UnC). Professor do Curso de Administrao da Faculdade de Campina Grande do Sul FACSUL. Endero: Rua Estefano Uberna, 300 (Recreio da Serra), Caixa Postal 11. CEP: 83305-490, Piraquara PR (Brasil). Telefone (41) 88938788. Email: jamaro91@yahoo.com.br.
*

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Arranjo produtivo local e desenvolvimento regional: uma reflexo do APL de Turismo Rota da Amizade (SC, Brasil)

1 INTRODUO

A partir do Programa de Regionalizao do Turismo Roteiros do Brasil (PRT), lanado oficialmente pelo Governo Federal em abril de 2004, atravs do Ministrio do Turismo (MTur), constituiu-se a proposio de um modelo de gesto descentralizada, coordenada e integrada, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentvel do turismo, de forma regionalizada. O PRT o eixo estruturante dos macroprogramas1 do Plano Nacional do Turismo (PNT), por ser um modelo de gesto apoiado na regionalizao do turismo, que incorpora a noo de territrio e de arranjos produtivos (BRASIL, 2004). Este artigo analisa e discute a evoluo terica do desenvolvimento regional a partir do paradigma de organizao industrial em forma de Arranjo Produtivo Local (APL) entre firmas e outras instituies que visam ampliar suas capacidades competitivas. O estudo tem carter exploratrio e descritivo, tendo como referncia o APL de Turismo Rota da Amizade (APL-RA) implantado no Meio-Oeste do Estado de Santa Catarina que utilizou a metodologia do Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC). Avalia-se nesse artigo, a importncia econmica da Rota da Amizade, bem como, a maneira que essa forma de organizao vem assumindo seu papel frente aos dilemas do desenvolvimento econmico. A instituio responsvel pela coordenao dos trabalhos do APL-RA em conjunto com o Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina - Sebrae/SC, o Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau (RACVB). O artigo est estruturado em seis partes, alm desta introduo: na primeira parte apresenta-se uma anlise sucinta dos Arranjos Produtivos Locais e do Programa de Regionalizao do Turismo. Em seguida, faz-se uma abordagem da teoria do desenvolvimento econmico formulada por Joseph Alois Schumpeter em sua obra mais conhecida Teoria do Desenvolvimento Econmico, originalmente publicada em 1911 em lngua alem. Aps, analisa-se o desenvolvimento do APL de Turismo Rota da Amizade e a figura do empresrio que atua nessa regio sob uma perspectiva schumpeteriana. Posteriormente, faz-se uma observao crtica resumida no tocante ao
Os macroprogramas so desdobramentos temticos agregados, escolhidos pelo seu potencial de contribuio para atingir os compromissos estabelecidos nas metas. (BRASIL, 2004, p. 57).
1

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Jorge Amaro Bastos Alves

10

turismo e sua conexo com os arranjos institucionais que envolvem a Rota da Amizade, e em seguida procede-se a uma anlise dos resultados obtidos pelo APL-RA durante o perodo de janeiro de 2005 a agosto de 2007, seguindo-se por fim as consideraes finais. Utilizou-se como mtodo de pesquisa neste artigo, um estudo de caso de carter exploratrio, no qual foram obtidos dados e informaes oriundos de observao participante2, realizado no perodo de maro a agosto de 2007, alm da realizao de pesquisas bibliogrfica em livros e revistas especializadas, e documental junto ao APL de Turismo da Rota da Amizade.

2 ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS E REGIONALIZAO DO TURISMO

Arranjos Produtivos Locais de acordo com o Dicionrio Aurlio podem ser expressos como traduo da palavra inglesa cluster, que significa grupamento ou aglomerao (CLUSTER, 2004). O conceito de clusters ou APLs foi esboado de forma inicial no final da dcada de 70, por meio dos estudos de Michael Porter sobre competitividade. A ocorrncia de um aglomerado como um APL definido por Porter (1999, p. 216) como:
Os aglomerados ocorrem em muitos tipos de setores, em campos maiores ou menores e mesmo em alguns negcios locais, como restaurantes, revendedores de carros e antiqurios. Esto presentes em economias grandes e pequenas, em reas rurais e urbanas e em vrios nveis geogrficos (por exemplo, pases, estados, regies metropolitanas e cidades). Encontram-se em economias avanadas e em desenvolvimento, embora os existentes em economias avanadas tendam a ser muito mais desenvolvidos.

Nesse contexto, para Campos, Callefi e Souza (2005, p. 166),


As aglomeraes produtivas encontram-se geralmente associadas a trajetrias histricas de construo de identidade e de formao de vnculos territoriais (regionais e locais), a partir de uma base social, cultural, poltica e econmica comum. Os dados e informaes deste estudo foram obtidos especificamente atravs de um trabalho de consultoria interna desenvolvido pelo autor, junto ao APL de Turismo Rota da Amizade no perodo de maro a agosto de 2007, na rea da economia regional do turismo. Essa consultoria englobou a formulao e administrao de polticas e procedimentos comerciais e de marketing em nvel regional, nacional e internacional, alm, da realizao de follow-up das aes efetivadas pelo APL-RA junto cadeia regional produtiva do turismo.
2

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Arranjo produtivo local e desenvolvimento regional: uma reflexo do APL de Turismo Rota da Amizade (SC, Brasil)

11

Para Paula (2004), a formao de um APL advm da necessidade de deslocar o olhar das empresas, consideradas isoladamente, para o territrio, a fim de que esse se torne competitivo, ou seja, que rena as condies para promover o adensamento empresarial, o dinamismo scio-econmico e a especializao produtiva dos territrios. Essa forma de atuao se assemelha ao que Alfred Marshall3 chamou de distrito industrial4, que qualificado, pelo fato das empresas adquirirem vantagens competitivas, tais como economia de escala, capacidade de investimento em inovao tecnolgica e alcance de presso poltica, tpicas das grandes empresas. Marshall teve importncia notria na economia ao criar o termo economias externas5, o que em termos similares nos dias de hoje, seria um APL. O modelo de Arranjos Produtivos Locais tem sido estudado e discutido como um mecanismo que contribui para o aumento da competitividade das empresas trazendo benefcios para o desenvolvimento local em tempos de globalizao. Os APLs so constitudos em seu bojo, por empresas pertencentes mesma cadeia produtiva, que atuam em parceria visando o aumento do mercado. A expectativa e objetivo comum de um APL que o esforo competitivo seja menor do que a empresa atuar de forma independente. Obstante a isto, Porter (1999) opina que a estruturao de um grupo de empresas e instituies como um aglomerado (APL) favorece oportunidades de cooperao em temas de interesse comum, sem, entretanto, ameaar a competio ou restringir a rivalidade entre empresas correlatas. Alm disso,

As aglomeraes de empresas que desenvolveram atividades cooperativas e um processo de criao e difuso do conhecimento enraizado na localidade podem ser uma grande chance para o desenvolvimento nacional e regional em um mundo globalizado, onde os movimentos de capitais e de mercado esto cada vez mais livres. (BNDES, 2004, p. 11, grifo nosso).

Economista londrino (1842-1924), reuniu em sua obra Principles of Economics (Princpios de Economia), as principais teorias econmicas (da oferta e da demanda, da utilidade marginal e dos custos de produo), tornando-se o manual de economia mais adotado na Inglaterra por um longo perodo (BRUE, 2005). 4 Marshall assinalou as vantagens da aglomerao de produtores que atuavam no processo de concorrncia capitalista ao analisar o conceito de distrito industrial no fim do sculo XIX. 5 Surgem por estarem concentradas num mesmo local, indstrias que se beneficiam da reduo de custos mdios de produo, devido a existncia de outras empresas j instaladas, proporcionando s indstrias que chegam vantagens que antes inexistiam.

