You are on page 1of 24

1

A medida da criatividade possibilidades e desafios*


Eunice M. L. Soriano de Alencar Denise de Souza Fleith Maria de Ftima Bruno-Faria

objetivo principal deste captulo discutir aspectos centrais relacio nados a medidas de criatividade. Inicialmente apresentado um breve histrico dos estudos sobre esse constructo, apontando fatores que despertaram o interesse pela sua investigao, alm de sinalizar contribuies tericas recentes e as vantagens do desenvolvimento e uso de procedimentos para mensurar diversas facetas da criatividade. O texto elenca os principais instrumentos de medida j desenvolvidos. Descreve tambm questes tcnicas a serem consideradas por aqueles interessados em fazer um melhor uso dos instrumentos de criatividade disponveis, sinalizando os seus limites, possibilidades e precaues a serem tomadas tanto na aplicao como na interpretao dos seus resultados. Espera-se que seja fonte de inspirao para os estudiosos da rea, descortinando novas possibilidades de pesquisa e de promoo de condies favorveis ao desenvolvimento e expresso do potencial criador. Como amplamente divulgado em textos anteriores (Alencar, 2007; Alencar e Fleith, 2003b; Cropley, 2006; Jackson, Oliver, Shaw e Wisdom, 2006; Nakano e Wechsler, 2007; Smith-Bingham, 2006), a importncia da criatividade nos mais diversos contextos tem sido crescentemente reconhecida, dados os seus benefcios no apenas para o indivduo, mas tambm para a sociedade. Como lembra Smith-Bingham (2006, p. 11),
* Para detalhes ver: PASQUALI, L. et al. Instrumentao psicolgica: fundamentos e prticas. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 324-341.

12 Alencar, Bruno-Faria, Fleith e cols.

a prosperidade futura dos pases desenvolvidos e em desenvolvimento depende de sua capacidade de inovar, ou seja, de transformar ideias em novos produtos e servios, desenvolver novas tecnologias e formas de produo, introduzir produtos e servios em novos mercados.

justificando o autor com diversos argumentos de ordem econmica, social e cultural a necessidade de criatividade.

BREVE HISTRICO DOS ESTUDOS SOBRE CRIATIVIDADE


O interesse da Psicologia pelo estudo da criatividade e de condies que favorecem a sua expresso relativamente recente. Ele ocorreu de forma mais significativa a partir da dcada de 1950 do ltimo sculo, fruto de vrios fatores como a influncia do movimento humanista. Rogers (1959) e Maslow (1959), por exemplo, apontaram o potencial humano para a autorrealizao, descrevendo condies que facilitam a expresso da criatividade, alm de terem dado destaque sade mental como fonte dos impulsos criativos. Ademais, conceberam a criatividade como resultado de uma interao mutuamente benfica entre a pessoa e o ambiente. Rogers considerou, ainda, a autonomia e a resistncia ao controle social excessivo como condies necessrias atividade criativa. Sinalizou tambm o papel da sociedade, possibilitando pessoa liberdade de escolha e ao, alm de reconhecer e estimular o potencial para criar do indivduo. Outro fator que tambm contribuiu para despertar o interesse dos psiclogos por essa rea foi o discurso de Guilford, ao assumir a presidncia da Associao Americana de Psicologia, em 1950. Nessa ocasio, Guilford (1950) chamou a ateno para o descaso pela pesquisa sobre criatividade por parte dos psiclogos norte-americanos, lembrando que, dos 121 mil ttulos indexados no Psychological Abstracts at aquela data, apenas 186 tinham alguma relao com criatividade. No seu discurso, Guilford ressaltou a im por tncia social da criatividade, especialmente na busca de novas solues para os problemas enfrentados pela humanidade, alm de ter apontado a ne cessidade de um estudo sistemtico de suas mltiplas facetas. A partir daquele momento, diferentes aspectos associados criati vidade passaram a ser objeto de inmeras investigaes, as quais tm sido tradicionalmente classificadas nas seguintes categorias: pessoa, processo, produto e contexto (Runco, 2004). A primeira categoria inclui estudos referentes s caractersticas pessoais como, por exemplo, habilidades cog ni tivas, traos de personalidade, motivao, estilos de aprendizagem e esti los de criatividade.

Medidas de criatividade 13

A segunda, referente ao processo, engloba es tu dos a respeito de operaes e estratgias que a pessoa utiliza para ge rar e analisar ideias, resolver problemas, tomar decises e gerenciar seu pensamento durante o processo criativo. Estudos tm sido realizados com referncia s propriedades de um produto, caracterizado como criativo, especialmente em relao a seu grau de originalidade e relevncia. O contexto, quarta categoria de pesquisas em criatividade, inclui elementos da cultura, como valores e normas dominantes em uma dada sociedade, alm de outros especficos do ambiente mais prximo ao indivduo, co mo clima psicolgico do local de trabalho, ambiente fsico e recursos dis ponveis, tanto humanos, financeiros e mesmo de tempo, necessrios para o desenvolvimento e implementao de novas ideias. Em relao ao contexto, cabe ressaltar que os estudos sobre a criatividade relacionados ao ambiente de trabalho ganharam maior relevncia com consequente aumento da produo cientfica a partir dos ltimos dez anos. Surgem diferentes abordagens tericas e metodolgicas, na busca de maior compreenso sobre a criatividade no trabalho, especialmente como forma de propiciar a inovao organizacional (Zhou e Shalley, 2008). Nota-se que, em abordagens tericas recentes, como na Teoria do Investimento em Criatividade (Sternberg, 2003; Sternberg e Lubart, 1995, 1996), no Modelo Componencial de Criatividade (Amabile, 1983, 1996) e na Perspectiva de Sistemas (Csikszentmihalyi, 1988, 1996, 1999), diferentes fatores que contribuem para a expresso criativa so apontados, incluindo tanto variveis pessoais, que facilitam ou restringem a expresso da criatividade, quanto elementos do contexto social, histrico e cultural que interferem na produo criativa, os quais interagem entre si de forma complexa (Alencar e Fleith, 2003a, b). Ademais, esses tericos ressaltam que indivduos que se destacam por sua produo criativa raramente trabalham em um vcuo, isolados dos sistemas sociais que constituem o seu domnio de atividade. Nesse sentido, Csikszentmihalyi e Sawyer (1995) consideram que inmeros elementos do contexto social esto presentes nos diferentes estgios do processo criativo, sendo a criatividade um fenmeno psicossocial, cuja expresso fruto tanto de caractersticas do indivduo quanto de seu ambiente social ou ecossistema. Montuori e Purser (1995) sintetizam essa ideia quando afirmam que a criatividade tanto um fenmeno social quanto individual que requer uma abordagem interdisciplinar, histrica, ecolgica e sistmica. Paralelamente aos estudos realizados sobre diferentes elementos que se associam criatividade, uma enorme variedade de definies surgiu na literatura. Nove anos aps o discurso de Guilford chamando a ateno

14 Alencar, Bruno-Faria, Fleith e cols.

dos psiclogos para a necessidade de pesquisa na rea, Taylor (1959) relacionou, mais de 100 definies diferentes de criatividade, definies estas muitas vezes conflitantes e que enfatizavam aspectos diversos do fenmeno. Isso certamente se deve ao fato de que a criatividade, assim como a inteligncia, constitui-se em um consctruto complexo, dinmico e multidimensional. Tais caractersticas justificam a dificuldade do alcance de uma definio precisa e a razo para as inmeras concepes j propostas para o termo, as quais tm priorizado aspectos diversos, como caractersticas da pessoa, processos de criao, elementos presentes no produto criativo ou ainda fatores do ambiente onde o indivduo se encontra inserido, sinalizando o papel desse ambiente para a expresso criativa.

