You are on page 1of 1

NOTA TCNICA SOBRE DEVOLUTIVA DE RESULTADOS DA AVALIAO PSICOLGICA EM CONCURSO PBLICO Todo usurio de servios de psicologia tem o direito

de receber as informaes e esclarecimentos pertinentes ao servio prestado, independente de qual seja, conforme estabelecido no Cdigo de tica do Profissional Psiclogo (Resoluo do Conselho Federal de Psicologia n10/2005):
Art. 1 So deveres fundamentais dos psiclogos: (...) e) Estabelecer acordos de prestao de servios que respeitem os direitos do usurio ou beneficirio de servios de Psicologia; f) Fornecer, a quem de direito, na prestao de servios psicolgicos, informaes concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional; g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestao de servios psicolgicos, transmitindo somente o que for necessrio para a tomada de decises que afetem o usurio ou beneficirio; h) Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestao de servios psicolgicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho;

Para alguns contextos do trabalho do psiclogo, incluindo o campo da avaliao psicolgica, so editadas normatizaes especficas para a prtica profissional, como a Resoluo do Conselho Federal de Psicologia n 01/2002 que Regulamenta a Avaliao Psicolgica em Concurso Pblico e processos seletivos da mesma natureza e estabelece que:
Art. 6 - A publicao do resultado da avaliao psicolgica ser feita por meio de relao nominal, constando os candidatos indicados. 1 - O sigilo sobre os resultados obtidos na avaliao psicolgica dever ser mantido pelo psiclogo, na forma prevista pelo cdigo de tica da categoria profissional. 2 - Ser facultado ao candidato, e somente a este, conhecer o resultado da avaliao por meio de entrevista devolutiva. Art. 7 Na hiptese de recurso instncia competente, o candidato poder ser assessorado ou representado por psiclogo que no tenha feito parte da comisso avaliadora, que fundamentar o pedido e a reviso do processo de avaliao do recorrente, com base nas provas realizadas. Art. 8 - Tanto para a entrevista de devoluo quanto para a apresentao do recurso, no ser admitida a remoo dos testes do candidato do seu local de arquivamento pblico, devendo o psiclogo contratado fazer seu trabalho na presena de um psiclogo da comisso examinadora, salvo determinao judicial.

Nesta Resoluo fica claro que tanto na entrevista devolutiva quanto na hiptese de recurso interposto por candidatos contra resultado de avaliao psicolgica qual foram submetidos, deve-se respeitar o direito desses a serem assessorados por psiclogos contratados, que por sua vez devem fundamentar o seu trabalho nas provas realizadas, o que inclui o acesso aos testes psicolgicos aplicados. Como os testes no podem ser retirados do seu local de arquivamento pblico pelo psiclogo contratado, o acesso aos testes para a devida consulta deve ser realizado no local com a presena de psiclogo da comisso organizadora do concurso.

You might also like