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Jorge Amaro Bastos Alves

12

Respeitante esse tema, cabe salientar que aglomeraes como um APL, quando bem desenvolvido, so catalisadores do desenvolvimento de suas regies e costumam ter instituies que lideram, cooperativamente com os governos locais, aes de planejamento participativo e cooperao (BNDES, 2004). Nesse contexto, em vista do turismo ser, um fenmeno que contribui para o desenvolvimento de uma regio, notadamente no que se refere gerao de emprego, renda, e preservao da paisagem, a Organizao Mundial do Turismo (OMT, 2001) atesta que, a ecologia e a economia, incluindo a atividade turstica, esto ficando cada vez mais integradas numa rede de causas e efeitos, envolvendo principalmente a indstria ligada ao turismo, defensores do ambiente e comunidade. Assim, pode-se tambm dizer que o desenvolvimento do turismo est ligado ao desenvolvimento econmico do Brasil, tendo seu impulso, sobretudo, a partir das dcadas de 1960 e 1970, em funo do desenvolvimento estrutural ento ancorado no processo de promover a desenvoluo industrial que transformava o pas. Essas modificaes polticas e econmicas se deram especialmente, a partir do chamado milagre econmico brasileiro, de 1968 a 1974, poca em que o crescimento econmico acelera-se e diversifica-se, devido a determinao dos governos militares de fazer do Brasil uma potncia emergente. Nessa fase foram viabilizados fortes investimentos em infra-estrutura e industrializao e observou-se um crescimento contnuo das classes mdias nas grandes cidades, bem como, nas cidades menores e no campo devido a agroindstria modernizada. A expanso da classe mdia nesse perodo, por conseguinte, promoveu um crescimento da urbanizao, do consumo e do crdito, permitindo que o turismo lograsse um desempenho de destaque, tornando-se, objeto de pesquisa e de ateno tanto dos rgos pblicos, como tambm privados. Com efeito, o turismo, aliado ao lazer, cultura, e preocupao com a qualidade de vida, se desenvolveu nas sociedades ps-industriais, fato que faz da atividade turstica uma alternativa, por vezes, nica, para o desenvolvimento local, sendo assim, levado em considerao de forma sria, por alguns governos, estudiosos e comunidades.

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Arranjo produtivo local e desenvolvimento regional: uma reflexo do APL de Turismo Rota da Amizade (SC, Brasil)

13

A partir dessa reflexo, pode-se dizer que a atividade turstica est correlacionada com o crescimento da economia, podendo-se dizer que o desenvolvimento do turismo resulta do crescimento econmico do Brasil. Dessa forma, a implantao do PNT proporcionou ao turismo, o reconhecimento como:

[...] uma atividade de importncia fundamental para o crescimento da economia do Pas devido no somente a sua contribuio significativa para o aumento do PIB, como tambm pela potencial capacidade de gerao de trabalho, ocupao e renda, com impactos na melhoria da qualidade de vida da populao. (BRASIL, 2007, p. 24).

Diante disso, o desenvolvimento do turismo no Brasil est centrado na regionalizao implantada pelo PRT, que prope a estruturao, o ordenamento e a diversificao da oferta turstica no Pas, que se constitui no referencial da base territorial do Plano Nacional de Turismo. O PRT foi a evoluo natural do Programa Nacional de Municipalizao do Turismo (PNMT)6, haja vista, que o desenvolvimento regional, se faz possvel com maior agilidade, quando a unidade base da regio, o municpio, possui uma infraestrutura primria e atrativos qualificados para atrair e distribuir turistas para seu entorno, contribuindo assim, assim para dinamizar a economia da regio em que est inserido. Ademais, nesse contexto, cabe destacar que imprescindvel que haja polticas pblicas no sentido de evitar a degradao das cidades e da prpria atividade econmica turstica, em conseqncia do desenvolvimento desordenado do turismo. No obstante, importante salientar que uma poltica pblica mobilizadora capaz de promover mudanas por meio de um planejamento sistematizado e participativo, certamente poder coordenar o processo de desenvolvimento turstico de forma regionalizada no Brasil. Nesse sentido, de acordo com o MTur, o Programa de Regionalizao do Turismo Roteiros do Brasil, tem como premissa, promover formas de coordenao entre organizaes sociais, agentes econmicos e representantes polticos, superando a
O PNMT institudo em 1994 objetivava a conscientizao, estmulo e capacitao nos municpios no sentido de estimul-los para que reconhecessem a importncia do turismo como gerador de emprego e renda, conciliando o crescimento econmico com a preservao dos patrimnios ambiental, histrico e cultural.
6

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Jorge Amaro Bastos Alves

14

viso estritamente setorial do desenvolvimento, visando a integrao regional atravs de projetos de valorizao e incluso social no desenvolvimento do turismo, fortalecendo a insero socioeconmica da populao local nas atividades relacionadas com o turismo (BRASIL, 2007). Posto isso, esse modelo de regionalizao estimula e produz vnculos de parceria, integrao e cooperao dos setores, que geram produtos e servios capazes de inserir no setor produtivo da economia, unidades produtivas de base familiar, formais e informais, micro e pequenas empresas, que se reflete no estado de bem-estar das populaes (BRASIL, 2007). Esse paradigma, caracterizado pela integrao e correlao de responsabilidades, tambm, o que distingue os chamados Arranjos Produtivos Locais do Turismo. Diante do exposto, pode-se inferir de acordo com o BNDES (2004), que as pessoas, empresas e instituies envolvidas com um APL percebem que sua prosperidade depende da prosperidade do pas, ou seja, elas no so de maneira nenhuma indiferentes ao futuro da nao.

ABORDAGEM

SCHUMPETERIANA

DO

DESENVOLVIMENTO

ECONMICO

Ao se abordar o desenvolvimento econmico, cabe uma sinopse da evoluo da teoria econmica no sentido de correlacionar a estrutura de funcionamento de um APL com o desenvolvimento turstico e econmico. Por esse prisma, enfatiza-se neste artigo, uma teoria que explica o desenvolvimento de uma regio formulada por Joseph A. Schumpeter baseada na figura do empresrio inovador7 agente econmico que traz novos produtos para o mercado por meio de combinaes mais eficientes dos fatores de produo, ou pela aplicao prtica de alguma inveno ou inovao tecnolgica.

A representao do empresrio inovador aparece no captulo II da obra de Joseph A. Schumpeter mencionada neste artigo, intitulado O Fenmeno Fundamental do Desenvolvimento Econmico.

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Arranjo produtivo local e desenvolvimento regional: uma reflexo do APL de Turismo Rota da Amizade (SC, Brasil)

15

A estrutura dinmica que Schumpeter expe, contrasta com o modelo neoclssico8, em que toda a atividade econmica se apresenta de maneira idntica em sua essncia, repetindo-se continuamente (COSTA, 1997). Para Bresser-Pereira (2003, p. 2), a escola neoclssica ou marginalista9 [...] estuda melhor do que qualquer outra o equilbrio de uma economia abstrata de mercado [...]. O sistema econmico na economia neoclssica se caracteriza pela encadeao estabelecida entre seus agentes as famlias, as empresas e o governo , no que concerne s transaes e trocas, dentro de uma perspectiva de equilbrio proporcionado pelo mercado, que o sustentculo de sua anlise. (PAIVA; CUNHA, 2008). Esse modelo descreve uma economia concorrencial em situao de equilbrio geral, onde se presume em princpio, que as firmas visam a maximizao de lucro, em que a produo se caracteriza pelo conceito de funo de produo, ou seja, a maneira como os fatores de produo se combinam, obedece lgica econmica. Para Schumpeter (1997), o processo de produo se caracteriza mediante o conceito de ordenamento de foras produtivas. Nesse contexto, as famlias desempenham um duplo papel, pois, por um lado, so as proprietrias dos fatores produtivos e dos conhecimentos associados tecnologia e o know-how; por outro lado so as unidades elementares do consumo. O intercmbio entre famlias e empresas produz o mercado, ou seja, as famlias fornecem os fatores s empresas e recebem em troca rendas, que por sua vez movimentam os bens e servios produzidos. O governo um agente com mltiplas funes, uma vez que atua sobre a formao de preos, complementa as funes da iniciativa privada, fornece bens e servios pblicos, compra bens e servios do setor privado e fundamenta um marco jurdico-institucional de regulao da atividade econmica. Diante disso, a prtica econmica decorre atravs de canais interligando os agentes econmicos, famlia e firma, formando o fluxo real da economia, com suas respectivas ofertas e demandas que assinalam o chamado fluxo circular da renda visto

Corrente de pensamento econmico, baseada no conhecimento da utilidade de um bem e da sua escassez, que apregoa a no interferncia do Estado nos assuntos do mercado, permitindo que este flua livremente. 9 Cabe destacar, conforme Bresser-Pereira (2003), que a escola neoclssica freqentemente chamada de marginalista, porque foi a primeira a utilizar o conceito de marginalidade, porm, isso inadequado, porque se trata de um conceito til, que pode ser utilizado por qualquer escola de pensamento econmico.