VANTAGENS DO DESENVOLVIMENTO E USO DE MEDIDAS DE CRIATIVIDADE


Uma das ideias errneas sobre criatividade que dominou o pensamento dos psiclogos at meados do sculo passado era a sua concepo como um fenmeno mgico e misterioso, difcil de ser definido e mais ainda de ser mensurado. Considerava-se tambm que o conceito de inteligncia era suficiente para explicar todos os aspectos do funcionamento mental e que os testes de inteligncia poderiam medir qualquer processo que ocorresse na mente (Getzels e Csikszentmihalyi, 1975). Acreditava-se ainda que a inteligncia se aplicava a qualquer pessoa, ao passo que a criatividade seria uma prerrogativa de apenas alguns poucos privilegiados. A mensurao da inteligncia era algo aceito e valorizado; o QI, como medida da inteligncia, era largamente difundido, partindo da premissa de que a inteligncia era uma dimenso fcil de ser avaliada. Por outro lado, ideias opostas predominavam com respeito criatividade. Somente em dcadas recentes, a importncia de instrumentos para medir a criatividade passou a ser percebida. Concluiu-se que, para expandir a compreenso do fenmeno, em sua complexidade e plu ralidade de dimenses, instrumentos de medida seriam fundamentais. As vantagens do seu desenvolvimento e uso passaram a ser sinalizadas, como as apresentadas a seguir, conforme lembra Treffinger (2003, p. 60): Ajudar a reconhecer os pontos fortes e talentos dos indivduos, contribuindo para que as pessoas conheam e compreendam a si mesmas. Expandir a compreenso da natureza das habilidades humanas e da superdotao.

Medidas de criatividade 15

Oferecer dados para avaliao de indivduos ou grupos, orientando professores no planejamento e na implementao de instruo apropriada. Possibilitar o levantamento de dados de pr-teste e ps-teste para comparar grupos com pesquisa ou avaliao. Auxiliar professores, psiclogos ou indivduos a descobrir talentos no reconhecidos ou ignorados. Propiciar uma linguagem comum para comunicao entre profissionais a respeito da natureza das habilidades criativas. Ajudar a remover a criatividade do domnio do misterioso e inacessvel. Oferecer constructos operacionais que contribuam para o avano da teoria e investigao a respeito da criatividade. Alm dessas vantagens, outras ressaltadas por Torrance (citado em Cramond, 1999, p. 308), incluem: Promover a compreenso da mente humana, seu funcionamento e desenvolvimento. Dar assistncia no desenvolvimento de instruo individualizada. Oferecer informao adicional em programas remediativos e psicoterpicos. Avaliar efeitos diferenciais de materiais, programas, currculos e procedimentos educacionais. Identificar potencialidades que permaneceriam ignoradas especialmente em crianas e jovens provenientes de ambientes culturalmente desfavorecidos.

AS DIFERENTES MODALIDADES DE MEDIDAS DE CRIATIVIDADE


Uma anlise da literatura relativa s medidas de criatividade aponta um nmero crescente de instrumentos, construdos com o objetivo de levantar dados referentes s mltiplas dimenses do constructo e investigar variveis que influenciam a expresso da criatividade em ambientes diversos. Essas medidas tm sido categorizadas de formas distintas por autores diversos. Callahan (1991), por exemplo, classificou os instrumentos padronizados de criatividade em trs grandes grupos: performance/produto, personalidade/atitude/valores e inventrios biogrficos. J Piirto (1999)

16 Alencar, Bruno-Faria, Fleith e cols.

descreve cinco categorias: (a) medidas projetivas; (b) medidas de personalidade; (c) medidas de produo divergente; (d) checklists e inventrios; (e) avaliao consensual de produtos. Por outro lado, Hocevar e Bachelor (1989), aps examinarem mais de 100 medidas diferentes de criatividade, classificaram-nas nas seguintes categorias: (a) testes de pensamento divergente; (b) inventrios de atitudes e interesses; (c) inventrios de personalidade; (d) inventrios biogrficos; (e) nomeao por professores, colegas e supervisores; (f) julgamento de produtos; (g) registro de atividades e realizaes criativas. Alm dessas, Hocevar e Bachelor incluem ainda o estudo de pessoas eminentes, o que, no nosso entender, no constitui um tipo de medida, uma vez que, nesses estudos, modalidades diferentes de avaliao e medida, incluindo desde testes de pensamento criativo e inventrios biogrficos at entrevista clnica e anlise de portflios, tm sido utilizadas.

Testes de pensamento criativo


Entre as diversas modalidades de medidas, provavelmente a mais co nhecida se refere aos testes de pensamento divergente (tambm denominados de pensamento criativo). Observa-se que os primeiros testes dessa natureza foram desenvolvidos por Guilford (1950, 1967) h cerca de seis dcadas, quando realizava estudos na rea de inteligncia. Ele questionava a informao de que medidas de QI teriam sucesso em prever capacidade de inovao e originalidade. Seus estudos culminaram ento na construo de um modelo terico da inteligncia humana, a que denominou Estrutura do Intelecto Humano, que incluiu originalmente 120 habilidades distintas. Entre as diferentes operaes intelectuais propostas por Guilford e includas nesse modelo, destaca-se o pensamento divergente. Este diz respeito produo de inmeras respostas alternativas para uma questo e contrasta com o pensamento convergente, que requer do indivduo apenas uma nica resposta. Uma das contribuies que tem sido atribuda a Guilford diz respeito aos vrios testes propostos por ele para medir as diferentes habilidades relacionadas ao pensamento divergente e a outras habilidades que tambm concorrem para a criatividade. Nota-se que Guilford levantou a hiptese de que, subjacente criatividade, estariam pelo menos oito habilidades primrias, vrias delas relacionadas a esse tipo de pensamento. Entre elas, poderiam ser citadas: (a) a fluncia, que diz respeito habilidade de gerar grande nmero de ideias ou respostas para um dado proble-

Medidas de criatividade 17

ma; (b) a flexibilidade, a qual implica mudanas, seja no significado, na interpretao ou no uso de algo, na estratgia de se fazer uma tarefa ou, ainda, na direo de pensamento; (c) a originalidade, identificada pela presena de respostas incomuns ou remotas, sendo o critrio de raridade estatstica utilizado para determinar o grau de originalidade da resposta em uma certa populao; (d) a elaborao, que se refere habilidade em acrescentar uma variedade de detalhes a uma informao, produto ou esquema; (e) a redefinio, que implica transformaes, revises ou outras modalidades de mudanas na informao; (f) a sensibilidade para problemas, que se traduz pela habilidade em identificar defeitos, deficincias em uma situao na qual usualmente no se percebem problemas. Guilford destaca tambm que, apesar das habilidades de pensamento divergente serem aquelas que mais diretamente esto envolvidas no pensamento criativo, todos os tipos de habilidades representadas na Estrutura do Intelecto Humano podem contribuir para a produo criativa em algum ponto do processo. Exemplos de testes propostos por Guilford para examinar algumas habilidades do pensamento criativo so apresentados a seguir: Fluncia Associativa: solicita-se ao indivduo para escrever vrias sentenas de quatro palavras, devendo cada palavra comear com as seguintes letras: K ______ u ______ y ______ i ______ (mantiveram-se aqui as originais do teste em ingls). Usos Alternativos: relacionar possveis usos para um objeto especfico, como, por exemplo, para um jornal. Consequncias: relacionar consequncias para um dado evento hipottico. Exemplo: o que aconteceria se as pessoas no precisassem mais dormir. Usos Inusitados: nomear o maior nmero possvel de usos inusitados para um objeto comum, como um tijolo. Outros exemplos de tarefas para avaliar diferentes fatores associados produo divergente e demais operaes, presentes no Modelo da Estrutura do Intelecto Humano, que contribuem para a expresso criativa, foram descritos recentemente por Michael (2003). Uma bateria de testes de pensamento criativo tambm largamente utilizada, tanto em pesquisas em diferentes pases, incluindo o Brasil, quanto no processo de identificao de alunos superdotados para participar em programas especiais, so os Testes Torrance de Pensamento Criativo (Torrance, 1966, 1974). Segundo Cramond (1999), esses testes j teriam sido traduzidos para mais de 30 lnguas, com mais de 2 mil estudos rea-

