You are on page 1of 5

Usando Mysql via linha de comando

Francisco Alberto Fonseca Neto


fneto33@gmail.com

4 de agosto de 2010
H a duas formas de conectarmos ao Mysql para gerenciarmos os nossos bancos de dados: Via linha de comando (tema desta aula ) Usando um software gr aco como o phpmyadmin (aprenderemos em aula posterior )

Conectando ao Mysql

Antes de podermos conectar ao mysql, e necess ario que ele esteja rodando (via xampp por exemplo). 1. Abra o xampp e certique-se de inicializar o mysql clicando no bot ao apropriado. 2. Abra o prompt de comando, e navegue at e a pasta onde est a instalado o xampp, e em seguida entre na pasta mysql e por m na pasta bin, como ilustrado a seguir. Use o comando cd para navegar nas pastas:

Figura 1: Conectando ao mysql via prompt de comando

Exemplo: caso o seu xampp esteja instalado em C:/xampp, digite no prompt: C: cd C:\xampp\mysql\bin mysql -u root -p 3. Conecte ao mysql usando o comando seguinte (usu ario root, senha padr ao e vazia): mysql -u root -p Se ocorreu o erro abaixo, voc e esqueceu de iniciar o mysql no painel de controle do xampp: ERROR 2003 (HY000): Cant connect to MySQL server on localhost (10061) 4. Agora vamos ver a lista de bancos de dados usando o comando abaixo ponto-e-virgula ao nal dos comandos ): SHOW DATABASES; Como ainda n ao criamos nenhum banco de dados, ser ao listados somente bancos de dados usados internamente pelo Mysql. 5. Criando nosso primeiro banco de dados , que chamaremos de loja : (n ao esque ca de digitaro

CREATE DATABASE loja;

Figura 2: Listando novamente os banco de dados, surge na lista o rec em-criado banco de dados loja

Conectando a um banco de dados


1. A primeira coisa a se fazer antes de come car a usar um banco de dados, e informar ao mysql qual banco voc e ir a usar: USE loja; 2. Para ver as tabelas do banco de dados: SHOW TABLES; A mensagem Empty set indica que n ao ha nenhuma tabela no banco

Tabelas

Criamos um banco de dados vazios. Agora iremos criar tabelas, que s ao objetos usados para armazenar os dados. Os dados de uma tabela armazenam dados de alguma entidade do nosso n egocio, por exemplo: cliente endereco venda usuario produto

Figura 3: Exemplo de uma tabela com 5 colunas

3.1

Criando a tabela ilustrada na gura acima

CREATE TABLE cliente ( cpf VARCHAR( 11 ), nome VARCHAR( 60 ), sexo VARCHAR( 1 ), nascimento DATE, rg VARCHAR( 10 ) );

Figura 4: Ap os criar a tabela, usamos o comando DESCRIBE para vermos os dados da tabela criada

3.2

Inserindo dados na tabela:

Insira os dados na tabela cliente, conforme ilustrado na gura anterior. Exemplo para inserir os dados de Jo ao da Silva (aten ca o: use aspas simples): INSERT INTO cliente (cpf, nome, sexo, nascimento, rg) VALUES (12345, Joao da Silva, m, 1962-10-05, 223344); Agora copie o c odigo insert acima para o notepad, e altere os dados para inserir as linhas correspondentes aos outros dois clientes ilustrados na gura 3.

3.3

Consultando dados de uma tabela


para consultar os clientes cadastrados na tabela:

Digite o comando abaixo

SELECT * FROM CLIENTE; E possivel tamb em fazer consultas mais espec cas, usando o modicador WHERE (cuja tradu ca o para o portugu es seria onde): Ex: Selecionar todos clientes com sexo = f SELECT * FROM CLIENTE WHERE sexo = f ; 4

4
4.1

Excluindo
Excluir uma tabela
DROP TABLE cliente;

4.2

Excluir todo banco de dados juntamente com todas tabelas


DROP DATABASE loja;

5
5.1

Dicas
O ponto-e-v rgula

Sempre colocar o caracter ; (ponto-e-v rgula) ao m dos comandos.

5.2

Comando em varias linhas

Voc e pode dividir os comandos em v arias linhas. O mysql s o ir a tentar executar o comando se no m da linha houver o ponto-e-v rgula.

5.3
\c

Cancelando a digita c ao de um comando

Caso se perca e queria cancelar o comando que esta sendo digitado, digite

e pressione enter. A letra c faz refer encia ao ingl es clear que e traduzido por limpar

5.4

Os tipos de dados no mysql

Hoje aprendemos dois tipos de dados no mysql: VARCHAR(N): representa um literal com at e N caracteres (onde N deve ser substit uido por um n umero, como foi feito na se c ao 3.1 ). DATE: representa uma data, que no mysql deve ser representada no formato yyyy-mm-dd (portanto e o inverso da representa c ao que usamos normalmente. Primeiro o ano, em seguida o m es e por m o dia )

Conclus ao

Nesta aula aprendemos como nos conectarmos ao mysql via linha de comando (prompt). Aprendemos ainda como usar alguns comandos sql para criar um banco de dados, criar tabelas, inserir e consultar dados. Nas pr oximas aulas vamos aprender como nos conectar ao banco de dados usando o php, para que os dados dos clientes possam ser exibidos em uma p agina da internet.

You might also like