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Jorge Amaro Bastos Alves

16

na figura 1, sendo que esse no sofre alteraes significativas ao longo do tempo. A esse fluxo real corresponde, em sentido inverso, um fluxo monetrio representado pela remunerao paga pelas empresas s famlias sob a forma de salrios, juros, aluguis, lucro dos empresrios tambm integrantes das famlias. (PAIVA; CUNHA, 2008).

FIGURA 1 - FLUXO CIRCULAR DA RENDA FONTE: TECNOLOGIA, INOVAO E SOCIEDADE.10

Schumpeter (1997, p. 71), porm, afirmou que O setor econmico, outrossim, est aberto a uma variedade sem fim de pontos de vista e tratamentos, que se podem ordenar, por exemplo, de acordo com a amplitude de seu alcance [...]. Alm disso, ele sustenta que a vida econmica, do ponto de vista da anlise do fluxo circular no explica as mudanas contnuas e os fenmenos que surgem em seu curso, que podem eventualmente transformar uma pequena firma varejista numa grande loja de departamentos, mediante adaptao contnua, feita em inmeras pequenas etapas. Obstante a isso, corrobora Bresser-Pereira (2003) ao dizer que, como o mtodo neoclssico parte do equilbrio e dos mercados eficientes para analisar realidades econmicas complexas, uma alternativa seria abandonar esses pressupostos, e procurar fazer uma anlise mais realista.

CAMPANRIO, M. A. Tecnologia, Inovao e Sociedade. <http://www.oei.es/salactsi/milton.htm>. Acesso em: 14/11/2008.

10

2002.

Disponvel

em:

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Arranjo produtivo local e desenvolvimento regional: uma reflexo do APL de Turismo Rota da Amizade (SC, Brasil)

17

Ademais, complementa Bresser-Pereira (2003), ao afirmar que os resultados baseados no pensamento neoclssico, quando aplicados aos problemas concretos da estabilizao macroeconmica e do desenvolvimento so geralmente ineficazes e desastrosos. Nesse prisma, no que diz respeito ao desenvolvimento econmico, Schumpeter11 (apud Silva, 2004), discorre que, se a economia cresce impulsionada pelo crescimento populacional, da renda e da riqueza, isso no se traduz em um processo de desenvolvimento, pois, a verificao desse crescimento no resulta em nenhum fenmeno qualitativamente novo. Tais incrementos, portanto, so por ele reputados como meras mudanas dos dados naturais. Por conseguinte, a teoria de desenvolvimento econmico schumpeteriana fez uma reinterpretao de conceitos e produziu novas condies tericas que permitem uma anlise inovadora das transies qualitativas existentes no mundo real ao partir da anlise da dinmica econmica que o modelo de equilbrio geral no distinguia, no qual desenvolvimento econmico era sinnimo de crescimento econmico. Nesse contexto, Mantega (1998, p. 17) afirma que Schumpeter fornecera os alicerces da teoria do desenvolvimento, com suas ondas de investimento a atropelar de forma contnua as condies de equilbrio concebidas pelos economistas clssicos. Sem embargo, a economia dinmica, e com freqncia, sacudida por inovaes tecnolgicas, saltos de produtividade, novas combinaes de fatores de produo e novos produtos, de modo a engendrar fases de expanso e de contrao das atividades. Dessa forma, o principal processo na mudana econmica observado por Schumpeter, a introduo de inovaes; e a inovao central o empreendedor (BRUE, 2005). Respeitante a esse tema, Campos, Callefi e Souza (2005, p. 165), sustentam que [...] a inovao cria uma ruptura no sistema econmico, no interior das indstrias, revolucionando as estruturas produtivas e criando fontes de diferenciao para as empresas.

SCHUMPETER, J. A. A Teoria do Desenvolvimento Econmico: uma investigao sobre lucros, capital, crdito, juro e o ciclo econmico. Traduo de Maria Slvia Possas. So Paulo: Nova Cultural, 1997. (Os Economistas).

11

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Jorge Amaro Bastos Alves

18

Pode-se ressaltar com base nessas acepes, que o desenvolvimento econmico consoante Schumpeter12 (1982 apud Mantega, 1998), movido ao sabor das inovaes e saltos de produtividade, que aparecem irregularmente em grupos de inovaes ou onda de investimentos, cujas ocorrncias num conjunto de indstrias, resultam numa avalanche de bens de consumo e na elevao da renda real. No obstante, fica patente o carter endgeno do desenvolvimento para Schumpeter (1997, p. 74), acordante sua afirmao: Entenderemos por

desenvolvimento, portanto, apenas as mudanas da vida econmica que no lhe forem impostas de fora, mas que surjam de dentro [!], por sua prpria iniciativa. Num contexto mais amplo e holstico de inovao, Campos, Callefi e Souza (2005, p. 166) comentam que o ato de inovar [...] passa a ocorrer por meio da interao entre firmas e com outras instituies, no sentido de criar novos conhecimentos e compartilhar os j existentes.

4 A EXPERINCIA DO APL ROTA DA AMIZADE E O EMPRESRIO INOVADOR

O Arranjo Produtivo Local de Turismo Rota da Amizade um projeto para o desenvolvimento sustentado e contnuo do turismo para a regio turstica Vale do Contestado. (INSTITUCIONAL, 2010). O APL-RA definiu no ano de 2004 como misso Promover o turismo contribuindo para o desenvolvimento sustentvel da Rota da Amizade. (ROTA..., 2006a). E como viso de 10 anos frente:

A Rota da Amizade ser referncia no Turismo, atuando de forma integrada e participativa, recebendo um fluxo constante de turistas ao longo do ano, compatvel com sua capacidade de carga. Dispor de pessoal capacitado, com a comunidade local consciente da importncia do Turismo e contando com infra-estrutura turstica e recursos adequados. (ROTA..., 2006a).

SCHUMPETER, J. A. A Teoria do Desenvolvimento Econmico: uma investigao sobre lucros, capital, crdito, juro e o ciclo econmico. So Paulo: Abril Cultural, 1982. (Os Economistas).

12

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Arranjo produtivo local e desenvolvimento regional: uma reflexo do APL de Turismo Rota da Amizade (SC, Brasil)

19

O APL de Turismo Rota da Amizade compreende atualmente os municpios de Fraiburgo, Joaaba, Piratuba, Tangar, Videira e Treze Tlias13, e direcionado s empresas que fazem parte da cadeia produtiva do turismo em diversos setores como, hospedagem, restaurantes e similares, entretenimento e comrcio, e tambm, indstrias, artesos, agncias de viagens, promotoras de eventos, transportadoras tursticas e vincolas (FIGURA 2).