18 Alencar, Bruno-Faria, Fleith e cols.

lizados com o seu uso at o incio da dcada passada. Essa bateria inclui uma parte verbal composta de sete testes e outra figurativa com trs testes, com duas formas distintas. Visava, na sua verso original, avaliar quatro habilidades: fluncia, flexibilidade, originalidade e elaborao. Posteriormente, outros elementos passaram tambm a serem pontuados, como, por exemplo, movimento, fantasia e perspectiva incomum. O referido teste foi validado e adaptado para a cultura brasileira por Wechsler (2002, 2006a). Em um dos testes de natureza verbal da Bateria Torrance, apresenta-se um quadro com um desenho, solicitando-se ao examinando escrever o maior nmero possvel de perguntas sobre o que est acontecendo na figura. Em um outro teste verbal, pede-se ao indivduo para sugerir modificaes em um brinquedo, de tal forma a torn-lo mais atraente e interessante para crianas. Entre os testes de natureza figurativa, h o de Figuras Incompletas, no qual o respondente deve completar linhas apresentadas, formando figuras ou objetos diferentes. Um outro exemplo de teste de natureza figurativa o denominado de Crculos. Neste, 36 crculos idnticos so apresentados, com a instruo de se fazer desenhos diferentes com cada um dos crculos. Para se pontuar a fluncia, conta-se o nmero de respostas relevantes dadas em cada teste. A flexibilidade avaliada pelo nmero de diferentes categorias em que as respostas podem ser classificadas. A originalidade pontuada com base em um levantamento prvio da frequncia de respostas dadas a cada um dos testes, recebendo as respostas apresentadas por 2 a 4%, um ponto, e aquelas dadas por menos de 2%, dois pontos. No recebem pontuao em originalidade as demais respostas (aquelas dadas por 5% ou mais da populao). J a elaborao pontuada pelo nmero de detalhes presentes em cada resposta. Pode-se citar tambm o Teste de Pensamento Criativo Produo Divergente (Urban e Jellen, 1996), o qual tem sido utilizado em pesquisas realizadas em diferentes pases, incluindo o Brasil, e ainda como critrio na identificao de alunos com altas habilidades para participar em programas de atendimento ao superdotado. Esse teste se restringe criatividade figurativa e se apresenta em duas formas. O respondente recebe uma folha de papel contendo fragmentos figurativos e instrudo a fazer um desenho (ou desenhos), da forma que quiser, com base nesses fragmentos. Nesse teste so avaliadas 14 dimenses, entre elas, humor, afetividade, perspectiva, conexes feitas para produzir um tema e introduo de novos elementos.

Medidas de criatividade 19

Inventrios de interesses, personalidade, biogrficos e de estilos cognitivos


Embora os testes de pensamento criativo sejam provavelmente os mais utilizados em pesquisas na rea e os mais discutidos na literatura relativa s medidas de criatividade, outras modalidades de instrumentos foram tambm desenvolvidas com o objetivo de avaliar traos psicolgicos, de personalidade, motivacionais, biogrficos, de interesses e estilos de criatividade, que geralmente caracterizam pessoas mais criativas. Os inventrios de atitudes e interesses se enquadram nessa categoria, como, por exemplo, o GIFT (Group Inventory for Finding Creative Talent), GIFFI I e II (Group Inventory for Finding Interests) e o PRIDE (Preschool Interest Description), desenvolvidos por Davis e Rimm (1982) e Rimm, Davis e Bien (1982). So itens ilustrativos desses instrumentos: (a) tenho senso de humor; (b) tenho uma grande variedade de hobbies; (c) gosto de escrever histrias; (d) gosto de tentar novas abordagens para resolver um problema. Os diferentes itens so respondidos em uma escala de cinco pontos, que incluem no, em pequena extenso, medianamente, acima da mdia e definitivamente. Vrios outros instrumentos voltados para a identificao de atitudes e interesses foram desenvolvidos e tm sido tambm citados em pesquisas realizadas na rea. O que se observa, entretanto, examinando os seus itens, que alguns deles parecem avaliar tambm traos de personalidade, como autoconfiana (exemplo de um item dessa natureza: tenho confiana em minha habilidade intelectual) e curiosidade (por exemplo, sou muito curioso). Uma descrio de instrumentos disponveis para mensurar motivao e atitudes favorveis criatividade apresentada por Cropley (2005). Esse autor aponta, entre outros, o Survey de Atitude para Criatividade e a Escala de Preferncia de Basadur, os quais incluem um conjunto de itens relativos a atitudes referentes criatividade, o primeiro validado para uso com crianas e adolescentes e o segundo para uso com adultos. Tais instrumentos tm sido utilizados em complemento aos testes de pensamento criativo, possibilitando um levantamento mais completo de pr-requisitos psicolgicos para a produo criativa. Tambm descritos na literatura so os inventrios e checklists de atributos de personalidade. Esses inventrios tm sido especialmente utilizados por pesquisadores que caracterizam a criatividade como um conjunto de atributos de personalidade mais do que de traos cognitivos (Hocevar e Bachelor, 1989). Uma variedade de itens integra esses instrumentos,

20 Alencar, Bruno-Faria, Fleith e cols.

com o objetivo de identificar a extenso em que o indivduo apresentaria traos que se associam criatividade, como autonomia, autoconfiana, iniciativa, perseverana, espontaneidade, sensibilidade emocional, etc. No Brasil, uma checklist dessa ordem foi desenvolvida e utilizada por Alencar (1998), em um estudo com pesquisadores que se destacavam por sua produo criativa. A mesma inclui, entre outros, os seguintes atributos: entusiasmo, flexibilidade, iniciativa, independncia de pensamento e ao, imaginao e predisposio a correr riscos. Nota-se que tambm Torrance, mais conhecido por seus testes de pensamento criativo, desenvolveu o instrumento Que tipo de pessoa voc ? (Torrance e Khatena, 1970), que se enquadra na categoria de teste de personalidade. Nesse instrumento, os respondentes selecionam adjetivos para se autodescrever, em um formato de escolha forada. Pares de adjetivos so apresentados ao sujeito que deve selecionar o que melhor se aplica a ele. Trs exemplos de itens so: prefere trabalhar sozinho ou prefere trabalhar em grupo, determinado ou obediente e imaginativo ou crtico, polido. Os autores consideram que os indivduos mais criativos tendem a se descrever, por exemplo, como mais altrustas do que corteses, como uma pessoa de iniciativa mais do que como obediente, identificando-se aqueles mais criativos a partir de suas respostas. Outra medida tambm desenvolvida por Khatena e Torrance (1976) foi o Inventrio Khatena-Torrance de Percepo Criativa Alguma Coisa sobre Mim. Nesse instrumento, o respondente solicitado a ler cuidadosamente uma lista de afirmaes e assinalar aquelas que se aplicam a ele. Exemplos de afirmaes so: Eu sou uma pessoa imaginativa, um sonhador ou um visionrio, Eu inventei um novo produto, Os outros me consideram excntrico e Quando enfrento problemas, tento pensar em ideias originais. Inventrios biogrficos, incluindo uma vasta variedade de itens relativos a hobbies, interesses, atividades durante a infncia, produo criativa nos primeiros anos, histria educacional e histria familiar, so tambm relacionados, especialmente na literatura norte-americana, a qual inclui vrios instrumentos desenvolvidos com esse fim. Segundo Amabile (1983, 1996), a maioria destes foi originalmente desenvolvida em uma base intuitiva e refinada por meio de testes com amostras de indivduos considerados mais e menos criativos. J os estilos cognitivos dizem respeito forma como a pessoa que se destaca por sua criatividade gera novas ideias (Lubart, 2007). Vrios instrumentos surgiram para avaliar esse aspecto, como, por exemplo, o

