You are on page 1of 2

01.

(Vunesp-SP)

Os

seres

vivos

podem

reproduzir-se

sexuada

ou

assexuadamente.

a) Qual o tipo de diviso celular envolvido em cada uma dessas modalidades reprodutivas? b) Qual a importncia biolgica da reproduo sexuada? 02. (Fuvest-SP) Um organismo apresenta reproduo sexuada durante uma fase da vida e assexuada em outra. Em qual dessas fases os descendentes devem apresentar maior semelhana com seus genitores? Por qu? 03. (Unicamp-SP) Em muitos organismos unicelulares, como as amebas, as clulas-filhas resultantes da diviso mittica funcionam como organismos independentes; novas plantas podem surgir a partir de razes ou mesmo de folhas; em certos animais, como a hidra, novos indivduos surgem por brotamento. a) A que tipo de reproduo se referem esses exemplos? b) Cite duas vantagens e uma desvantagem desse tipo de reproduo. 04. (Fuvest-SP) Quais organismos tm maior probabilidade de se adaptar a ambientes em contnua modificao: os que se reproduzem por autofecundao ou os que se reproduzem por fecundao cruzada? Por qu? 05. (Fuvest-SP) Um organismo unicelular pode se reproduzir de duas maneiras: por cissiparidade e por conjugao. Qual desses processos possibilita variabilidade gentica? Por qu? 06. (UFJF-MG) A floresta Amaznica vem sendo gradativamente desmatada, ameaando de extino diversas espcies animais. Numa tentativa de preservar esses animais, um grupo de pesquisadores construiu uma grande redoma que reproduz o ambiente amaznico e nela introduziu pequeno nmero de indivduos de cada espcie ameaada de extino, tanto de animais com reproduo sexuada quanto assexuada. Com base em seus conhecimentos de gentica de populaes e aceitando a hiptese de que todos os indivduos conseguiram sobreviver e se reproduzir na redoma, responda s questes. a) O que acontecer com a variabilidade gentica das espcies animais aps 10 geraes? Por qu? b) Quais animais sero mais afetados: os com reproduo sexuada ou assexuada? Justifique sua resposta. c) Meiose um processo celular que confere variabilidade gentica aos organismos. Voc concorda com essa afirmativa? Explique. 07 - (Unicamp-SP) Culturas de cana so obtidas atravs do plantio de pedaos de colmos, os toletes; culturas de subsistncia de milho, pelo plantio das sementes que o agricultor colheu no ano anterior. Qual dessas duas culturas ter maior potencial para enfrentar uma alterao do ambiente, como por exemplo, o aparecimento de um novo patgeno (agente causador de doena)? Justifique sua resposta. 08 - (Unicamp-SP) O processo de regenerao pode ocorrer tanto em organismos uni como pluricelulares, conforme j demonstrado em vrios experimentos. A apresentao do resultado de um desses experimentos pode ser observado na figura A, que mostra a regenerao de apenas um fragmento da alga unicelular acetabulria. A figura B mostra a regenerao de todos os fragmentos de uma planria (platelminto).

a) Por que no experimento com acetabulria no houve regenerao de todos os segmentos? b) Explique por que o processo de regenerao das planrias difere do ocorrido na acetabulria.

09 - (UNICAMP) A figura abaixo mostra uma situao jocosa referente fragmentao de um invertebrado hipottico, em que cada um dos fragmentos deu origem a um indivduo. Um exemplo real muito conhecido o da fragmentao da estrela-do-mar, cujos fragmentos do origem a outras estrelas-do-mar.

a) Tanto a figura quanto o caso da estrela-do-mar se referem reproduo assexuada. Explique em que a reproduo assexuada difere da sexuada. b) D uma vantagem e uma desvantagem da reproduo assexuada em relao sexuada. Justifique

You might also like