FIGURA 2 - MAPA TEMTICO DA ROTA DA AMIZADE14 FONTE: ARQUIVO DO ROTA DA AMIZADE CONVENTION & VISITORS BUREAU (2007)

O territrio onde encontra-se o APL-RA, denomina-se regio turstica Vale do Contestado, e est localizado geograficamente no Meio-Oeste de Santa Catarina conforme mostra a figura 3. Nesse territrio est inserido o roteiro turstico integrado, conhecido por Rota da Amizade, que atende ao Programa de Regionalizao do Turismo do Mtur. O gerenciamento do APL-RA cabe ao Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, instituio que rene as empresas dos municpios que formam esse roteiro turstico.

A formao original da Rota da Amizade inclua alm dos municpios citados, o municpio de Pinheiro Preto. 14 Pinheiro Preto aparece neste mapa temtico, devido a que o municpio fazia parte do APL-RA, na ocasio da pesquisa realizada pelo autor.

13

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Jorge Amaro Bastos Alves

20

FIGURA 3 - REGIES TURSTICAS DE SANTA CATARINA FONTE: BRASIL ADENTRO15

Essa rota turstica, destaca Ziolkowski (2007, p. 2) formada por pequenas cidades que conservam valores e tradies culturais, presentes na arquitetura, culinria e musicalidade. Cada local guarda uma caracterstica marcante, concentradas em uma distncia mxima de 145 quilmetros [...]. Assim, cada municpio conhecido por sua particularidade: Fraiburgo, a terra da ma; Videira e Tangar, o vale da uva e do vinho; Treze Tlias, o tirol brasileiro; Joaaba a terra da cultura e dos eventos e Piratuba, terra das guas termais. Apesar das belezas e peculiaridades da regio, o acesso Rota da Amizade est limitado basicamente ao rodovirio, atravs das rodovias estaduais SC-453, SC-456, SC-303, SC-452 e SC-462, e pelas rodovias federais BR-116, BR-282, BR-153, e BR470, apresentadas na figura 4, haja vista, que o aeroporto com capacidade de pouso de avies de grande porte est localizado na cidade de Chapec16, distante cerca de 160 km de distncia de Joaaba, porta de entrada da Rota da Amizade, para quem vem do Oeste de SC. O Aeroporto de Joaaba17, localizado s margens da BR-282 e distante 6 km do centro da cidade, opera apenas com vos da empresa regional NHT Linhas Areas.
Disponvel em: <http://www.brasiladentro.com.br/br/hoteis-pousadas/santa_catarina/detalhes>. Acesso em: 17/08/2009. 16 O aeroporto municipal Serafin Enoss Bertaso opera vos de Chapec para Curitiba, Florianpolis e So Paulo Congonhas e Guarulhos. Atualmente trs companhias areas operam vos no aeroporto de Chapec: Gol, OceanAir e NHT. (PREFEITURA..., 2010). 17 O aeroporto municipal Santa Terezinha esteve fechado por alguns anos, sendo reestruturado em 2007. A NHT realiza vos de Joaaba com destino a Caador, Curitiba, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria e Santo ngelo. (NHT..., 2010).
15

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Arranjo produtivo local e desenvolvimento regional: uma reflexo do APL de Turismo Rota da Amizade (SC, Brasil)

21

FIGURA 4 - VIAS DE ACESSO ROTA DA AMIZADE FONTE: APRESENTAES TEMTICAS DA ROTA DA AMIZADE.18

O incio do que hoje o APL de Turismo Rota da Amizade, se deu quando os municpios de Videira, Pinheiro Preto e Tangar se uniram e criaram em 1998 a Associao Vale da Uva e do Vinho, com o intuito de promover o enoturismo, sendo o poder pblico o gestor desse processo (BERNARDI, 2008). O processo de desenvolvimento econmico, no entanto ganhou fora em 2001, quando trs empresrios hoteleiros19 reuniram-se com a Associao Vale da Uva e do Vinho, oportunizando assim, uma venda integrada dos hotis com os atrativos da regio, que possibilitaria por conseguinte, uma melhoria na taxa de ocupao de seus estabelecimentos. Assim, foram dados os primeiros passos para a integrao do turismo regional. Esse fato ratifica os escritos de Schumpeter no que tange ao processo de desenvolvimento econmico estar condicionado a existncia de empresrios inovadores e de novas combinaes produtivas. Respeitante a essas novas combinaes, Silva (2004) coloca que estas, na teoria schumpeteriana do desenvolvimento, que vo definir uma situao ou um processo de desenvolvimento, e consistem, no emprego diferente dos recursos produtivos disponveis no sistema econmico.
18

Disponvel em: ROTA DA AMIZADE. Apresentaes temticas da Rota da Amizade. Joaaba: RACVB, 2006a. 5 p. Documento. 19 Edson Ziolkowski, um dos pioneiros do setor turstico e hoteleiro da regio, proprietrio do Hotel Renar em Fraiburgo construdo em 1981 e de mais dois hotis na cidade. Wilson Luiz de Macedo, scio administrador do Thermas de Piratuba Park Hotel na cidade de Piratuba, e Joo Klotz, proprietrio do Hotel Tirol fundado em 1972, em Treze Tlias.

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Jorge Amaro Bastos Alves

22

No perodo de 2003 a 2004, segundo Bernardi (2008), os trs empresrios hoteleiros pr-citados lideraram um projeto em parceria com a Associao Vale da Uva e do Vinho, visando a integrao do turismo na regio e apresentaram uma proposta de projeto para o Sebrae/SC. A partir de ento, teve incio a elaborao do projeto Arranjo Produtivo Local de Turismo Vale da Uva e do Vinho e, em outubro de 2004, formou-se uma parceria tecnolgica e financeira entre as duas entidades com a assinatura de um convnio20 para operacionalizar o APL de Turismo Rota da Amizade, cujo incio, foi em janeiro de 2005. Com o advento do APL-RA, a primeira ao foi integrar Joaaba municpio plo da regio Rota da Amizade, que foi escolhido para sediar o escritrio do APLRA. Tambm ocorreu a alterao do nome do Convention Bureau para Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau 21. A metodologia do APL disponibilizada pelo Sebrae/SC previa uma srie de aes planejadas e encadeadas22, iniciando-se na primeira etapa do projeto (2005/2006) com 19 aes que abrangia desde o processo de seleo dos empreendimentos da cadeia produtiva do turismo, passando pela capacitao das empresas nas diversas reas que interferem no atendimento ao turista, bem como, realizando um trabalho de prospeco de mercado, planejamento de marketing e estratgia de promoo de vendas. Posteriormente na segunda etapa do projeto (2007/2008), foram inseridas duas novas aes: educando para o turismo que aconteceu nas escolas atravs de palestras, cartilhas e atividades , e melhoria na infra-estrutura local, perfazendo um total de 21 aes no projeto. (ROTA..., 2007). Para que essas aes fossem viabilizadas, o investimento total realizado no APL de Turismo Rota da Amizade durante os anos de 2005 e 2006, foi de R$ 1.679.051,00 e o previsto para 2007 e 2008 atingia a importncia de R$ 1.549.845,00. (ROTA..., 2007).
O convnio de cooperao tcnica e financeira n. 22/04 foi assinado em 23/08/2004 (MENESES; BERNARDI, 2005). 21 A Rota da Amizade leva esse nome por conta da antiga Estrada da Amizade, rodovia que leva o nome oficial de SC-303 e interliga os sete municpios que inicialmente a compuseram. Nos ltimos anos tambm fez jus a esse nome devido ao carter simples e hospitaleiro do seu povo. 22 As 19 aes da primeira etapa do projeto consistiram de: Gesto e Articulao; Eventos de sensibilizao; Divulgao do Projeto; Frum; Anlise de cenrio; Captao de empresas; Diagnstico empresarial; Capacitao em gesto empresarial; Capacitao operacional; Consultoria em adequao de produto; Prospeco de Mercado Nacional (Sul e Sudeste); Prospeco de Mercado Internacional (Mercosul); Elaborao de estratgias de marketing; Material promocional; Participao em feiras e eventos; Rodadas de negcios; Visitas Tcnicas; Famtours; Selo APL Rota da Amizade de Qualidade Turstica. (ROTA..., 2007).
20

