You are on page 1of 12

ROCCA Paulina D. Artimonte. O impacto da tecnologia de fala no ensino da entoao de uma lngua estrangeira. Revista Intercmbio, v.

XXIII: 1-24, 2011. So Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x.

O IMPACTO DA TECNOLOGIA DE FALA NO ENSINO DA ENTOAO DE UMA LNGUA ESTRANGEIRA Paulina D. Artimonte ROCCA (Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo)

RESUMO: Este artigo apresenta resultados de um experimento sobre ensino de entoao no qual so comparados o desempenho de dois grupos de alunos: (1) O grupo experimental que recebeu treinamento por meio de instrumentais de anlise acstica da fala e (2) o grupo de controle, que recebeu o treinamento padro no laboratrio de lnguas. Os resultados finais apontam para a importncia da anlise acstica como instrumento de identificao de caractersticas da L2 que no so percebidos/produzidos pelo nonativo, constituindo-se numa base importante para a construo de material de ensino e para a implementao de estratgias inovadoras para o desenvolvimento da percepo e produo da fala. PALAVRAS-CHAVE: entoao; anlise acstica da fala; material de ensino. ABSTRACT: This article presents the results of an experiment about the teaching of intonation in which the performance of two groups are compared: (1) the experimental group, which underwent a training through instrumentals of acoustic analysis of speech and (2) the control group, which underwent a standard training at the languages laboratory. The final results show the importance of acoustic analysis as an instrument of identification of L2 characteristics, which are not perceived/produced by a non-native speaker. These results constitute an important base for the elaboration of teaching material and for the implementation of innovative strategies on the development of perception and production of speech. KEYWORDS: material. intonation, acoustic analysis of speech, teaching

0. INTRODUO Nos ltimos anos, a tecnologia de fala tem sido apontada nos congressos internacionais sobre Fontica como uma das grandes

ROCCA Paulina D. Artimonte. O impacto da tecnologia de fala no ensino da entoao de uma lngua estrangeira. Revista Intercmbio, v. XXIII: 1-24, 2011. So Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x.

promessas no que diz respeito ao ensino de pronncia de lnguas. Na medida em que novas e mais complexas tecnologias de fala emergem, a aplicabilidade dos recursos disponveis aumenta. Apesar de os resultados na rea de linguagem, na sua maioria, serem considerados preliminares, acredita-se que as tecnologias de fala possam complementar e fortalecer mtodos tradicionais de aprendizagem de lnguas, que culminem com avanos significativos nos mtodos atuais de ensino e aprendizagem, levando em conta as novas ferramentas colocadas disposio dos professores. Nesse universo, a importncia da anlise acstica tem sido enfatizada para a explicitao objetiva dos problemas envolvidos na aquisio de lngua estrangeira (Flege, 1995; Flege et al, 1995) e para a implementao de estratgias inovadoras para o desenvolvimento da percepo e produo que faam uso da de sua produo. O ensino de entoao1 anlise, manipulao e visualizao do sinal sonoro por meio de instrumentais de anlise acstica da fala. Assim, o ensino de entoao, que apresenta uma srie de desafios para o professor de lnguas estrangeiras, pode ser incrementado atravs de uma estratgia de ensino que utilize anlises espectrogrficas em microcomputadores, a serem utilizadas pelo aluno de lngua estrangeira como parmetro orientador no treinamento apresenta uma srie de desafios para o professor de lnguas estrangeiras, exigindo dele um posicionamento consciente sobre questes que vo desde a escolha de um modelo terico apropriado at a escolha de uma abordagem de ensino mais eficaz para grupos especficos de lnguas. Adquirir entoao semelhante do falante nativo uma das tarefas mais difceis na aprendizagem de lnguas estrangeiras (Beckman, 1995). Em estudos anteriores (Rocca e Marcelino, 1997; Rocca, 1998), constatou-se que algumas das dificuldades de entoao encontradas por alunos brasileiros que aprendem ingls esto relacionadas interferncia da lngua materna (L1) quanto ao aspecto de se conferir proeminncia, visto que os correlatos acsticos do acento, no portugus brasileiro, traduzem-se na maior durao da unidade acentuada e na diminuio de intensidade em slabas ps-tnicas (Barbosa, 1996; Massini, 1991), enquanto o ingls confere proeminncia principalmente por meio do pitch accent2, acento marcado pelas
1