Medidas de criatividade 21

Inventrio Adaptao-Inovao (Kirton, 987) e o Estilo de Pensar e Criar (Wechsler, 2006b). O primeiro se baseia na teoria adaptao-inovao, proposta por Kirton, a qual pressupe que qualquer indivduo pode ser localizado em um continuum que varia de habilidade para fazer as coisas melhor at habilidade para fazer as coisas de forma diferente. Os que apresentam um estilo adaptador se caracterizam pela preciso, eficincia, disciplina, ateno s normas. Por outro lado, os que apresentam um estilo inovador, so indisciplinados, quebram regras e, diante de um problema, tentam reorganiz-lo ou reestrutur-lo, com respostas menos previsveis e maior grau de originalidade. Esse inventrio inclui 32 itens, que identificam o estilo de criatividade preferido por um indivduo. Tem sido amplamente utilizado em pesquisas, inclusive no Brasil (Gimenes, 1993). Segundo Wechsler (2006b, p. i), a avaliao dos estilos de pensar e criar permite conhecer o potencial criativo dos indivduos para produzir e se destacar nas mais diferentes reas. De acordo com a autora, estilos so maneiras preferenciais de pensar e se comportar frente a determinadas situaes. O instrumento Estilo de Pensar e Criar mede trs estilos principais estilo de criar cauteloso reflexivo, estilo de criar inconformista transformador e estilo de pensar lgico objetivo , e dois estilos secundrios estilo de criar emocional intuitivo e estilo de criar relacional divergente. Cem itens compem esse instrumento a ser respondido em uma escala de seis pontos que varia de discordo totalmente a concordo totalmente. Exemplos de itens so: Gosto de trabalhar seguindo instrues. Sou uma pessoa conformista. Mesmo falhando, amo e acredito na importncia do que fao. Sou uma pessoa aberta a novas ideias. Tomo decises de maneira intuitiva. Tomo decises baseadas nos meus sentimentos. Sou uma pessoa objetiva. Prefiro decidir seguindo o pensamento lgico. Respeito o direito do outro ao tomar decises. Gosto de textos que utilizam linguagem potica.

Nomeao por professores, pares e supervisores


Um mtodo alternativo de identificar a criatividade do indivduo a avaliao por parte de professores, colegas ou supervisores, utilizando-se checklists ou inventrios. Especialmente em pesquisas realizadas no con-

22 Alencar, Bruno-Faria, Fleith e cols.

texto educacional, tem sido frequente solicitar a professores para informar a respeito do nvel de criatividade de seus alunos. Um dos instrumentos desenvolvidos para tal fim, j utilizado em pesquisas no Brasil (Alencar, 1974b, 1985), foi proposto por Torrance (1966) e denomina-se Folha de Avaliao da Criatividade pelo Professor. Nesse instrumento, o professor recebe instrues para relacionar os cinco alunos mais fluentes e os cinco menos fluentes de sua classe, os cinco mais flexveis e os cinco menos flexveis, os cinco mais originais e os cinco menos originais, bem como os cinco melhores em elaborar ideias e aqueles cinco menos capazes de realizar tal elaborao. Nas instrues, o respondente informado a respeito do significado de fluncia, flexibilidade, originalidade e elaborao. Torrance desenvolveu esse instrumento com base em pesquisas anteriores (Torrance, 1962, 1963), nas quais constatou que os professores eram capazes de avaliar as habilidades criativas dos estudantes, desde que recebessem descries adequadas do comportamento criativo. Em alguns de seus estudos, os alunos considerados pelos professores como mais fluentes, flexveis, originais e mais competentes em elaborao e aqueles nomeados como menos fluentes, flexveis, originais e com menor competncia de elaborao diferiam entre si em resultados nos Testes Torrance de Pensamento Criativo. Entretanto, tanto Alencar (1974b) como Rush, Denny e Ives (1967) observaram pouca concordncia entre a indicao por parte de professores e resultados em testes de pensamento criativo. Estudos tm indicado tambm que a validade das avaliaes por parte de professores e de outros profissionais aumenta significativamente quando as avaliaes so antecedidas por um treinamento dos avaliadores, tendo sido constatado que o treinamento reduzia vieses e o efeito de halo (Johnson e Fishkin, 1999). Tambm Renzulli, Smith, White, Callahan, Hartman e Westberg (2000) construram Escalas para Avaliao das Caractersticas Comportamentais de Alunos com Habilidades Superiores, para uso por parte de professores ao avaliarem seus alunos em diferentes reas, como criatividade, aprendizagem, motivao, liderana, artes, msica, teatro, comunicao e planejamento. Essas escalas tm sido utilizadas, no Brasil, no processo de identificao de alunos para programas de atendimento ao superdotado. Os seguintes itens ilustram o contedo da escala referente criatividade: Tem habilidade para gerar um grande nmero de ideias ou solues para problemas ou questes. Demonstra grande curiosidade sobre muitas coisas; est constantemente fazendo perguntas.

Medidas de criatividade 23

Apresenta habilidade de adaptar, melhorar ou modificar objetos ou ideias. Gosta de correr riscos; aventureiro e especulativo. Demonstra senso de humor e v humor em situaes que podem no parecer humorsticas a outros. Gera um grande nmero de ideias ou solues para problemas e perguntas; frequentemente oferece respostas incomuns, diferentes, nicas e inteligentes. O julgamento subjetivo tambm tem sido utilizado por alguns pesquisadores em seus estudos, embora com pouca frequncia. Este procedimento se refere ao julgamento por parte de um grupo seleto de especialistas a respeito da criatividade dos indivduos. Uma ilustrao desse tipo de avaliao foi o estudo conduzido por MacKinnon (1982) com arquitetos americanos, em que foi solicitado aos experts da rea para indicarem os profissionais mais criativos. Tambm Fleith, Rodrigues, Viana e Cerqueira (2000) utilizaram esse procedimento para selecionar msicos reconhecidos como criativos por especialistas (por exemplo, crticos de msica, diretor de faculdades de msica, etc.). Supervisores imediatos e parceiros tm sido tambm solicitados a avaliar a criatividade, especialmente em pesquisas realizadas em ambiente organizacional. Alguns estudos utilizando tal modalidade foram descritos por Hocevar e Bachelor (1989), como, por exemplo, os desenvolvidos por Calvin Taylor e colaboradores. Em um desses estudos, supervisores e chefes de laboratrio de um instituto de pesquisa foram solicitados a avaliar pesquisadores em relao a: produtividade, motivao, habilidade matemtica, integridade, interesse pelos fatos, independncia, habilidade de informao, flexibilidade, persistncia, cooperao e criao.