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Arranjo produtivo local e desenvolvimento regional: uma reflexo do APL de Turismo Rota da Amizade (SC, Brasil)

23

No mbito estadual, cabe destacar que, a Rota da Amizade era ento, um dos quatro roteiros tursticos considerados prioritrios para o desenvolvimento e consolidao da atividade turstica no Estado de Santa Catarina, segundo os moldes do Programa de Regionalizao do Turismo, aprovado em novembro de 2004, pelo Conselho Estadual de Turismo (ZIOLKOWSKI, 2007). Segundo o Projeto de Qualificao Turstica do Produto Rota da Amizade, em 2006 o fluxo de turistas na Rota da Amizade era em torno de 500.000 turistas/ano23. (ROTA..., 2006c). O Objetivo geral expresso no Acordo de Resultados entre o Sebrae/SC e o RACVB previa: Aumentar a competitividade e a sustentabilidade das MPE [micro e pequenas empresas] do APL de Turismo Rota da Amizade, contemplando a inovao e a gerao de emprego e renda. (ROTA..., 2006b). No que tange aos resultados buscados, o APL-RA fixou-os em finalsticos e intermedirios. De acordo com o 2 Aditivo ao Acordo de Resultados celebrado em 30 de abril de 2006 entre o Sebrae/SC e o RACVB (ROTA..., 2006b, p. 4), os finalsticos estavam assim estipulados:

1) Elevar a taxa de ocupao nos meios de hospedagem participantes do projeto de 41% para 46% at dezembro de 2008. 2) Permanncia mdia do turista de 2 para 3 dias nos meios de hospedagem das empresas participantes da Rota da Amizade at dezembro de 2008.

Os resultados intermedirios previam:

1) Elevar o nmero de postos de trabalho nas empresas do trade turstico participantes do APL de turismo da Rota da Amizade em 10% at dezembro de 2008. 2) Aumentar o valor dos investimentos pblicos e privados em 10% at dezembro de 2008 no setor turstico no territrio do APL.

Para que o APL-RA fosse viabilizado, algumas premissas foram estabelecidas no 2 Aditivo ao Acordo de Resultados (ROTA..., 2006b), pr-citado:

1) Manuteno da parceria com as prefeituras municipais; 2) Apoio das instituies da classe empresarial, e instituies de turismo da Regio da Rota da Amizade;

Nmero estimado, pois, at agosto de 2007 no havia pesquisa de demanda turstica integrada na Rota da Amizade.

23

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Jorge Amaro Bastos Alves

24

3) Envolvimento, integrao e comprometimento do trade turstico da Regio da Rota da Amizade; 4) Estabilidade econmica [no Brasil] com inflao inferior a dois dgitos, situada entre 6% a 9% aa; 5) Crescimento do turismo interno nacional e catarinense no inferior a 3,5 % ao ano; 6) Crescimento econmico mdio do pas na ordem de 2,5% ou superior, no perodo.

Cabe tambm ressaltar que o RACVB teve como parceiros que aportaram recursos no APL de Turismo Rota da Amizade, alm do Sebrae/SC, a Santa Catarina Turismo S/A (SANTUR), empresa de economia mista responsvel pelo fomento e a divulgao da poltica estadual de turismo, vinculada Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL); a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); o Servio Nacional do Comrcio (Senac); a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) das regionais dos municpios de Concrdia, Joaaba e Videira, e as Prefeituras dos sete municpios.

5 O TURISMO E OS ARRANJOS INSTITUCIONAIS NA ROTA DA AMIZADE

O turismo se apresenta como uma nova viso estratgica de desenvolvimento, com possibilidades reais de maximizar as potencialidades locais, bastando que essas sejam capazes de aproveitar esse fenmeno, e transform-lo em uma alavanca de crescimento econmico para toda a sociedade. Nesse contexto, cabe ressalvar que, destarte a existncia de indicadores econmicos e financeiros favorveis logrados pelo APL-RA, esses no resolvero a questo do desenvolvimento regional do turismo, pois a raiz dessa questo est tambm no fortalecimento do capital social, e dos arranjos institucionais24 existentes, e no apenas fortalecendo o capital como gerador de emprego, renda e lucro. Sobressai-se nesse panorama como centro dos objetivos do APL-RA, o fortalecimento da capacidade empresarial das MPE regionais que visa capacitar os pequenos empreendedores rurais e urbanos. No entanto, verificou-se que a viso comum de capacitao e qualificao empresarial, no resolve por si s a questo do
Entende-se por arranjo institucional neste artigo, os acordos e contratos entrem os agentes que fazem parte do APL-RA, que se propem a alcanar, determinados objetivos, atravs de um plano de trabalho acordado.
24

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Arranjo produtivo local e desenvolvimento regional: uma reflexo do APL de Turismo Rota da Amizade (SC, Brasil)

25

desenvolvimento do turismo, pois, esse est baseado na interao entre os atores envolvidos, na consulta populao local e num sistema eficaz de circulao interna da informao. A partir dessa reflexo, pode-se dizer, baseando-se no diagnstico empresarial efetuado junto as MPE pertencentes ao APL-RA, que foi realizado por Caldas, Dutra e Souza [2005?], que, de um modo geral, essas empresas no tm nenhum tipo de planejamento, restringindo-se a pequenas idias informais. Ademais, essas MPE possuem poucos colaboradores ou, em alguns casos, nenhum, de forma que, essas empresas no definem uma poltica de trabalho, tm poucos controles financeiros e limitam sua atuao no municpio onde esto sediadas. Alm disso, deve-se destacar, conforme complementam os autores pr-citados, o fato de que, as empresas que compem o APL,

No buscam parcerias e interaes com a regio, seja com instituies, entidades de apoio ou at mesmo com outras empresas. Possuem dificuldades relacionadas comercializao e divulgao de seus produtos ou servios. Salvo raras excees, os gestores obtiveram um desempenho baixo [...]. (CALDAS; DUTRA; SOUZA, [2005?], p. 6, grifo nosso).

Diante desse contexto, supe-se que, um motivo para isso seja a conexo entre produtos locais e cultura local, que provm entre outros aspectos, da transmisso de relatos, hbitos, crenas e costumes de um conjunto de pessoas. Essas caractersticas que refletem a cultura de um povo acabam por moldar o perfil de uma regio, o que, por conseguinte, refletem na sociedade e condicionam o desenvolvimento local. Ratifica esse pensamento Paula (2004), discorrendo que a chave do desenvolvimento no est apenas na capacitao dos empreendedores, e sim que, concentrar esforos no preparo gerencial de pessoas para melhor gerirem os negcios, resultaria numa maior capacidade de gerar desenvolvimento. Na verdade, o cerne desse tema passa pelo deslocamento do olhar individual sobre o empreendedor, para um olhar sobre o ambiente institucional25, buscando ento reunir as condies necessrias que possam dar sustentabilidade e competitividade

Por ambiente institucional, entende-se o somatrio das grandes regras, acordos, leis, normas e contratos, enfim, todos os macro-referenciais, que estabelecem a base para a produo, a distribuio e a troca entre os agentes de uma sociedade (BRASIL, 2005).