O termo entoao refere-se a alteraes na fala, que correspondem a modulaes da frequncia fundamental (medida em Hertz), da intensidade (medida em decibis) e da durao (medida em milisegundos). A frequncia fundamental (F0), termo que designa o nmero de repeties de ciclos de uma onda sonora, considerada, no entanto, o paretro acstico mais importante da entoao. 2 Madureira (1999) traduz o termo pitch por inflexo tonal e emprega a expresso acentos marcados por inflexo tonal para se referir a pitch accents. No entanto, optamos por empregar os termos pitch e acento de pitch neste trabalho, por serem os mais comumente empregados nas pesquisas desenvolvidas na rea.

ROCCA Paulina D. Artimonte. O impacto da tecnologia de fala no ensino da entoao de uma lngua estrangeira. Revista Intercmbio, v. XXIII: 1-24, 2011. So Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x.

medidas da frequncia fundamental. Na produo dos alunos, a insuficincia ou ausncia de movimento tonal nas slabas proeminentes , muitas vezes, compensada por um alongamento da durao dessas mesmas slabas. Demonstrou-se, tambm, que a abordagem do ensino de entoao no pode basear-se apenas no uso de gravadores e tutores nativos e no-nativos, porque a anlise puramente perceptual provou ser limitada. O aluno brasileiro encontra dificuldade em perceber as diferenas nos padres entoacionais, e o falante nativo mostra-se incapaz de caracterizar o sotaque estrangeiro que ele detecta na fala do brasileiro. Ficou enfatizada a importncia da anlise acstica para a explicitao objetiva dos problemas e a necessidade de se implementar tcnicas de ensino de entoao que utilizem a anlise, manipulao e visualizao do sinal sonoro, proporcionadas por programas computacionais, para o aperfeioamento da percepo e produo dos alunos. Tais resultados motivaram esta pesquisa, que teve por objetivo desenvolver e avaliar prticas pedaggicas inspiradas nas novas tecnologias de fala para o ensino da entoao do ingls a falantes do portugus, de modo a garantir o que Jenkins (2000) denominou inteligibilidade fonolgica, ou seja, uma comunicao bem sucedida. A abordagem proposta faz uso da anlise, manipulao e visualizao do sinal sonoro por meio de instrumentais de anlise acstica da fala, para o desenvolvimento da percepo e produo de padres entoacionais. Mais especificamente, explorou-se a possibilidade de construo de uma estratgia de ensino que utilize anlises espectrogrficas em microcomputadores, o que, no caso da entoao, refere-se extrao da curva de F0, a ser utilizada pelo aluno de lngua estrangeira como parmetro orientador no treinamento de sua produo. 1. O EXPERIMENTO O experimento que fundamentou este trabalho foi realizado com alunos universitrios brasileiros e teve como objetivo verificar se o ensino mediado pelo computador, que, entre outras vantagens, apresenta a possibilidade do acrscimo do apoio visual s abordagens tradicionais de ensino da entoao, pode ser de alguma ajuda no desenvolvimento de um curso sobre entoao de uma lngua estrangeira.

1.1 SUJEITOS DO EXPERIMENTO

ROCCA Paulina D. Artimonte. O impacto da tecnologia de fala no ensino da entoao de uma lngua estrangeira. Revista Intercmbio, v. XXIII: 1-24, 2011. So Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x.