Criatividade em produtos
Outro procedimento tem sido o julgamento das propriedades de produtos. Essa modalidade envolve o uso de juzes que, utilizando-se de critrios predeterminados, avaliam o grau de criatividade de um dado produto. Uma pesquisadora que vem utilizando e defendendo o uso de tal modalidade Amabile (1983, 1996). Essa pesquisadora realizou uma srie de estudos nos quais uma anlise objetiva do produto era feita, buscando-se quantificar a extenso em que o produto era criativo. Nesses estudos, uma srie de dimenses acompanhadas de definio descritiva

24 Alencar, Bruno-Faria, Fleith e cols.

de cada uma delas era propiciada a juzes, tendo a autora observado altos ndices de fidedignidade entre os julgamentos realizados. Amabile (1983) considera tambm importante, no uso desse procedimento, que uma srie de requisitos sejam obedecidos, como os especificados a seguir: (1) os juzes devem ser escolhidos entre pessoas que tenham experincia no domnio em questo, embora o nvel de experincia varie de juiz para juiz; (2) os juzes escolhidos devem estar de acordo com os critrios relativos ao que seria uma resposta criativa; (3) os juzes devem fazer sua avaliao independentemente um do outro; (4) os juzes devem avaliar os produtos um em relao ao outro nas dimenses consideradas, e no avali-los considerando-se um padro absoluto para o produto em um dado domnio. Os produtos a serem avaliados devem ser distribudos aos juzes em uma ordem randmica diferente uns dos outros. A autora considera ainda que o critrio mais importante para esse procedimento de avaliao que os julgamentos sejam fidedignos. Alm disso, a tarefa proposta deve gerar um produto observvel que seja passvel de avaliao; deve ser do tipo aberto, permitindo flexibilidade e originalidade de resposta; e no deve depender de domnios especficos (por exemplo, desenhar muito bem).

QUESTES TCNICAS RELATIVAS S MEDIDAS DE CRIATIVIDADE


O interesse crescente pelo estudo da criatividade observado nessas ltimas dcadas contribuiu de uma maneira significativa para o desenvolvimento de novos inventrios, checklists e testes psicolgicos. Diferentes instrumentos com o objetivo de medir diferentes facetas da criatividade foram construdos e vm sendo utilizados por pesquisadores, psiclogos, alm de outros profissionais de reas diversas. Entretanto, so os testes de pensamento divergente ou criativo os instrumentos mais frequentemente utilizados tanto no contexto educacional como em pesquisas de natureza psicolgica e educacional (Cramond, 1999; Johnson e Fishkin, 1999; Michael e Wright, 1989). Por outro lado, uma anlise do progresso da pesquisa referente avaliao desse constructo nos ltimos anos, comparando-se, por exemplo, a literatura mais recente (Cramond, 1999; Johnson e Fishkin, 1999; Piirto, 1999; Treffinger, 2003) com alguns artigos escritos em dcadas anteriores, como o de Crockenberg (1972) e o de Petrosko (1978), sinaliza que muitas dificuldades ainda persistem e problemas fundamentais ainda no foram resolvidos.

Medidas de criatividade 25

Algumas dessas dificuldades se devem ao fato de que a proliferao de pesquisas em criatividade e de instrumentos de medida no foi acompanhada de avanos significativos na fundamentao terica ou na organizao de um corpo sistemtico de conhecimento emprico, como apontado anteriormente por Greeno (1989). Esse autor explica que a pesquisa com relao ao pensamento criativo progrediu pouco se comparada com os rpidos progressos observados no estudo das estruturas cognitivas. Alm disso, a falta de consenso em torno da definio da criatividade e a caracterstica multidimensional do fenmeno limitam o desenvolvimento de instrumentos de medida na rea. Ainda com relao aos testes de criatividade, Treffinger (1987) considera que, embora haja um nmero muito grande de testes que se dizem medidas da criatividade, estes diferem entre si em inmeros aspectos, uma vez que espelham crenas e preconceitos de seus organizadores no que diz respeito natureza da criatividade. Esse autor vai alm e lembra que, infelizmente, a base terica de tais instrumentos no frequentemente suficiente para permitir testes sistemticos de predies diferenciais (1987, p. 105). Inmeros foram tambm os autores que examinaram dados relativos fidedignidade e validade dos diferentes instrumentos, como Anastasi (1988), Cropley (2005), Johnson e Fishkin (1999), Michael e Wright (1989), Tannenbaum (1983) e Treffinger (1987, 2003), apontando resultados inconsistentes em pesquisas realizadas, dificuldades na seleo de critrios (por exemplo, na escolha de indicadores externos de comportamentos criativos) que denotam ainda a necessidade de uma maior ateno questo da medida por parte daqueles que pesquisam criatividade. Vrios aspectos tm sido tambm examinados com relao fidedignidade e validade, como os especificados a seguir. Nota-se, entretanto, por meio de uma anlise da literatura, que os instrumentos mais focalizados so os testes de pensamento criativo, com um menor nmero de menes s demais modalidades de medidas de criatividade.

Fidedignidade
Nas vrias medidas de criatividade disponveis na literatura, sobretudo nas que dizem respeito a testes de pensamento divergente, trs diferentes formas de se estimar fidedignidade tm sido encontradas. Tanto a abordagem teste-reteste ou seja, a correlao entre a mesma forma de um teste aplicado em diferentes momentos, como formas alternativas ou

26 Alencar, Bruno-Faria, Fleith e cols.

paralelas de um mesmo instrumento e ainda a abordagem de consistncia interna tm sido empregadas para estimar a fidedignidade. Entretanto, segundo Michael e Wright (1989), dependendo da modalidade de medida de criatividade, um ou outro tipo de abordagem seria mais adequado. No caso de medidas de pensamento divergente, por exemplo, o uso de formas alternativas seria mais adequado, ao passo que em qualquer tipo de avaliao que envolva observao, o que ocorre, por exemplo, quando se utilizam juzes para avaliar a criatividade de produtos, as abordagens de consistncia interna so as mais apropriadas. Como anteriormente destacado por Fleith e Alencar (1992), a fidedignidade das medidas de criatividade pode ser afetada principalmente pela heterogeneidade do domnio da amostra, ou seja, pela ausncia de um universo claramente definido a respeito de criatividade, do qual os itens dos instrumentos so retirados, pela amostragem de contedo, pela subjetividade do avaliador e por fatores motivacionais (tanto do avaliador quanto do avaliado), presentes na situao de avaliao. Algumas das dificuldades encontradas com relao fidedignidade se devem ao fato de que h dados sobre pessoas criativas que sugerem variaes substanciais na produo criativa dessas pessoas em diferentes perodos. Alm do mais, fatores motivacionais e mesmo do contexto podem afetar o desempenho do indivduo em um teste, e isso naturalmente vai refletir em alguns ndices de fidedignidade da medida. Por outro lado, problemas tambm tm sido observados no que diz respeito fidedignidade entre avaliadores para medidas de criatividade baseadas em avaliaes por juzes. Isso devido a fatores subjetivos, como o efeito de halo, que podem influenciar o julgamento feito pelo avaliador (Johnson e Fishkin, 1999). Apesar dos problemas identificados, no caso do Teste Torrance de Pensamento Criativo, um dos mais utilizados em pesquisa, diversos estudos so apresentados em seu manual (Torrance, 1966, 1974), indicando coeficientes de fidedignidade teste-reteste acima de 0,50 para as diferentes medidas. Em um dos estudos apresentados no manual, com uma amostra de estudantes da educao superior, Torrance obteve coeficientes variando de 0,68 a 0,85 para os vrios testes de sua bateria em um intervalo de trs meses. Os estudos revistos por Torrance indicam ainda coeficientes de fidedignidade mais altos para adultos do que para crianas e maiores nas medidas de fluncia e flexibilidade dos testes verbais. Em pesquisa realizada por Alencar (1974a), com uma amostra de 159 alunos de 4a e 5a sries, obtiveram-se coeficientes variando de 0,01 a 0,56 para 12 medidas de criatividade dos Testes Torrance de Pensamento Criativo em um inter-

Medidas de criatividade 27

valo de quatro meses, bem mais baixos, portanto, do que os coeficientes apresentados na literatura. Na verso validada no Brasil recentemente, Wechsler (2002) reporta nveis de fidedignidade acima de 0,70.