25

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Jorge Amaro Bastos Alves

26

aos novos empreendimentos. Em outras palavras, tratar de obter ambientes que possam ser mais ou menos favorveis para a prosperidade do empreendimento. Nesta viso ampliada da questo, Paula (2004) comenta que o desenvolvimento produto das relaes sociais, portanto, depende da qualidade dessas relaes, sejam de dominao poltica, de explorao econmica, de excluso social, ou naquelas baseadas em estruturas verticais de poder. possvel tambm refletir como contraponto, naquelas relaes sociais de eqidade poltica, de solidariedade econmica, de incluso social, ou naquelas baseadas em estruturas horizontais de poder. Dessa forma, oportuno comentar que, ambientes onde existe maior integrao, cooperao e principalmente confiana entre os agentes, so mais propcios a constituir um arranjo que efetivamente seja bem sucedido. Nesse prisma, pode-se utilizar o produto turstico como forma de aumento do capital social, que, a propsito, o prprio Projeto de Qualificao Turstica do Produto Rota da Amizade coaduna-se com essas reflexes, conforme expressa o texto:

fundamental salientar que pesquisas e experincias anteriores j mostraram que se as comunidades no estiverem conscientizadas e envolvidas para a importncia do desenvolvimento do turismo e no quiserem compreender, o processo de desenvolvimento no acontecer, o que j se demonstrou em alguns fracassos anteriores [!]. (ROTA..., 2006c, p. 5).

Portanto, a crena que a chave do desenvolvimento est em capacitar micro e pequenas empresas com ferramentas de gesto e inovaes tecnolgicas, acreditando que dessa forma elas geram os crculos virtuosos que alimentam o crescimento econmico, no exatamente conclusiva, se no houver um fortalecimento do capital social na regio. Dessa forma, a conexo entre arranjos sociais e o granjeio de conhecimento mediante o aumento de capital humano dos indivduos, contribuem para a formulao e o estabelecimento do capital social que do sustentao s atividades de produo e consumo, que geraro emprego em nvel local, o que se pressupe ser o sustentculo para o desenvolvimento econmico. Essa proposio, certamente, o caminho mais seguro que uma regio pode tomar rumo a um processo de desenvolvimento, e que sem dvida demanda grandes esforos de fomento e promoo. Para tanto, deve-se avaliar as estruturas institucional e

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Arranjo produtivo local e desenvolvimento regional: uma reflexo do APL de Turismo Rota da Amizade (SC, Brasil)

27

social existentes no APL de Turismo Rota da Amizade, tendo em mente que a tica do desenvolvimento sob essa perspectiva ainda um fato novo.

6 ANLISE DE RESULTADOS DO APL DE TURISMO ROTA DA AMIZADE

Os resultados logrados pelo APL de Turismo Rota da Amizade apresentados neste artigo, so referentes ao perodo de janeiro de 2005 a agosto de 2007. Em princpio, o APL-RA tinha como objetivo atingir o nmero de 100 parceiros engajados nos sete municpios envolvidos at o final do projeto26. (ROTA..., 2004). Segundo Caldas, Dutra e Souza [2005?], 77 empresas aderiram inicialmente ao APLRA como mantenedores do Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau. Cabe salientar, que uma caracterstica marcante desse APL, o fato de ser formado em sua maioria por micro e pequenas empresas. Aps a primeira etapa de seleo das empresas, passou-se a fase de capacitao das mesmas. Nesse tema, segundo Bernardi (2008, p. 6),

A partir de um diagnstico empresarial, as empresas passaram a receber capacitaes e consultorias nas reas de gesto, associativismo, desenvolvimento tecnolgico, acesso ao mercado e qualificao profissional.

Nos dois primeiros anos de vigncia do acordo RACVB e Sebrae/SC, o APL de Turismo Rota da Amizade produziu alguns resultados, sobretudo, em trs aspectos: no financeiro, no comercial e marketing, e aqueles ligados ao desenvolvimento do capital humano. De acordo com Bernardi (2008), no ano de 2006 houve um aumento de 55,7% no faturamento mdio das empresas participantes, comparado ao ano anterior; os investimentos pblicos aumentaram na ordem de 45,2%, tambm em relao a 2005. Com relao s aes previstas no APL-RA, os resultados mais relevantes obtidos (ROTA..., 2007), foram:

26

At agosto de 2007, esse nmero no havia sido atingido.

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Jorge Amaro Bastos Alves

28

a) Em mdia 600 pessoas estiveram em sete palestras de sensibilizao visando conscientizar a cadeia produtiva do turismo da importncia do APL-RA.27 b) Em termos de divulgao do projeto, foi contratada uma assessoria de imprensa, que foi responsvel pela veiculao de 800 matrias em jornais de abrangncia local, regional, estadual e nacional, alm de notcias, entrevistas, comerciais e spots em emissoras de TVs e rdios. Informativos semanais foram enviados por e-mail para agncias, operadoras de turismo e entidades pblicas e privadas. O site do RACVB teve 7.320 visitas durante o binio 2005/2006. Em 2007, de janeiro a maio haviam sido computados 4.688 acessos, o que representava 64,04% do total de acessos de 2005/2006, comprovando a eficcia das aes comerciais e de marketing realizadas. c) De 2005 at agosto de 2007 foram realizados 7 fruns28, com objetivo de discutir o projeto, apresentar as aes realizadas e prestar contas aos parceiros. d) Em termos de capacitao aos empresrios mantenedores do RACVB, foram oferecidos em 2005/2006 vrios cursos como, tcnicas de venda, administrao de compras e controle de estoques, arte de gerenciar e gesto da qualidade processos, planejamento estratgico e D'Olho na qualidade para empresas.29 e) Na rea de capacitao operacional destacaram-se os cursos realizados para profissional de cozinha, aperfeioamento de garons e camareira, informaes tursticas da Rota da Amizade, tcnicas de vendas, recepo em meios de hospedagem e qualidade no atendimento ao turista.30 f) No campo de marketing, promoo institucional e vendas, o RACVB esteve presente diretamente, nos anos de 2005 e 2006, em 35 feiras e eventos

Palestras realizadas na cidades de Piratuba (15/04/2005), Joaaba (13/04 e 15/09/2005), Treze Tlias (14/04/2005), Tangar (05/04/2005), Pinheiro Preto (12/04/2005), Videira (11/04/2005) e Fraiburgo (12/04/2005). (ROTA..., 2007). 28 Os fruns aconteceram nas cidades de Joaaba (27/09/2005), Tangar (07/12/2005), Piratuba (16/03/2006), Treze Tlias (25/05/2006), Joaaba (27/09/2006 e 02/04/2007), Fraiburgo (02/08/07). No segundo semestre de 2007, e em 2008, estavam previstos ainda mais trs fruns. 29 Para 2007/2008 os cursos previstos eram: PAS Programa Alimento Seguro, consultoria de custos, atendimento ao pblico, excelncia em vendas e D-Olho na qualidade para Secretarias de Turismo. 30 Cursos para taxistas, de informaes tursticas e avanado para garons constavam na programao para o binio 2007/2008.

27

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Arranjo produtivo local e desenvolvimento regional: uma reflexo do APL de Turismo Rota da Amizade (SC, Brasil)

29

direcionados ao trade turstico no pas, e participou de 12 rodadas de negcio no mbito do turismo. g) Quanto s visitas tcnicas31, o RACVB esteve na Rota Romntica/RS e na Costa Oeste/ PR. h) Cabe destacar, a implantao do Programa de Certificao de Qualidade Turstica (PCQ), que visou certificar as empresas pertencentes cadeia produtiva do turismo da Rota da Amizade, que so mantenedoras do RACVB. Para obter sua certificao, a empresa foi auditada em uma srie de critrios listados no caderno de procedimentos32, relativos ao controle de qualidade dos produtos e servios oferecidos, ao gerenciamento do estabelecimento e a rea comercial e de marketing de cada atividade. At junho de 2007, seis empresas tinham sido certificadas. Por outro lado, foram identificados alguns entraves ou dificuldades em nvel regional que so empecilhos para que o turismo se desenvolva de fato nessa regio, salientando os seguintes: a) Foi observada a pouca sensibilizao, e/ou conscientizao dos gestores pblicos, legisladores e comunidades para a importncia do turismo como agente de desenvolvimento; b) Os atores sociais e econmicos, ademais, no estavam articulados, o que fazia com que houvesse pouca participao destes nas instncias de governana municipal do turismo; c) At agosto de 2007, a organizao local do APL-RA estava ento, ancorada e concentrada nas empresas dos empresrios inovadores que enfrentavam dificuldades no processo de articulao entre os diversos atores envolvidos. Nesse sentido o nmero de empresas aderidas ao APL havia diminudo para 58 em agosto de 2007, e dos sete municpios originrios do APLRA, seis continuavam engajados no projeto, devido a que Pinheiro Preto no renovou sua permanncia (EMPRESAS, 2009; MUNICPIOS, 2009).