Os sujeitos eram alunos que estavam inscritos na disciplina Fontica e Fonologia: Entoao do Ingls. Seis alunos fizeram parte de um grupo experimental que cursou a disciplina cujo contedo programtico introduziu conceitos tericos de Fontica Acstica apoiados em recursos de tecnologia de fala. Fizeram, tambm, parte do experimento, dois alunos que no compunham o grupo experimental, mas que cursaram a disciplina com o restante da classe do professor. Esses alunos, chamados de grupo de controle, dispuseram-se a fazer a gravao dos mesmos dados gravados pelo grupo experimental no incio e no final do curso. 1.2 CORPUS DA PESQUISA O corpus foi composto de emisses com as seguintes caractersticas sintticas: - oraes declarativas afirmativas; - oraes interrogativas com pronome interrogativo do tipo Wh; - oraes imperativas; - oraes interrogativas do tipo Yes/No, isto , interrogativas que questionam se X falso ou verdadeiro. O experimento concentrou-se em dois tons de fronteira, L% (Low) e H% (High), sendo o movimento final de pitch descendente representado pelas oraes declarativas, interrogativas com Wh e imperativas, enquanto o movimento final de pitch ascendente foi representado pelas interrogativas do tipo Yes/No. As emisses que constituram o corpus desta pesquisa faziam parte de dois tipos de gravao: - Gravao Estmulo, apresentada ao aluno como estmulo sua produo; - Gravao Desempenho, que apresenta os dados de produo desses alunos. A Gravao Estmulo propunha, aos alunos do experimento, 3 tipos de atividade: a) repetio do que ouvido, com apoio da escrita (19 emisses ao todo: 3 imperativas, 4 interrogativas com Wh, 4 interrogativas do tipo yes/no, e 8 afirmativas. b) repetio do que ouvido sem apoio da escrita (9 sentenas isoladas sendo 2 imperativas, 2 afirmativas, 4 interrogativas do tipo Yes/No e 1 interrogativa com pronome interrogativo do tipo Wh);

ROCCA Paulina D. Artimonte. O impacto da tecnologia de fala no ensino da entoao de uma lngua estrangeira. Revista Intercmbio, v. XXIII: 1-24, 2011. So Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x.

c) produo espontnea induzida3 (8 sentenas isoladas, sendo 2 declarativas afirmativas, 2 imperativas, 2 interrogativas do tipo Yes/No, e 2 interrogativas com pronome interrogativo do tipo Wh). As duas primeiras atividades foram constitudas de emisses gravadas por falantes nativos do ingls americano, extradas de fitas cassetes originais4 que acompanham o livro didtico. A Gravao Desempenho dos alunos formada por duas verses de gravaes das atividades propostas pela Gravao Estmulo: uma gravao inicial, antes do treinamento, e uma gravao final, aps o treinamento. 1.3 GRAVAES Cada um dos sujeitos gravou o corpus individualmente, em laboratrio de rdio, com isolamento acstico. Aps as 10 sesses de prtica com material variado e diverso, os sujeitos refizeram a gravao do mesmo corpus proposto pela Gravao Estmulo. 1.4 O TREINAMENTO Todos os sujeitos do experimento grupo de controle e grupo experimental tiveram cinco aulas introdutrias ao ensino de entoao. Os dois sujeitos do grupo de controle continuaram com o curso regular e receberam o tipo de instruo de um curso de pronncia tradicional, durante 15 semanas, com o apoio de tcnicas de ensino tais como: alfabeto fontico, prtica de transcrio fontica, descrio detalhada do sistema articulatrio, descrio do sistema prosdico, tarefas de reconhecimento e discriminao, exerccios de repetio de oraes e de pares mnimos, prtica com sentenas contextualizadas, leitura de textos curtos e dilogos, entre outros. Alm das 15 semanas em sala de aula, treinaram a produo dos padres entoacionais em atividade extracurricular, que consistia em 10 sesses no laboratrio de lnguas. Essa prtica, direcionada para os padres ascendentes e descendentes dos padres sintticos includos no experimento, baseou-se na imitao e repetio do sinal sonoro com apoio do sinal auditivo apenas. O treinamento dos alunos do grupo experimental teve a durao de um semestre com uma aula semanal de duas horas, totalizando 15 semanas. Alm das cinco aulas de introduo ao estudo da entoao que

Situao em que, mediante um estmulo gravado, o aluno induzido a produzir uma emisso especfica. Assim, ao ouvir a gravao Ask me if it is going to rain, o aluno emite Is it going to rain? 4 As fitas cassetes, das quais foram extradas as emisses modelo, acompanham o livro didtico Sound Advantage - A Pronunciation Book (Hagen & Grogan, 1992).

