You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR FACULDADE DE MEDICINA DO CARIRI

LIGA UNIVERSITRIA DE PATOLOGIA DO CARIRI - LUPAC

Edital n 01 / 2014
Concurso para Seleo de Novos Membros para a Liga Universitria de Patologia do Cariri (LUPAC)
A Diretoria da Liga Universitria de Patologia do Cariri (LUPAC), no uso de suas atribuies legais e estatutrias, divulga e estabelece normas especficas para abertura das inscries e realizao do concurso destinado a selecionar 02 (dois) novos candidatos para o provimento de vagas na LUPAC. A Liga Universitria de Patologia do Cariri objetiva constituir um rgo estudantil que promova aes de ensino, pesquisa e extenso, visando constituio de profissionais com um perfil positivamente diferenciado, com uma viso holstica do processo sade-doena. Em 2013, as aes da LUPAC conseguiram aprofundar-se em temas de ensino da Patologia; alm disso, a liga destacou-se como uma das maiores produtoras de trabalhos cientficos do Curso de Medicina apresentados no I Encontro Universitrio da UFCA e no XXIX Congresso Brasileiro de Patologia, totalizando 7 trabalhos.
1. DAS ATIVIDADES

a) So atividades obrigatrias dos Membros da Liga de Patologia: 1. Participao na elaborao e apresentao de seminrios, ocorridos mensalmente ao longo do ano letivo, com temas pr-definidos (Tabela 1), porm flexveis; 2. Participao nas reunies de planejamento de atividades, marcadas conforme necessidade ao longo do ano letivo; 3. Participao nas Juntas de Trabalho para elaborao de Artigos Cientficos e Atividades Extensionistas; 4. Montagem do Museu de Anatomopatologia do Curso de Medicina do Cariri. b) So atividades eletivas, definidas posteriormente em escalas, dos Membros da Liga de Patologia: 1. Acompanhamento de necrpsias no Servio de Verificao de bitos, em regime de Planto de Sobreaviso aos fins de semana; 2. Acompanhamento do servio do Ambulatrio de Patologia Tropical da Famed Cariri (semanalmente, s quartas-feiras pela manh);
TEMA Princpios do Exame Anatomopatolgico Principais aspectos anatomopatolgico das doenas Hepatticas Principais aspectos anatomopatolgico das MS Abril Maio Junho

doenas Renais Principais aspectos anatomopatolgico das Agosto doenas Cardacas Principais aspectos anatomopatolgico das Setembro Pulmonares Principais aspectos anatomopatolgico das do Outubro Sistema Nervoso Central Principais aspectos anatomopatolgico das Novembro doenas Infecciosas Sistmicas Tabela 1. Temas propostos para os Seminrios da LUPAC em 2014 2. DAS DISPOSIES PRELIMINARES

2.1. A Diretoria da liga poder recorrer aos servios de outras entidades, quer da Universidade Federal do Cear, quer estranhos a ela, necessrios realizao do Concurso; 2.2. A seleo de que trata este Edital consistir de provas escritas de carter classificatrio e eliminatrio.
3. DOS REQUISITOS BSICOS PARA PARTICIPAR DA LIGA

3.1. O candidato dever estar devidamente matriculado no curso de Medicina da Universidade Federal do Cear Campus Barbalha; 3.2. O candidato dever ter cursado ou estar cursando o Mdulo de Processos Patolgicos Gerais (MB0301).
4. DA INSCRIO

4.1. Solicitao 4.1.1 Mediante o preenchimento e envio do Formulrio de Solicitao de Inscrio, exclusivamente online pelo endereo http://migre.me/hMNG5 entre os dias 10 e 14 de Feveireiro de 2014. Ser cobrada uma taxa de inscrio no valor de R$ 5,00 (cinco reais) que dever ser entregue aos fiscais no momento da realizao da prova; 4.1.2. No sero aceitas inscries realizadas aps o prazo previsto no Edital; 4.1.3. No ato da Inscrio, o candidato dever remeter tambm cpia digital em .PDF do Histrico Escolar do Aluno (emitido atravs do Sistema de Gesto de Atividades Acadmicas) atualizado (data igual ou posterior a 05 de Fevereiro de 2014), ao email lupacufc@gmail.com.
5. DA PROVA 5.1. O processo seletivo constar de apenas uma etapa: a) Prova Escrita, de carter eliminatrio e classificatrio, com 40 (quarenta) questes de mltipla escolha de 05 (cinco) alternativas (A, B, C, D e E), das quais somente uma correta, numeradas de 01 a 40. 6. DOS CONTEDOS E REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