Visitas com o fito de angariar conhecimento sobre a realidade de outros roteiros tursticos. O PCQ possui um caderno de procedimentos rigoroso que visa aprimorar as atividades desenvolvidas nos estabelecimentos comerciais que integram o APL-RA, com a inteno de padronizao e controle das atividades. A certificao divide-se em selos bronze, prata e ouro.
32

31

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Jorge Amaro Bastos Alves

30

Isso refletiu o quo inconsistente era, a articulao de objetivos integrados entre os mantenedores do RACVB. d) Existe tambm a questo, no que tangeu a alguns acordos que foram pactuados durante a vigncia do APL-RA, sobretudo, aqueles que eventualmente no se mostraram eficazes, ou ainda, corretos ou teis como se pensava quando de sua implantao. Isso acarretou no surgimento de rudos de comunicao, e aflorou de forma explcita as divergncias entre os atores, o que propiciou o surgimento de disputas e competio. Aqui se ressalta o fato dessa conjuntura que se formou, ser capaz de minar as bases da confiana e da cooperao (BRASIL, 2005); e) No que concerne aos equipamentos e servios tursticos em geral, esses eram poucos, o que afetava a construo de um bom planejamento turstico para que se adequasse a demanda, infra-estrutura local. No obstante, algumas instalaes e empreendimentos merecem destaque, pois se tornaram referncia em seus ramos de atividade e so conhecidos pela qualidade e charme. Nesse ponto, a regio ainda tinha um longo caminho a percorrer para que se torne referncia no turismo nacional. f) Deve haver um melhor critrio tcnico em relao comercializao do produto Rota da Amizade. Aqui se aventa que muitos dos eventos que so realizados no ambiente do trade turstico, na verdade so apenas grandes confraternizaes33, e no obstante, seu foco prioritrio no est na divulgao e promoo dos destinos tursticos, ou seja, conforme menciona Zotz (2006), esto aqum de resolver a demanda permanente e continuada dos destinos tursticos. g) A infra-estrutura regional era carente de aporte de recursos, de forma que, podem-se destacar algumas dificuldades latentes: i. a Rota da Amizade no possui no aeroporto regional de Joaaba, vos regulares para avies de grande porte para compartilhar negcios e turismo; ii. a sinalizao turstica deficiente e est sem manuteno adequada;

Embora tais eventos sejam vendidos como sendo verdadeiras arenas de comercializao de produtos e servios tursticos, o que percebe na realidade que so motivadores e justificativas de uma srie de viagens com despesas pagas pelas entidades pblicas de fomento do turismo.

33

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Arranjo produtivo local e desenvolvimento regional: uma reflexo do APL de Turismo Rota da Amizade (SC, Brasil)

31

iii. a m conservao das estradas de acesso um fator que limita o interesse do turista em visitar a regio; iv. a regio que foi palco da Guerra do Contestado34, no explora de forma adequada o resgate histrico e cultural desse episdio. Para isso, urge providncias no sentido de resgatar essa histria em termos de estrutura fsica, ao invs de apenas mostrar fotos e objetos de passado distante. Diante do exposto, o que se constatou, foi que de fato, o Poder Pblico no consegue em geral aportar recursos nem mesmo em setores vitais, e, sendo assim, como imaginar que o Estado ir solucionar os problemas do turismo. Deve-se ressalvar, no entanto, que concernente a infra-estrutura, esta deve caber ao Estado, mas por outro lado, conforme afirma Zotz (2006, p. 36, grifo nosso),

[...] preciso entender e aceitar que turismo um negcio, ou seja, atividade econmica com fins lucrativos. Como o Brasil um pas com sistema capitalista, e como este negcio gera lucros para a iniciativa privada, natural que a responsabilidade maior pelo aporte de recursos no setor seja de sua competncia. Nem sempre isso acontece, principalmente porque parcela expressiva do empresariado brasileiro tem cultura paternalista.

Nesse pensamento, pode-se dizer que a falta de equipamentos tursticos uma responsabilidade afeta ao poder pblico e iniciativa privada, pois, se o empresrio no investe por falta de estmulo, esse no corre riscos. Ocorre que o risco inerente atividade empresarial e empreendedora, assim como, o lucro tambm o , e o arranjo produtivo local por si s, no promove desenvolvimento. Outro fator que se sobressaa negativamente na conjuntura regional a existncia de uma desarticulao poltica regional, ou seja, costumeiramente, os municpios visam aes individuais, que acabam fragilizando as possibilidades de se viabilizar projetos na regio. Assim sendo, essa individualidade nas gestes pblicas causa solues de descontinuidade no territrio, fazendo com que os compromissos partidrios e as alianas polticas impeam por vezes que o governante sucessor d continuidade a projetos que estavam em marcha, mesmo que estes apresentem resultados positivos.
Conflito que teve participao da populao cabocla da regio, representantes do Governo Federal e dos atuais Estados de Santa Catarina e Paran, entre 1912 e 1916, motivado por mltiplos fatores, notadamente por questes sociais oriundas da falta de regularizao da posse das terras dos sertanejos e pela construo da estrada de ferro pela companhia norte-americana Brazil Railway Company.
34

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Jorge Amaro Bastos Alves

32

Um outro ponto que cabe ressalvar o fato das prefeituras municipais possurem certa incapacidade de aglutinar as aes institucionais, quer seja, pela presso do imediatismo, quer seja, pela ausncia de uma viso estratgica que oriente os rumos do desenvolvimento, ou ainda, pela desinformao e desconhecimento quanto a mtodos e processos que venham a facilitar essa integrao interinstitucional (BRASIL, 2005). Tais questes reforam a necessidade dos cidados tomarem para si a responsabilidade de serem os mentores e/ou agentes do desenvolvimento. Obstante a isso, deduz-se que o desenvolvimento turstico de uma regio se torna desafio para os gestores pblicos e privados, e cada vez mais, a sustentabilidade de um destino turstico depende de uma gesto compartilhada entre o setor privado, o Estado e a comunidade local. A partir desses levantamentos, depreende-se que, os setores pblico e privado esto presos em ciclos que esto limitados por contextos desvirtuados, que os obstruem de exercer suas competncias no sentido de construir uma viso compartilhada necessria, para desenvolver uma competitividade sustentvel. Por fim, chegava-se ao termo, que o fato que propiciou o surgimento do APLRA foi a inovao e a capacidade de liderana de alguns empresrios pioneiros. Nesse contexto, Schumpeter (1997, p. 214), coloca que o aparecimento de um ou de poucos empresrios como nesse caso, [...] facilita o aparecimento de outro, e estes provocam o aparecimento de mais outros, em nmero sempre crescente.