ROCCA Paulina D. Artimonte. O impacto da tecnologia de fala no ensino da entoao de uma lngua estrangeira. Revista Intercmbio, v. XXIII: 1-24, 2011. So Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x.

foram assistidas com os alunos do curso regular, foram previstas dez sesses no laboratrio de informtica com a professora pesquisadora e duas sesses de gravao de desempenho, uma inicial e uma final. O treinamento foi realizado com apoio da tecnologia de fala. Os alunos empregaram o programa WinSal, da Media Enterprise, que permite anlise, manipulao e visualizao do sinal sonoro, por meio de instrumentais de anlise acstica da fala, para orientar sua percepo e produo durante o treinamento. Os alunos podiam ouvir a emisso do modelo, ou parte dela, quantas vezes quisessem, alm de gravar a repetio, auto-avaliar suas emisses e comparar a curva da frequncia fundamental de suas produes com a do modelo presente na tela do computador ou em grficos impressos. Desse modo, reforos do tipo impresso, oral e visual estavam disponveis no treinamento. As atividades planejadas visaram desenvolver a ateno a fenmenos de coarticulao5 e de interao prosdia/segmento6 e procuraram dar nfase ao ensino das habilidades necessrias para que os sujeitos fossem capazes de fazer uso do contorno de F0 como representao fontica. Para poder ler os grficos adequadamente, precisavam aprender sobre as distores de microprosdia, isto , distores na curva de frequncia fundamental que esto relacionadas s transies articulatrias e dinmicas de um segmento para o outro, impostas pelo padro vibratrio das pregas vocais (Laver, 1994). No incio de vogais seguidas de oclusivas surdas, por exemplo, observam-se picos de F0, porque, segundo Mira Mateus (1990:193),
durante a fase de vibrao das cordas vocais das oclusivas sonoras, necessrio relaxar as cordas vocais para que a vibrao se mantenha, o que tem, como efeito, baixar tambm a frequncia fundamental. Pelo contrrio, para evitar a vibrao durante a produo das consoantes surdas, a tenso das cordas vocais aumentada e a frequncia fundamental eleva-se.

Esse efeito deve-se microprosdia e os alunos precisam aprender a no consider-lo quando analisam os aspectos macroprosdicos, como os padres de entoao. Visando alcanar essas metas, foram propostos exerccios de desenhos estilizados dos contornos entoacionais das emisses que
5

A coarticulao refere-se ao fato de que um segmento fonolgico no se realiza da mesma maneira em todos os contextos, mas varia suas propriedades em relao aos segmentos adjacentes ou prximos a ele. A coarticulao pode ser antecipatria (influncia de um segmento posterior em um anterior no enunciado) ou perseverativa (influncia de um segmento anterior em um posterior no enunciado) (Hardcastle e Hewlett, (2000); Laver, 1994). 6 Para exemplos de interao prosdia/segmento, veja-se, tambm, Albano et al (1998)

ROCCA Paulina D. Artimonte. O impacto da tecnologia de fala no ensino da entoao de uma lngua estrangeira. Revista Intercmbio, v. XXIII: 1-24, 2011. So Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x.

ouviam. Esses contornos eram, depois, comparados aos contornos de F0 apresentados na tela do computador. Receberam, tambm, orientao sobre como medir frequncia e durao e como usar a linha da frequncia fundamental enquanto apoio visual para suas emisses e autocorrees. Foi preciso ensinar sobre a natureza da prosdia e dar-lhes os instrumentos para descobrir os construtos prosdicos que o falante nativo usa para estruturar as categorias entoacionais e outros traos contrastivos, procurando desenvolver a intuio sobre construtos prosdicos relevantes, tais como quantas slabas h na palavra e quantas frases entoacionais h em uma emisso longa. Focalizando-se os fenmenos de coarticulao e interao prosdia/segmento, foram propostas atividades de anlise de eventos fonticos em fronteiras prosdicas, redues de segmentos voclicos, ressilabificao, identificao do acento frasal e implicaes semnticopragmticas decorrentes da localizao desse acento. 2. ANLISE DOS DADOS As Gravaes de Desempenho iniciais e finais dos sujeitos foram submetidas a dois tipos de anlise: perceptual e acstica. 2.1 A ANLISE PERCEPTUAL A anlise perceptual foi feita atravs de um teste de percepo, por parte de 40 falantes nativos residentes nos Estados Unidos. Tal teste fez-se necessrio para verificar se, aps o treinamento, houve melhora, na produo dos alunos, que fosse perceptvel aos ouvidos dos falantes nativos. Essa avaliao perceptiva teve como objetivo responder s seguintes questes: 1 - Os falantes nativos do ingls avaliariam da mesma maneira as emisses referentes s gravaes inicial e final dos alunos? 2 - Haveria diferena entre os dois treinamentos, no que se refere aos resultados obtidos pelos alunos? A avaliao das emisses dos alunos por parte dos falantes nativos deu-se em conformidade com uma escala de 0 a 6, sendo que as emisses consideradas prximas da produo nativa deveriam receber avaliao 0 ou avaliaes mais prximas de 0. Portanto, na leitura dos dados, os melhores resultados so os que apresentam as mdias mais baixas. Os dados coletados foram submetidos a tratamento estatstico, empregando-se o programa SPSS - Statistical Package for Social Sciences for Windows - Standard Version.