Validade
Vrios so os autores que examinaram, no contexto da avaliao da criatividade, algumas questes relativas validade. Esta, como se sabe, o aspecto mais importante a ser considerado e est ancorada, segundo Wolf (citado em Michael e Wright, 1989), em trs questes, a saber: (a) o que o teste supe medir; (b) o que o escore derivado da aplicao de um teste significa; (c) como o escore de um indivduo em uma medida se relaciona com outros fatos observveis relativos ao indivduo. Com relao validade de critrio, que inclui tanto a validade concorrente como a preditiva, o grande desafio tem sido a identificao de medidas de critrio relevantes e que sejam plenamente satisfatrias. No caso da validade concorrente, esta tem sido frequentemente identificada por meio da comparao de resultados de testes com avaliaes feitas por professores e colegas, que, como salientado anteriormente, pode apresentar dificuldades. Tal fato possivelmente ajuda a explicar os menores coeficientes de validade concorrente das medidas de criatividade comparativamente aos coeficientes observados em outros domnios, como inteligncia e desempenho (Johnson e Fishkin, 1999). Por outro lado, com relao validade preditiva, especialmente no caso da Bateria Torrance, estudos tm apontado correlaes significativas entre resultados de testes obtidos em um dado momento e o registro de atividades criativas por parte dos mesmos indivduos aps cinco anos ou mais. Esse aspecto foi examinado por Johnson e Fishkin (1999) e por Treffinger (1987) para os Testes Torrance de Pensamento Criativo, tendo este ltimo autor apontado correlaes positivas significativas entre resultados nos testes e critrios de realizaes criativas em estudos envolvendo perodos que variaram de 9 meses a 22 anos. Em um estudo recente, Cramond, Matthews-Morgan, Bandalos e Zuo (2005) obtiveram evidncia acerca da validade preditiva da Bateria Torrance. Examinando a validade de critrio de testes de criatividade, Michael e Wright (1989) lembram alguns fatores que podem afetar a interpretao de um coeficiente de validade, s vezes adversamente. Esses autores sinalizam, por exemplo, a necessidade de que o observador ou avaliador de comportamentos criativos se previna contra o uso que, s vezes,

28 Alencar, Bruno-Faria, Fleith e cols.

consciente ou inconscientemente, faz de informaes obtidas por meio da administrao prvia de testes, no momento em que estiver fazendo um julgamento do desempenho do indivduo em algumas medidas do critrio. Alm disso, segundo esses autores, o grau de fidedignidade, tanto do preditor, mas especialmente da medida de critrio, um elemento potencialmente atenuante da magnitude do coeficiente de validade. Na maior parte das circunstncias, a fidedignidade da medida de critrio tende a ser mais baixa do que aquela associada com o teste. Caso a varivel de critrio ou teste no for estvel e consistente, isto certamente vai afetar o grau de correlao entre as medidas. Com relao validade de constructo, tem sido lembrado que um dos requisitos para o seu estabelecimento a validade convergente, ou seja, a demonstrao de que a medida selecionada de um dado comportamento se relaciona com outras medidas do mesmo constructo e com outras variveis relativas ao critrio, que tenham uma relao com o constructo. Um segundo requisito se refere validade discriminativa, demonstrando que a medida selecionada independente de variveis de outros constructos teoricamente distintos (Michael e Wright, 1989). Um dos aspectos que tem sido discutido com relao validade de constructo diz respeito ao fato de que, uma vez que a criatividade engloba um conjunto complexo de constructos inter-relacionados, um dos grandes desafios reside na operacionalizao de constructos tericos claros que constituam o fundamento do comportamento criativo. Vrias evidncias de validade de constructo tm sido apontadas para alguns dos instrumentos existentes na rea, especialmente para a Bateria Torrance. Entretanto, h necessidade de mais pesquisas no caso da vasta maioria de instrumentos disponveis para que os padres de qualidade exigidos pela psicometria sejam atendidos. Quanto validade de contedo, o grande desafio para os constructores de testes atender s exigncias de que o contedo do instrumento efetivamente abranja uma amostra representativa do domnio em questo. Esse desafio foi inclusive ressaltado por Torrance (1974), no manual do seu teste. Para o autor, uma vez que a pessoa pode se comportar criativamente em um nmero quase infinito de maneiras, seria ridculo tentar desenvolver uma bateria compreensiva de testes de pensamento criativo que constitusse uma amostra de qualquer tipo de universo de habilidades de pensamento criativo. Ele no acredita que algum possa especificar o nmero e a amplitude de testes necessrios para dar uma avaliao completa ou mesmo adequada das potencialidades de uma pessoa para o comportamento criativo.

Medidas de criatividade 29

Tal fato justifica a crtica comumente feita aos testes de criatividade, de que estes avaliam apenas uma amplitude muito limitada de habilidades, sendo, portanto, inadequado considerar o desempenho em um teste qualquer da rea como indicador geral de criatividade. Por outro lado, nota-se que esse um problema que pode ser observado com frequncia na literatura, uma vez que comum rotular como testes de criatividade algumas medidas que so essencialmente medidas de algumas poucas habilidades cognitivas tradicionalmente relacionadas ao pensamento criativo, como fluncia, flexibilidade e originalidade. O mesmo acontece em alguns instrumentos que pretendem avaliar traos de personalidade que parecem favorecer a expresso do potencial criador. O que ocorre que certamente diferentes pesquisadores estejam estudando fenmenos bem diferentes dependendo das medidas por eles selecionadas. No nosso entender, o pesquisador deve estar sempre atento para o fato de que o constructo criatividade multidimensional e complexo, no devendo confundir criatividade com o que est sendo medido pelos instrumentos disponveis. Como ressaltam Hocevar e Bachelor (1989), habilidades relativas ao pensamento divergente, como atitudes, interesses, caractersticas de personalidade, podem ser consideradas correlatos do comportamento criativo, e no medidas de criatividade. Esse aspecto especialmente importante, uma vez que a natureza dos itens ou das tarefas includos nos testes de pensamento criativo, como nos Testes Torrance de Pensamento Criativo, no conduzem a respostas criativas de nvel muito elevado, havendo ainda a questo do limite de tempo para cada item ou tarefa (de 5 a 10 minutos, dependendo da tarefa), o que um fator que tambm no pode ser deixado de lado, uma vez que a quantidade de respostas enfatizada nas instrues. Tambm Treffinger (2003, p. 62) adota ponto de vista similar, ao considerar que
nenhum instrumento ou procedimento analtico pode capturar a natureza complexa e multidimensional da criatividade efetivamente. Esforos sistemticos para compreender a criatividade requerem uma abordagem bem planejada para estudar indivduos ou grupos, incluindo dados tanto qualitativos como quantitativos.