7 CONSIDERAES FINAIS

O cenrio econmico atual, marcado pela competitividade e pela disseminao da tecnologia da informao, transpe-se de modo semelhante para as instituies e organizaes, nesse caso em particular o APL de Turismo Rota da Amizade. Assim, infere-se que o foco deve convergir para aes que combinem um incremento de dois fatores na regio: a capacidade inovativa e o capital social. Dessa forma, espera-se que o APL-RA possa ser um estmulo para o adensamento do parque produtivo e tecnolgico na regio. Nesse sentido, esse arranjo produtivo pode ajudar a fazer contraponto poltico aos interesses do setor financeiro de

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Arranjo produtivo local e desenvolvimento regional: uma reflexo do APL de Turismo Rota da Amizade (SC, Brasil)

33

carter especulativo e de grandes empresas que no se importam em deslocar seus investimentos em detrimento do emprego local. (BNDES, 2004). Presume-se que o APL-RA se configure como uma vantagem, particularmente, nessa regio perifrica em relao aos grandes centros do turismo do territrio catarinense, em face de que seu crescimento de certa forma endgeno, desde que haja apoio pblico participante nesse processo. Nesse sentido, o APL-RA pode ser uma importante poltica de desenvolvimento regional. Diante do exposto, conclui-se consoante Boisier (1992, traduo nossa), que o passo decisivo que representa uma alavanca para uma eventual situao de desenvolvimento, est diretamente ligado capacidade de organizao social da regio, ou seja, da habilidade que essa sociedade tem para transformar os impulsos de crescimento em estados mais complexos de desenvolvimento. Essa ao de carter endgeno regio, desperta outras questes, tais como o aumento da autonomia de deciso da regio, o aumento da capacidade regional para reter e reinvestir o excedente econmico, a permanente e crescente incluso social e a preservao do meio ambiente.

8 REFERNCIAS

BERNARDI, S. V. S. Rota da amizade uma histria de sucesso. In: DUARTE, R. B. A. (Coord.). Histrias de sucesso: comrcio e servios: turismo. Braslia: Sebrae, 2008. 128 p. BOISIER, S. El difcil arte de hacer regin: Las regiones como actores territoriales del nuevo orden internacional (Conceptos, problemas y mtodos). Cusco, Lima (Per): Centro de Estudios Regionales Andinos Bartolom de las Casas, 1992. 214 p. BNDES. Arranjos Produtivos Locais e Desenvolvimento verso preliminar. BNDES, Braslia, 2004. Disponvel em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/ conhecimento/seminario/apl.pdf>. Acesso em: 05/03/2010. BRASIL. Ministrio do Turismo. Programa de Regionalizao do Turismo Roteiros do Brasil. Ministrio do Turismo. Braslia, 2004. 32 p. ______. Ministrio do Desenvolvimento Agrrio. Os arranjos institucionais de implementao das iniciativas locais para o desenvolvimento territorial. Documento institucional n. 3. Braslia: STD/MDA, 2005. 32 p. Srie documentos institucionais.

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Jorge Amaro Bastos Alves

34

______. Ministrio do Turismo. Plano Nacional de Turismo - PNT 2007/2010 - Uma Viagem de Incluso. Braslia, 2007. 83 p. BRESSER-PEREIRA, L. C. Os dois mtodos da teoria econmica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLTICA, 8., 2003, Florianpolis. Anais... Florianpolis: SEP, 2003. p. 1-24. Disponvel em: <http://www.sep.org.br/artigo/01_BRESSER.pdf>. Acesso em: 04/03/2010. 33 p. BRUE S. L. Histria do pensamento econmico. Traduo de Luciana Penteado Miquelino. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. 553 p. CALDAS, A. M.; DUTRA, A. A.; SOUZA, F. M. Diagnsticos empresariais do Arranjo Produtivo Local Rota da Amizade. Florianpolis: ndice, [2005?]. 10 p. Relatrio final. CAMPOS, A. C.; CALLEFI, P.; SOUZA, J. B. L. A teoria de desenvolvimento endgeno como forma de organizao industrial. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maring, v. 27, n. 2, p. 163-170, 2005. Disponvel em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/viewFile/19 7/145>. Acesso em: 28/07/2009. CLUSTER. In: FERREIRA, A. B. de H. Novo Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa. Curitiba: Positivo Informtica, 2004. verso 5.0. COSTA, R. V. Introduo. In: SCHUMPETER, J. A. A Teoria do Desenvolvimento Econmico: uma investigao sobre lucros, capital, crdito, juro e o ciclo econmico. Traduo de Maria Slvia Possas. So Paulo: Nova Cultural, 1997. EMPRESAS. Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau. Disponvel em: <http://www.rotadaamizade.com.br/index2.php?id=003>. Acesso em: 02/08/2009. INSTITUCIONAL. Disponvel <http://www.rotadaamizade.com.br/index2.php?id=001>. Acesso em: 07/03/10. em:

MANTEGA, G. Modelos de crescimento e a teoria do desenvolvimento econmico. So Paulo: EAESP/FGV/NPP, 1998. 54 p. Relatrio de pesquisa n. 3/1998. Disponvel em: <http://www.eaesp.fgvsp.br/AppData/GVPesquisa/P00126_1.pdf>. Acesso em: 14/07/2009. MENESES, R.; BERNARDI, S. Aditivo de Prorrogao de prazo convnio de cooperao tcnica e financeira n 022/04/APL Rota da Amizade. Florianpolis: Sebrae/SC, 2005. 2 p. Parecer tcnico. MUNICPIOS. Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau. Disponvel em: <http://www.rotadaamizade.com.br/index2.php?id=002>. Acesso em: 02/08/2009.

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Arranjo produtivo local e desenvolvimento regional: uma reflexo do APL de Turismo Rota da Amizade (SC, Brasil)

35

NHT Linhas Areas. Disponvel em: <http://www.voenht.com.br>. Acesso em 07/03/2010. OMT. ORGANIZAO MUNDIAL DO TURISMO. Introduo ao turismo. So Paulo: Ed. Roca, 2001. 371p. PAIVA, C. A. N.; CUNHA, A. M. Noes de economia. Braslia: Fundao Alexandre de Gusmo, 2008. 452 p. PAULA, J. Territrios, Redes e Desenvolvimento. In: LAGES, V.; BRAGA, C.; MORELLI, G. (Org.). Territrios em Movimento: cultura e identidade como estratgia de insero competitiva. Braslia; Rio de Janeiro: Sebrae; Relume Dumar, 2004. p. 71-84. Disponvel em: <http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bte/bte.nsf/DowContador?OpenAgent&unid=E1 C3CE6A43DBDB3203256FD6004907B7>. Acesso em: 10/11/2008. PORTER, M. Competio: estratgias competitivas essenciais (On competition). Rio de Janeiro: Campus, 1999. 515 p. PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPEC. <http://www.chapeco.sc.gov.br>. Acesso em: 07/03/2010. Disponvel em:

ROTA da Amizade Convention & Visitors Bureau. Plano inicial do APL - Turismo Rota da Amizade. Joaaba: RACVB, 2004. Documento. ______. Apresentaes temticas da Rota da Amizade. Joaaba: RACVB, 2006a. 5 p. Documento. ______. 2 aditivo ao acordo de resultados - Arranjo Produtivo Rota da Amizade. Joaaba: RACVB, 2006b. 6 p. Documento. ______. Qualificao do produto turstico Rota da Amizade. Joaaba: RACVB, 2006c. 10 p. Projeto. ______. Apresentao, avaliao e anlise - cmara vereadores. Joaaba: RACVB, 2007. Apresentao. SCHUMPETER, J. A. A Teoria do Desenvolvimento Econmico: uma investigao sobre lucros, capital, crdito, juro e o ciclo econmico. Traduo de Maria Slvia Possas. So Paulo: Nova Cultural, 1997. SILVA, J. A. S. Turismo, crescimento e desenvolvimento: uma anlise urbanoregional baseada em cluster. 480 f. Tese (Doutorado em Cincias da Comunicao) Escola de Comunicaes e Artes, Universidade de So Paulo. So Paulo, 2004. v. 1. Disponvel em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27148/tde-02122005231931>. Acesso em: 27/06/2009.

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

Jorge Amaro Bastos Alves

36

ZIOLKOWSKI, E. Promoo turstica e cultural da Rota da Amizade. Joaaba: RACVB, 2007. 6 p. ZOTZ, W. Dez equvocos recorrentes do turismo brasileiro. Turismo & Cia., Florianpolis, n. 1, p. 34-43, 2006.

Recebido em: 10/09/2009 Aprovado em: 10/10/2009.

Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n.1, p. 8-36, abril de 2010

You might also like