ROCCA Paulina D. Artimonte. O impacto da tecnologia de fala no ensino da entoao de uma lngua estrangeira. Revista Intercmbio, v. XXIII: 1-24, 2011. So Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x.

Comparando-se os resultados da gravao 1 (antes do treinamento) com os resultados da gravao 2 (aps o treinamento) do conjunto de alunos, conclui-se que os falantes nativos do ingls acusam perceber uma melhora na produo dos alunos do grupo experimental, sendo essa melhora considerada significativa (p < 0,05) apenas em relao produo de emisses interrogativas Yes/No. Os alunos do grupo de controle, que fizeram o treinamento no laboratrio de lnguas, no tiveram alterao em sua produo: o grupo no melhorou nem piorou. 2.2 A ANLISE ACSTICA Procurando-se respaldo na anlise acstica para os resultados da avaliao perceptiva dos falantes nativos, analisou-se os valores obtidos da medida de F0 do ncleo da vogal de cada slaba das emisses interrogativas Yes/No dos alunos do grupo experimental. Comparando-se os resultados das medidas em Hz, verificou-se que toda emisso de interrogativa Yes/No que termina com valores de F0 inferiores ao valor apresentado pela slaba inicial mal avaliada pelos sujeitos do experimento. Conclui-se, assim, que a curva ascendente a partir da slaba que carrega o acento de pitch na fronteira final das interrogativas Yes/No do ingls um trao que identifica fortemente o sotaque estrangeiro na fala de falantes no nativos do ingls. No entanto, interrogativas Yes/No, produzidas pelos sujeitos do experimento com contornos finais e globais ascendentes, receberam avaliaes diferenciadas por parte dos falantes nativos, sugerindo que outros fatores interagem com a percepo do pitch dessas emisses. Considerando-se os resultados da avaliao perceptiva de cada tipo de orao interrogativa Yes/No dos alunos do experimento, nota-se uma gradao na avaliao dos sujeitos, tanto na gravao 1 quanto na 2, que sugere maior dificuldade na emisso da orao Would you please explain this word do que na emisso de Are you going to take a vacation e Could I borrow some sugar?. Analisando-se a curva entoacional no final dessas emisses, comprova-se que o aluno tem mais facilidade em fazer o movimento ascendente quando a fronteira final termina com a paroxtona. Como no caso do enunciado terminado na palavra vacation. O movimento inicial da curva localiza-se no ditongo e completa-se na slaba seguinte. Como esse exemplo de emisso foi o melhor avaliado na produo inicial, a diferena do resultado do desempenho dos alunos obtido na gravao 2, aps o treinamento, pequena, pois, espera-se que, quanto mais prxima a gravao inicial est do modelo, menor a margem de melhora. Considerando-se que as emisses dos falantes nativos das

ROCCA Paulina D. Artimonte. O impacto da tecnologia de fala no ensino da entoao de uma lngua estrangeira. Revista Intercmbio, v. XXIII: 1-24, 2011. So Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x.

