You are on page 1of 3

LISTA 1 - INTRODUO AOS MOTORES DE COMBUSTO INTERNA 1 Quais so os principais tipos de motores de combusto interna em uso?

? Motores do Ciclo Otto, Motores do Ciclo Diesel. 2 Quais os principais componentes mecnicos dos motores de combusto interna? Bloco, Cabeote, Cilindro, Cmara de combusto, mbolo ou Pisto, Biela, Girabrequim, Volante, Comando de Vlvulas. 3 - Quais as principais caractersticas operacionais dos motores de ignio por centelha? a) Quanto a admisso do ar e do combustvel. Uma mistura de ar e de combustvel aspirada para o interior do cilindro do motor atravs da vlvula de admisso que se encontra aberta. A mistura ar-combustvel comea a ser formada no coletor de admisso pela introduo do combustvel na corrente de ar. b) Quanto a taxa de compresso. A mistura ar-combustvel comprimida ocorrendo uma maior integrao entre as partculas de combustvel e de ar. Durante este tempo o mbolo desloca-se do PMI para o PMS e as vlvulas de admisso e de escape encontram-se fechadas. Quando o mbolo aproxima-se do PMS o sistema de ignio dispara uma centelha entre os eletrodos de uma vela que se encontra introduzida no seio da mistura. c) Quanto ao sistema de alimentao do combustvel. O carburador ou o sistema de injeo eletrnico introduz o combustvel na corrente de ar que flui atravs do coletor de admisso. A mistura ar e combustvel que se forma no coletor de admisso adentra no cilindro durante o processo de admisso. Nos motores a gs o combustvel debitado na corrente de ar atravs de uma vlvula redutora de presso ou atravs de um sistema de injeo eletrnico de gs. O combustvel injetado no interior da cmara de combusto por meio de uma bomba mecnica de alta presso d) Quanto ao sistema de ignio. Ignio provocada por centelha em uma vela. e) Quanto ao tipo de combustvel usado. Motores que normalmente so alimentados por gasolina, lcool, gs liquefeito do petrleo ou gs natural (metano).

4 - Quais as principais caractersticas operacionais dos motores de ignio por compresso? a) Quanto a admisso do ar e do combustvel. Apenas ar aspirado para o interior do cilindro do motor atravs da vlvula de admisso que se encontra aberta. Durante o tempo de admisso o mbolo desloca-se dentro do cilindro do ponto morto superior (PMS) para o ponto morto inferior (PMI). O volume varrido entre o PMS e o PMI chamado cilindrada unitria do motor. b) Quanto a taxa de compresso. O ar comprimido a uma presso e temperatura superior ao do ponto de auto-ignio do combustvel a ser usado. Durante este tempo o mbolo desloca-se do PMI para o PMS e as vlvula de admisso e de escape encontram-se fechadas. Quando o mbolo aproximase do PMS o sistema de injeo mecnica introduz o combustvel no seio da massa de ar previamente comprimida. c) Quanto ao sistema de alimentao do combustvel. O combustvel injetado no interior da cmara de combusto por meio de uma bomba mecnica de alta presso. d) Quanto ao sistema de ignio. A combusto iniciada por auto-ignio do combustvel injetado no seio de uma massa de ar comprimida que se encontra numa temperatura superior de auto-ignio do combustvel usado. e) Quanto ao tipo de combustvel usado. Motores que so alimentados por leo Diesel ou leos vegetais 5 - Quais os principais sistemas acessrios operacionais dos motores de ignio por centelha? Pisto, Biela, Virabrequim, Vlvula de admisso, vela de ignio, vlvula de escape, duto de admisso, escapamento. 6 - Quais os principais sistemas acessrios operacionais dos motores de ignio por compresso? Porta-injetora com bico, Avano, Filtro, Regulador, Bomba injetora e Bomba alimentadora. 7 De que ordem costuma ser a razo ar-combustvel dos motores do ciclo Otto? Por que? 12 A/C 18, pois essa relao dos motores a gasolina.

9 De que ordem costuma ser a razo ar-combustvel dos motores do ciclo Diesel? Por que? 18 A/C 70, pois essa relao dos motores a diesel. 10 Um motor de 1.0 litros de cilindrada total tem taxa de compresso 13:1; qual o volume da cmara de combusto de cada cilindro, em m3? Para um motor 1.0 com 4 cilindros, o volume de cada cilindro de 0,025 m. Volume de cada cilindro = 1/4 = 0,025 m

13 Vcc = 0,025 + Vcc 12 Vcc = 0,025 Vcc = 0,00208 m 11 O dimetro de cada cilindro do motor do exerccio anterior de 68 mm; qual o curso de cada mbolo?

1000 cm =

1000 = 1,45 L L = 689,65 cm

12 Qual o comprimento da manivela do motor do exerccio 11?

13 Qual o significado da sigla OHC, usada para motores de combusto interna? OHC - over head camshaft - eixo comando de vlvulas no cabeote 14 Qual o significado da sigla OHV, usada para motores de combusto interna? OHV- over head valves vlvulas no cabeote

You might also like