Condies de aplicao
Com relao s condies de aplicao, especialmente Michael e Wright (1989) lembram a necessidade de controle de alguns fatores,

30 Alencar, Bruno-Faria, Fleith e cols.

como os especificados a seguir: (a) tempo disponvel para o examinando responder ou para o observador fazer o seu julgamento; (b) nvel de dificuldade das palavras e maneira de apresentar as instrues, incluindo nmero comparvel de exemplos ilustrativos para todos os que iro responder o instrumento; (c) controle de fatores que podem distrair a ateno do respondente, como barulho, iluminao, clareza das instrues e ilustraes contidas no instrumento e at mesmo a sequncia e nmero de testes administrados. Com relao a este ltimo aspecto, pode-se observar, por exemplo, que, no caso da Bateria Torrance, a aplicao de toda a parte verbal se mostra bastante cansativa, no s para crianas, mas tambm para adultos. Isso faz com que muitos indivduos deem um nmero de respostas muito aqum do que poderiam, especialmente nos ltimos testes da srie utilizada. Treffinger (1987) fez uma reviso de vrios estudos sobre o efeito de condies de aplicao e clima psicolgico no desempenho em testes de criatividade. Esses estudos indicam que os resultados nos testes so afetados pelos procedimentos utilizados durante a administrao dos instrumentos. Por essa razo, indispensvel uma orientao ou treinamento queles responsveis pela aplicao de testes, no sentido de se garantir condies adequadas e comparveis em todas as aplicaes. Tambm Johnson e Fishkin (1999) analisaram os efeitos do ambiente no qual os testes de pensamento criativo so aplicados na pontuao obtida, ressaltando ainda que o nvel de motivao, persistncia, autoconfiana e relevncia percebida das tarefas propostas podem ter influncia nos resultados obtidos em testes. A nossa experincia tem mostrado tambm que um cuidado especial deve ter o pesquisador no uso de testes de criatividade, quando a aplicao grupal e no individual. Especialmente no caso da utilizao de testes de pensamento criativo para crianas e adolescentes e para indivduos provenientes de nvel socioeconmico desfavorecido, o fator motivacional afeta de forma significativa o desempenho nos testes e, em grupo, di fcil controlar essa varivel. O prprio Torrance, autor do teste mais uti lizado para avaliao do pensamento criativo, lembra que a maneira como o seu teste aplicado afeta os resultados. Segundo ele, at mesmo o momento em que aplicado exerce efeito no desempenho, tendo constatado que alunos, ao final do semestre, por exemplo, no se saam to bem nesse instrumento, mesmo aps um treinamento de criatividade e com alta motivao (Torrance, 1988).

Medidas de criatividade 31

CONSIDERAES FINAIS
Uma anlise do estado da arte em medidas de criatividade nos leva, pois, a concluir que estamos ainda em um estgio preliminar de domnio de conhecimento nesta rea, com muitas conquistas a serem feitas para que se possa esclarecer muitas das questes a respeito de medidas de criatividade, que no foram ainda respondidas ou o foram de maneira incompleta ou inadequada. Como lembra Petrosko (1978), o grande desafio de se medir criatividade reside no paradoxo de se tentar construir uma maneira padronizada de se capturar algo que foge padronizao. Embora muitos sejam os obstculos no processo de avaliao da criatividade, algumas recomendaes podem ser orientadoras. Por exemplo, a recomendao de que se devem combinar instrumentos de avaliao da criatividade com a definio ou modelo terico adotado. Tambm importante usar fontes mltiplas de avaliao da criatividade. Outro aspecto a se considerar a identificao de indicadores e padres de criatividade consistentes, provenientes de diferentes fontes de informao. Lembre-se de que qualquer avaliao da criatividade pode ser afetada por muitas variveis como tempo para realizao das tarefas, estado fsico e motivao do respondente. Alm disso, antes de selecionar um instrumento a ser usado, estude toda a informao disponvel, especialmente s relativas validade e fidedignidade da medida e a possveis vieses culturais, sociais, tnicos ou de gnero. Enfim, qualquer que seja o processo, as tentativas de se avaliar criatividade so cheias de desafios (Starko, 1995, p. 323).

REFERNCIAS
Alencar, E. M. L. S. (1974a). A study of creativity training in elementary grades in Brazilian schools. Tese de Doutorado, Purdue University, Estados Unidos. Alencar, E. M. L. S. (1974b). Avaliao da criatividade de alunos por professores. Interamerican Journal of Psychology, 8, 219-224. Alencar, E. M. L. S. (1985, Agosto). The identification of the creative gifted by trained and untrained elementary-school teachers. Trabalho apresentado na 6th World Conference on Gifted and Talented Children, Hamburgo, Alemanha. Alencar, E. M. L. S. (1998). Personality traits of Brazilian creative scientists. Gifted and Talented International, 13, 14-18. Alencar, E. M. L. S. (2007). O papel da escola na estimulao do talento criativo. In D. S. Fleith, & E. M. L. S. Alencar (Eds.), Desenvolvimento de talentos e altas habilidades. Orientao a pais e professores (pp. 151-162). Porto Alegre: Artmed.

32 Alencar, Bruno-Faria, Fleith e cols. Alencar, E. M. L. S., & Fleith, D. S. (2003a). Contribuies tericas recentes ao estudo da criatividade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 19, 1-8. Alencar, E. M. L. S., & Fleith, D. S. (2003b). Criatividade. Mltiplas perspectivas. Braslia: Editora UnB. Amabile, T. M. (1983). The social psychology of creativity. New York: Springer-Verlag. Amabile, T. M. (1996). Creativity in context. Boulder, CO: Westview Press. Amabile, T. M., & Gryskiewicz, N. D. (1989). The creative environment scales: Work Environment Inventory. Creativity Research Journal, 2, 231-253. Anastasi, A. (1988). Psychological testing. New York: MacMillan. Callahan, C. M. (1991). The assessment of creativity. In N. Colangelo, & G. A. Davis (Eds.), Handbook of gifted education (pp. 219-235). Needham Heights, MA: Allyn and Bacon. Cramond, B. (1999). Going beyond the scores of the Torrance Tests of Creative Thinking. In A. S. Fishkin, B. Cramond, & P . Olszewski-Kubilius (Eds.), Investigating creativity in youth (pp. 307-327). Creskill, NJ: Hampton Press. Cramond, B., Matthews-Morgan, J., Bandalos, D., & Zuo, L. (2005). A report on the 40-year follow-up of the Torrance Tests of Creative Thinking: Alive and well in the new millennium. Gifted Child Quarterly, 49, 283-291. Crockenberg, S. B. (1972). Creativity tests: A boon or boondoggle for education? Review of Educational Research, 42, 17-45. Cropley, A. J. (2005). Creativity in education & learning. A guide for teachers and edu cators. London: Routledge. Cropley, A. J. (2006). Creativity: a social approach. Roeper Review, 28, 125-130. Csikszentmihalyi, M. (1988). Society, culture and person: A systems view of creativity. In R. J. Sternberg (Ed.), The nature of creativity (pp. 325-339). New York: Cambridge University Press. Csikszentmihalyi, M. (1996). Creativity, flow and the psychology of discovery and inven tion. New York: Harper Collins. Csikszentmihalyi, M. (1999). Implications of a systems perspective for the study of creativity. In R. J. Sternberg (Ed.), Handbook of creativity (pp. 313-338). Cambridge: Cambridge University Press. Csikszentmihalyi, M., & Sawyer, K. (1995). Creative insight: the social dimension of a solitary moment. In R. J. Sternberg, & J. E. Davidson (Eds.), The nature of insight (pp. 329-364). Cambridge: The MIT Press. Davis, G. A., & Rimm, S. G. (1982). Group Inventory for Finding Interests (GIFFI I and II): Instruments for identifying creative potential in the junior and senior high school. Journal of Creative Behavior, 16, 50-57. Fleith, D. S., & Alencar, E. M. L. S. (1992). Medidas de criatividade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 8, 319-326. Fleith, D. S., Rodrigues, M. A. M., Viana, M. C. A., & Cerqueira, T. C. S. (2000). The creation process of Brazilian musicians. The Journal of Creativity Behavior, 34, 61-75. Getzels, J. W., & Csikszentmihalyi, M. (1975). From problem solving to problem finding. In I. A. Taylor, & J. W. Getzels (Ed.), Perspectives in creativity (pp. 90-116). Chicago: Aldine Publishing. Gimenez, F. (1993). Estratgia e criatividade em pequenas empresas. Revista de Admi nistrao, 28, 72-82.