oraes modelo, que foram includas sem o conhecimento dos americanos no teste de percepo, receberam desses avaliaes de 0 a 2, os resultados obtidos pelos sujeitos Paula e Leila na avaliao da gravao 2 dessa mesma emisso indicam, por exemplo, uma produo muito prxima de um nativo, sendo que, de 10 avaliaes, Paula recebeu duas e Leila trs avaliaes acima de 2 pontos. A emisso de Can I borrow some sugar? apresenta, como a anterior, fronteira final em paroxtona com movimento ascendente na ltima slaba, apesar de sugar, diferentemente de vacation, ser disslaba. Alm disso, a slaba final da palavra sugar apresenta coda, a qual oferece mais espao de manobra para a realizao do movimento ascendente por parte dos falantes nativos do portugus, que, normalmente, tm dificuldade de realizar movimentos ascendentes dentro dos limites de apenas um segmento fontico. Uma vez conscientizado da questo, o aluno tem mais facilidade em reproduzir sugar em contexto final de fronteira ascendente do que a palavra word que ocorre na fronteira final da terceira orao. Esta, por ser monosslaba, exige movimento de ascenso dentro de uma nica slaba, sendo esse fato um dos motivos de Would you please explain this word? ter sido a emisso de pior avaliao nas duas gravaes e a que apresentou menor diferena no desempenho dos sujeitos depois do treinamento. Comparando-se, ainda, as interrogativas Yes/No do experimento, fica evidenciado que as oraes Are you going to take a vacation? e Would you please explain this word? caracterizam-se por contextos fonticos mais problemticos para o aluno brasileiro do que Could I borrow some sugar?. A interrogativa Are you going to take a vacation? apresenta junturas, tais como, Are you e to take que exigem reduo de segmentos mais difceis de serem reproduzidos pelo aluno brasileiro do que Could I em Could I borrow some sugar? A orao Would you please explain this word? alm de terminar em monosslaba, apresenta junturas entre palavras (Would you, this word), grupo consonantal (explain), vogal reduzida em this e slaba terminada em consoante (word), contextos fonticos que apresentam dificuldades para o falante do portugus brasileiro. Na inspeo espectrogrfica que realizamos, notamos que os intervalos correspondentes s ocluses total e parcial nas produes da juntura entre would e you mostraram-se maiores nas produes dos sujeitos do experimento do que na do falante nativo do ingls. Alm disso, ambas as palavras so acentuadas e verifica-se um aumento expressivo do F0 nas realizaes de you, o que no acontece na juntura de Could I da emisso Could I borrow some sugar?. Na juntura que

ROCCA Paulina D. Artimonte. O impacto da tecnologia de fala no ensino da entoao de uma lngua estrangeira. Revista Intercmbio, v. XXIII: 1-24, 2011. So Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x.

ocorre entre this e word, o falante do portugus tende a produzir uma fricativa alveolar sonora em vez de surda e, no final da palavra word, utilizar uma africada seguida ou no de vogal anterior alta. A soma desses fatores ocasiona, no caso da orao em questo, problemas relativos interao prosdia/segmento. Demonstra, tambm, a interferncia da produo dos segmentos fonticos da lngua materna (L1) na produo da L2. Tais consideraes sugerem a importncia da contribuio de estudos da anlise acstica para avaliar e orientar a composio de material pedaggico para o ensino de entoao de uma lngua estrangeira. Esse material deveria privilegiar contextos fonticos importantes, do ponto de vista perceptivo, para os falantes nativos, podendo oferecer desafios para falantes no nativos das diferentes lnguas. No caso especfico do ensino da entoao do ingls para alunos brasileiros, alm de contextos de coarticulao particularmente problemticos, o movimento de pitch dentro de uma nica slaba apresenta-se como um elemento gerador de sotaque entoacional importante, reforando resultados apresentados em Rocca e Marcelino (1997), que indicavam a dificuldade do aluno brasileiro em perceber e reproduzir o movimento de pitch dentro de uma nica slaba. Comparando-se os valores de F0 de segmentos anteriores e posteriores pausa perceptvel no interior dos enunciados, nota-se, tambm, que as emisses dos alunos do experimento que apresentam valores aproximados nesses dois contextos, ou seja, que reiniciam a nova frase entoacional com valores aproximados, so mais bem avaliadas. Em suma, os dados apontaram para a interao de vrios fatores que intervm na percepo do sotaque estrangeiro na produo de interrogativas Yes/No: o tipo de padro entoacional global (ascendente/descendente); o tom de fronteira final; a altura de pitch anterior e posterior fronteira intermediria de enunciado; a interao entre prosdia e segmento; a variao dentro de nico ncleo voclico; o padro acentual das palavras; o acento da frase; os fenmenos de ressilabao; os aspectos fonticos em junturas de palavras; a articulao de segmentos. Dentre esses fatores, o contorno entoacional global ascendente mostrou-se o mais importante, porque sua ausncia no compensada pela presena de todos os outros fatores. 3. CONSIDERAES FINAIS A anlise acstica dos dados das emisses interrogativas Yes/No sugere que o treinamento, baseado na anlise acstica e com o apoio visual proporcionado pela tela do computador, proporciona vantagens