6.1. Contedos: 6.1.1. Adaptao, Dano e Morte Celular; 6.1.2. Inflamao Aguda e Crnica; 6.1.3. Tecido de Reparao: Regenerao, Cicatrizao e Fibrose; 6.1.4. Disfunes Hemodinmicas, Trombose e Choque; 6.1.5. Neoplasia; 6.1.6. Aterosclerose; 6.1.7. Distrbio nutricional; 6.1.8. Doenas microbianas; 6.1.9. Imunodeficincia (HIV/Aids).

6.2. Referncias: 6.2.1. Robbins & Cotran Patologia Bases Patolgicas das Doenas 7 Edio
7. DA APLICAO DAS PROVAS 7.1. O candidato realizar a prova escrita na Faculdade de Medicina do Cariri, sediada Rua Divino Salvador s/n, Bairro do Rosrio, Barbalha - CE em sala a ser divulgada no dia de realizao da prova; 7.2. A prova ocorrer no dia 21 de Fevereiro de 2014 e ter incio s 12:15 horas, com tolerncia de 15 minutos, a partir de quando no ser mais permitido o acesso de candidatos sala onde estar sendo aplicada a prova escrita. A durao da prova ser de 2 (duas) horas; 7.3. O candidato, ao terminar a prova, entregar ao fiscal o Caderno de Provas juntamente com a FolhaResposta; 7.4. Ser considerada nula a resposta, marcada na Folha-Resposta, que contiver indicao de mais de uma alternativa ou, ainda, omisso e/ou rasura; 7.5. O gabarito da prova escrita ser divulgado at o dia 22 de Fevereiro de 2014 no email do grupo FAMED-Cariri e em outras Redes Sociais, alm do Mural da Faculdade; 7.6. Contestaes a respeito do gabarito podero ser feitas at 22h do dia 23 de Fevereiro. 8. DA ELIMINAO 8.1. Ser eliminado do Concurso o candidato que: a) ausentar-se da sala de provas levando a Folha Resposta, Caderno de Provas e/ou outros materiais no permitidos; b) portar equipamentos eletrnicos; c) comprovadamente usar de fraude. 9. DOS CRITRIOS DE CLASSIFICAO 9.1. Sero desclassificados os candidatos que apresentarem rendimento inferior a 25% do total da prova; 9.2. Em caso de empate, sero adotados os seguintes critrios de desempate, na ordem indicada abaixo, dando-se preferncia ao candidato que apresentar: a) IRA individual maior; b) Ter concludo e sido aprovado no Mdulo de Processo Patolgicos Gerais (MB0301); c) Apresentar mdia de nota maior no Mdulo de Processos Patolgicos; c) Estiver em semestre mais avanado; d) Tiver a maior idade, considerando-se dia, ms e ano. 9.3. S sero consideradas vlidas as informaes contidas no Histrico Escolar do Aluno, emitido em data igual ou posterior a 05 de Fevereiro de 2014. 10. DO RESULTADO DO CONCURSO 10.1. A classificao final, na forma e condies previstas neste Edital, ser divulgada at o dia 3 de Maio de 2014, atravs dos veculos j mencionados no tem 7.5. 11. CALENDRIO DE ATIVIDADES Atividades Perodo de Inscrio Prova Escrita Prazo Final Para Apresentao de Recursos Resultado dos Recursos Resultado Final do Processo Seletivo Barbalha, 10 de Fevereiro de 2013. Diretoria da LUPAC Data 10/02 a 14/02 21/02 23/02 24/02 At 03/03/2014

You might also like