You are on page 1of 2

Disciplina de Geografia

Ficha Informativa - O Turismo -

Ano Letivo 2013/14 3 Ciclo do Ensino Bsico 9 ano

Nome: __________________________________________________ n ____ 9 ____ Tipos de Turismo Tipos de Turismo Caractersticas a forma mais importante, por ser aquela que movimenta maior nmero de pessoas. Consiste na busca do Sol e da praia, e implica uma explorao intensiva do litoral durante o vero Explora os recursos paisagsticos e ambientais dos espaos montanhosos, sendo geralmente a segunda forma mais popular de turismo. particularmente procurado no perodo de inverno, para a prtica de desportos de neve muito caracterstico das cidades que possuem patrimnio arquitetnico, onde se desenrolam eventos culturais (festivais de cinema, teatro ou pera) ou que possuem museus importantes Est relacionado com viagens breves para reunies cientficas ou de empresas e ainda feiras e exposies Consiste no turismo de peregrinao a lugares santos Tipo de Turismo muito popular no passado e que se encontra atualmente em revitalizao aps alguma crise Locais Mediterrneo, Carabas, Sudoeste Asitico, Califrnia e o Algarve (Portugal) Estncias nos Alpes Franceses, Pirinus e Serra Nevada na Europa e a Serra da Estrela (Portugal)

Turismo Balnear

Turismo de Montanha

Turismo Cultural Turismo de Negcios e Congressos Turismo Religioso

Paris, Londres, Atenas, Roma, Budapeste, Praga, Viena

Nova Iorque, Tquio, Frankfurt e Hong Kong Jerusalm, Vaticano, Meca e Ftima (Portugal) Termas Vichy em Frana e Luso (Portugal)

Turismo Termal Turismo Rural, turismo de aventura, turismo ecolgico ou turismo de compras

- Rural e Ecolgico: Parques So novas formas de turismo que tm Naturais. vindo a conhecer um nmero cada vez - Aventura: Himalaias - Compras: Nova Iorque maior de aderentes Principais destinos Tursticos: Na Europa:

Turismo Balnear: Regio do Mediterrneo, com um clima muito favorvel, associado excelncia das guas deste mar, qualidade paisagsticas, histria e s excelentes infraestruturas, o que torna este zona um destino muito procurado em termos Mundiais. Turismo Montanha: . Turismo Cultural: Paris, Londres, Roma, Veneza, Praga, Viena, Budapeste onde na dcada de 90 ganha grande importncia para a Europa Central e de Leste.
1

Amrica Nas Carabas: Nos ltimos vinte anos tem sido um dos locais mais procurados para a prtica de turismo balnear devido ao seu clima e s suas praias. A regio ainda inclui uma parte continental desde a Florida at ao Mxico. Turismo Compras Nova Iorque. Na sia: Tem tido um forte incremento nas ltimas dcadas em consequncia do transporte areo e da diminuio das tarifas deste mesmo. Turismo Balnear: Indonsia em Bali, Tailndia em Phuket, Sri Lanka, etc Turismo Cultural . Turismo Negcios e Congressos

Em frica: Nos pases do Norte de frica tambm se pratica um turismo balnear (Marrocos, Tunsia, etc); J o Egito um dos locais mais procurados devido sua histria e por isso pratica-se um Turismo Cultural; Na frica negra ou subsariana o principal destino o Qunia para praticar o turismo de Safari. Impactos Ambientais e Humanos dos Servios e do Turismo Aspetos Positivos: Promoo de Emprego; Promoo de Produtos nos Locais tanto a nvel do artesanato como da gastronomia; Crescimento de Infra-estruturas que proporcionou uma melhoria da qualidade de vida das populaes locais (ex: vias de comunicao, saneamento bsico, etc); Desenvolvimento da Economia graas s receitas do Turismo. Aspetos Negativos: Emprego pouco qualificado que nem sempre bem renumerado e muitas vezes sazonal o que origina crises econmicas em determinados perodos do ano; Elevado investimento em infra-estruturas; Dependncia nesta atividade o que origina crises econmicas em alturas de recesso; Desenvolvimento econmico exgeno visto que os equipamentos tursticos pertencem ou so explorados por operadores e grupos econmicos exteriores a essas regies e pases. Ponto de vista Ambiental: Destruio dos Ecossistemas frgeis como, por exemplo, os que existem nas regies litorais ou de montanha, as mais procuradas para construir infra-estruturas; Contaminao de Recursos Hdricos Sobre-explorao dos aquferos devido ao consumo excessivo do setor tercirio (campos de golfe, jardins, piscinas, etc); Excesso de Construo e falta de ordenamento do territrio que contribui para a destruio de espaos; Aumento dos resduos lixo de vrios tipos provocado por esta actividade.
2

You might also like