10

ROCCA Paulina D. Artimonte. O impacto da tecnologia de fala no ensino da entoao de uma lngua estrangeira. Revista Intercmbio, v. XXIII: 1-24, 2011. So Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x.

para o ensino da entoao de uma lngua estrangeira porque os sujeitos do experimento apresentaram desenvolvimento no s em relao implementao do padro entoacional ascendente nas Yes/No questions, mas tambm em relao implementao de junturas entre palavras, redues de segmentos e colocao acentual. No caso deste experimento, a varivel instrucional que conjuga o treino de contornos entoacionais com o apoio visual de grficos de F0 no ensino de entoao mostrou-se significativa, enfatizando a importncia da abordagem lingustico-analtica no ensino de lngua estrangeira. Desse modo, a varivel ensino pode ser altamente significativa no desenvolvimento dos aprendizes, no que diz respeito ao ensino de pronncia/entoao, desde que fundamentada em descrio adequada aos mtodos empregados.Nesse tocante, a anlise acstica mostra-se essencial no s como instrumento de apoio ao treinamento do aluno, mas tambm como instrumento de identificao dos traos da L2 que no so percebidos/produzidos pelo no-nativo, sendo, portanto, uma base importante para a construo de material adequado ao ensino da entoao. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALBANO, E.C. et al. A Interface Fontica-Fonologia e a Interao Prosdia-Segmentos. Estudos Lingusticos XXVII: Anais do XLV Seminrio do Grupo de Estudos Lingusticos do Estado de So Paulo, GEL, So Jos do Rio Preto IBILCE, 135-143, 1998. BARBOSA, P.A. At least two macrorhymic units are necessary for modeling Brazilian Portuguese duration. Proceedings of the 1st ESCA Tutorial and Research Workshop on Speech Production Modeling - 4th Speech Production Seminar, 1996. BECKMAN, M.E. Problems of intonation. Proceedings of the XIIIth International Congress of Phonetic Sciences. Sweeden, l, 450-457, 1995. FLEGE, J.E. Second language speech learning: theory, findings and problems. In: Strange, W. (ed.). Speech perception and linguistic experience: theoretical and methodological Issues. Timonium, MD: York Press, 1995. ______. et al. Factors affecting strength of perceived foreign accent in a second language. Journal of the Acoustical Society of America, 97:31253134, 1995. HAGEN, S. & GROGAN, P. Sound Advantage. Prentice Hall Regents, 1991. HARDCASTLE, W.J.; HEWLETT, N. Coarticulation: Theory, Data and Techniques. Cambridge: Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

11

ROCCA Paulina D. Artimonte. O impacto da tecnologia de fala no ensino da entoao de uma lngua estrangeira. Revista Intercmbio, v. XXIII: 1-24, 2011. So Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x.

JENKINS, J. The phonology of English as an international language: new models, new norms, new goals. Oxford: Oxford University Press, 2000. LAVER, J. Principles of Phonetics. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. MADUREIRA, S. Entoao e sntese de fala: modelos e parmetros. In: Scarpa, E.M. (org.). Estudos de prosdia. Campinas: UNICAMP, 1999. MASSINI, G. A Durao no Estudo do Acento e do Ritmo em Portugus. Dissertao (Mestrado em Lingustica). Campinas, SP: UNICAMP, 1991. MIRA MATEUS, M.H. Fontica, Fonologia e Morfologia do Portugus.Lisboa: Universidade Aberta, 1990. ROCCA, P.D.A. The efficacy of computer-driven visual feedback in the teaching of intonation to Brazilian learners of English. Proceedings of ESCA Workshop on Speech Technology in Language Learning. Sweeden: Marholmen Conference Center, 1998. ______.; MARCELINO, M. Teaching intonation to Brazilian learners of English. Proceedings of ESCA Tutorial and Research Workshop on Intonation: Theory, Models and Applications, 223-226, Athens, Greece, 1997.

12

You might also like