Medidas de criatividade 33 Greeno, J. G. (1989). A perspective in thinking. American Psychologist, 44, 134-141. Guilford, J. P . (1950). Creativity. American Psychologist, 5, 444-454. Guilford, J. P . (1967). The nature of human intelligence. New York: McGraw-Hill. Hocevar, D., & Bachelor, P . (1989). A taxonomy and critique of measurements used in the study of creativity. In J. A. Glover, R. R. Ronning, & C. R. Reynolds (Eds.), Handbook of creativity (pp. 53-76). New York: Plenum Press. Jackson, N., Oliver, M., Shaw, M., & Wisdom, J. (2006). Developing creativity in higher education. An imaginative curriculum. London: Routledge. Johnson, A. S., & Fishkin, A. S. (1999). Assessment of cognitive and affective behaviors related to creativity. In A. S. Fishkin, B. Cramond, & P . Olszewski-Kubilius (Eds.), Investi gating creativity in youth (pp. 265-306). Creskill, NJ: Hampton Press. Khatena, J., & Torrance, E. P . (1976). Khatena-Torrance Creative Perception Inventory. Something about myself. Bensenville, IL: Scholastic Testing Service. Kirton, M. J. (1987). Adaptors and innovators: Cognitive style and personality. In S. G. Isaksen (Ed.), Frontiers of creativity research: Beyond the basics (pp. 282-304). Buffalo, NY: Bearly. Lubart, T. (2007). Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artmed. MacKinnon, D. W. (1982). The personality correlates of creativity: Study of American architects. In P . E. Vernon (Ed.), Creativity (pp. 289-311). Harmondsworth: Penguin. Maslow, A. H. (1959). Creativity in self-actualizing people. In H. H. Anderson (Ed.), Creativity and its cultivation (pp. 83-95). New York: Harper & Row. Michael, W. B. (2003). Guilfords structure of intellect and structure-of-intellect problem-solving models. In J. Houtz (Ed.), The educational psychology of creativity (pp. 167-198). Cresskill, NJ: Hampton Press. Michael, W. B., & Wright, C. R. (1989). Psychometric issues in the assessment of creativity. In J. A. Glover, R. R. Ronning, & C. R. Reynolds (Eds.), Handbook of creativity (pp. 32-52). New York: Plenum Press. Montuori, A., & Purser, R. E. (1995). Deconstructing the lone genius myth: Toward a contextual view of creativity. Journal of Humanistic Psychology, 35, 69-112. Nakano, T. C., & Wechsler, S. M. (2007). Identificao e avaliao do talento criativo. In D. S. Fleith, & E. M. L. S. Alencar (Eds.), Desenvolvimento de talentos e altas habili dades. Orientao a pais e professores (pp. 87-98). Porto Alegre: Artmed. Petrosko, J. M. (1978). Measuring creativity in elementary school: The current state of the art. Journal of Creative Behavior, 12, 109-119. Piirto, J. (1999). A survey of psychological studies in creativity. In A. S. Fishkin, B. Cramond, & P . Olszewski-Kubilius (Eds.), Investigating creativity in youth (pp. 27-48). Creskill, NJ: Hampton Press. Renzulli, J. S., Smith, L. H., White, A. J., Callahan, C. M., Hartman, R. K., & Westberg, K. L. (1976). Scales for rating the behavioral characteristics of superior students. Mansfield Center, CT: Creative Learning Press. Rimm, S., Davis, G. A., & Bien, Y. (1982). Identifying creativity: A characteristic approach. Gifted Child Quarterly, 26, 165-171. Rogers, C. R. (1959). Toward a theory of creativity. In H.H. Anderson (Ed.), Creativity and its cultivation (pp. 69-82). New York: Harper & Row. Runco, M. A. (2004). Creativity. Annual Review of Psychology, 55, 657-687.

34 Alencar, Bruno-Faria, Fleith e cols. Rush, R. R., Denny, D. A., & Ives, S. (1967). Fostering creativity in the 6th grade and its effect on achievement. Journal of Experimental Education, 36, 80-86. Smith-Bingham, R. (2006). Public policy, innovation and the need for creativity. In N. Jackson, M. Oliver, M. Shaw, & J. Wisdom (Eds.), Developing creativity in higher edu cation. An imaginative curriculum (pp. 10-18). London: Routledge. Starko, A. J. (1995). Creativity in the classroom. White Plains, NY: Longman. Sternberg, R. J. (2003). Wisdom, intelligence, and creativity synthesized. Cambridge: Cambridge University Press. Sternberg, R. J., & Lubart, T. I. (1995). Defying the crowd. Cultivating creativity in a culture of conformity. New York: The Free Press. Sternberg, R. J., & Lubart, T. I. (1996). Investing in creativity. American Psychologist, 51, 677-688. Tannenbaum, A. J. (1983). Gifted children. Psychological and educational perspectives. New York: MacMillan. Taylor, L. A. (1959). The nature of the creative process. In P . Smith (Ed.), Creativity: An examination of the creative process. New York: Hartings House. Torrance, E. P . (1962). Guiding creative talent. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall. Torrance, E. P . (1963). Education and the creative potential. Minnesota: University of Minnesota Research Bureau. Torrance, E. P . (1966). Torrance Tests of Creative Thinking: Norms-technical manual. Princeton, NJ: Personnel Press. Torrance, E. P . (1974). Torrance Tests of Creative Thinking: Norms and technical manual. Bensenville, IL: Scholastic Testing Service. Torrance, E. P . (1988). The nature of creativity as manifest in its testing. In R. J. Sternberg (Ed.), The nature of creativity: Contemporary psychological perspectives (pp. 43-75). Cambridge: Cambridge University Press. Torrance, E. P ., & Khatena, J. (1970). What kind of person are you? Gifted Child Quarterly, 14, 71-76. Treffinger, D. J. (1987). Research on creativity assessment. In S. G. Isaksen (Ed.), Frontiers of creativity research: Beyond the basics (pp. 103-119). Buffalo, NY: Bearly. Treffinger, D. J. (2003). Assessment and measurement in creativity and creative problem solving. In J. Houtz (Eds.), The educational psychology of creativity (pp. 5993). Cresskill, NJ: Hampton Press. Urban, K. K., & Jellen, H. G. (1996). Tests for Creative Thinking Drawing Production (TCT-DP). Lisse, Netherlands: Swets and Zeitlinger. Wechsler, S.M. (2002). Avaliao da criatividade por figuras e palavras. Testes de Torrance. Campinas: LAMP/PUC. Wechsler, S. M. (2006a). Validity of the Torrance Tests of Creative Thinking to the Brazilian Culture. Creativity Research Journal, 18, 15-25. Wechsler, S. M. (2006b). Estilos de pensar e criar. Campinas: LAMP/PUC. Zhou, J., & Shalley, C. E. (2008). Handbook of organizational creativity. New York: Lawrence Erlbaum.

You might also like